SHEFFIELD - O NOVO TRILHO MATEMÁTICO DO CENTRO DA CIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SHEFFIELD - O NOVO TRILHO MATEMÁTICO DO CENTRO DA CIDADE"

Transcrição

1 SHEFFIELD - O NOVO TRILHO MATEMÁTICO DO CENTRO DA CIDADE Este trilho tira partido da arquitetura e dos espaços públicos do centro de Sheffield e foi elaborado pela equipa do Centro de Educação Matemática da Universidade de Sheffield Hallam, que tem uma considerável experiência em trabalhar de forma inovadora com crianças e escolas locais. O trilho inclui perguntas acessíveis a crianças pequenas e perguntas desafiantes a adultos e crianças mais velhas, sem assumir qualquer base de conhecimento matemático particular. Existem perguntas que devem ser respondidas durante o percurso e alguns outros problemas mais desafiantes que deverão ser explorados mais tarde, em casa ou em sala de aula. Fase 1 (Edifício Owen, Universidade de Sheffield Hallam) Entre no átrio do Edifício Owen. 1. A escada em espiral, no sentido descendente, tem vários patamares. Diga qual a forma geométrica desses patamares. 2. No último patamar, qual é a área do trapézio curvo (representado na figura a azul e rosa)? A que fração do semicírculo corresponde? (difícil)

2 3. Há algumas grades brancas por cima do patamar. Diga que tipos diferentes de quadriláteros consegue aí encontrar. 4. Quantos triângulos consegue contar? Saia do prédio através da Receção. Fase 2 Na Rua Howard 5. (a) Do lado de fora do prédio há quatro lugares de estacionamento em espinha. Se 4 carros (por exemplo, um vermelho, um azul, um verde e um amarelo) aí estacionarem, de quantas maneiras diferentes o podem fazer? (b) E se houver 6 lugares de estacionamento diferentes (continuando a haver apenas 4 carros)? Desça a Rua Howard. 6. Observe a fonte. Se um pequeno peixe sair da fonte, que distância percorre antes de chegar ao ralo? Quanto tempo vai demorar? Continue na Rua Howard e observe o edifício Owen à sua esquerda.

3 7. Leia a poesia que aí encontra. Se adicionar os dígitos do ano em que foi escrita encontra um número que pode descobrir na diagonal (principal) de uma tabela de multiplicar. Quais são os dois números seguintes nessa diagonal? 8. Olhe para os padrões de tijolo na parede do pub Globe. (a) De quantas maneiras diferentes pode ser construído o retângulo interior marcado na figura, usando cinco tijolos inteiros (do tamanho indicado na figura)? (b) Os construtores optaram por não usar tijolos inteiros fora desse retângulo. Encontre uma maneira de construir o retângulo exterior marcado na figura usando apenas tijolos inteiros do mesmo tamanho dos usados no retângulo interior. (c) De quantas maneiras diferentes pode ser construído o retângulo exterior com tijolos inteiros do mesmo tamanho? (difícil) Continue na Rua Howard, até ao cimo. 9. Algo espreita no topo de um edifício! Cada um dos olhos dos quatro abutres é feito de tijolos. (a) Quantos tijolos foram usados para fazer os olhos dos abutres?

4 (b) Com o número de tijolos anterior, de quantas maneiras diferentes pode dividir os tijolos entre os quatro abutres? Não importa em que ordem os abutres estão, mas cada abutre deve ter pelo menos um olho, e cada olho deve ter no máximo três tijolos. Retroceda para Arundel Gate e vire à direita, em direção à passadeira. 10. Olhe para trás, para a escadaria que desce para a universidade. O primeiro lance tem quatro degraus. Se puder descer os degraus um de cada vez ou dois de cada vez, de quantas maneiras diferentes pode descer o lance de escadas? (Por exemplo, se fossem 3 degraus poderíamos descer das seguintes formas: ou 1+2 ou 2+1.) 11. Antes de atravessar a rua, olhe para a placa que indica NOVOTEL do outro lado da rua. Usando apenas estas letras, quantos mais novos nomes de cadeias de hotel consegue formar, usando alternadamente vogais e consoantes? (Por exemplo, TENOLOV.) Atravesse a rua na passadeira. Fase 3 Galerias Millennium e Jardins de Inverno 12. Qual é a potência de 2 mais próxima de um milénio? Continue para os Jardins de Inverno. 13. Nos Jardins de Inverno - quantos painéis de vidro estão nos arcos? 14. Os jardins foram inaugurados pela Rainha e pelo Duque de Edimburgo. Em que ano? Trata-se de um número primo? Saia para a Praça Millennium. Fase 4 Praça Millennium 15. As bolas existentes na praça são de um artista chamado Colin Rose. Chamam-se "Rain".

5 (a) Na praça, a bola maior tem um diâmetro aproximadamente duas vezes maior que a menor. Quantas vezes maior é o seu volume? (b) Há nove bolas de diferentes tamanhos. Se as bolas fossem todas do mesmo tamanho quantas mais bolas precisaria de empilhar para obter uma pirâmide triangular? (c) De quantas bolas precisaria para obter uma pirâmide triangular maior? Continue em direção aos Jardins da Paz. Fase 5 Jardins da Paz 16. Consegue descobrir quem foi Samuel Holbery? Durante quanto tempo viveu? Esse número é "perfeito" (isto é, um número natural para o qual a soma de todos os seus divisores próprios, excluindo ele mesmo, é igual ao próprio número). (a) Qual é o primeiro número perfeito maior do que um 1? (b) Entre estes dois números perfeitos existe mais algum? 17. (a) Quantos jatos verticais de água existem na fonte? (b) Desenhe um esboço da projeção vertical de todos os jatos. (c) Quantos eixos de simetria tem esse esboço? (d) Qual é a ordem da simetria rotacional (de quantas maneiras pode rodar a figura de forma a deixá-la invariante)? (e) Se tivesse espaço para construir uma fonte maior, seguindo o mesmo padrão e de forma a ter 12 jatos na parte mais larga, ela ainda teria as mesmas simetrias? Faça um esboço. Quantos jatos de água teria então a fonte? (f) Quantos jatos de água teria a fonte seguinte, segundo o mesmo padrão?

6 (g) Quantos jatos de água teria a fonte, se quisermos ter 100 jatos na parte mais larga? (difícil) 18. As fontes em torno dos jardins têm oito degraus. (a) Se puder subir um ou dois degraus de cada vez, de quantas formas pode subir as escadas? (difícil) (b) Quantos degraus tem a escadaria ao pé destas fontes? De quantas formas a pode subir, subindo um ou dois degraus de cada vez? (difícil) Suba a escadaria e volte à direita em direção à Câmara Municipal. Fase 6 Ao redor da Câmara Municipal 19. O passeio da fama tem placas com estrelas de cinco pontas que homenageiam pessoas famosas naturais de Sheffield. Há pelo menos uma em cada ano consecutivo recente. A soma dos algarismos de cada um desses números também são números consecutivos. Qual é o primeiro ano a quebrar a sequência?

7 20. Quando são 9h no relógio da Câmara Municipal, os ponteiros formam um ângulo reto. Isto também é verdade às 15h. a) Entre as 9h e as 15h, quantas vezes mais os ponteiros formarão um ângulo reto? b) Que horas são em cada uma delas? (difícil) c) O mostrador do relógio tem um desenho com seis quadriláteros iguais. Qual é o nome desse quadrilátero? d) De que ângulos é formado? Vire para a Rua Surrey. Fase 7 Rua Surrey 21. Olhe para o topo do Banco de Yorkshire. Qual é o ângulo formado pelas direções definidas pelo olhar de grifos adjacentes?

8 22. Há uma velha cabine telefónica para a polícia na Rua Surrey. (a) Em que ano foi esta cabine usada pela primeira vez? (b) Qual é o produto dos algarismos desse número? (c) Se puder escolher quaisquer dois desses algarismos para fazer um número de 2 algarismos, quantos números diferentes pode obter? (d) Quais desses números são divisíveis por 4? 23. Como pode justificar que o ano de abertura da Ervanária Wicker não é um número primo? Entre na Praça Tudor. Fase 8 Praça Tudor e regresso ao ponto de partida 24. Uma das lojas tem umas grades muito interessantes, que parecem matemáticas. Com alguma imaginação, podemos possivelmente ver quatro números e três ou quatro símbolos matemáticos. (a) Pode com eles formar os números 3, 95 e 24? (b) Pode usar os símbolos para construir a expressão algébrica (7x - 6). Para que valores de x esta expressão é um número inteiro positivo? 25. (a) Quantos tamanhos diferentes de quadrados podem ser encontrados no painel de uma das janelas do primeiro andar da Biblioteca? (b) Quantos há de cada tamanho? (c) Quantos há ao todo?

9 26. Estas setas foram esculpidas na Biblioteca. (a) quantas vezes se cruzam as setas (incluindo os pontos escondidos pela fita)? (b) se mover uma seta, quantos mais cruzamentos pode obter? (c) qual é o número máximo de cruzamentos que pode obter se mover todas as setas? 27. O pub Graduate tem nas paredes exteriores algumas formas matemáticas interessantes. (a) Desenhe as que consegue ver. (b) Que forma consegue ver no meio da figura que tem 5 pontas? (c) Se a forma que tem 6 pontas estivesse perfeitamente desenhada, de que tamanho seria o ângulo formado por cada uma das pontas? FIM DO TRILHO (adaptado)

LMAT 5C4 - Conceitos básicos de geometria espacial, diedros e triedros. Questão 1

LMAT 5C4 - Conceitos básicos de geometria espacial, diedros e triedros. Questão 1 SE18 - Matemática LMAT 5C4 - Conceitos básicos de geometria espacial, diedros e triedros Questão 1 (ENEM 2017) A figura representa o globo terrestre e nela estão marcados os pontos A, B e C. Os pontos

Leia mais

Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações.

Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações. FIGURAS BIDIMENSIONAIS Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações. O termo "polígono", por exemplo, aparece em alguns textos como uma figura plana

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

Solução da prova da 2.ª Fase

Solução da prova da 2.ª Fase Solução da prova da.ª Fase Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental. a Fase de setembro de 08 QUESTÃO a) As páginas pares do álbum têm os números,,,..., 0 num total de 0 = 0 páginas e as páginas ímpares

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2011

Canguru Matemático sem Fronteiras 2011 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos dos 9. ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão

Leia mais

38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL 2 1) C 6) B 11) B 16) D 21) A 2) C 7) C 12) C 17) D 22) A 3) D 8) E 13) D 18) C

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA AULA 1R - PROJEÇÕES

GEOMETRIA DESCRITIVA AULA 1R - PROJEÇÕES 1 GEOMETRIA DESCRITIVA AULA 1R - PROJEÇÕES 1. DIVIDIR O TIJOLO DE ALVENARIA NA ESCALA 1:2 ACRESCENTE AO DESENHO DA VISTA DE FRENTE VF A VISTA SUPERIOR E A VISTA LATERAL ESQUERDA. Desenhe na vista frontal

Leia mais

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo.

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo. 1 nasceu em Lucca, Itália, em 1896. Chegou ao Brasil com pouco mais de um ano, fixando-se em São Paulo. Aos 15 anos começou a trabalhar como pintor/decorador de paredes e aos 18 pintou seu primeiro quadro:

Leia mais

, com a, b e c inteiros, 0 a 8, 0 b 5 e 0 c 3. Apenas 45 = 2 3

, com a, b e c inteiros, 0 a 8, 0 b 5 e 0 c 3. Apenas 45 = 2 3 XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. ou 9º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) B 6) B 11) D 16) A 1) E ) D 7) C 1) E 17) D ) C ) E 8) C 1) B 18) D ) E 4) E 9) D 14) C 19) E 4)

Leia mais

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5.

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5. XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (Ensino Médio) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) E 6) C 11) E 16) D 1) E ) B 7) B 1) C 17) E ) C ) E 8) D 1) D 18) A ) B 4) E 9) D 14) A 19) C 4) E

Leia mais

SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA OFICINA GEOGEBRA NA ESCOLA : ATIVIDADES EM GEOMETRIA E ÁLGEBRA PROFA. MARIA ALICE GRAVINA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFRGS BRASÍLIA SETEMBRO 2013

Leia mais

Os Fantásticos. Números Primos

Os Fantásticos. Números Primos Os Fantásticos Números Primos Obra inédita reúne informações embutidas na Tabuada de Pitágoras que nos revelam regularidades e sequências numéricas interessantíssimas de como os números se encadeiam e

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016 estinatários: alunos do 12. o ano de escolaridade uração: 1h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. s questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

1 O triângulo retângulo e as novas fórmulas de cálculos dos seus lados São Paulo junho de 2014 Obra inédita reúne informações embutidas Ricardo na Tabuada de J. Pitágoras da Silva que nos revelam regularidades

Leia mais

Professor Diego. A imagem do trajeto feito pelo motoqueiro no plano do chão é melhor representada por

Professor Diego. A imagem do trajeto feito pelo motoqueiro no plano do chão é melhor representada por Professor Diego 01. (ENEM/2012) O globo da morte é uma atração muito usada em circos. Ele consiste em uma espécie de jaula em forma de uma superfície esférica feita de aço, onde motoqueiros andam com suas

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção!

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção! Nível 3 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção! Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima segunda edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2013

Canguru Matemático sem Fronteiras 2013 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

Se os tubos opostos forem de mesmo comprimento, teremos as várias possibilidades de paralelogramos, incluindo o retângulo.

Se os tubos opostos forem de mesmo comprimento, teremos as várias possibilidades de paralelogramos, incluindo o retângulo. Ernesto Rosa Poliedros de canudinhos rígidos possuem muitas vantagens: são fáceis de se fazer com sucata como tubinhos de canetas, bambus etc. (mas no mercado há tubos plásticos à venda), são ótimos nas

Leia mais

a) b) c) d) e) f)

a) b) c) d) e) f) Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra Actividades Matemáticas Primazia dos números Primos Actividade 1 Verifica quais dos seguintes números são primos. a) 47792469123 b) 328279 c) 56897643

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012 Canguru Matemático sem Fronteiras 0 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: h 0min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais

Ricardo J. da Silva. Estudos de. Sequências Numéricas

Ricardo J. da Silva. Estudos de. Sequências Numéricas Ricardo J. da Silva Estudos de Sequências Numéricas Ricardo J. da Silva São Paulo novembro de 2013 1 Obra inédita reúne informações embutidas na Tabuada de Pitágoras que nos revelam regularidades e sequências

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Geometria Figuras no plano Retas, semirretas e segmentos de reta Ângulos: amplitude e medição Polígonos: propriedades e classificação Círculo e circunferência: propriedades e construção Reflexão, rotação

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

PARTE 1. 3) Lançando-se um dado ao acaso, qual é a probabilidade de se obter na face superior: a) o número 2?

PARTE 1. 3) Lançando-se um dado ao acaso, qual é a probabilidade de se obter na face superior: a) o número 2? ENSINO FUNDAMENTAL 2 9º ano LISTA DE EXERCÍCIOS PP 3º TRIM PROF. MARCELO DISCIPLINA : MATEMÁTICA 1) Sobre um jogo de dominó, responda: a) quantas peças formam esse jogo? b) retirando-se uma peça desse

Leia mais

Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética

Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética 1. Divisão Euclidiana Exemplo 1: (Banco de Questões 2012, nível 1, problema 12) A figura abaixo representa o traçado de uma

Leia mais

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7ª. e 8ª. séries) GABARITO

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7ª. e 8ª. séries) GABARITO XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (ª e ª séries) GABARITO GABARITO NÍVEL ) E ) E ) B ) D ) E ) E ) C ) D ) B ) D ) E ) C ) C ) A ) B ) D ) A ) C ) B ) Anulada ) B 0) E ) A 0)

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

COLETÂNEA DE PROBLEMAS PARA TREINAMENTO (*) NÍVEL III (ENSINO MÉDIO)

COLETÂNEA DE PROBLEMAS PARA TREINAMENTO (*) NÍVEL III (ENSINO MÉDIO) COLETÂNEA DE PROBLEMAS PARA TREINAMENTO (*) NÍVEL III (ENSINO MÉDIO) PROBLEMA 1 Uma calculadora tem o número 1 na tela. Devemos efetuar 2001 operações, cada uma das quais consistindo em pressionar a tecla

Leia mais

Aula 6 Polígonos. Objetivos. Introduzir o conceito de polígono. Estabelecer alguns resultados sobre paralelogramos.

Aula 6 Polígonos. Objetivos. Introduzir o conceito de polígono. Estabelecer alguns resultados sobre paralelogramos. MÓULO 1 - UL 6 ula 6 Polígonos Objetivos Introduzir o conceito de polígono. Estabelecer alguns resultados sobre paralelogramos. Introdução efinição 14 hamamos de polígono uma figura plana formada por um

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2006

Canguru sem fronteiras 2006 Duração: 1h15 Destinatários: alunos dos 7º e 8º anos de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és

Leia mais

Geometria analítica: descobrindo a reta que tange duas circunferências e entendendo a construção geométrica.

Geometria analítica: descobrindo a reta que tange duas circunferências e entendendo a construção geométrica. Geometria analítica: descobrindo a reta que tange duas circunferências e entendendo a construção geométrica. Sobre Ontem estava pensando em algumas funções interessantes para implementar em um editor de

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 2007-2 a Chamada Proposta de resolução 1. Organizando todas as somas que o Paulo pode obter, com recurso a uma tabela, temos: + 1 2 3 4 5 6-6 -5-4 -3-2 -1 0-5 -4-3

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB MATEMÁTICA BRUNA PAULA 1 COLETÂNEA DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA EEAr (QUESTÕES RESOLVIDAS) QUESTÃO 1 (EEAr 2013) Se x é um arco do 1º quadrante, com sen x a e cosx b, então é RESPOSTA: d QUESTÃO 2 (EEAr

Leia mais

7 1 3 e) 1,3. 4) O termo geral de uma progressão aritmética é dado por a 2n 1. A razão dessa PA é PROGRESSÕES ARITMÉTICAS

7 1 3 e) 1,3. 4) O termo geral de uma progressão aritmética é dado por a 2n 1. A razão dessa PA é PROGRESSÕES ARITMÉTICAS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS 1) Considere um polígono convexo de nove lados, em que as medidas de seus ângulos internos constituem uma progressão aritmética de razão igual a 5 o. então, seu maior ângulo mede,

Leia mais

Matemática Uma circunferência de raio 12, tendo AB e CD como diâmetros, está ilustrada na figura abaixo. Indique a área da região hachurada.

Matemática Uma circunferência de raio 12, tendo AB e CD como diâmetros, está ilustrada na figura abaixo. Indique a área da região hachurada. Matemática 2 01. Pedro tem 6 bolas de metal de mesmo peso p. Para calcular p, Pedro colocou 5 bolas em um dos pratos de uma balança e a que restou, juntamente com um cubo pesando 100g, no outro prato,

Leia mais

XXI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 2. 1 a. Fase Olimpíada Regional BA - ES - GO - RJ - RN - RS - SC - SP

XXI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 2. 1 a. Fase Olimpíada Regional BA - ES - GO - RJ - RN - RS - SC - SP XXI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 2 a. Fase Olimpíada Regional BA - ES - GO - RJ - RN - RS - SC - SP - A duração da prova é de horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 9º Ano: Nº Professora: Marcos Vinício Data: / /2016 COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

MATEMÁTICA D U Quarenta = 40. Cinquenta = Completa a recta graduada com os números que faltam.

MATEMÁTICA D U Quarenta = 40. Cinquenta = Completa a recta graduada com os números que faltam. D U 4 0 Quarenta 30 + 0 = 40 D U 5 0 Cinquenta 40 + 0 = 50 Completa a recta graduada com os números que faltam. 39 45 50 55 59 2 Completa de modo a obteres as quantidades indicadas. 40 30 + 0 + 20 50 40

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017 Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Duração: 1h 30min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. e 9º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) B 6) D 11) B 16) C 1) A ) E 7) E 1) B 17) D ) D 3) B 8) B 13) D 18) C 3) D 4) B 9) E 14) D 19) C

Leia mais

PROVA GPS. Matemática, 5.º Ano (Novo Programa) Duração da Prova: 90 minutos 27 de Abril de A preencher pelo Aluno

PROVA GPS. Matemática, 5.º Ano (Novo Programa) Duração da Prova: 90 minutos 27 de Abril de A preencher pelo Aluno Matemática, 5.º Ano (Novo Programa) Duração da Prova: 90 minutos 27 de Abril de 2010 A preencher pelo Aluno Nome Completo: Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão N.º: Assinatura do Estudante: Prova de

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

Lista de Exercícios extras (aula 1 à aula 3)

Lista de Exercícios extras (aula 1 à aula 3) Lista de Exercícios extras (aula 1 à aula 3) 1) (IFMG) - Sejam dois ângulos x e y tais qual (2x) e (y + 10 ) são complementares e (5x) e (3y - 40 ) são suplementares. O ângulo x mede a)5 b)10 c)15 d)20

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA

TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA 1. Introdução O Teorema de Pitágoras é uma ferramenta importante na matemática. Ele permite calcular a medida de alguma coisa que não conseguimos com o uso de trenas ou

Leia mais

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano)

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) 38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) GABARITO PARTE A - Cada problema vale 5 pontos CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta

Leia mais

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL Para

Leia mais

CURSO ON-LINE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO - SENADO PROFESSOR: GUILHERME NEVES

CURSO ON-LINE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO - SENADO PROFESSOR: GUILHERME NEVES Conteúdo 1. Apresentação.... Progressão Aritmética... 3. Relação das questões comentadas... 1 4. Gabaritos... 7 1 1. Apresentação Seja bem vindo ao Ponto dos Concursos. Esta é a aula demonstrativa de Matemática

Leia mais

A Música da Arquitetura

A Música da Arquitetura A Música da Arquitetura 1 Cláudia Borges de Miranda Deve haver um código que traduza as formas espaciais em música. Esse código são as relações numéricas. Baseando em estudos de diversos autores, colocamos

Leia mais

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Luan Arjuna 1 Introdução Uma das maiores preocupações dos matemáticos da antiguidade era a determinação de comprimentos: desde a altura de um edifício até a distância entre duas cidades,

Leia mais

2 Um edifício possui 8 portas. De quantas formas uma pessoa poderá entrar no edifício e sair por uma porta diferente da que usou para entrar?

2 Um edifício possui 8 portas. De quantas formas uma pessoa poderá entrar no edifício e sair por uma porta diferente da que usou para entrar? UNIVERSIDDE FEDERL DE MTO GROSSO ampus Universitário do raguaia Instituto de iências Exatas e da Terra urso: Matemática Disciplina: Probabilidade e Estatística Professor: Renato Ferreira da ruz 1 a Lista

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO DE MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIO DE MATEMÁTICA LIST DE EXERCÍCIO DE MTEMÁTIC SÉRIE: 2º NO TURM: DT D PROV: / /2010 PROFESSOR: RI LUNO(): NOT VLOR 01.: (MCKENZIE) 9 pessoas desejam subir à cobertura de um edifício, dispondo, para isso, de dois elevadores,

Leia mais

Pág. 15. Quebra-cabeças. a) Quantos rectângulos consegues descobrir? R.: 8 rectângulos. b) E quantos quadrados? R.: 5 quadrados.

Pág. 15. Quebra-cabeças. a) Quantos rectângulos consegues descobrir? R.: 8 rectângulos. b) E quantos quadrados? R.: 5 quadrados. Pág.. Com os algarismos,, 8 e 9, descobre: o maior número possível. 98 o menor número possível. 89 2. Os números têm história. Repara nos símbolos numéricos. a) Escreve os números em numeração árabe..

Leia mais

Retas, semirretas e segmentos de reta. Ângulos, paralelismo e perpendicularidade. Critérios de igualdade de triângulos. Ângulos: amplitude e medição

Retas, semirretas e segmentos de reta. Ângulos, paralelismo e perpendicularidade. Critérios de igualdade de triângulos. Ângulos: amplitude e medição GEOMETRIA E MEDIDA Retas, semirretas e segmentos de reta Ângulos, paralelismo e perpendicularidade Triângulos e quadriláteros Critérios de igualdade de triângulos Ângulos: amplitude e medição Unidades

Leia mais

Noções iniciais de Desenho Geométrico

Noções iniciais de Desenho Geométrico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Noções iniciais de Desenho Geométrico Professor: João Carmo INTRODUÇÃO O desenho é a maneira de expressar graficamente a FORMA

Leia mais

(A) 389 (B) 399 (C) 409 (D) 419 (E) 429

(A) 389 (B) 399 (C) 409 (D) 419 (E) 429 Destinatários: alunos dos 10. o e 11. o anos de escolaridade Duração: 1h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em

Leia mais

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: espaço e forma

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: espaço e forma Avaliações externas Prova Brasil de Matemática - 9º ano: espaço e forma A análise e as orientações didáticas a seguir são de Luciana de Oliveira Gerzoschkowitz Moura, professora de Matemática da Escola

Leia mais

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas.

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas. PARTE 01 GEOMETRIA PLANA Introdução A Geometria está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada

Leia mais

Matemática 5 o ano Unidade 8

Matemática 5 o ano Unidade 8 Matemática 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Observe a imagem a seguir. Rua Paz Rua Sabedoria Rua Amizade Rua Paciência Seamartini/Shutter Identifique quais ruas são: a) paralelas. b) concorrentes.

Leia mais

SOLUÇÃO DAS ATIVIDADES COM POLITANS

SOLUÇÃO DAS ATIVIDADES COM POLITANS SOLUÇÃO DAS ATIVIDADES COM POLITANS Observações. - Chamamos de a a cada um dos catetos e de b a hipotenusa dos triângulos retângulos congruentes que formam os politans. - Para medições posteriores, também

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02)

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) Posições da reta e do plano no espaço A geometria, ramo da Matemática que estuda as figuras geométricas, preocupa-se também com a posição que os objetos ocupam no espaço. A reta

Leia mais

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material.

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material. OPRM 07 Nível 3 (Ensino Médio) Primeira Fase 09/06/7 ou 0/06/7 Duração: 3 horas Nome: Escola: Aplicador(a): INSTRUÇÕES Escreva seu nome, o nome da sua escola e nome do APLICADOR nos campos acima. Esta

Leia mais

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 ESCADA Referência desenho: Material didático - aula escada. Autor desconhecido. Representação de projetos de arquitetura NBR- 6492: REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Ricardo J. da Silva. Sequências. Numéricas Mágicas

Ricardo J. da Silva. Sequências. Numéricas Mágicas Ricardo J. da Silva Sequências Numéricas Mágicas Ricardo J. da Silva São Paulo junho de 2013 1 Obra inédita reúne informações embutidas na Tabuada de Pitágoras que nos revelam regularidades e sequências

Leia mais

Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras

Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras Prof. a : Patrícia Caldana 1. Um terreno triangular tem frentes de 12 m e 16 m em duas ruas que formam um ângulo de 90. Quanto mede o terceiro lado desse

Leia mais

DRAFT. Simulado 1 - Nível 2 - ângulos. Colégio: Gabarito

DRAFT. Simulado 1 - Nível 2 - ângulos. Colégio: Gabarito Estudante: Geometria Colégio: Simulado 1 - Nível 2 - ângulos i) Preencha o cabeçalho acima com atenção. ii) Cada questão tem apenas uma letra correta. iii) Preencha o gabarito ao lado com as respostas.

Leia mais

Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9}?

Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9}? Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0,, 3, 5,, 7, 8, 9}? ) Quantos pares ordenados com elementos distintos podemos formar com os

Leia mais

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos.

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos. Você se lembra dos triângulos e quadriláteros do final da Aula 28? Eles estão reproduzidos na figura abaixo. Observe que a forma de cada triângulo, por exemplo, varia conforme aumentamos ou diminuímos

Leia mais

Combinatória. Samuel Barbosa. 28 de março de 2006

Combinatória. Samuel Barbosa. 28 de março de 2006 Combinatória Samuel Barbosa 28 de março de 2006 1 Princípios Básicos de Contagem Em contagem, tentamos abordar o problema de contar o número de elementos de um conjunto sem efetivamente contá-los de um

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6º ano Professor: Vinícius (Ensino Fundamental) Disciplina: Matemática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A afirmação é falsa ou verdadeira e porque? Todo divisor de 12 é múltiplo de 3 Questão 2 O mês de abril pode

Leia mais

Ternos pitagóricos e sequências numéricas

Ternos pitagóricos e sequências numéricas Ternos pitagóricos e sequências numéricas São Paulo março de 2017 1 Ternos pitagóricos e sequências suas relações com a potência de base numéricas 2. 2 Obra inédita reúne informações embutidas na Tabuada

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018 Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Duração: 1h 30min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

TRIÂNGULO RETÂNGULO ENSINO MÉDIO 2ª SÉRIE LISTA DE EXERCÍCIOS PP 1º TRIM

TRIÂNGULO RETÂNGULO ENSINO MÉDIO 2ª SÉRIE LISTA DE EXERCÍCIOS PP 1º TRIM ENSINO MÉDIO 2ª SÉRIE LISTA DE EXERCÍCIOS PP 1º TRIM PROF. MARCELO DISCIPLINA : MATEMÁTICA TRIÂNGULO RETÂNGULO 1. Em parques infantis, é comum encontrar um brinquedo, chamado escorrego, constituído de

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2007

Canguru sem fronteiras 2007 Canguru sem fronteiras 2007 Duração: 1h15mn Destinatários: alunos do 9 ano de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2005

Canguru sem fronteiras 2005 Duração: 1h30mn Destinatários: alunos dos 10 e 11 anos de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E CÁLCULO 1.º PERÍODO

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MATEMÁTICA - 3º ANO EM. 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é:

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MATEMÁTICA - 3º ANO EM. 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é: 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é: a) 120 b) 60 c) 12 d) 24 e) 6 2. Com as letras da palavra prova, podem ser escritos x anagramas que começam por vogal e

Leia mais

QUESTÃO 3 (ALTERNATIVA A) Como já foram colocados 1500 baldes na caixa, faltam 500 baldes para enchê-la. O enunciado diz que 2000

QUESTÃO 3 (ALTERNATIVA A) Como já foram colocados 1500 baldes na caixa, faltam 500 baldes para enchê-la. O enunciado diz que 2000 1 QUESTÃO 1 Como Mário correu 8 = 1 6 + 2 km em sentido horário e a pista tem 6 km, então ele deu 1 volta completa e ficou a 2 km do ponto de partida no sentido horário. Do mesmo modo, João correu 15 =

Leia mais

3 Vetores

3 Vetores https://assets.wired.com/photos/w_1720/wp-content/uploads/2017/01/vector-495300389-2-1.jpg 3 Vetores 3-1 Vetores e suas componentes Qual é a física? Várias grandezas possuem amplitude e orientação no espaço

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho 1 План урока Transformações em Polígonos - Cópia e Translação Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2019

Canguru Matemático sem Fronteiras 2019 Destinatários: alunos dos 7. o e 8. o anos de escolaridade Duração: h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em três

Leia mais

DESAFIO FINAL TODOS OS NÍVEIS

DESAFIO FINAL TODOS OS NÍVEIS DESAFIO FINAL TODOS OS NÍVEIS 01. (Nível 1) No planeta Zilotaskabatu, as unidades de medidas são bem diferentes das que conhecemos na Terra. A medida padrão de comprimento é o Zimetro e um de seus submúltiplos

Leia mais

LISTA 2 ESPELHOS PLANOS (MÓD. 3 E 4)

LISTA 2 ESPELHOS PLANOS (MÓD. 3 E 4) 1. (Epcar (Afa) 2016) Considere um objeto formado por uma combinação de um quadrado de aresta a cujos vértices são centros geométricos de círculos e quadrados menores, como mostra a figura abaixo. Colocando-se

Leia mais

Reforço de Engenharia RESUMO. Movimento Unidimensional. Física 1 1

Reforço de Engenharia RESUMO. Movimento Unidimensional. Física 1 1 Movimento Unidimensional RESUMO S v = lim = ds t 0 t dt ds = vdt ds = vdt S = vt S ds S 0 t = vdt t 0 S = S 0 + v(t t 0 ), onde S 0 é uma constante e (t t 0 )o intervalo de tempo. Física 1 1 v a = lim

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

JOGOS COM POLÍGONOS POLIGOLÂNDIA. OBJETIVO: Separar as figuras em quatro conjuntos pelas suas propriedades geométricas.

JOGOS COM POLÍGONOS POLIGOLÂNDIA. OBJETIVO: Separar as figuras em quatro conjuntos pelas suas propriedades geométricas. JOGOS COM POLÍGONOS 1. Poligolândia POLIGOLÂNDIA NÚMERO DE JOGADORES: 2, 3 ou 4. OBJETIVO: Separar as figuras em quatro conjuntos pelas suas propriedades geométricas. MATERIAIS: 20 peças em forma de regiões

Leia mais

Mat. Professor: Monitor: Roberta Teixeira

Mat. Professor: Monitor: Roberta Teixeira Professor: PC Monitor: Roberta Teixeira Exercícios de circunferência: 10 exercícios 17 ago EXERCÍCIOS DE AULA 1. Um disco de raio 1 gira ao longo de uma reta coordenada na direção positiva, corno representado

Leia mais