3º encontro de Formação do PROINFÂNCIA RETRATO DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Mediadora: Patricia Paim

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3º encontro de Formação do PROINFÂNCIA RETRATO DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Mediadora: Patricia Paim"

Transcrição

1 3º encontro de Formação do PROINFÂNCIA RETRATO DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Mediadora: Patricia Paim

2 PROGRAMAÇÃO MANHÃ 08:00 RECEPÇÃO / CAFÉ DA MANHÃ 08:30 RECEBER OS PROFESSORES EM AMBIENTE COM MÚSICA 08:40 ACOLHIDA 09:00 APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO 09:10 - HORA DO CONTO 09:20 - REVISITANDO AS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA 09:50 EXPOSIÇÃO PARTICIPADA (SLIDES) 11:00 VÍDEO: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR 11:15 - ATIVIDADE EM GRUPO SITUAÇÕES COTIDIANAS 12:00 ALMOÇO (POR CONTA DE CADA PARTICIPANTE) TARDE 13:30 REINÍCIO DAS ATIVIDADES 13:40 SOCIALIZAÇÃO DA ATIVIDADE EM GRUPO 14:25 - APRESENTAÇÃO DO VÍDEO O COTIDIANO NA EI 14:30 (atividades propostas pela coordenação) 16:00 AVALIAÇÃO / ENCAMINHAMENTOS 16:30 ENCERRAMENTO

3 OBJETIVO DO ENCONTRO Dialogar sobre o cuidado, educação e a rotina na Educação Infantil, a partir da concepção atual de criança e de infância, articulando com os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil e RCNei.

4 HORA DO CONTO

5 REVISITANDO AS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA Quem lembra da primeira escola? Que imagens vêm à cabeça? Que lembranças temos das crianças daquele tempo? O que vocês faziam com as outras crianças na escola?

6 O QUE É CUIDAR? O QUE É EDUCA R? O QUE SÃO SITUAÇ ÕES COTIDI ANAS? Cuidar educando e educar cuidando: como cuidado e educação aparecem nas situações cotidianas observadas na EI?

7 A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA HISTÓRIA DE VALORIZAÇÃO E CONQUISTAS Rotina Acolhida/ Adaptação/Inserção Currículo /Planejamento criança protagonista Criação de ambientes/espaços registros das vivências que comunicam

8 Experiências de Aprendizagens com as Múltiplas linguagens: natureza, cultura, corpo e movimento, artes visuais, leitura, escrita, matemática. Instrumentos de Avaliação para acompanhamento das práticas pedagógicas: filmagem, gravação de falas, registros em portifólios, produções individuais e coletivas das crianças, relatórios dos professores, registros dos pais (oral, escrito), Indicadores de Qualidade na EI...

9 . Perfil do educador EI Comprometido com a ética e valores humanos; Conhecimento das crianças /suas famílias; Aceitação; Carinho no trato com crianças/adultos; Dinâmica; Dialogicidade; Escuta da criança, das famílias; Respeito à diversidade; Criticidade...

10 Experimentações Projetos a partir da curiosidade das crianças Combinados Elo entre instituição e família Ludicidade: jogos e brinquedos Foco no processo e não no resultado

11 VÍDEO: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR

12 SITUAÇÕES COTIDIANAS Vamos refletir acerca das situações cotidianas apresentadas?

13 SITUAÇÃO 1 Projeto - Papelões e cavernas: um novo rumo Hoje, trouxe para a roda papelões, bem grandes, como tinha combinado com as crianças ontem. A minha ideia era pintarmos o papelão de azul para fazermos juntos um céu. Quando o abri no meio da roda, Joana (uma das meninas do grupo) pegou nele, jogou para o alto e disse: Parece o teto de uma caverna. Vamos fazer uma caverna, lá tem morcegos... Fiquei paralisada. E agora? Abandono a ideia das tintas e da pintura? E você, o que faria diante de uma situação como essa?

14 Escuta sensível das crianças/ Levantamento do que elas já conhecem sobre o assunto- Dúvidas advindas de suas experiências (Malaguzzi); Planejando projetos a partir da curiosidade destas e problematização da temática que está sendo explorada; Discussão com o grupo de adultos nas reuniões pedagógicas; Busca das fontes: onde podemos achar material que nos ajudem a aprender sobre o assunto; A partir dos dados coletados as crianças podem desenvolver as diversas linguagens / As descobertas cotidianas são fruto da ação- interação das crianças com seu meio e com as pessoas com que convivem; Sistematização por registros e avaliação da produção do grupo.

15 SITUAÇÃO 2 A educadora propõe que as crianças, sentadas em círculo, contem uma história a partir das imagens de um livro. As crianças vão passando as páginas e cada uma conta uma parte da história. Enquanto isso, a educadora, sentada em sua mesa, recorta folhas de cartolina. A cada criança que conta, a educadora, sem tirar os olhos de sua tarefa, comenta sem muito entusiasmo: muito bem. Quando o livro chega às mãos de uma menina, ela diz: então, o tubarão saiu voando... A educadora interrompe e pergunta: tubarão voa? A menina, então, tenta dar continuidade à história, mas não consegue. Você já vivenciou alguma situação semelhante? Como agiu? O que mais chama sua atenção na linguagem das crianças com as quais você trabalha?

16 Práticas de leitura e de escrita em que diferentes tipos de textos estejam presentes; As crianças descobrem sobre a linguagem antes de aprenderem sobre o sistema de representação dessa língua; Reconto de histórias; parlendas; quadrinhas, ditados...

17 SITUAÇÃO 3 Imagine a seguinte situação: no início de uma semana de atividades você reuniu as crianças do seu grupo em roda para saber como foi o fim de semana e para falar de sua proposta de atividade para aquele dia, que tinha sido preparada por você com muito entusiasmo. Contudo, durante a fala das crianças, uma delas foi até a mochila e tirou várias mudas de plantas que preparou com seus pais, que são jardineiros, e começou a falar da importância das plantas em nossas vidas. Depois, propôs plantar as mudas com o grupo naquele dia para que elas não morressem. O que você faria? Justifique sua atitude.

18 Rodas de conversas, onde as crianças expressam-se a partir de suas vivências; A IEI é socialmente construída, constituída por pessoas com seus elementos socioeconômicos e culturais; Constitui-se no momento histórico em que está inserida; A criança pertence a uma família que possui uma história, com valores e hábitos.

19 SITUAÇÃO 4 A adaptação do meu grupo aconteceu do jeito que a gente sabe! Um chororô daqueles! Nesse movimento de despedidas e saudades foram construídos vínculos com cada uma das crianças. Nos primeiros dias, os brinquedos foram importantes parceiros. Muito colo e afeto também garantiram a segurança das crianças. Foi necessário um tempo para nos conhecermos e construirmos harmoniosamente a nossa rotina. Quais são as formas de planejar a acolhida das crianças na primeira semana de atividades, por exemplo? Você já tem tudo predeterminado ou cria, em conjunto, novas estratégias e novas atividades para o grupo que vai chegar?

20 Choro- linguagem fundamental dos bebês; Presença das famílias nas primeiras semanas; Valorização dos objetos trazidos de casa; Construir regras e combinados de convivência do grupo; A segurança da família e da IEI trará estabilidade para criança; Crianças necessitam de tempo para construírem vínculos afetivos.

21 SITUAÇÃO 5 Uma criança se recusa a se alimentar na hora do almoço. Diz que não gosta do verdinho ou do feijão e que não vai comer. Ao mesmo tempo você percebe que outras crianças também estão estranhando a comida. Qual a sua atitude? Como a equipe da instituição pode explorar com as crianças de modo que essa recusa deixe de acontecer ou que as crianças passem a se alimentar melhor?

22 Importância da ingestão de certos alimentos pode ser desenvolvido através de atividades lúdicas, como: Confecção de receitas pelas crianças; Montagem de sanduíches naturais; Organização de um ambiente favorável à prática da alimentação saudável e de convivência entre todos: as crianças se servirem, mesas arrumadas onde as crianças possam se ver...

23 SITUAÇÃO 6 Pense no João. Ele é uma criança considerada levada e inquieta. Na hora de dormir, se recusa terminantemente e diz não estar com sono. Nem quer ficar no ambiente onde estão as outras. O que você faz?

24 Não ser momento obrigatório, provocando situações de desconforto. Respeito às diferenças/individualidades, possibilitando a escolha de suas atividades; Momentos de repouso/ descanso /relaxamento planejados de forma que possam atender àqueles que vão realmente dormir e aos demais que estarão somente descansando ou em atividades calmas; Preparar espaço com colchões, lençois e brinquedos calmos, músicas de ninar ou contação de pequenas histórias em tom suave, afagos; Considerar necessidades das crianças fonte de prazer e bem estar.

25 SITUAÇÃO 7 Imagine como pode ser prazeroso um banho coletivo no chuveirão do quintal ou mesmo um banho de mangueira em pequenos grupos! Você já percebeu como a criança pequena adora brincar com água e sabão? Manusear potinhos de diversos tamanhos, formas e cores? Sendo assim, o que parecia um simples banho pode se transformar em brincadeira prazerosa e momento de desenvolver objetivos, como: reconhecimento das partes do corpo, noções de higiene, movimento amplo do corpo, experimentar sensações variadas, etc.

26 oincentivadas a serem autônomas no momento do banho; osituação prazerosa e de descobertas; opermitir o conhecimento de seu próprio corpo; oestabelecer relações com as outras crianças e adultos; oambientes agradáveis e saudáveis; otemperatura da água e piso adequados; oconversar com os bebês, informando as ações que serão feitas, com gestos delicados (Pickler); ocuidados com higiene: lavar cabelos, cortar unhas, escovar dentes, vestir roupas- hábitos a serem incentivados; ooportunidade para movimentos corporais, contato com outras crianças, estimulação dos sentidos.

27 SITUAÇÃO 8 Como podemos manter uma relação de discussão permanente com as famílias, de modo a garantir uma troca saudável que proporcione o enriquecimento do trabalho? Como a sua instituição organiza espaços de discussão com as famílias das crianças e com a comunidade?

28 Famílias estruturadas de diferentes formas; Conversas; Entrevistas individuais com a família; Preenchimento de fichas de caracterização; Visitas na comunidade; Cardápio do dia na entrada da escola; Envolver as famílias nas atividades cotidianas.

29 SITUAÇÃO 9 A rotina da turma sempre se inicia com uma roda, onde contamos as novidades e realizamos o planejamento do dia. Buscamos incentivar neste momento o direito à fala e à escuta. A hora do lanche sempre foi um orientador do tempo. É depois do lanche que a mãe chega. Antes do lanche, lavamos as mãos: depois do lanche é o pátio. No pátio brincamos com brinquedos ou de jogos coletivos. Depois do pátio, é a hora das atividades diversificadas, da história, e já chega a hora da saída.

30 . Rotina ajuda a estruturar a criança no tempo e no espaço: Chegada Banho de sol para bebês Rodas de conversas Contação de histórias Atividade de pintura Modelagem Desenho Brincadeira na sala Brincadeira na área externa Higiene: bucal, banho, troca de fralda/ roupa...) Alimentação (café da manhã, lanche, almoço, ceia...) Momento do sono/descanso...

31 SITUAÇÃO 10 Tem destinado momentos para conversar com as crianças, dando opiniões e ouvindo às delas? Há momentos para brincadeiras e jogos? Como acontecem os momentos de atividades livres e dirigidas? Todos realizam a mesma atividade ao mesmo tempo? Quando uma criança não tem interesse em realizar a atividade proposta, o que ela faz? Tem possibilidade de optar por outra atividade? Como são organizados os critérios e as regras do grupo? São decididos à priori ou junto com as crianças? As expressões artísticas são valorizadas? Como abordam os conhecimentos comumente chamados de conteúdos (saberes historicamente construídos pela humanidade)?

32 Espaços organizados em cantos; Liberdade para escolher quais vivências criança deseja realizar, demonstrando seus conhecimentos, aprovações, inquietações... Adulto deve observar as ações/ os movimentos/ atitudes das crianças; Momentos para atividade no coletivo, em pequenos grupos, na interação com crianças de grupos diferentes, de forma dirigida; Vivências geradoras de aprendizagens que proporcionam o desenvolvimento das crianças nas relações com o meio físico, cultural, social e afetivo.

33 VÍDEO: O COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INFORMATIVO ESCOLAR. Período Integral. Aluno: Matrícula: Data: / /20. Colégio João Paulo I 1

INFORMATIVO ESCOLAR. Período Integral. Aluno: Matrícula: Data: / /20. Colégio João Paulo I 1 INFORMATIVO ESCOLAR Período Integral Aluno: Turma: Matrícula: Data: / /20. Colégio João Paulo I 1 INFORMATIVO DO HORÁRIO INTEGRAL O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear. As mudanças

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

RELATO 1º SEMESTRE INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ. MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Rose e Silvania

RELATO 1º SEMESTRE INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ. MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Rose e Silvania RELATO 1º SEMESTRE INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Rose e Silvania QUEM É O INTEGRAL? Um semestre se passou e o grupo já não é mais o mesmo. Descobertas, intensidade e desenvoltura

Leia mais

RELATO DO 1º SEMESTRE/2015 INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ. MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Andreza e Clécia

RELATO DO 1º SEMESTRE/2015 INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ. MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Andreza e Clécia RELATO DO 1º SEMESTRE/2015 INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Andreza e Clécia O INTEGRAL Um semestre se passou e o grupo já não é mais o mesmo. Fantasia, imaginação, descobertas,

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

TURNO INTEGRAL cuidado da criança

TURNO INTEGRAL cuidado da criança TURNO INTEGRAL TURNO INTEGRAL O turno inverso permite o cuidado da criança, em um espaço apropriado e seguro, além de possibilitar o convívio com pares da mesma faixa etária, em um ambiente estimulador

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Integral 1º ano. 17h45 18h30 Descanso Descanso Descanso Descanso Descanso

Integral 1º ano. 17h45 18h30 Descanso Descanso Descanso Descanso Descanso Integral 1º ano Manhã 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 7h20 8h Jogos pedagógicos Oficina de modelagem Parque Brinquedoteca Jogos pedagógicos 8h00 8h30 Lanche Lanche Lanche Lanche Lanche 8h30

Leia mais

Política Nacional de Educação Infantil PROINFÂNCIA - BAHIA

Política Nacional de Educação Infantil PROINFÂNCIA - BAHIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED Política Nacional de Educação Infantil PROINFÂNCIA - BAHIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil Plano: Nº 01 (22/11/16) Nome do bolsista: Laura Sabbado Campos Escola em que atua: EMEI SILVINHA Turma: creche II B Turno:

Leia mais

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul Nairtavares12@gmail.com RESUMO O presente trabalho possui informações referentes à prática na Educação

Leia mais

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Creche Paranapiacaba Turma: 1 ciclo inicial Educação Infantil Integral 1 ano e 10 meses a 2 anos a 10 meses. Os livros,

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

A nova creche CREVIDE

A nova creche CREVIDE Creche 5 Estrelas A nova creche CREVIDE Há 36 anos a cuidar, a apoiar e a ensinar os seus filhos! Informações Gerais Situada junto à nova estação de Metro de Moscavide e numas instalações novas e muito

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Rua Ephrem Macedo, 466, CEP: , Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: /

Rua Ephrem Macedo, 466, CEP: , Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: / Rua Ephrem Macedo, 466, CEP:35170-006, Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: 31 3841-1743 / 3842-2402 www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br Dê uma curtida em nossa página no Facebook: www.facebook.com/ethosmg

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema!

ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema! ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema! Educadora Ana Salvador A provocação é o desafio e o incitamento aos estímulos para que a criança, aprendendo

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

Manual do Tempo Integral

Manual do Tempo Integral Manual do Tempo Integral Goiânia 2017 ÍNDICE 1. Apresentação... 2 2. Objetivos do Tempo Integral... 2 3. Horário de Atendimento... 3 4. Organização dos Grupos... 3 5. Rotinas... 5 5.1 Agenda... 5 5.2 Higiene...

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ 2001

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ 2001 2001 Em 12 de setembro foi instalado o FREIAVI, na Plenária Regional em Rio do Sul, com auxílio do Fórum Catarinense de Educação Infantil e do Conselho Estadual de Educação de SC. 2001 Primeira reunião

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias A CONTEXTUALIZAÇÃO DO 24 aos 36 meses sala A A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados.

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO patrocínio 2015 Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. 4. Ideias para o Dia das Crianças Para conversar Quais são as expectativas das crianças em relação

Leia mais

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Surgimento: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema. Duração:

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

O cotidiano musical e a utilização da Música na Educação Infantil

O cotidiano musical e a utilização da Música na Educação Infantil O cotidiano musical e a utilização da Música na Educação Infantil Heloisa Helena de Souza Silva UFES heloisaufes@gmail.com Letícia Santos de Oliveira UFES leticiasoliveira1@gmail.com Mylena Cardoso Kobi

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Horário Integral e Semi integral

Horário Integral e Semi integral COLÉGIO SILVA ABREU / JARDIM TIA MADÁ EDUCANDO PARA VIDA Avenida Paulo Afonso, 275 São Geraldo Campo Grande Rio de Janeiro RJ Cep: 23095-680 - Tel: 2412-5732 3406-3606 Email - coordenacao@colegiosilvaabreu.com.br

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho?

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? A motricidade A alimentação Os cuidados de higiene e a autonomia A comunicação e linguagem A educação e o desenvolvimento da criança A Motricidade A colaboração

Leia mais

INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE

INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE Atendendo à demanda crescente das famílias que buscam alternativas para organizar melhor sua rotina, oferecemos, como opção educativa, o período

Leia mais

Maternal Baby ao 7º Ano

Maternal Baby ao 7º Ano Maternal Baby ao 7º Ano O Período Integral do Colégio Senhora de Fátima é um ambiente acolhedor e preparado para atuar na formação humana de nossos alunos, promovendo a prática da liberdade e da democracia,

Leia mais

Lanche Suco de fruta Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono

Lanche Suco de fruta Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono PROGRAMAÇÃO BERÇÁRIO 7h às 17h Período da Manhã Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 8h00 Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque 8h30min

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

2018 /2019. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais

2018 /2019. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais 2018 /2019 EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais Ordem de trabalhos: 1. Projeto Educativo da Escola 2. Programa Próprio de Grupo 3. Outros assuntos Projeto Educativo da Escola Vivemos numa sociedade tecnológica

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária:

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária: Coleção GIRA MUNDO Educação Infantil Na coleção Gira Mundo o brincar, o cantar e o fazer artístico são os eixos que atuam como forma de expressão da cultura da infância. São os grandes articuladores do

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 LUCIANA DE SALES ANTIQUEIRA PLANEJAMENTO ANUAL 2018 ILHA SOLTEIRA SP PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos do CCI para 2018: Valorizar na criança o desenvolvimento de sua identidade e aceitação das diferenças (étnicas,

Leia mais

I A ADAPTAÇÃO. Equipe: Rose, Ilza e Bruna

I A ADAPTAÇÃO. Equipe: Rose, Ilza e Bruna I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades e diferenças de cada criança

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO!

Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO! Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO! Janeiro a Abril/ 2016 Educação: O futuro começa aqui! Editorial Em grande parte das sociedades atuais, a infância é

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL TURNO INTEGRAL MARISTA ATIVIDADES Viver a qualidade e a excelência da educação do Marista São Francisco, convivendo e aprendendo em um ambiente multidisciplinar e seguro, essa é a proposta do Turno Integral

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. ESCOLA: CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS PROFESSOR (A): Queridos (as) professores (as): Hoje vamos evidenciar o pensar e o agir no contexto escolar, com uma ampla chuva de ideias pedagógicas, para que o planejamento

Leia mais

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 05/02/19 EFI 2 Ano Circular da Orientação Início do 2º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 2º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

Sala: 1/2 Anos Educadora: Luísa Almeida

Sala: 1/2 Anos Educadora: Luísa Almeida Sala: 1/2 Anos Educadora: Luísa Almeida CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Eu e o outro Promover a (re)integração das crianças Criar laços afetivos entre a

Leia mais

ROTINA - BERÇÁRIO I HORÁRIO ATIVIDADE SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

ROTINA - BERÇÁRIO I HORÁRIO ATIVIDADE SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ROTINA - BERÇÁRIO I 7h / Recepção dos pais e das crianças / cantos diversificados com atividades que as crianças conhecem e realizam com autonomia. REFEIÇÃO Experiências de encontros e despedidas, tomada

Leia mais

INFORMATIVO PERÍODO INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL I

INFORMATIVO PERÍODO INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL I A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire Este informativo

Leia mais

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS BOSSARDI, Simone Maria¹ ABREU, Márcia Loren Vieira² VEADRIGO, Eliza³ ¹Professora de Educação Infantil. Instituição: Escola Municipal

Leia mais

Nosso Fórum de Dúvidas da Aula ao Vivo de hoje, 25/10/2010. Para trabalhar com crianças pequenas, serve qualquer metodologia?

Nosso Fórum de Dúvidas da Aula ao Vivo de hoje, 25/10/2010. Para trabalhar com crianças pequenas, serve qualquer metodologia? A infância tem as suas próprias maneiras de ver, pensar e sentir. Nada mais insensato que pretender substituí-las pelas nossas. Jean-Jacques Rousseau Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJECTO PEDAGÓGICO SALA 6 ALEGRES PICASSOS. 2 Anos. Educadora: Elisabete Nunes

JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJECTO PEDAGÓGICO SALA 6 ALEGRES PICASSOS. 2 Anos. Educadora: Elisabete Nunes JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJECTO PEDAGÓGICO SALA 6 ALEGRES PICASSOS 2 Anos Educadora: Elisabete Nunes Ano Lectivo:2013/2014 0 A melhor forma de não perder nada, não é guardar: mas compartilhar

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA Cuide de sua alimentação onde ela acontece. Uma nutricionista em sua casa realizará orientações nutricionais personalizadas, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1

SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1 SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1 FEVEREIRO ILHA SOLTEIRA-2017 PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos e Metas do CCI O objetivo geral da proposta é valorizar a educação infantil como um instrumento de

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO Secretaria Municipal de Educação Diretoria de Politicas Educacionais Coordenadoria de Organização Curricular Gerencia de Educação Infantil CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 161

Ponto de Apoio. Edição 161 Ponto de Apoio Edição 161 1 Tema do Mês Felicidade Histórias Turma em... A amizade nos fortalece; Dado em... Juntos, somos mais felizes; Seja bem-vinda!; Gentileza sempre!; O sabor da convivência; Cada

Leia mais

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche Anexos Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância Coordenadora Educadoras de infância Assistentes Operacionais Professores do 1º CEB Anexo 2: Equipa educativa na creche Pessoal Docente Pessoal Não-docente

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA. Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA. Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte Nome do Aluno: Carina Teixeira Cardoso Data: 3/Maio/2011 PLANIFICAÇÃO DIÁRIA Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte Tempo 08.30/ 09.00h Áreas de Conteúdos e conteúdos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

PROJETO AURI VERDE 2018

PROJETO AURI VERDE 2018 PROJETO AURI VERDE 2018 Unidade: CEI Bentivi Agrupamento: Berçário II B - Faixa etária: 1 a 2 anos Professora: Edneide Oliveira Santos Azevedo Coordenadora: Shirley Ferreira de Souza Calabianqui O PROJETO

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

ANEXO I FORMAÇÃO DE TURMAS CRITÉRIOS. Relação de Crianças por Profissional. Matriz Berçário De 4 meses a 1 ano e 6 meses 7/1

ANEXO I FORMAÇÃO DE TURMAS CRITÉRIOS. Relação de Crianças por Profissional. Matriz Berçário De 4 meses a 1 ano e 6 meses 7/1 ANEXO I FORMAÇÃO DE TURMAS CRITÉRIOS Relação de Crianças por Profissional Matriz 2012 Etapa de Ensino Idade Indicada Crianças/Profissional Berçário De 4 meses a 1 ano e 6 meses 7/1 Creche Pré- Escola Maternal

Leia mais

Turmas 1º bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre BERÇÁRIO I e II: ficha de abertura com os dados

Turmas 1º bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre BERÇÁRIO I e II: ficha de abertura com os dados ORIENTAÇÃO: Nº02/2016 ORIENTAÇÕES SOBRE OS PORTIFÓLIOS INDIVIDUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL POR QUE E PARA QUE AVALIAMOS: Procuramos salientar em nossa prática, as situações de avaliação que permitem um acompanhamento

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases.

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases. Quais os meus hábitos de higiene? Comigo é assim! Cumpro regras para uma vida saudável: pratico desporto, faço uma alimentação saudável e tomo banho todos os dias. Olá! Com que então a praticar desporto?

Leia mais

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SER DIRETOR É, TAMBÉM, DESPERTAR O AMOR: DO BUROCRÁTICO AO ACOLHIMENTO DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS. 1

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SER DIRETOR É, TAMBÉM, DESPERTAR O AMOR: DO BUROCRÁTICO AO ACOLHIMENTO DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS. 1 NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SER DIRETOR É, TAMBÉM, DESPERTAR O AMOR: DO BUROCRÁTICO AO ACOLHIMENTO DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS. 1 Fatima Simone De Campos 2. 1 Relato de Experiência vivida nos últimos quatro

Leia mais

2016 /2017. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais

2016 /2017. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais 2016 /2017 EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais Ordem de trabalhos: 1. Projeto Educativo de Escola 2. Normas de Funcionamento 3. Programa Próprio de Grupo 4. Outros assuntos 1. Projeto Educativo da Escola

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em 24.11.17 Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA 1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA Josiane Gonçalves 1 Márcia Gomes Pêgo 2 RESUMO: O objetivo do presente texto é apresentar as reflexões e as práticas acerca

Leia mais

Atividades Pedagógicas

Atividades Pedagógicas Atividades Pedagógicas IV B CANTIGAS DE RODA Cantar é um momento de convivência entre as crianças. É importante cantar, não só pensando na linguagem musical, como podemos sensibilizar a criança para a

Leia mais

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro.

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro. Outubro Crianças Autonomia e Responsabilidade Janeiro e Fevereiro FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Outubro a Dezembro Conhecimento de Si Outubro e Plano Individual Idade: 2 Anos Nome: Criança exemplo Data de

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO Cristina Cançado Mães Que Educam Resumo da Aula de 11 05 2016 Alimentação é um dos grandes desafios do nosso tempo. Situações contraditóras como fome e obesidade

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais