Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME"

Transcrição

1 Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Comissão de Residência Médica COREME

2 A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar o conhecimento em oncologia, a partir da criação, em 1934, da Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), se concretiza e evolui a cada ano. Essa iniciativa deu origem, em 1953, ao Hospital do Câncer, fruto da mobilização da população de São Paulo, incentivada pelo casal Antônio e Carmem Prudente, em torno da construção do primeiro hospital na cidade voltado ao tratamento do câncer. Historicamente, a evolução assistencial da Instituição, sob liderança de seus profissionais, é marcante. A formação de especialistas e a disseminação do conhecimento científico também estão na essência do A.C.Camargo. No ano de sua fundação, instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País, com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, foi o primeiro em uma instituição hospitalar privada, não vinculada a uma universidade. No âmbito da pesquisa, o papel fundamental está concentrado na geração de conhecimento em oncologia, refletido em projetos iniciados já em 1983, quando a Instituição foi escolhida para sediar o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, sob a liderança do Prof. Dr. Ricardo Brentani. O A.C.Camargo Cancer Center concentra em um só lugar o diagnóstico, o tratamento, o ensino e a pesquisa, assim como as iniciativas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Exemplo dessa integração, a Instituição é referência na geração de conhecimento em oncologia, que pode ser aplicado na prática clínica ou em novas tecnologias diagnósticas, como em condutas terapêuticas mais eficazes e custo-efetivas. Sustentada por evidências científicas, a assistência oncológica multidisciplinar permite tratamentos personalizados, com um olhar continuado e amplo para o paciente e com foco na resolução de cada caso. Nesse modelo de assistência oferecido, não só as necessidades e a segurança dos pacientes são prioritárias, mas também a humanização, o cuidado e o respeito. Mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores, médicos e equipe multiprofissional especializada, compartilham, com orgulho, o propósito de combater o câncer e vivenciam os valores cultivados ao longo das décadas de existência que permanecem na cultura da Instituição.

3 Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Instituída pelo Decreto nº , de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o padrão ouro da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o Título de Especialista. A expressão Residência Médica só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Coordenador Geral da Residência Médica: Dr. Samuel Aguiar Júnior Comissão de Residência Médica: COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER Informações: eccb@accamargo.org.br Fone: (11)

4 Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Competências do Egresso: Manual da Sociedade Brasileira de Radioterapia. Perfil Egresso: 1. A Radio-oncologia é a especialidade médica relacionada com o tratamento do câncer e de certas doenças não neoplásicas em que se empregam radiações ionizantes. No contexto oncológico, os radiooncologistas são profissionais que compõem a equipe multidisciplinar e devem contribuir com os outros médicos para o cuidado do paciente. Os radio-oncologistas são integralmente envolvidos na formulação e execução do plano de assistência aos pacientes oncológicos. As principais competências que devem ser desenvolvidas durante o programa de Residência Médica em Radioterapia são: 1.Descrever a etiologia, epidemiologia e história natural do câncer, bem como ser capaz de estadiar e indicar o tratamento de todas as neoplasias malignas com especial enfoque à radioterapia. 2. Conhecer a aplicação da radiação ionizante em doenças benignas. 3. Estar apto a fazer atendimento ambulatorial especializado em radio-oncologia. 4. Conhecer as propriedades físicas e os efeitos das radiações sobre a matéria e os tecidos (física das radiações e radiobiologia).

5 5. Executar simulações e planejamentos terapêuticos em diferentes técnicas de teleterapia e braquiterapia, o que deve incluir: indicação adequada de acessórios de imobilização e reprodução diária de tratamento e conhecer os passos para aquisição, armazenamento e transferência de imagens em simulação de planejamento de radioterapia. 6. Conhecer e saber cuidar dos efeitos adversos do tratamento, durante e após a radioterapia. 7. Abordar o paciente oncológico de maneira holística, aprimorar a relação médico-paciente, a relação com a dor, o medo e a morte. 8. Desenvolver princípios bioéticos. 9. Atuar nos princípios de segurança radiológica. 10. Zelar pelo controle de qualidade em radioterapia. 11. Estar apto a planejar e desenvolver projeto de pesquisa. O programa de Radioterapia é desenvolvido de acordo com a Resolução CNRM do MEC nº 02 de 17 de maio de Objetivos gerais: Desenvolver o conhecimento e a prática na área de Radioterapia para atuar na pesquisa, no ensino e na assistência ao paciente oncológico. Objetivos específicos: Conhecer as principais políticas nacionais de controle ao câncer. Identificar os tumores malignos de maior prevalência. Aplicar os princípios básicos de Radiobiologia e da Física Médica. Indicar e interpretar exames para fins diagnósticos. Avaliar indicações de braquiterapia e de teleterapia. Indicar radioterapia neoadjuvante, adjuvante e concomitante em tumores.

6 Orientar e realização e indicação de moldes, blocos e outros modificadores de tratamento de radioterapia. Prescrever as doses de tratamento com radiações ionizantes Utilizar as normas de radioproteção e radiobiologia Supervisionar a manipulação de equipamentos específicos em radioterapia. Avaliar resultados de exames. Realizar simulações e planejamento de tratamento. Controlar a qualidade do tratamento Avaliar os pacientes durante e após o tratamento radioterápico. Avaliar os efeitos agudos e tardios da radiação. Tratar as complicações relativas à toxicidade de radioterapia. Avaliar os procedimentos administrativos da Seção de Radioterapia, sugerindo mudanças para a melhoria do atendimento ao paciente. Atuar com visão multidisciplinar promovendo atenção integral ao paciente. Relacionar-se de forma humanizada com a equipe, os pacientes e os cuidadores com vistas à atenção integral. Pré-requisito: Graduação em Medicina em instituição reconhecida pelo MEC. Carga horária total: horas, sendo distribuídas em 60h semanais. Duração do Programa: Três anos.

7 Primeiro ano do Programa de Radioterapia R1 O 1º ano é dedicado à introdução do residente aos princípios da oncologia clínica, cirúrgica e radioterapia com treinamento em serviço de Cancerologia, Clínica Médica, Patologia e Radioterapia Clínica, que consiste EM estágios rotatórios em período parcial em cada departamento do A.C.Camargo Cancer Center relacionado abaixo, alternados com o Departamento de Radioterapia. Os estágios rotatórios obrigatórios são realizados nos primeiros 07 (sete) meses do R1, sendo o médico residente incorporado integralmente ao Departamento de Radioterapia a partir do oitavo mês, onde permanecerá até o fim do programa de treinamento. Introdução aos princípios de radiobiologia, física médica e informática. Atividades Práticas R1 Ambulatório Clínica Médica Realizado estágio no serviço de Clínica Médica/pronto atendimento do Hospital. Atendimento aos pacientes com realização de história clínica e exame físico, discussão dos casos com preceptores e solicitação de exames complementares. Atendimento de urgência. Atend imento a pacientes internados. Setor de Física Médica Introdução aos princípios de Física Médica e suas aplicações em radioterapia, adequados ao nível de complexidade do R1, com auxílio nos planejamentos bi-dimensionais e de radioterapia com ortovoltagem (determinação de campos de tratamento, cálculos de curvas de isodoses etc). Setor de Patologia Acompanhamento de macroscopias e microscopias no Departamento de Anatomia Patológica.

8 Setores de Radioterapia Clínica e Princípios de Radiobiologia Introdução aos princípios de radiobiologia e radioterapia clínica. Atividades: Atendimento ambulatorial de pacientes novos, retornos e revisões durante o tratamento com realização história clínica, exame físico e solicitação de exames complementares. Atendimento de interconsultas de pacientes internados. Evolução de pacientes internados, planejamento/simulação de casos de baixa complexidade (bi-dimensionais, ortovoltagem, betaterapia). Participação nos plantões, todos sob supervisão direta dos preceptores. Serviço de Cancerologia Dedicado à introdução do residente aos princípios da oncologia clínica, cirúrgica e radioterapia, treinamento em serviço de Cancerologia, que consiste de estágios rotatórios em cada departamento do A.C.Camargo Cancer Center: Oncologia Clínica, Pediátrica, Cirúrgica (Cabeça e Pescoço, ginecologia, mastologia, tórax, abdomen e pelve), imagem. O objetivo é a formação oncológica básica e geral. Atividades nos estágios: Atendimento de pacientes novos com realização da história clínica e exame físico. Discussão dos casos novos com preceptores. Solicitação de exames complementares. Auxílio nas cirurgias ambulatoriais e demais procedimentos. Acompanhar realização de exames de imagem e identificar com o preceptor as estruturas anatômicas e suas alterações quando no Departamento de Imagem Atendimento a pacientes internados. Discussão de casos com preceptores Participação e auxílio em cirurgias. Acompanhamento do pós -operatório. Serviço em Informática Introdução do residente aos sistemas computadorizados utilizados no serviço de radioterapia como prontuário, planejamento, gerenciamento etc.

9 Atividades Teóricas R1 Reuniões multidisciplinares Participação em reuniões anátomo-clínicas, pós-graduação, apresentação de casos novos (reuniões de fichas), discussões de artigos e multidisciplinares, de acordo com complexidade para R1. Curso de Braquiterapia Introdução aos conceitos físicos e clínicos de braquiterapia, suas indicações, diferentes modalidades de tratamento, técnicas, planejamento etc. Curso Física Médica Curso de introdução aos princípios da física médica, geral e aplicada à radioterapia, com conceitos teóricos básicos de física médica (física nuclear, Raios-X, interação da radiação com a matéria, medida da radiação), funcionamento dos equipamentos de radioterapia e imagem, distribuição de dose, curvas de isodose, planejamento cálculos, normas de radioproteção etc. Curso Informática/Bioestatística Introdução aos sistemas de planejamento, gerenciamento, conceitos de bioestatística. Curso de Radiobiologia Introdução aos conceitos de radiobiologia, estudos clínicos, aplicação na prática clínica, impacto da radiobiologia na decisão e administração de radioterapia. Curso de Radioterapia Clínica Introdução à radioterapia clínica com suas aplicações nos diferentes sítios anatômicos, indicações do tratamento e suas combinações, interações, radiobiologia, resultados, sequelas etc. Curso de Radioterapia Especial Introdução às novas modalidades de radioterapia e suas aplicações na prática clínica e nos diferentes sítios anatômicos. Curso de Cancerologia Curso teórico ministrado às quintas-feiras, com presença obrigatória a todos os residentes. Duração de 1h.

10 Segundo ano do Programa de Radioterapia R2 Ano totalmente dedicado à radioterapia, onde se encontram mais envolvidos nas atividades práticas e se tornam mais experientes no tratamento de pacientes oncológicos de várias complexidades. Treinamento em Radioterapia clínica, radiobiologia e física médica, com treinamento em braquiterapia, ressonância magnética e sistemas computadorizados de planejamento. Realizam planejamento/simulação bi e tridimensionais com ênfase nos tridimensionais (com fusão de imagens com RM, PET-TC,p.ex) e braquiterapia. Atividades Práticas R2 Serviço em Física Médica Participação nos planejamentos com acompanhamento da distribuição de campos e isodoses, principalmente nos tridimensionais e nos casos de braquiterapia. Ambulatório Atendimento ambulatorial de pacientes novos, retornos, e revisões durante o tratamento, com realização de história clínica, exame físico e solicitação de exames complementares. Evolução dos pacientes tratados Preenchimento adequado do prontuário do paciente com proposta terapêutica detalhada. Todos sob supervisão direta dos preceptores. Atendimento de interconsultas de pacientes internados em enfermaria e urgências de pronto-socorro. Evolução paciente internados. Participação nos plantões, discussão dos casos com participação direta dos preceptores. Apresentação dos casos a serem planejados/simulados com discussão detalhada do tratamento com os preceptores. Planejamento do traçado dos campos de radiação/determinação dos isocentros no paciente. Delineamento das estruturas anatômicas quando os usos de CT para simulação (planejamento tridimensional), associado ou não a fusão com outras imagens (RM, PET, p.ex).

11 Acompanhamento da distribuição de campos e isodoses com o departamento de Física Médica. Apresentação do caso planejado em reunião de fichas (casos novos)/ acompanhar a localização do paciente no aparelho. Verificar os cheque-filmes. Evolução semanal dos pacientes em tratamento. Evolução ambulatorial periódica dos pacientes tratados. Apresentação dos casos a serem submetidos a braquiterapia com discussão de técnica, aplicadores e doses a serem realizadas com o preceptor. Realizar a colocação dos aplicadores de braquiterapia; acompanhar os planejamentos e distribuição de doses. Serviço em Ressonância Magnética Treinamento constando de estágio no Departamento de Imagem e suas aplicações na rotina em radioterapia, desde estadiamento para avaliação da doença a ser tratada até sua aplicação no planejamento com fusão de imagens. Atividades Teóricas R2 Reuniões Multidisciplinares: Participação ativa em reuniões anátomo-clínicas, pós-graduação, apresentação de casos novos (reuniões de fichas - ênfase em planejamentos tridimensionais, com fusão de imagens, braquiterapia), discussões de artigos e multidisciplinares, de acordo com a complexidade para R2. Curso de Braquiterapia Introdução aos conceitos físicos e clínicos de braquiterapia, suas indicações, diferentes modalidades de tratamento, técnicas, planejamento, etc. Curso de Física Médica Revisão de princípios da física médica, geral e aplicada à radioterapia, com aprofundamento nos conceitos teóricos da física médica (física nuclear, Raios-X, interação da radiação, com a matéria, medida da radiação), funcionamento dos equipamentos de radioterapia e imagem, distribuição de dose, curvas de isodose, planejamento, cálculos, normas de radioproteção, etc, de acordo com complexidade para R2.

12 Curso Informática/Bioestatística Introdução aos sistemas de planejamento, gerenciamento, conceitos de bioestatística. Curso de Radiobiologia Introdução aos conceitos de radiobiologia, estudos clínicos, aplicação na prática clínica, impacto da radiobiologia na decisão e administração de radioterapia. Curso de Radioterapia Clínica Aplicações nos diferentes sítios anatômicos, indicações do tratamento e suas combinações, interações, radiobiologia, resultados, sequelas, etc, de acordo com complexidade para R2. Curso de Radioterapia Especial Aprofundamento nas novas modalidades de radioterapia e suas aplicações na prática clínica e nos diferentes sítios anatômicos. Curso de Cancerologia Curso teórico ministrado às quintas-feiras, com presença obrigatória a todos os residentes. Duração de 1h. Terceiro ano do Programa de Radioterapia R3 Ano dedicado ao aprimoramento/refinamento da radioterapia com realização dos planejamentos com técnica conformacionada, intensidade modulada dos feixes (IMRT), radiocirurgia ou radioterapia estereotáxica fracionada, técnica de irradiação de campos alargados, implantes intersticiais e radioterapia intra-operatória. Atividades Práticas R3 Ambulatório Atendimento ambulatorial de pacientes novos, retornos e revisões durante o tratamento com realização de história clínica, exame físico e solicitação de exames complementares. Preenchimento adequado do prontuário do paciente com a proposta terapêutica detalhada.

13 Todos sob supervisão direta dos preceptores. Apresentação dos casos a serem planejados/simulados com discussão detalhada do tratamento com os preceptores. Delineamento das estruturas anatômicas quando do uso de CT para simulação (planejamento tridimensional), associado ou não a fusão com outras imagens (RM, PET, p.ex.) para os planejamentos de 3D (auxiliando o R2), IMRT, radiocirurgia e radioterapia estereotáxica. Acompanhamento da distribuição de campos e isodoses com o Departamento de Física Médica. Apresentação do caso planejado em reunião de fichas (casos novos). Acompanhar a localização do paciente no aparelho. Verificar os cheque-filmes. Evolução semanal dos pacientes em tratamento. Evolução ambulatorial periódica dos pacientes tratados. Acompanhamento dos pacientes tratados com técnica de radiação de campos alargados, desde o planejamento/simulação, incluindo aplicações e evolução. Centro Cirúrgico Apresentação dos casos a serem submetidos a braquiterapia com discussão de técnica, aplicadores e doses a serem realizadas com o preceptor. Realização a colocação dos aplicadores de braquiterapia. Participação ativa na colocação de cateteres ou agulhas nos implantes realizados pelo preceptor no centro cirúrgico. Acompanhar os planejamentos e distribuição de doses. Participação ativa junto ao preceptor nos casos de radioterapia intra-operatória e implantes intersticiais. Unidade de Internação Atendimento de interconsultas de pacientes internados em enfermaria com planejamento, tratamento e seguimento dos pacientes irradiados; evolução clínica de pacientes internados. Discussão dos casos com participação direta dos preceptores. Pronto-Socorro Atendimento de interconsultas de pacientes e urgências em pronto-socorro com discussão de proposta terapêutica com preceptores, planejamento, tratamento e evolução dos pacientes tratados.

14 Atividades Teóricas R3 Reuniões Multidisciplinares Participação ativa em reuniões anátomo-clínicas, pós-graduação, apresentação de casos novos (reuniões de fichas - ênfase em planejamentos tridimensionais, com fusão de imagens, braquiterapia) e discussões de artigos e multidisciplinares, de acordo com a complexidade para R3. Curso de Braquiterapia Revisão com aprofundamento dos conceitos físicos e clínicos de braquiterapia, suas indicações, diferentes modalidades de tratamento, técnicas, planejamento, etc, de acordo com complexidade para R3. Curso de Física Médica Revisão de princípios da física médica, geral e aplicada à radioterapia, com aprofundamento nos conceitos teóricos da física médica (física nuclear, Raios-X, interação da radiação, com a matéria, medida da radiação), funcionamento dos equipamentos de radioterapia e imagem, distribuição de dose, curvas de isodose, planejamento, cálculos, normas de radioproteção, etc, de acordo com complexidade para R3. Curso Informática/Bioestatística Introdução aos sistemas de planejamento, gerenciamento, conceitos de bioestatística. Curso de Radiobiologia Introdução aos conceitos de radiobiologia, estudos clínicos, aplicação na prática clínica, impacto da radiobiologia na decisão e administração de radioterapia. Curso de Radioterapia Clínica Aplicações nos diferentes sítios anatômicos, indicações do tratamento e suas combinações, interações, radiobiologia, resultados, sequelas, etc, de acordo com complexidade para R3. Curso de Radioterapia Especial Aprofundamento nas novas modalidades de radioterapia e suas aplicações na prática clínica e nos diferentes sítios anatômicos, de acordo com a complexidade para R3. Curso de Cancerologia Trata-se de um curso teórico ministrado às quintas-feiras, com presença obrigatória a todos os residentes. Duração de 1h.

15 Metodologia de avaliação do médico residente: As avaliações dos médicos residentes são realizadas a cada três meses, através da média aritmética ponderada das notas dadas pelos médicos titulares (preceptores) do Departamento de Radioterapia, com os seguintes itens: Avaliação afetiva (Peso 3): Mostra-se atencioso e respeitoso com o paciente. Valoriza a participação e respeita a ansiedade da família, orientando-a quando necessário. Relacionamento com colegas, paciente e pessoal paramédico. Demonstra maturidade emociona. Demonstra senso de responsabilidade. Pontualidade, frequência, interesse, eficiência. Avaliação psicomotora (Peso 3): Realizam adequadamente anamnese e exame físico preenchendo correta, inteligível e organizadamente todos os dados do prontuário. Procede às medidas necessárias do tratamento das principais intercorrências de urgência. Demonstra habilidade compatível com estágio de sua formação, realizando tarefas para as quais é escalado (avaliação de pacientes internados, simulações, delineamentos, braquiterapia). Avaliação cognitiva (Peso 4): Atividades didáticas (apresentação de aulas, artigos, monografia anual). Desempenho nas provas teóricas. Certificado: O certificado será concedido aos médicos residentes que tiverem cumprido os requisitos de frequência e aproveitamento (Media: 7,0). Os programas de Residência Médica do A.C.Camargo Cancer Center são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Medica (CNRM).

16 Corpo Docente/ Preceptores: Coordenador do Programa de Residência Médica de Radioterapia Dr. Antônio Cássio de Assis Pellizzon Médico Oncologista e Radioterapeuta com Titulo de Especialista pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, conferido ainda durante a Residência Médica (1991). Possui Pós-doutorado em Oncologia (2011), Doutorado em Ciências Médicas (2004) e Mestrado em Radio-Oncologia (2000) pela Universidade de São Paulo - USP. Realizou fellowship nas áreas de Braquiterapia em Prostata na Cornell University, em Nova Iorque e na Universidade de Washington, Seattle, além de Radioterapia com Intensidade Modulada do Feixe - IMRT - na Universidade de Toronto, Canada. Atua como médico radioterapeuta no A.C.Camargo, onde foi Chefe do Serviço de Braquiterapia desde o ano de 1997 e atualmente é Diretor Médico do Departamento de Radioterapia. Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA

17 Supervisor do Programa de Residência Médica de Radioterapia Dr. Guilherme Rocha Melo Gondim Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Residência Médica em Radioterapia pelo A.C.Camargo (2012). Atualmente é médico radioterapeuta do A.C Camargo. Dr. Douglas Guedes de Castro Dr. Henderson Ramos Dra. Maria Letícia Gobo Silva Dr. Michael Jenwei Chen Dr. Ricardo César Fogaroli

18 Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Rua Professor Antônio Prudente, 211 Liberdade São Paulo/SP CEP (11)

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA Programa de Capacitação Profissional ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA 2016 SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA - 2016 Comissão Executiva Coordenação

Leia mais

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Radioterapia no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof.

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU Programa de Residência As Residências Multiprofissionais na área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n 11.129 de 2005, são orientadas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-NÍVEL 4 (R4) Instituída pelo

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA A pneumologia

Leia mais

ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS

ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS ESTIMATIVA 596 MIL CASOS 2016; DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DOS DEZ TIPOS DE CÂNCER MAIS INCIDENTES; Ministério

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA OBJETIVO

Leia mais

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA MÉDICA Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada sua reprodução para quaisquer fins

Leia mais

PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS

PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS PROCEDIMENTOS / TÉCNICAS DE RADIOTERAPIA EXTERNA (4.12.03.00-3) 4.12.03.01-1 Betaterapia (placa de estrôncio) - por campo 1A 1,800 4.12.03.02-0 Radiocirurgia (RTC) - nivel 1, lesão única e/ou um isocentro

Leia mais

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR Realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, inclusive em Hemodinâmica; Prescrever e ministrar tratamento para as diversas afecções

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 2 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica em Radioterapia, o médico

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA 1 PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA

Leia mais

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT SERVIÇO: Serviço: Nome do responsável: CNPJ: Endereço: UF: Telefone serviço: ( ) Telefax: ( ) E-mail:

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO A reumatologia pediátrica foi reconhecida como área da

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA A solicitação do

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE IDONEIDADE E CAPACIDADE FORMATIVA INTERNATO MÉDICO DE RADIOTERAPIA

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE IDONEIDADE E CAPACIDADE FORMATIVA INTERNATO MÉDICO DE RADIOTERAPIA CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE IDONEIDADE E CAPACIDADE FORMATIVA INTERNATO MÉDICO DE RADIOTERAPIA Internato Médico de Radioterapia para o ano de Hospital: Serviço / Departamento: 1 Existência

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas. História e exame físico

Leia mais

Residência Médica. Clínica Médica. Caderno do Curso

Residência Médica. Clínica Médica. Caderno do Curso Residência Médica Clínica Médica Caderno do Curso CADERNO DO CURSO Residência Médica Clínica Médica Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 14 por ano III - Objetivo Geral: Programa de Residência Médica em Neurologia tem como objetivo a

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

REGIÕES. 13,30% 6,60% 0% Sudeste Sul Nordeste 13,30% Centro Oeste 66,60% Norte

REGIÕES. 13,30% 6,60% 0% Sudeste Sul Nordeste 13,30% Centro Oeste 66,60% Norte COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA SBRT RESIDÊNCIA MÉDICA SANTA MARCELINA UNICAMP USP AC CAMARGO BARRETOS ARAÚJO JORGE SERVIDOR PÚBLICO SP IAVC SÍRIO LIBANÊS UNIFESP INST. CÂNCER CEARÁ LIGA NORTE RIOG. INCA

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 12 por ano III - Objetivo Geral: Formação de médicos para a atividade profissional

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA OBJETIVOS Este curso pretende formar especialistas em Infectologia

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA A solicitação do credenciamento do segundo ano na área de atuação em Hematologia e Hemoterapia

Leia mais

ANEXO V. - FORMULÁRIO PARA VISTORIA DO GESTOR (deve ser preenchido e assinado pelo Gestor) (esse formulário não deve ser modificado e/ou substituído)

ANEXO V. - FORMULÁRIO PARA VISTORIA DO GESTOR (deve ser preenchido e assinado pelo Gestor) (esse formulário não deve ser modificado e/ou substituído) ANEXO V - FORMULÁRIO PARA VISTORIA DO GESTOR (deve ser preenchido e assinado pelo Gestor) (esse formulário não deve ser modificado e/ou substituído) SERVIÇO ISOLADO DE RADIOTERPIA E/OU QUMIOTERAPIA NOME:

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas Avaliação clínica pré-operatória

Leia mais

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR Sr. Presidente e Membros da Comissão Solicitamos à Sociedade

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO HOSPITALAR ENFERMARIA RETAGUARDA PRONTO SOCORRO PS5º

PROGRAMA DE ESTÁGIO HOSPITALAR ENFERMARIA RETAGUARDA PRONTO SOCORRO PS5º PROGRAMA DE ESTÁGIO HOSPITALAR ENFERMARIA RETAGUARDA PRONTO SOCORRO PS5º Disciplina de Emergências Clínicas Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo MANUAL DOS RESIDENTES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Hepatologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições que lhe

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Denominação do curso: Curso de Aperfeiçoamento em radiologia e diagnóstico

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital de Câncer de Pernambuco CNPJ 10.894.988/0001-33 Avenida Cruz Cabugá nº 1597 Santo Amaro Recife. Telefone: (81) 3217 8147, 3217 8026 Diretor Geral: Dr. Hélio de Araújo

Leia mais

Mastologia. caderno do Programa

Mastologia. caderno do Programa RESIDÊNCIA Médica Mastologia caderno do Programa RESIDÊNCIA RESIDÊNCIA Médica Mastologia caderno do programa Autores: Alfredo Carlos S. D. de Barros Felipe Eduardo Martins de Andrade Danubia A. Andrade

Leia mais

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia IX Encontro de Técnicos em Radioterapia

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia IX Encontro de Técnicos em Radioterapia XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia IX Encontro de Técnicos em Radioterapia TRANSIÇÕES IMPORTANTES NA RADIOTERAPIA, O QUE MUDOU PARA O PROFISSIONAL EM TÉCNICAS RADIOTERÁPICAS? COMO ELE

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 5 anos II - Número de vagas: 2 por ano até 2016, e 3 vagas por ano a partir de 2017 III - Objetivo Geral: A Residência em

Leia mais

ANEXO II QUADRO DE VAGAS

ANEXO II QUADRO DE VAGAS ANEXO II QUADRO DE VAGAS Ordem Função Especialidade Jornada semanal de trabalho Requisitos mínimos 01 Médico Auditor Especialização em Auditoria Médica, e registro Nº de Vagas Remuneração Base (R$) 02

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE RADIOTERAPIA PARA TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO

PROCEDIMENTOS DE RADIOTERAPIA PARA TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO PROCEDIMENTOS DE RADIOTERAPIA PARA TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO Gizele Cristina Ferreira 1, Jéssica Leite Fogaça 1,, Michel de Campos Vettorato 1, Marco Antônio Rodrigues Fernandes 2 1 Aluno de Pós-Graduação

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA A cardiologia

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 MÓDULO VI : LINFOMAS E LEUCEMIAS PRÓXIMOS O PROGRAMA CURSOS Coordenador Científico:

Leia mais

Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria. Dados da Instituição

Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria. Dados da Instituição Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria Instituição: Hospital São Marcos UF Instituição: SP Tipo de processo: Acreditação Programa: PSIQUIATRIA Duração do

Leia mais

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED O Grupo Hospital Casa conta com sete excelentes hospitais no Rio de Janeiro, onde você poderá fazer a sua Imersão Hospitalar: Hospital Casa Hospital do Câncer

Leia mais

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM ! LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ SERVIÇO DE UROLOGIA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM O Departamento de Ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 253, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER)

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) - Organizar e orientar a equipe de trabalho de camareiras, a fim de garantir a higienização correta e segura de todo o ambiente hospitalar. - Solicitar e monitorar a conclusão

Leia mais

Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar

Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar Rômulo Verdolin de Sousa, D.Sc. Especialista em Física Médica ABFM RT-281/1200 Supervisor de Radioproteção CNEN

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO:

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: ANEXO IV REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: 3222-05 Pré-requisitos Formação completa em ensino médio. Formação completa

Leia mais

Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem

Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem Agenda Representatividade do Câncer no Brasil Prova diagnóstica para os colaboradores AC Camargo Cancer Center Trilha de Carreira Enfermagem A representatividade

Leia mais

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED?

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED? Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED? A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas Unidade de São Paulo, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, passou a integrar o Contrato

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA Código: ENF- 218 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 18, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 18, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 18, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Gastroenterologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições que

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ENFERMAGEM. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ENFERMAGEM. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ENFERMAGEM Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA Código: ENF- 218 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

Residência Médica, especialidade em Neurocirurgia

Residência Médica, especialidade em Neurocirurgia Residência Médica, especialidade em Neurocirurgia Campus de Cascavel Centro de Ciências Médicas e Farmaceuticas Coordenador: Inscrição: Investimento: Carga horária do curso: Ínicio: 01/03/2016 14400 hrs

Leia mais

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER)

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) - Organizar e orientar a equipe de trabalho de camareiras, a fim de garantir a higienização correta e segura de todo o ambiente hospitalar. - Solicitar e monitorar a conclusão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: ambiente e

Leia mais

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem 1/9 (DE ACORDO COM: REQUISITOS MÍNIMOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA RECOMENDADOS PELA CNRM) 1 Especialidade

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica na Área de Atuação em Neurorradiologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA NOME COMPLETO DA INSTITUIÇÃO COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGARD SANTOS / COM-HUPES / UFBA Endereço Completo RUA AGUSTO VIANA, S/Nº - CANELA CEP Município

Leia mais

ANEXO I Atribuições dos cargos:

ANEXO I Atribuições dos cargos: Clínico Geral Assistente ANEXO I Atribuições dos cargos: Descrição sintética: compreende os cargos que se destinam a planejar, executar e aplicar conhecimentos no campo da Clínica Geral (Medicina Interna)

Leia mais