PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 04. Módulo I Responsabilidade Civil na Área da Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 04. Módulo I Responsabilidade Civil na Área da Saúde"

Transcrição

1 AULA 04 Módulo I Responsabilidade Civil na Área da Saúde 1

2 Art. 950 do Código Civil Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido não possa exercer o seu ofício ou profissão, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenização, além das despesas do tratamento e lucros cessantes até ao fim da convalescença, incluirá pensão correspondente à importância do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciação que ele sofreu. 2

3 RESPONSABILIDADE CIVIL Erro médico Criança com paralisia dos membros inferiores após punção de "liquor lombar" Internação em UTI pediátrica que descartou outras patologias Quadro que permaneceu Laudo pericial que não afastou por completa o erro na conduta do réu Prepostos que não orientaram os pais do menor à conduta de repouso pós procedimento Necessidade de repouso por 24 hs, não seguida Demandada que não se desincumbiu do ônus de demonstrar fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito do autor Proceder inadequado da equipe médica evidenciado na prova técnica, bem como o nexo de causalidade entre a conduta dos prepostos do réu e o resultado lesivo Culpa presumida do hospital réu pelos atos culposos de seus prepostos Art. 932, III, do Código Civil Indenização devida pelos danos materiais Gastos comprovados dano material a ser pago com correção monetária incidente deste o desembolso e aplicação de juros de mora desde a citação Entendimento do art. 405 do CC e da súmula 43 do C. STJ Responsabilidade civil contratual Dano moral sofrido pelo demandante, que é presumido Montante indenizatório fixado em 200 salários mínimos Precedentes desta Câmara Elevação do valor para atender às finalidades punitiva e pedagógica do instituto, e adequar à realidade econômica do autor e do réu Dano moral a ser pago com correção monetária incidente deste o arbitramento e aplicação de juros de mora desde a citação Entendimento do art. 405 do CC e da súmula 362 do C. STJ Responsabilidade civil contratual Pensão vitalícia a ser paga ao autor Cabimento Sem previsão de reversibilidade do dano físico Precedentes Valor mensal de um salário mínimo Termo inicial com o inicio da vida laborativa do menor, aos 18 anos Indenização pelos danos materiais futuros Pagamento das despesas médicas, devido Custos decorrentes do desdobramento do dano Recurso do réu desprovido e provido o do autor. (TJSP; Apelação ; Relator (a): Rui Cascaldi; Órgão Julgador: 1ª Câmara de Direito Privado; Foro de Santo André - 6ª Vara Cível; Data do Julgamento: 04/12/2018; Data de Registro: 04/12/2018) 3

4 I. Culpa contratual Cirurgião-plástico que se compromete a embelezar o paciente por meio de cirurgia plástica, porém não alcança o resultado proposto.

5 Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.

6 APELAÇÃO. AÇÃO INDENIZATÓRIA. RESPONSABILIDADE CIVIL. ERRO MÉDICO. CIRURGIA PLÁSTICA. Implante de próteses de silicone nas nádegas. Intervenção meramente estética. Obrigação resultado. Fotos carreadas aos autos que não deixam dúvidas acerca do resultado negativo e insatisfatório da cirurgia plástica realizada. Presença dos requisitos necessários para a responsabilização do apelante. DANO MORAL. Ocorrência. Evidente a lesão aos direitos de personalidade da apelada, diante da dor e angústia vivenciadas pelo insucesso da intervenção a que se submeteu, assim como pela frustração da razoável expectativa que tinha de obter uma melhora da sua aparência estética. Quantum indenizatório. Manutenção. INDENIZAÇÃO PARA A REALIZACAÇÃO DE NOVA CIRURGIA. Possibilidade. Ausência de impugnação específica e forma de superar, ainda que em parte, as expectativas da apelada. RECURSO IMPROVIDO. (Relator(a): Rosangela Telles; Comarca: Jales; Órgão julgador: 2ª Câmara de Direito Privado; Data do julgamento: 29/05/2017; Data de registro: 29/05/2017)

7 DECISÃO: ACORDAM OS DESEMBARGADORES INTEGRANTES DA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, POR UNANIMIDADE DE VOTOS, EM NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO DO RÉU E DAR PROVIMENTO AO RECURSO DA AUTORA, VENCIDA A DESEMBARGADORA ÂNGELA KHURY QUE DÁ PROVIMENTO EM MENOR EXTENSÃO, COM DECLARAÇÃO DE VOTO. EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL - INDENIZAÇÃO - ERRO MÉDICO - CIRURGIA PLÁSTICA EMBELEZADORA CORRETIVA DE OUTRA REALIZADA ANTERIORMENTE - AUMENTO MAMÁRIO COM IMPLANTE DE SILICONE - NECROSE DO COMPLEXO ARÉOLO-MAMILAR - CIRURGIA DE RESSECÇÃO DE ARÉOLA E POSTERIOR PROCEDIMENTO RECONSTRUTOR COM COLOCAÇÃO DE ENXERTO DE PELE, TOTALMENTE MAL SUCEDIDO - CULPA RECONHECIDA - REPARAÇÃO DEVIDA - DANOS MORAIS - ELEVAÇÃO.RECURSO DO RÉU APELANTE "1" DESPROVIDO.RECURSO DA AUTORA APELANTE "2" PROVIDO.

8 1 - A obrigação decorrente de procedimento cirúrgico plástico embelezador é de resultado, sendo atribuída ao médico a responsabilidade subjetiva com culpa presumida, em atenção ao disposto no artigo 14, 4º, do Código de Defesa do Consumidor. Precedente do STJ. 2 - Resulta patenteada a culpa do requerido, diante na necrose total do complexo aréolo-mamilar esquerdo de paciente, submetida a cirurgia mamária de aumento, com implantação de prótese de silicone, que não vem a receber tratamento pós operatório adequado, para evitar ou minimizar os efeitos da necrose tecidual, absolutamente previsível, ante o histórico da paciente. Culpa também há pelo total insucesso, por imperícia, de procedimento cirúrgico para reconstrução mamilar com colocação de enxerto de pele, extraída da parte interna da coxa, cuja ferida também não foi adequadamente tratada

9 3 - Os danos morais na espécie, estão caracterizados no sofrimento suportado pela suplicante, diante das lesões que lhe advieram, em especial no seio esquerdo, com extirpação total da aréola, comprometendo não só a estética, como a funcionalidade, impedindo-a de amamentar futuramente, além de comprometer a sexualidade. 4 - A fixação do montante devido a título de dano moral fica ao prudente arbítrio do Julgador, devendo pesar nestas circunstâncias, a gravidade e duração da lesão, a possibilidade de quem deve reparar o dano, e as condições do ofendido, cumprindo levar em conta que a reparação não deve gerar o enriquecimento ilícito, constituindo, ainda, sanção apta a coibir atos da mesma espécie. (TJPR - 10ª C.Cível - AC Curitiba - Rel.: Luiz Lopes - Unânime - J )

10 Se o direito violado tiver como fundamento preceito geral de direito, que manda respeitar a pessoa e os bens alheios, a culpa é extracontratual ou aquiliana (artigos 186 e 927 do Código Civil) Exemplo: médico que abandona o plantão e não atende ao paciente que evoluí para óbito.

11 Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

12 Culpa contratual = não precisa provar a culpa. Culpa aquiliana ou extracontratual = o ônus da prova é da vítima.

13 Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.

14 Cirurgião-plástico que se compromete a embelezar o paciente por meio de cirurgia plástica, porém não alcança o resultado proposto, deve indenizar o(a) paciente.

15 Culpa contratual = não há prova; basta constituir o médico em mora. Culpa aquiliana = deve haver prova por parte do paciente por inexistir presunção de culpa.

16 Sim O médico não pode atuar na área em que não tenha especialização.

17 Capítulo III do CEM Artigo 1º É vedado ao médico causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência.

18 Dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências.

19 Artigo 1º A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

20 Artigo 6º Os programas de Residência Médica credenciados na forma desta Lei conferirão títulos de especialistas em favor dos médicos residentes neles habilitados, os quais constituirão comprovante hábil para fins legais junto ao sistema federal de ensino e ao Conselho Federal de Medicina.

21 Grave Leve Levíssima

22 A indenização mede-se pela extensão do dano. Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, equitativamente, a indenização.

23 O ato de o médico lesionar o paciente (ação = imprudência) caracteriza a culpa in committendo ou in faciendo. Exemplo: o médico realiza um parto às pressas, causando dano ao feto.

24 Se ele cometer uma abstenção (omissão = negligência), tem-se a culpa in omittendo. Exemplo: o médico esquece uma gaze no corpo do paciente e tem de realizar nova cirurgia para retirá-la. 24

Cirurgião-plástico que se compromete a embelezar o paciente por meio de cirurgia plástica, porém não alcança o resultado proposto.

Cirurgião-plástico que se compromete a embelezar o paciente por meio de cirurgia plástica, porém não alcança o resultado proposto. AULA 02 I. Culpa contratual Cirurgião-plástico que se compromete a embelezar o paciente por meio de cirurgia plástica, porém não alcança o resultado proposto. Não cumprida a obrigação, responde o devedor

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 01 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 Responsabilidade Civil na Saúde Saúde Pública Biodireito Ética Médica Saúde Privada Código de Defesa do Consumidor na Saúde Direito Sanitário Elaboração

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 03

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 03 AULA 03 1 Dano material Culpa: perdas e danos Dano emergente Lucros cessantes 2 Art. 949 do Código Civil No caso de lesão ou outra ofensa à saúde, o ofensor indenizará o ofendido das despesas do tratamento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde -

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - AULA N. 12 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como tal

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como

Leia mais

RELATÓRIO. O apelado apresentou intempestivamente as suas. contrarrazões. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2009.

RELATÓRIO. O apelado apresentou intempestivamente as suas. contrarrazões. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2009. QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível nº 2009.001.38826 31ª Vara Cível da Comarca da Capital Apelante: Sérgio Levy Silva Apelado : Anderson dos Santos Coutinho Relator: DES. MILTON

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE AÇÕES JUDICIAIS NA ÁREA DA SAÚDE PROGRAMA DO CURSO DE HOJE 1. Conceito de erro médico 2. Requisitos caracterizados do erro médico 3. Elementos da responsabilidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0145.12.039587-9/001 Númeração 0395879- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Newton Teixeira Carvalho Des.(a) Newton Teixeira Carvalho 05/09/2013 13/09/2013

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada pelo Decreto n. 94.406/97). 2 Conceito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Cotia, em que é apelante VIAÇÃO MIRACATIBA

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Cotia, em que é apelante VIAÇÃO MIRACATIBA fls. 340 Registro: 2018.0000517800 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1007195-92.2016.8.26.0152, da Comarca de Cotia, em que é apelante VIAÇÃO MIRACATIBA LTDA, é apelado

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2015.0000901237 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014507-18.2015.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ANITA CHALOM STEINBRUCH, é apelado LUFTHANSA - DEUTSCHE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 12 - MÓDULO RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE - PÓS- GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INFECÇÃO HOSPITALAR RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL LEI Nº 9.431, DE 6 DE JANEIRO DE 1997. Dispõe sobre

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL E O MÉDICO JOVEM! GISELLE CROSARA LETTIERI GRACINDO gcwallace1@gmail.com Advogada Assessora Jurídica do CFM - Doutoranda em Bioética Porto Portugal - Membro da Comissão de Bioética,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE Responsabilidade Civil Aplicada à Diversidade, Religiosidade e Sexualidade - Aula n.71 1 Responsabilidade civil É necessário a existência de dano ou prejuízo para a configuração

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 267 ACÓRDÃO Registro: 2015.0000929558 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000945-63.2014.8.26.0071, da Comarca de Bauru, em que é apelante CARLO PARINI, são apelados ASSOCIAÇÃO

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 03 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Responsabilidade objetiva: não se verifica a existência de culpa do responsável, mas que o dano foi proveniente de ato ilícito. (Art. 14 do CDC) Responsabilidade subjetiva:

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A.

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELADO: STELA MARIS SCHUTZ Número do Protocolo : 8785/2004 Data de Julgamento : 29-6-2004 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO TELEFÔNICO COMBINADA

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS AULA 16 RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS ERRO DE DIAGNÓSTICO 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0520.12.001992-9/001 Númeração 0019929- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) José Arthur Filho Des.(a) José Arthur Filho 18/08/2015 01/09/2015 EMENTA:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Quais são as excludentes de responsabilidade civil médica? Exercício regular de um direito (Art. 188, inc. I, do CC) APELAÇÃO CÍVEL INDENIZAÇÃO

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000468577 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022400-89.2017.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ANTONIO EDSON GOMES DE OLIVEIRA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n.

Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n. Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n. 22 1 LEI Nº 5.517, DE 23 DE OUTUBRO DE 1968 Dispõe sobre o exercício

Leia mais

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul fls. 187 9 de setembro de 2014 2ª Câmara Cível Apelação - Nº - Campo Grande Relator Exmo. Sr. Des. Atapoã da Costa Feliz Apelante : Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A Advogada : Luciana

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº Registro: 2017.0000291679 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 1007411-64.2013.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PREFEITURA DO MUNICIPIO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000984102 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0019116-48.2012.8.26.0009, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ADRIANA HONG (JUSTIÇA GRATUITA), são apelados

Leia mais

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde AULA 11 ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a avaliação de um médico

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL Apelação Cível nº 0001228-53.2015.8.19.0204 1ª Vara Cível Regional de Bangu da Comarca da Capital Apelantes: F.P.S. e K.C.E.S. Apelado: A.C.D.C.D.S. Relator: DES. EDUARDO DE AZEVEDO PAIVA ACÓRDÃO APELAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2014.0000227803 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000666-38.2009.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante JOÃO BATISTA RODRIGUES, é apelado VANILDO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito da Saúde. Indenização por dano moral e material por erro do médico

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito da Saúde. Indenização por dano moral e material por erro do médico Pós-Graduação em Direito da Saúde Indenização por dano moral e material por erro do médico 1 Súmula 608 do Superior Tribunal de Justiça Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Apelação Cível / (1)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Apelação Cível / (1) Tribunal de Justiça de Minas Gerais Apelação Cível 1.0194.05.052019-7/001 0520197-09.2005.8.13.0194 (1) Relator(a) Des.(a) Wagner Wilson Órgão Julgador / Câmara Câmaras Cíveis Isoladas / 16ª CÂMARA CÍVEL

Leia mais

Relatório. Estado do Paraná

Relatório. Estado do Paraná Estado do Paraná APELAÇÃO CÍVEL Nº 1328815-6, DA 24ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. Apelante: Apelado: Relator: Revisor: INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO Sessão da Tarde Curso promovido pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Provar é atestar a veracidade dos fatos. Ônus significa dever, encargo. Ônus é a

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000075401 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004811-47.2014.8.26.0405, da Comarca de Osasco, em que são apelantes HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA e CONVENIO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná APELAÇÃO CÍVEL Nº 1494371-6 NOS AUTOS Nº 0023604-39.2014.8.16.0014 (PROJUDI), DA 2ª VARA CÍVEL DE LONDRINA APELANTE: CAMPOS DO CONDE PRIVATE ADMINISTRAÇÃO LTDA - SPE e URBPLAN DESENVOLVIMENTO URBANO S/A

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Tabela SUSEP. 2. Condições financeiras do paciente antes do erro. médico

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Tabela SUSEP. 2. Condições financeiras do paciente antes do erro. médico 1. Tabela SUSEP 2. Condições financeiras do paciente antes do erro médico O PRONTUÁRIO MÉDICO DEVE SER JUNTADO AOS AUTOS DO PROCESSO. COMO O PRONTUÁRIO MÉDICO PERTENCE AO PACIENTE E É SIGILOSO, REQUERER

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 311 Registro: 2018.0000432968 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1010335-81.2014.8.26.0451, da Comarca de Piracicaba, em que são apelantes xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18 AULA 18 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Na relação de consumo, a inversão

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SÁ DUARTE (Presidente sem voto), MARIO A. SILVEIRA E SÁ MOREIRA DE OLIVEIRA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SÁ DUARTE (Presidente sem voto), MARIO A. SILVEIRA E SÁ MOREIRA DE OLIVEIRA. fls. 2 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000720160 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0007490-51.2013.8.26.0541, da Comarca de Santa Fé do Sul, em que é apelante WELLINGTON RIBEIRO DE BRITTO

Leia mais

<CABBCABCCBBACADADAADAACDBBACBCCBCBAAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O

<CABBCABCCBBACADADAADAACDBBACBCCBCBAAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS ADVOGADO LEVANTAMENTO DE ALVARÁ APROPRIAÇÃO INDÉBITA DOS VALORES DE SEU CLIENTE DANOS MORAIS

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente) e ROSANGELA TELLES. São Paulo, 13 de junho de 2018.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente) e ROSANGELA TELLES. São Paulo, 13 de junho de 2018. fls. 134 Registro: 2018.0000434646 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1043846-65.2015.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que é apelante GIUSEPPE SILVA BORGES STUCKERT

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO Registro: 2018.0000149771 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1084265-16.2017.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante WILSY RUIZ MARTELLI, é apelada GOL LINHAS

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.126

APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.126 A assinatura do autor por MAGNUS VENICIUS ROX:8172 é inválida APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.126.336-8, DA 6ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA APELANTE :

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2013.0000699879 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9000004-94.2007.8.26.0079, da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO LEITE (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO FÓRUM DAS TURMAS RECURSAIS PROF. DOLOR BARREIRA 1ª TURMA RECURSAL DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO FÓRUM DAS TURMAS RECURSAIS PROF. DOLOR BARREIRA 1ª TURMA RECURSAL DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA fls. 125 ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO FÓRUM DAS TURMAS RECURSAIS PROF. DOLOR BARREIRA 1ª TURMA RECURSAL DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA Processo: 0908778-98.2014.8.06.0001 - Recurso Inominado

Leia mais

RECORRENTE ADESIVO/APELADO

RECORRENTE ADESIVO/APELADO APELAÇAO CIVEL. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C DANOS MORAIS. CURSO SUPERIOR. DIPLOMA UNIVERSITÁRIO. ATRASO NA ENTREGA. FALHA NA PRESTAÇAO DO SERVIÇO. DANO MORAL. QUANTUM

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

1º WORKSHOP DE DIREITO MÉDICO

1º WORKSHOP DE DIREITO MÉDICO 1º WORKSHOP DE DIREITO MÉDICO Ação Indenizatória por Erro Médico 1 Siga-me no instagram Prof.joseval_viana 2 3 Relação de consumo (Súmula 608 do STJ) Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000663539 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação / Reexame Necessário nº 0006392-30.2002.8.26.0278, da Comarca de Itaquaquecetuba, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 152 Registro: 2017.0000534243 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009150-33.2015.8.26.0011, da Comarca de São Paulo, em que é apelante JOABES FERNANDES DE SANT ANA,

Leia mais

A C Ó R D Ã O CÍVEL COMARCA DE PORTO ALEGRE Nº (N CNJ: ) JAMILA ANTUNES DOS SANTOS

A C Ó R D Ã O CÍVEL COMARCA DE PORTO ALEGRE Nº (N CNJ: ) JAMILA ANTUNES DOS SANTOS CONSUMIDOR. PRODUTO ANUNCIADO. DESCUMPRIMENTO DA OFERTA A QUE ESTAVA VINCULADA A FORNECEDORA LOJAS AMERICANAS. DANO MORAL EXCEPCIONALMENTE CONFIGURADO. CASO CONCRETO. CARÁTER PUNITIVO E DISSUASÓRIO DA

Leia mais

Por: Gustavo Rodrigues

Por: Gustavo Rodrigues Por: Gustavo Rodrigues AUMENTO DO NÚMERO DE AÇÕES INDENIZATÓRIAS CRESCIMENTO DE 140% NO STJ 2010: 260 PROCESSOS x 2014: 626 PROCESSOS 18 MÉDICOS COM REGISTRO CASSADO 625 MÉDICOS CUMPRIRAM PENAS DIVERSAS

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

Aula 8 - Liquidação do dano.

Aula 8 - Liquidação do dano. Aula 8 - Liquidação do dano. Como regra, o juiz e as partes devem tentar liquidar o dano durante a instrução, ou seja, tornar a condenação do réu estimada economicamente. números para fins condenatórios.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000950638 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 4001009-51.2013.8.26.0590, da Comarca de São Vicente, em que é apelante COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho.

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho. APLICAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X ART. 927, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL. Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000000482 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013875-84.2015.8.26.0037, da Comarca de Araraquara, em que são apelados FABIANO FERNANDO DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000836702 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0013040-31.2012.8.26.0066, da Comarca de Barretos, em que é apelante CAMILO JOSÉ DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação: Obrigação de Fazer cumulada com Danos Morais in re

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000094894 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1005016-81.2014.8.26.0565, da Comarca de São Caetano do Sul, em que é apelante SYLMEA MARIA BARBOSA, é apelada

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0569.12.002571-7/001 Númeração 0025717- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Batista de Abreu Des.(a) Batista de Abreu 29/05/2014 11/06/2014 EMENTA:

Leia mais

AMERIAN AIRLINES INC A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos.

AMERIAN AIRLINES INC A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. APELAÇÃO CÍVEL. TRANSPORTE AÉREO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. FURTO DO CONTEÚDO DA BAGAGEM. Tratando-se de transporte aéreo internacional de passageiros em que se discute o dano material

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA O CONTRATO DE SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES ART. 14, CAPUT, DO CDC O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2018.0000143453 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0055218-53.2012.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante LUCIANO DIAS DE OLIVEIRA (JUSTIÇA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 217 ACÓRDÃO Registro: 2014.0000695129 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004537-96.2013.8.26.0606, da Comarca de Suzano, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

: J. S. FAGUNDES CUNHA

: J. S. FAGUNDES CUNHA RECURSO INOMINADO 2006.3225-9/0 JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE LONDRINA RECORRENTE : JOAQUIM JOSE DA SILVA. RECORRIDO : EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S. A. RELATOR : J. S. FAGUNDES CUNHA

Leia mais

São Paulo, 13 de dezembro de 2017.

São Paulo, 13 de dezembro de 2017. fls. 2 T TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2017.0000968821 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000922-20.2014.8.26.0400, da Comarca de Olímpia, em que

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Fls. Órgão : 5ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO N. Processo : 20130111803334APC (0045750-02.2013.8.07.0001) Apelante(s)

Leia mais

FASES DO PROCESSO NO DIREITO MÉDICO - PERITO JUDICIAL - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS

FASES DO PROCESSO NO DIREITO MÉDICO - PERITO JUDICIAL - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS AULA 18 FASES DO PROCESSO NO DIREITO MÉDICO - PERITO JUDICIAL - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS FASES DO PROCESSO 1. Fase postulatória (Petição inicial e resposta do réu) 2. Fase ordinatória (Réplica até o saneamento

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL RN ( ). RELATÓRIO

APELAÇÃO CÍVEL RN ( ). RELATÓRIO APELAÇÃO CÍVEL 313.928-RN (2002.84.00.006755-5). APTE : KLEBER DO NASCIMENTO PEREIRA. ADV/PROC : PAULO HENRIQUE VIANA BARROS NUNES E OUTROS. APDO : CEF - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. ADV/PROC : ANA KATHLEEN

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores HERALDO DE OLIVEIRA (Presidente), JACOB VALENTE E TASSO DUARTE DE MELO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores HERALDO DE OLIVEIRA (Presidente), JACOB VALENTE E TASSO DUARTE DE MELO. fls. 2 Registro: 2016.0000901596 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001438-05.2014.8.26.0541, da Comarca de Santa Fé do Sul, em que é apelante EXPRESSO ITAMARATI S/A, é

Leia mais

IPSA CONFIGURADO. QUANTUM INDENIZATÓRIO

IPSA CONFIGURADO. QUANTUM INDENIZATÓRIO RECURSO INOMINADO. CONSUMIDOR. REVELIA. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANO MORAIS. CONTA-CORRENTE. COBRANÇA DE ENCARGOS POR CONTA INATIVA POR MAIS DE DOIS ANOS. COBRANÇA

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2016.0000289957 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0139059-48.2010.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante M.R.H., é apelado M.A.. ACORDAM, em 10ª Câmara

Leia mais

Apelação Cível nº I RELATÓRIO

Apelação Cível nº I RELATÓRIO ESTADO DO PARANÁ APELAÇÃO CÍVEL Nº 1443515-9, DE REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA - FORO CENTRAL DE LONDRINA - 10ª VARA CÍVEL NÚMERO UNIFICADO: 0012517-52.2015.8.16.0014 APELANTE 1: BANCO DO BRASIL S/A.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000022838 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1001201-28.2015.8.26.0505, da Comarca de Ribeirão Pires, em que é apelante/apelado DANIEL SERAFIM BARROS CRUZ

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA LABORATÓRIOS: RESULTADO FALSO POSITIVO E A RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA LABORATÓRIOS: RESULTADO FALSO POSITIVO E A RESPONSABILIDADE CIVIL LABORATÓRIOS: RESULTADO FALSO POSITIVO E A RESPONSABILIDADE CIVIL 1. Conceito 2. Natureza Jurídica do erro de diagnóstico praticado por laboratórios EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. RESPONSABILIDADE

Leia mais

Responsabilidade Médica e a Visão do Judiciário. Por Melisa Cunha Pimenta

Responsabilidade Médica e a Visão do Judiciário. Por Melisa Cunha Pimenta Responsabilidade Médica e a Visão do Judiciário Por Melisa Cunha Pimenta Responsabilidade Subjetiva dos Médicos, (file:///c:/users/melis/desktop/planejamento/artigos%20para%20o%20site/erro% 20MÉDICO%20-%20Artigo%20doutrinário.pdf):

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000322983 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1025851-88.2017.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante LUFTHANSA - DEUTSCHE LUFTHANSA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2011.0000244988 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9246794-69.2005.8.26.0000, da Comarca de Palmeira D Oeste, em que é apelante LAERCIO BUFON sendo apelados

Leia mais

1 - A inscrição indevida do nome do autor em cadastro de inadimplentes configura dano moral in re

1 - A inscrição indevida do nome do autor em cadastro de inadimplentes configura dano moral in re Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 4ª Turma Cível Processo N. APELAÇÃO 0706123-08.2017.8.07.0001 APELANTE(S) BANCO VOLKSWAGEN S.A. APELADO(S) ELIAS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2013.0000702220 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0050412-72.2012.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante/apelado ANA MARIA DE

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível APELAÇÃO Nº. 17.798-15/2013-0001 (F) APELANTE: AUGUSTO CÉZAR CAMPOS DA SILVA APELADO: ESTADO DO RIO DE JANEIRO RELATOR: DES. LINDOLPHO

Leia mais

CÍVEL Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O

CÍVEL Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O RECURSO INOMINADO. AÇÃO INDENIZATÓRIA. MENSAGENS ENVIADAS À AUTORA PELO APLICATIVO WHATSAPP QUE POSSUEM TEOR OFENSIVO. EXPRESSÕES OFENSIVAS QUE ULTRAPASSAM O MERO DISSABOR INFIDELIDADE CONJUGAL QUE, MESMO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 2 Registro: 2014.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COOPERATIVA HABITACIONAL TERRA PAULISTA,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 354 Registro: 2017.0000328113 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1018032-71.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais