REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA"

Transcrição

1 REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 1 Mínimo Múltiplo Comum Máximo Divisor Comum Profe. Kátia

2 MMC - Mínimo Múltiplo Comum O mínimo múltiplo comum (MMC) corresponde ao menor número inteiro positivo, diferente de zero, que é múltiplo ao mesmo tempo de dois ou mais números. Como Calcular o MMC? O cálculo do MMC pode ser feito, através da comparação da tabuada desses números. Por exemplo, vamos descobrir o MMC de 36, 45 e do 9. Para isso, vamos comparar a tabuada desses números: M (36) = {36, 72, 108, 144, } M (45) = {45, 90, 135, 180, 225,...} M (9)= {9, 18, 27, 36, 45, 54, 63, 72, 90, 99, 108, 117, 126, 135, 144, 153, 162, 171, 180,...} Note que o menor múltiplo em comum é o número 180. Portanto, dizemos que o 180 é o mínimo múltiplo comum (MMC) de 36,45 e 9. Essa forma de calcular o MMC é prática? Para números grandes ou mais de dois números, o melhor é usar o método da fatoração, ou seja, decompor os números em fatores primos. Como exemplo, vamos calcular o MMC entre 36, 45 e 9 usando esse método:

3 Propriedades do MMC Entre dois números primos, o MMC será o produto entre eles. Entre dois números em que o maior é divisível pelo menor, o MMC será o maior deles. Ao multiplicar ou dividir dois números por um outro diferente de zero, o MMC aparece multiplicado ou dividido por esse outro. Ao multiplicar o MMC de dois números pelo máximo divisor comum (MDC) entre eles, o resultado obtido é o produto desses números. Ao dividir o MMC de dois números pelo máximo divisor comum (MDC) entre eles, o resultado obtido é igual ao produto de dois números primos entre si. MDC - Máximo Divisor Comum O máximo divisor comum (MDC ou M.D.C) corresponde ao maior número divisível entre dois ou mais números inteiros. Lembre-se que os números divisores são aqueles que ocorrem quando o resto da divisão é igual a zero. Por exemplo, o número 12 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6 e 12. Se dividirmos esses números pelo 12 obteremos um resultado exato, sem que haja um resto na divisão. Quando um número tem apenas dois divisores, ou seja, ele é divisível somente por 1 e por ele mesmo, eles são chamados de números primos. Vale notar que todo número natural possui divisores. O menor divisor de um número será sempre o número 1. Por sua vez, o maior divisor de um número é o próprio número. Atenção! O zero não é divisor de nenhum número.

4 Como calcular o MDC? Para encontrar o MDC, podemos determinar separadamente os divisores de cada termo numérico e em seguida verificar qual o maior divisor comum entre eles.. OBS: Para considerarmos um número como sendo divisor de outro, devemos obter divisões exatas, ou seja, com resto zero na divisão. Acompanhe o exemplo do cálculo de MDC de 12, 20 e 24: D (12)= { 1, 2, 3, 4, 6, 12) D (20)= { 1, 2, 4, 5, 10, 20} D (24)= { 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24} Essa forma de calcular o MMC é prática? Para facilitar e agilizar o cálculo do máximo divisor comum (MDC) entre números, devemos realizar a fatoração por meio da decomposição dos números indicados. Ao realizarmos a decomposição numérica para encontrarmos o MDC, devemos considerar como divisor somente os fatores primos que dividem simultaneamente todos os números da decomposição. Calculando o MDC de 12,20 e 24:

5 Propriedades do MDC Quando fatoramos dois ou mais números, o MDC deles é o produto dos fatores comuns a eles, por exemplo o MDC de 12 e 18 é 6. Quando temos dois números consecutivos entre si, podemos concluir que o MDC deles é 1, uma vez que eles serão sempre números primos. Por exemplo: 25 e 26 (o maior número que divide ambos é o 1). Quando temos dois ou mais números e um deles é divisor dos outros, podemos concluir que ele é o MDC dos números, por exemplo, 3 e 6. (se 3 é divisor de 6, ele é o MDC de ambos). EXERCÍCIOS 1. Vovó foi viajar com a Tuma da melhor idade do bairro. O número de pessoas está entre 60 e 100. Quantos havia na viagem, se podemos contar as pessoas de 8 em 8 ou de 10 em 10? 2. Duas pessoas, fazendo exercícios diários, partem simultaneamente de um mesmo ponto e, andado, contornam uma pista oval que circunda um jardim. Uma dessas pessoas dá uma volta completa em 12 minutos. A outra, andando mais devagar, leva 20 minutos para completar a volta. Depois de quantos minutos essas duas pessoas voltarão a se encontrar no mesmo ponto de partida? 3. Um relógio A bate a cada 15 minutos, outro relógio B bate a cada 25 minutos, e um terceiro relógio C a cada 40 minutos. Qual é, em horas, o menor intervalo de tempo decorrido entre duas batidas simultâneas dos três relógios? 4. Três luminosos acendem em intervalos regulares. O primeiro a cada 20 segundos, o segundo, a cada 24 segundos e o terceiro a cada 30 segundos. Se, em um dado instante, os três acenderem ao mesmo tempo, depois de quantos segundos os luminosos voltarão a acender simultaneamente? 5. A estação rodoviária de uma cidade é o ponto de partida das viagens intermunicipais. De uma plataforma da estação, a cada 15 minutos partem um ônibus da viação Sol, com destino a cidade paraíso. Os ônibus da viação Lua partem da plataforma vizinha cada 18 minutos, com destino a cidade Porta do Céu. Se, às 8 horas os dois ônibus partirem simultaneamente, a que horas os dois ônibus partirão juntos novamente?

6 6. De um aeroporto partem, todos os dias, três aviões que fazem rotas internacionais. O primeiro avião faz a rota em 4 dias, o segundo em 5 dias e o terceiro, em 10 dias. Se, certo dia, os três aviões partirem simultaneamente, depois de quantos dias esses aviões esses aviões partirão novamente no mesmo dia? 7. Ao separar o total de suas figurinhas, em grupos de 12, de 15 e 20, Caio observou que sobravam sempre 7 figurinhas fora dos grupos. Se o total de figurinhas for compreendido entre 200 e 300, qual será a soma dos algarismos do número de figurinhas de Caio? 8. Numa classe há 28 meninos e 21 meninas. A professora quer formar grupos só de meninos ou só de meninas, com a mesma quantidade de alunos e usando ao maior quando possível. a) quantos alunos terão cada um desses grupos? b) quantos grupos de meninas pedem ser formados? c) quantos grupos de meninos? 9. Em classe existem menos de 40 alunos. Se o professor de Educação Física resolve formar grupos de 6 alunos, ou de 10 alunos, ou de 15 alunos, sempre sobra um aluno. Quantos alunos têm a classe? a) 41 alunos b) 30 alunos c) 31 alunos d) 21 alunos 10. Para o casamento de sua filha Bernadete, dona Fátima encomendou 600 rosas, 300 margaridas e 225 cravos. Ela quer fazer arranjos de flores para enfeitar o salão de festas, sem deixar sobrar nenhuma flor. Todos os arranjos devem ser iguais e, para isso, devem ter o mesmo número de rosas, de margaridas e também de cravos. Desejando montar o maior número possível de arranjos, quantas flores dona Fátima deve colocar em cada um? 11. Um cesto contém maçãs, em número menor que 150. Distribuindo-se as maçãs em sacos, formando grupos de 7, sobrarão 3 maçãs. Distribuindo-se de 5 em 5, também sobrarão 3 maçãs. Sabendo que se as maçãs forem distribuídas de 11 em 11 não sobrará nenhuma maçã, calcule o número de sacos necessários para essa distribuição. 12. Todos os alunos de uma escola de ensino médio participarão de uma gincana. Para essa competição, cada equipe será formada por alunos de um mesmo ano com o mesmo número de participantes. Veja na tabela a distribuição de alunos por ano: a) Qual é o número máximo de alunos por equipe? b) Quantas equipes serão formadas ao todo?

7 13. Regina possui 3 pedaços de fita, como os apresentados abaixo, que serão utilizados na confecção de alguns enfeites. Ela pretende cortá-los em pedaços do maior tamanho possível, de forma que não haja sobras e que todos os pedaços tenham o mesmo tamanho. a) Qual será o tamanho de cada pedaço de fita após o corte? b) Quantos pedaços de fita serão obtidos ao todo? 14. Três viajantes de firma sairão a serviço no mesmo dia. Sabe-se que: O primeiro faz viagens de 12 em 12 dias; O segundo faz viagens de 20 em 20 dias; O terceiro faz viagens de 25 em 25 dias. Depois de quantos dias sairão juntos novamente? 15. (Enem 2010) Nosso calendário atual é embasado no antigo calendário romano, que, por sua vez, tinha como base as fases da lua. Os meses de janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro possuem 31 dias, e os demais, com exceção de fevereiro, possuem 30 dias. O dia 31 de março de certo ano ocorreu em uma terça-feira. Nesse mesmo ano, qual dia da semana será o dia 12 de outubro? a) Domingo. b) Segunda-feira. c) Terça-feira. d) Quinta-feira. e) Sexta-feira.

Lista 6 ano. a) b) c) d) e) 2300

Lista 6 ano. a) b) c) d) e) 2300 Lista 6 ano 1) Numa escola, a 1ª série tem 36 alunos e a 2ª série, 32. Para planejar uma competição será preciso organizar equipes com a mesma quantidade de alunos, sendo esta a maior possível. O número

Leia mais

COLÉGIO SHALOM 65. Ensino MÉDIO 1º ANO Profº:RONALDO VILAS BOAS COSTA Disciplina: MATEMÁTICA Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM 65. Ensino MÉDIO 1º ANO Profº:RONALDO VILAS BOAS COSTA Disciplina: MATEMÁTICA Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino MÉDIO º ANO Profº:RONALDO VILAS BOAS COSTA Disciplina: MATEMÁTICA Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES: LEIA com atenção cada questão; PROCURE compreender o que está

Leia mais

TP DE MATEMÁTICA 9º ANO. a) 41 alunos b) 30 alunos c) 31 alunos d) 21 alunos

TP DE MATEMÁTICA 9º ANO. a) 41 alunos b) 30 alunos c) 31 alunos d) 21 alunos TP DE MATEMÁTICA 9º ANO 1) Numa classe há 28 meninos e 21 meninas. A professora quer formar grupos só de meninos ou só de meninas, com a mesma quantidade de alunos e usando ao maior quando possível. a)

Leia mais

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL Para

Leia mais

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ======================================================================== MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL Para

Leia mais

ALUNO(a): Nº: 6º ANO TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2018 Obs.: Esta lista deve ser entregue completa no dia da Prova de Recuperação.

ALUNO(a): Nº: 6º ANO TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2018 Obs.: Esta lista deve ser entregue completa no dia da Prova de Recuperação. ALUNO(: Nº: 6º ANO TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /08 Obs.: Esta lista deve ser entregue completa no dia da Prova de Recuperação. Valor: 0,0 Preencha o cabeçalho da Lista à caneta e, nas questões

Leia mais

Entregar essa atividade respondida para o professor, até dia 19 de Junho (terça feira).

Entregar essa atividade respondida para o professor, até dia 19 de Junho (terça feira). COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 018 1º SEMESTRE ATIVIDADE Série Turma (s) Turno 6ºano do Ens. Fundamental A B C D E F VESPERTINO Professor: GETH / ROBSON

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º Ano- Matemática 2ºTrimestre -2017

Roteiro de Estudos 6º Ano- Matemática 2ºTrimestre -2017 Roteiro de Estudos 6º Ano- Matemática 2ºTrimestre -2017 Parte 1: 1)Simplifique as frações abaixo até encontrar uma fração irredutível: 18 a) 24 15 20 c) = e) 30 32 12 b) 42 80 d) 100 2)Transforme as frações

Leia mais

MATEMÁTICA. Aula 4. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Aula 4. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Aula 4 Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Divisibilidade Critérios de divisibilidade São critérios que nos permite verificar se um precisarmos efetuar grandes divisões. número é divisível

Leia mais

Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Numa seqüência de 500 dias, se o primeiro for uma 3ª. Feira, que dia da semana será o último dia? Questão 2 A afirmação

Leia mais

fios ( ) 8 = 2704 m

fios ( ) 8 = 2704 m Resposta da questão 1: [C] A quantidade de fios necessária será igual ao perímetro da chácara multiplicado por 8, o seja: fios (52 + 52 + 117 + 117) 8 = 2704 m Se as estacas estão igualmente espaçadas,

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 1 TEORIA DOS NÚMEROS 1. DIVISIBILIDADE 1.1. DEFINIÇÃO 1.2. CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 1 TEORIA DOS NÚMEROS 1. DIVISIBILIDADE 1.1. DEFINIÇÃO 1.2. CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE TEORIA DOS NÚMEROS 1. DIVISIBILIDADE Neste momento inicial, nosso interesse será em determinar quando a divisão entre dois números inteiros é exata, ou seja, quando o resto da divisão é 0. Antes de mais

Leia mais

NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS!

NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS! NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS! Você já parou para pensar como surgiram os números? Será que os números surgiram da invenção de um matemático? O número surgiu a partir do momento em que

Leia mais

15 : 3 = 5 e 15 : 5 = 3

15 : 3 = 5 e 15 : 5 = 3 PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Múltiplos e Divisores de um Número Natural

Leia mais

COLÉGIO SHALOM 6 ANO Professora: Bethânia Rodrigues Matemática. Aluno(a):. Nº.

COLÉGIO SHALOM 6 ANO Professora: Bethânia Rodrigues Matemática. Aluno(a):. Nº. COLÉGIO SHALOM 6 ANO Professora: Bethânia Rodrigues Matemática Recuperação Data: /12/2015 Aluno(a):. Nº. Bom dia Eis as orientações - devem ser entregues com todo cabeçalho preenchido, à caneta e grampeadas

Leia mais

BANCO. por: a) 2; b) 5; c) por 2? a) 78. b) 110. c) 65. d) 51 R.: R.: c) divisível por Responda: Por quê? R.: R.

BANCO. por: a) 2; b) 5; c) por 2? a) 78. b) 110. c) 65. d) 51 R.: R.: c) divisível por Responda: Por quê? R.: R. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Leia mais

MÚLTIPLOS E DIVISORES. 8. um número natural, com exceção do zero é simultaneamente múltiplo e divisor de si mesmo.

MÚLTIPLOS E DIVISORES. 8. um número natural, com exceção do zero é simultaneamente múltiplo e divisor de si mesmo. Critérios de Divisibilidade MÚLTIPLOS E DIVISORES MÚLTIPLO Um número natural é múltiplo de um outro, quando a sua divisão por esse outro é exata. Assim, é múltiplo de e de, pois: = = Múltiplo de um número

Leia mais

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367 Divisibilidade Um número é divisível por outro quando sua divisão por esse número for exata. Por exemplo: 20 : 5 = 4 logo 20 é divisível por 5. Múltiplos de um número Um número tem um conjunto infinito

Leia mais

Módulo Divisibilidade. MDC e MMC. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Divisibilidade. MDC e MMC. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Divisibilidade MDC e MMC 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Divisibilidade MDC e MMC 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. a) 12 e 15. b) 60 e 72. c) 120 e 180. Exercício 2. a)

Leia mais

MATEMÁTICA ELEMENTAR MMC E MDC. Proª Joanny Fernandes

MATEMÁTICA ELEMENTAR MMC E MDC. Proª Joanny Fernandes MATEMÁTICA ELEMENTAR MMC E MDC Proª Joanny Fernandes Mínimo Múltiplo Comum - MMC Dados dois ou mais números naturais não nulos, denomina-se mínimo múltiplo comum (MMC) o menor dos seus múltiplos que é

Leia mais

Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Resolução de Exercícios Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Resolução de Exercícios Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum 1 Exercícios

Leia mais

MATEMÁTICA. ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2

MATEMÁTICA. ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2 MATEMÁTICA ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2 1 1 Matemática 2 Conjuntos Numéricos 00 Introdução Os conjuntos numéricos mostram a evolução do homem no decorrer do tempo mostrando que, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. Professor(a):Denise Capuchinho Nonato 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. Professor(a):Denise Capuchinho Nonato 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO www.manoelpinheiro.com.br MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Etapa:2ª Série:1ª Tipo: U Professor(a):Denise Capuchinho Nonato 2017 Aluno(a): Nota: Caro

Leia mais

Números Primos, Fatores Primos, MDC e MMC

Números Primos, Fatores Primos, MDC e MMC Números primos são os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo. 1) 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo. 2) 17 tem apenas os divisores 1 e 17,

Leia mais

Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA

Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA 1- O aluno Marcos do 6º ano do Ensino Fundamental, por não ter comparecido à aula na qual sua professora de Matemática explicou a matéria sobre Múltiplos e Divisores

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS Aulas 01 a 08 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2019 Sumário CONJUNTOS NUMÉRICOS... 2 Conjunto dos números Naturais... 2 Conjunto dos números

Leia mais

Em nossas aulas, estudamos sobre múltiplos e divisores. Vamos explorá-las nas questões que seguem.

Em nossas aulas, estudamos sobre múltiplos e divisores. Vamos explorá-las nas questões que seguem. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Em nossas aulas, estudamos sobre múltiplos

Leia mais

SE18 - Matemática. LMAT 1B1 - Conceitos básicos de teoria dos números. Questão 1

SE18 - Matemática. LMAT 1B1 - Conceitos básicos de teoria dos números. Questão 1 SE18 - Matemática LMAT 1B1 - Conceitos básicos de teoria dos números Questão 1 (FUVEST 2015) Na cidade de São Paulo, as tarifas de transporte urbano podem ser pagas usando o bilhete único. A tarifa é de

Leia mais

Regras de Divisibilidade. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Regras de Divisibilidade. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Resolução de Exercícios Regras de Divisibilidade 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Resolução de Exercícios Regras de Divisibilidade 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. de:

Leia mais

Agente + Escrivão de Polícia

Agente + Escrivão de Polícia Agente + Escrivão de Polícia Raciocínio Lógico M.M.C e M.D.C Prof. Dudan Raciocínio Aula Lógico XX MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR COMUM Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C) O mínimo múltiplo comum entre

Leia mais

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Simplificação por divisões sucessivas. Divisores. Aula 4 Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Simplificação por divisões sucessivas. Divisores. Aula 4 Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações Roteiro da aula MA091 Matemática básica Aula Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações 1 Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Março de 016 Francisco A. M. Gomes (UNICAMP - IMECC) MA091 Matemática

Leia mais

Encontro 10: Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum.

Encontro 10: Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum. Encontro 10: Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum. Definições Dados dois ou mais números o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) é o menor número que é múltiplo dos outros dois (ou mais números). Dado dois

Leia mais

Múltiplos e Divisores Questões Extras

Múltiplos e Divisores Questões Extras Múltiplos e Divisores Questões Extras x 1. O número 2 36 20 possui exatamente 96 divisores inteiros positivos quando x é um número natural igual a a) 20. b) 14. c) 16 d) 18. e) 12. 2. Um ferreiro dispõe

Leia mais

Encontro 13: MDC e MMC - Fatoração simultânea e resolução de exercícios.

Encontro 13: MDC e MMC - Fatoração simultânea e resolução de exercícios. Encontro 13: MDC e MMC - Fatoração simultânea e resolução de exercícios. Método da Fatoração Simultânea Primeiro escrevemos os números lado a lado, separados por vírgula. Colocamos uma reta vertical separando

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Lista de Exercícios - 6 ano - Rafael

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Lista de Exercícios - 6 ano - Rafael Lista de Exercícios - 6 ano - Rafael 1) Considerando os números 100,524, 285, 3040, 765, 804, 2016, 7200 e 9300 e usando os critérios de divisibilidade, identifique os números divisíveis: a) por 4; b)

Leia mais

CURSO MATEMÁTICA PARA CONCURSOS I MÓDULO III MÓDULO III

CURSO MATEMÁTICA PARA CONCURSOS I MÓDULO III MÓDULO III 1 MÓDULO III Sem dúvida a maioria dos processos seletivos trazem sempre problemas que tem relação direta com os assuntos que vamos estudar nesse módulo. Agora., só para descontrair!!!! Que tal uma brincadeirinha

Leia mais

SIMULADO OBJETIVO S4

SIMULADO OBJETIVO S4 SIMULADO OBJETIVO S4 6º ano - Ensino Fundamental 2º Trimestre Matemática Dia: 25/08 - Sábado Nome completo: Turma: Unidade: 2018 ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA - 2º TRI 1. A prova terá duração

Leia mais

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica:

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica: . Números Inteiros Sempre que estamos no inverno as temperaturas caem. Algumas cidades do Sul do Brasil chegam até mesmo a nevar. Quando isso acontece, a temperatura está menor do que zero. Em Urupema,

Leia mais

Identificar e aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5,6, 8, 9 e 10.

Identificar e aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5,6, 8, 9 e 10. DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORA: GIOVANA 6os. ANOS (161 e 162) Você deverá: ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 3º. TRIMESTRE 1. Estudar o resumo dos conteúdos que, neste material, estão dentro dos quadros.

Leia mais

Mat. Luanna Ramos. Monitor: Fernanda Aranzate

Mat. Luanna Ramos. Monitor: Fernanda Aranzate Mat. Professor: Gabriel Miranda Luanna Ramos Monitor: Fernanda Aranzate Múltiplos e Divisores: MMC e MDC 22 mar RESUMO MMC (Mínimo Múltiplo Comum) e MDC (Máximo Divisor Comum) são conceitos fundamentais

Leia mais

MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR COMUM. Professor Dudan

MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR COMUM. Professor Dudan MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR COMUM Professor Dudan MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM O mínimo múltiplo comum entre dois números é representado pelo menor valor comum (excetuando-se o 0 ) pertencente aos

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

[C] [D] [A] [B] Calculando: = 4035 Divisores 4035 = (1 + 1).(1 + 1).(1 + 1) = 2.2.

[C] [D] [A] [B] Calculando: = 4035 Divisores 4035 = (1 + 1).(1 + 1).(1 + 1) = 2.2. RESOLUÇÕES 1 4 2 Calculando: 2018 2-2017 2 4072324-4068289 = 4035 Divisores 4035 = 3 1.5 1.269 1 (1 + 1).(1 + 1).(1 + 1) = 2.2.2 = 8 Sejam x, y, z e w, respectivamente, a idade da professora e de suas

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof. Dirlene

Um abraço fraterno. Prof. Dirlene Disciplina: Matemática Segmento: Ensino Fundamental II Ano/Série: 6º Turma: AA/AD Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa/2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Dirlene

Leia mais

CAPÍTULO 1 MÚLTIPLOS E DIVISORES

CAPÍTULO 1 MÚLTIPLOS E DIVISORES 06 Matemática e Raciocínio Lógico Damares Pavione Capítulo Múltiplos e divisores CAPÍTULO MÚLTIPLOS E DIVISORES. NÚMERO PRIMO Um número será primo quando não for divisível por nenhum outro número além

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

Uma pessoa de 80 kg, em 1 hora de corrida regular, consome 780 kcal (quilocalorias) de energia.

Uma pessoa de 80 kg, em 1 hora de corrida regular, consome 780 kcal (quilocalorias) de energia. 4)(CBMERJ - 1998) Um soldado caminha diariamente 3,2 km indo de sua casa até a sua corporação. Na volta para casa, faz o mesmo caminho. O número de quilômetros que ele percorre em 25 dias é: a) 120 b)

Leia mais

FATORAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO DE RAÍZES EXATAS E MMC

FATORAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO DE RAÍZES EXATAS E MMC PROJETO KALI MATEMÁTICA A AULA 0 FATORAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO DE RAÍZES EXATAS E MMC Introdução Hoje iniciaremos o estudo de alguns assuntos extremamente importantes para uma maior compreensão no ensino da

Leia mais

Resposta: b) Quais são os números divisíveis por 3? Justifique sua resposta. Resposta:

Resposta: b) Quais são os números divisíveis por 3? Justifique sua resposta. Resposta: NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 14 / 06 / 2017 1. (1,2) Observe os números abaixo e responda. 11820 1000 14649 72048 1980 6930 42345 14214 16664 3924 1500 a) Quais são os números divisíveis

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET MATEMÁTICA AULA DEMONSTRATIVA GRATUITA OPERAÇÕES NOS CONJUNTOS NUMÉRICOS A matemática é uma ciência em que o conhecimento é aplicado cumulativamente, ou seja, tudo o que foi aprendido será utilizado nos

Leia mais

QUESTÃO 01 QUESTÃO 06 QUESTÃO 02 QUESTÃO 07 QUESTÃO 03 QUESTÃO 08 QUESTÃO 09 QUESTÃO 04 QUESTÃO 10 QUESTÃO 05

QUESTÃO 01 QUESTÃO 06 QUESTÃO 02 QUESTÃO 07 QUESTÃO 03 QUESTÃO 08 QUESTÃO 09 QUESTÃO 04 QUESTÃO 10 QUESTÃO 05 QUESTÃO 01 Resolução O próximo encontro ocorrerá em 30 horas, pois o MMC(2,3,5) = 30. Como 30 horas correspondem a 1 dia (24 horas) mais 6 horas, logo a resposta 13 horas do dia seguinte. QUESTÃO 02 Resolução

Leia mais

Múltiplos, Divisores e Primos II - Aula 07

Múltiplos, Divisores e Primos II - Aula 07 Múltiplos, Divisores e Primos II - Aula 07 Após a apresentação dos conceitos de divisor e múltiplo, é possível se perguntar se existem números que possuem o mesmo divisor ou o mesmo múltiplo. A ideia desse

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 2

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 2 AULA 16 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 2 16.1 A seqüência de Fibonacci Um problema parecido, mas ligeiramente mais complicado do que o do cálculo do fatorial (veja as notas da Aula 14), é o do cálculo

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA. Marque no cartão-resposta anexo, a única opção correta correspondente a cada questão.

PROVA DE MATEMÁTICA. Marque no cartão-resposta anexo, a única opção correta correspondente a cada questão. PAG.02 PROVA DE MATEMÁTICA Marque no cartão-resposta anexo, a única opção correta correspondente a cada questão. 1. Tenho um saco com 39 laranjas. A quantidade de laranjas que faltam para completar 4 dúzias

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

MÚLTIPLOS E DIVISORES

MÚLTIPLOS E DIVISORES MÚLTIPLOS E DIVISORES 6º ANO - Prof. Patricia Caldana Múltiplos e divisores são números que resultam da multiplicação por um número natural e que dividem um número deixando resto zero, respectivamente.

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Conceituar número primo. Verificar se um número dado é ou não primo. Obter o Máximo Divisor Comum (M.D.C.) de dois ou mais números usando o conjunto

Conceituar número primo. Verificar se um número dado é ou não primo. Obter o Máximo Divisor Comum (M.D.C.) de dois ou mais números usando o conjunto Conceituar número primo. Verificar se um número dado é ou não primo. Obter o Máximo Divisor Comum (M.D.C.) de dois ou mais números usando o conjunto dos divisores, a decomposição em fatores primos e as

Leia mais

a) Falsa. Por exemplo, para n = 2, temos 3n = 3 2 = 6, ou seja, um número par.

a) Falsa. Por exemplo, para n = 2, temos 3n = 3 2 = 6, ou seja, um número par. Matemática Unidade I Álgebra Série - Teoria dos números 01 a) Falsa. Por exemplo, para n =, temos 3n = 3 = 6, ou seja, um número par. b) Verdadeira. Por exemplo, para n = 1, temos n = 1 =, ou seja, um

Leia mais

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 2. Divisibilidade. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 2. Divisibilidade. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 Professor Matheus Secco MÓDULO 2 Divisibilidade 1. DIVISIBILIDADE 1.1 DEFINIÇÃO: Dizemos que o inteiro a é divisível pelo inteiro b (ou ainda que a é múltiplo de b) se existe um inteiro c

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano

Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano EXPRESSÃO NUMÉRICA Um monstro ou uma bela senhora, a forma como vemos a Matemática é produto dos nossos esforços

Leia mais

SEAM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ

SEAM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ SEAM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ MÚLTIPLOS E DIVISORES PROFª EDNALVA DOS SANTOS Um Objeto de Aprendizagem é um arquivo digital (imagem, filme, etc.) que pretende ser utilizado para fins pedagógicos

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 6 Ensino Fundamental II 6º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Matemática Estudante:. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ) Complete os espaços com os termos da Potenciação e da Radiciação: POTENCIAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática OPEMAT Olimpíada Pernambucana de Matemática - 206 Nível. O ano de 206 está acabando, vamos ver se você conhece bem esse número. Para isso, julgue os itens a seguir: (V) (F) A maior potência de 2 que divide

Leia mais

MATEMÁTICA MMC & MDC. Professor Marcelo Gonzalez Badin

MATEMÁTICA MMC & MDC. Professor Marcelo Gonzalez Badin MATEMÁTICA MMC & MDC Professor Marcelo Gonzalez Badin Múltiplo e Divisor Dados dois inteiros a e b, dizemos que a é múltiplo de b se existe um inteiro m tal que: a = mb Nessas condições, também se diz

Leia mais

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c.

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Divisores Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Quando a é múltiplo de d dizemos também que a é divisível

Leia mais

aferição MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS ATUAL E COMPLETO LIVRO + ONLINE Preparar a prova de aferição de Exercícios e resumos para todos os conteúdos

aferição MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS ATUAL E COMPLETO LIVRO + ONLINE Preparar a prova de aferição de Exercícios e resumos para todos os conteúdos aferição Preparar a prova de aferição de MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS 5 ọ ANO Ana Roque ATUAL E COMPLETO LIVRO + ONLINE 5 Exercícios e resumos para todos os conteúdos Provas-modelo de aferição Respostas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA RECUPERAÇÃO - 6º ANO - 1º SEMESTRE/2014 ALUNO(A): DATA DE RECIBO: 07/07/14 DATA DE ENTREGA: 08/07/14

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA RECUPERAÇÃO - 6º ANO - 1º SEMESTRE/2014 ALUNO(A): DATA DE RECIBO: 07/07/14 DATA DE ENTREGA: 08/07/14 LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA RECUPERAÇÃO - º ANO - º SEMESTRE/0 ALUNO(A): DATA DE RECIBO: 0/0/ DATA DE ENTREGA: 08/0/ Conteúdo da Prova: - Apêndice: Conjuntos, Pág.: 0 a - Capítulo : Números Naturais

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades 2 Operações Abertura de capítulo com números naturais Dudu tinha uma coleção com 250 lápis de cor. No seu aniversário, sua mãe lhe deu 60 lápis. Qual é a operação matemática que

Leia mais

Apontamentos de Matemática 6.º ano

Apontamentos de Matemática 6.º ano Aplicação da decomposição de números em fatores primos para determinar o máximo divisor comum Exemplo: Determinar m. d. c. (60,36) 60 = 3 5 e 36 = 3 Qual é o maior número pelo qual podemos dividir 60 e

Leia mais

1. Múltiplos e divisores

1. Múltiplos e divisores Escola Básica de Santa Marinha Matemática 2009/2010 7º Ano Síntese dos conteúdos Números e operações 1 Múltiplos e divisores Múltiplo de um número é todo o número que se obtém multiplicando o número dado

Leia mais

MMC, MDC, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E GEOMETRIA. Profª Gerlaine Alves

MMC, MDC, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E GEOMETRIA. Profª Gerlaine Alves MMC, MDC, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E GEOMETRIA Profª Gerlaine Alves Múltiplos e Divisores Divisores: dizemos que um número é divisor do outro número quando a divisão for exata, ou seja, quando o resto

Leia mais

Recredenciamento Portaria MEC 347, de DOU Identificação:

Recredenciamento Portaria MEC 347, de DOU Identificação: Identificação: Curso: Matemática, Licenciatura Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado I Professor: Lucas Nunes Ogliari Aluno: Valdemar Winkler Atividade: Plano de Aula Aula (s) Nº: 04 e 05 Data

Leia mais

M.M.C. & M.D.C MÓDULO 1 MÚLTIPLOS E DIVISORES

M.M.C. & M.D.C MÓDULO 1 MÚLTIPLOS E DIVISORES M.M.C. & M.D.C MÓDULO 1 MÚLTIPLOS E DIVISORES M.M.C. & M.D.C. MÁXIMO DIVISOR COMUM (M.D.C.) Se a e b são dois números naturais, tal que um deles pelo menos é diferente de zero, chama-se Maior Divisor Comum

Leia mais

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios Curso de Elétrica... Matemática Básica Curso de Elétrica... Matemática Básica Sumário 1_Números Inteiros Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2015/16 MATEMÁTICA 5.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2015/16 MATEMÁTICA 5.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2015/16 MATEMÁTICA 5.º ANO Nome N º Turma 1. Observe os números seguintes: 12, 14 e 15. a) Determine os divisores de 14 e de 15 Divisores de 14: Divisores de 15: b) Escreva

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Teoria dos Conjuntos Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Teoria dos Conjuntos Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Teoria dos Conjuntos Prof. Dudan Matemática NÚMEROS PRIMOS Por definição, os números primos são números pertencentes ao conjunto dos números naturais não nulos, que possuem

Leia mais

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5 Dona Leonor faz empadinhas e sempre recebe encomendas para festas. Certo dia, ela recebeu três encomendas: uma de 200 empadinhas, outra de 240 e outra de 300. Depois de fazer todas as empadinhas, dona

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16 Ficha 4 Números naturais (revisão) NOME Turma Data 1. Considere os números 15, 25 e 30. a) Determine os divisores de 15, 25 e 30. b) A

Leia mais

Mat.Semana 4. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Rodrigo Molinari)

Mat.Semana 4. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Rodrigo Molinari) Semana 4 PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Rodrigo Molinari) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 6º ANO MATEMÁTICA

GABARITO DO CADERNO DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 6º ANO MATEMÁTICA GABARITO DO CADERNO DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 6º ANO MATEMÁTICA 01) Represente cada multiplicação por meio de uma potenciação. a) 2 5 b) 10 5 c) 5 12 d) 3 6 e) a 5 f) b 7 g) 45 4 h) 68 6 i) 89 3 j) 1

Leia mais

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 5 Contagem II Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em

Leia mais

Apontamentos de matemática 6.º ano Decomposição de um número em fatores primos

Apontamentos de matemática 6.º ano Decomposição de um número em fatores primos Divisores de um número (revisão do 5.º ano) Os divisores de um número são os números naturais pelos quais podemos dividir esse número de forma exata (resto zero). Exemplos: Os divisores de 4 são 1, 2 e

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares.

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares. MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares www.laercio.com.br APOSTILA 01 Colégio Militar 6º ano PROVA INICIAL Apostila de complemento do livro MATEMÁTICA PARA VENCER OBJETIVO: O objetivo desta apostila

Leia mais

Divisores: MMC e MDC / Regra de Divisibilidade

Divisores: MMC e MDC / Regra de Divisibilidade Múltiplos e 09 mar Divisores: MMC e MDC / Regra de Divisibilidade Continuação 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO MMC (mínimo múltiplo comum) e MDC(máximo

Leia mais

Testes de MDC e MMC. MDC e MMC - - Jorge Krug

Testes de MDC e MMC. MDC e MMC -  - Jorge Krug Testes de MDC e MMC 01. Isabel está preparando as sacolinhas surpresa do aniversário de seu filho Rodrigo e possui para distribuir: 180 balas de coco, 72 pirulitos, 108 chicletes e 36 línguas de sogra.

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano Material Teórico - Módulo de Divisibilidade MDC e MMC - Parte 1 Sexto Ano Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Máximo divisor comum Nesta aula, estudaremos métodos para

Leia mais

5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 3º SIMULADO/2014-1ª ETAPA MATEMÁTICA

5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 3º SIMULADO/2014-1ª ETAPA MATEMÁTICA 5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 3º SIMULADO/14-1ª ETAPA MATEMÁTICA Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 01) Verifique o total de folhas (07) deste Simulado. Ele contém (vinte)

Leia mais

Aula Inaugural Curso Alcance 2017

Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Revisão de Matemática Básica Professores: Me Carlos Eurico Galvão Rosa e Me. Márcia Mikuska Universidade Federal do Paraná Campus Jandaia do Sul cegalvao@ufpr.br 06 de

Leia mais