CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT"

Transcrição

1 FEVEREIRO 2019

2 O mercado financeiro doméstico vem experimentando uma onda de otimismo desde meados do ano passado. Esse otimismo teve início com a expectativa, confirmada pelas urnas, de eleição de um candidato com um cunho liberal e pró mercado. As consequências que o ciclo de alta nas taxas de juros nos EUA poderia causar ao fluxo de capitais para os países menos desenvolvidos deixaram os investidores mais cautelosos, principalmente quando o título americano de 10 anos chegou a ser negociado acima de 3,20% ao ano, em meados de novembro. De lá para cá os seguidos dados divulgados sinalizando uma atividade econômica mais fraca e inflação sob controle, culminaram com o statement de 30/01 do FED. Nesse comunicado, o FED retirou a menção a aumentos graduais da taxa. O mercado leu isso como uma sinalização de que o órgão poderá não subir os juros em 2019 e os temores se dissiparam. As atenções voltaram-se para o mercado doméstico novamente e o principal catalisador para que essa expectativa otimista se confirme voltou a ser a reforma fiscal e principalmente a reforma previdenciária. Com a apresentação do texto ao congresso no dia 20 de fevereiro, as expectativas se focam na disputa dos 308 votos necessários para aprova-la no plenário da Câmara e nas possíveis alterações do texto. Dessa forma, compartilhamos com você um estudo elaborado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Insper bastante interessante sobre os principais aspectos e desafios da reforma da Previdência.

3 Entenda em 10 gráficos os desafios da reforma da Previdência A reforma da previdência é prioritária. Entenda os desafios e como estamos em relação a outros países 14/02/2019 O sistema previdenciário no Brasil é um pacto entre as gerações do passado, do presente e do futuro. Os trabalhadores de hoje custeiam as aposentadorias de quem deixou o mercado. Os trabalhadores de amanhã farão o mesmo com quem está agora na ativa. A população brasileira passa por rápida transformação. Envelhece depressa, porque as mulheres têm muito menos filhos que no passado e porque as pessoas vivem mais tempo. Esse movimento, projetado pelas próximas décadas, descortina um desequilíbrio crescente. Haverá cada vez menos trabalhadores para sustentar cada brasileiro aposentado. Além disso, o sistema de pensões no Brasil concentra renda e gasta comparativamente mais do que os de outros países com população de perfil etário semelhante. Os infográficos a seguir iluminam alguns aspectos dos desafios a serem enfrentados na reforma previdenciária.

4 1 O Brasil envelhece depressa

5 Em 1950, a população brasileira era uma das mais jovens do mundo. No final do século 21, será uma das mais velhas. É uma das transições etárias mais aceleradas já registradas. Dentre as nações mais populosas, a França tinha a maior proporção de idosos em 1950, cerca de 16% da população com 60 anos ou mais. Brasil e Angola estavam entre os mais jovens, com menos de 5% da população idosa e metade da população com menos de 20 anos. Em 2100, o Brasil será o 10º maior país em proporção de idosos, com 39% da população pelo menos sexagenária. Será mais do que a França (36%) e muito além de países com ponto de partida semelhante, como Angola, que terá 15% da população com 60 anos ou mais.

6 2 As brasileiras têm menos filhos A tendência de queda na chamada taxa de fecundidade é mundial, mas foi relativamente abrupta no Brasil. Taxas menores que dois filhos por mulher são vetores de redução e envelhecimento da população no futuro. A taxa de fecundidade mede a quantidade de filhos por mulher em idade reprodutiva. Em 1960 as mulheres tinham, em média, 6,3 filhos ao longo da vida. Essa quantidade reduziu rapidamente no Brasil e, em 2010, já era menor que a taxa de reposição da população que é de 2,1. Isso significa que a população no Brasil vai parar de crescer e envelhecer. 3 Cresce o esforço para pagar aposentadorias O sistema previdenciário brasileiro exige que os trabalhadores paguem, pelos tributos, as pensões a quem se aposentou. Como há cada vez menos pessoas em idade ativa para cada uma na faixa da inatividade, a mobilização de recursos para cumprir esse pacto tende a subir. Uma das consequências diretas da diminuição da quantidade de filhos por mulher é a redução da taxa de dependência, que é a proporção de pessoas em idade ativa por idoso. Em 1980 eram pouco mais de 9 pessoas entre 15 e 59 anos por idoso (60 anos ou mais). Atualmente, são cerca de 5 potenciais trabalhadores por idoso. Com o passar dos anos, essa proporção irá reduzir-se, chegando a 1,6.

7 4 Os sexagenários vivem mais Os brasileiros que hoje completam 60 anos não vão morrer antes dos 80 anos, em média. Essa expectativa de vida dos sexagenários cresceu ao longo das últimas décadas. O rápido envelhecimento da população também é explicado pelo aumento da expectativa de vida, sobretudo entre os mais velhos no Brasil. Em 1991, os homens poderiam se aposentar por idade aos 65 anos e viveriam, em média, por mais 12 anos, até os 77 anos. Já em 2017, homens de 65 viverão até os 82 recebendo o benefício de aposentadoria. Considerando mulheres com 60 anos, quando também podem se aposentar por idade, o ganho de expectativa de vida desde 1991 é de 6 anos. As mulheres que se aposentam hoje viverão, em média, mais 24 anos, até os 84. No Brasil, cada vez mais idosos vivem mais tempo. 5 Aposentados mais jovens Os brasileiros atingem as condições para a aposentadoria integral mais jovens do que cidadãos de outros países. Supondo uma pessoa que começa a trabalhar ininterruptamente aos 20 anos, a idade para aposentadoria integral no Brasil é muito inferior à de países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Se no Brasil uma mulher nessas condições pode se aposentar com o benefício integral a partir dos 53 anos, na Polônia, com a idade mais baixa para aposentaria feminina, ela tem direito ao benefício integral 5 anos mais tarde, aos 58. Para os homens, a idade de aposentadoria integral na maioria dos países é próxima aos 65 anos.

8 6 Aumenta o gasto nacional com aposentados Uma parcela crescente de toda a renda gerada no país é destinada ao sistema previdenciário. As contribuições específicas para o regime não acompanham esse ritmo, o que impulsiona o chamado déficit da Previdência. Considerando apenas o regime de previdência para trabalhadores do setor privado, sob o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as despesas com benefícios previdenciários têm crescido muito mais rápido que a arrecadação. Em 2017, os desembolsos chegaram a 8,5% do PIB e o déficit, a parte dos benefícios que excede a arrecadação, atingiu R$ 182,4 bilhões. Incluindo os regimes de previdência dos funcionários públicos, chamados de regimes próprios, nas esferas federal, estadual e municipal, o gasto previdenciário foi de 14% do PIB em Previdência comprime outras despesas sociais A elevada participação dos gastos com aposentadoria no orçamento do governo federal redunda em fatias reduzidas para outras finalidades, como saúde e educação. Os gastos com a aposentadorias do INSS e servidores públicos federais correspondem a mais da metade das despesas primárias obrigatórias do governo. Somado ao gasto com BPC (Benefício de Prestação Continuada) e programas de assistência social, como o Bolsa Família, cerca de 59% do orçamento do governo é comprometido. O gasto com salário dos servidores chega a 15%. Já para a educação, excluindo salários dos servidores, são destinados 3% dos gastos.

9 8 Gasto brasileiro destoa no mundo Com seu perfil de envelhecimento atual, o Brasil deveria gastar menos com previdência se acompanhasse a tendência mundial. A relação entre o gasto com previdência e a proporção de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil diverge do registrado nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Gasta-se com previdência no Brasil uma proporção do PIB similar à de países como Alemanha e Japão (cerca de 10% em 2013). No entanto, o Brasil ainda é um país mais jovem, com menos da metade da fatia de idosos daquelas nações. O regime brasileiro também gasta mais que os de países com perfil etário similar, como Turquia e México. 9 Há desigualdade no setor privado Quem se aposenta por tempo de contribuição tem mais renda e trabalha menos do que quem se aposenta por idade. Os mais pobres trabalham mais tempo e recebem pensão menor. As aposentadorias por tempo de contribuição ocorrem quase 8 anos antes do que a por idade no caso dos homens e 7 anos antes para as mulheres. Além disso, as pessoas que trabalham mais tempo recebem benefício que é quase metade do auferido por quem se aposenta antes.

10 10 Há desigualdade entre o setor público e o privado O esforço da sociedade para pagar a um funcionário público federal inativo é mais de dez vezes o feito para honrar a aposentadoria de um trabalhador do setor privado. Ainda que represente um valor nominal elevado, o déficit no INSS é proporcionalmente menor do que o de sistemas de aposentaria de servidores públicos. No caso dos funcionários públicos federais, sem considerar os militares, o déficit representa 59% do valor pago em pensões. A quantidade de pensionistas do INSS, que ganham em média R$ mensais, é 35 vezes a de servidores públicos inativos. O valor que a sociedade transfere para cobrir o déficit por servidor inativo é quase 5 vezes o benefício mensal de um aposentado pelo setor privado. Saiba Mais/Fontes: 1- O Brasil envelhece depressa ONU- World Population Prospects: The 2017 Revision 2- As brasileiras têm menos filhos IBGE- Estatísticas do Século XX no Anuário Estatístico do Brasil, 1985, vol. 46 ( ) e Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o Período Revisão 2008 (1981 a 2050) 3- Cresce o esforço para pagar aposentadorias IBGE-Projeção da população do Brasil- Revisão 2008 (1980 a 2009) e atualização 2018 (2010 a 2060) 4- Os sexagenários vivem mais IBGE Tábuas de mortalidade- Brasil 5- Aposentadoria integral ocorre mais cedo OCDE- Pensions at a Glance 2017

11 6- Aumenta o gasto nacional com aposentados STN- Resultado do Tesouro Nacional Série Histórica 7-Previdência comprime outras despesas sociais STN- Resultado do Tesouro Nacional Série Histórica SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento) 8-Gasto brasileiro destoa no mundo OCDE- Pensions at a Glance 2017 ONU- World Population Prospects: The 2017 Revision 9- Há desigualdade no setor privado Secretaria Previdência Social- Boletins Estatísticos da Previdência Social 10-Há desigualdade entre o setor público e o privado Secretaria Previdência Social- Boletins Estatísticos da Previdência Social Secretaria Previdência Social- Anuário Estatístico da Previdência Social: Suplemento Previdência do Servidor Público Errata: Versão anterior desta reportagem dizia, incorretamente, que o Brasil teria o dobro da proporção francesa de habitantes com 60 anos ou mais em A informação foi corrigida. Atualização: 19/02/2019 às 19h45

12

13

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA P O R Q U E É I M P O RTA N T E PA R A O B R A S I L? O QUE É A PREVIDÊNCIA? A Previdência Social é um sistema que ampara os trabalhadores e suas famílias em diversas situações.

Leia mais

REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão A melhora da economia é real +0,6% PRODUTO INTERNO BRUTO 3º TRIM VAR. REAL PIB ACUMULADO

Leia mais

Envelhecimento Populacional e seus impactos sobre Previdência: A necessidade de reforma

Envelhecimento Populacional e seus impactos sobre Previdência: A necessidade de reforma Envelhecimento Populacional e seus impactos sobre Previdência: A necessidade de reforma Paulo Tafner CÂMARA FEDERAL Brasília Novembro de 2016. Previdência Social Os fatos COMECEMOS POR UMA EXCELENTE NOTÍCIA

Leia mais

Previdência Números, Simulação, Fatos e Custos. Fernando de Holanda Barbosa Filho Bruno Ottoni

Previdência Números, Simulação, Fatos e Custos. Fernando de Holanda Barbosa Filho Bruno Ottoni Previdência Números, Simulação, Fatos e Custos Fernando de Holanda Barbosa Filho Bruno Ottoni Introdução Mudanças etárias serão abruptas e tornarão a previdência insustentável. A população entre 15 e 64

Leia mais

SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA MINISTÉRIO DA FAZENDA. Brasília, dezembro de 2017

SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA MINISTÉRIO DA FAZENDA. Brasília, dezembro de 2017 Brasília, dezembro de 2017 Sumário 1. Dados Demográficos e a Previdência Social 2. Regime Geral de Previdência Social 3. Regimes Próprios de Previdência Social 4. Igualdade e Sustentabilidade 5. Reforma

Leia mais

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O rombo, não só existe, como cresce a cada ano: em 2017, foram 268 bilhões. Portugal, Espanha e Grécia quebraram por causa da previdência e tiveram que baixar o valor dos benefícios,

Leia mais

A Reforma da Previdência e a Economia Brasileira. Marcos de Barros Lisboa (INSPER) Paulo Tafner (IPEA)

A Reforma da Previdência e a Economia Brasileira. Marcos de Barros Lisboa (INSPER) Paulo Tafner (IPEA) A Reforma da Previdência e a Economia Brasileira Marcos de Barros Lisboa (INSPER) Paulo Tafner (IPEA) Demografia O Brasil está passando por uma rápida transição demográfica em comparação com a imensa maioria

Leia mais

O Envelhecimento Populacional da América Latina e dos Países da Organização Iberoamericana e os Desafios para as Políticas Públicas

O Envelhecimento Populacional da América Latina e dos Países da Organização Iberoamericana e os Desafios para as Políticas Públicas Brasil 20 O Envelhecimento Populacional da América Latina e dos Países da Organização Iberoamericana e os Desafios para as Políticas Públicas Texto Rogério Nagamine Costanzi, Julimar da Silva Bichara e

Leia mais

Previdência Social no Brasil. Fundação Getulio Vargas

Previdência Social no Brasil. Fundação Getulio Vargas Previdência Social no Brasil Fundação Getulio Vargas Novembro 2013 1 1. Fatos estilizados 2. Um breve histórico 3. As recentes reformas da Previdência Social 4. Comparações Internacionais 5. Por que a

Leia mais

A Previdência Social e o Envelhecimento da População. Brasília, junho de 2015

A Previdência Social e o Envelhecimento da População. Brasília, junho de 2015 A Previdência Social e o Envelhecimento da População Brasília, junho de 2015 1 AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS E SEUS IMPACTOS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL 2 Três grandes fenômenos presentes atingem diretamente a Previdência

Leia mais

Uma avaliação dos impactos fiscais da proposta de reforma da previdência. Manoel Pires

Uma avaliação dos impactos fiscais da proposta de reforma da previdência. Manoel Pires Uma avaliação dos impactos fiscais da proposta de reforma da previdência Manoel Pires 1 Principais aspectos da reforma da previdência Impactos econômicos de curto e longo prazo. Importância das despesas

Leia mais

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O rombo, não só existe, como cresce a cada ano: em 2017, foram 268 bilhões. Portugal, Espanha e Grécia quebraram por causa da previdência e tiveram que baixar o valor dos benefícios,

Leia mais

Allan Gomes Moreira SEMINÁRIO SOBRE EQUILÍBRIO FISCAL CONTROLE DE DESPESAS COM ENFOQUE NOS DESAFIOS DA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

Allan Gomes Moreira SEMINÁRIO SOBRE EQUILÍBRIO FISCAL CONTROLE DE DESPESAS COM ENFOQUE NOS DESAFIOS DA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA SEMINÁRIO SOBRE EQUILÍBRIO FISCAL CONTROLE DE DESPESAS COM ENFOQUE NOS DESAFIOS DA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Allan Gomes Moreira Mestre em Direito pelo CESUPA, Pós-Graduado em Direito Tributário pela FGV/RJ,

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Henrique Meirelles Ministro da Março, 2017. Evolução do Gasto Primário do Governo Central 2 Gasto Primário do Governo Central (% PIB) 20% 19,3% 19,7% 18% 16% 14,8% 15,9% 16,8% 17,0%

Leia mais

Medida Provisória nº 676. Brasília, setembro de

Medida Provisória nº 676. Brasília, setembro de Medida Provisória nº 676 Brasília, setembro de 2015 1 Medida Provisória nº 676/2015 A Medida Provisória nº 676/2015 altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios

Leia mais

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PREMISSAS DA REFORMA Garantir a sustentabilidade da Previdência Social, preparando-a para

Leia mais

SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA MINISTÉRIO DA FAZENDA. Brasília, agosto de 2017

SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA MINISTÉRIO DA FAZENDA. Brasília, agosto de 2017 Brasília, agosto de 2017 Sumário 1. Dados Demográficos e a Previdência Social 2. Regime Geral de Previdência Social 3. Regimes Próprios de Previdência Social 1. DADOS DEMOGRÁFICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Henrique Meirelles Ministro da Abril, 2017. Evolução do Gasto Primário do Governo Central 2 Gasto Primário do Governo Central (% PIB) 20% 19,3% 19,7% 18% 16% 14,8% 15,9% 16,8% 17,0%

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA E SEUS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA E SEUS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS REFORMA DA PREVIDÊNCIA E SEUS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS Brasília, agosto de 2017 Estrutura da seguridade social no Brasil Constituição Federal 1988: A seguridade social inclui um conjunto integrado de

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS 29 de março 217 198 9+ 8 8 7 7 6 6 4 4 3 3 2 2 2.. 1.. 1.... 1.. 1.. 2.. + 6 anos Fonte: IBGE (Projeção da População,

Leia mais

Desafios da Previdência. FGV Rio de Janeiro, Março 2016

Desafios da Previdência. FGV Rio de Janeiro, Março 2016 Desafios da Previdência FGV Rio de Janeiro, Março 2016 Evolução da Razão de Dependência de Idosos 2000-2060 IBGE 45 40 35 30 25 20 15 10 5 8 Despesa RGPS como % do PIB 1995-2015 7.5 7.4 7 6.5 6.4 6.7 6.9

Leia mais

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho A NOVA PREVIDÊNCIA Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho Projeções da População Brasileira (em milhões de pessoas) Demografia impõe reforma A taxa de fecundidade caiu 71,8% entre

Leia mais

O Regime Geral da Previdência Social (RGPS)

O Regime Geral da Previdência Social (RGPS) O Regime Geral da Previdência Social (RGPS) Fabio Giambiagi Comissão Especial da Reforma Previdenciária 15 Maio 2019 1 1. Considerações conceituais 2. O problema fiscal 3. É justo isso? 4. Perdidos no

Leia mais

A ideia, diz ele, é substituir o fator, criado em 1999, por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil.

A ideia, diz ele, é substituir o fator, criado em 1999, por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil. Depois de negociar as medidas de restrição em benefícios previdenciários, como pensões por morte e auxílio-doença no Congresso Nacional, o governo Dilma Rousseff vai iniciar uma discussão com os movimentos

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE A PREVIDÊNCIA. Crédito da Foto: Agência Senado

MITOS E VERDADES SOBRE A PREVIDÊNCIA. Crédito da Foto: Agência Senado S E S SOBRE A PREVIDÊNCIA Crédito da Foto: Agência Senado PREMISSAS DA REFORMA Garantir a sustentabilidade da Previdência Social, preparando para a transição demográfica da população brasileira e incentivando

Leia mais

A previdência social no Brasil: Uma visão econômica

A previdência social no Brasil: Uma visão econômica A previdência social no Brasil: 1923 2009 Uma visão econômica Darcy Francisco Carvalho dos Santos darcy@darcyfrancisco.com.br 6 de Outubro de 2009. Auditório MERCOSUL FIERGS. Porto Alegre - RS Lançamento:

Leia mais

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE. ANSP CAFÉ COM SEGURO São Paulo 23/10/2018

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE. ANSP CAFÉ COM SEGURO São Paulo 23/10/2018 Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE ANSP CAFÉ COM SEGURO São Paulo 23/10/2018 1. Previdência Social e custo do trabalho 2. Situação atual: alguns fatos 3. A proposta

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: O QUE SE PODE NEGOCIAR?

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: O QUE SE PODE NEGOCIAR? 1 REFORMA DA PREVIDÊNCIA: O QUE SE PODE NEGOCIAR? Fabio Giambiagi Fundação Getúlio Vargas/RJ 20 fevereiro 2017 Sumário 2 1. O sentido geral da reforma 2. A vedação da acumulação 3. A regra da pensão 4.

Leia mais

Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro. Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ

Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro. Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ TESE DO GOVERNO CENTRAL SOBRE O EFEITO DO AJUSTE FISCAL: O governo

Leia mais

Finanças Públicas. Seguridade Social CAP. 11 GIAMBIAGI

Finanças Públicas. Seguridade Social CAP. 11 GIAMBIAGI Finanças Públicas Seguridade Social CAP. 11 GIAMBIAGI 1. INTRODUÇÃO Ideia principal: Suavização do consumo Durante período produtivo, trabalhadores e empresas contribuem (tributos), para garantir na aposentadoria

Leia mais

ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA

ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA VI Fórum Jurídico de Lisboa: Reforma do Estado Social no Contexto da Globalização. Lisboa-PT ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA Mansueto Almeida 03 de abril de 2018 Secretário de Acompanhamento

Leia mais

PARA ENTENDER A Reforma da Previdência PARA ENTENDER A. Reforma da Previdência

PARA ENTENDER A Reforma da Previdência PARA ENTENDER A. Reforma da Previdência PARA ENTENDER A Reforma da Previdência A NOVA PREVIDÊNCIA Antes de mais nada, é preciso saber que: Nada muda para quem já se aposentou ou é pensionista. Nada muda para quem ainda não pediu a aposentadoria,

Leia mais

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE 1º. Rio Money Fórum Codemec Rio de Janeiro 01/10/2018 1. Previdência Social e custo do trabalho 2. Situação atual: alguns fatos 3.

Leia mais

Desafios e Tendências da. Previdência Complementar

Desafios e Tendências da. Previdência Complementar Desafios e Tendências da Previdência Complementar Brasília, 19 de setembro de 2014 1 Sumário I. Princípios e objetivos II. Variações demográficas III. Equilíbrio financeiro e atuarial IV. Conclusões e

Leia mais

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada 2.0 Disrupção em Previdência Florianópolis 10/09/2018 1. Previdência

Leia mais

Textos sobre reforma da previdência publicados na Gazeta de Caçapava. (Período: fevereiro a maio/2016)

Textos sobre reforma da previdência publicados na Gazeta de Caçapava. (Período: fevereiro a maio/2016) Textos sobre reforma da previdência publicados na Gazeta de Caçapava (Período: fevereiro a maio/2016) Reforma da previdência I Este é o primeiro de uma série de artigos que escreverei sobre reforma da

Leia mais

Reforma da Previdência PEC 287

Reforma da Previdência PEC 287 Reforma da Previdência PEC 287 Abrangência Aposentadorias Pensões Benefícios de Prestação Continuada Servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada Trabalhadores urbanos e rurais Exclui apenas

Leia mais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais Estudos Técnicos/CNM agosto de 2017 Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais O governo brasileiro apresenta, atualmente, uma política salarial ativa que aumenta o valor real do salário

Leia mais

Finanças Públicas. Seguridade Social CAP. 11 GIAMBIAGI

Finanças Públicas. Seguridade Social CAP. 11 GIAMBIAGI Finanças Públicas Seguridade Social CAP. 11 GIAMBIAGI 1. INTRODUÇÃO Em qualquer modalidade, idéia principal: Suavização do consumo Durante período produtivo, trabalhadores e empresas contribuem (tributos),

Leia mais

Audiência Pública na Câmara dos Deputados Objetivo: colher subsídios relativos à PEC 287/2016

Audiência Pública na Câmara dos Deputados Objetivo: colher subsídios relativos à PEC 287/2016 Audiência Pública na Câmara dos Deputados Objetivo: colher subsídios relativos à PEC 287/2016 Brasília, fevereiro de 2017 RESULTADO DO RGPS 2003 A 2016 Arrecadação Líquida, Despesa com Benefícios e Resultado

Leia mais

R E F O R M A D A P R E V I D Ê N C I A

R E F O R M A D A P R E V I D Ê N C I A R E F O R M A D A P R E V I D Ê N C I A O QUE FIZEMOS? Atuação massiva desde o dia 08 de janeiro, com destacamento de força-tarefa de comunicação multidisciplinar focada em campanhas pela Reforma da Previdência

Leia mais

A reforma da previdência e a vida das mulheres

A reforma da previdência e a vida das mulheres A reforma da previdência e a vida das mulheres O governo Temer e seus ministros têm anunciado em alto e bom som que irão mudar as regras da seguridade social, o que pode acabar com a possibilidade de muitos

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência s sobre a PEC 287 Reunião PET, 23/8/2017 Conteúdos 1 2 Setor Público Setor Privado 3 4 As alterações propostas pela PEC 287 são em alguns sentidos: Tempo mínimo de contruibuição Progressão do benefício

Leia mais

Audiência Pública sobre Propostas de Reforma para a Previdência

Audiência Pública sobre Propostas de Reforma para a Previdência Audiência Pública sobre Propostas de Reforma para a Previdência Fevereiro de 2017 1 2 Pirâmides Etárias: 1990 / 2010 / 2030 / 2060 Homens Mulheres 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 2000 4000 6000 8000

Leia mais

Reforma da Previdência: Análise da PEC Reforma da Previdência PEC 287/2016. Brasília, 21 de fevereiro de 2017

Reforma da Previdência: Análise da PEC Reforma da Previdência PEC 287/2016. Brasília, 21 de fevereiro de 2017 Reforma da Previdência: Análise da PEC Reforma da Previdência PEC 287/2016 Brasília, 21 de fevereiro de 2017 Necessidade da Reforma Forte crescimento da despesa previdenciária mesmo na fase do bônus demográfico

Leia mais

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Idade mínima A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de

Leia mais

PEC 06/2019 Uma abordagem sobre a Proposta de Reforma da Previdência Social e seu Impacto na Previdência Complementar Allysson Queiroz Mayra Holanda

PEC 06/2019 Uma abordagem sobre a Proposta de Reforma da Previdência Social e seu Impacto na Previdência Complementar Allysson Queiroz Mayra Holanda Reforma da Previdência PEC 06/2019 Uma abordagem sobre a Proposta de Reforma da Previdência Social e seu Impacto na Previdência Complementar Allysson Queiroz Mayra Holanda GRUPOS DE INCIDÊNCIA DA PROPOSTA

Leia mais

ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE

ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE Ivan Sant Ana Ernandes, MIBA 506 Maio de 2017 AGENDA 1. Visão fiscal x visão social 2. Expectativas de vida no mundo e no Brasil 3. Envelhecimento da população

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 Do Sr. Roberto de Lucena Requer sejam prestadas informações completas por parte do Ministério do Planejamento acerca da Dívida da Previdência Social do Brasil. Senhor

Leia mais

Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista e contador Janeiro/2011.

Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista e contador Janeiro/2011. Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista e contador Janeiro/2011. Transição demográfica Processo por meio do qual ocorre a redução da taxas de natalidade e de mortalidade, estas últimas primeiro,

Leia mais

NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto

NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto 52º CONGRESSO NACIONAL. DA ABIPEM FOZ DO IGUAÇU - 26 DE JUNHO DE 2019 2014 2015 2016 2017 Um tema que não começou agora... 2018 2019 Pelo menos disso não vamos

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO MPS Ministério da Previdência Social COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO BRASÍLIA, MAIO DE 2011 1 REGIME GERAL: INSS - Principal mecanismo de manutenção de renda dos trabalhadores e idosos; - Papel

Leia mais

Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social. Brasília, 17 de Fevereiro de 2016

Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social. Brasília, 17 de Fevereiro de 2016 Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social Brasília, 17 de Fevereiro de 2016 1 A taxa de fecundidade caiu 57,7% entre 1980 e 2015, passando de 4,1

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Pela proposta de emenda constitucional, a idade mínima para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. Mas, na prática, para receber 100%

Leia mais

A Evolução Financeira da Previdência Social em 2017 e 2018

A Evolução Financeira da Previdência Social em 2017 e 2018 27 A Evolução Financeira da Previdência Social em 2017 e 2018 Rogério Nagamine Costanzi (*) O período recente tem sido marcado por uma piora muito significativa da situação financeira da previdência social

Leia mais

Abordagem Estrutural do Mercado de Capitais

Abordagem Estrutural do Mercado de Capitais Abordagem Estrutural do Mercado de Capitais Cenário: tendência de queda da taxa de juros, declínio do ren6smo de renda fixa em relação ao de renda variável, ganho de importância do mercado de capitais.

Leia mais

Problema previdenciário estadual e a proposta de aumento da contribuição do governo Tarso. Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista maio/2012.

Problema previdenciário estadual e a proposta de aumento da contribuição do governo Tarso. Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista maio/2012. Problema previdenciário estadual e a proposta de aumento da contribuição do governo Tarso Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista maio/2012. Despesa total, déficit previdenciário e responsabilidade

Leia mais

A Nova Previdência combate Privilégios

A Nova Previdência combate Privilégios A Nova Previdência combate Privilégios 1. Introdução O atual sistema previdenciário brasileiro é uma fonte de redistribuição de renda dos mais pobres para os mais ricos. A Nova Previdência pretende transformar

Leia mais

Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência

Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência Brasil 247, 12 de dezembro de 2016 Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência Com o debate sobre a reforma da Previdência, uma corrente de economistas e especialistas rebate o argumento

Leia mais

ANOS

ANOS Fazer seguros Poupar para a previdência Ter uma atitude conservadora Aproveitar Construir família Assumir riscos Poupar e investir Qual o seu objetivo? 0 20 30 40 50 65 ANOS 1940 42 anos 1960 55 anos 1980

Leia mais

Conheça a Reforma da previdência. O que muda na sua vida e da sua família?

Conheça a Reforma da previdência. O que muda na sua vida e da sua família? Conheça a Reforma da previdência O que muda na sua vida e da sua família? Cálculo do Benefício: Preenchidos os requisitos para aposentadoria: 65 anos de idade para homens e mulheres; Mínimo de 25 anos

Leia mais

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA!

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! Bolsonaro mente quando diz que a reforma da Previdência é necessária para o país e que as mudanças serão boas para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 69 setembro de 2015 Organização técnica: Maurício José Nunes Oliveira assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 69 setembro de 2015 Organização técnica: Maurício José Nunes Oliveira assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 69 setembro de 2015 Organização técnica: Maurício José Nunes Oliveira assessor econômico Para entender o déficit orçamentário do Governo 1 Proposta de Orçamento para 2016 Diante

Leia mais

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA MITO DO ROMBO DA PREVIDÊNCIA Sucessivos governos vem afirmando que existe um rombo na previdência, um déficit, que se

Leia mais

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve...

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve... Exercício ENEM Elabore Proposta de Intervenção que apresente 4 dispositivos (Agente, Ação, Modo e Finalidade), em três esferas sociais (Estado, Sociedade e Cidadão) sobre os temas: 1) TEMA DE REDAÇÃO:

Leia mais

A Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência A Reforma da Previdência Eric Gil Dantas Economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), é mestre e doutorando em Ciência Política pela UFPR Números da Previdência Segundo o

Leia mais

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019 PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social Fevereiro 2019 Proposta Emenda Constitucional 6/2019 Rito legislativo Na Câmara: votada em dois turnos e ter ao menos 308 votos favoráveis

Leia mais

Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas EPPGG 2013 Realidade Social Brasileira

Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas EPPGG 2013 Realidade Social Brasileira Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas EPPGG 2013 Realidade Social Brasileira DEMOGRAFIA 1. Dinâmica e estrutura demográfica do Brasil. Mudança no perfil demográfico e janela demográfica. Impactos

Leia mais

Reforma da Previdência. Dezembro de 2016

Reforma da Previdência. Dezembro de 2016 Reforma da Previdência Dezembro de 2016 1 Razões para a Reforma Evolução populacional Hoje o Brasil é mais jovem que EUA e Europa; Mas projeções indicam que o país ficará mais envelhecido que os EUA e

Leia mais

Previdência Brasileira: cenários e perspectivas" Lindolfo Neto de Oliveira Sales Brasília, 23/03/2017

Previdência Brasileira: cenários e perspectivas Lindolfo Neto de Oliveira Sales Brasília, 23/03/2017 Previdência Brasileira: cenários e perspectivas" Lindolfo Neto de Oliveira Sales Brasília, 23/03/2017 % de Pobres 100,0% Percentual de Pobres* no Brasil, por Idade, com e sem Transferência Previdenciárias

Leia mais

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA O DÉFICIT FISCAL O INIMIGO A SER COMBATIDO Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/historias/entendendo-osgraficos-resultado-primario-e-estoque-da-divida-publica-federal

Leia mais

A Mulher e a Previdência Social

A Mulher e a Previdência Social MPS Ministério da Previdência Social SPPS Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2014 1 A Previdência Social está inserida em um contexto mais

Leia mais

Desafios da Política Fiscal

Desafios da Política Fiscal Desafios da Política Fiscal II Fórum: A Mudança do Papel do Estado - Estratégias para o Crescimento Vilma da Conceição Pinto 07 de dezembro de 2017 Mensagens Alta dos gastos primários não é recente, porém

Leia mais

1) As reformas já feitas na Previdência do Município do Rio têm a ver com a reforma proposta pelo atual governo federal?

1) As reformas já feitas na Previdência do Município do Rio têm a ver com a reforma proposta pelo atual governo federal? Entenda o que aconteceu com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47 e a Lei n.º 10.887/2004; revogação do Decreto n. 23.844/2003, e o envio de Projetos de Lei e Leis sobre a Previdência Municipal

Leia mais

O Regime Geral da Previdência Social (RGPS)

O Regime Geral da Previdência Social (RGPS) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO RS Convênio FACE/PUCRS e SESCON-RS Relatório 18 O Regime Geral

Leia mais

PEC n 241. o novo regime fiscal e seus possíveis impactos SINDPD - RJ

PEC n 241. o novo regime fiscal e seus possíveis impactos SINDPD - RJ PEC n 241 o novo regime fiscal e seus possíveis impactos SINDPD - RJ 19 de Outubro de 2016 Contexto Estabelece o Novo Regime Fiscal ; Obedece as iniciativas de ajuste fiscal de curto prazo propostas pelo,

Leia mais

Números da Previdência Social

Números da Previdência Social Números da Previdência Social Segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social, a aposentadoria média dos segurados vinculados ao RGPS é em torno de R$ 1.197,44. Mais de 70% dos segurados ganham um

Leia mais

Mitos e verdades da Previdência. Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista Corecon Maio/2017

Mitos e verdades da Previdência. Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista Corecon Maio/2017 Mitos e verdades da Previdência Darcy Francisco Carvalho dos Santos Economista Corecon 3.755-9 Maio/2017 Considerações iniciais Os fatos apontados não tem caráter pessoal, porque são as leis e não os beneficiários

Leia mais

ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA

ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA VI Fórum Jurídico de Lisboa: Reforma do Estado Social no Contexto Globalização. Lisboa-PT ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA Mansueto Almei 03 de abril de 2018 Secretário de Acompanhamento

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO RS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO RS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO RS Convênio FACE/PUCRS e SESCON-RS Relatório 19 O RPPS da União

Leia mais

PREVIDÊNCIA JUSTA. Requisitos para mudar um caminho. José Cechin

PREVIDÊNCIA JUSTA. Requisitos para mudar um caminho. José Cechin PREVIDÊNCIA JUSTA Requisitos para mudar um caminho José Cechin FGV/RJ 4abr2016 Agenda Previdência Justa Mudar: construindo viabilidade Formação da RMI uma proposta Caminho necessário 2 PRVIDÊNCIA JUSTA

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: MITO OU NECESSIDADE CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS 2017

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: MITO OU NECESSIDADE CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS 2017 REFORMA DA PREVIDÊNCIA: MITO OU NECESSIDADE CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS 2017 REFORMA AMPLA, PROFUNDA E PREJUDICIAL 1. Atinge os atuais e os futuros contribuintes. 2. Atinge todos os tipos de benefícios

Leia mais

Tema: Envelhecimento da população. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Envelhecimento da população. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Envelhecimento da população Temas de redação / Atualidades Texto I A expectativa de envelhecimento da população brasileira e o aumento dos custos médicos devem elevar os valores dos planos de saúde

Leia mais

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 PEC 287/2016 Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz grandes mudanças na Previdência Social. Está previsto

Leia mais

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1. cartilha previdencia.indd 1 28/03/ :51:07

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1. cartilha previdencia.indd 1 28/03/ :51:07 PEC 287/2016 Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 cartilha previdencia.indd 1 28/03/2017 15:51:07 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz

Leia mais

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho A NOVA PREVIDÊNCIA Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho PRINCÍPIOS DA NOVA PREVIDÊNCIA Estabelecer um sistema justo e sustentável. Mesmas regras de idade, tempo de contribuição

Leia mais

Previdência Brasileira, sua. perspectiva internacional

Previdência Brasileira, sua. perspectiva internacional Previdência Brasileira, sua evolução em anos recentes e a perspectiva internacional Milko Matijascic milko@ipea.gov.br Seminário: A Reforma da Previdência Social 8 de julho de 2016 (COFECON, CORECON-DF

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA POR QUE FAZER E PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Mário Sérgio Carraro Telles Gerente de Políticas Fiscal e Tributária 6 de junho 2019 POR QUE FAZER? (% PIB) Brasil: população mais jovem e alto

Leia mais

ILAESE. ANÁLISE ECONÔMICA Janeiro de 2015

ILAESE. ANÁLISE ECONÔMICA Janeiro de 2015 ILAESE ANÁLISE ECONÔMICA Janeiro de 2015 CONJUNTURA ECONÔMICA ECONOMIA MUNDIAL CONTINUA A DESACELERAR Todas as projeções econômicas realizadas por entidades burguesas até o presente momento apontam para

Leia mais

Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres e beneficia os bancos

Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres e beneficia os bancos A proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Temer ao Congresso Nacional conhecida como PEC 287 tem consequências muito mais profundas e dramáticas do que o trabalhador pode imaginar. Trata-se

Leia mais

Entenda o que está acontecendo com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47; com a Lei n.º /2004 e revogação do Decreto n. 23.

Entenda o que está acontecendo com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47; com a Lei n.º /2004 e revogação do Decreto n. 23. Entenda o que está acontecendo com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47; com a Lei n.º 10.887/2004 e revogação do Decreto n. 23.844/2003: 1) A Reforma da Previdência que está sendo falada é a

Leia mais

Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar?

Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar? Reforma da Previdência Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar? Mariana Bomfim Do UOL, em São Paulo 28/07/2018 04h00 O abono salarial é um benefício de até um salário

Leia mais

Inserção internacional. Mudanças sócio-demográficas

Inserção internacional. Mudanças sócio-demográficas Inserção internacional Mudanças sócio-demográficas Islândia Inglaterra Oceano Atlântico França Espanha Itália ÁFRICA Essa região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Oceano Atlântico

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 19 fevereiro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 19 fevereiro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 19 fevereiro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Uma contribuição ao debate sobre o Fator Previdenciário e as perdas salariais dos aposentados

Leia mais

13 o salário deve injetar R$ 84,8 bilhões na economia

13 o salário deve injetar R$ 84,8 bilhões na economia 1 São Paulo, 10 de novembro de 2009 NOTA À IMPRENSA 13 o salário deve injetar R$ 84,8 bilhões na economia Até dezembro de 2009 devem ser injetados na economia brasileira cerca de R$ 85 bilhões em decorrência

Leia mais

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro entrega proposta de reforma da Previdência a Rodrigo Maia Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados Governo já havia adiantado

Leia mais

Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24)

Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24) Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24) Matéria publicada em 26 de Junho de 2015 O ministro da Previdência Social,

Leia mais

Aspectos relacionados ao Regime Geral da Previdência Social

Aspectos relacionados ao Regime Geral da Previdência Social Aspectos relacionados ao Regime Geral da Previdência Social Audiência Pública da Comissão Especial PEC 287/17 Reforma da Previdência Clemente Ganz Lúcio Diretor Técnico do DIEESE clemente@dieese.org.br

Leia mais