Risco e Precificação de Seguros de Benefícios. Marcelo Hublet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Risco e Precificação de Seguros de Benefícios. Marcelo Hublet"

Transcrição

1 Risco e Precificação de Seguros de Benefícios Marcelo Hublet

2

3 Os riscos a que estão expostas as pessoas de modo geral, vão bem além da simples morte. O mercado segurador brasileiro está atento a isso e apresenta soluções de apólices para proteção de seus segurados.

4 Seguro de pessoas tem uma enorme gama de coberturas e não apenas a questão da morte, mas também, situações de: Invalidez; Perda da capacidade laboral, por acidentes, doenças ou até mesmo pela idade; Incapacidades temporárias de exercer função laboral; Doenças graves; Situação da prevenção da saúde genericamente.

5 Produtos atualmente disponíveis:

6 Subscrição é o processo de tomada de decisões seletivas utilizado pela seguradora para aceitar um risco. É nesse momento que se decidem quais riscos são aceitáveis e em que condições, determinando os valores dos prêmios correspondentes a serem cobrados.

7 O objetivo principal é manter o índice de risco da seguradora em uma faixa aceitável, visando ao atendimento integral de suas obrigações, manutenção de sua subsistência. o lucro e a A cobrança de um prêmio adequado protege os segurados e a seguradora.

8 A SUBSCRIÇÃO é a fase mais importante da operação em uma seguradora. Tudo o mais que a seguradora faz, como comercialização, emissão e endosso de apólice, pagamentos e outros, é consequência das decisões da subscrição.

9 Vamos conhecer os principais agentes envolvidos no processo de subscrição: Risco; Subscritor e a; Precificação. O subscritor, também denominado de analista de risco ou underwriter, é o profissional que toma decisões seletivas referentes ao processo de subscrição ou à análise do risco.

10 A precificação nada mais é do que encontrar o prêmio adequado para o risco. O subscritor e o atuário tratam de diferentes aspectos do preço do seguro. Usando as estatísticas de todo o mercado e as premissas do contrato, o atuário calcula a taxa a ser cobrada pelo seguro, o subscritor verifica se uma determinada proposta de seguro se encaixa nas premissas do contrato correspondente.

11 natureza. O valor cobrado sobre uma apólice com risco de morte, é determinado pela mortalidade presumida e, também, pelos custos administrativos. A mortalidade normal ou padrão representa o número de pessoas, para cada mil, que, presumivelmente, morrerão a cada ano devido ao que chamamos causas previstas, como envelhecimento, acidentes de automóvel, condições médicas graves, incêndios e fenômenos da

12 Essa mortalidade normal determinará o prêmio para as apólices que serão emitidas sem agravamento, ou seja, com o prêmio padrão. Se o proponente não se adapta às premissas padronizadas pelo atuário, o subscritor agrava o prêmio ou, em casos extremos, nega a aceitação do risco.

13 A subscrição, que também é conhecida como underwriting ou análise de risco, além disso, determina os capitais segurados e as condições sob as quais os riscos aceitáveis serão segurados.

14 O subscritor analisa propostas em que o proponente deseja comprometer mais que (30% por exemplo, da sua renda) uma vez que ele possui outros compromissos financeiros (aluguel, telefone, alimentação, transporte). Será que ao comprometer acima desse o proponente não sabe da existência de um risco certo e iminente?

15 O subscritor analisa as atividades exercidas pelo proponente, podendo estipular uma sobretaxa no valor do prêmio, em caso de profissões de risco ou insalubres, como, profissionais da construção civil e policiais. Analisa atividades sociais, esporte e hobbies praticados que ofereçam risco, prática de automobilismo, motocross e vôo livre.

16 A proposta de seguro contempla informações pessoais, como: nome, endereço, ocupação, data de nascimento, CPF e o formulário médico, chamado de DPS Declaração Pessoal de Saúde. A quantidade de perguntas na DPS afeta o nível de informação obtida. Importante avaliar questões financeiras e os outros seguros que o proponente venha a possuir.

17 A subscrição ou análise de risco é feita a partir da análise da Declaração Pessoal de Saúde DPS. Em caso de dúvida quanto ao risco, o subscritor poderá solicitar mais informações, cópias de exames, informações por escrito do médico assistente ou submeter o proponente a exames determinados pela seguradora.

18 Quando houver dispensa da DPS, se estabelece um período de carência, um período em que o proponente só terá cobertura em caso de morte acidental, para essa cobertura não há carência. O estabelecimento do período de carência tem por objetivo minimizar a inclusão de riscos cuja ocorrência é certa e em breve período de tempo.

19 Agravo da Taxa do Prêmio ou Porcentagem Extra. Cada seguradora aplica suas próprias tabelas de agravamento e essa taxação é aplicada sobre o prêmio padrão. Por exemplo, uma pessoa com diabetes pode ter seu prêmio agravado em 25%.

20 Agravamento Temporário Esta modalidade apresenta um custo extra por um período determinado de anos ou até que determinada condição se altere. Normalmente, aplica-se um determinado valor de prêmio extra para cada R$ 1.000,00 de cobertura.

21 Agravamento Permanente Neste caso, o subscritor assume que não ocorrerão mudanças nas condições do proponente. Não há, porém, determinação de tempo para o prêmio voltar ao patamar padrão. É comum em apólices para alguns tipos de câncer.

22 Ocorre quando a companhia concede garantia para cobertura de riscos que tenham probabilidade de ocorrência acima da média, mas esse risco não está refletido nos prêmios, relativamente pequenos para o risco que está sendo coberto.

23 Ocorre quando a companhia concede garantia para cobertura de riscos que tenham probabilidade de ocorrência acima da média Quando deixa de selecionar riscos, daí o nome antisseleção ou seleção adversa. A tendência, no longo prazo, é que ela acabe com a sua carteira inchada de riscos ruins e mal precificados.

24 Situações onde o subscritor não tem condição de avaliar se as informações são de fato, verdadeiras, chamados pontos cegos. Normalmente esses pontos cegos que afetam a subscrição decorrem das seguintes situações:

25 Informação Assimétrica ocorre sempre que os segurados possuem mais ou melhores informações acerca do risco que os subscritores. Um cliente de alto risco pode comprar um seguro por um custo mais baixo do que deveria do que aquelas com melhores condições de saúde.

26 Não divulgação de Informações A não divulgação é a falta de informações para subscrição (não confundir com a antisseleção). Mais de 50% da não divulgação de saúde são provavelmente acidentais ou não intencionais, por conta de pontos cegos na subscrição da companhia.

27 Um bom exemplo seria seguradoras que não oferecem taxas diferenciadas entre fumantes e não fumantes, isso torna os riscos diferentes e os preços também deveriam ser.

28 O seguro não deve ser comprado, mas vendido. O seguro vendido implica em um trabalho de convencimento, em função do não reconhecimento de uma situação de risco. Pessoas com pouca saúde são mais aptas a contratar uma apólice do que as que possuem expectativas de saúde melhores do que a média.

29 O papel do corretor na na seleção antisseleção O corretor de seguros precisa ter em mente que deve fornecer o melhor conselho possível ao proponente e para a seguradora para que o prêmio reflita o risco real.

30 Ao usar com sucesso a tecnologia de hoje para gerenciar riscos, as companhias de seguros podem fornecer a melhor cobertura a preços competitivos, gerando lucros aumentados e expandindo a participação de mercado.

31 DÚVIDAS??? Acesse o Tire suas Dúvidas na plataforma. Bons estudos!

SEGUROS DE PESSOAS. O plano que só pode ser estruturado na modalidade de contribuição variável é o:

SEGUROS DE PESSOAS. O plano que só pode ser estruturado na modalidade de contribuição variável é o: Data: 04/07/2018 Prova: PROVA REGULAR VIDA E PREVIDÊNCIA - Tipo A Tipo: A SEGUROS DE PESSOAS 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA O plano que só pode ser estruturado na modalidade de contribuição variável é

Leia mais

SEGUROS DE PESSOAS. No que se refere à apólice, é correto afirmar que:

SEGUROS DE PESSOAS. No que se refere à apólice, é correto afirmar que: Data: 04/07/2018 Prova: PROVA REGULAR VIDA E PREVIDÊNCIA - Tipo B Tipo: B SEGUROS DE PESSOAS 1) ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA No que se refere à apólice, é correto

Leia mais

RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE BENEFÍCIOS

RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE BENEFÍCIOS Data: 26/11/2018 Prova: PROVA REGULAR VIDA E PREVIDÊNCIA - Tipo A Tipo: A RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE BENEFÍCIOS 1) ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Com relação

Leia mais

OPERAÇÕES DE SEGUROS / VÍDEO AULA. Palestrante: Eduardo Gama

OPERAÇÕES DE SEGUROS / VÍDEO AULA. Palestrante: Eduardo Gama / VÍDEO AULA Palestrante: Eduardo Gama 02 PROCESSO PRIMÁRIO NAS SEGURADORAS DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE PRODUTOS DE SEGUROS Um produto de seguro pode ser descrito por um conjunto de características,

Leia mais

SEGUROS DE PESSOAS. O instrumento utilizado pelas seguradoras para o cálculo da "longevidade" ou "expectativa de vida" chama-se:

SEGUROS DE PESSOAS. O instrumento utilizado pelas seguradoras para o cálculo da longevidade ou expectativa de vida chama-se: Data: 27/11/2017 Prova: PROVA REGULAR VIDA E PREVIDÊNCIA - TIPO B Tipo: B SEGUROS DE PESSOAS 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA O documento destinado ao segurado, emitido pela sociedade seguradora no caso

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Data: 27/11/2017 Prova: PROVA REGULAR VIDA E PREVIDÊNCIA - TIPO A Tipo: A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Em relação aos regimes de Previdência Social, podemos afirmar que o: (a)

Leia mais

RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE DANOS MARCELO HUBLET

RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE DANOS MARCELO HUBLET RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE DANOS MARCELO HUBLET NOME RISCO DO E CURSO PRECIFICAÇÃO / PALESTRA / DE APRESENTAÇÃO SEGUROS DE DANOS RISCO NOME RISCO DO E CURSO PRECIFICAÇÃO / PALESTRA / DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

VIDEO AULA SEGURO DE PESSOAS Unidade 2. Palestrante: Elizabeth Bartolo

VIDEO AULA SEGURO DE PESSOAS Unidade 2. Palestrante: Elizabeth Bartolo VIDEO AULA Unidade 2 Palestrante: Elizabeth Bartolo CONTRATAÇÃO Na formalização da contratação de um plano de Seguros de Pessoas com cobertura de risco são utilizados os seguintes instrumentos contratuais:

Leia mais

2.2.1 Para efeito de data do sinistro, será considerada a data do falecimento do segurado.

2.2.1 Para efeito de data do sinistro, será considerada a data do falecimento do segurado. A Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência S.A., designada Seguradora, e o proponente, aqui designado segurado, contratam o Seguro Prestamista Cheque Empresa Protegido, cujo estipulante é o Banco

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. A Previdência Social é organizada sob a forma de dois regimes, sendo eles:

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. A Previdência Social é organizada sob a forma de dois regimes, sendo eles: Data: 18/10/2017 Prova: 25º EX CTS - REG E LIQ SIN VIDA E PREV COMPL Tipo: A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA A Previdência Social é organizada sob a forma de dois regimes, sendo

Leia mais

A SULAMÉRICA TEM A PROTEÇÃO IDEAL PARA QUEM NÃO PODE PARAR DE TRABALHAR.

A SULAMÉRICA TEM A PROTEÇÃO IDEAL PARA QUEM NÃO PODE PARAR DE TRABALHAR. A SULAMÉRICA TEM A PROTEÇÃO IDEAL PARA QUEM NÃO PODE PARAR DE TRABALHAR. Nova Cobertura Diária por Incapacidade Temporária - DIT A vida é imprevisível e, acredite, isso é muito bom. Apresentação Com o

Leia mais

Módulo Coberturas de Risco

Módulo Coberturas de Risco Módulo Coberturas de Risco PRECAVER: O Plano Completo Conheça alguns casos de cooperados assistidos pelo PRECAVER... PRECAVER: Importância do plano completo Participante 34 anos MORTE ACIDENTAL - 6 contribuições

Leia mais

OPERAÇÕES DE SEGUROS. Eduardo Gama

OPERAÇÕES DE SEGUROS. Eduardo Gama Eduardo Gama 3 - PROCESSOS DE NEGÓCIO Abordaremos nesta unidade: Entender os principais processos de uma seguradora. Conhecer o fluxo produtivo das operações de seguros. Compreender como as diferentes

Leia mais

É um seguro que garante o pagamento de uma indenização ao Segurado pela Antecipação Especial por Doença, Invalidez Permanente Total ou Parcial por

É um seguro que garante o pagamento de uma indenização ao Segurado pela Antecipação Especial por Doença, Invalidez Permanente Total ou Parcial por VIDA INDIVIDUAL É um seguro que garante o pagamento de uma indenização ao Segurado pela Antecipação Especial por Doença, Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente ou ao(s) beneficiário(s) em caso

Leia mais

Segurês. Entendendo + sobre Seguro De Vida

Segurês. Entendendo + sobre Seguro De Vida Segurês Entendendo + sobre Seguro De Vida Seguro de Vida em Grupo É um seguro de vida em grupo, conjugado ou não com o seguro de acidentes pessoais coletivo. Ele é contratado pela empresa, na qualidade

Leia mais

Risco e Precificação de Seguros de Benefícios. Marcelo Hublet

Risco e Precificação de Seguros de Benefícios. Marcelo Hublet Risco e Precificação de Seguros de Benefícios Marcelo Hublet O princípio básico do cálculo de um prêmio de um seguro vem do conceito de ser capaz de cobrir as despesas oriundas dos sinistros a pagar.

Leia mais

Noções de Subscrição de Riscos Ramos Elementares. Docente: Eduardo Gama

Noções de Subscrição de Riscos Ramos Elementares. Docente: Eduardo Gama Docente: Eduardo Gama SUBSCRIÇÃO DE RAMOS ELEMENTARES SUBSCRIÇÃO DE RAMOS ELEMENTARES CONSIDERAÇÕES INICIAIS Ramos Elementares, têm por finalidade a garantia de perdas, danos ou responsabilidade sobre

Leia mais

SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL

SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL Data: 30/08/2017 Prova: DEMAIS RAMOS MÓDULO 1 TIPO A Tipo: A SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA A ação que não deveria ser praticada, em que o sujeito procede precipitadamente

Leia mais

SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL

SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL Data: 30/08/2017 Prova: DEMAIS RAMOS MÓDULO 1 TIPO B Tipo: B SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL 1) ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA João causou prejuízo, decorrente

Leia mais

5 Estruturação dos Dados

5 Estruturação dos Dados Estruturação dos Dados 5 Estruturação dos Dados Normalmente um banco de dados recolhido por um amplo período de observação é requerido de modo a se obter um grande volume de dados para o processo de graduação,

Leia mais

Formulário Check List Seguro de Proteção Familiar

Formulário Check List Seguro de Proteção Familiar Formulário Check List Seguro de Proteção Familiar Nome do Responsável: Código do cartão da Unimed-BH CPF do Titular: Data do Evento Data da Rescisão ou óbito: Telefone fixo para contato: ( ) Telefone celular

Leia mais

SEGURO DE VIDA EM GRUPO. Condições Especiais

SEGURO DE VIDA EM GRUPO. Condições Especiais SEGURO DE VIDA EM GRUPO Condições Especiais Processo SUSEP 10.005463/99-80 0 ÍNDICE CLÁUSULA ADICIONAL DE DOENÇA TERMINAL DT 1. Objetivo do Seguro 2. Definições 3. Garantias do Seguro 4. Riscos Excluídos

Leia mais

Flexibilidade de Contratação de Coberturas e Assistências. Envio de proposta somente digitalizada (Produtos do Portal)

Flexibilidade de Contratação de Coberturas e Assistências. Envio de proposta somente digitalizada (Produtos do Portal) TREINAMENTO VIDA DIFERENCIAIS Aceitação de vidas até 70 anos nos PME s e API Flexibilidade de Contratação de Coberturas e Assistências Envio de proposta somente digitalizada (Produtos do Portal) Doenças

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Matemática Atuarial e sua relação com a Estatística e Finanças. Introdução ao conceito de Juros.

Resumo Aula-tema 01: Matemática Atuarial e sua relação com a Estatística e Finanças. Introdução ao conceito de Juros. Resumo Aula-tema 01: Matemática Atuarial e sua relação com a Estatística e Finanças. Introdução ao conceito de Juros. Muitas pessoas ainda não sabem o que é a Matemática Atuarial e para o que ela serve.

Leia mais

CAFÉ COM SEGURO TEMA CENTRAL

CAFÉ COM SEGURO TEMA CENTRAL CAFÉ COM SEGURO ACADEMIA NACIONAL DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA (ANSP) TEMA CENTRAL SEGURO DE VIDA INDIVIDUAL = UM NOVO HORIZONTE NO BRASIL VENDA QUALIFICADA E ORIENTADA PARA AS NECESSIDADES DO CLIENTE PAPEL

Leia mais

SEGURO PROTEÇÃO ALUGUEL PRESTAMISTA

SEGURO PROTEÇÃO ALUGUEL PRESTAMISTA SEGURO PROTEÇÃO ALUGUEL PRESTAMISTA 2/9 CONDIÇÕES CONTRATUAIS SCT 1008243001- SEGURO PRESTAMISTA ESTIPULANTE: O2 ASSESSORIA CADASTRAL LTDA ME SUB 00 24.385.002/0001-04 Atividade: Atividades de cobranças

Leia mais

DOCUMENTOS QUE DEVERÂO CONSTAR NO AMSS

DOCUMENTOS QUE DEVERÂO CONSTAR NO AMSS DOCUMENTOS QUE DEVERÂO CONSTAR NO AMSS Morte Natural Cópia da Certidão de óbito; Copia da comprovação do vínculo empregatício/associativo (ex.: carteira profissional, ficha de registro, ficha de cadastro/associativo)

Leia mais

Novas Coberturas de Vida

Novas Coberturas de Vida Novas Coberturas de Vida Índice 1 Introdução 2 Novidades 3 Funcionalidades 4 Endosso e Renovação Introdução 1 Introdução As coberturas de Vida que integram o produto foram reformuladas para atender a necessidade

Leia mais

Confira abaixo um breve resumo das novas regras e das normas em Consulta Pública.

Confira abaixo um breve resumo das novas regras e das normas em Consulta Pública. Seguros e Resseguros: Novas Regras e Normas em Consulta Pública Por Marcio Baptista e Bárbara Bassani Recentemente, foram publicadas duas novas regras referentes à tramitação de processos eletrônicos e

Leia mais

SEGURO HABITACIONAL CARTILHA RESUMIDA

SEGURO HABITACIONAL CARTILHA RESUMIDA SEGURO HABITACIONAL CARTILHA RESUMIDA Construindo em parceria a sua credibilidade O mercado da Construção Civil tem muito a crescer no Brasil e o seu desenvolvimento depende de uma visão estratégica. Esta

Leia mais

Como consultar a rede credenciada do Seguro Odontológico?

Como consultar a rede credenciada do Seguro Odontológico? Perguntas Frequentes Como consultar a rede credenciada do Seguro Odontológico? Acessando o link abaixo: http://www.portoseguro.com.br/seguros/saude- e- odonto/seguradora/odontologico Com consular a rede

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA CARTA PROPOSTA RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA Segurado: CNPJ: Corretor: VIGÊNCIA DO SEGURO A VIGÊNCIA

Leia mais

ACIDENTES PESSOAIS PASSAGEIROS - (APP)

ACIDENTES PESSOAIS PASSAGEIROS - (APP) ACIDENTES PESSOAIS PASSAGEIROS - (APP) MARSH CORRETORA SEGUROS SURA CONHECENDO UM POUCO DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAS PASSAGEIROS (APP) 99 Qual o objetivo da 99 em oferecer esse seguro durante as corridas

Leia mais

Cartilha Informativa: Cláusula do Seguro de Vida - CCT 2016/2017 SINDICONDOMINIO / SEICON

Cartilha Informativa: Cláusula do Seguro de Vida - CCT 2016/2017 SINDICONDOMINIO / SEICON Cartilha Informativa: Cláusula do Seguro de Vida - CCT 2016/2017 SINDICONDOMINIO / SEICON Prezado (a) Síndico (a), A Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017, firmada entre o SINDICONDOMINIO e o SEICON,

Leia mais

SAÚDE SUPLEMENTAR. (a) Caução. (b) Direcionamento. (c) Autorização prévia. (d) Carência. (e) Franquia.

SAÚDE SUPLEMENTAR. (a) Caução. (b) Direcionamento. (c) Autorização prévia. (d) Carência. (e) Franquia. Data: 15/01/2019 Prova: 62º EHCS DIA 2 TIPO A Tipo: A SAÚDE SUPLEMENTAR 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA É um instrumento de extrema importância, criado em 1990, que passou a receber um relevante volume

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA CARTA PROPOSTA RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA ARMADA E DESARMADA Segurado: CNPJ: Corretor: VIGÊNCIA DO SEGURO A VIGÊNCIA

Leia mais

POOLING MULTINACIONAL COM INSUROPE. Sylvia M. Alvariño Insurope

POOLING MULTINACIONAL COM INSUROPE. Sylvia M. Alvariño Insurope POOLING MULTINACIONAL COM INSUROPE Sylvia M. Alvariño Insurope O que é Pool? Unificação dos benefícios em 2 ou mais países que pertençam a uma empresa multinacional, com a intensão de diluir os riscos.

Leia mais

Dados do Sinistrado. 1 Nome completo: 2 - Classificação: A - Titular B - Cônjuge C - Filho(a) 3 - CPF / CNPJ: Dados do Seguro

Dados do Sinistrado. 1 Nome completo: 2 - Classificação: A - Titular B - Cônjuge C - Filho(a) 3 - CPF / CNPJ: Dados do Seguro Aviso de Sinistro n.º: Dados do Sinistrado 1 Nome completo: 2 - Classificação: A - Titular B - Cônjuge C - Filho(a) 3 - CPF / CNPJ: Dados do Seguro 4 - Nome completo do Segurado(a)/Titular: 5 - Seguro:

Leia mais

Cláusulas Específicas em Contratos de Responsabilidade Civil. Sergio Narciso Teixeira Vieira

Cláusulas Específicas em Contratos de Responsabilidade Civil. Sergio Narciso Teixeira Vieira Cláusulas Específicas em Contratos de Responsabilidade Civil Particularidades do início e término de cobertura (long-tail ) Definição de ocorrência Gatilhos de coberturas Cancelamento de contrato (até

Leia mais

APÓLICE DE SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS Contrato: Subcontrato: Apólice: 3320723 15515 61.82.004001031.0 Ramo: Produto: Processo SUSEP: Data Emissão: 82 ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO EVENTOS 15414.900004/2016-71

Leia mais

CONDIÇÃO ESPECIAL DA COBERTURA ADICIONAL DE RENDA DIÁRIA POR INCAPACIDADE FÍSICA E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE

CONDIÇÃO ESPECIAL DA COBERTURA ADICIONAL DE RENDA DIÁRIA POR INCAPACIDADE FÍSICA E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE CONDIÇÃO ESPECIAL DA COBERTURA ADICIONAL DE RENDA DIÁRIA POR INCAPACIDADE FÍSICA E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE 1. OBJETIVO 1.1. Esta Condição Especial integra as Condições Gerais do Plano de Seguro de Pessoas

Leia mais

Como alterar sua apólice do Protector Bikes. Meu Protector

Como alterar sua apólice do Protector Bikes. Meu Protector Como alterar sua apólice do Protector Bikes Meu Protector Faça login no Meu Protector. Selecionar uma apólice ativa para fazer a alteração. Selecionar no canto superior direito a opção ALTERAR APÓLICE.

Leia mais

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS, RCF e E APP coberturas adicionais. CONTRATAÇÃO DO SEGURO Processo de Contratação A solicitação de contratação do Seguro

Leia mais

WORKSHOP FENASAÚDE IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO DO PREÇO ATUARIALMENTE JUSTO E A NECESSIDADE DO REAJUSTE PARA O EQUILÍBRIO DOS CONTRATOS

WORKSHOP FENASAÚDE IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO DO PREÇO ATUARIALMENTE JUSTO E A NECESSIDADE DO REAJUSTE PARA O EQUILÍBRIO DOS CONTRATOS WORKSHOP FENASAÚDE IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO DO PREÇO ATUARIALMENTE JUSTO E A NECESSIDADE DO REAJUSTE PARA O EQUILÍBRIO DOS CONTRATOS Paulo Pereira Ferreira - UFRJ Importância do Preço Justo Conceito básico

Leia mais

4 Informação assimétrica nos mercados econômicos

4 Informação assimétrica nos mercados econômicos 26 4 Informação assimétrica nos mercados econômicos Normalmente, nos estudos teóricos econômicos se supõe que os bens negociados entre compradores e vendedores são bens com características muito bem conhecidas,

Leia mais

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Morte Acidental Vida em Grupo

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Morte Acidental Vida em Grupo Central de Atendimento: 0800 730 0011 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados) SAC: 0800 730 0012 0800 730 0013 (deficiência auditiva ou de fala, 24h) Ouvidoria: 0800 200 1020 Acesse: www.prudentialdobrasil.com.br

Leia mais

OPERAÇÕES DE SEGUROS / VÍDEO AULA. Palestrante: Eduardo Gama

OPERAÇÕES DE SEGUROS / VÍDEO AULA. Palestrante: Eduardo Gama Palestrante: Eduardo Gama 01 OPERAÇÕES NAS SEGURADORAS O QUE SÃO OPERAÇÕES? O conjunto de atividades inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e serviços de uma determinada empresa. AS OPERAÇÕES

Leia mais

Os Desafios da Subscrição e seus impactos nos resultados. Palestrante: Nivaldo Santos

Os Desafios da Subscrição e seus impactos nos resultados. Palestrante: Nivaldo Santos Os Desafios da Subscrição e seus impactos nos resultados Palestrante: Nivaldo Santos Influência da Subscrição COMERCIAL RESSEGURO SINISTRO Subscrição MARKETING TECNOLOGIA JURÍDICO VIDA EM GRUPO Influência

Leia mais

SEGURO DE VIDA VOCÊ MULHER

SEGURO DE VIDA VOCÊ MULHER SEGURO DE VIDA VOCÊ MULHER Entendendo seu seguro O conteúdo deste material é meramente ilustrativo e não substitui as condições contratuais e o manual de assistência que devem ser consultados na íntegra

Leia mais

Seguros de Vida. Guia Rápido de Vendas. Profissional Liberal

Seguros de Vida. Guia Rápido de Vendas. Profissional Liberal Seguros de Vida Guia Rápido de Vendas Profissional Liberal Assistências/Benefícios Assistência Qualidade de Vida: um pacote com (encanador, faxineira, chaveiro), indicação de hospitais, clínicas, enfermeiros,

Leia mais

CONDIÇÃO ESPECIAL DA COBERTURA ADICIONAL DE INCAPACIDADE FÍSICA E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE OU DOENÇA

CONDIÇÃO ESPECIAL DA COBERTURA ADICIONAL DE INCAPACIDADE FÍSICA E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE OU DOENÇA CONDIÇÃO ESPECIAL DA COBERTURA ADICIONAL DE INCAPACIDADE FÍSICA E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE OU DOENÇA 1. OBJETIVO 1.1. Esta Condição Especial integra as Condições Gerais do Plano de Seguro de Pessoas da

Leia mais

Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional Corretores de Seguros

Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional Corretores de Seguros Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional Corretores de Seguros 1. Proponente: 2. Endereço: 3. CNPJ: 4. Início das atividades: 5. Web site: 6. Informar o número total de Profissionais

Leia mais

Seguros de Vida. Guia Rápido de Vendas. Pro ssional Liberal

Seguros de Vida. Guia Rápido de Vendas. Pro ssional Liberal Seguros de Vida Guia Rápido de Vendas Pro ssional Liberal PROFISSIONAL LIBER AL Este guia foi desenvolvido para ser uma importante ferramenta de consulta sobre o nosso produto Profissional Liberal. Aqui

Leia mais

Especialista da AD Corretora de Seguros explica as particularidades da contratação de apólices para o segmento

Especialista da AD Corretora de Seguros explica as particularidades da contratação de apólices para o segmento Os diferentes tipos de seguro que protegem a indústria farmacêutica Especialista da AD Corretora de Seguros explica as particularidades da contratação de apólices para o segmento A indústria farmacêutica

Leia mais

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir.

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. São Paulo, de de 20. Ref.: Solicitação de Documentos Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. Aviso de Sinistro:

Leia mais

Norma Nr.001 / 2000 de 14/01

Norma Nr.001 / 2000 de 14/01 Norma Nr.001 / 2000 de 14/01 ACIDENTES DE TRABALHO - RISCOS RECUSADOS Considerando que nos termos do nº 1 do artº 60º do Decreto-Lei nº 143/99, de 30 de Abril, o Instituto de Seguros de Portugal deve estabelecer

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira Etapas da Operação de Seguro Desenvolvimento do Produto Plano padronizado cuja condições contratuais são idênticas àquelas aprovadas pela SUSEP ou pelo CNSP. Plano não-padronizado

Leia mais

Produtos. Seguro de Vida VG Apólices Específicas Caixa Seguradora

Produtos. Seguro de Vida VG Apólices Específicas Caixa Seguradora Produtos Seguro de Vida VG Apólices Específicas Caixa Seguradora Empresas com + de 40 Colaboradores - VG e APC Empresas com + de 2 Colaboradores VG Construção Civil Clubes de Futebol Público Alvo Empresas

Leia mais

CIRCULAR SUSEP Nº 373/2008 Ter, 24 de Março de :01 - Última atualização Ter, 24 de Março de :05

CIRCULAR SUSEP Nº 373/2008 Ter, 24 de Março de :01 - Última atualização Ter, 24 de Março de :05 CIRCULAR SUSEP Nº 373, de 27 de agosto de 2008. Altera e consolida as instruções complementares para a operação do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre,

Leia mais

MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL

MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE: (Nome do Segurado), com residência na Rua (...), nº (...), bairro (...),

Leia mais

j~åì~ä=çé=lêáéåí~ ç=~ç= `çåëìãáççê= = = =

j~åì~ä=çé=lêáéåí~ ç=~ç= `çåëìãáççê= = = = = = j~åì~ä=çé=lêáéåí~ ç=~ç= `çåëìãáççê= = = = = = MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONSUMIDOR Í N D I C E 1. Entenda melhor o seu contrato de seguros=kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk=p

Leia mais

Anexo V. Questionário Seguro de Responsabilidade Civil de Administradores (Directors&Officers) Práticas Trabalhistas

Anexo V. Questionário Seguro de Responsabilidade Civil de Administradores (Directors&Officers) Práticas Trabalhistas EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 001/2017 TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO 2 Anexo V Seguro de Responsabilidade Civil de Administradores (Directors&Officers) Práticas Trabalhistas A assinatura deste questionário

Leia mais

Muitas empresas brasileiras ainda não possuem proteção contra danos ao meio ambiente

Muitas empresas brasileiras ainda não possuem proteção contra danos ao meio ambiente Muitas empresas brasileiras ainda não possuem proteção contra danos ao meio ambiente Como a natureza pode responder de forma inesperada, mesmo que possua um controle ambiental rigoroso, qualquer organização

Leia mais

Seguros de Vida. Guia Rápido de Vendas. Unique

Seguros de Vida. Guia Rápido de Vendas. Unique Seguros de Vida Guia Rápido de Vendas Unique Este guia foi desenvolvido para ser uma importante ferramenta de consulta sobre o nosso produto Unique Vida. Aqui você encontra os tipos de coberturas, assistência,

Leia mais

CIRCULAR Nº 01/ISS/MF/10 SOBRE SEGUROS OBRIGATÓRIOS AUTOMÓVEIS RECUSADOS E INDICAÇÃO PELO ISS DAS CONDIÇÕES E SEGURADORAS QUE OS DEVEM CONTRATAR

CIRCULAR Nº 01/ISS/MF/10 SOBRE SEGUROS OBRIGATÓRIOS AUTOMÓVEIS RECUSADOS E INDICAÇÃO PELO ISS DAS CONDIÇÕES E SEGURADORAS QUE OS DEVEM CONTRATAR CIRCULAR Nº 01/ISS/MF/10 SOBRE SEGUROS OBRIGATÓRIOS AUTOMÓVEIS RECUSADOS E INDICAÇÃO PELO ISS DAS CONDIÇÕES E SEGURADORAS QUE OS DEVEM CONTRATAR Circular Nº 01/ISS/MF/10 CIRCULAR Nº 01/ISS/MF/10 de 02

Leia mais

RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE BENEFÍCIOS

RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE BENEFÍCIOS Data: 19/07/2018 Prova: PROVA FINAL VIDA E PREVIDÊNCIA TIPO A Tipo: A RISCO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS DE BENEFÍCIOS 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA O momento em que se decidem quais riscos são aceitáveis

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCOS

GERENCIAMENTO DE RISCOS Data: 19/07/2018 Prova: PROVA FINAL VIDA E PREVIDÊNCIA TIPO B Tipo: B GERENCIAMENTO DE RISCOS 1) CORRELACIONE AS COLUNAS ABAIXO E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Os parâmetros Perda Máxima Provável

Leia mais

seguro viagem RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSO DE REEMBOLSO

seguro viagem RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSO DE REEMBOLSO RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSO DE REEMBOLSO Despesas médicas e hospitalares em viagem nacional Despesas médicas e hospitalares em viagem ao exterior Despesas odontológicas em viagem nacional

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS. 4º trimestre 2015

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS. 4º trimestre 2015 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4º trimestre 2015 Disclaimer Esse material pode conter previsões de eventos futuros. Tais previsões refletem apenas expectativas dos administradores da Companhia, e envolve riscos

Leia mais

Relação de documentos para Regulação de Sinistro

Relação de documentos para Regulação de Sinistro DADOS DE ENVIO Destinatário: ALM SEGURADORA S/A MICROSSEGURADORA (Regulação s) Endereço Rua da Quitanda, 62 3º andar sala 303 Rio de Janeiro RJ - CEP 20011-030. Central e Atendimento SAC/Serviços: 0800.056.2479

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 2 Prof. Bruno Valente Caracterização do acidente do trabalho: LESÃO INCAPACITANTE OU MORTE DO SEGURADO Acidente do trabalho é o que

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS Palestrante: Alessandra Teixeira SOBRE A PALESTRANTE... Alessandra Teixeira Administradora, especialista em treinamento e desenvolvimento, com MBA em Educação Corporativa pela Universidade

Leia mais

Monitoramento e Gestão do Seguro Rural

Monitoramento e Gestão do Seguro Rural Mesa Redonda IV - Tecnologias disponíveis para mitigação e gestão do risco agrícola Monitoramento e Gestão do Seguro Rural 24/06/2008 1 AGENDA 1- Abrangência 2 - Mercado Brasileiro de Seguro Agrícola 3-

Leia mais

um dos eventos cobertos pelas garantias contratadas, exceto se

um dos eventos cobertos pelas garantias contratadas, exceto se Definições do Seguro: Este seguro tem por objetivo principal garantir o pagamento de uma indenização ou reembolso ao próprio associado / segurado ou ao(s) seu(s) beneficiário(s), na ocorrência de um dos

Leia mais

Guia Passo a Passo. para poupar no seu Crédito Habitação. Simule o seu Caso em:

Guia Passo a Passo. para poupar no seu Crédito Habitação. Simule o seu Caso em: Guia Passo a Passo para poupar no seu Crédito Habitação Simule o seu Caso em: WWW.EXS.PT Como transferir um Seguro de Vida associado ao Crédito à Habitação? A transferência do Seguro de Vida associado

Leia mais

Relação de Documentos Necessários

Relação de Documentos Necessários Relação de Documentos Necessários Verifique abaixo a relação de documentos correspondente ao seu sinistro. Tenha todos os documentos digitalizados antes de realizar a abertura no site. Viagem (Dano de

Leia mais

APÓLICE DE SEGURO ACIDENTES PESSOAIS ESCOLAR DADOS DO CLIENTE Razão Social: JARDIM ESCOLA TIC TAC LTDA - ME

APÓLICE DE SEGURO ACIDENTES PESSOAIS ESCOLAR DADOS DO CLIENTE Razão Social: JARDIM ESCOLA TIC TAC LTDA - ME MA-MORTE ACIDENTAL IPA-INV.PERM.TOT/PAR POR ACIDENTE DMHO-DESP.MÉD. HOSP E ODONT. APÓLICE DE SEGURO ACIDENTES PESSOAIS ESCOLAR DADOS DO CLIENTE Razão Social: JARDIM ESCOLA TIC TAC LTDA - ME CNPJ: 29.005.956/0001-68

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Data: 04/04/2017 Prova: 24º EX CTS REG E LIQ SIN VIDA E PREV. COMPL. Tipo: A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1) MARQUE A ALTERNATIVA QUE PREENCHA CORRETAMENTE A(S) LACUNA(S) Entende-se por um conjunto integrado

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira Noções Básicas sobre os Principais Ramos de Seguros Seguro de Automóveis Indenizar o prejuízos ocasionados ao veículo inclusive, prejuízos causados a terceiros, discriminados

Leia mais

seguro vida você multiflex

seguro vida você multiflex seguro vida você multiflex Entendendo seu seguro O conteúdo deste material é meramente ilustrativo e não substitui as condições contratuais e o manual de assistência que devem ser consultados na íntegra

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Prof. Cássio Marques INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Prof. Cássio Marques INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL 2019 INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Seguros 2019 Seguros: História do Seguro Seus princípios gerais existem no mundo há muitos séculos. Pré-história: vida em sociedade para

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL SEGURO PROTEÇÃO FINANCEIRA

ROTEIRO OPERACIONAL SEGURO PROTEÇÃO FINANCEIRA 1 ROTEIRO OPERACIONAL SEGURO PROTEÇÃO FINANCEIRA 2 SUMÁRIO 1. Seguro de Proteção Financeira... 3 1.1 Produtos com opção de Seguro... 3 1.2 Elegibilidade... 4 1.3 Coberturas... 4 1.3.1 Morte/Invalidez Permanente

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Seguradoras. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Seguradoras. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Seguradoras Prof. Cláudio Alves O prêmio de seguro é a prestação paga pelo segurado para contratação do seguro, que se efetiva com a emissão da apólice por

Leia mais

BB Escriturário - TI. Cartão de Crédito. Prof. Lucas Silva. Instagram.com/professorlucassilva. facebook.com/professorlucassilva

BB Escriturário - TI. Cartão de Crédito. Prof. Lucas Silva. Instagram.com/professorlucassilva. facebook.com/professorlucassilva Cartão de Crédito Prof. Lucas Silva Instagram.com/professorlucassilva facebook.com/professorlucassilva CARTÃO DE CRÉDITO Crédito Rotativo 30.04 06.06 Dinheiro de plástico Indutor ao Consumo Cartão de Crédito

Leia mais

Seguro Automóvel. Sylvia Varoto Renata Struckas Claudia Wharton

Seguro Automóvel. Sylvia Varoto Renata Struckas Claudia Wharton Seguro Automóvel Sylvia Varoto Renata Struckas Claudia Wharton Pauta da apresentação 1º Introdução ao Seguro de Automóvel 2º Conceitos de Seguro Auto 3º Principais Coberturas 4º Questionário de Avaliação

Leia mais

PESSOA FÍSICA Advogados Autônomos PESSOA JURÍDICA Sociedade Unipessoal de Advogado e Escritórios de Sociedades de Advogados

PESSOA FÍSICA Advogados Autônomos PESSOA JURÍDICA Sociedade Unipessoal de Advogado e Escritórios de Sociedades de Advogados SEGURADO PESSOA FÍSICA Advogados Autônomos PESSOA JURÍDICA Sociedade Unipessoal de Advogado e Escritórios de Sociedades de Advogados IMPORTÂNCIA SEGURADA São cinco opções de limites do seguro, de R$ 100.000,00

Leia mais

SEGURO DFI COMPREENSIVO CARTILHA RESUMIDA

SEGURO DFI COMPREENSIVO CARTILHA RESUMIDA SEGURO DFI COMPREENSIVO CARTILHA RESUMIDA Construindo em parceria a sua credibilidade O mercado da Construção Civil tem muito a crescer no Brasil e o seu desenvolvimento depende de uma visão estratégica.

Leia mais

Produtos. MS Vida Corporate. MS Vida Capital Global. MS AP Eventos

Produtos. MS Vida Corporate. MS Vida Capital Global. MS AP Eventos PRODUTOS Produtos MS Vida Corporate MS Vida PME MS Vida Capital Global MS Acidentes Pessoais MS AP Eventos MS VIDA CAPITAL GLOBAL Produtos Número de Vidas: Idade: Capital individual mínimo: Capital individual

Leia mais

Regulamento do Seguro Educacional da Faculdade Arthur Thomas Período Letivo 2017/2 REGULAMENTO DO SEGURO EDUCACIONAL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

Regulamento do Seguro Educacional da Faculdade Arthur Thomas Período Letivo 2017/2 REGULAMENTO DO SEGURO EDUCACIONAL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DO SEGURO EDUCACIONAL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS O Seguro Educacional da Faculdade Arthur Thomas trata-se de um programa de cobertura das mensalidades restantes do semestre, em Cursos de Graduação

Leia mais

SEGURO DE AUTO E PROTEÇÃO VEICULAR: CONHECER AS DIFERENÇAS É FUNDAMENTAL

SEGURO DE AUTO E PROTEÇÃO VEICULAR: CONHECER AS DIFERENÇAS É FUNDAMENTAL SEGURO DE AUTO E PROTEÇÃO VEICULAR: CONHECER AS DIFERENÇAS É SINDICATO DAS SEGURADORAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SINDICATO DOS CORRETORES DE SEGUROS DE SANTA CATARINA ANGÉLICA CARLINI e CARLINI SOCIEDADE

Leia mais

Os proponentes aposentados, desde que não seja por invalidez, poderão contratar o seguro mediante análise da Proposta pela MetLife.

Os proponentes aposentados, desde que não seja por invalidez, poderão contratar o seguro mediante análise da Proposta pela MetLife. Manual do Produto - MetLife Sucessão Empresarial 1. O QUE É O SEGURO METLIFE SUCESSÃO EMPRESARIAL? O MetLife Sucessão Empresarial é um seguro de vida, que visa minimizar riscos financeiros e/ou patrimoniais

Leia mais

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS, RCF e E APP coberturas adicionais. CONTRATAÇÃO DO SEGURO Processo de Contratação A solicitação de contratação do Seguro

Leia mais

Noções de Subscrição de Riscos - Automóvel. Docente: Eduardo Gama

Noções de Subscrição de Riscos - Automóvel. Docente: Eduardo Gama Docente: Eduardo Gama SUBSCRIÇÃO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS SUBSCRIÇÃO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS O seguro de automóveis está entre os mais difundidos e procurados pela população brasileira, mas ainda há muitos

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS Palestrante: Alessandra Teixeira SOBRE O PALESTRANTE... Alessandra Teixeira Administradora, especialista em treinamento e desenvolvimento, com MBA em Educação Corporativa pela Universidade

Leia mais

DESTAQUES OPERACIONAIS E FINANCEIROS DO 3T05 E 9M05

DESTAQUES OPERACIONAIS E FINANCEIROS DO 3T05 E 9M05 Porto Seguro Anuncia Lucro Líquido de R$74,5 milhões ou R$0,97 por ação no 3T05 e R$167,9 milhões ou R$2,18 por ação em 9M05 Crescimento de 12,1% dos Prêmios Auferidos na comparação trimestral e 19,3%

Leia mais

SEGURO CASCO ÔNIBUS CARTILHA RESUMIDA

SEGURO CASCO ÔNIBUS CARTILHA RESUMIDA SEGURO CASCO ÔNIBUS CARTILHA RESUMIDA Uma parceria de sucesso A parceria entre ESSOR e LIVONIUS foi criada para inovar ainda mais o mercado de seguros, unindo competência técnica e experiência em modernização.

Leia mais

SEGURO DFI IMOBILIÁRIO CARTILHA RESUMIDA

SEGURO DFI IMOBILIÁRIO CARTILHA RESUMIDA SEGURO DFI IMOBILIÁRIO CARTILHA RESUMIDA Construindo em parceria a sua credibilidade O mercado da Construção Civil tem muito a crescer no Brasil e o seu desenvolvimento depende de uma visão estratégica.

Leia mais

Portal do Corretor. Seguro Empresarial

Portal do Corretor. Seguro Empresarial Portal do Corretor Seguro Empresarial Índice Portal do Corretor pg. 3 Nova interface pg. 04 Área de produtos pg. 07 Sinistros pg. 10 Relatório de comissões pg. 11 Seguro Empresarial pg. 13 Transações online

Leia mais