Dados da Pesquisa Nacional de Saúde ( MS _ IBGE) reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dados da Pesquisa Nacional de Saúde ( MS _ IBGE) reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção."

Transcrição

1 Dados da Pesquisa Nacional de Saúde ( MS _ IBGE) reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção.

2 Segundo o levantamento, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes.e quanto maior o consumo, maior os riscos. O brasileiro, segundo a pesquisa, costuma exagerar. Do total de entrevistados, 13,7% bebeu álcool de forma abusiva nos últimos 30 dias, o que representa a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres ou cinco ou mais doses para homens em uma única ocasião. Entre os homens o índice chega a 21,6%, enquanto essa proporção no público feminino foi de 6,6%.

3 O uso nocivo de álcool é um dos fatores de risco de maior impacto para a morbidade, mortalidade e incapacidades, estando relacionado a cerca de 3,3 milhões de mortes a cada ano em todo o mundo. Dentre os prejuízos sociais associados, os acidentes de trânsito são um problema de preocupação mundial que acarretam um número excessivo de mortes e prejuízos por ano. Ainda, a população mais exposta ao risco de acidentes fatais no trânsito é paradoxalmente composta por aqueles que representam em grande parte o futuro da nação: os jovens.

4 A incidência de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens é outra preocupação do Ministério da Saúde. Os jovens em busca de diversão podem ignorar os malefícios do álcool e beber intensivamente. A partir da iniciação, o adolescente se torna mais vulnerável à repetição deste hábito.crianças e adolescentes não devem em hipótese alguma fazer o uso de álcool. O consumo afeta a maturidade cerebral, o aprendizado, a memória e pode prejudicar seriamente o desenvolvimento dos jovens. Os dados alertam para a forma como esses jovens têm acesso ao uso das bebidas. Apesar da venda proibida em todo o país para quem tem menos de 18 anos, a pesquisa mostra que um em cada cinco (21,9%) adolescentes consegue comprar álcool por conta própria. Parte dos adolescentes (10 a 12%) consegue a bebida no ambiente doméstico e na companhia de parentes.

5 Medidas preventivas relacionadas a combinação de álcool e direção são importantes estratégias para reduzir o uso nocivo de álcool e o ônus de acidentes de trânsito atribuídos a este comportamento. Estabelecimento de limites máximos de alcoolemia para os condutores, políticas de controle e fiscalização (testes de ar expirado) podem reduzir os acidentes de trânsito em cerca de 20%. A partir da atualização da Legislação, o Brasil passa a ser ainda mais rigoroso no controle do beber e dirigir.

6 A concentração de álcool no sangue, denominada alcoolemia, pode ser detectada por diferentes métodos, como teste do etilômetro (conhecido como bafômetro, trata-se de um equipamento capaz de identificar a presença e quantidade de álcool no organismo a partir da análise do ar expelido pelos pulmões) e análise laboratorial de amostra de sangue. A alcoolemia é a quantidade de álcool por litro de sangue. Há grande variação, na dependência de fatores como; estado de saúde, conteúdo gástrico, composição da refeição, entre outros. Existem tabelas que mostram valores aproximados e representam valores médios da população. Os valores de alcoolemia estão expressos em gramas de etanol por litro de sangue (g/l).

7

8 ETANOL ACETATO ÁLCOOL DESIDOGE NASE ALDEÍDODESI DROGENASE ALDEÍDO ACÉTICO

9 O Aldeído Acético formado no processo de metabolização do ÁLCOOL, aumenta a pressão arterial, acelera os batimentos cardíacos, causa rubor facial, náuseas e vômitos. Em pessoas normalmente alimentadas, aumenta a glicemia; se a pessoa está em jejum prolongado, pode causar hipoglicemia. RESSACA: 8 a 12h após a ingestão. Os sintomas estão relacionados ao acúmulo de Aldeído Acético, são: cefaléia, náuseas, vômitos, sede intensa, fadiga, dor muscular, vertigem, sensibilidade à luz e sons, irritabilidade, ansiedade, sudorese. ELIMINÇÃO: o organismo só é capaz de eliminar 1 dose padrão por hora. As várias doses seguidas vão acumular no sangue. Os níveis máximos de álcool são bem maiores em quem bebe todo o volume de uma só vez.

10 Definida como a quantidade de bebida que contenha 14gramas de etanol puro. Em 17ml de álcool puro existem 14gramas de etanol. Considerando a concentração nas diferentes bebidas, 1 DOSE PADRÃO DE ÁLCOOL EQUIVALE A: Cachaça, uísque, vodca = 40ml Vinho do porto, vermutes, licores = 85ml Vinho de mesa = 140ml Cerveja = 340ml

11

12 Euforia leve, sociabilidade, indivíduo torna-se mais falante. Aumento da auto-confiança, desinibição. Sensação de relaxamento e prazer. Diminuição da atenção. Diminuição da capacidade de julgamento e auto-controle. Início do prejuízo sensório-motor. Diminuição da habilidade de desenvolver testes

13 Instabilidade e prejuízo do julgamento e da crítica. Sensação crescente de ansiedade e depressão. Prejuízo da percepção, memória e compreensão. Diminuição da resposta sensitiva e retardo da resposta reativa. Diminuição da acuidade visual e visão periférica. Incoordenação sensitivo-motora, prejuízo do equilíbrio. Sonolência.

14 Desorientação, confusão mental e adormecimento. Estados emocionais exagerados. Prejuízo da visão e da percepção da cor, forma, mobilidade e dimensões de objetos. Aumento da sensação de dor. Total incoordenação motora. Fala arrastada. Apatia e letargia.

15 Inércia generalizada. Grave prejuízo das funções motoras. Diminuição importante da resposta aos estímulos. Importante incoordenação motora. Incapacidade de deambular ou coordenar os movimentos. Vômitos. Perda de controle de esfíncteres (incontinência urinária). Prejuízo da consciência, sonolência ou estupor.

16 Inconsciência. Reflexos diminuídos ou abolidos. Temperatura corporal abaixo do normal. Incontinência. Prejuízo da respiração e circulação sanguínea. Possibilidade de morte.

17 Dificuldades em andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória. De maneira clara, o álcool afeta o cérebro. Uma série de fatores podem influenciar o como e o quanto o álcool afeta o cérebro, a saber: Quantidade e freqüência de consumo de álcool; Idade de início e o tempo de consumo de álcool; Idade do indivíduo, nível de educação, gênero sexual, aspectos genéticos e histórico familiar de alcoolismo; Condições gerais de saúde do indivíduo.

18 Os Energéticos (taurina+cafeína+gllicose+vit B) produzem uma redução dos efeitos depressores do álcool e aumento de efeito euforizante. Reduzem a sensação subjetiva de sono. Não reduzem os efeitos prejudiciais do álcool sobre coordenação motora. Seu uso associado leva a um aumento do consumo da bebida alcoólica, aumentando os riscos de intoxicação alcoólica.

19 O uso de álcool pode produzir danos detectáveis à memória após apenas algumas doses e à medida que o consumo aumenta, também aumentam os danos ao cérebro. Altas quantidades de álcool, especialmente quando consumidas de maneira rápida e com o estômago vazio, podem produzir um branco ou um intervalo de tempo no qual o indivíduo intoxicado não consegue recordar detalhes de eventos ou até mesmo eventos inteiros. Os estudos sugerem que as mulheres são mais susceptíveis do que os homens para vivenciar esses efeitos adversos sob mesmas doses de álcool. Essa ação parece estar relacionada às diferenças orgânicas existentes entre homens e mulheres no metabolismo dessa substância.

20 A direção de veículos sob os efeitos do álcool ou de outra substância psicoativa poderá ser atestada por meio de teste de etilômetro ( bafômetro ), exame de sangue/laboratorial, exame clínico, ou constatação pela autoridade de trânsito de conjunto de sinais que indiquem alteração de capacidade psicomotora*. Além disso, poderão ser utilizados prova testemunhal, imagem, vídeo ou quaisquer outras formas de prova admitidas em direito. A infração administrativa ocorre caso o condutor apresente qualquer concentração de álcool por litro de sangue, medição igual ou superior a 0,05 mg de álcool por litro de ar alveolar expirado ou sinais de alteração de capacidade psicomotora. A penalidade consiste em multa, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da carteira de motorista e retenção do veículo.

21 O crime é configurado nos casos em que o motorista apresenta concentração igual ou superior a 0,6 g de álcool por litro de sangue, medição igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar expirado, ou sinais de alteração de capacidade psicomotora. Nestes casos, o condutor fica sujeito à detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de se obter carteira de motorista. *Em relação à capacidade psicomotora, um conjunto de sinais deverá ser avaliado pelas autoridades de trânsito: aparência: sonolência, vermelhidão nos olhos, vômito, desordem nas vestes e odor de álcool no hálito; atitude: agressividade, arrogância, exaltação, ironia, falante e dispersão;orientação: se o indivíduo sabe onde está, data e hora; memória: se sabe seu endereço e lembra-se dos atos cometidos; capacidade motora e verbal: dificuldade no equilíbrio e fala alterada.

22 Uso é qualquer consumo de bebida alcoólica, mesmo que episódico ou esporádico. Indivíduos que bebem eventualmente, mas que exageram nestas ocasiões, podem vir a ter problemas legais, de saúde ou familiares decorrentes deste uso. Diz-se que tais indivíduos fazem um uso nocivo do álcool. O conceito de dependência envolve alguns critérios: 1. Desejo intenso ou compulsão para ingerir bebidas alcoólicas. 2. Tolerância: necessidade de doses crescentes de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância; 3. Abstinência: síndrome típica e de duração limitada que ocorre quando o uso do álcool é interrompido ou reduzido drasticamente.

23 4. Aumento do tempo empregado em conseguir, consumir ou recuperar-se dos efeitos da substância; abandono progressivo de outros prazeres ou interesses devido ao consumo. 5. Desejo de reduzir ou controlar o consumo do álcool com repetidos insucessos. 6. Persistência no consumo de álcool mesmo em situações em que o consumo é contra-indicado ou apesar de provas evidentes de prejuízos, tais como, lesões hepáticas causadas pelo consumo excessivo de álcool, humor deprimido ou perturbação das funções cognitivas relacionada ao consumo do álcool. Entre os indivíduos dependentes, há diferentes níveis de gravidade que dependerão da presença de sintomas de abstinência e da quantidade e impacto das perdas e prejuízos advindos do uso da substância.

24 Relatório Global Sobre Álcool e Saúde - WHO II Levantamento Nacional Sobre Álcool e Drogas INPAD CISA Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool SUPERA - Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas Bebida % de Álcool Cerveja "light" 3,5%

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas licas Bebida % de Álcool Cerveja "light"

Leia mais

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura.

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. ALCOOLISMO Conceitos importantes Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. Conceitos importantes Droga psicoativa altera o comportamento,

Leia mais

DOSE EFEITO DO ETANOL

DOSE EFEITO DO ETANOL Alcoolismo Efeitos Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelhamse às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol

Leia mais

Resolve: Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013

Resolve: Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013 1 Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013 Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados pelas autoridades de trânsito e seus agentes na fiscalização do consumo de álcool ou de outra substância psicoativa

Leia mais

COMPLEMENTAÇÃO DETRAN/RS

COMPLEMENTAÇÃO DETRAN/RS COMPLEMENTAÇÃO DETRAN/RS Complementação do material de legislação de trânsito do concurso do DETRAN/RS conforme nova retificação publicada em 02/07/2013. 1 Excluir do material o seguinte: a) Resolução

Leia mais

RISCOS DE ACIDENTES. 50% maior do que se tivesse bebido com moderação 4 vezes maior do que a dose anterior 25 vezes maior do que a dose anterior

RISCOS DE ACIDENTES. 50% maior do que se tivesse bebido com moderação 4 vezes maior do que a dose anterior 25 vezes maior do que a dose anterior Alcoolismo No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de absenteísmo (falta ao) no trabalho, o que compromete quase

Leia mais

ALCOOLISMO. Dr Jorge Jaber

ALCOOLISMO. Dr Jorge Jaber ALCOOLISMO Dr Jorge Jaber O alcoolismo é caracterizado pela ingestão repetitiva de bebida alcoólica num grau que agride o bebedor na sua saúde, e também nos aspectos social e econômico, acompanhada por

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.760, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera a Lei n o 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito LEI SECA Professor: Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito LEI SECA INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO As infrações administrativas

Leia mais

VIVER BEM ALCOOLISMO

VIVER BEM ALCOOLISMO VIVER BEM ALCOOLISMO Alcoolismo (ou etilismo) é um termo amplo para descrever problemas com o álcool (etanol), causados pelo uso compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes com

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

ALCOOLISMO: ESSE MAL TEM SOLUÇÃO?

ALCOOLISMO: ESSE MAL TEM SOLUÇÃO? ALCOOLISMO: ESSE MAL TEM SOLUÇÃO? SUMÁRIO 01. Alcoolismo: qual o limite para a dependência? 3 02. Como tratar a dependência química? 7 03. 7 maneiras infalíveis para combater o alcoolismo 12 01 A ALCOOLISMO:

Leia mais

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA O que é droga? Qualquer substância, natural ou sintética, capaz de afetar a estrutura ou funcionamento do organismo. Drogas Psicoativas Atuam sobre o cérebro, modificando

Leia mais

51 INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ÁLCOOL E O COMPORTAMENTO DE BEBER

51 INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ÁLCOOL E O COMPORTAMENTO DE BEBER 51 INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ÁLCOOL E O COMPORTAMENTO DE BEBER 1- A bebida alcoólica teve origem na Pré-História, mais precisamente durante o período Neolítico quando houve a aparição da agricultura

Leia mais

Vinho Moderação Wine Moderation Wine Moderation Wine Moderation

Vinho Moderação Wine Moderation Wine Moderation Wine Moderation Vinho com Moderação Vinho com moderação Vinho: a cultura da moderação A produção e consumo de vinho são parte da cultura europeia desde há milénios. A UE é a maior produtora de vinhos do mundo, bem como

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

CONDUÇÃO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL EXCLUSÃO DE COBERTURA

CONDUÇÃO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL EXCLUSÃO DE COBERTURA CONDUÇÃO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL EXCLUSÃO DE COBERTURA Contrato de Seguro QUALQUER QUANTIDADE DE ÁLCOOL NEXO CAUSAL Perda de Direitos Contrato de seguro Contrato de seguro EXAME DE SANGUE BAFÔMETRO EXAME

Leia mais

DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO

DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO QUESTÃO 01 (PROVA PRF 2008 CESPE/UNB) De acordo com o CTB e acerca das ações penais por crimes

Leia mais

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS (Aspectos que devem ser contemplados na resposta das questões norteadoras) PERGUNTA NORTEADORA 1: Neste caso temos cinco

Leia mais

DETRAN. Skanska Brasil Ltda 1

DETRAN. Skanska Brasil Ltda 1 DETRAN 1 Skanska Brasil Ltda 1 O Projeto Amigo da Vez é uma iniciativa do Ministério dos Transportes através do Programa de Redução de Acidentes nas Estradas em parceria com o DETRAN. 2 Objetivo: Reduzir

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Crimes de Trânsito Dos Crimes em Espécie Prof. Denis Brasileiro Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º / 2017

PROJETO DE LEI N.º / 2017 PROJETO DE LEI N.º / 2017 Ementa: Institui a SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS. Autores: Diversos vereadores Omar Najar, Prefeito do Município de Americana, no uso

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS Prof. Rodrigo Capobianco CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Devemos considerar que o Código de Trânsito Brasileiro (Lei

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1. LEP - Estrutura A LEP Lei das Execuções Penais é estruturada da seguinte forma:

Leia mais

É indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave

É indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave TRAMADOL HCL (A2) Identificação: Fórmula Molecular: C16H25NO2HCL PM: 299,8 DCB: 08807 ( HCL) CAS: 36282-47-0 Fator de correção: Aplicável Uso: Oral e retal Propriedades: Cloridrato de, é um analgésico

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS GABINETE DA DEPUTADA KEIKO OTA PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Da Sra. Keiko Ota) Altera artigos da Lei nº 9.503/97 que institui o Código Nacional de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

Leia mais

CIGARRO PERCENTUAL DE ESCOLARES FREQUENTANDO O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE EXPERIMENTARAM CIGARRO ALGUMA VEZ

CIGARRO PERCENTUAL DE ESCOLARES FREQUENTANDO O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE EXPERIMENTARAM CIGARRO ALGUMA VEZ Ações preventivas devem fazer parte do cotidiano dos alunos, desde muito cedo, de forma intensiva e contínua, com forte estímulo à incorporação de hábitos saudáveis. Veja aqui informações sobre a experimentação

Leia mais

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo.

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo. Quem está na direção precisa saber que, no trânsito, existem muitas responsabilidades. Desde criança, sonhamos com esse dia: completar 18 anos e poder dirigir. Tirar a Carteira Nacional de Habilitação

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DIAGNÓSTICO MARCELO RIBEIRO MSc UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) (I) INTRODUÇÃO O USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS

Leia mais

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina

Leia mais

A audição é um sentido muito importante na tarefa da condução. Em que momento?

A audição é um sentido muito importante na tarefa da condução. Em que momento? Teste n.º 1 Tema I e II O ondutor e o Seu Estado Físico e Psicológico e Sinais de Obrigação 1 audição é um sentido muito importante na tarefa da condução. Em que momento? Na decisão. Na recolha da informação.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. HUGO LEAL)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. HUGO LEAL) PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. HUGO LEAL) Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, estabelecendo que também a concentração de álcool por litro

Leia mais

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO Marco Aurelio Soares Jorge Transtornos de Ansiedade Os transtornos ansiosos se caracterizam pelos sintomas de ansiedade e comportamento de evitação, incluindo transtorno

Leia mais

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem Nutrição Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 1 ÁLCOOL As bebidas alcoólicas são as que contem álcool na sua composição. O álcool das bebidas alcoólicas é o álcool ordinário

Leia mais

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar (Professores e Assistentes Operacionais) Situações de suspeita, consumo, posse ou tráfico de substâncias psicoativas

Leia mais

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas Ruídos urbanos são a causa de estresse, depressão, insônia, hipertensão entre outros danos à saúde hu Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente

Leia mais

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Aula 1: Transtornos mentais e comportamentais pelo uso de múltiplas substâncias. Dependência Química: conceitos e critérios diagnósticos

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br Motoristas Profissionais

Leia mais

Lei seca. VEJA.com: Perguntas e respostas.

Lei seca. VEJA.com: Perguntas e respostas. Página 1 de 5 Julho de 2008 Lei seca A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos.

Leia mais

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

( ) ( X ) ( ) ( X ) ( X ) ( )

( ) ( X ) ( ) ( X ) ( X ) ( ) Tema - Histórico do uso de álcool V F 1 Bebidas DESTILADAS (uísque, vodca, cachaça, pinga) foram as primeiras bebidas alcoólicas conhecidas pelo Homem As primeiras bebidas produzidas pelo Homem foram as

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Altera os Arts. 173, 174, 175, 191, 202, 203, 292, 302, 303, 306 e 308 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para dispor sobre sanções administrativas

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

Bebidas alcoólicas o que são e quais os seus efeitos

Bebidas alcoólicas o que são e quais os seus efeitos Alcoolismo Apresentação O alcoolismo é um dos maiores problemas de saúde no Brasil e em todo o mundo. E deve ser tratado como a doença que é. Além de afetar a vida profissional, o alcoolismo prejudica

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TÉCNICAS PARA FISCALIZAÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO TRÂNSITO BRASILEIRO. Instrutor Hellison

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TÉCNICAS PARA FISCALIZAÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO TRÂNSITO BRASILEIRO. Instrutor Hellison CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TÉCNICAS PARA FISCALIZAÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO TRÂNSITO BRASILEIRO Instrutor Hellison LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO APLICADA À FISCALIZAÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS

Leia mais

Município da Covilhã Câmara Municipal Regulamento Interno de Prevenção e Controlo do Consumo de Substâncias Psicoativas em Meio Laboral.

Município da Covilhã Câmara Municipal Regulamento Interno de Prevenção e Controlo do Consumo de Substâncias Psicoativas em Meio Laboral. Preâmbulo O consumo de álcool contribui decisivamente para a ocorrência de acidentes laborais, bem como para a incapacidade prematura e morte, sendo responsável por induzir efeitos negativos ao nível do

Leia mais

Comunicação Oficial do Resultado da II Pesquisa Beber ou Dirigir de São Paulo (2009)

Comunicação Oficial do Resultado da II Pesquisa Beber ou Dirigir de São Paulo (2009) Comunicação Oficial do Resultado da II Pesquisa Beber ou Dirigir de São Paulo (2009) Prof. Dr. Sérgio Duailibi Diretor de Pesquisas do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas INPAD / CNPq Prof.

Leia mais

08 ANOS DE LEI SECA (LEI Nº /2008) ANÁLISE DO CRIME DE EMBRIAGUEZ NO TRÂNSITO

08 ANOS DE LEI SECA (LEI Nº /2008) ANÁLISE DO CRIME DE EMBRIAGUEZ NO TRÂNSITO 08 ANOS DE LEI SECA (LEI Nº 11.705/2008) ANÁLISE DO CRIME DE EMBRIAGUEZ NO TRÂNSITO Art. 306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada EM RAZÃO DA INFLUÊNCIA de álcool ou DE OUTRA

Leia mais

O Consumo de Álcool no Brasil: Tendências entre 2006 e 2012

O Consumo de Álcool no Brasil: Tendências entre 2006 e 2012 O Consumo de Álcool no Brasil: Tendências entre 2006 e 2012 Organização: Coordenação: Comissão organizadora: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro 1

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento Dr. George E. da Silva Há o desejo de interromper o uso da droga Tempo de retirada da droga Início dos sinais Pico dos sintomas Duração

Leia mais

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência Toxicologia Ambiental Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB IF Sul-rio-grandense UNIDADE Introdução Nesta aula, abordaremos a Toxicologia

Leia mais

RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nomenclatura botânica oficial: Passiflora incarnata L. Nomenclatura popular: Passiflora, Flor da paixão, Maracujá.

Leia mais

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO III MÓDULO MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO 2016 ESCALA CIWA AR 1) Implementação da escala CIWA-ar foi associada à diminuição da incidência de delirium tremensfonte: http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/119197

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC Profª. Tatiane da Silva Campos - As doenças cerebrovasculares são a 2º maior causa de óbitos no mundo, perdendo a posição apenas para as doenças

Leia mais

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS DROGA USADA PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA OUTRAS CARACTERÍSTICAS Maconha, Skank. Haxixe Outros derivados canábicos. Necessidade

Leia mais

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas Anfetaminas As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais acesas, ligadas, com menos sono, elétricas

Leia mais

ABCFARMA ESPECIAL JULHO/2018. Em busca da sobriedade. Terceira idade, muito prazer

ABCFARMA ESPECIAL JULHO/2018. Em busca da sobriedade. Terceira idade, muito prazer ESPECIAL ABCFARMA JULHO/2018 Em busca da sobriedade Terceira idade, muito prazer Especial Sênior Em busca da sobrie Dr. Arthur Guerra Após os 60 anos, aumenta a incidência de doenças crônicas que aceleram

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

OS EFEITOS DA INGESTÃO DE BEBIDAS

OS EFEITOS DA INGESTÃO DE BEBIDAS OS EFEITOS DA INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS LICAS NA CONDUÇÃO DE VIATURAS O ESTUDO QUE FALTAVA! JOAQUIM CRASTO 1 e MÁRIO M TALAIA 1,2 1 ISCIA Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração,

Leia mais

Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões

Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões O sono Definição O Sono é um fenómeno cíclico, caracterizado por uma alteração reversível do estado de consciência e da reactividade a

Leia mais

ALCOOL E DIREÇÃO: A NOVA LEI SECA NO BRASIL

ALCOOL E DIREÇÃO: A NOVA LEI SECA NO BRASIL ALCOOL E DIREÇÃO: A NOVA LEI SECA NO BRASIL Luana Vieira Oliveira 1 Antônio Xavier Silva 2 Luci Mara Bertoni 3 INTRODUÇÃO Pesquisas apontam que a embriaguez ao volante é um dos maiores fatores causadores

Leia mais

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona.

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona. CEFALÉIAS As cefaléias (dores de cabeça) encontram-se entre os problemas médicos mais comuns. Alguns indivíduos apresentam cefaléias freqüentes, enquanto outros raramente as apresentam. As cefaléias podem

Leia mais

FATORES QUE MOTIVAMOS ACIDENTES DE TRÂNSITO E AS MUDANÇAS LEGISLATIVAS TRAZIDAS PELA LEI /2012 (LEI SECA)

FATORES QUE MOTIVAMOS ACIDENTES DE TRÂNSITO E AS MUDANÇAS LEGISLATIVAS TRAZIDAS PELA LEI /2012 (LEI SECA) FATORES QUE MOTIVAMOS ACIDENTES DE TRÂNSITO E AS MUDANÇAS LEGISLATIVAS TRAZIDAS PELA LEI 12.760/2012 (LEI SECA) RESUMO Wanessa Araújo Cavalcante 1 Karen Caroline de Lima Leite 2 Marcelo Alves P. Eufrásio

Leia mais

Depressão, vamos virar este jogo?

Depressão, vamos virar este jogo? 1 2 Olhar diferenciado para a possibilidade do diagnóstico de depressão em idosos: sintomas depressivos e o processo do envelhecimento Idade: maior prevalência em jovens Sexo: Mulheres liberdade para

Leia mais

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem;

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; O QUE é APRESENTA DEMÊNCIA? O QUE É DEMÊNCIA? A demência é um distúrbio em um grupo de processos mentais que incluem: Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; Atenção; Linguagem; Percepção; Conduta.

Leia mais

Baixa qualificação profissional Desemprego Uso de droga Alcoolismo Gravidez precoce Baixa escolaridade Desemprego na entre safra Prática de atos

Baixa qualificação profissional Desemprego Uso de droga Alcoolismo Gravidez precoce Baixa escolaridade Desemprego na entre safra Prática de atos DROGAS E ÁLCOOL: COMBUSTÍVEIS DA VIOLÊNCIA Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO) CONEN / COMUDA / CDR PREMISSA: se quisermos diminuir a violência cotidiana deveremos diminuir o abuso e dependência

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Lei 11.705/08: o crime (?) do "novo" artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro e a sua retroatividade Flávio Augusto Oliveira Karam Júnior * Recentemente, entrou em vigor a Lei

Leia mais

OS MEDICAMENTOS E A CONDUÇÃO

OS MEDICAMENTOS E A CONDUÇÃO A condução automóvel é uma tarefa complexa que exige a recolha e integração de informação muito diversa que tem que ser devidamente tratada, requerendo respostas ajustadas e seguras às várias situações

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Álcool e Drogas na Terceira Idade UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Dados epidemiológicos Terceira condição psiquiátrica, além da! depressão e da demência Prevalência do abuso de drogas e álcool

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais

lorazepam Comprimido 2mg

lorazepam Comprimido 2mg lorazepam Comprimido 2mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕESMODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE lorazepam Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimido 2mg Embalagens contendo

Leia mais

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE Larissa Alves ESSI 1 Sandro Marcos GODOY 2 RESUMO: A embriaguez ao volante está cada vez mais, causando acidentes nas ruas, consequentemente um número maior de mortes. Para combater

Leia mais

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Drogas que afetam o sistema nervoso Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente O cérebro e a medula espinhal compõe o sistema nervoso central. Cada nervo do sistema nervoso é composto por uma

Leia mais

O combate ao ato de conduzir um veículo após o consumo de bebida alcoólica não é apenas uma iniciativa nacional. O Sem Excesso reuniu exemplos de países que adotaram a Lei Seca como forma de coibir essa

Leia mais

PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE)

PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE) PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE) Este plano deve ser preenchido pelos profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento do aluno com diabetes juntamente com os pais ou responsáveis. O plano

Leia mais

Alterações na legislação de trânsito sobre álcool e direção

Alterações na legislação de trânsito sobre álcool e direção Alterações na legislação de trânsito sobre álcool e direção Na última sexta-feira (20) foram publicados no Diário Oficial da União a Lei 11.705 e o Decreto 6.488. As medidas tratam, entre outras questões,

Leia mais

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira Procedimentos de Emergência Obstrução das Vias Aéreas MANOBRA DE HEIMLICH Obstrução das Vias Aéreas Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo

Leia mais

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o,

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o, O tabaco O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande

Leia mais

CEFARMA ETANOL Professora: Verônica Rodrigues Disciplina: Toxicologia 24/03/2012

CEFARMA ETANOL Professora: Verônica Rodrigues Disciplina: Toxicologia 24/03/2012 CEFARMA ETANOL Professora: Verônica Rodrigues Disciplina: Toxicologia 24/03/2012 1 Introdução ETANOL Toda a história da humanidade está permeada pelo consumo de álcool. Registros arqueológicos revelam

Leia mais

TRIALGEX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada Dermatológica 0,0444 ml/g salicilato de metila + 0,0444 g/g cânfora + 0,0200 g/g mentol

TRIALGEX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada Dermatológica 0,0444 ml/g salicilato de metila + 0,0444 g/g cânfora + 0,0200 g/g mentol TRIALGEX Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada Dermatológica 0,0444 ml/g salicilato de metila + 0,0444 g/g cânfora + 0,0200 g/g mentol TRIALGEX salicilato de metila cânfora mentol APRESENTAÇÃO Pomada

Leia mais

Leia sem moderação. Alcoolismo

Leia sem moderação. Alcoolismo Leia sem moderação. Alcoolismo ALCOOLISMO O alcoolismo é uma doença grave causada pela ingestão contínua de bebidas alcoólicas. A pessoa torna-se prisioneira do ato de beber, sofrendo conseqüências sociais,

Leia mais

BIOLOGIA. Considerações iniciais O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO

BIOLOGIA. Considerações iniciais O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO BIOLOGIA Profº. Silvio Boulhosa O ÁLCOOL E O ALCOOLISMO Considerações iniciais O álcool é a droga mais usada no mundo e também a mais antiga que se tem conhecimento. Parece que já era conhecida, como uma

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6 Professor: Rodrigo J. Capobianco CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Devemos considerar que o (Lei 9.503/97) é muito mais que uma lei penal, trazendo

Leia mais

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. hipertireoidismo. Não administrar por períodos prolongados. Administrar com cautela em pacientes que sofram de bronquite asmática, doença renal ou hepática grave, doenças cardíacas ou hipertrofia da próstata.

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

A CONDUÇÃO E OS MEDICAMENTOS

A CONDUÇÃO E OS MEDICAMENTOS A CONDUÇÃO E OS MEDICAMENTOS A condução automóvel é uma tarefa complexa que exige a recolha e integração de informação muito diversa que tem que ser devidamente tratada, requerendo respostas ajustadas

Leia mais

Intoxicação Envenenamento

Intoxicação Envenenamento Intoxicação Envenenamento 1 Veneno é toda substância que, se introduzida no organismo em quantidade suficiente, pode causar danos temporários ou permanentes. 2 1 De acordo com o Sistema Nacional de Informações

Leia mais

DRAMIN. dimenidrinato

DRAMIN. dimenidrinato Leia com atenção, antes de usar o produto. DRAMIN dimenidrinato Formas farmacêuticas, apresentações e via de administração Comprimidos. Embalagens com 40 blisteres de 10 comprimidos. Uso oral Solução.

Leia mais

Lei nº , de 19 de Junho de 2008

Lei nº , de 19 de Junho de 2008 Lei nº 11.705, de 19 de Junho de 2008 Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que 'institui o Código de Trânsito Brasileiro', e a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, que dispõe sobre as restrições

Leia mais