Regra de três simples

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regra de três simples"

Transcrição

1 Regra de três simples Aula 7 Velocidade Ricardo Ferreira Paraizo Tempo e-tec Brasil Matemática Instrumental

2 Meta Apresentar os conceitos sobre grandezas direta e inversamente proporcionais e regra de três. Objetivos Após o estudo desta aula, você deverá ser capaz de: 1. reconhecer grandezas diretamente proporcionais; 2. reconhecer grandezas inversamente proporcionais; 3. aplicar o conceito de regra de três na solução de problemas que envolvem grandezas direta e inversamente proporcionais.

3 Uma simples regra 161 É muito comum calcular as despesas que fazemos no dia-a-dia. Por exemplo: Quanto vou pagar por 450 g de pão francês? Quanto vou pagar por 5,6 m de pano? Quantos litros de gasolina gasto da minha cidade até ao Rio de Janeiro. Tudo isso é resolvido utilizando-se um instrumento muito importante na Matemática, que é a Regra de Três. Esse é o assunto da nossa aula de hoje e, para que você possa acompanhá-lo com facilidade, vamos começar compreendendo as grandezas. Aula 7 Regra de três simples Compreendendo as grandezas Primeiramente, vamos revisar dois conceitos importantes que são os pré-requisitos para o entendimento da resolução dos problemas: o que são grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais. Sem reconhecer essas grandezas, não temos os requisitos necessários para resolver os problemas. Vamos recordar, então: grandeza é tudo o que se pode aumentar ou diminuir. O preço do quilo de feijão, a altura de uma árvore e o consumo de gás são alguns exemplos de grandeza. Atenção! Razão é o quociente de dois números (ou duas quantidades ou duas medidas). Exemplo: a razão entre o volume de uma lata de refrigerante (350 ml) e o volume de uma garrafa de vinho (900 ml) é. Proporção é a igualdade de duas razões. Exemplo:. (Lê-se: 350 está para 900 assim como 7 está para 18.) Podemos escrever: 350 : = 34 7 : 18 Meios Extremos Numa proporção vale dizer que o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. No caso anterior, temos, então, que 900 x 7 = 350 x 18.

4 162 Grandezas diretamente proporcionais e-tec Brasil Matemática Instrumental Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra também dobra; triplicando uma delas, a outra também triplica, e assim por diante. Craig Jewell Fonte: Figura 7.1: Uma torneira gotejando desperdiça 40 litros de água por dia. Em dez dias o desperdício é de 400 litros.

5 Observe o exemplo a seguir: 163 Um carro percorre 60 km em 1 hora e 120 km em 2 horas. Billy Alexander Aula 7 Regra de três simples Fonte: Você pode perceber que o número de quilômetros aumentou, assim como o número de horas. Portanto, essas grandezas são diretamente proporcionais. Ou seja, Número de quilômetros Número de horas Logo, as grandezas são diretamente proporcionais. Nas grandezas diretamente proporcionais, a razão entre as grandezas precisa ser constante. Veja o exemplo anterior com os dados colocados numa tabela. Tempo (h) Espaço percorrido (km) A razão entre as grandezas tempo (coluna da esquerda) e espaço (coluna da direita) é igual (ou seja, é constante). Veja: 1 60 = 2 120

6 164 Essa é uma característica importante das grandezas diretamente proporcionais, e-tec Brasil Matemática Instrumental isto é, a razão entre tais grandezas é uma constante. Grandezas inversamente proporcionais Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra se reduz pela metade; triplicando uma delas, a outra se reduz para a terça parte, e assim por diante. Marcelo Terraza Fonte: Figura 7.2: A previsão para este prédio ficar pronto é de 12 meses. Se a construtora responsável pelo empreendimento dobrar o número de operários, a obra será concluída em aproximadamente 6 meses. Veja outro exemplo: Para realizar certo serviço, 8 homens gastam 12 dias e 16 homens gastam 6 dias. Agora o número de operários aumentou e o número de dias diminuiu. Portanto, essas grandezas são inversamente proporcionais. Ou seja, Número de operários Número de dias Logo, as grandezas são inversamente proporcionais. Nas grandezas inversamente proporcionais, o produto entre as grandezas precisa ser constante. Veja o exemplo anterior com os dados colocados numa tabela.

7 Nº de operários Tempo para desenvolver o serviço (dias) O produto entre as grandezas, número de operários (coluna da esquerda) e tempo para desenvolver o serviço (coluna da direita) é igual (ou seja, é constante). Veja: Aula 7 Regra de três simples x 12 = 16 x 12 Essa é uma característica importante das grandezas inversamente proporcionais, isto é, o produto entre tais grandezas é uma constante. Agora é a sua vez de praticar! Você precisa reconhecer com precisão se as grandezas envolvidas nos problemas são direta ou inversamente proporcionais. Faça as atividades a seguir com atenção, para que você compreenda a próxima seção da aula. Atividade 1 Atende ao Objetivo 1 Uma máquina produz 40 peças em 1 dia e 80 peças em dois dias. Agora, marque a opção correta em cada item: a. O número de peças: aumentou ( ) diminuiu ( ) b. O número de dias: aumentou ( ) diminuiu ( ) c. Essas grandezas são direta ou inversamente proporcionais? direta ( ) inversa ( )

8 166 e-tec Brasil Matemática Instrumental Atividade 2 Atende ao Objetivo 2 Numa indústria, 30 máquinas realizam um trabalho em 10 dias; 20 máquinas realizam o mesmo trabalho em 15 dias. Agora, marque a opção correta para cada item: a. o número de máquinas: aumentou ( ) diminuiu ( ) b. o número de dias: aumentou ( ) diminuiu ( ) c. as grandezas são direta ou inversamente proporcionais? direta ( ) inversa ( ) Uma regra para todas as horas Você lembra o que é uma regra de três simples? Essa regra é um processo prático para resolver problemas que envolvem grandezas direta ou inversamente proporcionais. Nesse processo, três dados do problema são conhecidos; falta determinar o quarto, ou seja, a resposta. Fonte: Figura 7.3: O relógio também é um bom exemplo de aplicação da regra de três: sabemos que uma hora tem sessenta minutos e, com isso, podemos descobrir quantos minutos têm 5 horas, 7 horas, 12 horas etc.

9 Para resolvermos uma regra de três, o mais importante é reconhecermos o tipo de grandeza envolvida no problema. Vimos que, quando usamos as mesmas palavras para comparar as grandezas, temos grandezas diretamente proporcionais e, quando usamos palavras inversas, temos grandezas inversamente proporcionais. Agora que você já sabe reconhecer as grandezas direta e inversamente proporcionais, preste atenção nos exemplos a seguir e veja como é fácil trabalhar com a regra de três simples: Exemplo 1 Aula 7 Regra de três simples 167 Se 5 toneladas de cana produzem 350 litros de álcool, quantos litros de álcool produzirão 18 toneladas de cana? Manoel Silva Figura 7.4: Quanto maior a quantidade de cana, maior será a produção de álcool. Resolução: Primeiramente, anotamos os dados do problema em forma de tabela. Veja: Toneladas Litros X

10 168 Agora, verificamos se as grandezas são direta ou inversamente proporcionais. e-tec Brasil Matemática Instrumental Fazendo a análise, temos: Número de toneladas Número de litros Ficou em dúvida? Preste atenção! Observe que 5 toneladas de cana produzem 350 litros de álcool. Ora, se aumentarmos de 5 para 18 toneladas de cana, a produção de álcool também vai aumentar. Logo, as grandezas são diretamente proporcionais. Como as grandezas são diretamente proporcionais, então a razão entre essas grandezas é uma constante. Montamos a proporção: = 18 x Então, vale a propriedade: o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, ou seja, multiplica-se cruzado. Assim, temos: E por fim: x = = 18 x 5. x = = = 1260 litros Então, com 18 toneladas de cana podem-se produzir litros de álcool. Saiba mais... Regra de três passo a passo 1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência. 2º) Identificar se as grandezas são direta ou inversamente proporcionais. 3º) Montar a proporção e resolver a equação. Seguindo esse roteiro, você não terá dificuldade em solucionar problemas desse tipo.

11 Exemplo Se 12 operários constroem uma obra em 90 dias, em quanto tempo essa obra seria construída por 15 operários? Resolução: Organizando as informações do problema, temos: Operários Dias x Aula 7 Regra de três simples Verificando se as grandezas são direta ou inversamente proporcionais, temos: Número de operários Número de dias Veja, agora, que aumentar a quantidade de operários na obra implica concluí-la em menos dias. Logo, as grandezas são inversamente proporcionais. Como as grandezas são inversamente proporcionais, o produto entre elas é uma constante. Veja: E, finalmente: x = = 15. x 15x = = 12.6 = 72 dias Então, podemos afirmar que a obra ficará pronta em 72 dias. Exemplo 3 Doze marinheiros pintam o casco de um barco em 4 dias e 4 horas. Quantos marinheiros, com a mesma capacidade de trabalho, pintariam o mesmo casco em 3 dias e 3 horas?

12 170 e-tec Brasil Matemática Instrumental Fonte: Figura 7.5: Este barco precisa ficar pronto o mais rápido possível; precisamos de mais alguns marinheiros. Resolução: Marinheiros Horas x 75 Analisando as grandezas, concluímos que são inversamente proporcionais. O produto entre as grandezas é igual. Ou seja: = x. 75 x = x = simplificando por 25 x = = 16

13 Então, podemos afirmar que 16 marinheiros pintam o casco do navio em 75 horas (3 dias e 3 horas). Atenção! Fixando as regras de três direta e inversa (i) Regra de três simples com grandezas diretamente proporcionais. Aula 7 Regra de três simples 171 O cálculo é feito mantendo a ordem das grandezas (ii) Regra de três simples com grandezas inversamente proporcionais. O cálculo é feito mantendo a ordem das grandezas

14 172 Possivelmente, você já ouviu alguém falar que, para aprender Matemática, são e-tec Brasil Matemática Instrumental necessários 90% de transpiração e 10% de inspiração. Dessa forma, pratique um pouco nas atividades a seguir. Atividade 3 Atende ao Objetivo 2 Com certa quantidade de ração é possível alimentar 50 coelhos durante 60 dias. Com essa mesma quantidade de ração, se o número de coelhos for outro, por quanto tempo poderão ser alimentados? Complete a tabela a seguir: Nº de coelhos Nº de dias A 150 B C 40 D 30 E 120 F 300

15 173 Atividade 4 Atende ao Objetivo 2 Em 30 litros de água, à temperatura ambiente, é possível dissolver até g de sal. Qual a quantidade máxima de sal que pode ser dissolvida em litros de água? Aula 7 Regra de três simples Atividade 5 Atende ao Objetivo 2 Para encher 50 sacos iguais são necessários 1500 kg de adubo.

16 174 a. Quantos quilos cabem em cada saco? e-tec Brasil Matemática Instrumental b. Qual a quantidade de adubo necessária para encher 200 sacos iguais a este? c. Quantos sacos poderão ser enchidos com 600 kg de adubo? Atividade 6 Atende ao Objetivo 3 Em 5 hectares de um sítio plantou-se pés de café. Quantos hectares seriam necessários para se plantar pés de café?

17 175 Atividade 7 D E S A F I O Atende ao Objetivo 3 DESAFIO Um agricultor trabalhando sozinho faz uma horta em 6 horas e meia. Outro, mais experiente, leva 5 horas. Trabalhando juntos, em quanto tempo os dois agricultores fariam uma horta da mesma proporção que a primeira? Aula 7 Regra de três simples Nesta aula, desenvolvemos os conceitos de grandezas direta e inversamente proporcionais e regra de três, por meio de situações cotidianas e eventualmente relacionadas com outras áreas de conhecimento. Dessa forma, você teve a chance de compreender e fixar todo o conteúdo apresentado, que será de grande importância para o entendimento da próxima aula.

18 176 e-tec Brasil Matemática Instrumental Resumindo... Grandeza é tudo o que se pode aumentar ou diminuir. Por exemplo: a velocidade de um carro, o consumo de energia elétrica etc. Quando usamos as mesmas palavras para comparar as grandezas, temos grandezas diretamente proporcionais. Por exemplo: um forno tem a produção de ferro fundido de acordo com a tabela a seguir: Tempo (minutos) Produção (kg) Ou seja, aumenta o tempo, aumenta também a produção. Assim, o tempo e a produção são grandezas diretamente proporcionais. As grandezas são inversamente proporcionais quando usamos palavras inversas. Por exemplo: um motociclista percorre determinada distância com a velocidade de 80km/h em 1 hora. Se ele percorrer a mesma distância diminuindo a velocidade para 40 km/h, gastará 2 horas para fazer esse percurso. Note que, diminuindo a velocidade, o tempo de percurso fica aumentado. Assim, a velocidade e o tempo para percorrer determinado espaço são grandezas inversamente proporcionais. A regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvem grandezas direta ou inversamente proporcionais, em que são conhecidos três dados do problema. Para resolver uma regra de três simples, basta seguir o passo-a-passo: 1º) Construir uma tabela, organizando as informações; 2º) verificar se as grandezas são direta ou inversamente proporcionais; 3º) montar a proporção e resolver a equação.

19 Informação sobre a próxima aula 177 Na próxima aula, vamos trabalhar com porcentagem. Atividade 1 Respostas das Atividades Aula 7 Regra de três simples a. aumentou b. aumentou c. diretamente proporcionais Atividade 2 a. diminuiu b. aumentou c. inversamente proporcionais Atividade 3 Analisando as linhas 1 e 2, vemos que estamos dobrando a quantidade de coelhos, significando que o tempo durante o qual vai durar a ração para esses coelhos ficará reduzido à metade (pois dobrou a quantidade de coelhos, mas não aumentou a quantidade de ração). Temos, nesse caso, grandezas inversamente proporcionais. Nº de coelhos Nº de dias Linha Linha 2 Observe que o produto entre as grandezas é constante: = Analisando as linhas 1 e 3. A quantidade de coelhos é multiplicada por três e a quantidade de ração não aumentou. Isso significa que as grandezas são inversamente proporcionais. Então, o tempo que essa ração vai durar para esses coelhos ficará reduzido à terça parte.

20 178 Veja: e-tec Brasil Matemática Instrumental Nº de coelhos Nº de dias Linha Linha Agora, vamos analisar as linhas 1 e 7. O tempo foi multiplicado por 5; isso significa que o número de coelhos ficará reduzido à quinta parte. Veja: Nº de coelhos Nº de dias Linha Linha 7 Outro jeito de completar a tabela seria assim: Nº de coelhos Nº de dias Linha 1 x 300 Linha 7 Como as grandezas são inversamente proporcionais, o produto entre as grandezas é uma constante. Veja: = x.300 Ou seja: 300x = simplificando x = = 6.5 = 2.5 = 10 3 Veja a tabela completa: Nº de coelho Nº de dias Linha Linha Linha 3

21 Atividade 4 Organizando as informações, temos: Linha Linha Linha Linha 7 Aula 7 Regra de três simples 179 Litros Gramas de sal x Como as grandezas são diretamente proporcionais, então a razão entre as grandezas é igual, ou seja: Multiplicando cruzado, temos: = 1800 x 30x = Com isso, x = = = gramas 30 Logo, podemos dissolver no máximo gramas de sal em litros de água. Atividade 5 a = 30kg. Logo, cada saco tem 30 kg de adubo. b. Sacos Kg de adubo X

22 180 Temos grandezas diretamente proporcionais; então a razão entre as grandezas e-tec Brasil Matemática Instrumental é igual., Assim: Resolvendo, temos: = 200 x 50x = x = x = =6.000kg c. simplificando x = Sacos Kg de adubo x 600 Temos grandezas diretamente proporcionais; então a razão entre as grandezas é igual. Assim: Resolvendo, temos: 1500x = x = = x 600 x = x=10.2 x = 20 sacos. Atividade 6 Montando a tabela com os dados do problema, temos: Área (ha) Nº de pés x Como as grandezas são diretamente proporcionais, então a razão entre as grandezas é igual, ou seja: 5 x =

23 Multiplicando cruzado, temos: 181 Com isso, 8000x = x = = =22,5 ha Portanto, pés de café podem ser plantados num terreno com área de 22,5 hectares. Aula 7 Regra de três simples Atividade 7 DESAFIO Vamos chamar de t o tempo total para terminar a horta. Em 1 h o agricultor A 1 fará a horta em 1 t 6, 5 Em 1 h o agricultor A 2 fará a horta em 1 5 t 1 Os dois agricultores, juntos, em 1 h, farão a horta em t + 1 6, 5 5 t 1 Vamos transformar t em fração com denominador inteiro: 6, 5 X10 : X =, 65 = : t + 13t 23 t + t = t + t = = t 6, Os dois agricultores, juntos, em 1h, farão a horta em t Em 1 h os dois agricultores, juntos, farão a horta em t Em x h eles farão a horta em t 23.x 65 = h t x h t t.x = t x = 65 x = h = 2 h e 19 minutos 23

24 182 Referências bibliográficas e-tec Brasil Matemática Instrumental GIOVANNI, José Ruy et al. A conquista da matemática. 8ª série. São Paulo: FTD IEZZI, Gelson et al. Matemática e realidade. 5. ed. São Paulo: Atual, Bibliografia complementar MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática: idéias e desafios. 14. ed. 6ª série. São Paulo: Saraiva

MATEMÁTICA CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Grandezas diretamente e inversamente proporcionais.

MATEMÁTICA CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP MATEMÁTICA 10 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos

Leia mais

Regra de três. suficiente para um mês. Se 16 pessoas forem embora, para quantos dias ainda haverá alimento?

Regra de três. suficiente para um mês. Se 16 pessoas forem embora, para quantos dias ainda haverá alimento? A UUL AL A 5 Regra de três Num acampamento, há 48 pessoas e alimento suficiente para um mês. Se 6 pessoas forem embora, para quantos dias ainda haverá alimento? Para pensar Observe a seguinte situação:

Leia mais

MATEMÁTICA. Regra de Três Simples e Composta. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Regra de Três Simples e Composta. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Regra de Três Simples e Composta Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Regra de três simples Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores

Leia mais

Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais Aula baseada em resolução de exercícios.

Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais Aula baseada em resolução de exercícios. Aula Período Zero Turma 2 Data: 13/03/2013 Tópicos Regra de Três Simples Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais Aula baseada em resolução de exercícios. Regra de Três Simples A regra de três

Leia mais

REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA. Prof. Flavio Fernandes

REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA. Prof. Flavio Fernandes REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA Prof. Flavio Fernandes Grandezas proporcionais Observe as situações: O tempo que se gasta em uma viagem depende da velocidade do veículo. A quantidade de tinta que se gasta

Leia mais

Razão e Proporção. Daniel Bruno

Razão e Proporção. Daniel Bruno Razão e Proporção Daniel Bruno Razão A razão pode ser expressa como a divisão ou relação entre duas grandezas de algum sistema de medidas. Por exemplo, para preparar uma bebida na forma de suco, normalmente

Leia mais

Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO

Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Razão RAZÃO E PROPORÇÃO A palavra razão vem do latim ratio e significa a divisão ou o quociente entre dois números, A e B, denotada por A/B. Exemplo: A razão entre

Leia mais

Lista de exercícios I - regra de três simples

Lista de exercícios I - regra de três simples PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA (MAF) MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROFESSOR: MS SAMUEL LIMA PICANÇO Lista de exercícios I - regra de três simples 1 Uma roda dá

Leia mais

Matemá'ca do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO

Matemá'ca do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Matemá'ca do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Razão RAZÃO E PROPORÇÃO A palavra razão vem do la'm ra#o e significa a divisão ou o quociente entre dois números, A e B, denotada por A/B. Exemplo: A razão entre 12

Leia mais

= =

= = PARA TREINAR! Relembrando...(números inteiros: soma e subtração) Observe os eercícios resolvidos, e a seguir resolva os demais:. + =. + 7 = Obs.: facilmente entendemos que essas epressões se. 6 7 = comportam

Leia mais

COLÉGIO INTEGRADO JAÓ

COLÉGIO INTEGRADO JAÓ COLÉGIO INTEGRADO JAÓ Professor Tales Mazzoccante ORIENTAÇÕES PARA PROVA BIMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO Data: 07 / 10 / 2016 Aluno(a): 7º Ano Turma: Algumas orientações: Neste terceiro bimestre, daremos ênfase

Leia mais

Grandezas proporcionais. Matemática 1 Aulas 13 e 14 Prof. Henrique Figo

Grandezas proporcionais. Matemática 1 Aulas 13 e 14 Prof. Henrique Figo Grandezas proporcionais Matemática 1 Aulas 13 e 14 Prof. Henrique Figo Motivação Qual desses carros gasta mais combustível para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro? Sabe-se que o carro A, movido a gasolina,

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Razões e Proporções. Exercícios sobre Regra de Três. Sétimo Ano do Ensino Fundamental

Material Teórico - Módulo de Razões e Proporções. Exercícios sobre Regra de Três. Sétimo Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo de Razões e Proporções Exercícios sobre Regra de Três Sétimo Ano do Ensino Fundamental Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Revisão

Leia mais

REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM

REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM 1 1. REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM Uma poderosa e simples ferramenta para resolução de problemas é a regra de três. A regra de três relaciona

Leia mais

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 3. Razões e Proporções. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 3. Razões e Proporções. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Razões e Proporções 1. RAZÕES E PROPORÇÕES 1.1 RAZÃO: A razão entre dois números a e b é definida como sendo a fração ou. Em uma razão, a e b são ditos os

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS. Razão, Proporção,Regra de 3, Porcentagem e Juros NOME DO ALUNO: Nº TURMA:

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS. Razão, Proporção,Regra de 3, Porcentagem e Juros NOME DO ALUNO: Nº TURMA: ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA Razão, Proporção,Regra de, Porcentagem e Juros PROF. CARLINHOS NOME DO ALUNO: Nº TURMA: blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 RAZÃO, PROPORÇÃO

Leia mais

Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO

Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Razão RAZÃO E PROPORÇÃO A palavra razão vem do latim ratio e significa a divisão ou o quociente entre dois números, A e B, denotada por A/B. Exemplo: A razão entre

Leia mais

TER EXERCICIOS. 5) Uma sala de aula contém 38 alunos e, dentre eles, 18 são meninas. Assim, podemos afirmar que:

TER EXERCICIOS. 5) Uma sala de aula contém 38 alunos e, dentre eles, 18 são meninas. Assim, podemos afirmar que: Nome: nº: 7º ano: do Ensino Fundamental Professores: Edilaine, Luiz Carlos e Matheus TER Razão EXERCICIOS 1) A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de

Leia mais

Razões e Proporções RANILDO LOPES. https://ranildolopes.wordpress.com- Prof. Ranildo Lopes - FACET

Razões e Proporções RANILDO LOPES. https://ranildolopes.wordpress.com- Prof. Ranildo Lopes - FACET Razões e Proporções RANILDO LOPES 1 1- Razão Em nossa vida diária, estamos sempre fazendo comparações, e quando fazemos comparações, estamos relacionando dois números. Na linguagem matemática, todas essas

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três Composta Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três Composta Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três Composta Prof. Dudan Matemática Regra de três composta A regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

Leia mais

Verificamos que as duas razões são iguais. Nesse caso, podemos afirmar que a. é uma proporção. Assim: Proporção é uma igualdade entre duas razões.

Verificamos que as duas razões são iguais. Nesse caso, podemos afirmar que a. é uma proporção. Assim: Proporção é uma igualdade entre duas razões. MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Celso Pessanha Machado Vamos iniciar o nosso curso de matemática financeira. Durante esse semestre vamos estudar questões ligadas a juros, aplicações, empréstimos e descontos,

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos

Fundamentos Tecnológicos Fundamentos Tecnológicos Regra de três simples e percentagem Regra de três Grandezas Diretamente Proporcionais Duas grandezas são ditas diretamente proporcionais quando o aumento de uma acarreta no aumento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCEN - Departamento de Matemática Complementos de Matemática 1 a Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCEN - Departamento de Matemática  Complementos de Matemática 1 a Lista de Exercícios 1. Razões e Proporções UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCEN - Departamento de Matemática http://www.mat.ufpb.br Complementos de Matemática 1 a Lista de Exercícios Prof. Pedro A. Hinojosa A razão entre

Leia mais

Professor Mauricio Lutz REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA

Professor Mauricio Lutz REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA 1 REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA Regra de três simples São problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. Resolvê-los consiste em formar com os 3 valores conhecidos e a incógnita

Leia mais

s: damasceno.info www. damasceno.info damasceno.

s:  damasceno.info www. damasceno.info damasceno. 1. Introdução. Regra de três e percentagem. 1 1.1 Regra de três simples. Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles.

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Profa. Ana Carolina Bueno Números reais Fonte: http://infomaticando.blogspot.com.br/2012/12/numeros-irracionais.html Expressões algébricas São expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

Regra de Três Exercícios Resolvidos

Regra de Três Exercícios Resolvidos Regra de Três Exercícios Resolvidos 01. Uma gravura de forma retangular, medindo 20 cm de largura por 35 cm de comprimento, deve ser ampliada para 1,2 m de largura. O comprimento correspondente será: a)

Leia mais

PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS. Paespe Jr 2016

PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS. Paespe Jr 2016 3 PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS Paespe Jr 2016 O QUE SÃO GRANDEZAS?? EXEMPLOS DE GRANDEZAS: DIRETAMENTE PROPORCIONAIS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS Quantidade de Coxinhas Preço

Leia mais

AULA 00 (demonstrativa)

AULA 00 (demonstrativa) AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital e cronograma do curso 03 3. Resolução de questões 05 4. Questões apresentadas na aula 17 5. Gabarito 21 1. APRESENTAÇÃO Seja bem-vindo

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Calculo para Tecnologia (Equação de 1o e 2o graus, Porcentagem, razão e proporção. Regra de três, Logaritmo, Funções Trigométricas ) Prof. Wagner

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos

Fundamentos Tecnológicos Fundamentos Tecnológicos Regra de três simples e percentagem Início da aula 05 Arredondamento Arredondamento - Revisão 1º Caso: Se o algarismo a ser suprimido for inferior a 5, mantém-se o algarismo anterior.

Leia mais

21/08/2012. Definição de Razão. Se a e b são dois números reais, a razão entre a e b é o quociente. consequente consequente (b 0)

21/08/2012. Definição de Razão. Se a e b são dois números reais, a razão entre a e b é o quociente. consequente consequente (b 0) MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 4 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite Definição de Razão Se a e b são dois números reais, a razão entre a e b é o quociente antecedente antecedente : consequente consequente

Leia mais

Resolvendo sistemas. Nas aulas anteriores aprendemos a resolver

Resolvendo sistemas. Nas aulas anteriores aprendemos a resolver A UA UL LA Resolvendo sistemas Introdução Nas aulas anteriores aprendemos a resolver equações de 1º grau. Cada equação tinha uma incógnita, em geral representada pela letra x. Vimos também que qualquer

Leia mais

Estudo de Proporcionalidade, Porcentagem, Juros e Regra de Três

Estudo de Proporcionalidade, Porcentagem, Juros e Regra de Três Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo de

Leia mais

As equações que pensam

As equações que pensam As equações que pensam Aula 15 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar resoluções de problemas envolvendo sistemas de duas equações e duas variáveis. Objetivos Após

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA LISTA 01

MATEMÁTICA APLICADA LISTA 01 MATEMÁTICA APLICADA LISTA 01 REGRA DE TRÊS SIMPLES 1- Paguei R$ 6,00 por 1,250 kg de uma substância. Quanto pagaria por 750 g dessa mesma substância? 2- Uma torneira despeja 30 litros de água a cada 15

Leia mais

Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso. Vamos, inicialmente, escolher nossas incógnitas: x = número de homens. y = número de mulheres.

Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso. Vamos, inicialmente, escolher nossas incógnitas: x = número de homens. y = número de mulheres. A UA UL LA Revisão I Introdução Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso curso do 2º grau. Ela será feita em forma de exemplos que vão abordar de novo os principais conteúdos. Para aproveitar bem

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Se a idade da pessoa, em dias terrestres, é igual a 45 365, então sua idade em Vênus é 45 365 73 5 anos. SOLUÇÃO PC. A cada volta do piloto mais rápido o piloto mais

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. Aula 00 Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.  Aula 00 Aula Demonstrativa AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Conteúdo Apresentação...

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

UFRJ - RJ. Professor: Walter Bicalho. Matemática e Raciocínio Lógico

UFRJ - RJ. Professor: Walter Bicalho. Matemática e Raciocínio Lógico UFRJ - RJ Professor: Walter Bicalho. Matemática e Raciocínio Lógico UFRJ - RJ Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico- Administrativos Edital no 455 de 17 de julho de 2017 Sobre o Edital

Leia mais

Grandezas Proporcionais e Regra de 3 RANILDO LOPES. https://ranildolopes.wordpress.com- Prof. Ranildo Lopes - FACET

Grandezas Proporcionais e Regra de 3 RANILDO LOPES. https://ranildolopes.wordpress.com- Prof. Ranildo Lopes - FACET Grandezas Proporcionais e Regra de 3 RANILDO LOPES 1 Grandezas diretamente proporcionais Problema: Se dois pares de tênis idênticos custam $ 90,00, quanto custam cinco pares idênticos? Nesta situação,

Leia mais

Exemplo: Algoritmo fundamental da divisão: Exemplo:

Exemplo: Algoritmo fundamental da divisão: Exemplo: RAZÃO E PROPORÇÃO Vamos revisar o conceito de divisão. A divisão é uma das quatro operações fundamentais da Matemática que pode ser representada da seguinte forma: Algoritmo da divisão: Exemplo: Algoritmo

Leia mais

GRANDEZAS PROPORCIONAIS

GRANDEZAS PROPORCIONAIS RAZÃO, PROPORÇÃO, REGRA DE TRÊS E PORCENTAGEM GRANDEZAS PROPORCIONAIS Grandezas Diretamente Proporcionais Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, multiplicando o valor de uma delas por um

Leia mais

Matemática Guarda Municipal de Curitiba. Prof.: Braian Azael da Silva

Matemática Guarda Municipal de Curitiba. Prof.: Braian Azael da Silva Matemática Guarda Municipal de Curitiba Prof.: Braian Azael da Silva CONJUNTOS NUMÉRICOS Exercício A sequência abaixo foi criada repetindo-se as letras da palavra JANEIRO na mesma ordem: J A N E I R O

Leia mais

dadas no ano letivo. Se a sua escola der 720 aulas, quantas no mínimo terá de frequentar?

dadas no ano letivo. Se a sua escola der 720 aulas, quantas no mínimo terá de frequentar? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARFOR LISTA DE EXERCÍCIOS DE ARITMÉTICA BÁSICA 1. Calcule os seguintes m.m.c. e m.d.c. mmc e (a) m.d.c.(51, 24) mdc (b) m.m.c.(65, 169,

Leia mais

MATEMÁTICA. Razão e Proporção. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Razão e Proporção. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Razão e Proporção Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Razões e Proporções Razões Termos de uma razão Observe a razão: (lê-se "a está para b" ou "a para b"). Na razão a:b ou Veja o exemplo:,

Leia mais

ERRATA - MATEMÁTICA. Regra de três simples e composta...01

ERRATA - MATEMÁTICA. Regra de três simples e composta...01 Regra de três simples e composta...01 REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA REGRA DE TRÊS SIMPLES Os problemas que envolvem duas grandezas diretamente ou inversamente proporcionais podem ser resolvidos através

Leia mais

GRANDEZAS PROPORCIONAIS

GRANDEZAS PROPORCIONAIS Hewlett-Packard GRANDEZAS PROPORCIONAIS Aulas 01 a 03 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário GRANDEZAS... 1 O QUE É UMA GRANDEZA?... 1 PRELIMINAR 1... 1 PRELIMINAR 2... 1 GRANDEZAS DIRETAMENTE

Leia mais

GRANDEZAS PROPORCIONAIS

GRANDEZAS PROPORCIONAIS Hewlett-Packard GRANDEZAS PROPORCIONAIS Aulas 01 a 03 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário GRANDEZAS... 1 O QUE É UMA GRANDEZA?... 1 PRELIMINAR 1... 1 PRELIMINAR 2... 1 GRANDEZAS DIRETAMENTE

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nome: nº Data: / / 7º ano Prof: CLAUDIA ORLANDINI TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nota: EQUAÇAO DO 1 0 GRAU, RAZAO, PROPORÇAO, REGRA DE TRES SIMPLES E REGRA DE TRES COMPOSTA. 1) Resolva as equações: a) 4x + 8

Leia mais

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Aula 12 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar as grandezas geométricas: perímetro, área e volume. Objetivos Após

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web Lista - Regra de Três 1. Sabemos que 5 gatos comem 20 kg de ração em 20 dias. Considere as seguintes afirmações: I. 2 gatos comem 2 kg de ração em 2 dias. II. 5 gatos comem 5 kg de ração em 5 dias. III.

Leia mais

REGRA DE TRÊS. https://ranildolopes.wordpress.co m- Prof. Ranildo Lopes - FACET

REGRA DE TRÊS. https://ranildolopes.wordpress.co m- Prof. Ranildo Lopes - FACET REGRA DE TRÊS 1 Razão, Proporção e Regra de Três 2 Razão: É uma relação (divisão) de duas grandezas da mesma espécie. a b (lemos: a está para b) a antecedente e b conseqüente E.:1) Se a idade do pai é

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. Aula 00 Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.  Aula 00 Aula Demonstrativa AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Aula Conteúdo Programático

Leia mais

AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO. 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número:

AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO. 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número: AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número: Para montar a razão, basta fazer o numerador sobre o denominador. Para esse exercício, temos: a) 1 para 9 = 9 1 b) para

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Luiz Luz

RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Luiz Luz RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Luiz Luz EXERCÍCIOS SEMANAIS AULA 4 1) (FGV 2015 TJ/PI) Francisco vendeu seu carro e, do valor recebido, usou a quarta parte para pagar dívidas, ficando então com R$ 21.600,00.

Leia mais

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos)

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos) MATEMÁTICA FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS Fração quer dizer pedaços do mesmo tamanho. Você tem um chocolate dividido em 5 partes iguais. Dessas 5 partes você comeu 2. A fração que representa essa situação

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Matemática Básica e Financeira - Gabarito

Curso Técnico em Agronegócio. Matemática Básica e Financeira - Gabarito Curso Técnico em Agronegócio Matemática Básica e Financeira - Gabarito 1 Curso Técnico em Agronegócio Matemática Básica e Financeira - Gabarito 2 Gabarito dos exercícios da apostila Tema 1 Matemática Básica...

Leia mais

Aula 3 Regra de três 53

Aula 3 Regra de três 53 Aula 3 Regra de três Meta da aula Apresentar os conceitos de regra de três simples e composta, bem como a forma de calcular problemas que permita o uso dessa ferramenta. Objetivos da aula Ao final desta

Leia mais

Estatística: conjuntos e interpretação de dados

Estatística: conjuntos e interpretação de dados ESTATÍSTICA: CONJUNTOS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS ORIENTADOR METODOLÓGICO Estatística: conjuntos e interpretação de dados Conteúdo: Introdução a conjuntos; Conjuntos numéricos; Intervalos reais; Objetivos

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática Financeira p/ LIQUIGÁS (Diversos Cargos) Com Videoaulas - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática Financeira p/ LIQUIGÁS (Diversos Cargos) Com Videoaulas - Pós-Edital Livro Eletrônico 00 Professores: Lima, Lima, 00 Apresentação do curso... 2 Metodologia do Curso... 3 Conteúdo programático e cronograma... 4. Regra de Três... 4 2. Lista de Questões de Concursos Anteriores...

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: DATA: / / 2011. ENSINO: Fundamental SÉRIE: 7 ª TURMA: TURNO: DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR(A): Equipe de Matemática Valor da Lista: 3,0 Valor Obtido: LISTA

Leia mais

MMC, MDC, Regra de Três Simples e Composta & Porcentagem

MMC, MDC, Regra de Três Simples e Composta & Porcentagem Cursinho: Universidade para Todos Professor: Cirlei Xavier Lista: 3 a Lista de Matemática Aluno a): Disciplina: Matemática Conteúdo: Matemática Básica Turma: A e B Data: Agosto de 06 MMC, MDC, Regra de

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 17. Exercícios de Revisão II. Professor Haroldo Filho

MATEMÁTICA MÓDULO 17. Exercícios de Revisão II. Professor Haroldo Filho MATEMÁTICA Professor Haroldo Filho MÓDULO 17 Exercícios de Revisão II QUESTÃO 1 (CN 2009) Ao dividir-se a fração 3/5 pela fração 2/3 encontrou-se 2/5. Qual é, aproximadamente, o percentual do erro cometido?

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA - 2º TRIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA - 2º TRIMESTRE Nome: Número: Turma: 1º Professor (a): Edson Data: / 09 /17 Disciplina MATEMÁTICA Objetivo: Recuperar o conteúdo desenvolvido no 2º trimestre. Valor: 1,5 Nota: ROTEIRO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA - 2º TRIMESTRE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Alisson Furquim Salbego 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano e Curso Magistério 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Proporção,

Leia mais

Professor: Danilo Menezes de Oliveira Machado

Professor: Danilo Menezes de Oliveira Machado Professor: Danilo Menezes de Oliveira Machado REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA 1. Com uma área de absorção de raios solares de 1,2m 2, uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400

Leia mais

Aula 5. Números decimais. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental

Aula 5. Números decimais. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental Números decimais Aula 5 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Metas Apresentar o conceito de números decimais e demonstrar como realizar as operações elementares, envolvendo esse

Leia mais

Matemática : PRF Profº Marcelo Jardim MATEMÁTICA PRF PROFº MARCELO JARDIM. 1

Matemática : PRF Profº Marcelo Jardim MATEMÁTICA PRF PROFº MARCELO JARDIM.   1 MATEMÁTICA PRF PROFº MARCELO JARDIM www.concursovirtual.com.br 1 MATEMÁTICA PRF PROFº MARCELO JARDIM www.concursovirtual.com.br AULA 1: RAZÃO-PROPORÇÃO-DIVISÃO PROPORCIONAL A razão entre dois números é

Leia mais

Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO

Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Matemática do Zero RAZÃO E PROPORÇÃO Razão RAZÃO E PROPORÇÃO A palavra razão vem do latim ratio e significa a divisão ou o quociente entre dois números, A e B, denotada por A/B. Exemplo: A razão entre

Leia mais

MATEMÁTICA. EXERCÍCIOS E PROBLEMAS PROPOSTOS Nível: Ensino Fundamental SUJESTÕES PARA ESTUDO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E RAZÕES = CONCURSOS =

MATEMÁTICA. EXERCÍCIOS E PROBLEMAS PROPOSTOS Nível: Ensino Fundamental SUJESTÕES PARA ESTUDO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E RAZÕES = CONCURSOS = MATEMÁTICA EXERCÍCIOS E PROBLEMAS PROPOSTOS Nível: Ensino Fundamental SUJESTÕES PARA ESTUDO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E RAZÕES = CONCURSOS = SELEÇÃO DE EXERCÍCIOS FEITA PELO PROFESSOR MARCELO S SILVÉRIO profmarcelo@uol.com.br

Leia mais

Exercícios complementares

Exercícios complementares Exercícios complementares Conteúdo(s) abordado(s): Os conteúdos abordados neste material fazem parte dos blocos de conteúdos das seguintes avaliações: o Razão o Proporção o Terceira Avaliação Processual

Leia mais

Módulo Unidades de Medida de Volume. Exercícios. 6 ano/e.f.

Módulo Unidades de Medida de Volume. Exercícios. 6 ano/e.f. Módulo Unidades de Medida de Volume Exercícios. 6 ano/e.f. Unidades de Medida de Volume. Exercícios. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Uma empresa de sucos resolve mudar sua embalagem tradicional

Leia mais

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 7º ANO Professora: Fernanda S. Hamerski Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial 1. Números Racionais 2. Números Inteiros 3. Equações do 1º grau 4. Sistemas

Leia mais

SIMULADO DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL. a) ( ) x = 01; b) ( ) x = 10; c) ( ) x = 05; d) ( ) x = 04;

SIMULADO DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL. a) ( ) x = 01; b) ( ) x = 10; c) ( ) x = 05; d) ( ) x = 04; NOME: DATA DE ENTREGA: / / SIMULADO DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL 1) Assinale a sentença correta: a) ( ) 31 ao conjunto dos números pares; b) ( ) {1, 3, 5 } { números ímpares}; c) ( ) 4 C { números pares};

Leia mais

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra.

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra. DIVISÃO É o contrário da multiplicação. Ou seja, tem o sentido de dividir, repartir ou distribuir. Quando dividimos um número pelo outro, estamos diminuindo seu tamanho, distribuindo de maneira igual à

Leia mais

Aula 4. Frações. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental

Aula 4. Frações. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental Frações Aula Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar os conceitos sobre os números fracionários e as operações com frações. Objetivos Ao concluir esta aula, você deverá

Leia mais

Prof. Luiz Felix. Unidade I MATEMÁTICA APLICADA

Prof. Luiz Felix. Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Sistemas de numeração A vida do homem, há milhares de anos, era muito diferente da atual. Ele não tinha necessidade de contar, uma vez que não comprava, não

Leia mais

Resolver uma equação do 1º grau é determinar o valor da incógnita [letra] que satisfaz a equação.

Resolver uma equação do 1º grau é determinar o valor da incógnita [letra] que satisfaz a equação. EQUAÇÃO DO º GRAU Definição: Uma equação do grau [com uma incógnita] é toda equação que pode ser reduzida à forma ax = b, onde a e b são números reais, com a 0. Veja alguns exemplos e suas formas reduzidas

Leia mais

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE Blog: www.profelisson.com.br AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS Exercícios resolvidos e comentados Proibida reprodução e/ou venda não autorizada. REVISÃO: COMO

Leia mais

VUNESP PM/SP 2017) A tabela mostra a movimentação da conta corrente de uma pessoa em determinado dia.

VUNESP PM/SP 2017) A tabela mostra a movimentação da conta corrente de uma pessoa em determinado dia. O professor Arthur Lima, que leciona as disciplinas de exatas no curso preparatório Estratégia Concursos, separou as questões de matemática da prova da PM-SP, aplicada no último dis 5 de fevereiro para

Leia mais

parciais primeira parte

parciais primeira parte MÓDULO - AULA 3 Aula 3 Técnicas de integração frações parciais primeira parte Objetivo Aprender a técnica de integração conhecida como frações parciais. Introdução A técnica que você aprenderá agora lhe

Leia mais

Matemática do Zero REGRA DE TRÊS COMPOSTA E DIVISÃO PROPORCIONAL

Matemática do Zero REGRA DE TRÊS COMPOSTA E DIVISÃO PROPORCIONAL Matemática do Zero REGRA DE TRÊS COMPOSTA E DIVISÃO PROPORCIONAL Regra de Três Composta A regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

Leia mais

(07) Uma lanchonete vende cada pastel por 50 centavos e cada refresco por 80

(07) Uma lanchonete vende cada pastel por 50 centavos e cada refresco por 80 CURSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA Lista de exercícios 05 Sistemas de equações do primeiro grau. Equação do segundo grau. Distância e Valor absoluto. Potenciação. Q01) Resolver os seguintes sistemas de

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos FNT Arredondamento Regra de Três Porcentagem. Prof.: Joni Fusinato

Fundamentos Tecnológicos FNT Arredondamento Regra de Três Porcentagem. Prof.: Joni Fusinato Fundamentos Tecnológicos FNT Arredondamento Regra de Três Porcentagem Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Regras para arredondamento de números Se o algarismo a suprimir

Leia mais

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 3ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH Nome Completo: 18/10/12

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 3ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH Nome Completo: 18/10/12 ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH 201 Nome Completo: 18/10/12 Instruções ao candidato: * Esta prova é composta de 20 questões de múltipla escolha; * A duração da prova é de 2 horas, incluindo

Leia mais

Matemática do Zero. EQUAÇÃO de 1 GRAU

Matemática do Zero. EQUAÇÃO de 1 GRAU Matemática do Zero EQUAÇÃO de 1 GRAU DEFINIÇÃO EQUAÇÃO de 1 GRAU A equação de 1 grau é a equação na forma ax + b = 0, onde a e b são números reais e x é a variável (incógnita). O valor da incógnita x é.

Leia mais

MÓDULO 21. Equações. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA

MÓDULO 21. Equações. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA Equações. (ITA) Suponhamos que p e q são catetos de um triângulo retângulo e h, a altura relativa à hipotenusa dele. Nestas condições, podemos

Leia mais

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5 Dona Leonor faz empadinhas e sempre recebe encomendas para festas. Certo dia, ela recebeu três encomendas: uma de 200 empadinhas, outra de 240 e outra de 300. Depois de fazer todas as empadinhas, dona

Leia mais

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) E0628 Em uma fábrica, a média salarial das mulheres é R$ 880,00; para os homens, a média salarial é R$ 1.020,00. Sabe-se, também, que a média

Leia mais

Exemplos Irracionais 0, ,

Exemplos Irracionais 0, , Revisão SEFAZ CONJUNTOS NUMÉRICOS DIAGRAMA DOS CONJUNTOS N = {0, 1, 2, 3, 4,... } Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4,... } Exemplos Irracionais 0,212112111... 1,203040... R = Q U I, sendo Q I = Ø

Leia mais

Razão e Proporção. 01- Em um mapa feito na escala 1: a distância entre duas cidades é de 60 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?

Razão e Proporção. 01- Em um mapa feito na escala 1: a distância entre duas cidades é de 60 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades? PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - ÁLGEBRA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ Razão e Proporção 01- Em um mapa feito

Leia mais

Roteiro B. Nome do aluno: Número: Revisão

Roteiro B. Nome do aluno: Número: Revisão Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Roteiro B Nome do aluno: Número: Periodo: Grupo: Revisão Tópicos Tarefa Pesquisar história da fórmula de Bhaskara: descobrir

Leia mais

Letra B. QUESTÃO 03 Resolução Como são colocadas 900 telhas, é possível ainda colocar 600 telhas que corresponde a 480 tijolos.

Letra B. QUESTÃO 03 Resolução Como são colocadas 900 telhas, é possível ainda colocar 600 telhas que corresponde a 480 tijolos. QUESTÃO 01 A escala indica quantas vezes o valor desenhado deve ser multiplicado para representar o valor real. As dimensões 3 cm, cm e 1 cm representam os valores 300 cm, 00 cm e 100 cm. O volume é o

Leia mais

Conteúdos Exame Final 2018

Conteúdos Exame Final 2018 Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ANO Turmas: 17 A, B, C, D e E. Professoras: Fernanda, Kelly e Suziene Conteúdos Exame Final 2018 1. Números Racionais 2. Área e perímetro de figuras planas 3.

Leia mais

Explorando a ideia de função

Explorando a ideia de função Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Explorando

Leia mais

A álgebra nas profissões

A álgebra nas profissões A álgebra nas profissões A UUL AL A Nesta aula, você vai perceber que, em diversas profissões e atividades, surgem problemas que podem ser resolvidos com o auxílio da álgebra. Alguns problemas são tão

Leia mais

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo:

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: A expressão que representa a vazão em função do tempo

Leia mais