AVALIAÇÃO FORMATIVA MOTORA AÇÃO DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRIA LÚCIA W. KONZEN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO FORMATIVA MOTORA AÇÃO DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRIA LÚCIA W. KONZEN"

Transcrição

1 Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência UFGD/UEMS/PIBID AVALIAÇÃO FORMATIVA MOTORA AÇÃO DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRIA LÚCIA W. KONZEN Patrícia de Matos Romera 1 romera.p.m@hotmail.com Marina Vinha 2 MarinaVinha@ufgd.edu.br Isabela Rosa dos Santos 3 Isabela.rosadossantos@hotmail.com Poliana de Lima Mariano 4 marianopoliana@gmail.com Débora Maria de Paula Lopes 5 debora_lopes11@hotmail.com Resumo: O objetivo deste relato de experiência foi observar a vivência dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no quesito motriz. A avaliação formativa motora é uma ferramenta que auxilia o professor nas adequações das estratégias implementadas ou da necessidade de reformulação dos conteúdos curriculares. Foi realizada uma pesquisa qualitativa. O referencial teórico foi obtido em Gallahue e Donnely (2008). Os resultados obtidos com essa avaliação mostram que os 20 alunos da pré-escola necessitam de reforço nas atividades que envolvam a locomoção e os alunos do 1º ano encontram maior dificuldade em atividades que envolvam a manipulação de objetos. A avaliação formativa assume um papel relevante, por permitir ao professor replanejar os conteúdos que otimizem o processo de ensino-aprendizagem. Palavras chave: Educação Física; Formação de Professores; PIBID; Avaliação Motriz 1 Professora supervisora do PIBID/UFGD Educação Física na Escola Municipal Professora Iria Lúcia W. Konzen. 2 Professora Doutora coordenadora do PIBID/UFGD Educação Física na Escola Municipal Professora Iria Lúcia W. Konzen. 3 Discente do curso de Educação Física Licenciatura da UFGD - Bolsista PIBID/UFGD. 4 Discente do curso de Educação Física Licenciatura da UFGD - Bolsista PIBID/UFGD. 5 Discente do curso de Educação Física Licenciatura da UFGD - Bolsista PIBID/UFGD.

2 1.Introdução O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) está vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e justamente para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. No ano de 2007 a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participou da seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência, por meio do PIBID e iniciou com as seguintes áreas: Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Geografia e História e Pedagogia. Após dois anos, em 2009 outras áreas foram contempladas e dentre elas a Educação Física (ARANDA, 2011). Segundo Savani (2009 apud ARANDA, 2011, p.11), dentre as ações para a política educacional proposta pelo MEC está o PIBID como uma das 11(onze) ações inscritas no Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE), voltadas para o ensino superior. É um Programa destinado a alunos dos cursos de licenciatura [...] das universidades públicas para desenvolver projetos de educação nas escolas da rede pública de educação básica. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) (apud ARANDA, 2011, p 7), o estado de Mato Grosso do Sul (MS) foi contemplado com o PIBID nas suas três universidades públicas, atendendo seis municípios em um total de dezoito escolas. Uma das universidades pública contempladas é a UFGD e dentre as áreas em desenvolvimento com o PIBID, destacamos o subprojeto Educação Física. Nesse contexto, o presente estudo enfatiza o trabalho realizado pela Educação Física na Escola Municipal Iria Lúcia W. Konzen, cujas ações pibidianas foram iniciadas em março de Neste ano de 2017, dentre o conjunto de ações previstas foi priorizado o relato de experiência da atividade didático-pedagógica do indicador Educação Física e Saúde, conforme plano de ações do subprojeto Educação Física/PIBID-UFGD/CAPES. Esta ação teve por objetivo principal observar a vivência dos alunos no quesito motriz. Os objetivos específicos foram: (a) caracterizar a condição das crianças do préescolar e 1º ano Ensino Fundamental, quanto a alguns elementos da motricidade humana; (b) a partir dos dados obtidos com a avaliação diagnóstica elencar fatores positivos para a aprendizagem minimizando as dificuldades dos alunos. A avaliação formativa motriz é um elemento de aspecto complexo e importantíssimo no processo de aprendizagem. Este tipo de avaliação, considerada inicial consiste na coleta de informações relevantes para a tomada de decisões

3 curriculares confiáveis e realização de distinção entre os alunos, explicam Gallahue e Donnely (2008, p. 284). Cerqueira (2008) concorda com os autores supracitados e afirma que a avaliação formativa busca conhecer se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem antes de prosseguir como os objetivos previstos. Sendo assim, o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estímulo para um estudo sistemático. Vale ressaltar que a compreensão de erro neste estudo é considerada pedagógica e está voltada para a necessidade de fortalecer a prática, visando a auto retificação do movimento pela própria pessoa. A pesquisa é do tipo qualitativa, cujos dados estão voltados para a melhoria da qualidade das aulas curriculares em educação física escolar. A metodologia adotada foi: (a) seleção das turmas a serem avaliadas, quais sejam: uma turma do pré-escolar e uma do 1º ano do ensino fundamental I; (b) no total participaram desta avaliação 39 alunos de 5 a 7 anos de idade; (c) a aplicação do roteiro avaliativo se deu em dois dias distintos; e (d) neste estudo optamos por não destacar as diferenças entre meninos e meninas. O referencial teórico adotado pautou-se nos seguintes documentos e autores: no Método de Estudo Transversal elaborado por Gallahue e Ozmun (2003, p.11); no documento Plano de Ações do Subprojeto PIBID-Educação Física; e no estudo desenvolvimentista para todas as crianças, adolescentes e adultos de Gallahue e Donnely (2008). Segundo Gallahue e Ozmum (2003, p. 11): O método de estudo transversal permite ao pesquisador coletar, simultaneamente, dados de grupos de pessoas de variadas faixas etárias. O objetivo principal do estudo transversal é medir as diferenças relacionadas à idade no comportamento. O estudo transversal possibilitou conhecer melhor as possibilidades e as limitações das crianças, de forma a enriquecer ou alterar os planos de aulas voltados à educação física curricular. O trabalho realizado com alunos no nível de escolaridade da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental requer distinguir os conceitos de criança e infância. Criança, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 2008) é o ser humano de 0 a 12 anos incompletos, no fator biológico, portanto, que ainda não atingiu a puberdade. Por sua vez, infância é um conceito formado socialmente, principalmente na história do Ocidente, e constitui-se em um modo social de ver a criança. Dessa forma, o que é ser criança e quando acaba a infância devem ser analisados dentro de cada sociedade, explica Cohn (2005).

4 O presente estudo não busca aprofundar na questão criança/infância, apenas reconhece que a criança matriculada na Escola Municipal Professora Iria Lúcia no nível Educação Infantil/pré-escolar está na idade biológica de 5 anos, tem passado sua infância na periferia do município de Dourados e seus familiares geralmente estão na classe social baixa. Embora na Escola Iria haja 4 salas de pré-escola, para fins do presente estudo foi selecionada uma das salas do pré, a sala A, do turno matutino, com 12 alunos do sexo feminino e 08 do sexo masculino, totalizando 20 alunos. A turma do 1º ano do Ensino Fundamental vem da mesma base social, e embora haja 4 turmas na Escola Iria foi selecionado para o presente estudo a sala do 1º ano A, matriculados no turno matutino, com 25 alunos sendo: 14 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, totalizado 25 alunos. Para aplicar a avaliação motriz neste grupo de 45 alunos recorremos a Gallahue e Ozmun (2003) por caracterizarem as habilidades motoras fundamentais. Tais habilidades são: estabilizadoras, locomotoras e manipulativas. Segundo Gallahue e Ozmun (2003, ps ) os movimentos estabilizadores são entendidos como padrões motores que favorecem a obtenção e a manutenção do equilíbrio do indivíduo (equilíbrio estático e dinâmico). A estabilidade é o aspecto fundamental do aprendizado do movimento. Os mesmos autores definem movimentos locomotores como ações que envolvem a projeção do corpo no espaço, são padrões motores que permitem exploração através do espaço (caminhar, correr, saltar, saltar em um pé só etc). Por sua vez, os movimentos manipulativos são compreendidos como padrões motores que permitem contato motor rudimentar e refinado com objetos (isto é, arremessar, apanhar, chutar, aparar, cortar etc). Segundo os autores, o ser humano no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais passam por três estágios distintos, são eles: (1) estágio inicial de 0 a 3 anos (estágio inicial) - representa a primeira metade da infância orientada da criança na tentativa de executar um padrão de movimento fundamental. As integrações dos movimentos espaciais e temporais são mínimas; (2) estágio elementar de 4 a 5 anos - envolve maior controle e melhor coordenação dos movimentos fundamentais dependendo do processo de maturação do indivíduo; e (3) estágio maduro de 6 a 7 anos - é caracterizado como mecanicamente eficiente coordenado e de execução controlada. Embora o foco da avaliação esteve na motricidade, vale destacar que a criança é vista na sua totalidade, apenas o presente estudo fez um recorte para a motricidade. 2. Relato de experiência da avaliação diagnóstica

5 Para a realização desta ação foram observadas as habilidades motoras fundamentais de estabilidade, de locomoção e de manipulação em situação lúdica, de jogos, por serem significativas culturalmente. O protocolo para a realização desta investigação foi obtido em Gallahue e Donnely (2008) e sintetizado por Vinha et al. (2017). Os movimentos desenvolvidos tinham como intenção obter informações sobre a execução do movimento pelo aluno. Sendo assim, foram selecionadas as seguintes brincadeiras: (a) para avaliar a estabilidade: atravessar a ponte do rio cheio de jacarés; (b) para avaliar a locomoção brincadeira saltar o poço; (c) para avaliar atividades que envolvem manipulação: chute ao gol. Com o protocolo e as brincadeiras selecionas, dentre os 20 alunos avaliados no pré-escolar A, sendo 08 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, nenhum deles estava no estágio inicial no quesito padrão motor de estabilidade. Dentre os 20 alunos, 6 alunos foram avaliados no estágio elementar e 14 alunos encontram-se em estágio maduro, conforme detalhamento no Quadro 1. Investigando os padrões motores das habilidades manipulativas 01 aluna do préescolar ficou no estágio motriz inicial, 09 em estágio elementar e 10 em estágio maduro, resultados expressos no Quadro 1. Averiguando as habilidades locomotoras dos mesmos alunos 04 estavam no estágio inicial, 03 alunos em estágio elementar e em estágio maduro 13 alunos, de acordo com o Quadro 1. Quadro 1. Estágio Motriz do pré-escolar Estágio motriz Estabilidade Manipulação Locomoção Inicial Elementar - 02 alunos/feminino 04 alunos/masculino 01aluna/feminino 02 alunos/feminino 02 alunos/feminino 07 alunos/masculino 03 alunos/masculino Maduro 06 alunos/feminino 08 alunos/masculino 05 alunos/feminino 05 alunos/masculino 06 alunos/feminino 07 alunos/masculino Na aplicação do protocolo das habilidades motoras com os alunos do 1º ano do ensino fundamental foram avaliados 25 alunos, sendo 15 do sexo feminino e 10 do masculino. Durante a averiguação dos padrões motores de estabilidade, 01 aluno do

6 sexo masculino estava em estágio inicial, 06 alunos foram no estágio elementar e 18 alunos encontram-se em estágio maduro, conforme detalhamento no Quadro 2. Observando as habilidades motoras de manipulação 09 alunos em estágio inicial, sendo eles 07 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, em estágio elementar 10 alunos, destes 04 do sexo feminino e 06 do sexo masculino. No estágio maduro foram detectados 06 alunos, destes 04 do sexo feminino e 02 do sexo masculino. Quanto à habilidade de locomoção 03 alunos encontram-se em estágio inicial, 02 eram do sexo feminino e 01 do sexo masculino, em estágio elementar 16 alunos, sendo 09 do sexo feminino e 07 do sexo masculino e em estágio maduro quanto à locomoção 06 alunos, destes 04 e do sexo feminino e 02 do sexo masculino. Os resultados demonstrados estão expressos no Quadro 2. Quadro 2. Estágio Motriz do 1º ano do Ensino Fundamental ESTÁGIO ESTABILIDADE MANIPULAÇÃO LOCOMOÇÃO MOTRIZ Inicial 01 aluno/masculino 07 alunos/feminino 02 alunos/feminino 01 aluno/masculino Elementar 04 alunos/feminino 04 alunos/feminino 6 alunos/masculino 09 alunos/feminino 07 alunos/masculino Maduro 11 alunos/feminino 07 alunos/masculino 04 alunos/feminino 04 alunos/feminino 2.1 Dados do pré-escolar Os resultados obtidos na sala de pré-escolar, nas atividades de estabilidade/saltar o rio de jacarés foram de 27,77% em estágio elementar, 72,22% no estágio maduro e não houve alunos que se encaixasse no estágio inicial. Analisando as atividades que envolviam a locomoção os resultados obtidos na atividade de saltar o poço foram 22,22% dos alunos no estágio inicial, 16,66% no estágio elementar e 61,11% no estágio maduro do seu desenvolvimento. Os alunos que alcançaram o nível inicial de desenvolvimento foram os que apresentam algum histórico de indisciplina ou de dificuldade de aprendizagem. Na atividade que envolvia manipulação de objeto [chute a gol] os resultados encontrados foram que 6,25% no estágio inicial, 43,75% em estágio elementar e 50,00% no estágio maduro, conforme detalhamento no Gráfico 1.

7 6,25% 22,22% 16,66% 27,77% 43,75% 50,00% 61,11% 72,22% Estágio Motriz dos Alunos do Pré 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Estabilidade Locomoção Manipulação Estágio Inicial Estágio Elementar Estágio Maduro Grafico 1 Estágio motriz dos alunos do pré-escolar. 2.2 Dados do 1º ano Ao investigar a estabilidade encontramos os seguintes resultados na turma do 1º ano do ensino fundamental, em atividades de pular o rio de jacarés 4,76% em estágio inicial, 23,80% no estágio elementar e 71,42% no estágio maduro. Analisando as atividades locomotoras os resultados obtidos na atividade saltar o poço 14,28% dos alunos em estágio inicial, 61,90% em estágio elementar e 23,80% em estágio maduro. Considerando a atividade manipulativa chute ao gol, os resultados obtidos durante a atividade de chute foram 35,29% em estágio inicial, 41,17% em estágio elementar e 23,52% no estágio maduro, conforme detalhamento no Gráfico 2.

8 4,76% 14,28% 23,80% 23,80% 23,52% 35,29% 41,17% 61,90% 71,42% Estágio Motriz dos Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Estabilidade Locomoção Manipulação Estágio Inicial Estágio Elementar Estágio Maduro Grafico 2 Estágio motriz dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 3. Conclusão Este estudo resultou de uma das ações do subprojeto Educação Física realizado na Escola Municipal Iria Lúcia W. Konzen com o objetivo de diagnosticar a vivência dos alunos no quesito motriz. No total foram 45 alunos diagnosticados, sendo 23 meninas e 22 meninos. Os resultados permitem concluir que os alunos do pré-escolar possuem maior dificuldade em atividades que envolvem a locomoção; por sua vez, os alunos do 1º ano encontram maior dificuldade em atividades que envolvam manipulação. Em ambos os casos, o nível de desenvolvimento motor dos alunos melhoram com as práticas corporais, de forma que os conteúdos das aulas curriculares de Educação Física, enriquecidas com as ações pibidianas, utilizem materiais diversificados, de forma que a locomoção, a manipulação, a estabilização e suas combinações contribuam para uma melhora geral na motricidade das crianças. 4. Agradecimentos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Brasil, Universidade

9 Federal da Grande Dourados UFGD e Escola Municipal Professora Iria Lúcia W. Konzen. 5. Referências ARANDA, M. A. de M. O PIBID na UFGD: ação, reflexão, ação In: ANPAE - XXV - Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e II Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação. São Paulo: Biblioteca ANPAE. São Paulo, (p. 1 14). ARANDA, M. A. de M. A intervenção pedagógica como elemento articulador das Licenciaturas da UFGD: aportes teóricos e práticos. Subprojeto da Licenciatura Pedagogia PIBID/CAPES/FNDE/UFGD. Faculdade de Educação/UFGD. Dourados, MS, BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto da Criança e do Adolescente / Ministério da Saúde. 3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, BRASIL. Plano de Ação subprojeto Educação Física. UFGD, BRASIL. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID. Edital Nº. 01, MEC/CAPES/FNDE, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID. Edital Nº. 02, MEC/CAPES/DEB, CERQUEIRA, E. Formas de Avaliação. Disponível em: Acesso em 14 de setembro de COHN, C. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, GALLAHUE, D. e DONNELLY, F.C. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tradução Maria Aparecida da Silva Pereira Araújo. São Paulo: Phorte Editora, VINHA, M.; KUWANA, R.; ROMERA, P. M.; SANTOS, M. dos. ALENCAR, J. R. Orientações Avaliação Formativa Motora. Documento impresso socializado entre os pibidianos do subprojeto Educação Física/UFGD, Não publicado.

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Introdução Para Gallahue (2003), O Desenvolvimento é o processo continuo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME 1 AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo:

Leia mais

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do Movimento Fundamental O Foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de mecanismos corporais

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos Resumo O presente estudo teve como objetivo realizar uma breve discussão literária entre o desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Os professores de Educação Física e suas práticas nas aulas de Educação Física Infantil.

Os professores de Educação Física e suas práticas nas aulas de Educação Física Infantil. Os professores de Educação Física e suas práticas nas aulas de Educação Física Infantil. Janaína Serafim (1) Leiliane Marvila (2) Lívia Valiati Oliveira (3) RESUMO Este estudo tem a intenção de analisar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI EQUIPE: Coordenador de área: Regisnei Aparecido de Oliveira Silva Supervisora: Keny Alessana Souza Rocha Bolsistas: Jéssica Soares

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação Mariana de Araújo Stocchero (Pibid Música/UFMS) Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DO NÍVEL DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: ANÁLISE DO NÍVEL DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: ANÁLISE DO NÍVEL DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE NETWORK AUTOR(ES):

Leia mais

A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Daiane Toigo Trentin 1 - IFRS Rachel Pietrobon 2 - UCS RESUMO: Este

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução BENÍCIO, Débora Regina Fernandes 1 UEPB Campus III debora_rfb@yahoo.com.br O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS Yasmin Dolores Lopes / yasdelopes@gmail.com Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Leia mais

RELATO AVALIATIVO DA EXPERIÊNCIA NO PIDID 2014/2015 MARCIA C. R. DA SILVA DA CONCEIÇÃO 1

RELATO AVALIATIVO DA EXPERIÊNCIA NO PIDID 2014/2015 MARCIA C. R. DA SILVA DA CONCEIÇÃO 1 RELATO AVALIATIVO DA EXPERIÊNCIA NO PIDID 2014/2015 MARCIA C. R. DA SILVA DA CONCEIÇÃO 1 PALAVRAS-CHAVE: PIBID; avaliação; atividades. DESENVOLVIMENTO: O presente relato tem como objetivo apresentar um

Leia mais

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura) AEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA ISTITUCIOAL DE BOLSA DE IICIAÇÃO À DOCÊCIA - PIBID DETALHAMETO DO SUBPROJETO (Licenciatura) 1. ome da Instituição UF Universidade Federal de Roraima 2. Subprojeto

Leia mais

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Janaina Cantes. Geovana Costa. Juliano Dias. Rogério Cesar Hopf. Universidade Luterana do Brasil ULBRA- Campus Santa Maria RS. Dra. Maria Cristina

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

EDITAL PIBID/CAPES/UNIFIPA N 01/2018

EDITAL PIBID/CAPES/UNIFIPA N 01/2018 EDITAL PIBID/CAPES/UNIFIPA N 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PIBID/CAPES/UNIFIPA O Centro Universitário Padre Albino, por transformação das Faculdades Integradas Padre Albino Portaria MEC

Leia mais

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO Ensino-aprendizagem 1. Quais os materiais didáticos na área do(s) subprojeto(s) existentes na escola? Recursos didáticos, materiais diferenciados e/ou alternativos.

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley

PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley Emanuel Freitas de ALMEIDA (1); Luiz Roberto da SILVA (2); Wenna Karolla da Rocha MARINHO (3); Raimundo Nonato de MEDEIROS JUNIOR

Leia mais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 2016 OBJETIVO DO PIBID O Programa Institucional de Iniciação

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF Universidade

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n 011/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Victor Ferreira Lopes 1 Renata A. Elias Dantas 2 Resumo: Introdução: O desenvolvimento das habilidades motoras tem sido um

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB EDITAL Nº 02/2009 CAPES/DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À

Leia mais

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA NO APOIO AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PEREIRA, Ana Célia

Leia mais

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE:

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL - DEINTER CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

Materiais e métodos:

Materiais e métodos: PIBID BIOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DE CARÁTER INOVADOR Lucas Rodrigo Neves Alvaristo (bolsista PIBID/CAPES)

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA Q U E S T Õ E S E R E F L E X Õ E S Suraya Cristina Dar ido Mestrado em Educação Física, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, SP, 1987 1991 Doutorado em

Leia mais

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID Graziela Escandiel de Lima Professora Doutora - Departamento de Metodologia do Ensino/UFSM Coordenadora de

Leia mais

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL

Leia mais

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos Cássia Borges Dias, Maria das Graças Mota Mourão, Rita Tavares de Mello Resumo O estudo tem

Leia mais

Pibid Plano de Trabalho - Edital nº 61/2013. Coordenador Institucional. Objeto. Justificativa

Pibid Plano de Trabalho - Edital nº 61/2013. Coordenador Institucional. Objeto. Justificativa Plano de Trabalho - Edital nº 61/2013 Proposta 128231 Instituição FACULDADE TRÊS DE MAIO - SETREM Código INEP 294 CNPJ 98.039.852/0001-97 Coordenador Institucional Nome MAURO ALBERTO NUSKE CPF 749.951.030-15

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE Introdução As capacidades coordenativas servem como base para a execução de qualquer movimento humano, em que é necessária a percepção do próprio corpo,

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Acadêmica Julia Konorat de Souza Orientadora Professora Dra Vera Lícia de Souza Baruki Introdução Este trabalho

Leia mais

AÇÕES PEDAGÓGICAS DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO ADVERSO: O PIBID EM RELEVO

AÇÕES PEDAGÓGICAS DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO ADVERSO: O PIBID EM RELEVO AÇÕES PEDAGÓGICAS DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO ADVERSO: O PIBID EM RELEVO Vânia Lucia Pereira de Almeida 1 Olga Cristina da Silva Teixeira 2 Maria Alice de Miranda Aranda 3 Maria de Lourdes dos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n 011 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

QUADRO 1 Distribuição das vagas

QUADRO 1 Distribuição das vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEN EDITAL 007/2018/UFSJ/PROEN SELEÇÃO DE SUPERVISORES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas.

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO Jéssica

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

1-INTRODUÇÃO. O Projeto PIBID Diversidade da UFCG possui subprojetos nas áreas de: Linguagens e

1-INTRODUÇÃO. O Projeto PIBID Diversidade da UFCG possui subprojetos nas áreas de: Linguagens e ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA AGROTÉCNICA DE SUMÉ/PB NO SUBPROJETO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA Joaquim José da Silva Gouveia (1); Talita Bezerra

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. E. V. Lima¹; D. Cesare Junior 1 ; D. C. Pinheiro¹; V. F. Gonçalves¹;

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

PIBID: percepções de um professor transgênero

PIBID: percepções de um professor transgênero PIBID: percepções de um professor transgênero Eduardo de Souza Saraiva No ano de 2012, ingressei no curso de Letras-Português/Inglês da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nesse mesmo período, participei

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

PIBID: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PIBID: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 03261 PIBID: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Josiane Lopes Medeiros PPGE/ UFG/ IF Goiano/jozymedeiros@gmail.com Luciene Lima de Assis Pires - Professora orientadora do PPGE/

Leia mais

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME SANDRA MARA MAYER LIEGE MAIARA KRÜGER Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. smmayer@unisc.br Introdução

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB Xetravou t MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II EDITAL Nº 001/2011/CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 002/2011 PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 002/2011 PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERCULTURAL - DEINTER EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 002/2011

Leia mais

Edital PIBID-UNICRUZ nº 003/2013. Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBID/UNICRUZ atendendo ao EDITAL da CAPES 11/2012

Edital PIBID-UNICRUZ nº 003/2013. Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBID/UNICRUZ atendendo ao EDITAL da CAPES 11/2012 Edital PIBID-UNICRUZ nº 003/2013 Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBID/UNICRUZ atendendo ao EDITAL da CAPES 11/2012 A Universidade de Cruz Alta, através da Vice-Reitoria de Graduação e da Coordenação

Leia mais

VISÃO DO PIBID SOB O OLHAR DO SUPERVISOR SUBPROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

VISÃO DO PIBID SOB O OLHAR DO SUPERVISOR SUBPROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS VISÃO DO PIBID SOB O OLHAR DO SUPERVISOR SUBPROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Cássia Borges Dias, Fabrícia Cardoso Moura, Neuza Soares de Souza Almeida, Ruth Macedo de Oliveira, Maria Anna Rocha Alves

Leia mais

A DANÇA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILIBRIO E DA LATERALIDADE EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID DA UEG - PORANGATU.

A DANÇA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILIBRIO E DA LATERALIDADE EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID DA UEG - PORANGATU. A DANÇA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILIBRIO E DA LATERALIDADE EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID DA UEG - PORANGATU. Leydianne Percilia Borges 1 Nicole C. Billerbeck Macedo 2 1 (Discente do

Leia mais

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COORDENAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

Leia mais

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2.

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. 1 Resultados preliminares de pesquisa desenvolvida no Mestrado em

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de

Programa Institucional de Bolsa de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto MULTIDISCIPLINAR Núcleo Ciências da Natureza Uruguaiana O PIBID foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de

Leia mais

EDITAL 04/ PIBID-CAPES-UNISAL SELEÇÃO DE LICENCIANDO DE MATEMÁTICA

EDITAL 04/ PIBID-CAPES-UNISAL SELEÇÃO DE LICENCIANDO DE MATEMÁTICA EDITAL 04/2013 - PIBID-CAPES-UNISAL SELEÇÃO DE LICENCIANDO DE MATEMÁTICA O UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo no uso de suas atribuições, por meio da Pró-Reitoria Acadêmica, faz saber aos

Leia mais

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS 1 PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS Liane Orcelli Marques Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Resumo: O presente trabalho discute a formação inicial de professores no curso de Pedagogia

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE 1 PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE Márcia Cristina de Oliveira Mello UNESP Campus de Ourinhos PIBID/CAPES Resumo Dentro de uma política institucional

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva 1 ; Renata Joaquina de Oliveira Barboza 2 ; José Geovane Jorge de Matos 3 ; Magadã

Leia mais

GEOGRAFIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. Marilene Francieli Wilhelm (PIBID/UNIOESTE) Marli Terezinha Szumilo Schlosser (PIBID/UNIOESTE)

GEOGRAFIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. Marilene Francieli Wilhelm (PIBID/UNIOESTE) Marli Terezinha Szumilo Schlosser (PIBID/UNIOESTE) GEOGRAFIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS Marilene Francieli Wilhelm (PIBID/UNIOESTE) Marli Terezinha Szumilo Schlosser (PIBID/UNIOESTE) maryejaime@live.com marlisch20@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

1.1.1 O que é o Estágio?

1.1.1 O que é o Estágio? 1.1 Estágio Curricular supervisionado Todo o Projeto de estágio e suas considerações foram elaborados pela Professora Fabiana Chinaglia. Abaixo segue o projeto, os anexos podem ser vistos no caderno de

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CESA 01/2018

EDITAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CESA 01/2018 Biologia Gestão Comercial - Geografia - História - Letras - Matemática - Pedagogia EDITAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CESA 01/2018 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ EDITAL 02/2018 PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ EDITAL 02/2018 PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ EDITAL 02/2018 PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por intermédio de sua

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial - CEP 18136-540 São Roque SP Fone (11)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Palavras-chave: Reforço Escolar; Educação Básica; Geometria; Ensino Fundamental.

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Palavras-chave: Reforço Escolar; Educação Básica; Geometria; Ensino Fundamental. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA Maxlei Vinícius Cândido de Freitas 1 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul maxleifreitas@hotmail.com RESUMO Este trabalho teve como principal objetivo

Leia mais

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FABIO CEZAR FERREIRA ALESSANDRA STEVANATO OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 09/2018/PROGRAD (RETIFICADO EM 15/03/2018) Chamada Pública para os Departamentos que ofertam

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO

DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DEISE CRISTINA WESCHENFELDER SANDRA MARA MAYER LAUDEMIRO VOLMAR DA CUNHA TRINDADE OLI JURANDIR LIMBERGER

Leia mais

EDITAL Nº 003 IFBA/CAPES/2018. Processo Seletivo de Bolsistas Supervisor

EDITAL Nº 003 IFBA/CAPES/2018. Processo Seletivo de Bolsistas Supervisor MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL Nº 003 IFBA/CAPES/2018

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias Projeto de Estímulo a Docência - Um estudo sobre a inclusão nas aulas de Educação Física Kerllyn Trindade Coimbra 1 Natália Daniela

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/UEPB Edital 001/2016

Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/UEPB Edital 001/2016 Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/UEPB Edital 001/2016 Seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência A Universidade Estadual da Paraíba UEPB,

Leia mais

O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME"

O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME" SANDRA MARA MAYER CLAUDIA DANIELA BARBIAN CAROLINE LUCIA STULP Universidade

Leia mais

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ: O CASO DO PIBID/UENF

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ: O CASO DO PIBID/UENF POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ: O CASO DO PIBID/UENF Priscila de Andrade Barroso PEIXOTO, UENF Dhienes Charla FERREIRA, UENF Eliana Crispim

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: Ensino Médio.

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: Ensino Médio. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: Ensino Médio. Daniely de Fátima Ribeiro, Geraldo Daniel Naves de Lima, Giselda Moreira Saavedra Lemos, *Graciele de Souza

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE ENSINO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE ENSINO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE ENSINO Fátima Larissa Santiago (1); Darley Severino Cardoso (2); Haroldo Moraes de Figueiredo (3); Isabeli Lins

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB EDITAL Nº 02/2009 CAPES/DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL 05/2018 PIBID- FÍSICA E QUÍMICA /UFRR

EDITAL 05/2018 PIBID- FÍSICA E QUÍMICA /UFRR EDITAL 05/2018 PIBID- FÍSICA E QUÍMICA /UFRR A (UFRR), por intermédio da Coordenação de Área em Física e Química, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/FPA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/FPA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/FPA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas de BH e Grande BH MG

I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas de BH e Grande BH MG I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas de BH e Grande BH MG.5. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora Rodolfo Novellino Benda www.eeffto.ufmg.br/gedam Seqüência A criança; Comportamento

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PATRÍCIA ESPÍNDOLA MOTA VENÂNCIO 2 JAIRO TEIXEIRA JUNIOR ROBERTA MENDES FERNANDES VIVIANE LEMOS SILVA FERNANDES CRISTINA

Leia mais