1. Escreva aproximações com três e cinco algarismos significativos correctos para os números: π, 1 3, 1 11, e 3.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Escreva aproximações com três e cinco algarismos significativos correctos para os números: π, 1 3, 1 11, e 3."

Transcrição

1 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Métodos Numéricos e Estatísticos Lic. Eng. Biomédica e Bioengenharia, 29/2 a Parte: Métodos Numéricos Teoria de erros. Escreva aproximações com três e cinco algarismos significativos correctos para os números: π,,, e., 6 2, 2. Sejam x, y e z três quantidades exactas. Por arredondamento obtiveram-se as seguintes aproximações: x = 2, ȳ = 2. e z = 2.7. (a) Conte o número de casas decimais correctas nas aproximações e calcule limites superiores para o erro absoluto em cada uma delas. Compare os resultados e comente. (b) Conte o número de algarismos significativos correctos nas aproximações e calcule limites superiores para o erro relativo em cada uma delas. Compare os resultados e comente. ( ) 5. Utilizando o desenvolvimento em série de Taylor de ln( + x) em torno de x =, calcule ln com duas casas decimais correctas.. Quantos algarismos significativos pode garantir que existam no resultado do produto de.2 por.2579, supondo que os algarismos representados nestas aproximações são todos significativos correctos? Justifique. 5. Considere w = ln x y. Sendo x = 2., ȳ =.7 e z =. valores aproximados de x, y e z, respectivamente, z 2 obtidos por conveniente truncatura e arredondamento. Determine uma aproximação para w e uma estimativa do erro absoluto cometido nessa aproximação. 6. A reactância de um condensador é dada pela expressão X c = 2πfc onde X c = reactância capacitiva (Ω), f = frequência (Hz) e c = capacidade. Determine o erro absoluto máximo para X c se f = ± Hz, c = 7 ± % e π.. 7. Pretende-se calcular o volume de um cone de revolução ( V = πr2 h ) com um erro que não ultrapasse 5 cm, com r 2.5cm e h 2.cm. Com que rigor se deve medir o raio da base (r) e a altura (h), se usarmos π com três algarismos significativos correctos? 8. Para determinar a resistência de uma bobina utilizou-se a expressão R = ρ l Ω. Com que rigor se devem ler os s valores de ρ, l e s para garantir que o erro na medição de R não exceda 5 2 Ω, sabendo que ρ Ω, l 5.cm e s 9.7cm 2? 9. Pretende-se determinar a massa de uma esfera M = πr u com um erro inferior a %. Determine majorantes para os erros relativos do raio e da massa específica (u) por forma a garantir a precisão desejada, quando utiliza nos cálculos o valor π com duas casas decimais correctas.

2 . Um cilindro tem uma base de raio r 2m e uma altura h m. Com que erros absolutos devemos medir r e h de modo a que o volume V do cilindro seja obtido com uma precisão de.m?. Pretende-se calcular o valor de π 2 com três casas decimais correctas. Que valores aproximados de π e 2 se devem utilizar para garantir essa precisão? 2. A espessura de um depósito cilíndrico é dada pela fórmula ( E = ) V ρ k 2π h Pretende-se calcular E com um erro E.5cm usando V 25 6 cm, h 5cm, ρ 25cm, k.55 e k.. Qual o erro que se pode admitir nos valores de V, r e ρ supondo que nos cálculos tomámos π com quatro algarismos significativos correctos?. Sejam x = 9999 e q = Considerando mantissas normalizadas de dígitos: (a) Determine a diferença entre eles e majorantes para o erro relativo e absoluto; Comente os resultados; (b) Indique um processo de cálculo alternativo que evite o fenómeno de cancelamento subtractivo.. Considere a equação x 2 x + = cujas raízes são x = e x 2 = Usando notação de vírgula flutuante com 6 dígitos na mantissa, determine (a) As raízes da equação pela fórmula resolvente; Comente os resultados e explique o fenómeno que está na sua origem; (b) Indique um processo alternativo para o cálculo das raízes (sugestão: comece por mostrar que x x 2 = c a ). Equações não lineares 5. Um reservatório de comprimento L tem secção transversa semi-circular de raio r. Quando o nível da água está à distância h do topo, o volume é dado por [ ( ) h V (h) = L.5πr 2 r arcsin h ] r r 2 h 2. Determine, usando o método da bissecção, a distância h, com um erro inferior a, quando V =., L = 8 e r = Localize graficamente as raízes das seguintes equações e determine um valor aproximado de uma delas, utilizando o método da bissecção com erro que não exceda.5: (a) ln(x ) x = (b) x e x = 7. Determine o número de iterações necessárias para aproximar, pelo método da bissecção com uma precisão de, a solução de x x = no intervalo [, 2]. Determine tal aproximação com o grau de precisão indicado. 8. A concentração de um poluente num lago, no instante t é dada por: C = 7e 2t + 2e.t. Determine, pelo método da bissecção, o tempo necessário para a concentração atingir o valor. 9. Mostre que x = cos x tem uma solução α. Obtenha em seguida um intervalo [a, b] que contenha a referida raíz e 2 tal que para todo o x nesse intervalo a sucessão x n+ = 2 cos x n, n =,, 2,... convirja para α. Justifique. 2

3 2. Determine todos os zeros de f(x) = x 2 + cos x, com um erro inferior a, usando o método do ponto fixo. 2. Determine uma aproximação para a maior raíz de e x x 2 = usando o método do ponto fixo. Indique um majorante para o erro da aproximação obtida. 22. Num reactor batelado isotérmico com reacção de primeira ordem, verifica-se que o máximo rendimento global do produto é obtido quando o tempo de reacção t r satisfaz a equação kt r = ln ( + kt r + kt p ), onde k é a velocidade específica da reacção e t p é o tempo perdido entre bateladas (arrefecimento do produto, carga, descarga, limpeza, etc.). Usando o método do ponto fixo, determine t r quando k = e t p =.. 2. Derive um processo iterativo para calcular a raiz positiva de índice p de um número c >, aplicando o método de Newton à equação x p c =. 2. Pretende-se calcular a área limitada superiormente pela recta que passa pelos pontos de coordenadas (e, ) e (, 2) e inferiormente pela curva y = ln x. (a) Determine um intervalo de amplitude não superior a que contenha a menor abcissa dos pontos de intersecção das referidas curvas. (b) Calcule um valor aproximado do limite inferior do intervalo de integração necessário para calcular aquela área. 25. Use o método de Newton para aproximar, com erro inferior a o valor de x correspondente ao ponto do gráfico de y = x 2 mais próximo de (, ). 26. Localize graficamente todas as raízes reais das equações seguintes e aproxime a menor positiva usando os métodos de Newton e da bissecção: (a) 2 cos x cosh x = (b) x 2 ln(x + ) = (c) x cos x = (d) ln x e x + = Compare os resultados obtidos. 27. A equação da reacção química reversível 2A + B C pode ser caracterizada pela relação de equilíbrio K = C C CA 2 C, onde C A, C B B e C C são, respectivamente, as concentrações dos produtos A, B e C. Denotamos por x o número de moles de produto de reacção C obtidas. Usando a lei da conservação da massa podemos dar a seguinte formulação à relação de equilíbrio: K = C C, + x (C A, 2x) 2 (C B, x), onde o índice se refere às concentrações iniciais. Usando o método de Newton, determine x, supondo K =.25 2, C A, = 5, C B, = e C C, =. 28. Determine a distância mínima, na vertical, entre as curvas definidas por y = e x e y = ln(x). 29. Um objecto de massa m = Kg é largado de uma altura s = m, podendo o espaço percorrido após t segundos ser traduzido por s(t) = s + mg k t m2 g k 2 ( e kt/m ) onde k =.5Kg/seg representa a resistência do ar e g = 9.8m/seg 2. Use o método do ponto fixo para aproximar o tempo necessário para que o objecto atinja o solo.

4 . A fórmula de Colebrook para escoamentos turbulentos imcompressíveis num tubo relaciona o factor de atrito de Moody f com o número de Reynolds R: ( ) R f f ln = Use esta fórmula e o método da secante para determinar f quando R =. Sistemas de equações. Dadas as matrizes 5 A = 2 B = 2 C = 2 e B , calcule A, A, B 2. Calcule o raio espectral das seguintes matrizes 2 2 A = B = C = 2 2. Aplicando o método de Jacobi, determine a solução do sistema seguinte começando com uma aproximação inicial X () = [ ] T 6 2 x x 2 = 7 x. Considere o sistema x +5y +2u = 8 x +y +z = x y +z u = 2x y +z +8u = Conclua, a partir da matriz do sistema, se pode tirar conclusões sobre a convergência do método iterativo de Jacobi. Em caso negativo, reescreva o sistema de forma a ter essa garantia. 5. Considere o sistema de equações lineares 2x +2y +6z = 8 x +2y +9z = 2 2x 7y 2z = 57 a) Decomponha a matriz do sistema tendo em vista a utilização do método de Gauss-Seidel para a resolução aproximada do sistema. b) Aplicando a alínea anterior, verifique se o referido método é convergente. c) Calcule, aplicando o método de Gauss-Seidel, a solução do sistema em duas iterações. 6. Considere o sistema Ax = b, com α 2.7 A =, b = 2. 2 e x = x x 2 x a) Diga, justificando, que valores pode tomar o parâmetro α de modo a poder aplicar o método iterativo de Jacobi na aproximação da resolução do sistema dado. b) Da análise directa da matriz A (com α = ) que pode concluir a respeito da convergência da sucessão de aproximações geradas pelo método?

5 c) Mostre que a sucessão referida na alínea anterior é convergente para a solução do sistema e determine um valor aproximado da solução, aplicando duas vezes o método iterativo de Jacobi. 7. [ Pretende-se] resolver [ ] o sistema [ ] 2 /2 x 5/2 = a x 2 /2 aplicando um dos métodos iterativos estudados. a) Determine o menor valor inteiro positivo de a, por forma a poder garantir que a sucessão de aproximações geradas pelos referidos métodos convirja para a solução. b) A partir da aproximação [x, x 2 ] T = [5/, /] T, execute o número de aproximações necessárias para que o erro entre duas aproximações consecutivas não exceda 5 2, quando se utiliza o método de Jacobi. c) Nas condições da ałínea anterior, aplique o método de Gauss-Seidel e compare os resultados. 8. Considere o sistema Ax = b onde 2 A = /2 6, b = 6 e x = a) Construa a matriz de iteração, M, do método de Jacobi para o sistema dado. b) Escreva a equação característica da matriz M e mostre que ρ(m) <. x x 2 x c) Aproxime a solução do sistema, aplicando o método de Jacobi, indicando o valor da norma de Ax (2) b para essa aproximação. 9. Seja M = a) Determine a equação característica de M e, a partir dela, localize e separe os valores próprios de M, enunciando os teoremas que utilizou. b) Suponha que M é a matriz de iteração de um método iterativo que aproxima a solução dum sistema linear Ax = b. A partir das alíneas anteriores, que conclusões pode tirar quanto à convergência deste método iterativo? Justifique convenientemente a sua resposta. c) Determine o raio espectral de M, utilizando o método da potência.. [ Pretende-se resolver ] o sistema linear [ a x = b pelo método iterativo a a a) Para que valores de a é o método convergente? Justifique. ] [ a x (k+) = ] x (k) + b b) Considerando a = /2 e b = (, ) T determine a solução aproximada do sistema usando o método de Gauss- Seidel. Indique o erro obtido ao fim de duas iterações. [ ] 6. Seja A = 2 5 a) Determine o raio espectral de A. b) Pretende-se resolver o sistema Ax = b pelo método de Jacobi. Que conclusões pode tirar, do resultado da alínea anterior, acerca da convergência deste método? c) Suponha que ao resolver um sistema do tipo Cx = f, pelo método de Gauss-Seidel, a matriz de iteração resultante é a matriz A. Que pode afirmar sobre a convergência do mesmo método? 5

6 2. Considere o seguinte sistema de equações { x 2x 2 2x y = 2 x = y. Clacule uma aproximação da sua solução, usando o método de Newton, começando com a proximação inicial x () = y () =.. Determine uma aproximação da solução do seguinte sistema { xy 2 2x 2 y = 2 2x y + xy =. começando com a aproximação inicial x () =.5, y () =.. Considere a equação e x = tan x. a) Escreva a equação como um sistema de duas equações a duas incógnitas. b) Efectue três iterações do método de Newton, considerando como aproximação inicial um ponto do gráfico de uma das funções. 5. Num movimento oscilatório, o deslocamento de uma massa em relação à posição de equilíbrio, é dado por [ x(t) =.e βt cos(ωt) β ] ω sin(ωt). Medidas efectuadas durante o movimento, forneceram os seguintes valores t..8 x Use o método de Newton para determinar β e ω. Interpolação polinomial 6. Usando a fórmula interpoladora de Lagrange, determine o polinómio P (x) definido pelos pontos (, ), ( 2, 2), (, ) e (, ). 7. Determine uma aproximação de sin π 8 usando o polinómio interpolador (de Lagrange) de grau 2, no intervalo [, π 2 ]. 8. Considere a função f(x) = cos x, x [, π]. Determine o número de pontos a considerar no intervalo dado, para que o erro máximo da aproximação de f(x) por um polinómio interpolador nesses pontos seja inferior a Seja f(x) dada pela seguinte tabela: x i f(x i ) 2-2 a) Calcule o polinómio interpolador usando as diferenças divididas. b) determine uma aproximação para o valor de f(.5). 5. Considere a tabela x i -2-2 P (x i ) b + b + 2 a 6

7 referente a um polinómio de grau. a) Determine a e b, sem calcular o polinómio interpolador. b) Ampliando a tabela, determine o valor do polinómio em. c) Determine o polinómio interpolador. 5. De uma função f conhece-se a seguinte tabela. Determine x tal que f(x ) =. x i -2 f(x i ) Determine aproximadamente o zero da função f(x) = ln( + x 2 ) e x no intervalo [, ]. Calcule o erro cometido na aproximação. 5. Mostre que o polinómio P (x) que toma os valores P () = f, P () = f, P () = f e P () = f, é dado por P (x) = ( x) 2 ( + 2x)f + x( x) 2 f + x 2 ( 2x)f + x 2 (x )f 5. Considere a seguinte tabela referente a uma certa função f(x) x i 2 5 f(x i ) Construa o polinómio interpolador de maior grau de f(x) no intervalo [, 5], usando a tabela das diferenças divididas. 55. Usando interpolação segmentada, a) Construa um polinómio cúbico para aproximar f(x) = cos πx no intervalo [, ], considerando a seguinte partição,.25,.5,.75,. b) Integre o polinómio cúbico obtido no intervalo [, ] e compare o resultado obtido com cos πxdx =. c) Usando a primeira e a segunda derivadas do polinómio cúbico determinado na alínea a), aproxime os valores de f (.5) e f (.5). Não se esqueça de comparar o resultado obtido por aproximação com os valores reais. 56. Consideremos um automóvel que se desloca com um movimento rectilíneo e é cronometrado num determinado número de pontos. A seguinte tabela contém a informação recolhida nas cronometragen (o tempo está expresso em segundos, a distância em metros e a velocidade em m/s). tempo 5 8 distância velocidade a) Usando interpolação segmentada cúbica, preveja a posição e a velocidade ao fim de s. b) Use a primeira derivada do polinómio cúbico determinado em a) para saber se o automóvel excederá ou não a velocidade de 55mph. Caso tal aconteça indique o ponto onde tal se verifica pela primeira vez. c) Qual será a velocidade máxima prevista para o carro? Integração numérica 57. Determine um valor aproximado do integral a) a regra simples dos trapézios. b) a regra simples de Simpson. e x dx usando 7

8 c) Indique um limite superior para o erro cometido em cada um dos casos. 58. Dada a função f(x), definida no intervalo [, ] por { x, x.5 f(x) = x,.5 x, determine f(x)dx usando a regra simples dos trapézios e a regra simples de Simpson. 59. Pretende-se calcular um valor aproximado para o integral l = 2 ln x dx. a) Use a regra de Simpson para obter l com três casas decimais correctas. b) Sem calcular o valor exacto de l diga, justificando, se a aproximação da área foi calculada por defeito ou por excesso. 6. A função f(x) é dada pela seguinte tabela: x i..2. f(x i ) a) Obtenha uma aproximação para. f(x) dx pela fórmula trapezoidal composta. b) Calcule uma estimativa para o erro obtido com tal aproximação. 6. Considere a seguinte tabela da função f(x): x i f(x i ) a) Será possivel calcular f(x) dx usando a regra dos trapézios com um erro que não exceda? Justifique a sua resposta. b) Calcule uma aproximação para o valor do integral. 62. Use a fórmula dos trapézios composta para aproximar 2 x ln x dx considerando n =. 6. Seja l = 2 xe2x dx a) Qual o menor número de pontos que deve considerar em [ 2, ] por forma que o erro cometido no cálculo de l não exceda.5 quando utiliza a regra dos trapézios? b) Calcule o valor aproximado de l de acordo com a alínea anterior. 6. Aproxime π sin x dx com um erro absoluto inferior a.2, usando a regra de Simpson composta. 65. Pretende-se calcular o valor aproximado do integral π/2 π/ esin x dx pela regra dos trapézios com um erro de truncatura que não exceda eπ. a) Determine o menor número de subintervalos em que se deve dividir o intervalo de integração para obter o resultado obtido. b) Indique os pontos em que se deve conhecer o valor da função integranda e os cálculos a efectuar para obter o valor aproximado do integral usando a regra referida. 66. Calcule o valor aproximado do integral R e (x+y) dxdy onde R é a região definida pelas curvas y = x 2 e y = x. 8

9 67. Um fluido atravessa a secção de um tubo com a velocidade ) v(r) =. ( rr 7, com r = cm o raio da secção circular do tubo e r a distância radial ao centro da secção. Usando a regra dos trapézios composta, determine a quantidade Q de fluido que atravessa a secção por unidade de tempo, dada por Q = r 2πrv(r)dr. 68. Várias soluções de problemas da Física Clássica, como por exemplo, a distribuição de temperatura numa barra, ou a distribuição da velocidade de um fluido sobre uma superfície acelerada, incluem a função erf( ), definida por erf(x) = 2 x e t2 dt. π Utilize fórmulas com três pontos (trapézios e Simpson) para aproximar o valor de erf(.6). 9

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar Área Interdepartamental de Matemática

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar Área Interdepartamental de Matemática Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar Área Interdepartamental de Matemática Análise Numérica Licenciaturas em Engenharia Ambiente,Civil e Química I - Equações Não Lineares.

Leia mais

A. Equações não lineares

A. Equações não lineares A. Equações não lineares 1. Localização de raízes. a) Verifique se as equações seguintes têm uma e uma só solução nos intervalos dados: i) (x - 2) 2 ln(x) = 0, em [1, 2] e [e, 4]. ii) 2 x cos(x) (x 2)

Leia mais

Matemática Computacional - Exercícios

Matemática Computacional - Exercícios Matemática Computacional - Exercícios 1 o semestre de 2007/2008 - Engenharia Biológica Teoria de erros e Representação de números no computador Nos exercícios deste capítulo os números são representados

Leia mais

Matemática Computacional - Exercícios

Matemática Computacional - Exercícios Matemática Computacional - Exercícios 2 o semestre de 2005/2006 - LEE, LEGI e LERCI Programação em Mathematica 1. Calcule no Mathematica e comente os resultados: (a) 7; (b) 7.0; (c) 14406; (d) cos π 6

Leia mais

Notas de Aula de Cálculo Numérico

Notas de Aula de Cálculo Numérico IM-Universidade Federal do Rio de Janeiro Departamento de Ciência da Computação Notas de Aula de Cálculo Numérico Lista de Exercícios Prof. a Angela Gonçalves 3 1. Erros 1) Converta os seguintes números

Leia mais

Matemática Computacional. Exercícios. Teoria dos erros

Matemática Computacional. Exercícios. Teoria dos erros Matemática Computacional Exercícios 1 o Semestre 2014/15 Teoria dos erros Nos exercícios deste capítulo os números são representados em base decimal. 1. Represente x em ponto flutuante com 4 dígitos e

Leia mais

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. 1 0 Semestre de 2009/2010 Resolução Numérica de Equações Não-Lineares

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. 1 0 Semestre de 2009/2010 Resolução Numérica de Equações Não-Lineares Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica 1 0 Semestre de 2009/2010 Resolução Numérica de Equações Não-Lineares 1. Considere a equação sin(x) e x = 0. a) Prove que

Leia mais

Lista de exercícios de MAT / I

Lista de exercícios de MAT / I 1 Lista de exercícios de MAT 271-29 / I 1. Converta os seguintes números da forma decimal para a forma binária:x 1 = 37; x 2 = 2347; x 3 =, 75; x 4 =(sua matrícula)/1; x 5 =, 1217 2. Converta os seguintes

Leia mais

Equações não lineares Universidade de Coimbra Professor João Soares 2008/2009

Equações não lineares Universidade de Coimbra Professor João Soares 2008/2009 Matemática Computacional Equações não lineares Universidade de Coimbra 13 pages Professor João Soares 2008/2009 1. Localize graficamente (à mão ou em matlab) as soluções das seguintes equações e demonstre,

Leia mais

Resolução do Exame Tipo

Resolução do Exame Tipo Departamento de Matemática e Engenharias Análise e Computação Numérica Resolução do Exame Tipo 1. O computador IBM 3090 possuía um sistema de vírgula flutuante F F(16, 5, 65, 62) (em precisão simples),

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 2005/2006 Capítulo IV Aproximação de Funções 1 Interpolação Polinomial 1. Na tabela seguinte

Leia mais

Lista de exercícios de MAT / II

Lista de exercícios de MAT / II 1 Lista de exercícios de MAT 271-26 / II 1. Converta os seguintes números da forma decimal para a forma binária:x 1 = 37; x 2 = 2347; x 3 =, 75; x 4 =(sua matrícula)/1; x 5 =, 1217 2. Converta os seguintes

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL UNIVERSIDADE DO MINHO MÉTODOS NUMÉRICOS ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL EXERCÍCIOS PRÁTICOS Ano lectivo de 2005/2006 Métodos Numéricos - L.E.G.I. Exercícios práticos - CONUM Solução de uma equação não linear

Leia mais

Testes Formativos de Computação Numérica e Simbólica

Testes Formativos de Computação Numérica e Simbólica Testes Formativos de Computação Numérica e Simbólica Os testes formativos e 2 consistem em exercícios de aplicação dos vários algoritmos que compõem a matéria da disciplina. O teste formativo 3 consiste

Leia mais

Exercícios de Matemática Computacional -Cap. 6 Interpolação e aproximação polinomial

Exercícios de Matemática Computacional -Cap. 6 Interpolação e aproximação polinomial Exercícios de Matemática Computacional -Cap. 6 Interpolação e aproximação polinomial.. Departamento de Matemática Universidade da Beira Interior Matemática Computacional - Capítulo 6 Questão 6.1 Questão

Leia mais

Home Work Limpeza, Ordem e Clareza. (0, 000 0) 10 L,

Home Work Limpeza, Ordem e Clareza. (0, 000 0) 10 L, Universidade Federal de Pelotas - UFPel Centro de Engenharias DISCIPLINA: 1640027 - Cálculo Numérico - 2 0 Semestre de 2014 Home Work Limpeza, Ordem e Clareza. 1. Para realizar a soma de dois números ˆx

Leia mais

Matemática Computacional - 2 o ano LEMat e MEQ

Matemática Computacional - 2 o ano LEMat e MEQ Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Matemática Aplicada e Análise Numérica Matemática Computacional - o ano LEMat e MEQ Exame/Teste - 1 de Janeiro de 1 - Parte I (1h3m) 1. Considere

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos da bissecção e falsa posição

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos da bissecção e falsa posição UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1419 Cálculo Numérico - LISTA 1 - Zeros de Funções (Profs. André Camargo, Feodor Pisnitchenko, Marijana Brtka, Rodrigo Fresneda) 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Ano Lectivo: 2002/

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Ano Lectivo: 2002/ INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Ano Lectivo: / ANÁLISE NUMÉRICA Exercícios Considere o sistema linear 6 x 5 y = a)

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 2005/2006 Capítulo II Resolução Numérica de Equações Não-Lineares 1. Considere a equação sin(x)

Leia mais

Exercícios de Matemática Computacional

Exercícios de Matemática Computacional Exercícios de Matemática Computacional 1 Teoria dos erros 1.1 Representação de números reais 1. Os resultados aproximados da medição de uma ponte e de uma viga foram, respectivamente, 9999 cm e 9 cm. Se

Leia mais

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Capítulo V

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Capítulo V Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Capítulo V Integração Numérica 1. Considere o integral: 1 0 e x2 dx a) Determine o seu valor aproximado, considerando 4 subintervalos e utilizando: i. A regra dos

Leia mais

Matemática Computacional Ficha 5 (Capítulo 5) 1s-2017/18, MEEC. I. Revisão da matéria/formulário. f(x 0 ) + f(x N ) + 2. (b a) h2 12.

Matemática Computacional Ficha 5 (Capítulo 5) 1s-2017/18, MEEC. I. Revisão da matéria/formulário. f(x 0 ) + f(x N ) + 2. (b a) h2 12. Matemática Computacional Ficha 5 (Capítulo 5) Integração numérica 1s-17/18, MEEC I. Revisão da matéria/formulário Regra dos trapézios: T (f) = T (f) = b a [f(a) + f(b)] T N (f) = h [ E T N(f) = f(x ) +

Leia mais

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Interpolação e Integração. φ(x k ) ψ(x k ).

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Interpolação e Integração. φ(x k ) ψ(x k ). MAP 22 - CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Interpolação e Integração : Sejam x =, x =, x 2 = 2 e x 3 = 3. (a) Determine os polinômios de Lagrange L i (x) correspondentes a estes pontos

Leia mais

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Zeros de Funções

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Zeros de Funções MAP 2121 - CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Zeros de Funções 1: Mostre que a função f(x) = x 2 4x + cos x possui exatamente duas raízes: α 1 [0, 1.8] e α 2 [3, 5]. Considere as funções:

Leia mais

Lista 1 de Exercícios de MAT Cálculo Numérico /II

Lista 1 de Exercícios de MAT Cálculo Numérico /II Lista 1 de Exercícios de MAT 271 - Cálculo Numérico - 2017/II OBS.: Utilize arredondamento por corte (truncamento) com 5 casas decimais após a virgula (caso seja necessário). 1) Converta os números abaixo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Lista de Exercícios / Cálculo Numérico 1ª Unidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Lista de Exercícios / Cálculo Numérico 1ª Unidade 1) Analise as alternativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. No segundo caso, explique como as tornaria verdadeiras: ( ) O método das secantes é utilizado para solucionar um problema de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC49 Cálculo Numérico - LISTA 5 - Integração numérica (Profs. André Camargo, Feodor Pisnitchenko, Marijana Brtka, Rodrigo Fresneda). Calcule as integrais a seguir pela regra

Leia mais

Instituto de Matemática - UFRGS - Mat Cálculo Numérico

Instituto de Matemática - UFRGS - Mat Cálculo Numérico Primeira Verificação Questão 1. (2. pt) Sendo x =.4334 e y = 156.41, encontre fl(x + y) em F L(B, p, L, U) com dígito guarda, onde B = 1, p = 5, L = 6, U = 7. Problema: Numa máquina digital onde as operações

Leia mais

Encontre um valor aproximado para 3 25 com precisão de 10 5 utilizando o método da bissecção.

Encontre um valor aproximado para 3 25 com precisão de 10 5 utilizando o método da bissecção. 1 a) Mostre que f (x) = x cos x possui uma raiz no intervalo [0, 1]. b) Prove que essa raiz é única. c) Sem executar o método, preveja o número de iterações que o algoritmo da bissecção utilizaria para

Leia mais

SME Cálculo Numérico. Lista de Exercícios: Gabarito

SME Cálculo Numérico. Lista de Exercícios: Gabarito Exercícios de prova SME0300 - Cálculo Numérico Segundo semestre de 2012 Lista de Exercícios: Gabarito 1. Dentre os métodos que você estudou no curso para resolver sistemas lineares, qual é o mais adequado

Leia mais

Matemática Computacional Ficha 5 (Capítulo 5) 1. Revisão matéria/formulário

Matemática Computacional Ficha 5 (Capítulo 5) 1. Revisão matéria/formulário Matemática Computacional Ficha 5 (Capítulo 5) Integração numérica 1. Revisão matéria/formulário A técnica de aproximar o integral de f pelo integral do seu polinómio interpolador passando num conjunto

Leia mais

Matemática Computacional - 2 o ano LEMat e MEQ

Matemática Computacional - 2 o ano LEMat e MEQ Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Matemática Aplicada e Análise Numérica Matemática Computacional - o ano LEMat e MEQ Exame/Teste - 5 de Fevereiro de - Parte I (h3m). Considere

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC49 Cálculo Numérico - LISTA 5 - Integração numérica (Profs. André Camargo, Feodor Pisnitchenko, Marijana Brtka, Rodrigo Fresneda). Calcule as integrais a seguir pela regra

Leia mais

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. Exercícios

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. Exercícios MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Exercícios Filipe J. Romeiras Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Junho de 2008 1 1. REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS E TEORIA DE ERROS 1 [1.1] Represente x num sistema

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica Ano Lectivo: 2007/2008 Semestre: 1 o

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica Ano Lectivo: 2007/2008 Semestre: 1 o INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica Ano Lectivo: 27/28 Semestre: o MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Exercícios [4 Sendo A M n (C) mostre que: (a) n A 2 A n A 2 ; (b)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS Representação de Números Reais e Erros 1. Converta os seguintes números

Leia mais

Matemática Computacional

Matemática Computacional Matemática Computacional MEEC 1 ạ Parte/ 1 ọ Teste 019/01/ 18h30 (+1h30) Apresente todos os cálculos e justifique convenientemente as respostas. 1. Nas duas alíneas seguintes apresente os resultados num

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO UFRJ Lista 0: revisão de cálculo e álgebra linear

CÁLCULO NUMÉRICO UFRJ Lista 0: revisão de cálculo e álgebra linear CÁLCULO NUMÉRICO UFRJ 2016 LISTAS DE EXERCÍCIOS Lista 0: revisão de cálculo e álgebra linear 1. Ao longo desta curso usaremos frequentemente as seguintes propriedades de uma função contínua g definida

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 2005/2006 Capítulo III Resolução Numérica de Sistemas de Equações Normas, Erros e Condicionamento.

Leia mais

Matemática Computacional - Exercícios

Matemática Computacional - Exercícios Matemática Computacional - Exercícios o semestre de 009/00 - LEMat e MEQ Resolução de sistemas lineares. Inuência dos erros de arredondmento. Consideremos o sistema linear A x = b, onde 0 6 0 A = 0 6,

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Lista de Exercícios 1 MAT 01169 - Cálculo Numérico 2 de Agosto de 2015 As respostas de alguns exercícios estão no final da lista. Exercício 1. Converta para binário os números abaixo: (a) (102) 10 = (b)

Leia mais

exercícios de análise numérica II

exercícios de análise numérica II exercícios de análise numérica II lic. matemática aplicada e computação (4/5) aulas práticas - capítulo Exercício. Mostre que a soma dos polinómios base de Lagrange é a função constante. Exercício. Usando

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 25/26 Capítulo V Integração Numérica 1. Demonstre que na regra de integração do ponto médio

Leia mais

Matemática Computacional Ficha 1: Capítulo /19

Matemática Computacional Ficha 1: Capítulo /19 Matemática Computacional Ficha 1: Capítulo 1 2018/19 I. Notação e revisão da matéria e x = x x (erro de x em relação a x) e x : erro absoluto de x δ x : erro relativo de x em relação a x, onde, para x

Leia mais

Capítulo III Sistemas de equações

Capítulo III Sistemas de equações Capítulo III Sistemas de equações III1 - Condicionamento de sistemas lineares 1 Seja 1 0 0 10 6 e considere o sistema Ax = b, com b = 1 10 6 T, que tem por solução exacta x = 1 1 T (a) Determine cond(a)

Leia mais

1 a Lista de Exercícios Prof a. Vanessa Rolnik. seguir e indique o tipo de erro quando a representação não for possível.

1 a Lista de Exercícios Prof a. Vanessa Rolnik. seguir e indique o tipo de erro quando a representação não for possível. Tópicos de Análise Numérica 1 a Lista de Exercícios Prof a. Vanessa Rolnik 1. Considere o sistema PF( 1, 3, -4, 4) de base 1, 3 dígitos na mantissa, menor expoente -4 e maior expoente 4.Quantos números

Leia mais

1. Converta os seguintes números decimais para sua forma binária: (a) 22 (b) 255 (c) 256 (d) 0.11 (e) (f)

1. Converta os seguintes números decimais para sua forma binária: (a) 22 (b) 255 (c) 256 (d) 0.11 (e) (f) 1 a Lista de Exercícios de Cálculo Numérico Prof a. Vanessa Rolnik 1. Converta os seguintes números decimais para sua forma binária: (a) 22 (b) 255 (c) 256 (d).11 (e).8125 (f) 4.69375 2. Converta os seguintes

Leia mais

Fundamentos. Capítulo 1

Fundamentos. Capítulo 1 Capítulo 1 Fundamentos 1.1 Introdução Sempre que se pretende tratar algum problema cuja solução toma a forma do cálculo de um valor numérico é habitual ter de considerar não só conceitos de carácter mais

Leia mais

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre o Método dos Mínimos Quadrados

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre o Método dos Mínimos Quadrados MAP 2121 - CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre o Método dos Mínimos Quadrados 1: Usando o método dos mínimos quadrados de maneira conveniente, aproxime os pontos da tabela abaixo por uma

Leia mais

2006/2007 EXERCÍCIOS. 2. Determine a representação decimal dos seguintes números: , ( ) 2 , (1A0F ) 16

2006/2007 EXERCÍCIOS. 2. Determine a representação decimal dos seguintes números: , ( ) 2 , (1A0F ) 16 ANÁLISE NUMÉRICA 006/007 EXERCÍCIOS. Represente os números nas bases, 5 e 6. 57,,.3, 06.0, 0.7, 3.7, 5. Determine a representação decimal dos seguintes números: (00), () 3, (47) 8, (A0F ) 6, (0.000), (0.),

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL e de COMPUTADORES

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL e de COMPUTADORES UNIVERSIDADE DO MINHO MÉTODOS NUMÉRICOS ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL e de COMPUTADORES EXERCÍCIOS PRÁTICOS- 1 a parte Ano lectivo de 2004/2005 Exercícios práticos - CONUM Solução de uma equação não

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. Exercícios sobre Sistemas de Equações Lineares.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. Exercícios sobre Sistemas de Equações Lineares. INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA ANÁLISE NUMÉRICA Exercícios sobre Sistemas de Equações Lineares Considere as seguintes matrizes: [ 0 3 4 Calcule

Leia mais

x exp( t 2 )dt f(x) =

x exp( t 2 )dt f(x) = INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia Aproximação

Leia mais

Matemática Computacional Ficha 1: Teoria dos erros (Capítulo 1) 1s-2017/18, MEEC

Matemática Computacional Ficha 1: Teoria dos erros (Capítulo 1) 1s-2017/18, MEEC Matemática Computacional Ficha 1: Teoria dos erros (Capítulo 1) 1s-2017/18, MEEC I. Notação e revisão da matéria e x = x x (erro de x em relação a x) e x : erro absoluto de x δ x : erro relativo de x em

Leia mais

CCI-22 LISTA DE EXERCÍCIOS

CCI-22 LISTA DE EXERCÍCIOS CCI-22 LISTA DE EXERCÍCIOS Capítulos 1 e 2: 1) Considere floats com 4 dígitos decimais de mantissa e expoentes inteiros entre -5 e 5. Sejam X =,7237.1 4, Y =,2145.1-3, Z =,2585.1 1. Utilizando um acumulador

Leia mais

Parte 1: Exercícios Teóricos

Parte 1: Exercícios Teóricos Cálculo Numérico SME0104 ICMC-USP Lista 5: Zero de Funções Lembrete (informação que vai estar disponível na prova) Método de Newton Método da Secante x k+1 = x k f(x k) f (x k ), x k+1 = x k J 1 F (x k

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LEFT LEBL LQ LEAM LEMAT Ano Lectivo: 2006/2007 Semestre: 2 o

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LEFT LEBL LQ LEAM LEMAT Ano Lectivo: 2006/2007 Semestre: 2 o INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LEFT LEBL LQ LEAM LEMAT Ano Lectivo: 2006/2007 Semestre: 2 o MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Eercícios 1.1. Represente num sistema de ponto flutuante com 4 dígitos na mantissa e arredondamento

Leia mais

A. Equações não lineares

A. Equações não lineares A. Equações não lineares 1. Localização de raízes. a) Verifique se as equações seguintes têm pelo menos uma solução nos intervalos dados: i) (x - 2) 2 ln(x) = 0, em [1, 2] e [e, 4]. ii) 2 x cos(x) (x 2)

Leia mais

Artur M. C. Brito da Cruz. Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Setúbal 2015/2016 1

Artur M. C. Brito da Cruz. Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Setúbal 2015/2016 1 Equações Não Lineares Análise Numérica Artur M. C. Brito da Cruz Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Setúbal 2015/2016 1 1 versão 20 de Setembro de 2017 Conteúdo 1 Introdução...................................

Leia mais

Integração Numérica. = F(b) F(a)

Integração Numérica. = F(b) F(a) Integração Numérica Do ponto de vista analítico, existem diversas regras que podem ser utilizadas na prática. Contudo, embora tenhamos resultados básicos e importantes para as técnicas de integração analítica,

Leia mais

Capítulo III: Sistemas de equações. III.1 - Condicionamento de sistemas lineares

Capítulo III: Sistemas de equações. III.1 - Condicionamento de sistemas lineares EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Capítulo III: Sistemas de equações III1 - Condicionamento de sistemas lineares 1 Seja 1 0 0 10 6 e considere o sistema Ax = b, com b = 1 10 6 T, que tem por solução

Leia mais

Sabendo que f(x) é um polinômio de grau 2, utilize a formula do trapézio e calcule exatamente

Sabendo que f(x) é um polinômio de grau 2, utilize a formula do trapézio e calcule exatamente MÉTODOS NUMÉRICOS E COMPUTACIONAIS II EXERCICIOS EXTRAIDOS DE PROVAS ANTERIORES EXERCICIOS RESOLVIDOS - INTEGRACAO-NUMERICA - EDO. Considere a seguinte tabela de valores de uma função f x i..5.7..5 f(x

Leia mais

Cálculo Numérico. Resumo e Exercícios P2

Cálculo Numérico. Resumo e Exercícios P2 Cálculo Numérico Resumo e Exercícios P2 Fórmulas e Resumo Teórico P2 Interpolação Em um conjunto de n pontos (x #, y # ), consiste em encontrar uma função f tal que f x # = y # para todo i = 1,2,, n. Na

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. 1 a chamada Ou seja,

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. 1 a chamada Ou seja, Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Análise Numérica 1 a chamada 00-01-08 Resolução da Parte Prática 1 (a) O valor aproximado de w é obtido a partir dos valores aproximados de x,

Leia mais

Lista de Exercícios de Métodos Numéricos

Lista de Exercícios de Métodos Numéricos Lista de Exercícios de Métodos Numéricos 1 de outubro de 010 Para todos os algoritmos abaixo assumir n = 0, 1,, 3... Bisseção: Algoritmo:x n = a+b Se f(a) f(x n ) < 0 então b = x n senão a = x n Parada:

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando

CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando 5 a Ficha de eercícios de Cálculo para Informática CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando o quociente f( + h) f() h e tomando o ite quando h tende

Leia mais

Cálculo Numérico. Resumo e Exercícios P1

Cálculo Numérico. Resumo e Exercícios P1 Cálculo Numérico Resumo e Exercícios P1 Fórmulas e Resumo Teórico Parte 1 Aritmética de ponto flutuante Operar com o número de algarismos significativos exigido. Arredondar após cada conta. Método de escalonamento

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2011/2012. EIC0010 FÍSICA I 1o ANO 2 o SEMESTRE

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2011/2012. EIC0010 FÍSICA I 1o ANO 2 o SEMESTRE MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2011/2012 EIC0010 FÍSICA I 1o ANO 2 o SEMESTRE Prova com consulta de formulário e uso de computador. Duração 2 horas. Nome do estudante: Pode consultar

Leia mais

7 Derivadas e Diferenciabilidade.

7 Derivadas e Diferenciabilidade. Eercícios de Cálculo p. Informática, 006-07 1 7 Derivadas e Diferenciabilidade. E 7-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando o quociente f( + h) f() h e tomando o ite

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Ciência da ComputaçãoUFRJ. Cálculo Numérico. S. C. Coutinho. Provas e gabaritos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Ciência da ComputaçãoUFRJ. Cálculo Numérico. S. C. Coutinho. Provas e gabaritos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Ciência da ComputaçãoUFRJ Cálculo Numérico S. C. Coutinho Provas e gabaritos Lembre-se: Nas provas não são aceitas respostas sem justicativa. Você

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC49 Cálculo Numérico - LISTA - sistemas lineares de equações Profs André Camargo, Feodor Pisnitchenko, Marijana Brtka, Rodrigo Fresneda Métodos diretos Analise os sistemas

Leia mais

f(1) = 6 < 0, f(2) = 1 < 0, f(3) = 16 > 0 x [2, 3].

f(1) = 6 < 0, f(2) = 1 < 0, f(3) = 16 > 0 x [2, 3]. 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia. Métodos Numéricos Para Solução

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral II

Cálculo Diferencial e Integral II Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Cálculo Diferencial e Integral II Ficha de trabalho 1 (versão de 6/0/009 (Esboço de Conjuntos. Topologia. Limites. Continuidade

Leia mais

6.Elaboração de algoritmos...13

6.Elaboração de algoritmos...13 Índice de conteúdos Capítulo 1. Computação Científica...1 1.Definição...1 2.Modelo genérico...2 3.Modelo matemático...2 4.Tipos de modelos matemáticos...3 5.Modelação matemática...5 5.1.Definição (formulação)

Leia mais

- Métodos numéricos. - Métodos analíticos versus métodos numéricos. - Necessidade de se usar métodos numéricos. - Métodos iterativos

- Métodos numéricos. - Métodos analíticos versus métodos numéricos. - Necessidade de se usar métodos numéricos. - Métodos iterativos Tópicos Tópicos - Métodos numéricos - Métodos analíticos versus métodos numéricos - Necessidade de se usar métodos numéricos - Métodos iterativos - Resolução de problemas - Problemas com equações não lineares

Leia mais

SME306 - Métodos Numéricos e Computacionais II Prof. Murilo F. Tomé. (α 1)z + 88 ]

SME306 - Métodos Numéricos e Computacionais II Prof. Murilo F. Tomé. (α 1)z + 88 ] SME306 - Métodos Numéricos e Computacionais II Prof. Murilo F. Tomé 1 o sem/2016 Nome: 1 a Prova - 07/10/2016 Apresentar todos os cálculos - casas decimais 1. Considere a família de funções da forma onde

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. 1. Use o gráfico de y = f(x) na figura em anexo para estimar o valor de f ( 2), f (1) e f (2).

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. 1. Use o gráfico de y = f(x) na figura em anexo para estimar o valor de f ( 2), f (1) e f (2). UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ 3 a Lista de Exercícios de Cálculo Diferencial e Integral I: Derivada Prof. Wellington D. Previero 1. Use o gráfico de y = f(x) na figura em anexo para estimar

Leia mais

Aula 19 06/2014. Integração Numérica

Aula 19 06/2014. Integração Numérica CÁLCULO NUMÉRICO Aula 19 06/2014 Integração Numérica Objetivo: Calcular integrais utilizando métodos numéricos Cálculo Numérico 3/41 Integração Numérica Cálculo Numérico 4/41 Integração Numérica Em determinadas

Leia mais

EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO

EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO Cálculo Numérico EXERCICIOS EXTRAIDOS DE PROVAS ANTERIORES o sem/08 EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO x. Considere a seguinte tabela de valores de uma função f: i 0 f(x i ).50

Leia mais

9 Integrais e Primitivas.

9 Integrais e Primitivas. Eercícios de Cálculo p. Informática, 006-07 9 Integrais e Primitivas. E 9- Determine a primitiva F da função f que satisfaz a condição indicada, em cada um dos casos seguintes: a) f() = sin, F (π) = 3.

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS C. Mestrado de ciclo integrado em. Engenharia de COMUNICAÇÕES EXERCÍCIOS TEÓRICO-PRÁTICOS

MÉTODOS NUMÉRICOS C. Mestrado de ciclo integrado em. Engenharia de COMUNICAÇÕES EXERCÍCIOS TEÓRICO-PRÁTICOS MÉTODOS NUMÉRICOS C Mestrado de ciclo integrado em Engenharia de COMUNICAÇÕES EXERCÍCIOS TEÓRICO-PRÁTICOS Ano lectivo de 2007/2008 1 ERROS. SOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO NÃO LINEAR. 1 1 Erros. Solução de uma

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ano Lectivo: 2007/2008 Semestre: 2 o

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ano Lectivo: 2007/2008 Semestre: 2 o INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ano Lectivo: 2007/2008 Semestre: 2 o MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Eercícios 1 1.1 Represente num sistema de ponto flutuante

Leia mais

Lista de Problemas Escolhidos. Hypolito José Kalinowski

Lista de Problemas Escolhidos. Hypolito José Kalinowski Cálculo Numérico Lista de Problemas Escolhidos Hypolito José Kalinowski 2011 2 Capítulo 1 Interpolação 1. O coeficiente de arrastode uma bola de beisebol em função da velocidade (em mph) é: Ache o C d

Leia mais

Matemática. Lic. em Enologia, 2009/2010

Matemática. Lic. em Enologia, 2009/2010 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Matemática Lic. em Enologia, 009/00 a Parte: Álgebra Linear Vectores em R n e em C n. Sejam u = (, 7,, v = ( 3, 0, 4 e w = (0, 5, 8. Calcule: a 3u 4v b u + 3v

Leia mais

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 4

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 4 Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005 Cálculo I Caderno de Eercícios 4 Limites, continuidade e diferenciabilidade de funções; fórmulas de Taylor e MacLaurin; estudo de funções.

Leia mais

Métodos Numéricos I. A. Ismael F. Vaz. Departamento de Produção e Sistemas Escola de Engenharia Universidade do Minho

Métodos Numéricos I. A. Ismael F. Vaz. Departamento de Produção e Sistemas Escola de Engenharia Universidade do Minho Métodos Numéricos I A. Ismael F. Vaz Departamento de Produção e Sistemas Escola de Engenharia Universidade do Minho aivaz@dps.uminho.pt Engenharia Mecânica Ano lectivo 2007/2008 A. Ismael F. Vaz (UMinho)

Leia mais

Integral. Queremos calcular a integral definida I = O valor de I será associado a uma área. Veremos dois métodos (por enquanto)

Integral. Queremos calcular a integral definida I = O valor de I será associado a uma área. Veremos dois métodos (por enquanto) Integral Queremos calcular a integral definida I = b a f(x)dx. O valor de I será associado a uma área. Veremos dois métodos (por enquanto) Método do Trapezóide Método de Simpson 1 Método do Trapezóide

Leia mais

Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa

Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Diferenciação Numérica Diogo Pineiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Engenaria de Computação e Automação ttp://www.dca.ufrn.br/ diogo

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Disciplina: CDI1 Turma: 1BEEN

Lista de Exercícios 4 Disciplina: CDI1 Turma: 1BEEN Lista de Exercícios 4 Disciplina: CDI1 Turma: 1BEEN Prof. Alexandre Alves Universidade São Judas Tadeu 1 Limites no infinito Exercício 1: Calcule os seguintes limites (a) (b) (c) (d) ( 1 lim 10 x + x +

Leia mais

A = Utilizando ponto flutuante com 2 algarismos significativos, 2 = 0, x (0)

A = Utilizando ponto flutuante com 2 algarismos significativos, 2 = 0, x (0) MAP 22 - CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Sistemas Lineares : Utilizando o método de eliminação de Gauss, calcule o determinante e a seguir a inversa da matriz abaixo. Efetue todos os

Leia mais

Aula 3 11/12/2013. Integração Numérica

Aula 3 11/12/2013. Integração Numérica CÁLCULO NUMÉRICO Aula 3 11/12/2013 Integração Numérica Objetivo: Calcular integrais utilizando métodos numéricos Cálculo Numérico 3/64 Integração Numérica Cálculo Numérico 4/64 Integração Numérica Em determinadas

Leia mais

Modelagem Computacional. Parte 8 2

Modelagem Computacional. Parte 8 2 Mestrado em Modelagem e Otimização - RC/UFG Modelagem Computacional Parte 8 2 Prof. Thiago Alves de Queiroz 2/2016 2 [Cap. 10 e 11] BURDEN, R. L.; FAIRES, J. D. Numerical Analysis (9th ed). Cengage Learning,

Leia mais

Capítulo 1 - Erros e Aritmética Computacional

Capítulo 1 - Erros e Aritmética Computacional Capítulo 1 - Erros e Carlos Balsa balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança 2 o Ano - Eng. Civil e Electrotécnica Carlos Balsa 1/ 26 Sumário 1 Definição

Leia mais

1. Converta para a base binária, usando o método das divisões sucessivas, os seguintes números inteiros: a) 13 b) 35.

1. Converta para a base binária, usando o método das divisões sucessivas, os seguintes números inteiros: a) 13 b) 35. Computação Científica Folha Prática Computação Numérica 1. Converta para a base binária, usando o método das divisões sucessivas, os seguintes números inteiros: a) 13 b) 35 c) 192 d) 255 e) 347 f) 513

Leia mais

QUESTÕES DE CÁLCULO (2) = 2 ( ) = 1. O valor do limite L = lim se encontra no intervalo:

QUESTÕES DE CÁLCULO (2) = 2 ( ) = 1. O valor do limite L = lim se encontra no intervalo: 1. O valor do limite L = lim se encontra no intervalo: a) 0 L 1 b) 1 L c) L 3 d) 3 L 4 e) L 4. A função f(x) é continua em x= quando f() vale: = + 3 10 () = a) - b) -5 c) d) 5 e) 7 3. A derivada da função

Leia mais

Interpolação polinomial

Interpolação polinomial Quarto roteiro de exercícios no Scilab Cálculo Numérico Rodrigo Fresneda 8 de abril de 0 Guia para respostas: Entregue suas respostas às tarefas contidas no roteiro de cada uma das quatro atividades, incluindo

Leia mais

Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Adérito Araújo. Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Método da Bissecção. Resolução dos exercícios 2.14, 2.15, 2.16 e 2.17.

Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Adérito Araújo. Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Método da Bissecção. Resolução dos exercícios 2.14, 2.15, 2.16 e 2.17. 1 2011-02-08 13:00 2h Capítulo 1 Aritmética computacional 1.1 Erros absolutos e relativos 1.2 O polinómio de Taylor Resolução do exercício 1.3 2 2011-02-08 15:00 1h30m As aulas laboratoriais só começam

Leia mais

Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotecnica e Computadores Matemática Computacional

Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotecnica e Computadores Matemática Computacional Ano Lectivo: 2007/2008 Sumários da turma Teórico-Prática [TP1]: Aula: 1 Data: 2008-02-12 Hora de Início: 15:00 Duração: 1h30m Apresentação da Unidade Curricular. Discussão de aspectos relacionados com

Leia mais