Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical"

Transcrição

1 Um passo de cada vez! Vem viajar connosco de norte a sul, de este a oeste, passando por cidades cheias de gente, florestas frondosas, rios e mares rebeldes, montanhas a rasgar o céu, países longínquos e tantos lugares imaginários que só existem nas páginas dos livros ou na tua cabeça! Este é um espaço para descobrir o que te rodeia e as coisas que ainda não conheces, através de jogos, atividades criativas e expressão plástica, porque afinal viajar pode ser também uma bela brincadeira. Destinatários: 5-7 anos Número Mínimo: 10 crianças Número Máximo: 18 crianças Número de Monitores: 2 Duração: 5 dias úteis (1 a 5 de julho ou 29 de julho a 2 de agosto) Horários: 2ª a 6ª das 10h-17h (6 horas com intervalo de 1 hora para almoço) Plano de Atividades: 2ª Feira Viagens dentro do Museu e pelo nosso dia-a-dia! - Jogos de apresentação com a criação de um passaporte único e colorido, com fotografia e impressão digital e outras coisas que são só tuas, que te vão acompanhar durante esta viagem. - Viagem dentro do Museu, com visita guiada aos dois núcleos e uma caça ao tesouro didática, onde vais descobrir o que é a Carris, os seus transportes públicos e alguns elétricos do tempo dos reis e das rainhas. - Brainstorming em equipas: o que é viajar? Para onde se viaja? Os lugares por onde passamos todos os dias e as surpresas que encontramos na cidade onde vivemos. Apresentação das conclusões de cada equipa a todo o grupo. - Jogo de identificação dos sons que nos acompanham nas viagens do dia-a-dia e no percurso casa escola. Enquanto ouvimos um carro ou um elétrico a passar, um cão a ladrar, crianças no recreio, passarinhos no jardim, ou o som de gargalhadas vamos tentando desenhar o que conseguimos identificar. - Percursos com lã: nesta atividade as crianças tentam recriar os seus percursos dentro do espaço, através de fios de lã coloridos que fazem lembrar as linhas dos elétricos. 3ª Feira Viagens em Lisboa e as coisas de que gostamos! - Vamos fazer as malas! Antes de ires para a escola, ao jardim ou se fores fazer uma viagem grande a um sítio que não conheces, tens sempre de levar coisas contigo. Oficina de expressão plástica com plasticina.

2 - Viagem de elétrico pela cidade com mini-maratona fotográfica. Cada criança faz uma lista das coisas que costuma ver na cidade e com o auxílio das monitoras terá de registar com máquina fotográfica descartável os vários elementos que escreveu na lista. Numa só paragem em Belém as crianças serão fotografadas individualmente e em grupo. - Viajar significa sair de casa, pé ante pé e aprender coisas novas, mas significa também que vamos voltar a casa (a ida e o regresso). Dentro da nossa casa é possível viajar, e por isso vamos construir todos juntos uma casa que será o nosso ponto de partida para este trabalho de equipa ao ar livre. - Criação de cartões pop-up através das fotografias impressas das crianças, tiradas em Belém e de um desenho do seu brinquedo preferido. 4ª Feira Viagens por esse mundo fora! - Vamos descobrir outros países. Que países conhecem? Já viajaram para fora de Portugal? - Cada equipa terá um país e um atlas para consultar, nesses países há uma bandeira para fazer, uma língua ou uma pronúncia diferente para aprender e um mapa interessante para desenhar com giz no chão. - Aulinha de culinária: Brigadeiros do Brasil, Pizzas de Itália e as famosas Cookies de Londres! Preparação de um minialmoço. - Viagem pelos sentidos: vamos adivinhar cheiros de muitos lugares diferentes, fazer provas de sabores com alimentos daqui e dali, e as músicas do mundo vão ser mote para um jogo de adivinhas. - Jogo da alfândega: vamos fazer carimbos com batatas, depois brincadeiras e um teatrinho sobre os vários países. 5ª Feira Viagem literária e o reino animal! - Acham que podemos viajar sem sair de casa? Pequena conversa sobre o mundo dos livros, contos e música infantil. Se já sabem ler, o que gostam de ler? Se conseguem imaginar coisas novas e fantasiar a partir dos livros, leitura de uma fábula de La Fontaine. - Criação de máscaras com caras de animal com balões e ligaduras de gesso. Vamos descobrir os sons e os movimentos dos animais através da música de Saint Sans O Carnaval dos Animais, e criar uma dança onírica, que será primeiro ensaiada. - Oficina de expressão plástica com pintura e recorte das máscaras de todos os animais. - Representação final da coreografia que será filmada.

3 - Criação de um mini cenário e personagens com caixas de cartão prensado, onde vai passar a nossa peça projetada. 6ª Feira Viagens imaginárias e foguetões até à lua! - Gostavam de viajar até à lua? Conhecer outros planetas, pôr um pezinho em Marte, ou escalar um meteorito? Como é o mundo fora da terra e como o imaginamos? Criação de um livro único com folhas de acetato e muitas estrelinhas baseado neste brainstorming. - Como é um marciano? Quantos olhos, bocas, narizes e pelos na testa ele tem? Pintura de pequenas pedras encontradas no lugar e criação de um mosaico de várias cores por cada criança. - Leitura de uma história sem sentido inventada pelas crianças e que se baseie em cada página do livro criado. - Jogos e brincadeiras. - Preenchimento de um questionário breve sobre as atividades de que gostaram mais.

4 O que vou ser quando crescer? Serviços e Profissões - este tema aborda a ideia de vocação e curiosidade das crianças sobre as profissões que existem e sobre o que gostariam de ser quando forem grandes. Pretende mostrar através de uma sequência de atividades lúdicas e com diferentes expressões os serviços e trabalhos realizados na Carris envolvendo, também, as crianças no mundo dos transportes. Destinatários: 5-7 anos Número Mínimo: 10 crianças Número Máximo: 18 crianças Número de Monitores: 2 Duração: 5 dias úteis (15 a 19 de julho) Horários: 2ª a 6ª das 10h-17h (6 horas com intervalo de 1 hora para almoço) Plano de Atividades: Bem-vindos ao Museu! Visita guiada e peddy paper. Introdução do tema através das pistas dadas. 2ªFeira - O pequeno Motorista: - Onde estou e para onde vou? Criação do Passaporte com auto-retrato a caneta e lápis de cor, com chapéu de motorista (atividade contínua); - Inventa o teu Motorista! Recorte de fotocópias de Motoristas da Carris e continuação da figura a desenho; - O condutor sou eu! Jogo e canção que lindo elétrico que lá vem lá vem.

5 3ªFeira - O pequeno Enfermeiro: - Mural do Corpo: Como sou eu? Desenho do Corpo Humano a giz sobre placard com nomes e alturas das crianças (atividade contínua); - Todos diferentes e todos iguais. Expressão corporal. - A minha poção mágica. Inventar um medicamento mágico, moldar comprimidos em plasticina, encher e decorar um recipiente de plástico. - Adivinha o que faço? Mímica de profissões. 4ªFeira - O pequeno Barbeiro: - Olha o meu fantoche! Criação de fantoches com profissões atribuídas (atividade contínua); - Quem é quem? Criação de slides com caneta de acetato e jogo. - Mural do Corpo: Como sou eu? Fazer cabelo, barba, bigode e adereços em plasticina e colocar sobre cada figura. 5ªFeira - O pequeno Carpinteiro: - Vamos brincar. Estafeta e gincana, jogo da cadeira, puzzle gigante (tangran). - 1,2,3... Música o elétrico fez!. Identificar e reproduzir: fazer uma orquestra com sons, materiais do Museu e onomatopeias. - Olha o meu fantoche! Terminar fantoches. 6ªFeira - O pequeno Engenheiro: - Na Carris quem faz é o petiz Montar, colorir e decorar um autocarro ou elétrico. - Quem conta um conto acrescenta um ponto! Leitura de um conto infantil, utilizando os fantoches e libertando a imaginação. Até sempre Museu! Caça ao tesouro, descobrir o ultimo carimbo do passaporte. Passeio de elétrico. Entrega de Certificado Motorista do Ano no final.

6 Mecanismos de rodas e magia nas mãos! Junta-te à Carris e vem conhecer a evolução da roda nos meios de transportes. Sabias que a roda foi inventada há muitos milhares de anos? Puxa pela cabeça e vem criar o teu engenho! Descobre como e porquê os mecanismos da roda são tão importantes no nosso dia-a-dia. Através do cruzamento de disciplinas, vamos brincar com o movimento, construção e projeção de mecanismos 3D. Neste curso, com a ajuda do desenho, jogos e desafios, vamos estimular a projeção e visualização espacial. As técnicas de artes plásticas irão estender-se da pintura sobre madeira, cartão e papel, à aguarela e modelação tridimensional. Destinatários: 8-12 anos (1º e 2º ciclo) Número Mínimo: 10 crianças Número Máximo: 18 crianças Número de Monitores: 2 Duração: 5 dias úteis (22 a 26 de julho ou 5 a 9 de agosto) Horários: 2ª a 6ª das 10h-17h (6 horas com intervalo de 1 hora para almoço) Plano de Atividades: 2ª Feira: Por onde roda a roda - Jogo de Introdução: Entrevista a pares sobre o percurso Carris preferido e retrato. Apresentação dos pares ao grupo. - Visita guiada à Carris. - Desenho através de memória sobre a visita guiada. 3ª Feira: Planificar, interpretar e inventar mecanismos e engenhocas à grande - Introdução às proporções e escalas através do desenho à vista. Observação de plantas antigas de autocarros e elétricos. - Desenho à vista com lápis de grafite pelo Museu, com insistência na relação das proporções e escalas. - Noção de projeto através de ficha expositiva: planta e alçado e relação com desenho de frente e cima. Explicação das diferentes vistas: topo/planta, frontais/alçados, a 3D ou vista área. - Arriscar na criação da planta de veículo de transporte imaginário. - Eleição de 5 desenhos para apresentar ao grupo. - Tarefa de grupo: concretização tridimensional em grande escala do veículo inventado.

7 4ª Feira: Vamos filmar a tua história! - Continuação da tarefa do dia interior: concretização tridimensional em grande escala do veículo inventado. - Elaboração história escrita a partir dos veículos construídos. - Filmagem e leitura de histórias escritas. - A roda fora do contexto de mobilidade. Jogo pelo Museu ao encontro da roda. - Desenho a carvão. 5ª Feira: Quantos círculos faz o meu corpo? - O círculo como modelo para a criação de um mural em grupo com pastel a óleo e carvão. - Exploração de ritmos, densidades e tonalidades do elemento circular. - Criação de moldes circulares com pasta de papel. 6ª Feira: Se a roda rodasse, não havia ninguém que me parasse! - Planeamento em grupos de um engenho que inclua a roda. - Pintura dos moldes realizados no dia anterior. - Aplicação das rodas pintadas nos mecanismos construídos. Explicação e teste do engenho.

8 Redescobrir os Transportes! Vamos passar uma semana no Museu da CARRIS e viver os transportes de maneiras que nunca imaginámos? Este será o mote para todas as atividades a serem desenvolvidas ao longo de uma semana, vamos estar mais atentos aos nossos sentidos, aprender novas maneiras de ver o mundo e interpretá-lo! Consideramos importante que em períodos de férias as crianças possam desenvolver atividades lúdicas que incorporem simultaneamente um sentido didático e para isso criámos dinâmicas multidisciplinares onde cada dia se viverá um desafio diferente! Aconselhamos que as crianças tragam bibes ou aventais para maior liberdade nas atividades. Destinatários: 8-12 anos (1º e 2º ciclo) Número Mínimo: 10 crianças Número Máximo: 18 crianças Número de Monitores: 2 Duração: : 5 dias úteis (8 a 12 de julho) Horários: 2ª a 6ª das 10h-17h (6 horas com intervalo de 1 hora para almoço) Plano de Atividades: 2ª Feira: Descobrir o Museu - O 1º dia é dedicado a jogos e brincadeiras, é o dia em que vais conhecer o Museu e fazer novos amigos! - Visita guiada à Carris e realização de um peddy paper. - Jogos de apresentação: quem sou eu e de onde venho? Se fosse um meio de transporte o que é que seria? Desenhos a giz sobre folhas pretas: representação de rosto (auto-retratos). - Redescoberta de Jogos tradicionais portugueses (jogo do equilíbrio, corrida de sacos, Jogo da macaca, cabra cega, dança da cadeira, jogo do lenço). - Construir uma trotinete em madeira e colorir. 3ª Feira: Vamos experimentar diferentes tintas! - Que tal hoje reinventarmo-nos, vamos ser um objeto que anda a quatro rodas? - Quantos transportes sobre rodas existem na Carris? Vamos procurá-los pela estação, desenhar e fazer puzzles. - Vamos dar vida ao imaginário, fazendo uma maquete em cartão de transportes, casas, árvores e todos os elementos para construir uma cidade completa!

9 4ª Feira: Hoje vamos ser turistas! - Vamos ser navegadores por um dia! Atividades relacionadas com o mar e os descobrimentos. - Construir barcos com garrafas de plástico, palhinhas, tecidos, nozes e plasticina. Construir relógios de sol e fazer nós de marinheiro. - Para sairmos da rotina vamos conhecer novos lugares de autocarro ou elétrico, falar outras línguas enquanto andamos por Belém. - Procurar elementos marítimos na fachada dos Jerónimos e nas pedras da calçada. Vamos desenhar nos jardins. 5ª Feira: Viver a Plasticidade - Vamos construir uma teia de elásticos, prender os pés e as mãos para termos consciência da importância da mobilidade e depois vamos envolver-nos nesta enorme teia com se fossemos um só corpo para, por fim, voltar à posição inicial. - Pensa no teu transporte preferido e recria-o em plasticina ao teu gosto! - Vamos passear pelo Museu, escolher um lugar ao ar livre, desenhar com cordas coloridas sobre lonas os elétricos e autocarros. - Vamos usar a plasticidade num outro sentido, jogando à mímica e fazendo agora exercícios de expressão corporal. 6ª Feira: O que conseguimos fazer com as palavras! - Desenho em grupo: interpretação, ilustração e escrita. Vamos estimular a nossa imaginação e a atividade em grupo! Qual a tua capacidade de interpretação e de representação gráfica condicionada (escrita)? - Leitura de uma história/texto e ilustração coletiva de um episódio, em grande formato. - Formação de equipas para a construção coletiva de um conto. - Ilustração em grupo através da partilha do mesmo suporte, com a condicionante: apenas usar escrita.

10 Atelier de Desenho Um Atelier de Desenho para experimentar, descobrir e imaginar. Desenhar sobre uma folha de papel ou numa parede de cimento? Riscar com lápis de cor ou com um pau no chão de terra? Até onde podemos ir enquanto exploramos as técnicas e os suportes do Desenho? Destinatários: anos Número Mínimo: 10 crianças Número Máximo: 18 crianças Número de Monitores: 2 Duração: 10 dias úteis (29 de julho a 9 de agosto) Horários: 2ª a 6ª das 10h-17h (6 horas com intervalo de 1 hora para almoço) Plano de Atividades: 2ª Feira (1ª Semana): Materiais e Técnicas do Desenho - Apresentação de suportes, objetos riscadores e técnicas convencionais do desenho e exploração das suas capacidades plásticas. - Contacto com os materiais. Desenho sobre suporte formal (folhas de diferentes gramagens e texturas) e em diferentes dimensões, com experimentação de materiais secos e líquidos no diário gráfico. - Desenho sobre suportes não convencionais: como terra, paredes/ mural, objetos, tecido, através da utilização de materiais como café, farinha, ramos, pedras, etc. - Exercício diagnóstico: individualmente desenhar numa folha uma realidade ou objeto que visualiza do ponto de vista em que está, desenhar um objeto com o qual se identifique (de memória), apresentar-se mostrando os desenhos e explicando possíveis conexões. - Desenho de Ponto: representação de objetos e de imagens através de pontos. Experimentação de intensidade e escalas do ponto. 3ª Feira (1ª Semana): Elementos da Linguagem Plástica - Desenho de Linha: exercício de contorno (contorno, perfil e linhas estruturantes, introdução das noções de linhas / eixos verticais, horizontais e diagonais). - Desenho à vista através da linha: a) desenho sem observar o papel (suporte); b) contorno/limite de figura; c) linha estrutural do objeto, etc.

11 - Exercício que testa a expressividade, espessura e tonalidade da linha. Identificação da linha explicita ou implícita/eixos verticais e horizontais. Uso de cordéis e fios no desenho. - Desenho de Plano: identificação de planos numa imagem. Distorção da imagem pela Perspetiva. Desenho em diferentes escalas: folha de papel cenário, pede-se uma recolha de objetos e o desenho de contorno destes, a ideia é o confronto de escalas. 4ª Feira (1ª semana): Elementos da Linguagem Plástica - Desenho de Mancha e Claro-Escuro: Compreensão da importância das condições da luz para a perceção dos valores claro-escuro. Aquisição das noções de sombra própria e sombra projetada. Exploração da intensidade dos materiais para expressar as relações alumínicas dos tons cromáticos. - Exercícios de verificação da saturação da linha através do uso dos materiais (riscadores e líquidos). - Sobreposições de camadas dadas pelo material riscador e criação de degradé. - Exercício de sombras chinesas, projeção de sombras e captação de formas. Desenho de silhueta, recorte. - Exercício de desenho de subtração: cobrir a folha com uma mancha e abrir espaços vazios, que definem a forma do objeto. 5ª Feira (1ª semana): Desenho de Paisagem - A partir das noções adquiridas da mancha, linha e plano procurar traduzir a impressão paisagística. Espaços e observação de escalas métricas e simetrias. - Escolher uma paisagem (urbana ou arquitetónica) a desenhar, poderão auxiliar-se de uma pequena moldura que ajudará a enquadrar e a encontrar um bom cenário. Definir todos os planos dessa paisagem e começar por marcar pontos de perspetiva. - Introduzir os princípios da perspetiva como a linha do horizonte, ponto de vista, pontos de fuga, perspetiva paralela ou frontal, perspetiva oblíqua, perspetiva aérea. - Desenho de Textura: compreensão do conceito de textura. Todas as matérias possuem texturas naturais ou artificiais, regulares ou irregulares. A textura poderá ser um elemento simultaneamente tátil ou visual. - Representação de diversas texturas (cestos de verga, rede, cascas de frutos, etc.) - Frotage de objetos no suporte do desenho.

12 6ª Feira (1ª semana): Desenho de Colagem - Perceção da forma e do volume dos objetos através das diferenciações alumínicas. Noção de composição/arranjo compositivo da forma através de recorte de imagem. -Trazer de casa várias folhas previamente pintadas com diferentes tonalidades de cinzento. O exercício consiste em captar os objetos (modelo), distinguir e representar as variações alumínicas. -Recortes de revistas e jornais e montagem de elementos visuais com o propósito de criar diferentes tipos de composição. -A partir de uma colagem prolongar a imagem através de linha. 2ª Feira (2ª Semana): Desenho de Natureza-Morta - Representar os objetos e elementos naturais que cada um pode escolher para as suas composições. Partirá de cada um enquadrar a composição no campo visual, fazer o estudo das proporções, relacionando os componentes entre si e com o todo e desenhar o apontamento geral das formas. - Construir a estrutura de cada peça e pormenores, finalizar aplicando claro-escuro, tratando as texturas e os brilhos. - Desenho de Contorno e Sombras: aprofundar as noções de sombra projetada, claro-escuro e mancha. Pintar folhas com diferentes tons de cinzento para os exercícios. -Desenhar à vista (com o uso de modelo) apenas a sombra projetada dos objetos. -Recorte de figuras pelo contorno, através de rasgos uma folha de cartolina. -Desenho da sombra da figura recortada relativa ao ponto anterior. 3ª Feira (2ª semana): Desenho de Garatuja e Borrão - Desenho a partir da mancha e do borrão. Compreensão da noção de espaço cheio e vazio. - Utilizar materiais líquidos e mediums como esponja, tecido ou pincel. Desenhar através da mancha. - Através de mancha criar figuras abstratas. Encontrar/desenhar formas num desenho inicialmente abstrato, descobrir linhas e manchas. - Técnica da ecoline e lixívia. Cobrir a página de cor e abrir espaços brancos com lixívia.

13 4ª Feira (2ª semana): Desenho de Movimento - Desenho cronometrado: noções básicas, registos rápidos e expressivos. - Desenho por tempo: exercícios de desenho temporizados a partir de modelo de natureza-morta. - Traduzir movimento no desenho. Exploração de possibilidades compositivas e expressivas. -Desenho Performance: nesta aula será introduzida a relação entre o corpo e o desenho. O objetivo será a aquisição da consciência corporal, da importância da ação do corpo e do movimento na intenção do desenho. 5ª Feira (2ª semana): Desenho de Movimento - Desenhar com o corpo (por exemplo com a boca). - Desenhar com extensões corporais. - Acompanhar com o desenho um percurso e um ritmo. (Por exemplo, desenhar o percurso definido por uma bola vermelha acionada por alguém) Desenhar no chão através do movimento do corpo. Através da linha captar o movimento que uma das crianças faz ao movimentar-se sobre a folha de papel folha de papel de cenário estendido sobre o chão. 6ª Feira (2ª semana): Desenho de Figura-Humana - Proporções, posturas, gestos e movimentos. - Conjunto de proporções estabelecidas para servir de regra à representação da figura humana. Cânone das oito cabeças e cânone para crianças e adolescentes. - Representação da cabeça humana de frente, ¾ e de perfil, segundo algumas regras estabelecidas, procurando as linhas horizontais dos olhos, linha do nariz, da boca, etc, e as linhas verticais e eixo de simetria. - Desenho de Retrato e Auto-Retrato: proporções, expressões e traços individuais. Exercício de auto-retrato. - Através da observação detalhada das características do rosto de um colega e de um exercício de apalpação, representar o retrato de um colega. - Com a utilização de fotografias em papel, em formato A4, marcar eixos essenciais à representação do rosto e com o auxílio de um espelho, fazer um auto-retrato. - Assumir a representação feita de retrato e auto-retrato e construir máscaras.

SERVIÇO EDUCATIVO OFICINAS SAZONAIS

SERVIÇO EDUCATIVO OFICINAS SAZONAIS A ação educativa nas Semanas Temáticas do Museu da CARRIS é vocacionada para crianças e jovens adolescentes. Propõe a realização de atividades lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações

Leia mais

O nosso Serviço Educativo tem como missão reafirmar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes,

O nosso Serviço Educativo tem como missão reafirmar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, Lisboa Março 2017 O nosso Serviço Educativo tem como missão reafirmar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, reflexão de relações entre o património cultural

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Modelagem e escultura. Construções. - Estimular

Leia mais

Férias de Natal no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Férias de Natal no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical Um Elétrico rumo ao Pólo Norte! Entra connosco nesta aventura de Natal e vem descobrir jogos, brincadeiras e muitas atividades para as tuas férias preferidas! Escondidos atrás do azevinho estão uns duendes

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 1.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Modelagem e Escultura -Desenvolver a motricidade fina. - Explorar e tirar

Leia mais

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, como território

Leia mais

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Unidade Didática Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus Competências

Leia mais

Ano: 3º Ano letivo Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Professores: todos os docentes do 3º ano

Ano: 3º Ano letivo Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Professores: todos os docentes do 3º ano Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Turmas: 3º

Leia mais

Expressões 1º Ano. Página 1 de 4

Expressões 1º Ano. Página 1 de 4 Expressões 1º Ano Expressão Dramática/ Musical Expressão Plástica Físico- Motora Desenvolver as acuidades: auditiva, visuais, tácteis e motora. Explorar o corpo como instrumento de percussão. Imitar determinados

Leia mais

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Técnica responsável: Marina Rita O presente projeto visa desenvolver atividades de expressão plástica com um grupo de 31 clientes da resposta

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 2. Crescer a sorrir ANO ESCOLAR 2016/2017

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 2. Crescer a sorrir ANO ESCOLAR 2016/2017 Crescer a sorrir Educadora de Infância: Daniela Caiado Auxiliar de Ação Educativa: Elisabete Carvalho ANO ESCOLAR 2016/2017 Página 1 de 7 Conhecer a Educadora e Auxiliar; Folhas; Organização do ambiente

Leia mais

Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo -

Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo - Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo - EXPRESSÃO PLÁSTICA BLOCO 1 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES MODELAGEM E ESCULTURA Explorar e tirar partido da resistência

Leia mais

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Unidade Didáctica Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2015/2016

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2015/2016 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2015/2016 Área Temas/Conteúdos Competências Objetivos Avaliação Físico- Motora - Perícia e manipulação em concursos individuais

Leia mais

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro.

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro. Outubro Crianças Autonomia e Responsabilidade Janeiro e Fevereiro FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Outubro a Dezembro Conhecimento de Si Outubro e Plano Individual Idade: 2 Anos Nome: Criança exemplo Data de

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 MÊS: maio Área de Conteúdo Domínio Objetivos Estratégias Formação Pessoal e Social

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

PLANO ANUAL 2014/2015

PLANO ANUAL 2014/2015 PLANO ANUAL 2014/2015 ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO DE APOIO À FAMÍLIA ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO DE APOIO À FAMÍLIA A Componente de Apoio à Família é um projeto de Educação que visa proporcionar às crianças do Jardim

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Escola Básica João Afonso de Aveiro Oficina de Artes 6º ano Planificação Atividades Objetivos Conteúdos materiais Calendarização

Escola Básica João Afonso de Aveiro Oficina de Artes 6º ano Planificação Atividades Objetivos Conteúdos materiais Calendarização Escola Básica João Afonso de Aveiro Oficina de Artes 6º ano Planificação 2018-2019 Atividades Objetivos Conteúdos materiais Calendarização Apresentação. Organização dos lugares na sala de Conhecer o grupo

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO 2014

FÉRIAS DE VERÃO 2014 FÉRIAS DE VERÃO 2014 O Museu da Carris oferece ateliers didáticos, interdisciplinares e criativos, que vão motivar as suas crianças durante o período de férias de Verão! Há muito para aprender, descobrir

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Expressões 3º ano Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Expressões 3º ano Ano Letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Ciclo Planificação Anual de Expressões ano Ano Letivo 2017/2018 Expressão Plástica Construções sugeridas Recorte e colagem Cartazes Impressão sugeridas Recorte

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE C O L É G I O RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE Classificadores plásticos (capa plástica dura

Leia mais

A Vale na Semana Mundial do Brincar Tema: Vem Brincar de Corpo e Alma

A Vale na Semana Mundial do Brincar Tema: Vem Brincar de Corpo e Alma A Vale na Semana Mundial do Brincar 2018 Tema: Vem Brincar de Corpo e Alma Contexto Movimento provocado pela rede Aliança pela Infância no Brasil. Evento experiência para toda a família, envolvendo todos

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1ºCiclo 1º ano Unidade temática / Conteúdos Objetivos específicos Critérios de MUSICAL Jogos de Voz Corpo Dizer rimas e lengalengas Entoar rimas e lengalengas Cantar canções Reproduzir pequenas melodias

Leia mais

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 EPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho e aos pares. A Explorar as atitudes de: imobilidade/mobilidade, contração

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: DESENHO A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Artes Visuais ANO: 11.º - ANO LETIVO: 2018/19 MANUAL:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de Atividades Férias da Páscoa 2015

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de Atividades Férias da Páscoa 2015 Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de s Férias da Páscoa 2015 Plástica alusiva à Primavera Os desenhos mágicos motricidade fina e a destreza manual Desenvolver o sentido cromático Assinalar

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar 2.º ANO DE ESCOLARIDADE EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA Domínio/ Metas a atingir Subdomínio JOGOS DE EXPLORAÇÃO Corpo: 1. Movimentar- se de forma livre e pessoal: sozinho/aos pares; 2. Explorar as atitudes

Leia mais

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO ROTAS DE APRENDIZAGEM 2016-2017 Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO Projeto 1 Executar uma capa individual - Decorar e identificar a capa Tema: desafia-te a fazer Maravilhas TEMPO PREVISTO - 3 quinzenas -

Leia mais

CIDADE PARA CRIANÇAS

CIDADE PARA CRIANÇAS CIDADE PARA CRIANÇAS CURSO DE OFICINAS EDUCATIVAS Aprendizagem espacial é essencial para o desenvolvimento das crianças. O espaço e o ambiente onde estamos inseridos determinam em muitas medidas nossa

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA Planificação Anual 2016-2017 Disciplina: Expressão Plástica - 10º ano M Professores: Ana Araújo e Pedro Domingues 1 - Estrutura e finalidades da disciplina

Leia mais

Pré-Escolar e 1.º Ciclo

Pré-Escolar e 1.º Ciclo Pré-Escolar e 1.º Ciclo Atividades Escolas Horário Realização de um Peddy Paper pela freguesia intitulado Vamos descobrir a Freguesia ; Construção de um puzzle coletivo a partir das peças pintadas por

Leia mais

ateliers para crianças um verão nas belas-artes

ateliers para crianças um verão nas belas-artes ateliers para crianças um verão nas belas-artes se tem em casa um pequeno artista entre os 7 e os 10 anos de idade, junte-se a nós! Bem vindo à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa! A partir

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1ºCiclo 2º ano MUSICAL Jogos de exploração Voz Corpo Dizer rimas e lengalengas Entoar rimas e lengalengas Cantar canções Reproduzir pequenas melodias Experimentar sons vocais (todos os que a criança é

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: DESENHO DE COMUNICAÇÃO CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Design ANO: 1º ANO LETIVO: 2018/2019

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano letivo 2016/2017 2. Conhecer formas geométricas no âmbito dos elementos da 4. Dominar a aquisição de conhecimento geométrico. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano letivo 2016/2017

Leia mais

PROGRAMA SERVIÇO EDUCATIVO Museu da Carris 2016/2017

PROGRAMA SERVIÇO EDUCATIVO Museu da Carris 2016/2017 PROGRAMA SERVIÇO EDUCATIVO Museu da Carris 2016/2017 SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CLARA COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA. EB Eurico Gonçalves 2014/2015

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CLARA COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA. EB Eurico Gonçalves 2014/2015 JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CLARA COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA EB Eurico Gonçalves 2014/2015 INTRODUÇÃO O projeto da Componente de Apoio à Família visa receber as crianças e permanecer com elas, antes e

Leia mais

Projeto Curricular do Bibe Amarelo

Projeto Curricular do Bibe Amarelo Área de Formação Pessoal e Social Educação Para os Valores Independência Autonomia Assertividade Partilha do Poder Vivência de Valores Democráticos Participação Justiça Responsabilidade Cooperação Consciência

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

ESBOÇOS RÁPIDOS - AQUECIMENTO min

ESBOÇOS RÁPIDOS - AQUECIMENTO min FORMAS ARTIFICIAIS SINOPSE: Desenho à vista de um objecto do quotidiano. Exercício a realizar em várias fases: 1º. Em A4,vários esboços segundo diversos pontos de vista captando a morfologia global do

Leia mais

Início da unidade de trabalho, pequena explicação aos alunos da mesma

Início da unidade de trabalho, pequena explicação aos alunos da mesma MASCARILHA DE CARNAVAL Ano Letivo: 2012/2013 DOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES ATIVIDADES MATERIAIS / RECURSOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Técnica Produzir objectos plásticos explorando temas, ideias e situações

Leia mais

/

/ Página 1 2209.99.522393 GRAFISMO - LABIRINTO MAGNÉTICO 35,5X37,5X5CM 2209.99.308700 JOGO DA FLORESTA 2209.99.522040 JOGO DAS CORES Página 2 2209.99.522864 JOGO DAS SOMBRAS 2209.99.522428 RESULTA - JOGO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO Temas Conteúdos e aprendizagens Apropriação e Reflexão Descoberta e organização progressiva de volumes: Explorar e tira plasticidade: terra, areia, barro. Modelagem e escultura:. Interpretação e Comunicação

Leia mais

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical A ação educativa nas Semanas Temáticas do Museu da CARRIS é vocacionada para crianças e jovens adolescentes. Propõe a realização de atividades lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações

Leia mais

DESENHO A 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LETIVO 2018/2019

DESENHO A 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LETIVO 2018/2019 DESENHO A 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LETIVO 2018/2019 O programa é elaborado dentro dos princípios de flexibilidade, continuidade e adequação à realidade. Também de acordo com as indicações

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1º ANO LETIVO:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO

PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO / - Utilizar várias técnicas: colagem, recorte impressão, - Ligar e colar elementos para uma construção. de exploração do corpo de exploração da voz / Cartazes - Movimentar-se

Leia mais

Envolver Programa do Serviço Educativo Aniversários.

Envolver Programa do Serviço Educativo Aniversários. Envolver Programa do Serviço Educativo 2015-2016 www.museuberardo.pt/aniversarios 2 A revolta das cores 3-5 anos Cada boião de tinta tem a sua cor e cada cor tem a sua função: há o azul do mar, o vermelho

Leia mais

AULA FORMAS GEOMÉTRICAS EM CAMADAS

AULA FORMAS GEOMÉTRICAS EM CAMADAS AULA 3.3 - FORMAS GEOMÉTRICAS EM CAMADAS Nessa aula você vai aprender como trabalhar com as formas geométricas para facilitar a construção de uma figura. Antes de começar cada desenho, faça uma análise

Leia mais

3º ANO DE ESCOLARIDADE

3º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar Atividades Objetivos Intervenientes Recursos/Custos Calendário Avaliação Receção na sala de aula (cada sala será identificada por uma fruta) Apresentação das equipes de sala às crianças Exploração de materiais

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL 9ºANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL 9ºANO PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL 9ºANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno è capaz de: identificar a evolução histórica dos elementos de construção e representação da perspetiva; distinguir

Leia mais

Planificação anual 5.º ano ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO. Diagnóstico

Planificação anual 5.º ano ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO. Diagnóstico Educação Visual Planificação anual 5.º ano Domínios Objetivos gerais Conteúdos ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO T5 TÉCNICA 1. Conhecer materiais respetivos suportes

Leia mais

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017 Ano letivo 2016/2017 ATIVIDADE DE EXPRESSÃO MOTORA 1º/2º/3º Período Deslocamentos e - Desenvolver a coordenação - Realização de corrida e transposição de obstáculos; Participação e equilíbrios motora global

Leia mais

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico

Leia mais

Planificação Trimestral de Expressões / Áreas Curriculares Não Disciplinares

Planificação Trimestral de Expressões / Áreas Curriculares Não Disciplinares Planificação Trimestral de Expressões / Áreas Curriculares Não Disciplinares Áreas Físico Motora /Temas Jogos individuais coletivos rítmicas expressivas Deslocamentos e equilíbrios Percursos na natureza

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 5º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 5º ANO Ano lectivo de 2014/15 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 5º ANO Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos. - Distinguir características de vários materiais riscadores (lápis de grafite,

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Creche Paranapiacaba Turma: 1 ciclo inicial Educação Infantil Integral 1 ano e 10 meses a 2 anos a 10 meses. Os livros,

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS TÉCNICA

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS TÉCNICA DISCIPLINA: Educação Visual ANO DE ESCOLARIDADE: 7º Ano 2013/2014 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS TÉCNICA - Comunicação Visual e Elementos

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO - 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Técnica T7 - Desenhar objetos simples presentes no espaço envolvente, utilizando materiais básicos de desenho técnico

Leia mais

Futuro à vista! Sonha e Constrói. Férias Positivas! verão jun a 13 jul

Futuro à vista! Sonha e Constrói. Férias Positivas! verão jun a 13 jul Futuro à vista! Sonha e Constrói 18 jun a 13 jul Férias Positivas! Férias Positivas! é o programa de férias da Ousar Crescer. Combina: Atividades diversificadas e divertidas Desenvolvimento pessoal Oferece:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Fase Diagnostica I Desenho de observação 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Fase Diagnostica I Desenho de observação 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES SECUNDÁRIO DISCIPLINA: DESENHO, A TURMA 11.F ANO: 11º ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

Planificação Anual. Calendarização. Atividades /Estratégias. Avaliação

Planificação Anual. Calendarização. Atividades /Estratégias. Avaliação Planificação Anual Professor: Helena Cristina Pina Nunes Tomás Disciplina: Educação Visual Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio /Objetivos Descritores de Desempenho Atividades /Estratégias Avaliação

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º Ano 3.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º Ano 3.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º Ano 3.º CICLO Instrumentos de Avaliação Ponderação (%) Ponderação por domínio Domínios Capacidades/Conhecimentos Técnica T7 OBJETIVO GERAL (1): Diferenciar

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Justificação do Serviço Educativo CMAS

Justificação do Serviço Educativo CMAS Justificação do Serviço Educativo CMAS A FIGURA DE ABEL SALAZAR Visita à Casa- Museu As visitas à Casa- Museu são sempre guiadas. Nestas visitas é dado a conhecer o espaço onde Abel Salazar viveu ao longo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE EXPRESSÕES setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE EXPRESSÕES setembro/outubro setembro/outubro Modelagem e escultura Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diversos materiais Modelar usando apenas as mãos (barro, plasticina, areia, ) Construções de exploração

Leia mais

CATÁLOGO DE MATERIAL DIDÁCTICO

CATÁLOGO DE MATERIAL DIDÁCTICO 2209.05.106306 ALFABETO EM MAD FACE DUPLA C/BRAILLE - 26P 2209.99.522393 GRAFISMO - LABIRINTO MAGNÉTICO 35,5X37,5X5CM 2209.99.308700 JOGO DA FLORESTA 2209.99.522040 JOGO DAS CORES 2209.99.522864 JOGO DAS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO 2012 / 2013 As metas do 7º ano, incidem sobre os seguintes conteúdos:, desenho expressivo, sólidos e poliedros,, cor, expressão e decomposição da forma, comunicação

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO PLANIFICAÇÃO Objetivos gerais: EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO PLANIFICAÇÃO DIFERENCIAR MATERIAIS BÁSICOS DE DESENHO TÉCNICO NA REPRESENTAÇÃO E CRIAÇÃO DE formas. CONHECER FORMAS GEOMÉTRICAS NO ÂMBITO DOS ELEMENTOS DA REPRESENTAÇÃO.

Leia mais

ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS?///////////////////3 CAIXA MÁGICA//////////////////////////////////////////4

ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS?///////////////////3 CAIXA MÁGICA//////////////////////////////////////////4 3 7 Anos ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS?///////////////////3 CAIXA MÁGICA//////////////////////////////////////////4 CASINHA, CASARÃO, ONDE É QUE ELES VIVERÃO?//////////////////////////////////////////5 QUE FEITIÇO

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Subdomínio: Jogos (Meta 2) Subdomínio: Patinagem, Atividades Rítmicas e Expressivas, Percursos na Natureza, Natação. (Meta 3) Perícia e manipulação.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Educação Visual Planificação anual - 7º Ano Ano letivo 2017/2018 Domínios Metas Curriculares Objectivos gerais Descritores de desempenho Conteúdos Recursos Avaliação Calendarização Técnica Representação

Leia mais

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar SETEMBRO A minha escola Conhecer os diferentes espaços da Instituição, regras da e da escola; Adquirir hábitos de atenção, observação

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

PLANO ANUAL DE ESCOLA

PLANO ANUAL DE ESCOLA a) 1º Ciclo Semana Tema 16 Reunião de Pais 20 / 24 Regresso às aulas PLANO ANUAL DE ESCOLA 3 - Planos de Acção Actividades Informa ações gerais Eleição do representante de Turma Dar a conhecer o regulamento

Leia mais

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, como território

Leia mais

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência.

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência. Oficina 14: Cartografia Atividade 1- Eu, um ponto de referência. 1 Apresentação do problema - Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor; - Desenvolver as primeiras noções de

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL - 9.º ANO DE EDUCAÇÃO VISUAL - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno è capaz de: identificar a evolução histórica dos elementos de construção e representação da perspetiva; distinguir e caracterizar

Leia mais

DESENHO E PINTURA * 2 FASCÍCULOS * PALETA * TINTA ÓLEO PRÓXIMA ENTREGA: FUNDAMENTOS O encaixe: primeiros passos. AGUARELA Noções básicas CURSO DE

DESENHO E PINTURA * 2 FASCÍCULOS * PALETA * TINTA ÓLEO PRÓXIMA ENTREGA: FUNDAMENTOS O encaixe: primeiros passos. AGUARELA Noções básicas CURSO DE CURSO DE PRÓXIMA ENTREGA: * 2 FASCÍCULOS FUNDAMENTOS O encaixe: primeiros passos AGUARELA Noções básicas * PALETA * TINTA ÓLEO 3,95e POR APENAS SEMANALMENTE NAS BANCAS UMA NOVA ENTREGA Constituição da

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

Planificação das Férias De 17 a 21 de Junho de 2013 Escola Parque das Nações Tema: Sabor de Verão

Planificação das Férias De 17 a 21 de Junho de 2013 Escola Parque das Nações Tema: Sabor de Verão De 17 a 21 de Junho de 2013 Tema: Sabor de Verão 2ªFeira 17 Junho Dinâmica de grupo (Regras para as férias) Placar de verão 18 Junho Manhã animada (música) Ensaio da Marcha 19 Junho Passeio pelo Parque

Leia mais