Energia potencial elétrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Energia potencial elétrica"

Transcrição

1 Energia potencial elétrica Foi descoberto empiricamente que a força elétrica é uma força conservativa, portanto é possível associar a ela uma energia potencial. Quando uma força eletrostática age sobre duas ou mais partículas de um sistema, podemos associar a esse sistema uma energia potencial elétrica U. Se a configuração do sistema muda de um estado inicial i para um estado final f, a força eletrostática exerce um trabalho W sobre as partículas. Da mecânica, temos a relação: ΔU = U f U i = -W Como acontece com qualquer força conservativa, o trabalho realizado por ela é independente da trajetória. Assim, se uma força elétrica desloca uma partícula de um ponto a para um ponto b, independente da trajetória, essa força então realizará um trabalho W sobre essa partícula, alterando a energia potencial do sistema. A partir da análise acima, vemos que o trabalho realizado para deslocar uma carga de um ponto a outro está relacionado com a variação da energia potencial. É possível, entretanto, definir a energia potencial em um ponto específico, a partir do trabalho. Para isso, basta fazer o ponto inicial do deslocamento tender ao infinito. Nessa situação, U i é a energia potencial no infinito, e tem o valor zero. Assim, a energia potencial em um ponto U (ou U f no caso da variação) é dado por: U = -W. Pela definição geral de trabalho, temos que: W= F d onde o vetor deslocamento d não depende da trajetória. A força em questão é a força elétrica, que é gerada pelo campo elétrico E: W=(q Ē) d

2 ou seja, a energia potencial de uma partícula carregada na presença de um campo elétrico depende do valor da carga. Potencial elétricos Suponha que uma carga de prova q 1 = 1,6 x C esteja em um meio onde existe um campo elétrico E, e nesse ponto ela possui uma energia potencial elétrica de 2,4 x J. Essa energia é obtida a partir do trabalho W (W = Fd) da força elétrica (F = qe) para deslocar essa carga. Expressando a energia potencial por unidade de carga, temos: U q = 2, J =150 J /C 1, C Se colocarmos uma carga q 1 = 3,2 x C no mesmo ponto, a força elétrica sobre essa carga irá dobrar, assim como o trabalho realizado por ela, e consequentemente a energia potencial elétrica nesse ponto (U = 4,8x10-17 J). Se expressarmos novamente a energia potencial por unidade de carga, para essa nova configuração: U q = 4, J =150J /C 3, C Assim, a energia potencial por unidade de carga, que pode ser representada por U/q, não depende da carga da partícula e é uma característica apenas do campo elétrico na região do espaço que está sendo investigada. Essa energia potencial por unidade de carga em um ponto no espaço é chamada de potencial elétrico e é uma grandeza escalar representada pela letra V. Assim: V = U q A diferença de potencial elétrico ΔV entre dois pontos i e f é igual à diferença entre os potenciais elétricos nos dois pontos:

3 Δ V =V f V i = U f q U i q = Δ U q consequentemente; Δ V = W q A diferença de potencial entre dois pontos é, portanto, o negativo do trabalho realizado pela força eletrostática para deslocar uma carga unitária de um ponto para outro. Como a grandeza potencial elétrico é muito utilizada em elétrica, foi atribuída outra unidade no SI, o volt [V], em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta, que é creditado como inventor da bateria elétrica. Logo, 1 V = 1 J / 1 C. Com uma manipulação simples de unidades: ( 1 N C )( 1V C 1J 1J )( 1N m ) =1 V m ou seja, o campo elétrico também pode ser expresso em V/m, unidade também aceita no SI. Da mesma forma que foi feita uma análise geométrica com campo elétrico, onde foram definidas as linhas de campo, é possível fazer uma análise geométrica do potencial elétrico, identificando no espaço pontos vizinhos que possuem o mesmo valor de potencial. A união desses pontos forma uma superfície equipotencial.

4 Observando as figuras, é fácil perceber que as superfícies equipotenciais são sempre perpendiculares às linhas de campo elétrico. Além disso, superfícies equipotenciais diferentes possuem potenciais elétricos diferentes, portanto, há sempre uma diferença de potencial entre duas superfícies equipotenciais. Por outro lado, se uma partícula carregada se desloca de um ponto a outro de uma mesma superfície equipotencial, independente da trajetória, não há mudança na energia potencial, portanto não há realização de trabalho. Cálculo do potencial a partir do campo elétricos Considere um campo elétrico qualquer, representado pelas linhas de campo da figura abaixo, e uma carga positiva q 0 que se move do ponto i para o ponto f, percorrendo a trajetória indicada. Em todos os pontos da trajetória, há uma força força eletrostática q 0 E agindo sobre a carga enquanto ela sofre um deslocamento elementar ds. A partir da definição de trabalho: W= F s onde s é o vetor deslocamento. Podemos calcular o trabalho realizado para cada deslocamento elementar: dw = F ds dw =q 0 Ē ds O trabalho total realizado para deslocar a partir, portanto, será a soma dos trabalhos realizados para cada deslocamento elementar:

5 f W=q 0 Ē ds i Substituindo o trabalho pela sua expressão em função do potencial elétrico: f V f V i = i Ē ds Se o campo elétrico é conhecido em todos os pontos de uma certa região, então é possível calcular a diferença de potencial entre quaisquer dois pontos dessa região. Potencial produzido por uma carga pontual Para se obter o potencial elétrico em ponto P localizado a uma distância R de uma carga pontual, podemos usar a expressão anterior, fazendo como ponto final o infinito, onde o potencial é zero. Como a diferença de potencial é o trabalho realizado por unidade de carga, a trajetória da carga de prova deslocada não interfere no resulta. Para uma carga puntiforme, é conveniente escolher uma trajetória radial, pois: Ē ds=e ds cos 0=E ds Dessa forma: V f V i = Ē ds R como a trajetória ds é radial, ela pode ser substituída por dr: q 0 V i = [ R 4 π ε r ] dr 2 V i = q 4 π ε [ 1 q dr= R r ] 2 4πε [ 1 r ]R V i = 1 q 4 π ε R

6 Fazendo a distância R como variável, temos a expressão genérica do potencial gerado por uma carga puntiforme: V = 1 q 4 π ε r [V] O potencial elétrico, como dito anteriormente, é uma grandeza escalar. Analisando a equação acima, percebe-se que uma carga positiva produz um potencial positivo, e uma carga negativa produz uma carga negativa. Se um conjunto de cargas é distribuída no espaço, é possível determinar o potencial elétrico em um ponto específico através da superposição dos potenciais de cada carga. Por ser uma grandeza escalar, essa superposição é algébrica: n V = V i = 1 n i=1 4π ε i =1 q i r i Exemplo: qual o valor do potencial elétrico no ponto P, situado no centro do quadrado de cargas pontuais? Dados: d = 1,3 m q 1 = 12 nc q 2 = -24 nc q 3 = 31 nc q 4 = 17 nc Potencial gerado por uma distribuição de cargas Quando um corpo extenso é carregado, e tem-se uma distribuição contínua de cargas, podemos usar o cálculo diferencial para calcular o potencial elétrico resultante em um ponto específico, assim como foi feito com campo elétrico.

7 Para determinar o potencial, entretanto, esse cálculo é mais simples pois não envolve vetores. Linha de cargas Uma distribuição linear de cargas pode ser expressa pela densidade de cargas e pelo comprimento: q = λ x logo, uma porção infinitesimal dq dessa linha de carga, que se aproxima de uma carga pontual, pode ser expressa como: dq = λ dx consequentemente, o potencial produzido por essa carga pontual é: dv = 1 4π ε λ dx = 1 r 4 π ε λ dx (d 2 +x 2 ) 1/2 O potencial elétrico em um ponto P distante d de uma linha de cargas, localizado em uma das extremidades da linha, pode ser calculado: L V = dv = πε λ dx (d 2 + x 2 1/ 2 ) d ] V = λ 4 π ε [ ln L+(L2 +d 2 ) 1/ 2 Disco carregado

8 Considerando um disco de raio R uniformemente carregado, podemos calcular o potencial elétrico em um ponto P distante z do centro do disco. Para isso basta repetir o mesmo raciocínio anterior para um anel de carga infinitesimal, e somar (integrar) variando o raio de 0 a R. dq = σ (2πR') dr' onde (2πR') dr' é a área do anel. Como o ponto P está a mesma distância de todos os pontos nesse anel infinitesimal, a distância é a mesma para todos os pontos do anel. Considerando o anel infinitesimal como carga puntiforme: dv = 1 dq 4πε r = 1 σ(2 π R ')dr ' 4π ε (z 2 +R ' 2 ) 1/2 integrando para todo o disco: V = dv = σ 2ε 0 R R ' dr ' (z 2 +R ' 2 1/ 2 ) V = σ 2ε ( z2 +R 2 z) Campo elétrico a partir do potencial Uma vez conhecido o cálculo do potencial elétrico a partir do campo, pode-se obter a expressão inversa, determinando o valor do campo a partir do potencial.

9 Suponha que o trabalho realizado pelo campo elétrico para deslocar uma partícula carregada q 0, de uma superfície equipotencial para outra, de distância s, é -q 0 V, onde V é a diferença de potencial entre as duas superfícies equipotenciais. Esse trabalho, pela definição de trabalho de uma força, é: W= F s=(q 0 Ē) s igualando as duas quantidades: q 0 V =(q 0 Ē) s=q 0 E cosθ s Para uma variação pontual dessas grandezas: q 0 dv =(q 0 Ē) ds=q 0 E cosθ ds E cosθ= dv ds E= V s No caso simples, de um campo elétrico uniforme, a expressão acima pode ser expressa na forma: E= Δ V Δ s Energia potencial elétrica de um sistema de cargas A partir das definições expostas de energia potencial e potencial elétrico, podemos definir como energia potencial de um sistema de cargas fixas no espaço como o trabalho que deve ser executado para montar o sistema, começando com as cargas a uma distância infinita entre elas. Podemos fazer essa análise para um par de cargas separadas por uma distância r. Deslocar a primeira carga do infinito para sua posição final não acarreta em trabalho de nenhuma grandeza elétrica. Deslocar a segunda carga, entretanto, envolve o campo elétrico produzido pela primeira. Portanto, o potencial elétrico gerado pela carga 1 no ponto onde a carga 2 foi colocada é:

10 V = 1 q 1 4 π ε r Assim, a energia potencial do par de cargas pontuais é: U=W =q 2 V = 1 q 1 q 2 4πε r No caso de mais de duas cargas, basta resolver o sistema para cada combinação de pares de cargas, devido ao princípio da conservação de energia e a natureza escalar dessa grandeza. Exemplo: 3 cargas pontuais estão localizadas nos vértices de um triângulo equilátero de lado d. Qual a energia potencial elétrica desse sistema, dados os valores de carga abaixo? d = 12 cm q 1 = +q q 2 = -4q q 3 = +2q resposta: -17 mj Questionamento: se o campo elétrico é nulo no interior de um condutor carregado, como é o potencial elétrico nesse interior? Por quê?

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias Introdução Um dos objetivos da Física é determinar

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 24 Potencial Elétrico Copyright 24-1 Potencial Elétrico O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por Carga de prova q 0 no ponto P onde

Leia mais

Potencial Elétrico 1

Potencial Elétrico 1 Potencial Elétrico 1 Vamos começar com uma revisão: Quando uma força atua sobre uma partícula que se move de um ponto a até um ponto b, o trabalho W realizado pela força é dado pela integral de linha:

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 24 Potencial Elétrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Energia Potencial Elétrica... O U x x f i F( x) dx F(x) x i x x f x Na Mecânica, nós definimos

Leia mais

Tipos de forças. - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são:

Tipos de forças. - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são: Tipos de forças - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são: - a) forças conservativas: são forças cujo trabalho não depende da trajetória. Exemplo: força gravitacional, elástica,

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges O Potencial Elétrico Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III ENERGIA POTENCIAL Bacharelado em Engenharia Civil Física III Prof a.: D rd. Mariana de Faria Gardingo Diniz A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele

Leia mais

AULA 04 ENERGIA POTENCIAL E POTENCIAL ELÉTRICO. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas

AULA 04 ENERGIA POTENCIAL E POTENCIAL ELÉTRICO. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas ELETROMAGNETISMO AULA 04 ENERGIA POTENCIAL E POTENCIAL ELÉTRICO Se um carga elétrica se move de um ponto à outro, qual é o trabalho realizado sobre essa carga? A noção de mudança de posição nos remete

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias Campo Elétrico A força elétrica exercida por uma carga

Leia mais

Forças de ação à distância têm atreladas a si um campo, que pode ser interpretado como uma região na qual essa força atua.

Forças de ação à distância têm atreladas a si um campo, que pode ser interpretado como uma região na qual essa força atua. Forças de ação à distância têm atreladas a si um campo, que pode ser interpretado como uma região na qual essa força atua. Por exemplo, a força gravitacional está relacionada a um campo gravitacional,

Leia mais

Física 3. Resumo e Exercícios P1

Física 3. Resumo e Exercícios P1 Física 3 Resumo e Exercícios P1 Resuminho Teórico e Fórmulas Parte 1 Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv

Leia mais

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual Campo Elétrico Ao tentar explicar, ou entender, a interação elétrica entre duas cargas elétricas, que se manifesta através da força elétrica de atração ou repulsão, foi criado o conceito de campo elétrico,

Leia mais

Física. Resumo Eletromagnetismo

Física. Resumo Eletromagnetismo Física Resumo Eletromagnetismo Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv Força Elétrica Duas formas de calcular:

Leia mais

Potencial Elétrico. Energia. Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho.

Potencial Elétrico. Energia. Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho. Eletricidade e Magnetismo - IME Potencial Elétrico Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Energia Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho. Equipamentos

Leia mais

Aula 4: O Potencial Elétrico. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros

Aula 4: O Potencial Elétrico. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros Aula 4: O Potencial Elétrico Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros Potencial elétrico Como podemos relacionar a noção de força elétrica com os conceitos de energia e trabalho? Definindo

Leia mais

2 Diferença de Potencial e Potencial Eletrostático

2 Diferença de Potencial e Potencial Eletrostático Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 3 - Potencial Eletrostático Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, estudaremos o potencial eletrostático criado por cargas

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho ENERGIA POTENCIAL Prof. Márcio Marinho Energia potencial gravitacional (Energia armazenada) Energia potencial elástica (Energia armazenada) Energia potencial elétrica (Energia armazenada) q E p = K Q q

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana Para a determinação do campo elétrico produzido por um corpo, é possível considerar um elemento de carga dq e assim calcular o campo infinitesimal de gerado. A partir desse princípio, o campo total em

Leia mais

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos FÍSICA III 1/2008 Lista de roblemas 02 Campos elétricos A C Tort 18 de Março de 2008 roblema 1 H.M. Nussenzveig: Curso de Física básica, vol. 3, Eletromagnetismo, Cap. 3, problema 4. Dois fios retilíneos

Leia mais

Cap. 22. Campos Elétricos. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 22. Campos Elétricos. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 22 Campos Elétricos Copyright 22-1 O Campo Elétrico? Como a partícula 1 sabe da presença da partícula 2? Isto é, uma vez que as partículas não se tocam, como pode a partícula 2 empurrar a partícula

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

Potencial Elétrico. Objetivos: Determinar a Energia Potencial Elétrica e o Potencial Elétrico de um sistema de cargas pontuais e disformes;

Potencial Elétrico. Objetivos: Determinar a Energia Potencial Elétrica e o Potencial Elétrico de um sistema de cargas pontuais e disformes; Potencial Elétrico Objetivos: Determinar a Energia Potencial Elétrica e o Potencial Elétrico de um sistema de cargas pontuais e disformes; Sobre a Apresentação Todas as gravuras, senão a maioria, são dos

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2019/1 Data: 24/04/2019 Seção 1: Múltipla Escolha (6 0,8 = 4,8 pontos) 1. Um grão de poeira

Leia mais

Eletrostática. Antonio Carlos Siqueira de Lima. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica

Eletrostática. Antonio Carlos Siqueira de Lima. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Eletrostática Antonio Carlos Siqueira de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Agosto 2008 1 Campo Elétrico Campo Elétrico Devido a Distribuições

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho de Carvalho - Eletrostática Densidade de Fluxo Elétrico e Lei de Gauss (Páginas 48 a 55 no livro texto) Experimento com esferas concêntricas Densidade de Fluxo elétrico (D) Relação entre D e E no vácuo

Leia mais

1 f =10 15.) q 1. σ 1. q i. ρ = q 1. 4πa 3 = 4πr 3 q i = q 1 ( r a )3 V 1 = V 2. 4πr 2 E = q 1. q = 1 3, q 2. q = 2 3 E = = q 1/4πR 2

1 f =10 15.) q 1. σ 1. q i. ρ = q 1. 4πa 3 = 4πr 3 q i = q 1 ( r a )3 V 1 = V 2. 4πr 2 E = q 1. q = 1 3, q 2. q = 2 3 E = = q 1/4πR 2 1 possui uma carga uniforme q 1 =+5, 00 fc e a casca Instituto de Física - UFF Física Geral e Experimental I/XVIII Prof. Hisataki Shigueoka http://profs.if.uff.br/ hisa possui uma carga q = q 1. Determine

Leia mais

Campo Elétrico 2 Objetivos:

Campo Elétrico 2 Objetivos: Campo Elétrico 2 Objetivos: Apresentar a discretização do espaço para a resolução de problemas em coordenadas: Cartesianas; Polar; Aplicar a discretização do espaço para resolução de problemas de campo

Leia mais

Terceira Lista - Potencial Elétrico

Terceira Lista - Potencial Elétrico Terceira Lista - Potencial Elétrico FGE211 - Física III Sumário Uma força F é conservativa se a integral de linha da força através de um caminho fechado é nula: F d r = 0 A mudança em energia potencial

Leia mais

Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi

Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi Física Geral e Experimental 2, Eng. Civil 2018 Capacitores Definição O que é um capacitor? Quais são suas propriedades? O que é capacitância, como é calculada?

Leia mais

Potencial Elétrico. 3.1 Energia Potencial e Forças Conservativas

Potencial Elétrico. 3.1 Energia Potencial e Forças Conservativas Capítulo 3 Potencial Elétrico 3.1 Energia Potencial e Forças Conservativas O trabalho W realizado por uma força F ao longo de um caminho C orientado de um ponto a um ponto P é dado por W C P P F d l (3.1)

Leia mais

Instituto de Física UFRJ

Instituto de Física UFRJ AC TORT 1/9 1 Instituto de Física UFRJ 1 a Avaliação a Distância de Física 3A - AD1 Soluções Pólo : Nome : Segundo Semestre de 9 Data: 1 o Q o Q 3 o Q 4 o Q Nota Assinatura : Problema 1 Considere um condutor

Leia mais

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R.

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R. 1. O campo elétrico no interior de uma esfera não-condutora de raio R, com carga distribuída uniformemente em seu volume, possui direção radial e intensidade dada por E(r) = qr 4πɛ 0 R 3. Nesta equação,

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho de Carvalho - Eletrostática Energia e Potencial Elétrico (Capítulo 4 - Páginas 75 a 84no livro texto) Energia despendida no movimento de uma carga imersa num campo Elétrico. Diferença de potencial e potencial.

Leia mais

Montagem de uma configuração de cargas

Montagem de uma configuração de cargas Montagem de uma configuração de cargas F(Q, q, d) + Q A tendência natural do sistema é desenvolver-se de forma que as duas cargas se distanciem ao máximo uma da outra. d q Assim, a esta configuração de

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Exercícios Sugeridos (14 de março de 2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. B25.10 Considere dois pontos numa região onde há um campo

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2017 23/09/2017 ALUNO Gabarito NOTA DA TURMA PROF. PROVA 1 Assine a prova antes de começar. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 2 Os professores não poderão

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho de Carvalho - Eletrostática Potencial de distribuições de cargas e campos conservativos (Capítulo 4 - Páginas 86 a 95) Potencial Elétrico de distribuições contínuas de cargas Gradiente do Campo Elétrico

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. onde. é o potencial elétrico, a energia potencial e a carga. A unidade no S.I.

POTENCIAL ELÉTRICO. onde. é o potencial elétrico, a energia potencial e a carga. A unidade no S.I. POTENCIAL ELÉTRICO Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Ao tomarmos uma carga de prova q e a colocarmos

Leia mais

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância.

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância. Campo Elétrico Campo elétrico: O campo elétrico desempenha o papel de transmissor de interações entre cargas elétrica, ou seja, é o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO

CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO AULA 24 1- CAMPO ELÉRTRICO CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO Campo elétrico é uma região do espaço modificada (perturbação eletrostática) pela presença de um corpo eletrizado (carga fonte). Considere

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS I Laboratório de Física OBJETIVOS Identificar e descrever linhas de força a partir de superfícies euipotenciais. Medir a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Comparar

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 1 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO Fixação 1) Qual dos seguintes gráficos melhor representa a intensidade (E) do campo elétrico de uma carga pontual em função da distância (d) entre a carga

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 10 - FÍSICA III

LISTA DE EXERCÍCIOS 10 - FÍSICA III LISTA DE EXERCÍCIOS 10 - FÍSICA III 1. Dois prótons no núcleo de um átomo de U 238 estão separados de 6 x 10-15 m. Qual a energia potencial associada com a força elétrica que age entre essas duas partículas?

Leia mais

7. Potencial eletrostático

7. Potencial eletrostático 7. Potencial eletrostático Em 1989 Wolfgang Paul recebeu o prémio Nobel da física pela sua invenção da armadilha de iões que permite isolar um ião. Com essa invenção tornou-se possível estudar um átomo

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

Eletromagnetismo I - Eletrostática

Eletromagnetismo I - Eletrostática - Eletrostática Potencial de distribuições de cargas e campos conservativos (Capítulo 4 - Páginas 86 a 95) Potencial Elétrico de distribuições contínuas de cargas Gradiente do Campo Elétrico Campos conservativos

Leia mais

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO 1. As condições típicas relativas a um relâmpago são aproximadamente as seguintes: (a) Diferença de potencial entre os pontos de descarga igual a 10 9 V; (b) Carga

Leia mais

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II - Eletrostática Fluxo Magnético e LGM (Capítulo 7 Páginas 207a 209) Princípio da Superposição

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova PUC-RIO CB-CTC FIS5 P DE ELETROMAGNETISMO 8.4. segunda-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas da

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

Força elétrica e Campo Elétrico

Força elétrica e Campo Elétrico Força elétrica e Campo Elétrico 1 Antes de Física III, um pouco de Física I... Massas e Campo Gravitacional 2 Força Gravitacional: Força radial agindo entre duas massas, m 1 e m 2. : vetor unitário (versor)

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

Potencial Elétrico. Objetivos: Explorar o Potencial Elétrico de cargas pontuais e distribuições contínuas de cargas.

Potencial Elétrico. Objetivos: Explorar o Potencial Elétrico de cargas pontuais e distribuições contínuas de cargas. Potencial Elétrico Objetivos: Explorar o Potencial Elétrico de cargas pontuais e distribuições contínuas de cargas. Sobre a Apresentação Todas as gravuras, senão a maioria, são dos livros: Sears & Zemansky,

Leia mais

Aula de Física II - Cargas Elétricas: Força Elétrica

Aula de Física II - Cargas Elétricas: Força Elétrica Prof.: Leandro Aguiar Fernandes (lafernandes@iprj.uerj.br) Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto Politécnico - IPRJ/UERJ Departamento de Engenharia Mecânica e Energia Graduação em Engenharia

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 4. Potencial Elétrico I. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 4. Potencial Elétrico I. Professor Sérgio Gouveia FÍSIC Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 4 Potencial Elétrico I 1. DIFERENÇ DE ENERGI POTENCIL ELÉTRIC ENTRE DOIS PONTOS Considere dois pontos e B no interior de um campo elétrico. Suponhamos que uma partícula

Leia mais

Aula 2 Lei de Coulomb

Aula 2 Lei de Coulomb Aula Lei de Coulomb Introdução Vimos na aula anterior que corpos carregados com carga sofrem interação mutua podendo ser atraídos ou repelidos entre si. Nessa aula e na próxima trataremos esses corpos

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 12 de abril de 2012

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 12 de abril de 2012 Física III - 4320301 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA P1 12 de abril de 2012 Questão 1 Uma distribuição de cargas com densidade linear constante λ > 0 está localizada ao longo do eio no intervalo

Leia mais

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico 1. (F) Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma terceira partícula

Leia mais

Lista de Exercícios 1: Eletrostática

Lista de Exercícios 1: Eletrostática Lista de Exercícios 1: Eletrostática 1. Uma carga Q é distribuída uniformemente sobre um fio semicircular de raio a, que está no plano xy. Calcule a força F com que atua sobre uma carga de sinal oposto

Leia mais

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma

Leia mais

Aula-2 O campo elétrico. Curso de Física Geral F semestre, 2011

Aula-2 O campo elétrico. Curso de Física Geral F semestre, 2011 Aula- O campo elétrico Curso de Física Geral F-38 1 semestre, 11 O campo elétrico Pelo princípio da superposição, vimos que a força que um conjunto de cargas puntiformes q, 1 q,..., q n eerce sobre uma

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM LISTA DE EXERCÍCIOS Recuperação 3 TRIM 2018 1.Na figura a seguir, Q=20μC e q =1,5μC são cargas puntiformes no vácuo. O trabalho realizado pela forca elétrica em levar à carga q do ponto A ao o ponto B

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho de Carvalho - Eletrostática Energia Eletrostática (Capítulo 4 Páginas 00 a 04) Energia potencial de um grupo de cargas pontuais. Energia de uma distribuição contínua de carga. Densidade de energia no campo

Leia mais

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II - Eletrostática Fluxo Magnético e LGM (Capítulo 7 Páginas 207a 209) Princípio da Superposição

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO I) RESUMO DO ESTUDO DE CAMPO ELÉTRICO Cargas elétricas em repouso criam nas suas proximidades campos eletrostáticos. Cada carga cria em particular um campo elétrico em determinado ponto.

Leia mais

2 Campos Elétricos. 2-2 Campos elétricos. Me. Leandro B. Holanda,

2 Campos Elétricos. 2-2 Campos elétricos. Me. Leandro B. Holanda, 2 Campos Elétricos No capítulo anterior vimos como determinar a força elétrica exercida sobre uma partícula 1 de carga +q 1 quando a partícula é colocada nas proximidades de uma partícula 2 de carga +q

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova PUC-RIO CB-CTC FIS05 P DE ELETROMAGNETISMO 5.03.4 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas

Leia mais

Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1

Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1 Aula 03 Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1 Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico Diferença de Potencial Trabalho da força elétrica Relação entre potencial

Leia mais

PROBLEMA DE FÍSICA INDUÇÃO ASSIMÉTRICA

PROBLEMA DE FÍSICA INDUÇÃO ASSIMÉTRICA PROBLEMA DE FÍSICA INDUÇÃO ASSIMÉTRICA Enunciado: É dado um condutor de formato esférico e com cavidade (interna) esférica, inicialmente neutra (considere que esse condutor tenha espessura não-desprezível).

Leia mais

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 22 Campo létrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Quando ocorre a interação no vácuo entre duas partículas que possuem cargas elétricas, como é possível

Leia mais

Lista 2. Física III Prof. Lucas Simões

Lista 2. Física III Prof. Lucas Simões Lista 2 Física III Prof. Lucas Simões (A) Exercícios Energia Potencial Elétrostática e Potencial Elétrico Questão. Uma carga puntiforme q = 2,4 µc é mantida em repouso na origem. Uma segunda carga puntiforme

Leia mais

Aula-2 O campo elétrico

Aula-2 O campo elétrico Aula- O campo elétrico Curso de Física Geral III - F-38 1º semestre, 14 F38 1S14 1 O Campo Elétrico Pelo princípio da superposição, vimos que a força que um conjunto de cargas puntiformes q 1, q,..., q

Leia mais

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante?

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante? Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF) 30 de outubro de 2016 LISTA DE EXERCÍCIOS 2: ASSUNTOS: FORÇA DE COULOMB, CAMPO ELÉTRICO, CAMPO ELÉTRICO PRODUZIDO POR CARGA PONTUAL - DISTRIBUIÇÃO DISCRETA DE CARGAS, CAMPO

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges O campo elétrico Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil http://cursos.if.uff.br/fisica2-2015/ Campo elétrico

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges O campo elétrico Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php Campo

Leia mais

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Relembrando... A LEI DE COULOMB PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO A força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras

Leia mais

Física 3 Turma

Física 3 Turma Física 3 Turma 09903-1 Potencial Elétrico Profa. Ignez Caracelli Física 3 1 Grandezas Grandezas a serem utilizadas devem ser entendidas e diferenciadas campo elétrico E potencial elétrico V energia potencial

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 17/09/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,8 = 5,6 pontos) 3. O campo elétrico

Leia mais

Fundamentos de Física Clássica UFCG Prof. Ricardo. Potencial Elétrico. O que é diferença de potencial (ddp)?

Fundamentos de Física Clássica UFCG Prof. Ricardo. Potencial Elétrico. O que é diferença de potencial (ddp)? Potencial Elétrico O que é diferença de potencial (ddp)? A diferença de potencial entre dois pontos e num campo elétrico, seja ele uniforme ou não, é, por definição, o trabalho por unidade de carga (J/C

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias Introdução Na Física, uma ferramenta importante para a

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA + - + + + + + A B + d + q q - - - - - Q q P d 6.V 5.V V -V c 2.d3.d 4.d 5.d 6.d d 4.V 3.V 2.V Q>0-2.V -3.V -4.V Q

Leia mais

AULA 03 O FLUXO ELÉTRICO. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas

AULA 03 O FLUXO ELÉTRICO. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas ELETROMAGNETISMO AULA 03 O FLUXO ELÉTRICO Vamos supor que exista certa superfície inserida em uma campo elétrico. Essa superfície possui uma área total A. Definimos o fluxo elétrico dφ através de um elemento

Leia mais

1 Definição. 2 Energia potencial elétrica. 3 Relações matemáticas. 4 Legenda. 5 Gráfico do potencial elétrico. 7 Diferença de potencial (ddp)

1 Definição. 2 Energia potencial elétrica. 3 Relações matemáticas. 4 Legenda. 5 Gráfico do potencial elétrico. 7 Diferença de potencial (ddp) 1 Definição 2 Energia potencial elétrica 3 Relações matemáticas 4 Legenda 5 Gráfico do potencial elétrico 6 Potencial criado por várias partículas 7 Diferença de potencial (ddp) 8 Superfície equipotencial

Leia mais

Instituto de Física UFRJ. 1 a Avaliação Presencial de Física 3A - AP1- Soluções. Primeiro Semestre de 2009 AP1 1/ o Q 2 o Q 3 o Q 4 o Q Nota

Instituto de Física UFRJ. 1 a Avaliação Presencial de Física 3A - AP1- Soluções. Primeiro Semestre de 2009 AP1 1/ o Q 2 o Q 3 o Q 4 o Q Nota AP1 1/2009 1 Instituto de Física UFRJ 1 a Avaliação Presencial de Física 3A - AP1- Soluções Pólo : Nome : Assinatura : Primeiro Semestre de 2009 Data: 1 o 2 o 3 o o Nota Problema 1 Considere duas distribuições

Leia mais

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f)

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f) 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 01/ Primeira Prova: 10/1/01 Versão: A F e = q E, E = V, E = k0 q r ˆr Seção 1 Múltipla escolha 10 0,5 = 5,0 pontos) Formulário onde

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET7F Profª Elisabete N Moraes LEI DE GAUSS Lei de Gauss - apresentação Método alternativo

Leia mais

Capítulo 22: Campos Elétricos

Capítulo 22: Campos Elétricos Capítulo 22: Campos Elétricos O Campo Elétrico Linhas de Campo Elétrico Campo Elétrico Produzido por uma Carga Pontual Campo Elétrico Produzido por um Dipolo Elétrico Campo Elétrico Produzido por uma Linha

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO I) RESUMO DE FÓRMULAS DE POTENCIAL ELÉTRICO O potencial elétrico é função da carga que cria o campo elétrico, e assim como o próprio campo elétrico, ele existe independente da existencia

Leia mais

FÍSICA III AULAS 6 E 7 PROFESSORA MAUREN POMALIS

FÍSICA III AULAS 6 E 7 PROFESSORA MAUREN POMALIS FÍSICA III AULAS 6 E 7 PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 3 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 SUMÁRIO Revisão Analogias Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico Superfícies

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Densidade de Fluxo Elétrico e Lei de Gauss (Páginas 48 a 55 no livro texto) Experimento com esferas concêntricas

Leia mais

Aula II Lei de Ohm: ddp, corrente elétrica e força eletromotriz. Prof. Paulo Vitor de Morais

Aula II Lei de Ohm: ddp, corrente elétrica e força eletromotriz. Prof. Paulo Vitor de Morais Aula II Lei de Ohm: ddp, corrente elétrica e força eletromotriz Prof. Paulo Vitor de Morais Veremos nessa aula Potencial elétrico / ddp; Corrente elétrica; Direção e sentido do fluxo; Resistividade; Resistência;

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 31 de março de 2016

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 31 de março de 2016 Física III - 43303 Escola olitécnica - 06 GABARITO DA 3 de março de 06 Questão Quatro cargas puntiformes são colocadas nos vértices,, 3 e 4 de um retângulo, de acordo com a figura abaio. O retângulo tem

Leia mais

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre 1º ano FÍSICA Prof. Cícero º Bimestre 1. (Ufjf-pism 3 017) Duas cargas elétricas, q1 1μC e q 4 μc, estão no vácuo, fixas nos pontos 1 e, e separadas por uma distância d 60 cm, como mostra a figura abaixo.

Leia mais

Física para Zootecnia

Física para Zootecnia Física para Zootecnia Rotação - I 10.2 As Variáveis da Rotação Um corpo rígido é um corpo que gira com todas as partes ligadas entre si e sem mudar de forma. Um eixo fixo é um eixo de rotação cuja posição

Leia mais

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica Eletrostática O átomo, o elétron, o próton e o neutron O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico. Ele consiste em um núcleo central que contém uma carga convencionada de positiva

Leia mais

Segunda Lista - Lei de Gauss

Segunda Lista - Lei de Gauss Segunda Lista - Lei de Gauss FGE211 - Física III 1 Sumário O fluxo elétrico que atravessa uma superfície infinitesimal caracterizada por um vetor de área A = Aˆn é onde θ é o ângulo entre E e ˆn. Φ e =

Leia mais

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 3: Potencial Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Qual é a diferença de potencial necessária para acelerar um elétron do repouso até uma velocidade igual a 40% da velocidade da

Leia mais