AVAGAEMINHA.COM.BR - GABARITO DE QUESTÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVAGAEMINHA.COM.BR - GABARITO DE QUESTÕES"

Transcrição

1 AVAGAEMINHA.COM.BR - GABARITO DE QUESTÕES Aula: VETORES Curso: VETORES Questões 1. (G1) Observe a figura a seguir e determine quais as flechas que: a) tem a mesma direção. b) tem o mesmo sentido. c) tem o mesmo comprimento. 2. (Ufc) Analisando a disposição dos vetores BA, EA, CB, CD e DE, conforme figura a seguir, assinale a alternativa que contém a relação vetorial correta.

2 a) CB + CD + DE = BA + EA b) BA + EA + CB = DE + CD c) EA - DE + CB = BA + CD d) EA - CB + DE = BA - CD 3. (Uepg 2011) O estudo da física em duas e três dimensões requer o uso de uma ferramenta matemática conveniente e poderosa conhecida como vetor. Sobre os vetores, assinale o que for correto. 01) A direção de um vetor é dada pelo ângulo que ele forma com um eixo de referência qualquer dado. 02) O comprimento do segmento de reta orientado que representa o vetor é proporcional ao seu módulo. 04) Dois vetores são iguais somente se seus módulos correspondentes forem iguais. 08) O módulo do vetor depende de sua direção e nunca é negativo. 16) Suporte de um vetor é a reta sobre a qual ele atua. 4. (Fatec) Dados os vetores A, B e C, representados na figura em que cada quadrícula apresenta lado correspondente a uma unidade de medida, é correto afirmar que a resultante dos vetores tem módulo:

3 a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6 5. (G1 - cftce) Dados os vetores "a", "b", "c", "d" e "e" a seguir representados, obtenha o módulo do vetor soma: R = a + b + c + d + e a) zero b) c) 1 d) 2 e) 6. (Puc-rio) Os ponteiros de hora e minuto de um relógio suíço têm, respectivamente, 1 cm e 2 cm. Supondo que cada ponteiro do relógio é um vetor que sai do centro do relógio e aponta na direção dos números na extremidade do relógio, determine o vetor resultante da soma dos dois vetores correspondentes aos ponteiros de hora e minuto quando o relógio marca 6 horas.

4 a) O vetor tem módulo 1 cm e aponta na direção do número 12 do relógio. b) O vetor tem módulo 2 cm e aponta na direção do número 12 do relógio. c) O vetor tem módulo 1 cm e aponta na direção do número 6 do relógio. d) O vetor tem módulo 2 cm e aponta na direção do número 6 do relógio. e) O vetor tem módulo 1,5 cm e aponta na direção do número 6 do relógio. 7. (Puccamp) Num bairro, onde todos os quarteirões são quadrados e as ruas paralelas distam 100 m uma da outra, um transeunte faz o percurso de P a Q pela trajetória representada no esquema a seguir. O deslocamento vetorial desse transeunte tem módulo, em metros, igual a a) 300 b) 350 c) 400 d) (Ufc) A figura adiante mostra o mapa de uma cidade em que as ruas retilíneas se cruzam perpendicularmente e cada quarteirão mede 100 m. Você caminha pelas ruas a partir de sua casa, na esquina A, até a casa de sua avó, na esquina B. Dali segue até sua escola, situada na esquina C. A menor distância que você caminha e a distância em linha reta entre sua casa e a escola são, respectivamente:

5 a) 1800 m e 1400 m. b) 1600 m e 1200 m. c) 1400 m e 1000 m. d) 1200 m e 800 m. 9. (Unifesp) Na figura, são dados os vetores, e. Sendo u a unidade de medida do módulo desses vetores, pode-se afirmar que o vetor = - + tem módulo a) 2u, e sua orientação é vertical, para cima. b) 2u, e sua orientação é vertical, para baixo. c) 4u, e sua orientação é horizontal, para a direita. d) ( )u, e sua orientação forma 45 com a horizontal, no sentido horário. e) ( )u, e sua orientação forma 45 com a horizontal, no sentido anti-horário. 10. (Ufal) A localização de um lago, em relação a uma caverna pré-histórica, exigia que se caminhasse 200 m numa certa direção e, a seguir, 480 m numa direção perpendicular à primeira. A distância em linha reta, da caverna ao lago era, em metros,

6 a) 680 b) 600 c) 540 d) 520 e) (Ufc) Na figura a seguir, onde o reticulado forma quadrados de lados à ⠞⠜=0,5cm, estão desenhados 10 vetores contidos no plano xy. O módulo da soma de todos esses vetores é, em centímetros: a) 0,0. b) 0,5. c) 1,0. d) 1,5. e)2,0 12. (Pucpr) Um ônibus percorre em 30 minutos as ruas de um bairro, de A até B, como mostra a figura:

7 Considerando a distância entre duas ruas paralelas consecutivas igual a 100 m, analise as afirmações: I. A velocidade vetorial média nesse percurso tem módulo 1 km/h. II. O ônibus percorre 1500 m entre os pontos A e B. III. O módulo do vetor deslocamento é 500 m. IV. A velocidade vetorial média do ônibus entre A e B tem módulo 3 km/h. Estão corretas: a) I e III. b) I e IV. c) III e IV. d) I e II. e) II e III. 13. (Ufal) Num estacionamento, um coelho se desloca, em sequência, 12m para o Oeste, 8m para o Norte e 6m para o Leste. O deslocamento resultante tem módulo a) 26m b) 14m c) 12m d) 10m e) 2m

8 14. (Ufpb) Um cidadão está à procura de uma festa. Ele parte de uma praça, com a informação de que o endereço procurado estaria situado a 2km ao norte. Após chegar ao referido local, ele recebe nova informação de que deveria se deslocar 4km para o leste. Não encontrando ainda o endereço, o cidadão pede informação a outra pessoa, que diz estar a festa acontecendo a 5km ao sul daquele ponto. Seguindo essa dica, ele finalmente chega ao evento. Na situação descrita, o módulo do vetor deslocamento do cidadão, da praça até o destino final, é: a) 11km b) 7km c) 5km d) 4km e) 3km 15. (Ueg) Considerando que os vetores A, B e C satisfazem à equação vetorial A + B = C e seus módulos estão relacionados pela equação escalar A + B = C, responda ao que se pede. a) Como está orientado o vetor A em relação ao vetor B? Justifique o seu raciocínio. b) Considere agora que a relação entre os seus módulos seja dada por A 2 + B 2 = C2. Qual seria a nova orientação do vetor B em relação ao vetor A? Justifique seu raciocínio. 16. (G1 - cftce) Uma partícula desloca-se sobre a trajetória formada pelas setas que possuem o mesmo comprimento L. A razão entre a velocidade escalar média e a velocidade vetorial média é:

9 a) b) c) 1 d) e) (Mackenzie) Com seis vetores de módulo iguais a 8u, construiu-se o hexágono regular a seguir. O módulo do vetor resultante desses 6 vetores é: a) 40 u b) 32 u c) 24 u d) 16 u e) zero 18.

10 (G1 - cftce) Os deslocamentos A e B da figura formam um ângulo de 60 e possuem módulos iguais a 8,0 m. Calcule os módulos dos deslocamentos A + B, A - B e B - A e desenhe-os na figura. 19. (G1 - cftce) Para se posicionar frente ao gol adversário, um jogador efetua deslocamentos rápidos e sucessivos em linha reta, com módulos de 1,8 m e 2,4 m, deixando completamente para trás a defesa oponente. Para que o deslocamento resultante da bola seja de 3,0m, o ângulo entre estes deslocamentos deve ser de: a) 0 b) 30 c) 60 d) 90 e) (Uece 2010) Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente? a) 14 km/h e 8 km/h. b) 10,2 m/s e 11,8 m/s. c)8 km/h e 14 km/h. d) 11,8 m/s e 10,2 m/s

11 21. (Ufms) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30 com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro? a) 30 km/h. b) 60 km/h. c) 120 km/h. d) 30 km/h. e) nenhuma das respostas anteriores. 22. (Ufal 2010) De dentro de um automóvel em movimento retilíneo uniforme, numa estrada horizontal, um estudante olha pela janela lateral e observa a chuva caindo, fazendo um ângulo com a direção vertical, com sen = 0,8 e cos = 0,6. Para uma pessoa parada na estrada, a chuva cai verticalmente, com velocidade constante de módulo v. Se o velocímetro do automóvel marca 80,0 km/h, pode-se concluir que o valor de v é igual a: a) 48,0 km/h b) 60,0 km/h c) 64,0 km/h d) 80,0 km/h e) 106,7 km/h 23. (Ufscar) O submarino navegava com velocidade constante, nivelado a 150 m de profundidade, quando seu capitão decide levar lentamente a embarcação à tona, sem contudo abandonar o movimento à frente. Comunica a intenção ao timoneiro, que procede ao esvaziamento dos tanques de lastro, controlando-os de tal modo que a velocidade de subida da nave fosse constante.

12 Se a velocidade horizontal antes da manobra era de 18,0 km/h e foi mantida, supondo que a subida tenha se dado com velocidade constante de 0,9 km/h, o deslocamento horizontal que a nave realizou, do momento em que o timoneiro iniciou a operação até o instante em que a nau chegou à superfície foi, em m, de a) b) c) d) e) (Uerj) Duas partículas, X e Y, em movimento retilíneo uniforme, têm velocidades respectivamente iguais a 0,2 km/s e 0,1 km/s. Em um certo instante t 1, X está na posição A e Y na posição B, sendo a distância entre ambas de 10 km. As direções e os sentidos dos movimentos das partículas são indicados pelos segmentos orientados AB e BC, e o ângulo A C mede 60, conforme o esquema.

13 Sabendo-se que a distância mínima entre X e Y vai ocorrer em um instante t 2, o valor inteiro mais próximo de t 2 - t 1, em segundos, equivale a: a) 24 b) 36 c) 50 d) (Ufpe) Um disco de plástico é lançado com velocidade inicial v 0 = 14 m/s fazendo um ângulo de 30 com a borda A de uma mesa horizontal, como mostrado na figura. Após o lançamento, o disco desliza sem atrito e segue uma trajetória em ziguezague, colidindo com as bordas B e D. Considerando que todas as colisões são perfeitamente elásticas, calcule o intervalo de tempo, em unidades de 10-2 segundos, para o disco atingir a borda C pela primeira vez.

Física - vetores. Página 1 de 9

Física - vetores. Página 1 de 9 1. (Ita) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - VETORES

LISTA DE EXERCÍCIOS - VETORES LISTA DE EXERCÍCIOS - VETORES 1. (Ita 2009) Na figura, um ciclista percorre o trecho AB com velocidade escalar média de 22,5 km/h e, em seguida, o trecho BC de 3,00 km de extensão. No retorno, ao passar

Leia mais

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e Vetores 1. (Uece 2014) Duas únicas forças, uma de 3 N e outra de 4 N, atuam sobre uma massa puntiforme. Sobre o módulo da aceleração dessa massa, é correto afirmar-se que a) é o menor possível se os dois

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA PROVA DE FÍSICA PROF. Peixinho 1 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA PROVA DE FÍSICA PROF. Peixinho 1 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010 VETORES 1 1. (G1) Observe a figura a seguir e determine quais as flechas que: a) tem a mesma direção. b) tem o mesmo sentido. c) tem o mesmo comprimento. d) são iguais. 2. (G1) Quantos sentidos possui

Leia mais

FÍSICA LISTA 2 VETORES, CINEMÁTICA VETORIAL, LANÇAMENTO OBLÍQUO E MCU VETORES

FÍSICA LISTA 2 VETORES, CINEMÁTICA VETORIAL, LANÇAMENTO OBLÍQUO E MCU VETORES G:\2015_Materiais UP_EM\Materiais de Professores\Física - Bruno\2015 - Física - Bruno - Vetores, Cinemática vetorial, Lançamento Oblíquo e MCU - 1º ano - 05-05 - SITE.docx FÍSICA Prof. Bruno LISTA 2 VETORES,

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Uesc 2011) Considere um móvel que percorre a metade de uma pista circular de raio igual a 10,0m em 10,0s. Adotando-se 2 como sendo 1,4 e π igual a 3, é correto afirmar: a) O espaço percorrido pelo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS PROF. BETO E PH CINEMÁTICA VETORIAL 1) Uma partícula de certa massa movimenta-se sobre um plano horizontal,

Leia mais

EXTERNATO MATER DOMUS

EXTERNATO MATER DOMUS EXTERNATO MATER DOMUS RUA PASCAL, 1403 CAMPO BELO SP CEP 04616/004 - Fone: 5092-5825 MATÉRIA: FÍSICA PROFESSORA: RENATA LEITE QUARTIERI ALUNO: Nº Série: 1º TURMA: Única DATA: / /2015 ASSINATURA DO PAI/RESP.

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS

LISTA DE EXERCICIOS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS horizontal um ângulo de 60. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade. 06) (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme

Leia mais

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor FÍSICA Professor(a): Rodrigo Alves LISTA: 04 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: REVISÃO DIA: MÊS: 2017 ASSUNTOS: VETORES CINEMÁTICA VETORIAL MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

Velocidade Vetorial. a) 4 m/s b) 6 m/s c) 8 m/s d) 10 m/s e) 14 m/s

Velocidade Vetorial. a) 4 m/s b) 6 m/s c) 8 m/s d) 10 m/s e) 14 m/s Velocidade Vetorial 1. (Mackenzie 2012) Um avião, após deslocar-se 120 km para nordeste (NE), desloca-se 160 km para sudeste (SE). Sendo um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, o módulo da velocidade

Leia mais

COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS

COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS 1. (G1 1996) Um veleiro deseja se mover para o nordeste sendo que o vento sopra de leste para oeste. Na figura a seguir represente o barco e a posição em que deve ser colocada a sua vela. 2. (G1 1996)

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA I PROFESSOR: EDSON JOSÉ Lista de exercícios 4 1. No esquema representado na figura abaixo, a força tem módulo

Leia mais

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade.

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Vetores Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Grandeza Vetorial precisa de módulo, direção e sentido para ficar perfeitamente representado. VETOR É o ente matemático que nos ajuda

Leia mais

Composição de Movimento - Anual

Composição de Movimento - Anual Questão 01 - (UFRN/2011) Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade constante (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado

Leia mais

ALUNO(a): LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 2 o Bimestre L1

ALUNO(a): LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 2 o Bimestre L1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Fabrízio Gentil Bueno DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 1 o ALUNO(a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 2 o Bimestre L1 01 - (FGV) Um avião decola de

Leia mais

1. Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F 1 9 N e F2

1. Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F 1 9 N e F2 1. Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F 1 9 N e F2 15 N, que estão dispostas de modo a formar entre si um ângulo de 120. A intensidade da força resultante, em newtons, será

Leia mais

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico.

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. Grandezas Vetores É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. GRANDEZA ESCALAR São aquelas medidas que precisam

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais

Leia mais

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio Exercícios de Fixação Vetores Primeiro Ano Ensino Médio 1) Que características de um vetor precisamos conhecer para que ele fique determinado? 2) O que são vetores iguais? E vetores opostos? Dê exemplo

Leia mais

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares.

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares. FÍSICA - VETORES Conteúdo: Grandezas vetoriais x escalares; Soma de vetores: Método da poligonal, método do paralelogramo e método das projeções; subtração de vetores, multiplicação por número real e versores.

Leia mais

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor:

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: Simbologia: B AB a vetor a AB a módulo do vetor a A O segmento orientado

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

Figura disponível em: <http://soumaisenem.com.br/fisica/conhecimentos-basicos-e-fundamentais/grandezas-escalares-egrandezas-vetoriais>.

Figura disponível em: <http://soumaisenem.com.br/fisica/conhecimentos-basicos-e-fundamentais/grandezas-escalares-egrandezas-vetoriais>. n. 7 VETORES vetor é um segmento orientado; são representações de forças, as quais incluem direção, sentido, intensidade e ponto de aplicação; o módulo, a direção e o sentido caracterizam um vetor: módulo

Leia mais

Exercícios de Física sobre Vetores com Gabarito

Exercícios de Física sobre Vetores com Gabarito Exercícios de Física sobre Vetores com Gabarito 1) (UFPE-1996) Uma pessoa atravessa uma piscina de 4,0m de largura, nadando com uma velocidade de módulo 4,0m/s em uma direção que faz um ângulo de 60 com

Leia mais

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético.

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético. Prof. Paulino Mourão VETORES Física MARÇO/009 ursos C 1. GRANDEZAS FÍSICAS 3. SOMA DE VETORES º E.M. Master 11/03/09 1.1. Grandezas Escalares São totalmente definidas somente por um valor numérico associado

Leia mais

Física PRÉ VESTIBULAR / / Aluno: Nº: Turma: PRÉ-VESTIBULAR VETORES. O puxão da corda efetuado pelo trabalhador pode ser descrito como uma força que

Física PRÉ VESTIBULAR / / Aluno: Nº: Turma: PRÉ-VESTIBULAR VETORES. O puxão da corda efetuado pelo trabalhador pode ser descrito como uma força que PRÉ VESTIBULAR Física / / PRÉ-VESTIBULAR Aluno: Nº: Turma: VETORES 01. (UEM) Um corpo está sendo arrastado em uma superfície lisa (atrito desprezível), tracionado por duas cordas, conforme o diagrama de

Leia mais

Capítulo 10. Determine: a) o módulo da aceleração tangencial; b) o raio da trajetória descrita.

Capítulo 10. Determine: a) o módulo da aceleração tangencial; b) o raio da trajetória descrita. Determine: a) o módulo da aceleração tangencial; o raio da trajetória descrita. 459. UFC-CE Uma partícula descreve trajetória circular, de raio r = 1,0 m, com velocidade variável. A figura abaixo mostra

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Vetores. Fascículos. Cinemática Vetorial. Caderno. Movimento circular. Leis de Newton.

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Vetores. Fascículos. Cinemática Vetorial. Caderno. Movimento circular. Leis de Newton. Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA A PROVA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA A PROVA 1. (Fuvest 92) Adote: g = 10 m/s Uma pessoa sentada num trem, que se desloca numa trajetória retilínea a 20 m/s, lança uma bola verticalmente para cima e a pega de volta no mesmo nível do lançamento. A

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL r P r 1 1 r 2 r 2 vm r 2 1 a a t Eixo tangente à trajetória a c a Fixação 1) Um móvel percorre 4,0km para leste e 3,0km para norte. Isso ocorre em 20 minutos.

Leia mais

Tarefa online Física. Turmas: 8 EF. 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E):

Tarefa online Física. Turmas: 8 EF. 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E): Tarefa online Física Turmas: 8 EF 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E): ( ) As grandezas escalares ficam definidas apenas pelo valor,

Leia mais

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE 1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante

Leia mais

Colégio Família Stella Profº João Escalari (Vetores Parte 1)

Colégio Família Stella Profº João Escalari (Vetores Parte 1) 1. (Fuvest 92) Adote: g = 10 m/s Uma pessoa sentada num trem, que se desloca numa trajetória retilínea a 20 m/s, lança uma bola verticalmente para cima e a pega de volta no mesmo nível do lançamento. A

Leia mais

Velocidade e Aceleração Vetorial

Velocidade e Aceleração Vetorial Velocidade e Aceleração Vetorial 1. (Ufrgs 2012) A figura a seguir apresenta, em dois instantes, as velocidades v 1 e v 2 de um automóvel que, em um plano horizontal, se desloca numa pista circular. Com

Leia mais

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO TURMA: FÍSICA B - 2012 1ª SÉRIE DATA: / / 1) Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de grandezas escalares e vetoriais. I Uma grandeza é chamada de escalar quando

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Vetores. Fascículos. Caderno. Cinemática Vetorial. Movimento circular.

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Vetores. Fascículos. Caderno. Cinemática Vetorial. Movimento circular. Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: 01 /08/2018 Valor: Nota: 1 - (UFMG) Júlia está andando de

Leia mais

7ª) A soma dos catetos de um triângulo retângulo vale 63 e o valor da hipotenusa vale 45. Determine o valor de cada dos catetos.

7ª) A soma dos catetos de um triângulo retângulo vale 63 e o valor da hipotenusa vale 45. Determine o valor de cada dos catetos. Juntos na construção de um ensino eficaz. Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba Atividades variadas para preparação do 1 0 Ano do Ensino Médio - 101 e 102 1ª) Transcrevam os número abaixo em

Leia mais

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x LISTA UERJ TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Três bolas X, Y e Z são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido. A tabela abaixo mostra as magnitudes

Leia mais

Lista de Exercícios Prova de Recuperação Física - 1º Trimestre. Nome: Nº 1ª Série. 15 N, que estão dispostas de

Lista de Exercícios Prova de Recuperação Física - 1º Trimestre. Nome: Nº 1ª Série. 15 N, que estão dispostas de Lista de Exercícios Prova de Recuperação Física - 1º Trimestre Nome: Nº 1ª Série FÍSICA FRANCIS 01. Em uma brincadeira de caça ao tesouro, o mapa diz que para chegar ao local onde a arca de ouro está enterrada,

Leia mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE

PLANO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE PLANO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - 2017 DISCIPLINA: FÍSICA TURMA(S): 1ºA - EM PROFESSOR THIAGO Objetivo: Rever os principais conceitos do primeiro trimestre de física dando ênfase nos assuntos que serão

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Física Série: 1ª Professor (a): Marcos Vinicius Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

GREGOR MENDEL PROF WILSON

GREGOR MENDEL PROF WILSON 1. (Mackenzie 01) Um avião, após deslocar-se 10 km para nordeste (NE), desloca-se 160 km para sudeste (SE). Sendo um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, o módulo da velocidade vetorial média do

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 22 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Considere o gráfico v(t) correspondente

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

1- O gráfico a seguir mostra a posição de um móvel ao longo de sua trajetória em relação a um certo referencial, no decorrer do tempo.

1- O gráfico a seguir mostra a posição de um móvel ao longo de sua trajetória em relação a um certo referencial, no decorrer do tempo. ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TENENTE RÊGO BARROS DIRETORA: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA CEL. INT. R1 PROFESSOR: ALUNO(a): Nº SÉRIE: o Ano TURMA: A_ DATA: / /19 PARTE-I 1- O gráfico a seguir mostra a

Leia mais

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII Universidade Federal fluminense Física I e Física XVIII Lista 02 Movimento Unidimensional e Queda Livre Questões: 1)A cada segundo o coelho percorre metade da distância restante entre seu nariz e um pé

Leia mais

Velocidade Média Indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio e é dada pela seguinte razão:

Velocidade Média Indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio e é dada pela seguinte razão: CINEMÁTICA Velocidade Prof. Patricia Caldana A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um

Leia mais

Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1.

Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1. Dione Dom Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1. 1) A figura a seguir mostra a trajetória da bola lançada pelo goleiro Dida, no tiro de meta. Desprezando o efeito do ar, um estudante

Leia mais

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos 1) (Unitau-SP) Um móvel parte do quilômetro 50, indo até o quilômetro 60, de onde, mudando o sentido do movimento, vai até o quilometro 32. Quais são, respectivamente, a

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Vetores I

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Vetores I Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Vetores I 1. (UNIFOR) Um pitão (gancho) é puxado pela força F, conforme a figura ao lado: Dados: sen = 0,80 cos = 0,60 F F =50N x A componente de F na direção

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

LISTA COMPLEMENTAR MUV. Deus é amor e o amor é Deus! E esta força tudo explica e dá sentido à vida! Albert Einstein à sua filha Lieserl

LISTA COMPLEMENTAR MUV. Deus é amor e o amor é Deus! E esta força tudo explica e dá sentido à vida! Albert Einstein à sua filha Lieserl CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: FÍSICA 03 3.ª Série Ensino Médio Professor: SANDRO SANTANA Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático : LISTA COMPLEMENTAR MUV DIA: MÊS: 03 2018 Deus é amor e o amor é

Leia mais

Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz

Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz QUESTÕES DO CAPÍTULO 2 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER 6 ª - 7 ª e 9ª EDIÇÃO VOLUME 1

Leia mais

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias!

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! 15 REVISÃO Nome Nº 1ª série Física βeth Data / /2019 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! PARA TODOS OS PROBLEMAS: Despreze a resistência do ar e

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

Atividade de: FÍSICA 4ª UL / 2015 Série: 1ª (E. P.)

Atividade de: FÍSICA 4ª UL / 2015 Série: 1ª (E. P.) Atividade de: FÍSICA 4ª UL / 2015 Série: 1ª (E. P.) Professor: Thiago Alvarenga Ramos Nota: Valor da Atividade: 2,0 Nome do(a) aluno(a): Nº Turma: 1 C 1 3 Use caneta azul ou preta e escreva com letra legível.

Leia mais

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015)

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Um garoto, do alto de uma árvore, deixa cair uma fruta de 50 g de uma

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- O transporte fluvial de

Leia mais

Velocidade: Variação da distância percorrida por um corpo no tempo.

Velocidade: Variação da distância percorrida por um corpo no tempo. Apostila de Revisão n 1 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - Cinemática 1. CINEMÁTICA: Nesse tópico, o foco principal é o conhecimento das relações entre deslocamento,

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1

Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 1. João fez uma pequena viagem de carro de sua casa, que fica no centro da cidade

Leia mais

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física.

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Dione Dom Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Valor: 1 Ponto 1) A figura a seguir mostra seis vetores que formam

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Cinemática III Gráficos do M.U. e M.U.V. 1. (Enem 01) Para melhorar a mobilidade urbana na rede

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV)

Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) QUADRO

Leia mais

Física A Extensivo V. 2

Física A Extensivo V. 2 Extensivo V. Resolva Aula 5 5.) A a = v v t t a = 3 4 Veículo A (MRU) Pelo ráfico v A = m/s = x A = + v A Veículo B (MRUV) Pelo ráfico a B = t = 5 = 5 m/s x B = x B + v B + a x B = (5) x B = 5 t A ultrapassaem

Leia mais

Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física

Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física 1) Uma bola desloca-se em trajetória retilínea, com velocidade constante, sobre um plano horizontal transparente. Com o sol a pino, a sombra da bola é projetada

Leia mais

Curso: E.M. TURMA: 1101 / 1102 DATA:

Curso: E.M. TURMA: 1101 / 1102 DATA: 1) Determine o módulo do vetor soma de a (a = 60 u) com b (b = 80 u) em cada caso: a) b) EXERCÍCIOS ON LINE 1º Bimestre DISCIPLINA: FISICA 1 PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: 1101 / 1102 DATA:

Leia mais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Na Física tratamos de dois tipos principais de grandezas: as grandezas escalares e grandezas vetoriais. Grandezas Escalares A grandeza escalar é aquela

Leia mais

Movimento fev retilíneo e uniforme. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto

Movimento fev retilíneo e uniforme. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto 08 Movimento fev retilíneo e uniforme (MU) 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Ao estudarmos o Movimento Uniforme (ou MU) estamos nos referindo aos movimentos

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1 Semestre 1, 2, 3 e 4 Momento INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

Roteiro de Recuperação 1 Semestre 1, 2, 3 e 4 Momento INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Roteiro de Recuperação 1 Semestre 1, 2, 3 e 4 Momento Nome: nº 1ª Série: Disciplina: Física Professor: Gladstone, Kobax Período de recuperação: de / a / INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1.

Leia mais

Lista de Exercícios 04/2012 Cinemática prof. Venê (09/04/2012)

Lista de Exercícios 04/2012 Cinemática prof. Venê (09/04/2012) Lista de Exercícios 04/2012 Cinemática prof. Venê (09/04/2012) 1. (FUVEST) Dois veículos A e B deslocam-se em trajetórias retilíneas e paralelas uma à outra. No instante t = 0 s eles se encontram lado

Leia mais

1º Lista de exercícios Cinemática parte 1

1º Lista de exercícios Cinemática parte 1 1º Lista de exercícios Cinemática parte 1 Questão 1: Empresas de transportes rodoviários equipam seus veículos com um aparelho chamado tacógrafo, capaz de produzir sobre um disco de papel, o registro ininterrupto

Leia mais

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada Tecnologia em Construção Civil Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores 1) De volta para casa. Normalmente, você faz uma viagem

Leia mais

A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme

A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme Capítulo 2 1º bimestre Colégio Contato Farol Professora Thaís Freitas Ensino de Física MECÂNICA Estuda os movimentos. CINEMÁTICA Estuda o estado de

Leia mais

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0

Leia mais

INTERVENÇÃO FÍSICA 1 SEMESTRE. Bimestre: 1º Série: 1º Ano-Ensino Médio Disciplina: Física Turma: PARTE 01

INTERVENÇÃO FÍSICA 1 SEMESTRE. Bimestre: 1º Série: 1º Ano-Ensino Médio Disciplina: Física Turma: PARTE 01 INTERVENÇÃO FÍSICA 1 SEMESTRE Bimestre: 1º Série: 1º Ano-Ensino Médio Disciplina: Física Turma: Nome: nº. Data: Professor: Robson T. Paiva PARTE 01 Refazer os exercícios da lista entregue na recuperação

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

PARTE 1. 05) O alcance da pedra é de 12,0m.

PARTE 1. 05) O alcance da pedra é de 12,0m. PARTE 1 01. (UEFS) Um corpo é lançado, do solo, com velocidade inicial de 20m/s, fazendo um ângulo de 53º com a horizontal. Considerando a resistência do ar desprezível,g =10m/s 2, sen53º =0,8 e cos53º=0,6

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual.

Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. Física 2ª Lei de Newton I 2 os anos Hugo maio/12 Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. 1. Aplica-se uma força F de intensidade 20

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

Física Fabrízio Gentil 9 o 05/02/ (UFB) Uma bicicleta está se deslocando horizontalmente para o leste com velocidade constante.

Física Fabrízio Gentil 9 o 05/02/ (UFB) Uma bicicleta está se deslocando horizontalmente para o leste com velocidade constante. Física Fabrízio Gentil 9 o 05/02/2018 01- (UFB) Uma bicicleta está se deslocando horizontalmente para o leste com velocidade constante. Pede-se: a) O celim (banco) está em repouso ou em movimento em relação

Leia mais

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas.

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. 1) A cidade de São Paulo tem cerca de 23 km de raio. Numa certa madrugada, parte-se de carro, inicialmente em repouso, de um ponto qualquer

Leia mais

Gráficos dos Movimentos

Gráficos dos Movimentos Capítulo 4 Gráficos dos Movimentos (53) (UFB) No gráfico 4.1, da velocidade de um móvel em MUV em função do tempo, pede-se determinar: a) a velocidade inicial Vo e a aceleração a (55) (Vunesp, 2011) O

Leia mais

RETRÓGRADO OU REGRESSIVO: É quando o móvel aumenta suas posições no passar do tempo, ou seja, movimenta-se no mesmo sentido do referencial.

RETRÓGRADO OU REGRESSIVO: É quando o móvel aumenta suas posições no passar do tempo, ou seja, movimenta-se no mesmo sentido do referencial. MRU Movimento Retilíneo Uniforme MRU é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: O móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais Velocidade constante. Como não varia

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Bacharelado Engenharia Civil Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Cálculo Vetorial Grandeza Vetorial Algumas vezes necessitamos mais que um número e uma unidade para

Leia mais

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME:

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES B a A B 5m A v - v a b b a s a b c b S a a s b s = a 2 + b 2 d = a - b d = a + (-b) d a -b b y a a x a y x Como pode cair no enem? (UFRJ) Sejam três cartazes idênticos

Leia mais

Professor Rafael Colucci Facebook: Rafael Colucci ou Aprenda com o Colucci (FANPAGE)

Professor Rafael Colucci Facebook: Rafael Colucci ou Aprenda com o Colucci (FANPAGE) Me chamo Rafael Colucci, sou licenciado em física pela Universidade Federal de Itajubá e atuo no ensino de física e matemática nos níveis médio e superior Trabalho com criação de conteúdos digitais e possuo

Leia mais

REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO

REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO A NOVA TURMA MED ENEM 2018 VAI COMEÇAR OLHA SÓ QUANTA COISA VOCÊ VAI TER NESTA TURMA: ROTEIROS DE ESTUDO SEMANAIS EM PDF (RESUMO

Leia mais

LISTA 1 DE EXERCÍCIOS

LISTA 1 DE EXERCÍCIOS CURSO: ENGENHARIAS LISTA 1 DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL - MECÂNICA Professora: Paula Beghelli paula-beghelli@anhanguera.com Instruções: Resolver esta lista INDIVIDUAL ou em GRUPO

Leia mais

Balística Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2012)

Balística Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2012) Questão 01 - (UEM PR/2012) Do topo de uma plataforma vertical com 100 m de altura, é solto um corpo C 1 e, no mesmo instante, um corpo C 2 é arremessado de um ponto na plataforma situado a 80 m em relação

Leia mais

FÍSICA ROTEIRO E TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

FÍSICA ROTEIRO E TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FÍSICA ROTEIRO E TRABALHO DE RECUPERAÇÃO NOTA ENSINO MÉDIO SÉRIE: 1ª TURMAS: ABCD TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSOR: FERNANDA SOUZA ALUNO(A): Nº: DATA: /09/2017 I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais