3 a 5. 6 a a 14. Faixa Etária Prevista. Etapa de Ensino. Duração. Educação Infantil. anos. Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 5 anos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 a 5. 6 a 10. 11 a 14. Faixa Etária Prevista. Etapa de Ensino. Duração. Educação Infantil. anos. Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 5 anos."

Transcrição

1 Etapa de Ensino Faixa Etária Prevista Duração Educação Infantil 3 a 5 anos Ensino Fundamental: Anos Iniciais 6 a 10 anos 5 anos Ensino Fundamental: Anos Finais 11 a 14 anos 4 anos

2 EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO INFANTIL NO PENTÁGONO KIDS: PARCERIA COM AS FAMÍLIAS O QUE A CRIANÇA APRENDE NO PENTÁGONO KIDS: Coordenação motora Letramento Conteúdos EDUCAÇÃO INFANTIL A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Etapa de Ensino Faixa Etária Prevista Duração Educação Infantil 3 a 5 anos As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam

3 desvendar. Neste sentido, na Educação Infantil do Pentágono Kids, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. EDUCAÇÃO INFANTIL NO PENTÁGONO KIDS: No Projeto do Pentágono Kids foram estabelecidos cinco princípios fundamentais que contribuem para o exercício da cidadania. Na escolha destes princípios foram consideradas as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças até os seis anos: 1. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.; 2. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; 3. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; 4. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; 5. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade. PARCERIA COM AS FAMÍLIAS As características da faixa etária das crianças atendidas, bem como as necessidades atuais de construção de uma sociedade mais democrática e pluralista apontam para a importância de uma atenção especial com a relação entre as instituições e as famílias. O Estatuto da Criança e do Adolescente reafirma, em seus termos, que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. Desta forma, acreditamos que um trabalho conjunto entre nós e a família propiciará o desenvolvimento de um ser completo. Para o Pentágono Kids não há separação entre o estudante na escola e a criança em casa.

4 A troca de informações entre o Pentágono Kids e a família ocorre diariamente, por meio da agenda do estudante, ou então por contato telefônico, sempre que necessário. Promovemos também reuniões bimestrais com o objetivo de discutir e orientar a família sobre o desenvolvimento de cada criança. Temos também ao longo do ano, atividades de interação e integração para o fortalecimento dos laços e ampliação da parceria. O QUE A CRIANÇA APRENDE NO PENTÁGONO KIDS: Uma criança bem estruturada consegue enfrentar as adversidades da vida de uma forma muito melhor. A criança nesta fase escolar aprende a se situar no espaço da escola e da sala de aula e desenvolve a coordenação motora, a linguagem e a sociabilidade, além de entrar em contato com conceitos de leitura, escrita, ciências, matemática e artes, dentre outros conteúdos. Coordenação motora Durante a educação infantil, o estudante desenvolve as coordenações motoras grossa e fina. Com a primeira, é possível localizar as diferentes partes do corpo, bem como situá-lo no espaço. A criança aprende a controlar, por exemplo, a velocidade do andar e conceitos como "em cima/embaixo", "esquerda/direita" e "frente/trás". A coordenação fina é desenvolvida quando a criança começa a trabalhar com materiais pequenos, tais como massinha e giz grosso. O estudante faz o "movimento de pinça" com as mãos e, com isso, chega ao uso do lápis. A organização do espaço e do tempo também contribui para esse aprendizado do controle do corpo. Letramento O estudante do ensino infantil aprende conceitos de letramento, tomando contato com o universo da escrita e aprende, por exemplo, como são as letras e que a leitura se dá da esquerda para a direita e de cima para baixo. Ele pode até sair desta etapa lendo e escrevendo. Destaca-se que a alfabetização deve ocorrer no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental.

5 Conteúdos Conteúdos de ciências, matemática e artes, dentre outros, são trabalhados com crianças no Pentágono Kids. Eles são adaptados para idade da criança e desenvolvidos de forma lúdica. Pela forma como a criança brincadeira, o professor consegue analisar como o estudante percebe o mundo e os adultos que estão ao seu redor.

6 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Etapa de Ensino Faixa Etária Prevista Duração Ensino Fundamental: Anos Iniciais 6 a 10 anos 5 anos O Pentágono entende que a chegada da criança no primeiro ano do Ensino Fundamental causa inúmeras ansiedades para os pais e principalmente para a criança. Vontade de aprender, descobrir, conhecer, acompanhadas de algumas inseguranças, questionamentos e incertezas. Nesta fase rica da infância, a criança se caracteriza pelo alto grau de imaginação, curiosidade e pelo desejo de aprender e utiliza como recurso natural suas brincadeiras na construção de sua autonomia e identidade. Aqui no Pentágono Kids, nesta fase inicial, ela já pode simbolizar e compreender o mundo, estruturar seus pensamentos e fazer uso das múltiplas linguagens. Paulatinamente a criança terá acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura - imprescindíveis para a vida em sociedade. No Pentágono Kid, especialmente em relação aos primeiros anos do Ensino Fundamental (Ciclo I), os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem a base fundamental da formação educacional da criança.

7 AÇÕES PEDAGÓGICAS: O Pentágono Kids estabeleceu os seguintes princípios norteadores para ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática, da preservação dos recursos ambientais; Estéticos: da valorização da sensibilidade juntamente com a racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira, da construção de identidades plurais e solidárias.

8 AÇÕES POLÍTICAS NO COTIDIANO DO PENTÁGONO Para os gregos, aquele que se ocupava dos interesses da polis, ou seja, do coletivo era chamado de Político. Já, aquele que se ocupava do próprio interesse era chamado de Idiota. No Pentágono, cada classe tem a oportunidade de viver este processo político por meio da escolha democrática do representante de classe e desta forma, exercitar apenas um dos diversos sistemas de representação política. A escolha do representante de classe deve precisa ser vista como uma experiência democrática positiva e, ao mesmo tempo, complexa para a criança. Assim como qualquer pessoa que representa um grupo, o representante de classe deve ser capaz de equacionar diferentes qualidades que não se encerram em suas características pessoais. O colega que mais fala, ou aquele que tira as maiores notas, ou mesmo aquele que é mais calado, não será necessariamente o melhor representante. O representante precisa ser visto como alguém que discutirá as questões coletivas e não as suas questões particulares. Deverá ouvir as demandas da classe e levá-las às reuniões periódicas com a Direção do Pentágono para posteriormente prestar conta ao grupo que o escolheu. Ou seja, deve ser alguém que participe ativamente das questões que envolvem o Pentágono e a classe.

9 ARQUITETURA CURRICULAR: O Ensino Fundamental no Pentágono Kids está organizado em nove anos com o acesso de alunos a partir dos seis anos de idade, divididos em duas fases, conforme abaixo: Anos Iniciais Anos Finais 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: Ao final do Ensino Fundamental, o estudante será capaz de: Desenvolver a capacidade de aprender para dominar leitura, escrita e cálculo; Compreender o ambiente natural, social, político, das artes, das tecnologias e dos valores que fundamentam uma sociedade. Adquirir instrumentos e conhecimentos para se obter uma visão crítica de mundo; Fortalecer vínculos com a família e com a comunidade, vislumbrando a solidariedade e a tolerância. PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Para o Colégio Pentágono a partir do sexto ano de vida a criança apresenta características que a distingue das de outras faixas etárias, sobretudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo de aprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar. É justamente nesta etapa que ela apresenta grandes possibilidades de simbolizar e compreender o mundo, estruturando seu pensamento e fazendo uso de múltiplas linguagens. Esse desenvolvimento possibilita à criança participar de jogos que envolvam regras e se apropriar de conhecimentos, valores e práticas sociais construídos na cultura. Nessa fase, vive um momento crucial de sua vida no que se refere à construção de sua autonomia e de sua identidade. Há também o estabelecimento de laços sócio-afetivos e a construção de seus conhecimentos na interação com outras crianças da mesma faixa etária, bem como com adultos com os quais se relacionam.

10 Para a criança que ingressa no primeiro ano do Ensino Fundamental, o Pentágono Kids divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 6 horas 240 horas Meio Ambiente 1 hora 40 horas Ciências 1 hora 40 horas Matemática 5 horas 200 horas Educação Física 1 hora 40 horas Artes e Música 1 hora 40 horas Base Nacional Comum: Total 15 horas 600 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 1 hora 40 horas Complementos de Matemática 1 hora 40 horas Complementos de Ciências e Informática 1 hora 40 horas Atividade Lúdica/ Jogos Dirigidos 1 hora 40 horas Recreação 1 hora 40 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois

11 blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado 840 horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 1º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 15 horas 600 horas Parte Diversificada 6 horas 240 horas Total da Carga Horária 21 horas 840 horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar. Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

12 SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No segundo ano do Ensino Fundamental, o Pentágono Kids divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 5 horas 200 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Ciências 2 horas 80 horas Matemática 5 horas 200 horas Educação Física 1 hora 40 horas Artes e Música 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois

13 blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 2º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 19 horas 760 horas Parte Diversificada 6 horas 240 horas Total da Carga Horária 21 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar. Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

14 TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No terceiro ano do Ensino Fundamental, o Pentágono Kids divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 5 horas 200 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Ciências 2 horas 80 horas Matemática 5 horas 200 horas Educação Física 1 hora 40 horas Artes e Música 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois

15 blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 3º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 19 horas 760 horas Parte Diversificada 6 horas 240 horas Total da Carga Horária 21 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar. Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

16 QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No quarto ano do Ensino Fundamental, o Pentágono Kids divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 5 horas 200 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Ciências 2 horas 80 horas Matemática 5 horas 200 horas Educação Física 1 hora 40 horas Artes e Música 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois

17 blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 4º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 19 horas 760 horas Parte Diversificada 6 horas 240 horas Total da Carga Horária 21 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar. Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

18 QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No quinto ano do Ensino Fundamental, o Pentágono Kids divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 5 horas 200 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Ciências 2 horas 80 horas Matemática 5 horas 200 horas Educação Física 1 hora 40 horas Artes e Música 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois

19 blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 5º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 19 horas 760 horas Parte Diversificada 6 horas 240 horas Total da Carga Horária 21 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar. Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

20 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Etapa de Ensino Faixa Etária Prevista Duração Ensino Fundamental: Anos Finais 11 a 14 anos 4 anos Os anos finais do Ensino Fundamental correspondem do 6º. ao 9º. ano, onde os objetivos educacionais estão pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamentam a sociedade. Também importante é o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; Ao final do Ensino Fundamental, o estudante do Pentágono será capaz de: Desenvolver a capacidade de aprender para dominar leitura, escrita e cálculo; Compreender o ambiente natural, social, político, das artes, das tecnologias e dos valores que fundamentam uma sociedade. Adquirir instrumentos e conhecimentos para se obter uma visão crítica de mundo; Fortalecer vínculos com a família e com a comunidade, vislumbrando a solidariedade e a tolerância. ARQUITETURA CURRICULAR: O Ensino Fundamental, ciclo II, inclui do 6º ao 9º ano, com turmas no período da manhã e tarde. Através do Sistema Didático Etapa, trabalhamos com apostilas mensais que contemplam as disciplinas de

21 SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No sexto ano do Ensino Fundamental, o Pentágono divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 4 horas 160 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Química 2 horas 80 horas Física 1 hora 40 horas Biologia 1 hora 40 horas Matemática 4 horas 160 horas Educação Física 2 horas 80 horas Artes 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 20 horas 800 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Técnicas de Redação 2 horas 80 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Complementos de Matemática 2 horas 80 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 10 horas 400 horas

22 Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, o estudante terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 6º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 20 horas 800 horas Parte Diversificada 10 horas 400 horas Total da Carga Horária 30 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar.

23 Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

24 SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No sétimo ano do Ensino Fundamental, o Pentágono divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 4 horas 160 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Química 2 horas 80 horas Física 1 hora 40 horas Biologia 1 hora 40 horas Matemática 4 horas 160 horas Educação Física 2 horas 80 horas Artes 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 20 horas 800 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Técnicas de Redação 2 horas 80 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Complementos de Matemática 2 horas 80 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 10 horas 400 horas

25 Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, o estudante terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 7º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 20 horas 800 horas Parte Diversificada 10 horas 400 horas Total da Carga Horária 30 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar.

26 Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

27 OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No oitavo ano do Ensino Fundamental, o Pentágono divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 4 horas 160 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Química 2 horas 80 horas Física 1 hora 40 horas Biologia 1 hora 40 horas Matemática 4 horas 160 horas Educação Física 2 horas 80 horas Artes 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 20 horas 800 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Técnicas de Redação 2 horas 80 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Complementos de Matemática 2 horas 80 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 10 horas 400 horas

28 Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, o estudante terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 8º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 20 horas 800 horas Parte Diversificada 10 horas 400 horas Total da Carga Horária 30 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar.

29 Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

30 NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No nono e último ano do Ensino Fundamental, o Pentágono divide o currículo em duas partes: Parte I Base Nacional Comum Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais. s Anuais Língua Portuguesa 4 horas 160 horas História 2 horas 80 horas Geografia 2 horas 80 horas Química 2 horas 80 horas Física 1 hora 40 horas Biologia 1 hora 40 horas Matemática 4 horas 160 horas Educação Física 2 horas 80 horas Artes 2 horas 80 horas Base Nacional Comum: Total 20 horas 800 horas Parte II Parte Diversificada Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal. s Anuais Inglês 2 horas 80 horas Espanhol 1 hora 40 horas Técnicas de Redação 2 horas 80 horas Ética e Cidadania 1 hora 40 horas Complementos de Matemática 2 horas 80 horas Avaliação Continuada 2 horas 80 horas Parte Diversificada: Total 10 horas 400 horas

31 Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes. Portanto, durante o ano letivo, o estudante terá totalizado horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo: 9º. Ano Ensino Fundamental s Anuais Base Nacional Comum 20 horas 800 horas Parte Diversificada 10 horas 400 horas Total da Carga Horária 30 horas horas Plantão de Dúvidas No contra período, os estudantes podem tirar suas dúvidas quanto aos conteúdos com monitores das disciplinas de Português, Técnica de Redação, Inglês, Matemática, Física e Biologia. Orientação Educacional: Os estudantes tem a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos. Acompanhamento Psicopedagógico: A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar.

32 Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

Objetivos gerais e conteúdos da educação infantil

Objetivos gerais e conteúdos da educação infantil Objetivos gerais e conteúdos da educação infantil Profa. Cláudia Yazlle 29 e 30/março/2011 Objetivos da aula de hoje Refletir sobre a identidade da educação infantil Conhecer os objetivos gerais da educação

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica.

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. ENSINO FUNDAMENTAL De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. Art. 32 "o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

********** É uma instituição destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e faz parte da Educação Infantil. Integra as funções de cuidar e

********** É uma instituição destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e faz parte da Educação Infantil. Integra as funções de cuidar e 1 CONCEPÇÃO DE CRECHE (0 A 3 ANOS): A Constituição Federal de 1988 assegura o reconhecimento do direito da criança a creche, garantindo a permanente atuação no campo educacional, deixando de ser meramente

Leia mais

Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente

Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente A Prova Docente: Breve Histórico Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente Instituída pela Portaria Normativa nº 3, de

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL ANTECEDENTES Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 AULA 05 Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS CONCURSO PMSP FUND II 2011 (em parceria com a APROFEM e o Jornal dos Concursos)

Leia mais

Centro Educacional Pró-Hope

Centro Educacional Pró-Hope Centro Educacional Pró-Hope A escola da Casa Hope As pessoas que são atendidas pela Instituição sofrem com a carência financeira, a doença e o afastamento da rede familiar e social de apoio. Tudo isso

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NATAL/RN

C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NATAL/RN C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NATAL/RN RESOLUÇÃO Nº 06/2009 - CME Estabelece a Matriz Curricular para o Ensino Fundamental nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Natal/RN. O CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Quem é quem. Eloiza Helena Coordenadora Pedagógica Segmento I. Andréa Cristiani Orientadora Educacional e psicopedagoga Segmento I

Quem é quem. Eloiza Helena Coordenadora Pedagógica Segmento I. Andréa Cristiani Orientadora Educacional e psicopedagoga Segmento I SEGMENTO I Quem é quem. Eloiza Helena Coordenadora Pedagógica Segmento I Andréa Cristiani Orientadora Educacional e psicopedagoga Segmento I ORGANIZAÇÃO DOS SEGMENTOS O Colégio São Geraldo é organizado

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA REDAÇÃO CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS/RJ PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

PADRÃO DE RESPOSTA REDAÇÃO CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS/RJ PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 3. O tema: Capacitação e formação continuada como ingredientes indispensáveis ao sucesso do profissional da educação. A exposição e a defesa das ideias do autor do texto

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Escola Alfredo J. Monteverde - Natal e Macaíba-RN Centro de Educação Científica - Serrinha-BA

PROJETO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Escola Alfredo J. Monteverde - Natal e Macaíba-RN Centro de Educação Científica - Serrinha-BA PROJETO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Escola Alfredo J. Monteverde - Natal e Macaíba-RN Centro de Educação Científica - Serrinha-BA FOCO DO PROJETO O projeto de educação científica visa promover a inclusão social,

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR. 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?.........

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR. 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?......... ESCOLA: PROFESOR (A): TURNO: ( )M ( )V TURMA: ( )SERIADA ( )MULTISERIADA QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR TECNOLOGIA 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA 1 RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/015/2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia/Primeira Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O

Leia mais

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA.

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA. PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA. OLIVEIRA 1, Jordânia Amorim da Silva. SOUSA 2, Nádia Jane de. TARGINO 3, Fábio. RESUMO Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto

Leia mais

Apresentação do Professor. Educação Infantil: Procedimentos. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Contextualização.

Apresentação do Professor. Educação Infantil: Procedimentos. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Contextualização. Educação Infantil: Procedimentos Teleaula 1 Prof. Me. Mônica Caetano da Silva tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Pedagogia Apresentação do Professor Pedagogia (PUCPr) Especialização em Psicopedagogia

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Curso: Pedagogia. Pedagogia: ciência e arte de educar. Educar: ciência e arte de ensinar

Curso: Pedagogia. Pedagogia: ciência e arte de educar. Educar: ciência e arte de ensinar Curso: Pedagogia Pedagogia: ciência e arte de educar Educar: ciência e arte de ensinar Objetivos do Curso Formar o educador e o gestor para mediar processos de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea.

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Thais Tolentino 1 Valdeniza Maria Lopes da Barra 2 RESUMO: Este trabalho pretende mostrar os apontamentos

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 1 JUSTIFICATIVA 1. SUPEN/SEDUC.PI mediação tecnológica do Programa Mais Saber; 2. PI quarto lugar: índice de 35,9 matriculadas

Leia mais

INSTITUCIÓN: Programa Primeira Infância Melhor. Departamento de Ações em Saúde Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

INSTITUCIÓN: Programa Primeira Infância Melhor. Departamento de Ações em Saúde Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul EXPERIENCIA PRESENTADA EN FORMATO PÓSTER: Primeira Infância Melhor Fazendo Arte: Relato de experiência da Política Pública do Estado do Rio Grande do Sul/ Brasil na formação lúdica de visitadores domiciliares

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Zilma de Moraes Ramos de Oliveira zilmaoliveira@uol.com.br Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa OBJETIVOS Discutir as implicações

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA APRESENTAÇÃO: A Escola Estadual Getúlio Vargas Ensino Fundamental, do Município de Engenheiro Beltrão, Estado do Paraná, preocupada

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: Fundamentos da Psicopedagogia EMENTA: Introdução e fundamentos da Psicopedagogia. O objeto de estudo. Visão histórica e atual. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O papel

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: CONCEPÇÃO E DESAFIO

EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: CONCEPÇÃO E DESAFIO EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: I ENCONTRO ESTADUAL MEC E MPPE DE EDUCAÇÃO ACESSO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERNAMBUCO 20.09.2013 Aspectos históricos (tempo recente) Século XX: Os direitos

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo V. A Criança, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo V. A Criança, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Módulo V A Criança, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos Alexsandro da Silva Solange Alves de Oliveira Mendes EDUCAÇÃO INFANTIL Continuidade e Ampliação

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 06/2010, Resoluções CNE/CEB nº 02/2010

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula.

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º -O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de licenciados em Pedagogia

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio

ENSINO FUNDAMENTAL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio ENSINO FUNDAMENTAL www.dombosco.sebsa.com.br/colegio Sala de aula 1º ao 5ª ano Os alunos do Colégio Dom Bosco desfrutam de uma ampla estrutura física, totalmente projetada para atender todas as necessidades

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola Projeto Paz na Escola Olímpia Terezinha da Silva Henicka Dariléia Marin Em uma sociedade como a nossa, na qual a riqueza é tão mal distribuída, a preocupação com a sobrevivência deve ser maior que as preocupações

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A PREFEITURA MUNICIPAL DE SABINO, Estado de São Paulo, resolve RETIFICAR itens do Edital do processo Seletivo 01/2014, conforme segue: Nomenclatura Carga

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Leia mais

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 01. Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300 Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação Coordenação de Administração de Pessoas Instituição CETEB A adolescência e o ensino da

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Rua Conde de Itú, 547 - Alto da Boa Vista F: 5548 2828 tots@globo.com

Rua Conde de Itú, 547 - Alto da Boa Vista F: 5548 2828 tots@globo.com Desde 1987, preparamos, com excelência, alunos de todas as nacionalidades, com idades entre 2 e 18 anos, para ingressarem em escolas americanas e britânicas no Brasil e no exterior. O rico ambiente de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA

PROJETO BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA PROJETO BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA GUARUJÁ 2013 PROJETO BRINQUEDOTECA 1 INTRODUÇÃO Compreender a importância da ludicidade como fator de desenvolvimento do ser humano é algo essencial na formação docente,

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA APRENDIZAGEM SEMESTRAL Educação Infantil Estimulação Essencial e Pré-Escolar O relatório da Educação Infantil - Estimulação Essencial

Leia mais

O Dirigente Municipal de Educação e a articulação com o terceiro setor

O Dirigente Municipal de Educação e a articulação com o terceiro setor Missão Promover e realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. Visão Ser referência como fundação

Leia mais

8. O OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA: O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

8. O OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA: O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM CORRENTES DO PENSAMENTO DIDÁTICO 8. O OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA: O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Se você procurar no dicionário Aurélio, didática, encontrará o termo como feminino substantivado de didático.

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 134, Toledo PR Fone: 377-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL 1º ANO PROFESSORA: TALITA MARIELE

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira QUADRINHOS NA CIÊNCIAS Área de Concentração: Ciências Naturais Disciplina de Concentração: Ciências Professores: Maria José Lima, Polyana Noronha e Thaianne Lopes Uberaba

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO Este roteiro de elaboração do Documento Técnico do Projeto tem por objetivo subsidiar a apresentação de propostas para desenvolvimento do Programa Luta pela Cidadania, que

Leia mais

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Características do segmento Ensino Fundamental: Anos Iniciais compreende do 1º ao 5º ano a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade Fonte: shutterstock.com Material

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1. COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1. COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1 COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2 Palavras-CHAVE: formação de professores, programação, Logo Introdução As

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 257/06-CEE/MT

RESOLUÇÃO Nº 257/06-CEE/MT RESOLUÇÃO Nº 257/06-CEE/MT Dispõe sobre a Implantação do Ensino Fundamental para Nove Anos de duração, no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, e dá outras providências. O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais