Respeito da gente da Cidade da Gente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Respeito da gente da Cidade da Gente."

Transcrição

1

2 APRESENTAÇÃO Uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Curitiba é estar sempre atenta ao fenômeno do envelhecimento e ao cumprimento dos compromissos assumidos com a população. Em Curitiba, os idosos são mais de 150 mil habitantes. Pouco mais de 8% de uma população que está vivendo 73 anos em média. Nossa preocupação é fazer com que essa vida, mais longa que a dos antepassados, seja melhor. O envelhecimento da população está sendo tratado com intervenções sociais, econômicas e ambientais, garantindo ao idoso um Envelhecimento Ativo. Trabalhamos na promoção e prevenção. Exemplo disso é a implantação de 25 CRAS Centro de Referência da Assistência Social, 14 Unidades de Atendimento porta de entrada da assistência social em Curitiba e 141 grupos de convivência para idosos em todas as regionais. Essas atividades estão trazendo muitos resultados positivos. Para todos os idosos de Curitiba elaboramos esta cartilha, que detalha os principais direitos da pessoa idosa. Direitos garantidos por lei. Isso é respeito para o idoso, que já contribuiu muito com a cidade e que agora merece da cidade toda a consideração. Respeito da gente da Cidade da Gente. Fernanda Richa Presidente da Fundação de Ação Social (FAS) Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)

3 ...à pessoa idosa todos os direitos da cidadania...

4 >> O PAPEL DO IDOSO, DA FAMÍLIA, DA SOCIEDADE E DO ESTADO EM RELAÇÃO À PESSOA IDOSA COISAS QUE TODOS DEVERIAM SABER. >> O PAPEL DO IDOSO O idoso é um cidadão como qualquer outro. Por isso, seja por conta própria ou por meio de associações, deve participar da vida em sociedade. E o que é muito importante: sem se sentir inferior ou incapaz diante dos mais jovens. >> RESPEITO É BOM E O IDOSO GOSTA Sempre que sofrer abusos ou sentir que seus direitos não estão sendo respeitados, o idoso deve procurar autoridade policial, Ministério Público, Conselhos de Direito do Idoso ou o SAV Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicílio, mesmo que o desrespeito seja praticado por familiares.

5 >> TODO CUIDADO É POUCO Cartão bancário não é brinquedo, é dinheiro. Por isso, nunca forneça o seu cartão ou senha do banco para ninguém. Nem deixe o cartão bancário com outra pessoa em garantia de alguma coisa. >> TEM QUE SER DE CONFIANÇA Se for passar procuração para alguém cuidar de seus interesses, escolha com atenção e exija prestação de contas periodicamente. Em caso de dúvida, volte ao cartório e revogue a procuração.

6 ... familiares são obrigados ao sustento da pessoa idosa...

7 CUIDAR DO IDOSO É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS. O PAPEL DA FAMÍLIA >> DEVER DE ASSISTÊNCIA Os familiares devem sustentar a pessoa idosa que necessite. Se a família não cumprir essa obrigação, o idoso que necessita de alimentos deve requerêlos na justiça por meio de advogado, Defensoria Pública ou procurando o Ministério Público. >> CASOS DE INCAPACIDADE Quando se percebe que a pessoa, principalmente idosa, não tem condições de manifestar a sua vontade por qualquer razão física ou mental, os parentes podem requerer sua interdição a um juiz.

8 ...tem direito ao atendimento preferencial...

9 O PAPEL DA SOCIEDADE >> ATENDIMENTO PREFERENCIAL Não significa necessariamente oferecer caixas ou filas exclusivas, mas sim atendimento mais rápido e boas condições de conforto, como assentos para espera e facilidade de acesso aos prédios e banheiros. Gestantes, pessoas com deficiência ou com criança de colo devem receber o mesmo tipo de tratamento.

10 >> SEM DISCRIMINAÇÃO. E COM EDUCAÇÃO O idoso, não importa de que idade, não pode ser discriminado quando for adquirir mercadorias, abrir contas-correntes ou fazer financiamentos. Para prestar um bom atendimento, as pessoas que lidam com o público devem ser orientadas a respeito dos direitos da pessoa idosa, de modo a não provocar qualquer forma de constrangimento.

11 >> MORANDO LONGE DE CASA A responsabilidade de cuidar da pessoa idosa é sempre, em primeiro lugar, da família. Entretanto, quando o idoso ou seus parentes decidem que o melhor é residir em uma instituição de longa permanência, a instituição escolhida também deve seguir o Estatuto do Idoso e cumprir uma série de obrigações: Ter licença sanitária e estar inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; Preservar os vínculos familiares; Oferecer atendimento personalizado e em pequenos grupos;

12 Proporcionar um ambiente de respeito à pessoa idosa; Fornecer vestuário e alimentação suficientes às pessoas atendidas; Oferecer acomodações apropriadas para visitas; Fornecer cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos. >> LEMBRETES IMPORTANTES: A fiscalização das entidades asilares cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ao Ministério Público, aos órgãos de saúde pública e a outros previstos em lei; O atendimento à pessoa idosa deve ser feito, prioritariamente, por meio de sua própria família.

13 Tem direito a um Envelhecimento Ativo.

14 O PAPEL DO GOVERNO Jamais discriminar a pessoa idosa. Além disso, zelar por sua dignidade e mantê-la a salvo de qualquer tratamento violento, vexatório ou constrangedor. Garantir atendimento prioritário aos idosos nos órgãos públicos e privados que prestam serviços à população. Dar preferência aos idosos ao formular e executar políticas sociais. Integrar a pessoa idosa com os mais jovens, pois os mais velhos podem e devem ser fonte de conhecimento e informação para todos.

15 ...bem-estar físico, mental e espiritual...

16 >> NA ÁREA DA SAÚDE Saúde não é apenas a ausência de doenças, e sim o estado de completo bem-estar físico, mental e espiritual. É um direito de todos e dever do Estado. Por isso, o governo tem várias obrigações, dentre elas: Fornecer medicamentos, órteses e próteses necessários à recuperação e reabilitação da saúde da pessoa idosa; Desenvolver políticas de prevenção para que a população envelheça com bom estado de saúde; Estimular a permanência do idoso na comunidade, junto à família, desempenhando papel social ativo com autonomia e independência.

17 ... acesso da pessoa idosa à educação...

18 >> NA ÁREA DA EDUCAÇÃO O idoso, como todo cidadão, deve ser beneficiado pelas ações do governo. Entre elas: Criação de oportunidades de acesso da pessoa idosa à educação, adequando currículos, metodologias e material didático; Colocação nos currículos, nos diversos níveis do ensino, de conteúdos sobre o processo de envelhecimento com o objetivo de eliminar preconceitos; Desenvolvimento de programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população sobre o processo de envelhecimento.

19 ... acesso aos locais e eventos culturais...

20 >> NAS ÁREAS DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER Além de incentivar e criar programas de esportes, lazer e atividades culturais, são obrigações do Estado: Permitir à pessoa idosa produzir e desfrutar de bens culturais; Propiciar acesso aos locais e eventos culturais, com preços reduzidos; Valorizar o registro da memória e a transmissão de informações e habilidades dos idosos às pessoas mais jovens.

21 ... participação no mercado de trabalho...

22 >> NAS ÁREAS DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA A pessoa idosa tem uma longa vida dedicada ao trabalho. Nada mais justo que o governo respeite seus direitos: Garantindo mecanismos para impedir a discriminação da pessoa idosa quanto à sua participação no mercado de trabalho; Atendendo prioritariamente os idosos em via de aposentadoria e prestando esclarecimentos sobre os seus direitos previdenciários; Criando e mantendo programas de preparação para a aposentadoria.

23 ...criação de centros de convivência...

24 >> NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL É obrigação do Estado incentivar a autonomia e a independência dos idosos. Para tanto, deve: Prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas da pessoa idosa. Isso, é claro, envolvendo a participação da família, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais; Oferecer atendimento, em regime de abrigamento, à pessoa idosa sem vínculo familiar, abandonada ou sem condições de prover a própria subsistência;

25 Garantir o pagamento de um salário mínimo mensal à pessoa com idade igual ou superior a 65 anos que não tenha condições de se manter ou de ser mantido pela família. Esse é o BPC - Benefício de Prestação Continuada. >> LEMBRETE: O BPC não é vitalício, podendo ser suspenso sempre que as condições que lhe deram motivo forem superadas.

26 ... alternativas habitacionais adequadas...

27 >> NAS ÁREAS DA HABITAÇÃO E DO URBANISMO O governo deve atender a população idosa também em suas necessidades habitacionais por meio de ações como: Implantação de equipamentos urbanos que atendam às necessidades da população idosa; Criação de mecanismos que levem à eliminação de barreiras arquitetônicas em equipamentos urbanos de uso público; Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso tem prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria. Além disso, 3% das unidades residenciais devem ser reservadas para atendimento aos idosos.

28 ...vagas nos estacionamentos públicos...

29 >> NA ÁREA DOS TRANSPORTES A Constituição Federal determina que o uso dos transportes coletivos urbanos pelos maiores de 65 anos seja gratuito. A pessoa idosa tem direito à reserva de 10% dos assentos nos veículos de transporte coletivo. Pela Lei, 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados devem ser reservadas para os idosos. Essas vagas devem ainda ser posicionadas de forma a garantir maior comodidade à pessoa idosa.

30 Nos sistemas de transporte coletivo interestadual rodoviário, aquaviário e ferroviário, é obrigatória a reserva de 2 vagas gratuitas por veículo para pessoas com 60 anos ou mais, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos ou desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens para os idosos que excederem as vagas gratuitas. A FAS - Fundação de Ação Social emite a Carteira do Idoso, que dá direito ao uso do transporte interestadual gratuito ou com desconto para os idosos sem condições de comprovar a renda. Basta procurar o CRAS mais próximo.

31 ... atendimento prioritário e especializado...

32 >> NAS ÁREAS DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA PÚBLICA Cabe ao Estado: Zelar pela aplicação de normas e ações para evitar abusos e lesões a seus direitos; Garantir tramitação prioritária de processos administrativos e judiciais que envolvam pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; Tratar com respeito a pessoa idosa vítima de crimes, dando-lhe imediata atenção e apurando com rigor os delitos, por menores que sejam ou praticados no seio familiar.

33 ... velar pelo direito das pessoas idosas...

34 >> O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Cabe ao Ministério Público zelar pelos direitos da pessoa idosa. Isso acontece: Apurando qualquer notícia de desrespeito ou violação, seja de direitos coletivos como, por exemplo, o direito de preferência no atendimento, ou direitos individuais, como o acesso a alimentos. >> LEMBRETE: Todo cidadão tem o dever de denunciar qualquer forma de negligência ou desrespeito à pessoa idosa.

35 O QUE É CRIME? Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias e aos meios de transporte. Deixar de prestar assistência ao idoso ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde. Abandonar o idoso em hospitais e casas de saúde. Maus tratos, expondo a perigo a integridade e a saúde do idoso. Maus tratos que resultem em lesão corporal grave. Expor o idoso a situação que resulte em morte. Negar emprego ou o acesso a cargo público por motivo de idade. Deixar de cumprir, retardar ou frustrar a execução de ordem judicial quando o idoso for parte do processo. PUNIÇÃO Reclusão de 6 meses a 1 ano e multa. Aumenta em um terço a pena se a vítima estiver sob os cuidados do infrator. Detenção de 6 meses a 1 ano e multa. Detenção de 6 meses a 3 anos e multa. Detenção de 2 meses a 1 ano e multa. Reclusão de 1 a 4 anos. Reclusão de 4 a 12 anos. Reclusão de 6 meses a 1 ano e multa. Detenção de 6 meses a 1 ano e multa.

36 O QUE É CRIME? Apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso. Negar acolhimento ou permanência do idoso em abrigo. Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso. Exibir ou veicular informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa idosa. Coagir o idoso a doar, realizar testamento, contratar ou ainda emitir procuração. PUNIÇÃO Reclusão de 1 a 4 anos e multa. Detenção de 6 meses a 1 ano e multa. Detenção de 6 meses a 2 anos. Detenção de 1 a 3 anos e multa. Reclusão de 2 a 5 anos. >> ONDE BUSCAR SEUS DIREITOS: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido - Tel.: Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso Av. Marechal Floriano Peixoto, Rebouças - Tel.: SAV - Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domícilio - 156

37 CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E UNIDADES DE ATENDIMENTO REGIONAL BAIRRO NOVO >> CRAS Cidadania Bairro Novo Rua Tijucas do Sul, Sítio Cercado Fone: (41) Unidade de Atendimento Central Rua das Tecnologias, Casa 10 Vila Tecnológica Sitio Cercado Fone: (41) Unidade de Atendimento Marupiara Rua Deputado Pinheiro Jr., Umbará Fone: (41) >> CRAS Xapinhal Rua Francisco José Lobo, 416 Xapinhal Sítio Cercado Fone: (41) >> CRAS Madre Tereza Rua Guaçuí, Osternack - Ganchinho Fone: (41) Unidade de Atendimento Sambaqui Rua Hussein Ibrahim Omayri, 490 Sítio Cercado Fone: (41) REGIONAL BOA VISTA >> CRAS Rua da Cidadania Boa Vista Av. Paraná, Boa Vista Fone: (41) Unidade de Atendimento Vila Esperança Rua João Batista Scucato, Atuba Fone: (41) REGIONAL BOQUEIRÃO >> CRAS Rua da Cidadania Boqueirão Av. Marechal Floriano Peixoto, Boqueirão - Praça N. Sa. do Carmo Fone: (41) >> CRAS Iguape Cidadania Rua Carlos Essenfelder, Boqueirão Fone: (41) >> CRAS Vila São Pedro Rua Primeiro de Maio, Xaxim Fone: (41) >> CRAS Alto Boqueirão Rua Arthur Manoel Iwerson, s/nº Alto Boqueirão Fone: (41) REGIONAL CAJURU >> CRAS Regional Cajuru Rua Roraima, 545 Cajuru Fone: (41) >> CRAS Iguaçu Rua Dr. João Luís Bettega, 503, esquina com Rua Leonardo Novick Fone: (41) Unidade de Atendimento Acrópole Rua Antônio Moreira Lopes, s/nº Cajuru Fone: (41) Unidade de Atendimento Autódromo Rua Leonardo Gelinski, Cajuru Fone: (41) >> CRAS Ouro Verde Rua Oséas Saraiva de Araújo, s/nº Uberaba Fone: (41) Unidade de Atendimento Yasmin Rua Benjamin Gelinski esq. com Cid José Santos, Uberaba Fone: (41) Unidade de Atendimento União-Ferroviária Rua Antônio Tortato, s/nº Uberaba Fone: (41)

38 REGIONAL CIC >> CRAS Nossa Senhora da Luz Rua Davi Xavier da Silva, 550 CIC Fone: (41) Unidade de Atendimento Regional CIC Rua Manoel Valdomiro de Macedo, CIC Fone: (41) >> CRAS Itatiaia Rua Cidade de Laguna, 25 Itatiaia Fone: (41) >> CRAS Vila Verde Rua Emílio Romani, Vila Verde Fone: (41) Unidade de Atendimento Vila Verde Rua Nei Pacheco, CIC Fone: (41) REGIONAL MATRIZ >> CRAS Rua da Cidadania Matriz Praça Rui Barbosa, Centro Fone: (41) >> CRAS Vila das Torres Rua Aquelino Orestes Bagioli, s/nº - Vila Torres Prado Velho Fones: (41) REGIONAL PINHEIRINHO >> CRAS Rua da Cidadania Pinheirinho Av. Winston Churchill, Pinheirinho Fone: (41) >> CRAS Pompéia Rua Heitor Ferreira, Tatuquara Fone: (41) Unidade de Atendimento Terra Santa Rua Francisco José Bozza, s/nº, Pompéia Fone: (41) >> CRAS Monteiro Lobato Rua Emílio Zolla Florenzano, 300, quadra 11 Fone: (41) >> CRAS Rio Bonito Rua Ewerton Leining Saporski, Campo de Santana Fone: (41) Unidade de Atendimento Caximba Estrada Delegado Bruno de Almeida, 300 Fone: (41) Unidade de Atendimento Dom Bosco Rua Júlio Pereira Sobrinho, 349 Jardim Dom Bosco - Campo de Santana Fone: (41) REGIONAL PORTÃO >> CRAS Regional Portão Rua Carlos Klemtz, Terminal Fazendinha Fone: (41) >> CRAS Parolin Rua Plácido e Silva, Parolin Fone: (41) Unidade de Atendimento Guaíra Rua Eugênio José Souza, Guaíra Fone: (41) >> CRAS Aurora Formosa Rua Visconde do Serro Frio, 758 Novo Mundo Fone: (41) REGIONAL SANTA FELICIDADE >> CRAS Rua da Cidadania Santa Felicidade Rua Santa Bertila Boscardim, 213 Terminal Santa Felicidade Fones: (41) >> CRAS Jardim Gabineto BR 277, Orleans Fone: (41)

39 Exija sempre seus direitos.

40 Fundação de Ação Social Rua Eduardo Sprada, 4520 Campo Comprido CEP Curitiba Paraná (41)

Crimes do Estatuto do Idoso 10.741/03 Prof. Marcelo Daemon

Crimes do Estatuto do Idoso 10.741/03 Prof. Marcelo Daemon Crimes do Estatuto do Idoso 10.741/03 Prof. Marcelo Daemon I Fundamento Constitucional Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar

Leia mais

DIREITOS NA TERCEIRA IDADE

DIREITOS NA TERCEIRA IDADE mar/2007 DIREITOS NA TERCEIRA IDADE Em 2004 entrou em vigor o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/04) que ampliou os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Essa Lei, ainda pouco conhecida,

Leia mais

Estatuto do Idoso: Lei nº , de 1º de outubro de Título I Disposições Preliminares.

Estatuto do Idoso: Lei nº , de 1º de outubro de Título I Disposições Preliminares. Estatuto do Idoso: Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Título I Disposições Preliminares. Art. 1.º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade

Leia mais

AULA EMERJ ESTATUTO DO IDOSO PROFESSORA CRISTIANE DUPRET

AULA EMERJ ESTATUTO DO IDOSO PROFESSORA CRISTIANE DUPRET AULA EMERJ ESTATUTO DO IDOSO PROFESSORA CRISTIANE DUPRET Art. 1 o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Leia mais

APRESENTAÇÃO A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio de sua Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso, elaborou a pre

APRESENTAÇÃO A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio de sua Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso, elaborou a pre APRESENTAÇÃO A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio de sua Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso, elaborou a presente cartilha com a finalidade de proporcionar informações

Leia mais

LEI Nº , DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.

LEI Nº , DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta)

Leia mais

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação 10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação Estatuto do Idoso uma década de... D I G N I D A D E F E L I C I D A D E AT I V I D A D E V I TA L I D A D E Q U A L I D A D E R E S P E I

Leia mais

REDE DE SAÚDE MENTAL ALCOOL E OUTRAS DROGAS CURITIBA/2015. Ana Carolina A. S. Schlotag

REDE DE SAÚDE MENTAL ALCOOL E OUTRAS DROGAS CURITIBA/2015. Ana Carolina A. S. Schlotag REDE DE SAÚDE MENTAL ALCOOL E OUTRAS DROGAS CURITIBA/2015 Ana Carolina A. S. Schlotag DROGAS E SOCIEDADE As sociedade têm suas drogas e recorre ao seu uso para finalidades diferentes Está em todos os espaços

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 28. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 28. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 28 Profª. Lívia Bahia Envelhecimento e saúde contribuições da Atenção Básica O mundo está envelhecendo; Ano de 2050: dois bilhões de pessoas com sessenta

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, Estiva CEP Itajubá Minas Gerais. Lei nº 2797

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, Estiva CEP Itajubá Minas Gerais. Lei nº 2797 Lei nº 2797 JORGE RENÓ MOUALLEM, Prefeito do Município de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona

Leia mais

Cartilha de. Benefícios. Sociais

Cartilha de. Benefícios. Sociais Cartilha de Benefícios Sociais Cartilha de Benefícios Sociais Fevereiro de 2014 Iniciativa: Fundação de Ação Social Diretoria de Informações e Gestão de Benefícios Informações e Contato: Coordenação de

Leia mais

Material Teórico DIREITO DO IDOSO. Aula 4. Crimes Contra o Idoso. Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa. cod IdosoCDS1110_a04

Material Teórico DIREITO DO IDOSO. Aula 4. Crimes Contra o Idoso. Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa. cod IdosoCDS1110_a04 Material Teórico DIREITO DO IDOSO Aula 4 Crimes Contra o Idoso Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod IdosoCDS1110_a04 1 Introdução Nossa aula tratará do Direito do Idoso na esfera do crime.

Leia mais

Lei nº 8.842/94. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.

Lei nº 8.842/94. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Lei nº 8.842/94 Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Realização: Assessoria Deputado Estadual Rasca Rodrigues

Realização: Assessoria Deputado Estadual Rasca Rodrigues LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO Período: 19 a 24 de abril de 2017 Realização: Assessoria Deputado Estadual Rasca Rodrigues Objetivo: Identificar a necessidade da colocação de bancos nos pontos de ônibus de Curitiba,

Leia mais

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho Profª. Drª. Elessandra Santos Marques Válio Advogada, Mestre e doutora em Direito Princípio da Igualdade

Leia mais

LEI N 1.175/94. Dispõe sobre a política social do idoso e autoriza a criação do respectivo conselho e dá outras providências.

LEI N 1.175/94. Dispõe sobre a política social do idoso e autoriza a criação do respectivo conselho e dá outras providências. LEI N 1.175/94 Dispõe sobre a política social do idoso e autoriza a criação do respectivo conselho e dá outras providências. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Capitulo

Leia mais

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Essa cartilha da Pessoa com Deficiência é o resultado do nosso primeiro ano no mandato de vereadora do Rio de Janeiro. Falo nosso porque esse mandato é construído por

Leia mais

Para você conhecer melhor seus direitos, trago, nesta edição, informações sobre o que se pode fazer com que idade.

Para você conhecer melhor seus direitos, trago, nesta edição, informações sobre o que se pode fazer com que idade. ANTONIO BULHÕES Deputado Federal PRB/SP Brasília Maio/2008 Prezados amigos, Para você conhecer melhor seus direitos, trago, nesta edição, informações sobre o que se pode fazer com que idade. É muito importante

Leia mais

CONHEÇA OS DIREITOS E DEVERES DO IDOSO NO TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS

CONHEÇA OS DIREITOS E DEVERES DO IDOSO NO TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS Distribuição gratuita - é permitida a reprodução integral ou parcial do texto, desde que citada a fonte. Passagem gratuita para idosos CONHEÇA OS DIREITOS E DEVERES DO IDOSO NO TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO

Leia mais

LEI N o , DE 1º DE OUTUBRO DE Estatuto do Idoso. Adriana Furtado

LEI N o , DE 1º DE OUTUBRO DE Estatuto do Idoso. Adriana Furtado LEI N o 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. Estatuto do Idoso Adriana Furtado Assistente social Especialista em pedagogia empresarial e criatividade Mestre em administração 1 PARTES I e II ESTATUTO DO IDOSO

Leia mais

cartilha de Benefícios Sociais

cartilha de Benefícios Sociais Assistência Social cartilha de Benefícios Sociais Tarifa Social da Copel A Tarifa Social Baixa Renda é estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e possibilita descontos no valor da

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante

Leia mais

Análise do Mercado de Locação em Curitiba

Análise do Mercado de Locação em Curitiba Análise do Mercado de Locação em Curitiba (Básico) Maio / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA a pessoa IDOSa

VIOLÊNCIA CONTRA a pessoa IDOSa Cartilha de orientação sobre VIOLÊNCIA CONTRA a pessoa IDOSa Respeito sim. Violência não. sumário Apresentação 4 Introdução 5 Quem é considerada pessoa idosa 6 A violência contra a pessoa idosa 6 Formas

Leia mais

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Abril / 2019

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Abril / 2019 Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba (Básico) Abril / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico,

Leia mais

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Março / 2019

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Março / 2019 Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba (Básico) Março / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico,

Leia mais

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Fevereiro / 2019

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Fevereiro / 2019 Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba (Básico) Fevereiro / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico,

Leia mais

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Maio / 2019

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Maio / 2019 Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba (Básico) Maio / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico,

Leia mais

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Junho / 2019

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba. (Básico) Junho / 2019 Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba (Básico) Junho / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 Dispõe sobre a obrigatoriedade na marcação de exames e consultas para pessoas com mais de 60 anos nas Unidades de Saúde Públicas pertencentes ao Governo do Estado de Goiás.

Leia mais

Análise do Mercado de Locação em Curitiba

Análise do Mercado de Locação em Curitiba Análise do Mercado de Locação em Curitiba (Básico) Janeiro / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O N A P T R A N S P O R T E 2 1 D E A G O S T O D E

A P R E S E N T A Ç Ã O N A P T R A N S P O R T E 2 1 D E A G O S T O D E A P R E S E N T A Ç Ã O N A P Direitos dos Idosos T R A N S P O R T E Estatuto do Idoso CAPÍTULO X Do Transporte Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes

Leia mais

PESSOA IDOSA DIREITOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO

PESSOA IDOSA DIREITOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/nº - Bloco IV 1º Andar Parque dos Poderes CEP 79031-310 Campo Grande - MS E-mail: gabinete-dpge@defensoria.ms.gov.br

Leia mais

Análise do Mercado de Locação em Curitiba

Análise do Mercado de Locação em Curitiba Análise do Mercado de Locação em Curitiba (Básico) Fevereiro / 2019 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão

Leia mais

Relação de linhas de Transporte Coletivo que atendem aos diversos locais de Prova e seus principais Pontos de Parada

Relação de linhas de Transporte Coletivo que atendem aos diversos locais de Prova e seus principais Pontos de Parada CEEFM LA SALLE CEEFM HASDRUBAL BELLEGARD COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR XAVIER DA SILVA COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO ZARDO Futurama Palmeira Luiz

Leia mais

Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTATUTO DO IDOSO NA EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE MATERIAL. Andréia Gomes Andrade Lima Vieira 1

Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTATUTO DO IDOSO NA EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE MATERIAL. Andréia Gomes Andrade Lima Vieira 1 Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTATUTO DO IDOSO NA EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE MATERIAL Andréia Gomes Andrade Lima Vieira 1 SUMÁRIO: 1- INTRODUÇÃO E PRINCIPIO DA IGUALDADE. CONCEITO DE IDOSO; 2- OBRIGAÇÃO

Leia mais

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO JANEIRO 2017

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO JANEIRO 2017 IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO JANEIRO 2017 RESUMO TENDÊNCIAS DESTACADAS VENDA O preço dos imóveis na cidade retrocedeu pelo terceiro mês consecutivo. Nos últimos doze meses acumulou um

Leia mais

ESTATUTO DO IDOSO MÓDULO QUESTÕES. Professora Claudete Pessôa. - Lei n o , de 1º de outubro de 2003.

ESTATUTO DO IDOSO MÓDULO QUESTÕES. Professora Claudete Pessôa. - Lei n o , de 1º de outubro de 2003. ESTATUTO DO IDOSO - Lei n o 10.741, de 1º de outubro de 2003. MÓDULO QUESTÕES Professora Claudete Pessôa Prova: FCC - 2013 - MPE-SE - Analista - Direito Com relação aos direitos fundamentais previstos

Leia mais

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL MATOS, Jatene da Costa¹ DAL BOSCO, Maria Goretti 2 1 Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados

Leia mais

Vem Pra Potere!

Vem Pra Potere! Provas de Terça Vem Pra Potere! www.poteresocial.com.br/site www.poteresocial.com.br\site Fone: 85 3224.0127// WhatsApp 85 99952.2704 Insta @poteresocial Face: Potere Social PREFEITURA MUNICIPAL DE MOJUÍ

Leia mais

A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes

A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes GUIA DE INFORMAÇÕES Desenvolvimento, Criação e Diagramação: SEGRAF - Seção Gráfica do Ministério Público do Estado de Rondônia Elaboração: Andreza B. Guerra (Psicóloga SAIN/SEMAS) Caroline da Silva Modesto

Leia mais

1.5 Abrigo em entidade...162 1.6 Abrigo temporário...164 2. Competência para aplicação das medidas de proteção...165

1.5 Abrigo em entidade...162 1.6 Abrigo temporário...164 2. Competência para aplicação das medidas de proteção...165 SUMÁRIO DOUTRINA CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 3 1. Breve evolução histórica dos direitos dos idosos no Brasil... 3 2. Perfil Constitucional dos direitos dos idosos... 5 3. Princípios norteadores dos direitos

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Prefeita: MARTA SUPLICY D.O.M Pag. 01

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Prefeita: MARTA SUPLICY D.O.M Pag. 01 DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Prefeita: MARTA SUPLICY D.O.M. 28-05-2004 - Pag. 01 LEI MUNICIPAL Nº 13.834, DE 27/05/2004 Institui a Política Municipal do Idoso, e dá outras providências. Histórico

Leia mais

É DEVER DE TODOS PREVENIR A AMEAÇA OU VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO! DENUNCIE! VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL.

É DEVER DE TODOS PREVENIR A AMEAÇA OU VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO! DENUNCIE! VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL. A violência contra a pessoa idosa é silenciosa e acontece em todo o mundo. Essa grave violação dos direitos humanos fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção

Leia mais

Helena A Wada Watanabe 2012

Helena A Wada Watanabe 2012 Helena A Wada Watanabe 2012 Política * É uma atividade mediante a qual as pessoas fazem, preservam e corrigem as regras gerais sob as quais vivem. * É inseparável tanto do conflito como da cooperação (valores

Leia mais

PLENÁRIA EXPANDIDA DO CONCITIBA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA ELEIÇÃO DE DELEGADOS TERRITORIAIS CANDIDATOS LISTA GERAL

PLENÁRIA EXPANDIDA DO CONCITIBA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA ELEIÇÃO DE DELEGADOS TERRITORIAIS CANDIDATOS LISTA GERAL CANDITOS LISTA GERAL 1- MATRIZ 01 José Mainheriche Centro de Capacitação 02 Fátima Nazaré Camara Maia 03 João Hamilton O. Bonfim 04 Ursula Fernanda Schmidt Coas 05 Ivo Orlando Petris Júnior 06 Ivo Orlando

Leia mais

CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS

CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS Reunião de continuação da Declaração de Brasília Rio de Janeiro, 16 e 17 de setembro de 2008 AMPID Associação Nacional de Membros do Ministério Público

Leia mais

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO MARÇO 2017

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO MARÇO 2017 IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO MARÇO 2017 IMOVELWEB INDEX TRANSFORMANDO DADOS EM ESTATÍSTICAS CONFIÁVEIS OBJETIVO: OFERECER ESTATÍSTICAS CLARAS, OBJETIVAS E CONFIÁVEIS SOBRE OS PREÇOS DOS

Leia mais

Conselho Municipal do Idoso Barretos SP

Conselho Municipal do Idoso Barretos SP Conselho Municipal do Idoso Barretos SP Conselho Municipal do Idoso Criado em 19 de outubro de 1999 Lei Municipal Art. 4º - VII - fiscalizar e tomar providências para o cumprimento da legislação referente

Leia mais

DIREITOS DA PESSOA IDOSA: Deveres do Poder Público, da Sociedade e da Família

DIREITOS DA PESSOA IDOSA: Deveres do Poder Público, da Sociedade e da Família III SEMINÁRIO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO DIREITOS DA PESSOA IDOSA: Deveres do Poder Público, da Sociedade e da Família Maria Joana Barni Zucco Advogada OAB/SC 30.863 O número de centenários aumentará globalmente

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 471358 O Estatuto do Idoso estabelece prioridade quando o idoso for adquirir um imóvel para sua moradia por meio de programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos. Os aspectos

Leia mais

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro) 1- (PF/2013/Escrivão) Julgue o item abaixo, a respeito da deportação de estrangeiro prevista na Lei n.º 6.815/1980.

Leia mais

Cartilha do. Idoso. Direitos e deveres no transporte rodoviário interestadual de passageiros

Cartilha do. Idoso. Direitos e deveres no transporte rodoviário interestadual de passageiros Cartilha do Idoso Direitos e deveres no transporte rodoviário interestadual de passageiros O que é a ANTT? A Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT regula e fiscaliza a prestação de serviços de

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DATA: 08/09/09 AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA PROFESSORAS: Suely Quixabeira Arely Soares Lúcia Helena Anastácio OBJETIVOS

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Embu das Artes - SP

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Embu das Artes - SP PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Embu das Artes - SP Criança não trabalha! A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, por meio do Programa de Erradicação

Leia mais

CARTILHA DO IDOSO. A sabedoria de uma Nação se mede pelo valor que seu povo atribui à experiência, às lembranças e aos ideais das pessoas idosas.

CARTILHA DO IDOSO. A sabedoria de uma Nação se mede pelo valor que seu povo atribui à experiência, às lembranças e aos ideais das pessoas idosas. CARTILHA DO IDOSO A sabedoria de uma Nação se mede pelo valor que seu povo atribui à experiência, às lembranças e aos ideais das pessoas idosas. 2008 Abdiel Ramos Figueira Procurador- Geral de Justiça

Leia mais

Estatuto do Idoso. Título I - Disposições Preliminares

Estatuto do Idoso. Título I - Disposições Preliminares Estatuto do Idoso Título I - Disposições Preliminares Artigo 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Leia mais

DAS 11 ÀS 17 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA CURITIBA CENTRO MÊS SIM NÃO

DAS 11 ÀS 17 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA CURITIBA CENTRO MÊS SIM NÃO Curso: 1532 - (4 S) TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Página: 1 10000559538 1-3 DAS 11 ÀS 17 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA- CURITIBA CENTRO 500.00 MÊS SIM NÃO 10000559719 1-3 DAS 12 ÀS 18 HORAS, DE

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua MECANISMOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS : CRIANÇAS E ADOLESCENTES O Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, pela Lei nº 8.069/1990, dispôs sobre

Leia mais

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 Lívia Callegari Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal militante, exclusivamente,

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Leis Federais nº 10.048 de 2000 e 10.098 de 2000, Decreto Federal nº 5.296 de 2004 Acessibilidade e Atendimento Prioritário Prof. Caio Silva de Sousa - (Lei Federal nº

Leia mais

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO FEVEREIRO 2018

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO FEVEREIRO 2018 IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO FEVEREIRO 2018 RESUMO TENDÊNCIAS DESTACADAS VENDA O preço dos imóveis na cidade ficou em R$ 4.566/m2. Nos últimos doze meses acumulou uma baixa de 0.9%, gerando

Leia mais

Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado

Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado Defensoria Pública é instituição prevista na Constituição Federal (art. 134), presta assistência jurídica gratuita à população necessitada (geralmente são atendidas

Leia mais

LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO (Estatuto da Pessoa com Deficiência) (Lei nº 13.146/2015)

LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO (Estatuto da Pessoa com Deficiência) (Lei nº 13.146/2015) LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO (Estatuto da Pessoa com Deficiência) (Lei nº 13.146/2015) Quantas pessoas com deficiência existentes no Brasil? Segundo o Censo Demográfico 2010, do IBGE, 45,6 milhões de brasileiros

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS DA 5ª CONFERÊNCIA

EIXOS TEMÁTICOS DA 5ª CONFERÊNCIA EIXOS TEMÁTICOS DA 5ª CONFERÊNCIA Eixo 1 Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Sub Eixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte

Leia mais

O PRO R G O R G A R M A A A BO B L O SA

O PRO R G O R G A R M A A A BO B L O SA O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM CURITIBA OUTUBRO/2011 PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DA SAÚDE RESGATE DE ARQUIVO ELETRÔNICO GERADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE INÍC CIO DE CAD DA SEMESTRE

Leia mais

ESTATUTO DO IDOSO. - Lei n o , de 1º de outubro de Professora Claudete Pessôa

ESTATUTO DO IDOSO. - Lei n o , de 1º de outubro de Professora Claudete Pessôa ESTATUTO DO IDOSO - Lei n o 10.741, de 1º de outubro de 2003. Professora Claudete Pessôa O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de

Leia mais

Famílias - Abrigos: direito ao convívio familiar e social

Famílias - Abrigos: direito ao convívio familiar e social Famílias - Abrigos: direito ao convívio familiar e social INTRODUÇÃO A família é o principal grupo social para o desenvolvimento afetivo-emocional da criança e adolescente. O trabalho a ser desenvolvido

Leia mais

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA BESSA, Jaqueline Amaral 1 Mendes, Jorge Luis Antunes2 Zanela,Janice Pavan3 INTRODUÇÃO Este trabalho busca compreender o processo de envelhecimento da população

Leia mais

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO SETEMBRO 2017

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO SETEMBRO 2017 IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO SETEMBRO 2017 RESUMO TENDÊNCIAS DESTACADAS VENDA Os preços dos apartamentos em Curitiba se mantiveram estáveis pelo quinto mês consecutivo. O preço médio ficou

Leia mais

Companhia Estadual de Habitação Popular

Companhia Estadual de Habitação Popular Companhia Estadual de Habitação Popular Programa Cidade Madura Antecedentes Nos últimos anos os brasileiros e, consequentemente, os paraibanos deram um salto na sua expectativa de vida. Segundo o IBGE,

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL E CONDUTA EMPRESARIAL R WEM EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. Página 2 de 9 Ciente de sua responsabilidade como fabricante de produtos médicos, a WEM divulga seu manual de conduta ética e conduta empresarial.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 62/XIII

PROJETO DE LEI N.º 62/XIII PROJETO DE LEI N.º 62/XIII 41ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 400/82, DE 23 DE SETEMBRO, CRIMINALIZANDO UM CONJUNTO DE CONDUTAS QUE ATENTAM CONTRA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS

Leia mais

Os direitos das pessoas com deficiência. Atuação da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais na desefa dos direitos das pessoas com deficiência.

Os direitos das pessoas com deficiência. Atuação da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais na desefa dos direitos das pessoas com deficiência. Os direitos das pessoas com deficiência Atuação da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais na desefa dos direitos das pessoas com deficiência. Apresentação Diz a Constituição da República, em seu

Leia mais

O IDOSO COMO SUJEITO DOS DIREITOS HUMANOS

O IDOSO COMO SUJEITO DOS DIREITOS HUMANOS O IDOSO COMO SUJEITO DOS DIREITOS HUMANOS 1. CONTEXTUALIZAÇÃO FONTES DO DIREITO A vida em um minuto... 1 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O envelhecer como condição indissociável humana O envelhecimento não é

Leia mais

COMPROMISSO COM A FAMILIA

COMPROMISSO COM A FAMILIA Rua Bela Vista, 220 Vila Camisão COMPROMISSO COM A FAMILIA A família é o objetivo central da Democracia Cristã, ação politica inspirada nos ideais do Cristianismo. Fomos nós, Social-Democrata-Cristãos,

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO ANO 2013 2016 COLIGAÇÃO. Todos por Abaeté.

PROPOSTA DE GOVERNO ANO 2013 2016 COLIGAÇÃO. Todos por Abaeté. PROPOSTA DE GOVERNO ANO 2013 2016 COLIGAÇÃO Todos por Abaeté. Queremos um Abaeté onde todos possam participar das decisões sobre os investimentos públicos e fiscalizar os serviços prestados. Uma cidade

Leia mais

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA Direitos Sociais 1988: Promulgação da Constituição Federal; A Assistência Social passou a integrar o Sistema de Seguridade Social,

Leia mais

WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA

WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA 1. (Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN Órgão: TJ-MG) Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros Quanto à legislação especial, assinale a alternativa (ADAPTADA):

Leia mais

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba Junho / 2017

Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba Junho / 2017 Análise da Oferta de Imóveis Usados à Venda em Curitiba Junho / 2017 Proibida a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão

Leia mais

e o HIV legislação brasileira

e o HIV legislação brasileira legislação brasileira e o HIV O UNAIDS Brasil informa que, apesar de seu esforço contínuo para garantir que estas informações estejam corretas e atuais, podem haver mudanças e alterações na legislação

Leia mais

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO DEZEMBRO 2017

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO DEZEMBRO 2017 IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO DEZEMBRO 2017 RESUMO TENDÊNCIAS DESTACADAS VENDA Os preços dos apartamentos em Curitiba fecharam em 2017 com um leve aumento de 0.4%, abaixo da inflação (2.9%),

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 484734 De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 1) o dever dos pais de matricular filhos menores no ensino fundamental dá-se a partir dos sete anos de idade. 2) as

Leia mais

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 CAPÍTULO VII DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO

Leia mais

O ESTATUTO DO IDOSO: REFLEXÕES SOBRE AS GARANTIAS E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA IDOSA NO SÉCULO XXI

O ESTATUTO DO IDOSO: REFLEXÕES SOBRE AS GARANTIAS E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA IDOSA NO SÉCULO XXI O ESTATUTO DO IDOSO: REFLEXÕES SOBRE AS GARANTIAS E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA IDOSA NO SÉCULO XXI (ASFORA, J. V. S.) - Jamilla Viana Silva Asfora/Autora da Pesquisa (¹) Faculdade de Ciências Médicas

Leia mais

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos:

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: CARTA DE NATAL Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: ACESSIBILIDADE Que as políticas públicas de acessibilidade sejam respeitadas

Leia mais

Imovelweb Index CURITIBA RELATÓRIO MENSAL JANEIRO 2017

Imovelweb Index CURITIBA RELATÓRIO MENSAL JANEIRO 2017 Imovelweb Index CURITIBA RELATÓRIO MENSAL JANEIRO 2017 Objetivos, características, metodologia OBJETIVO: oferecer estatísticas abrangentes e confiáveis que acompanhem a evolução dos preços de venda e aluguel

Leia mais

SumárIo Dispositivos Constitucionais Pertinentes Lei no 10.741 de 1o/10/2003 Estatuto do Idoso Normas Correlatas

SumárIo Dispositivos Constitucionais Pertinentes Lei no 10.741 de 1o/10/2003 Estatuto do Idoso Normas Correlatas Sumário Dispositivos Constitucionais Pertinentes...9 Lei n o 10.741 de 1 o /10/2003 Estatuto do Idoso Título I Das Disposições Preliminares...17 Título II Dos Direitos Fundamentais capítulo I Do Direito

Leia mais

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz. Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz. Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10 LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10 CONTEXTO HISTÓRICO Constituição Federal Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-

Leia mais

Estatuto. do Idoso 2014

Estatuto. do Idoso 2014 Estatuto do Idoso 2014 PREFÁCIO O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba - CMDPI publica mais uma edição do Estatuto do Idoso. Esse importante documento deve ser analisado detalhadamente

Leia mais

PROJETO HABITA SERVIDOR BH

PROJETO HABITA SERVIDOR BH PROJETO HABITA SERVIDOR BH BELO HORIZONTE 2013 PROJETO HABITA SERVIDOR BH Relatório técnico-científico apresentado para concorrer ao I Prêmio Inovar BH, conforme Edital SMARH nº 01/2013, na categoria de

Leia mais

GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ

GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ DA DEFINIÇÃO MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Art. 1 - O GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ

Leia mais

Cartilha do Idoso CEARÁ

Cartilha do Idoso CEARÁ Cartilha do Idoso CEARÁ A Cartilha Oi, Nós da CDPI tivemos a ideia de criar esta cartilha com a finalidade de disseminar os direitos que os idosos possuem. Acreditamos que o conhecimento é um direito

Leia mais

IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamerno Urbano de Curitiba Equipamentos Urbanos de Curitiba

IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamerno Urbano de Curitiba Equipamentos Urbanos de Curitiba Filtro Ativo : IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamerno Urbano de Equipamentos Urbanos de Equipamento : (Posto de Abastecimento) Tipo de Equipamento : (Ipiranga) Tema : ECONOMIA Equipamento : Posto

Leia mais

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO SETEMBRO 2018

IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO SETEMBRO 2018 IMOVELWEB INDEX CURITIBA RELATÓRIO DE MERCADO SETEMBRO 2018 RESUMO TENDÊNCIAS DESTACADAS VENDA PREÇOS VÊM AUMENTENDO DESDE MARÇO O preço médio dos apartamentos da cidade continua aumentando, ficando R$

Leia mais

D E C R E T A: Fica aprovado o Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher do Município de Dourados, constante no anexo único, deste decreto.

D E C R E T A: Fica aprovado o Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher do Município de Dourados, constante no anexo único, deste decreto. DECRETO N 1188, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012. Homologa o regimento interno do Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher. O PREFEITO MUNICIPAL DE DOURADOS, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das

Leia mais

APRESENTAÇÃO...3. Crime de Racismo...4. Crime de Injúria Racial...6. Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL...

APRESENTAÇÃO...3. Crime de Racismo...4. Crime de Injúria Racial...6. Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL... 1 Sumário APRESENTAÇÃO...3 COMO DENUNCIAR? Crime de Racismo...4 Crime de Injúria Racial...6 Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL...10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...12

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007 Regulamenta as disposições da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), da Lei

Leia mais

Crack: moradores da Grande Vitória, desconhecem os serviços públicos disponíveis para apoio aos usuários.

Crack: moradores da Grande Vitória, desconhecem os serviços públicos disponíveis para apoio aos usuários. Crack: moradores da Grande Vitória, desconhecem os serviços públicos disponíveis para apoio aos usuários. Inayara Soares O Brasil vem vivendo hoje um grave problema em consequência em função do crescente

Leia mais