Metodologia da Pesquisa Científica
|
|
|
- Terezinha Estrela Eger
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Metodologia da Pesquisa Científica Fundamentos éticos e legais da pesquisa e sua aplicação na prática de Enfermagem Dra. Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues Dr. Jack Roberto Silva Fhon Mestranda Viviane Romeiro 2017
2 Vídeo Cerca de 50% do conhecimento científico do país sai do estado de São Paulo edicao/v/cerca-de-50-do-conhecimento-cientifico-do-pais-sai-do-estado-desao-paulo/ /
3 O QUE É ÉTICA? O termo deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). É um conjunto de valores e princípios morais que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
4 A principal função dos comitês de ética é proteger os participantes em pesquisas com seres humanos. Regulamentos Internacionais e Nacionais exigem a aprovação de pesquisa com seres humanos, por um comitê de ética independente e qualificado, ANTES de seu início.
5 ÉTICA EM PESQUISA Embora caiba aos pesquisadores decidir sobre a necessidade de experimentar novas técnicas no campo da Saúde... Cabe a sociedade estabelecer os parâmetros de acordo com os quais os experimentos poderão ser realizados.
6 Código de Nuremberg Tribunal Internacional de Nuremberg Julgamento de criminosos de guerra perante os Tribunais Militares de Nuremberg. Control Council Law 1949;10(2): O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial; 2.O experimento deve ser tal que produza resultados vantajosos para a sociedade; 3. O experimento deve ser baseado em resultados de experimentação em animais e no conhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo; 4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo sofrimento físico ou mental desnecessários e danos; 5. Não deve ser conduzido qualquer experimento quando existirem razões para acreditar que pode ocorrer morte ou invalidez permanente;
7 6. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância humanitária do problema que o experimento se propõe a resolver; 7. Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade de dano, invalidez ou morte, mesmo que remota; 8. O experimento deve ser conduzido apenas por pessoas cientificamente qualificadas; 9. O participante do experimento deve ter a liberdade de se retirar no decorrer do experimento; 10. O pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos experimentais em qualquer estágio, se ele tiver motivos razoáveis.
8 Declaração de Helsinque A Declaração de Helsinque é um conjunto de princípios éticos que regem a pesquisa com seres humanos e foi redigida pela Associação Médica Mundial em Revisada sete vezes, sendo sua última revisão em outubro de A Declaração é um importante documento na história da ética em pesquisa, e surge como o primeiro esforço significativo da comunidade médica para regulamentar a investigação em si. É considerada como sendo o primeiro padrão internacional de pesquisa biomédica e constitui a base da maioria dos documentos subsequentes.
9 Declaração de Helsinque A. Introdução 5 - Em pesquisa clínica com seres humanos, considerações relacionadas com o bem estar dos seres humanos devem prevalecer aos interesses da ciência e da sociedade. B. Princípios básicos para toda pesquisa científica 13 - O desenho e a realização de cada procedimento experimental envolvendo seres humanos devem ser claramente discutidos no protocolo experimental. Esse protocolo deve ser submetido à análise, com comentários, orientações e, quando apropriado, à aprovação de um comitê de ética médica especialmente indicado, que deve ser independente do pesquisador e do patrocinador de estudo ou qualquer outro tipo de influência indevida. Esse comitê de ética independente deve estar de acordo com as regulações e leis do país no qual a pesquisa clínica será conduzida
10 Princípios na abordagem de dilemas e problemas bioéticos a serem considerados: Beneficência: Não-Maleficência: Autonomia Justiça É a obrigação de maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos às pessoas Dever de não ocasionar danos ou malefícios às pessoas e impedir que sejam colocadas sob riscos Respeito à pessoa, à sua vontade, aos seus valores morais e crenças ou, ainda, a de seu representante legal A quem estão direcionados os benefícios da pesquisa e os riscos que ela possa acarretar TOM BEAUCHAMP, T.; CHIDRESS, J., 1978
11 SISTEMA CEP CONEP Criado Conselho Nacional de Saúde (CNS) RESOLUÇÃO Nº 196 DE 10 DE OUTUBRO DE Composição: Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) instância nacional, vinculada ao CNS. Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) instância local.
12 CONEP Instância nacional, colegiada, de composição multidisciplinar e com representantes da comunidade; de natureza consultiva, deliberativa, normativa e educativa. ATRIBUIÇÕES Elaborar a regulamentação e normas específicas no campo da ética em pesquisa envolvendo seres humanos; Referência e coordenação dos CEP; Organizar sistema de acompanhamento e avaliação das atividades dos CEP;
13 continuação... Estimular a criação de Comitês de Ética em Pesquisa; Proceder ao registro dos CEP; Apreciar, aprovar e acompanhar os projetos de pesquisa de áreas temáticas especiais; Rever responsabilidades, proibir ou interromper pesquisas; Constituir sistema de informações e acompanhamento com base nos dados fornecidos pelos CEP; Atuar como instância final de recursos.
14 CEP Instância local, independente, colegiada, composição multidisciplinar e com representantes da comunidade, atuando em conjunto com a CONEP; de natureza consultiva, deliberativa e educativa. DUPLA VINCULAÇÃO Ministério da Saúde (MS)/CONEP: acreditação, encaminhamento de projetos e informações relativa à avaliação ética dos projetos desenvolvidos pela instituição. Institucional: infraestrutura, funcionamento, indicação de membros e composição do comitê.
15 Atribuições do CEP Atuar como mediador entre pesquisadores e sujeitos de pesquisa, assumindo posição em nome da sociedade; Constituir-se como forma organizada de controle social sobre as práticas da ciência; Contribuir para a formulação e consolidação de políticas de proteção aos participantes de pesquisa; Contribuir para a formação e educação de pesquisadores e da equipe institucional; Atuar com independência, evitando sofrer pressão por parte de superiores hierárquicos e de pesquisadores;
16 continuação... Elaborar normas e procedimentos de funcionamento, incluindo Regimento Interno; Analisar e emitir parecer consubstanciado sobre projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, identificando possíveis conflitos de interesses; Acompanhar o desenvolvimento dos projetos; Receber denúncias de irregularidades; Desempenhar papel educativo e consultivo.
17 Como escrever o TCLE Perguntas mais frequentes: Quem assina o TCLE? Como deve ser a linguagem do TCLE? O que é termo de assentimento? Como fazer pesquisas usando os prontuários? Precisa de autorização? O que é termo de dispensa? Quando usar? Revisão integrativa precisa de TCLE ou algum outro termo? O que é Biobanco e Biorrepositório? Como deve ser feito o TCLE para projetos maiores (Guarda- Chuva)?
18 Check-list para apreciação dos projetos de pesquisa CEP EERP USP Oficio de encaminhamento, assinado pelo orientador e também pelo aluno, quando a pesquisa for realizada por pós-graduando. Projeto de pesquisa, conforme diretrizes constantes no site da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Cronograma de atividades da pesquisa (Consultar diretrizes constantes na Carta Circular nº 061/2012/CONEP/CNS/GB/MS documento disponível no site da EERP).
19 continuação... Orçamento detalhado custos da pesquisa e financiamento (próprio ou agência de fomento). Autorização dos locais de coleta: Departamento de Ginecologia e Obstetrícia; Unidade de Emergência; Centro de Realibilitação (CER); MATER; COMISSÃO DE PESQUISA
20 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), Termo de Assentimento ou ofício de solicitação de dispensa do TCLE. continuação... Os projetos que envolvam alunos de graduação da Escola como sujeitos da pesquisa deverão obter, inicialmente, a autorização da Comissão de Graduação da EERP (orientações no site da EERP). Análise de Prontuário para os casos em que o projeto envolver análise de prontuários, é necessário o preenchimento do formulário solicitado pelo SAME (Serviço de Arquivo Médico), disponível no site: pesquisa Comitê de Ética Arquivos para Download.
21 O projeto submetido pela Plataforma Brasil será recebido pela secretaria do CEP que fará a checagem documental. Após recebimento o projeto será encaminhado através da Plataforma Brasil para os relatores do CEP devidamente cadastrados. O pesquisador terá acesso ao Parecer consubstanciado na própria Plataforma Brasil (arquivo em PDF) após análise.
22 O CEP emite ofício de aprovação assinado pelo Coordenador. O pesquisador responsável deverá encaminhar para o CEP do HCFMRP USP (Co-participante) o ofício de aprovação do CEP emissão da Declaração da Instituição Co-participante. Nos casos de estudos em Área Temática Especial a pesquisa PODERÁ SER INICIADA somente após aprovação da CONEP.
23 Maiores informações: Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa
24 Links importantes: 1. Site Anvisa Estudo Clínico: s/assunto+de+interesse/pesquisa+clinica/consideracoes+e+definicoes+para+p esquisa+clinica 2. Boas Práticas Clínicas Documento das Américas: 35/boaspraticas_americas.pdf?MOD=AJPERES 3. Site CONEP: 4. Resolução CNS 466/12: 5. Comissão de Pesquisa da EERP/USP.
A submissão do Projeto de Pesquisa ao CEP: documentos e procedimentos necessários. Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara
A submissão do Projeto de Pesquisa ao CEP: documentos e procedimentos necessários Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Resolução 196/96 - Colegiados interdisciplinares e independentes,
ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL
ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS - UEL Coordenador: Prof. Dr. Osvaldo Coelho Pereira Neto Vice-coordenadora:
Ética em Ensaios Clínicos
Ética em Ensaios Clínicos Alexander R. Precioso Diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância Instituto Butantan Pesquisador Instituto da Criança HC / FMUSP Introdução A história das pesquisas
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACISA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES
CEP COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS
Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual Módulo Junho TIRA DÚVIDAS CEP COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS Profa. Dra. Denise Nicodemo CEP... ética
SEMINÁRIO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FSA 16 de maio de Ética na Pesquisa. Marcia Zorello Laporta FSA
SEMINÁRIO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FSA 16 de maio de 2009 Ética na Pesquisa Marcia Zorello Laporta FSA [email protected] Pesquisa e ética Conselho Nacional da Saúde: Resolução n.196/96 Princípios
ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA
ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Claude Bernard O princípio da moralidade médica e cirúrgica consiste em nunca executar no homem uma experiência que possa produzir-lhe malefício,
Autorizações das instituições coparticipantes (documento preliminar de anuência destas instituições;
Todo projeto que envolve direta ou indiretamente seres humanos, deve ser submetido para a aprecisão por um Comitê de Ética em Pesquisa. No Brasil, o órgão responsável por implementar as normas e diretrizes
CEP/UNIRG - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UnirG CEP/UNIRG embasado em arquivos e manuais disponíveis online e na resolução 466/2012, preparou a disponibilização de uma lista de checagem aos
Comitê de Ética em Pesquisa:
Comitê de Ética em Pesquisa: apresentação e princípios básicos Luis Carlos Paschoarelli Eliézer Pinheiro dos Santos Comitê de Ética em Pesquisa CEP/FAAC Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Universidade
Diretrizes para biorrepositórios e biobancos de material biológico humano para fins de pesquisa
Diretrizes para biorrepositórios e biobancos de material biológico humano para fins de pesquisa Gustavo Stefanoff Banco Nacional de Tumores (BNT) - Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS) Comitê de Ética
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS- CEP/FAGOC DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC
DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC Qual o tipo de projeto de pesquisa deve ser encaminhado ao Comitê de Ética? Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer
REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP FADISMA
REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP FADISMA Titulo I Da Finalidade Art. 1º - O Comitê de Ética em Pesquisa da FADISMA (CEP), previsto no Código de Ética da Instituição, é uma instância
UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Rua Voluntários da Pátria, 1307 Centro Araraquara - SP CEP Telefone: (16) 3301.
O que é o CEP? A sigla significa Comitê de Ética em Pesquisa, órgão que tem por objetivo avaliar aspectos éticos de projetos de pesquisas que envolvam seres humanos. Por que é obrigatório submeter um Projeto
Comitê de Ética em Pesquisa Faculdade de Ciências
Comitê de Ética em Pesquisa Faculdade de Ciências Parâmetros legais, princípios bioéticos e operacionalidade Comitê de Ética em Pesquisa Faculdade de Ciências Coordenador: Prof. Dr. Alessandro Moura Zagatto
ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA
ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://plataformabrasil.saude.gov.br
Princípios Éticos para Pesquisa Clínica Envolvendo Seres Humanos
Princípios Éticos para Pesquisa Clínica Envolvendo Seres Humanos Adotado da 18ª Assembléia Médica Mundial Helsinki, Finlândia, Junho 1964 e emendas da 29ª Assembléia Médica Mundial, Tókio, Japão, Outubro
RESOLUÇÃO Nº DE DE DE Dispõe sobre os critérios para a acreditação dos Comitês de Ética em Pesquisa.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA MINUTA DE RESOLUÇÃO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA QUE COMPÕEM O SISTEMA CEP/CONEP RESOLUÇÃO Nº DE DE DE 2015
CEP - Comitê de Ética em Pesquisa ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
CEP - Comitê de Ética em Pesquisa ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Belo Horizonte 2016 O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Metodista Izabela Hendrix é independente, com munus público,
Hospital de Clínicas de Porto Alegre Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa
Hospital de Clínicas de Porto Alegre Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º - O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CEP/HCPA) criado
DÚVIDAS FREQUENTES. 2. Quais projetos de pesquisa devem ser submetidos para análise no CEP?
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP FAT Faculdade Anísio Teixeira FAT Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, nº313, Ponto Central Feira de Santana, Bahia E mail: [email protected] Fone: (75) 3616 9464
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ-UNIVALI / SANTA CATARINA
PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: A formação do profissional de educação física e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família Pesquisador: José Roberto Bresolin Área
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio MORAL E ÉTICA Etimologia Ética é originada
PRINCÍPIOS PIOS E DIRETRIZES DAS
PRINCÍPIOS PIOS E DIRETRIZES DAS BOAS PRÁTICAS CLÍNICAS Dra. Márcia M Pahl Roche ÉTICA E PESQUISA CLÍNICA Ética Bioética Grandes Avanços Tecnológicos Dilemas Éticos PRINCÍPIOS ÉTICOS 1. Autonomia 2. Beneficência
ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA
ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://www.saude.gov.br/plataformabrasil
Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP/IESP/FATECPB Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil Prezado (a) Pesquisador (a), Para que este CEP possa avaliar
NÃO É NECESSÁRIO TRAZER DOCUMENTAÇÃO AO CEP/FEPECS.
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ROTEIRO PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS CEP/Fepecs -
Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil?
Plataforma Brasil 1 1. O que é a? 2. Quando foi criada? 3. Onde acessá-la? 4. Quem deve se cadastrar? 5. Como se cadastrar? 6. Quais estudos devem ser cadastrados? 7. Como cadastrar o estudo? 8. Como será
ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL
ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê
GUIA SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE GUIA SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA Melca Silva Rabelo Pós-doutoranda do Programa de Doutorado em Desenvolvimento
Boas Práticas em Pesquisa Clínica. Good Clinical Practices GCPs. Dra. ELIANA G. LORDELO
Boas Práticas em Pesquisa Clínica Good Clinical Practices GCPs Dra. ELIANA G. LORDELO ICH International Conference on Harmonisation (Conferência Internacional da Harmonização) Documento acordado entre
CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Porto Alegre Versão 01 - Dezembro de 2013 1 Comitê Gestor: Prof. Jorge Luis Nicolas Audy Pró-Reitor de Pesquisa,
Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP. Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg.
Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg. Tecidual -UNIFESP Para cadastramento do pesquisador são necessários os seguintes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento
CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
D.IBB/MDC/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 14, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2013 Dispõe sobre o Regulamento do Biorrepositório de Material Biológico do Instituto de Biociências, Campus de Botucatu. A Diretora do Instituto
APRESENTAÇÃO. COMPOSIÇÃO CEP / Senac. Presidente Profa. Mônica Bueno Leme
APRESENTAÇÃO Este Manual Prático foi elaborado para você pesquisador, com o intuito de apresentar os objetivos e a forma de funcionamento dos Comitês de Ética em Pesquisa, e, em especial o Comitê de Ética
É qualquer tipo de estudo que avalie os efeitos clínicos, farmacológicos ou efeitos colaterais de medicamentos em seres humanos.
REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE PESQUISA, ENSINO E CULTURA 1. FINALIDADE Contribuir para a Comunidade Cientifica Mundial, na coordenação de Estudos Clínicos que visam o desenvolvimento de novos tratamentos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: VIVÊNCIA DAS MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER DE COLO DE Pesquisador: Área Temática: Versão: 2 CAAE: 55716416.4.0000.0118
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT
PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: PERFIL PROFISSIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA - MT Pesquisador: Área Temática: Versão:
Do projeto de pesquisa Tema Objeto da pesquisa Relevância social Objetivos Local de realização da pesquisa População a ser estudada
acompanhantes, quando necessário, tais como transporte e alimentação e compensação material nos casos ressalvados no item II.10 da Resolução do CNS 466/12; f) Cronograma que descreva a duração total e
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na
REGIMENTO DA COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
REGIMENTO DA COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS I DA DEFINIÇÃO: Artigo 1º- a Comissão de Ética no Uso de Animais da Faculdade
PROCEDIMENTO PARA CONSTITUIR UM BIOREPOSITÓRIO:
PROCEDIMENTO PARA CONSTITUIR UM BIOREPOSITÓRIO: Considera-se Biorrepositório a coleção de material biológico humano, coletado e armazenado ao longo da execução de um projeto de pesquisa específico, conforme
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS (CEP)
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS (CEP) I APRESENTAÇÃO Art. 1º. Este Regimento Interno é um órgão colegiado multidisciplinar construído nos termos de que dispõem as Resoluções 466/2012 e 441/2011
DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH
DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH O processo de submissão de projetos ao CEP/IH se dá diretamente entre o pesquisador e a secretaria do Comitê pelo e-mail [email protected]. O protocolo
MANUAL DO PARTICIPANTE DE PESQUISA CLÍNICA
Educação ao Paciente e Família MANUAL DO PARTICIPANTE DE PESQUISA CLÍNICA OBJETIVO Este manual tem como objetivo oferecer ao participante de pesquisas clínicas informações sobre os estudos desenvolvidos,
Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri (CEP/URCA)
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR SECITECE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Regimento Interno
Regulamento para Submissão de Projetos ao Sistema Gerenciador de Projetos de Pesquisa (SGPP)
Regulamento para Submissão de Projetos ao Sistema Gerenciador de Projetos de Pesquisa (SGPP) Este regulamento elaborado pela equipe de profissionais do IIEP passa a vigorar a partir de 1. DO OBJETO Este
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI - UFES - 2016 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um
Duvidas frequentes. 1. O que é a Plataforma Brasil?
Duvidas frequentes 1. O que é a Plataforma Brasil? A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº001/PROPeq/2017 Regulamenta as normas para registro e acompanhamento de projetos na Pró- Reitoria
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO. Res. CNS 466/12.IV DO PROCESSO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Res. CNS 466/12.IV DO PROCESSO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe com consentimento
