Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 1"

Transcrição

1 Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 1

2 Definições e Conceitos CARGO: Para Chiavenato (1999) é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. Cargos são intencionalmente desenhados, projetados, delineados, definidos e estabelecidos dentro de uma racionalidade: a busca da eficiência da organização. SALÁRIO: é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo corpo funcional, em face de um trabalho desenvolvido num espaço de tempo previamente definido. TAREFA: conjunto de elementos que requer o esforço humano para determinado fim, e quando tarefas suficientes se acumulam para justificar o emprego de uma pessoa, surge, então, a função. FUNÇÃO: é definida por representar um conjunto de deveres, tarefas e responsabilidades que requerem serviços de uma pessoa. Sendo assim, quando há um conjunto de funções similares forma-se o cargo, que passa a ser entendido também como um grupo de funções idênticas na maioria ou em todos os aspectos mais importantes das tarefas que as compõem.

3 CARGOS -A avaliação dos cargos cuida do equilíbrio interno dos salários. -A avaliação dos cargos é o processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos no sentido de colocá-los em uma ordem de classes usados num sistema de remuneração.

4 CARGOS *As diferenças entre os cargos são colocadas em uma base comparativa afim de permitir uma distribuição equitativa dos salários dentro de uma organização para neutralizar qualquer arbitrariedade.

5 CARGOS 1-Conteúdo do cargo: a)o que faz? (tarefas ou atribuições ) b)quando faz? (diariamente,semanalmente,mensalmente,an ualmente)

6 CARGOS 1-Conteúdo do cargo: c)como faz? (pessoas supervisionadas,máquinas,materiais,dados,inf ormações) d)onde faz? (local,ambiente,em pé,sentado) e)por que faz? (objetivos do cargo)

7 Para que serve um plano de C&S? Determina os requisitos do cargo que servirão de referência para o recrutamento e seleção de novos profissionais, ajuda na definição do cargo com a respectiva faixa salarial, no planejamento de programas de treinamento e possível avaliação de desempenho. Serve como instrumento de discussão, negociação e mediação entre interesses dos funcionários e da organização na busca do equilíbrio entre o possível e o desejável. Pode proporcionar maior segurança na contratação de um profissional ideal para exercer uma função ou, diante de uma promoção, encontrar a pessoa que melhor se adapta ao novo cargo.

8 Fluxograma: Como elaborar seu programa de C&S

9 FASES ETAPAS PROCEDIMENTOS 1ª FASE: Planejamento e divulgação do plano 2ª FASE: Análise dos Cargos 3ª FASE: Avaliação dos Cargos 4ª FASE: Pesquisa Salarial 5ª FASE: Estrutura Salarial 6ª FASE: Política Salarial 7ª FASE: Política de Remuneração Elaboração do Plano Discussão do plano com as chefias Aprovação do plano Divulgação do plano aos funcionários Coleta de dados Descrição dos cargos Especificação dos cargos Titulação dos cargos Classificação dos cargos conforme os grupos ocupacionais Catálogo de cargos Avaliação dos grupos ocupacionais Escolha do método de avaliação Escolha dos cargos Escolha das empresas Elaboração do manual de coleta de dados Tabulação dos dados Análise de resultados Relato às empresas participantes Curva média de mercado Promoção horizontal, vertical e reclassificação Formação da remuneração total Método da observação local Método do questionário Método da entrevista Combinação metodológica Área mental Área de responsabilidade Área física Área de condições de trabalho Tradicionais não quantitativos Tradicionais quantitativos Não tradicional

10 DEPARTAMENTALIZAÇÃO 1-A departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior.

11

12 Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 2

13 PLANEJAMENTO DE CARGOS E SALÁRIOS Componentes de um plano 1)Objetivos: São os resultados desejados.é o propósito ou intenção. 2)Metas: É um objetivo traduzido em termos quantitativos. 3)Etapa: Fase ou período.

14 Po- Organograma

15

16

17 PLANEJAMENTO DE CARGOS E SALÁRIOS 5W e 2H É uma ferramenta utilizada para planejar a implementação de uma solução.

18 AVALIAÇÃO DOS CARGOS 1-Método de escalonamento: *Comparação simples; *Em relação a um critério comparativo; *Comparação cargo a cargo(complexidade e importância; *Cargo de referência-benchmarks(cargo chave para comparação dos outros)

19 AVALIAÇÃO DOS CARGOS 2-Método das categorias predeterminadas: *Classificação dos cargos em categoria; -Cargos não qualificados:pouca precisão e experiência restrita; -Cargos qualificados:potencial mental e alguma experiência; -Cargos especializados: Analítico,criativo,desenvolvimento,metodológico,técnico.

20 AVALIAÇÃO DOS CARGOS 3-Método da comparação por fatores: *Definição de fatores de avaliação por pontos- a)requisitos mentais:aptidões e experiência; b)habilidades requeridas:cálculo,manejamento de máquinas; c)requisitos físicos:estatura,idade,peso... d)responsabilidade:máquinas,equipamentos e instrumentos. e)condições de trabalho:temperatura,luminosidade

21 AVALIAÇÃO DOS CARGOS 4-Método de avaliação por pontos: a)requisitos mentais:exigências do cargo quanto as características intelectuais do ocupante; b)requisitos físicos:exigências do cargo quanto as características físicas do ocupante; c)responsabilidade envolvidas:exigências do cargo quanto aquilo que o ocupante deve responder; d)condições de trabalho:condições físicas sob as quais o ocupante desempenha o cargo.

22

23 Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 3

24 PLANEJAMENTO DE CARGOS E SALÁRIOS Componentes de um plano 1)Objetivos: São os resultados desejados.é o propósito ou intenção. 2)Metas: É um objetivo traduzido em termos quantitativos. 3)Etapa: Fase ou período.

25 COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CARGOS *Objetivo Técnico-diversas áreas da organização com os cargos que serão avaliados. *Objetivo político- Elementos vindo de todas de todas as áreas da organização.

26 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 1-Por pontos: 2-por cargos e carreiras: Escriturário I,II,II 3-Por Grupo operacional: Engenheiro civil,engenheiro elétrico. 4-Por área de atividade:gerente de finanças,contador,caixa.

27 Principais Processos de RH

28 Especificação dos Cargos

29 Especificação dos Cargos Titulação dos cargos: o título a ser atribuído a um cargo deve espelhar as atribuições desse cargo, ou seja, deve ser escolhido um título universal, utilizado pela maioria das organizações. Classificação Brasileira de Ocupações CBO publicada pelo Ministério do Trabalho. Classificação de cargos conforme os grupos operacionais: cargos que se assemelham quanto à natureza do trabalho: gerencial, profissionais de nível superior, técnicos, administrativo, operacional, etc. Essa classificação se faz necessária, uma vez que as demais fases de elaboração do plano de cargos e salários têm diferenciações para cada grupo ocupacional. Catálogo de cargos: É a reunião em volumes das descrições e especificações dos cargos.

30 PROMOÇÃO HORIZONTAL Promoção Horizontal (aumento por mérito) O aumento por promoção horizontal pode ser concedido ao funcionário que apresentar desempenho que o destaque significativamente dos demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe de trabalho. É uma alteração do salário do funcionário dentro da Faixa Salarial da Classe correspondente ao seu cargo.

31 PROMOÇÃO VERTICAL Numa promoção vertical, o aumento recomendado situa-se entre 10% e 20% do salário atual, observado o posicionamento na faixa do novo cargo e a relatividade interna. Após uma promoção vertical na mesma carreira específica, deverá ser observado um período mínimo de um ano, antes de nova promoção vertical.

32 ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação.

33 ENRIQUECIMENTO DE CARGOS O enriquecimento do cargo pode ser horizontal (adição de novas responsabilidades do mesmo nível) ou vertical (adição de novas responsabilidades mais elevadas). O que se espera do enriquecimento de cargos é não apenas uma melhoria das condições de trabalho, mas sobretudo um aumento da produtividade e redução das taxas de rotatividade e de absenteísmo do pessoal

34

35 Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 4

36 SALÁRIO NOMINAL É o salário registrado em carteira,sem comissões,percentagens,gratificações,diárias por viagem,abonos e adicionais extras.

37 REMUNERAÇÃO Remuneraçco é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.

38 SALÁRIO FIXO E SALÁRIO VARIÁVEL Como veremos a remuneragão é formada por dois grupos de salários, onde o salário fixo esta relacionado a uma legislação que a constitui e o salario variável dependente da relação de trabalho e da continuidade.

39 COMPENSAÇÃO FINANCEIRA DIRETA *Salário direto; *Prêmios; *Comissões

40 COMPENSAÇÃO FINANCEIRA INDIRETA *Férias; *Gratificações; *Gorjetas; *Hora extra; *13º

41 COMPOSIÇÃO NÃO FINANCEIRA *Reconhecimento; *Auto estima; *Segurança no emprego; *Orgulho e satisfação;

42 SALÁRIO IN NATURA O salário in natura ou também conhecido por salário utilidade i entendido como sendo toda parcela, bem ou vantagem fornecida pelo empregador como gratificação pelo trabalho desenvolvido ou pelo cargo ocupado. São valores pagos em forma de alimentação, habitação ou outras prestações equivalentes que a empresa, por força do contrato ou o costume, fornecer habitual e gratuitamente ao empregado. Ex: alimentação, habitação, transporte e etc. (no caso de trabalhador rural, admitemse como salário-utilidade apenas a habitação e a alimentação-lei 5.889/73, art. 9:) Nessa hipótese é garantido ao empregado um mínimo de 30% do salário em dinheiro (CLT art. 82, parág. Único, e 458).

43 SALÁRIO VARIÁVEL Salário Variável: é uma retribuição fornecida pelo empregador; em dinheiro ou in natura, podendo ocorrer em previsão contratual ou pela pratica habitualmente adotada, podendo ser em percentagem, meta, prêmio, comissão, etc.

44 REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES Paga salários naquilo que os funcionários demonstram saber e não com base no cargo. *Conhecimento. *Graduação,pós... *MBA. *Multi-Habilidades:vários cargos ou funções que uma pessoa pode desempenhar.

45 REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS Características das pessoas que são necessárias para a obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva. Atributos básicos das pessoas que agregam valor a organização.

46

47 Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 5

48 PESQUISA SALARIAL *Manter o equilíbrio interno dos salários dentro da organização bem como o equilíbrio externo do que se paga no mercado. *Pesquisa salarial definindo 3 empresas do ramo e aporte(salário max...salário médio e salário min.)

49 PESQUISA SALARIAL *Seleção de empresas participantes. -Localização geográfica; -Ramo de atividade da empresa; -Tamanho das empresas; -Política salarial dessas empresas;

50 COMPOSTO SALARIAL 1-Interno:tipos do cargo,política salarial,capacidade financeira da empresa;competitivide. 2-Externos:situação no mercado de trabalho,economia,sindicatos,leis,situação financeira do cliente e concorrencia.

51 POLÍTICA SALARIAL É o conjunto dos princípios e diretrizes que refletem que refletem a orientação e a filosofia da organização no que tange aos assuntos de remuneração de seus funcionários.

52 POLÍTICA SALARIAL 1-Estrutura dos cargos e salários,classificação dos cargos e faixas salariais; 2-salário de admissão(10% ou 20%) menor do que o limite mínimo da classe salarial devendo ser ajustado para o limite mínimo da classe salarial.

53 REAJUSTE SALARIAL 1-Por determinação legal-dissídio coletivo; 2-Reajuste coletivo para compensação estabelecendo o valor real do trabalho; 3-Promoção-nível superior de cargo promoção. 4-Por enquadramento-compatibilidade de mercado. 5-Mérito-desempenho acima do normal.

54 SALÁRIO É a contraprestação devida paga diretamente pelo empregador a todo o empregado. *O salário deve ser formalizado na carteira de trabalho e previdência social e carteira de trabalho.

55 SALÁRIO NOMINAL Registrado em carteira e INSS,sem as comissões,percentagens,gratificações ajustadas,diárias e etc...

56 SALÁRIO GLOBAL OU REMUNERAÇÃO É um conjunto de valores que vai além do valor registrado em carteira de trabalho. =salário +adicional de periculosidade+adicional de insalubridade,adicional noturno,hora extra,auxílio transferência,auxilio função,prêmios,prêmio por produtividade,gratificações,abonos e comissões.

57

58 Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 6

59 BENEFÍCIOS Uma das formas mais expressivas de confirmar a responsabilidade social interna na empresa é por meio de serviços e benefícios oferecidos ao público interno.

60 BENEFÍCIOS Os benefícios e serviços concedidos pelas empresas tem como resultado: *Atrair uma melhor mão de obra disponível no mercado e mantê-la em sua organização. *Superação dos concorrentes. *Exigência de sindicatos e convenções. *Dedução tributária de altos impostos. *Promoção de motivação.

61 BENEFÍCIOS Classificação dos benefícios sociais 1-Assistenciais: Médico-hospitalar; Odontológica; Educacional; Seguro de vida;

62 BENEFÍCIOS 2-Recreativas: Clubes; Excursões; Lazer recreativo,esportivo e cultural;

63 BENEFÍCIOS 3-Supletivas: Restaurante no local do trabalho; Estacionamento privativo; Distribuição de café; Transporte subsidiado;

64 BENEFÍCIOS Tipos de benefícios sociais A)No exercício do cargo- Gratificações,seguro,prêmios de produção. B)Fora do cargo,mas dentro da organização- Lazer,refeitório,cantina,transporte. C)Fora da empresa- Recreação,excursão e atividades sociais comunitárias

65 BENEFÍCIOS Benefício legal Exigidos pela legislação trabalhista previdenciária ou sindicato. *13º,férias,aposentadoria,seguro de acidentes,hora extra,adicional noturno.

66 BENEFÍCIOS Benefício espontâneo São benefícios concedidos por mera liberalidade das organizações. *Gratificações,empréstimos,assistência médica diferenciada.

67 BENEFÍCIOS Benefícios monetários Concedidos em dinheiro gerando encargos sociais. *13º,férias,Aposentadoria.

68 BENEFÍCIOS Benefícios não monetários Em forma de serviços,vantagens ou facilidades. *Refeitório,lanchonete,clube,condução,seguro...

69

70 Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 7

71 REMUNERAÇÃO No dicionário, remuneração significa recompensar, premiar; pagar salários, honorários etc. É uma troca entre empregado e empregador, onde o empregado dispõe de sua mão-de-obra, para receber em troca uma recompensa, a remuneração. Remuneração vai além de ser simplesmente dinheiro.

72 REMUNERAÇÃO Dela fazem parte o salário, os incentivos salariais, que são os programas de recompensa que levam em consideração o bom desempenho do funcionário e os benefícios, que são certas vantagens concedidas pelas empresas, como um pagamento adicional dos salários.

73 REMUNERAÇÃO Pode ainda ser classificada em recompensas financeiras e recompensas não-financeiras, das quais fazem parte o orgulho, a autoestima, o reconhecimento, a segurança no emprego etc., e estão relacionadas com a satisfação dos empregados.

74 REMUNERAÇÃO Remuneração variável é o conjunto de instrumentos de recompensa variável complementando o salário fixo do empregado.

75 REMUNERAÇÃO Geralmente, a remuneração variável é ligada ao desempenho profissional individual do empregado, de uma equipe de empregados ou da empresa em total. A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de performance.

76 REMUNERAÇÃO A remuneração variável pode ser realizada através de: Prêmios e incentivos; Gratificações voluntárias (fora das gratificações garantidas por lei, como a gratificação de natal no Brasil); Participações acionárias; Participações nos lucros;

77 REMUNERAÇÃO INDIRETA Inclui o valor monetário correspondente ao programa total de benefícios e sua equivalência salarial.

78 REMUNERAÇÃO Desempenho ou tempo de casa: a remuneração pode enfatizar o desempenho e remunerá-lo de acordo com as contribuições individuais ou grupais ou pode enfatizar o tempo de casa do funcionário na organização.

79 REMUNERAÇÃO Remuneração do cargo ou remuneração da pessoa: a compensação pode focalizar como um cargo contribui para os valores da organização ou como os conhecimentos e habilidades da pessoa contribuem para o cargo ou para a organização. O sistema tradicional privilegia o salário pela contribuição do cargo e não pelo desempenho do funcionário.

80 REMUNERAÇÃO Igualitarismo ou elitismo: a remuneração pode incluir o maior número possível de funcionários sob o mesmo sistema de remuneração (igualitarismo) ou pode estabelecer diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários (elitismo).

81 REMUNERAÇÃO Remuneração abaixo do mercado ou acima do mercado: os funcionários podem ser remunerados em um nível porcentual abaixo ou acima do mercado. Esta escolha afeta os custos da organização e a satisfação dos funcionários.

82 REMUNERAÇÃO Prêmios monetários ou prêmios não-monetários: o plano de remuneração pode enfatizar funcionários motivados através de recompensas monetárias, como salários e prêmios salariais, ou pode enfatizar recompensas nãomonetárias como cargos mais interessantes ou segurança no emprego. Os prêmios monetários são dados em dinheiro e reforçam a responsabilidade e o alcance individual de objetivos, enquanto os não-monetários reforçam o comprometimento com a organização.

83 REMUNERAÇÃO Remuneração aberta ou remuneração confidencial: os funcionários podem ter acesso aberto à informação sobre a remuneração de outros funcionários e sobre como as decisões salariais são tomadas (remuneração aberta), ou esse conhecimento é evitado entre os funcionários (remuneração confidencial).

84 REMUNERAÇÃO Centralização ou descentralização das decisões salariais: as decisões sobre remuneração podem ser controladas em um órgão central ou podem ser delegadas aos gerentes das unidades organizacionais. No sistema centralizado, as decisões são tomadas e controladas em um órgão central, normalmente o DRH. No sistema descentralizado, as decisões são delegadas aos gerentes de linha.

85 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA Remuneração Estratégica A partir da década de 80 começam a surgir grandes mudanças organizacionais, gerando grande impacto nas organizações com a nova tendência de expansão de dois grandes novos "Um diferencial competitivo, uma ferramenta para a retenção e atração de talentos."

86 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA Isso faz com que grandes empresas busquem a otimização de seus recursos, ou seja, começam a buscar o que chamamos atualmente de vantagem competitiva, passam a encarar não mais a organização como uma empresa de aspectos hierárquicos rígidos, com um grande número de níveis hierárquicos e ascensão profissional somente através de promoções sem nenhum tipo de histórico ou clareza, e busca tornar-se empreendedora, com aspectos hierárquicos flexíveis, estruturas organizacionais com poucos níveis hierárquicos e com sua ascensão salarial através de seu desenvolvimento pessoal.

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Recursos Humanos I Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Administração de Salários Recursos Naturais + Dinheiro Acumulado + Trabalho = Riqueza ou Capital Processo Produtivo = Participação

Leia mais

Processo de Recompensar Pessoas

Processo de Recompensar Pessoas Processo de Recompensar Pessoas Os processos básicos de Gestão de Pessoas é dividido em 6 são eles: Processo de AGREGAR PESSOAS, APLICAR PESSOAS, DESENVOLVER PESSOAS, MANTER PESSOAS, MONITORAR PESSOAS

Leia mais

25/10/2015 GPII - 1. Tópicos

25/10/2015 GPII - 1. Tópicos Tópicos pg 1. História 2 2. Definição 3 3. Origem e Crescimento 4 4. Os Três Planos 5 5. Importância 6 6. Tipo de Benefícios 7 7. Principais Benefícios 8 8. Classificação 9 9. Exercícios 11 10. Referências

Leia mais

REMUNERAÇÃO Remuneração Objetivo Atrair, Reter e Motivar eficazmente os colaboradores para a obtenção de vantagem competitiva. Objetivos da Remuneração Manter a equidade dos salários dos colaboradores;

Leia mais

A seguir faremos algumas breves definições para elucidar conceitos: Salário: valor para ao trabalhador pelo trabalho desenvolvido na organização;

A seguir faremos algumas breves definições para elucidar conceitos: Salário: valor para ao trabalhador pelo trabalho desenvolvido na organização; Módulo 15 Recompensar pessoas Recompensar pessoas é um dos subsistemas de Gerenciamento de Pessoas mais delicado, haja visto que interfere diretamente no aspecto motivacional não só do trabalhador, mas

Leia mais

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho www. 1 Descrição e análise de cargos www. 2 Cargos Descrição do cargo é o processo que busca relacionar brevemente o que faz o ocupante do cargo.

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários SALÁRIO / 13º SALÁRIO Direitos trabalhistas e previdenciários PISO SALARIAL Piso salarial de uma categoria de trabalhadores corresponde ao menor valor remuneratório que o empregador deve pagar ao empregado.

Leia mais

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO REMUNERAÇÃO E SALÁRIO ÍNDICE 1. REMUNERAÇÃO...5 Introdução... 5 Conceitos... 5 Gueltas...6 2. CARACTERÍSTICAS DO SALÁRIO...8 Características Gerais...8 Princípio da Intangibilidade Salarial... 9 3. PARCELAS

Leia mais

Administração. Cargos, Remuneração e Benefícios. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Cargos, Remuneração e Benefícios. Professor Rafael Ravazolo. Administração Cargos, Remuneração e Benefícios Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CARGOS, REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS Modelagem do trabalho A atividade diária do

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

Como e para quê implantar benefícios flexíveis

Como e para quê implantar benefícios flexíveis Como e para quê implantar benefícios flexíveis Quem sou eu? Ariana Gilberto Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Possuo 18 anos de

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Legislação societária

Legislação societária LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Legislação societária Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - www.silviabertani.com Salário Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - www.silviabertani.com conjunto

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais

Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais CURSO: Gestão de Pessoas nas Organizações UNIDADE: Marte PROF.: Hélio Senna TÓPICOS: Retenção de Potenciais - Remuneração - Benefícios Auditoria

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Responsável: Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer um conjunto de procedimentos para criar e manter uma estrutura de salários equitativa e justa na organização. Manter o equilíbrio interno dos

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

Objetivos. Estabelecer requisitos básicos à admissão de um novo servidor, na medida em que subsidia programas de recrutamento e seleção de pessoal.

Objetivos. Estabelecer requisitos básicos à admissão de um novo servidor, na medida em que subsidia programas de recrutamento e seleção de pessoal. Objetivos A Principal finalidade do Plano de Cargos e Salários é de estabelecer políticas e procedimentos voltados à valorização do colaborador e de incentivo ao seu crescimento profissional. Os fundamentos

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

BENEFÍCIOS. Paula Freire 2012

BENEFÍCIOS. Paula Freire 2012 BENEFÍCIOS Paula Freire 2012 FONTES DE CUSTEIO: Do empregador: maior parte dos benefícios. Do empregado: participação do empregado. Do Estado: o Estado pode pagar o benefício (INSS) ou participar do custeio

Leia mais

Direito do Trabalho. Salário e Remuneração

Direito do Trabalho. Salário e Remuneração Direito do Trabalho Salário e Remuneração Salário e Remuneração Salário: contraprestação paga pelo empregador ao empregado pelos serviços prestados. Remuneração: engloba o salário e o conjunto de verbas

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Prof. Hermes Cramacon Remuneração Consiste na somatória da contraprestação paga diretamente pelo empregador, seja em pecúnia, seja em utilidades, com a quantia

Leia mais

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto 1. OBJETIVO O objetivo desta política é orientar a execução das práticas de Cargos e Salários do Instituto Sócrates Guanaes, bem como estabelecer uma política efetiva e eficaz para o gerenciamento de pessoas

Leia mais

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p REMUNERAÇÃO

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p REMUNERAÇÃO 15 Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p REMUNERAÇÃO Definição É o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou utilidades,

Leia mais

Recompensar Pessoas: Cargos e Salários PROFESSORA DACIANE DE OLIVEIRA

Recompensar Pessoas: Cargos e Salários PROFESSORA DACIANE DE OLIVEIRA Recompensar Pessoas: Cargos e Salários PROFESSORA DACIANE DE OLIVEIRA Cargos e salários (C&S) R P E R C O U D R U S T O S Relação indivíduo X organização = troca Indivíduo = trabalho Organização = dinheiro

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II Prof. Cláudio Freitas - REMUNERAÇÃO: Características. O artigo 457 da CLT Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado,

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 5- ADN-1-1º SEMESTRE/2010

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 5- ADN-1-1º SEMESTRE/2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 5- ADN-1-1º SEMESTRE/2010 CURSO : ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RH PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMAS: 5-ADN-1 I- BENEFÍCIOS E SERVIÇOS A remuneração

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

2 Benefícios e serviços

2 Benefícios e serviços 2 Benefícios e serviços BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, seleção e competências. São Paulo: Atlas, 2010. BITENCOURT, Claudia (Org.). Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais.

Leia mais

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS AMAD Consultoria e Treinamento SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS 16 de dezembro de 2014 ESTRATÉGIAS DE SISTEMAS DE RECOMPENSA Salário fixo../70 80/90 2000... Benefícios Remuneração Variável CURTO PRAZO

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

Entre as funções exercidas pelos funcionários do departamento pessoal temos:

Entre as funções exercidas pelos funcionários do departamento pessoal temos: Conceito O setor de departamento pessoal tem grande importância em uma empresa, podemos dizer que e um dos pilares mais importante, sem ela não temos um bom andamento da empresa, esse setor lida com assuntos

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

Funcionários de agências bancárias estão satisfeitos com sua remuneração e carga horária?

Funcionários de agências bancárias estão satisfeitos com sua remuneração e carga horária? Funcionários de agências bancárias estão satisfeitos com sua remuneração e carga horária? João Lucas Sampaio Luciano de Paula Prado Raffaela Borges Zuza Orientadores: Karina Liotti Guimaraes Marques Pereira

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Celso Bazzola Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém Alvin Toffler 1 TENDÊNCIAS DE MERCADO O RH

Leia mais

Gestão de Cargos e Carreiras

Gestão de Cargos e Carreiras Gestão de Cargos e Carreiras 1 Desenho de Cargos O cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa o ocupante que pode ser englobado em um todo unificado e que figura em certa

Leia mais

CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS Ser Humano tratado como Vantagem Competitiva Empregado como principal agente no desempenho organizacional Essa valorização é feita através de recompensas O mais importante

Leia mais

Procedimento Operacional. Cargos, Salários e Benefícios Versão: 3 Vigência: 12/06/2018

Procedimento Operacional. Cargos, Salários e Benefícios Versão: 3 Vigência: 12/06/2018 1 APRESENTAÇÃO O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos - SÃO JOSÉ DESPORTIVO, estabelece este Procedimento para Cargos, Salários e Benefícios com

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell Discipl: Gestão de Pessoas Profa. Silvia Ferreira Mac

Leia mais

O QUE SÃO BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS?

O QUE SÃO BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS? O QUE SÃO BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS? BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP Um Panorama sobre Benefícios Flexíveis / Pamela Michelena De Marchi Gherini / Yara Cristina

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell Discipl: Gestão de Pessoas Profa. Silvia Ferreira Mac

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF)

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) ENCARGOS TRABALHISTAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IRRF Abono de Qualquer Natureza, salvo o de Férias. Artigo 28, I, Lei 8.212/1991 e Artigos

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Administração da Força de Vendas. Motivação plano de compensação, reconhecimento e prêmios

Administração da Força de Vendas. Motivação plano de compensação, reconhecimento e prêmios Administração da Força de Vendas Motivação plano de compensação, reconhecimento e prêmios A Política de Administração de Cargos e Salários da Empresa Tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional

Leia mais

SALÁRIOS E ADICIONAIS

SALÁRIOS E ADICIONAIS SALÁRIOS E ADICIONAIS Salário Valor do salário Salário Minimo é o pagamento realizado diretamente pelo empregador ao empregado, como retribuição pelo seu trabalho A estipulação do valor do salário hoje,

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS INSTITUTO ODEON

POLÍTICA DE GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS INSTITUTO ODEON POLÍTICA DE GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS INSTITUTO ODEON 1 1 INTRODUÇÃO O Plano de Cargos e Salários é o conjunto de regras e normas que determinam as políticas de gestão da remuneração do INSTITUTO ODEON.

Leia mais

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Atraindo e retendo empregados qualificados

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Atraindo e retendo empregados qualificados Economia de Empresas (RAD 1610) Atraindo e retendo empregados qualificados Onde estamos? Introdução; O comportamento segundo economistas; Mercados, organizações e o papel do conhecimento; Demanda; Estrutura

Leia mais

remuneração Dalia Derner

remuneração Dalia Derner Processo de valorização de pessoas: remuneração Dalia Derner Objetivos Definir os conceitos de remuneração fixa, variável e por competência Definir os tipos de remuneração variável Descrever o sistema

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PCCSs - Planos de Cargos Salários. Escritório Regional do DIEESE em Goiás Goiânia 23 de novembro de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE PCCSs - Planos de Cargos Salários. Escritório Regional do DIEESE em Goiás Goiânia 23 de novembro de 2012 CONSIDERAÇÕES SOBRE PCCSs - Planos de Cargos Salários Escritório Regional do DIEESE em Goiás Goiânia 23 de novembro de 2012 1 PCSS Principais Conceitos 2 Planos de Carreira estão no centro dos debates

Leia mais

24/02/2015 GP II 1. Tópicos

24/02/2015 GP II 1. Tópicos Tópicos pg 1. Tipos de Contrato 2 2. Prazo Indeterminado 3 3. Prazo Determinado 4 4. Contrato de Experiência 5 5. Itens do Contrato de Trabalho 6 6. Remuneração 7 7. Descontos: INSS 9 8. Descontos: IRRF

Leia mais

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament de qualquer natureza, salvo o de férias Sim. Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da CLT Abono Adicionais (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço, de transferência, Horas extras)

Leia mais

Aprova o Regulamento de Recursos Humanos e o Plano de Cargos e Salários do ITCBio

Aprova o Regulamento de Recursos Humanos e o Plano de Cargos e Salários do ITCBio RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 10 DE AGOSTO DE 2016. Aprova o Regulamento de Recursos Humanos e o Plano de Cargos e Salários do ITCBio O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, reunido em de 2016, no exercício de suas competências

Leia mais

Tema 1 Remuneração e Benefícios

Tema 1 Remuneração e Benefícios Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas Tema 1 Remuneração e Benefícios Salário e Remuneração Pedro Carlos de Carvalho Remuneração e Benefícios Serão apresentados, nesta disciplina, os aspectos

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS. Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DE PESSOAS CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS. Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DE PESSOAS CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração Recursos Humanos (ARH) é o conjunto cisões integradas sobre as relações emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. ARH

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ANALISTA ADMINISTRATIVO - HMDCC (2015) Leia as afirmativas abaixo que discorrem sobre os sistemas de informações gerenciais,

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 13 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E A RETENÇÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E A RETENÇÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E A RETENÇÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. MSc. Geraldo Cardoso Moitinho Resumo O artigo trata do tema Remuneração, Benefícios no contexto das organizações. Abrangem algumas

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 4 RESPOSTAS

ESTUDO DIRIGIDO 4 RESPOSTAS ESTUDO DIRIGIDO 4 RESPOSTAS 1. Remuneração e Salário 1.1. Qual a definição jurídica de remuneração? RESPOSTA: O artigo 457 da CLT conceitua remuneração, incluindo em sua definição, o salário indireto (incluindo

Leia mais

Benefícios Dalia Derner

Benefícios Dalia Derner Processo de valorização de pessoas: Benefícios Dalia Derner Objetivos Definir o conceito de benefícios sociais como uma das formas de valorização de pessoas Descrever os tipos de benefícios sociais oferecidos

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71114 Na construção de um sistema de mapeamento das competências essenciais, no nível individual, devem ser considerados diversos critérios, EXCETO o de 1) comunicação e conhecimento 2) criatividade

Leia mais

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Artigo 457 da CLT; Conceito doutrinário: salário é o conjunto de parcelas contraprestativas pagas pelo empregador ao empregado em função do contrato de trabalho. São elementos da

Leia mais

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza Painel 02/008 Avaliação de desempenho e remuneração variável PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E

Leia mais

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Abono de qualquer natureza, salvo o de férias Incide Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da

Leia mais

NORMA ORGANIZACIONAL POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, COMITÊS E CONSELHO FISCAL

NORMA ORGANIZACIONAL POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, COMITÊS E CONSELHO FISCAL Página: 1 de 7 1. OBJETIVOS 1.1. A Política de Remuneração da Diretoria Estatutária, Conselho de Administração, Comitês e Conselho Fiscal ( Política ) da CCR S.A. ( CCR ou Companhia ) foi desenvolvida

Leia mais

Plano de Cargos e Salários

Plano de Cargos e Salários ASSOCIAÇÃO DE MÚSICOS, ARRANJADORES E REGENTES/ SOCIEDADE MUSICAL BRASILEIRA AMAR/SOMBRÁS Plano de Cargos e Salários Apresentação do plano de administração de Cargos e Salários ADMINISTRAÇÃO 2015 Conteúdo

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

Participação nos Lucros e Resultados

Participação nos Lucros e Resultados Página1 de 6 Participação nos Lucros e Resultados Um importante instrumento de gestão empresarial, um direito previsto no art.7º da Constituição Brasileira, regulamentado pela Lei nº 10.101/00,e instituído

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

Guia sobre Remuneração

Guia sobre Remuneração Guia sobre Remuneração Informações para Profissionais do Brasil Setembro de 2014 Uso Interno Índice 1. Remuneração na EY: princípios básicos... 3 1.1 Guia de princípios básicos sobre a remuneração na EY...

Leia mais

PLANO DE CARREIRA DO CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

PLANO DE CARREIRA DO CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO PLANO DE CARREIRA DO CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 2018 CAPÍTULO I DO PLANO DE CARREIRA DO CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO Art. 1 O presente instrumento tem por objetivo estabelecer uma política de administração

Leia mais

Página Gestão de Pessoas CARGOS E SALARIOS. Data Versão/Revisões Descrição Autor

Página Gestão de Pessoas CARGOS E SALARIOS. Data Versão/Revisões Descrição Autor 1 de 6 POLITICA Data de Emissão: Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 PROPOSTA INICIAL FDS,TOV 01/04/2013 1.01 IMPLANTAÇÃO FDS,CE 1 Objetivo Elaborar um plano de cargos e salários através de pesquisas

Leia mais

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008.

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região. O PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 1ª REGIÃO

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Francielle Bado - Márcio Erpen Lima - Guilherme Nunes Bolzan DESENVOLVENDO PESSOAS

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências

INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências Tabela de incidências Fonte: ECONET EDITORA RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR 28, I, Lei n de qualquer natureza, salvo o de Sim. Arts. 3 e 7 e 1, art. férias 457 da

Leia mais

28º CONGRESSO ANUAL NOVAS POSSIBILIDADES DE JORNADAS DE TRABALHO: UM COLÓQUIO COM O RH E O JURÍDICO JEFFERSON SILVA

28º CONGRESSO ANUAL NOVAS POSSIBILIDADES DE JORNADAS DE TRABALHO: UM COLÓQUIO COM O RH E O JURÍDICO JEFFERSON SILVA 28º CONGRESSO ANUAL NOVAS POSSIBILIDADES DE JORNADAS DE TRABALHO: UM COLÓQUIO COM O RH E O JURÍDICO JEFFERSON SILVA Apresentação institucional da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017, MP nº 808/2017),

Leia mais

CARF AFIRMA QUE NÃO INCIDEM CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS SOBRE PAGAMENTO DE PRÊMIO EVENTUAL A EMPREGADOS

CARF AFIRMA QUE NÃO INCIDEM CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS SOBRE PAGAMENTO DE PRÊMIO EVENTUAL A EMPREGADOS Autor: Paulo Coviello Filho CARF AFIRMA QUE NÃO INCIDEM CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS SOBRE PAGAMENTO DE PRÊMIO EVENTUAL A EMPREGADOS No dia 5.2.2018, por meio do acórdão n. 2201-004.072, a 1ª Turma Ordinária

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

TRINTA E OITO REIVINDICAÇÕES GERAIS, PRIORITÁRIAS E MAIS URGENTES NA CAMPANHA SALARIAL DE 2010

TRINTA E OITO REIVINDICAÇÕES GERAIS, PRIORITÁRIAS E MAIS URGENTES NA CAMPANHA SALARIAL DE 2010 1 TRINTA E OITO REIVINDICAÇÕES GERAIS, PRIORITÁRIAS E MAIS URGENTES NA CAMPANHA SALARIAL DE 2010 1. Incluir nas Leis Complementares nºs 45/2007 e 46/2007 o valor do ponto relativo a Gratificação de Produção

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Complexo salarial Parte 2. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Complexo salarial Parte 2. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Complexo salarial Parte 2 Prof. Guilherme de Luca - COMPLEXO SALARIAL OU SALÁRIO - É composto pela soma do salário básico ao sobressalário. - O salário básico deverá conter sempre uma

Leia mais

Súmula 354 do TST: GORJETAS. NATUREZA JURÍDICA. REPERCUSSÕES As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente

Súmula 354 do TST: GORJETAS. NATUREZA JURÍDICA. REPERCUSSÕES As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: maria.claudia.felten@terra.com.br REMUNERAÇÃO REMUNERAÇÃO compreende-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário

Leia mais

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS Abono Adicionais RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias pecuniário de férias (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Gestão E Negócio Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Aula: Cargos, Carreiras e Salários, Qualidade de vida, Capacitação de pessoas.

Aula: Cargos, Carreiras e Salários, Qualidade de vida, Capacitação de pessoas. Aula: Cargos, Carreiras e Salários, Qualidade de vida, Capacitação de pessoas. www. 1 Cargos www. 2 Cargos Cargo: conjunto de atividades desempenhadas por seu ocupante, podendo ser vista de forma integrada

Leia mais

Processo de Valorização de Pessoas: Cargos Dalia Derner

Processo de Valorização de Pessoas: Cargos Dalia Derner Processo de Valorização de Pessoas: Cargos Dalia Derner Objetivos Situar o cargo como um dos critérios adotados pelas empresas, para diferenciar pessoas Definir desenho, análise e descrição de cargos 1.

Leia mais

HOSPITAL MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO / ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇAO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA DE CASTRO ALVES-APMI

HOSPITAL MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO / ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇAO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA DE CASTRO ALVES-APMI REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL 1. DISPOSIÇÕES GERAIS. 1.1. Este Regulamento norteia o recrutamento, seleção, regime jurídico e as regras de conduta ética e disciplinar dos empregados da APMI na

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais