CONCEITOS BÁSICOS DA HP 12C

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEITOS BÁSICOS DA HP 12C"

Transcrição

1

2 HP 12C, Um Curso Básico 2 1 CONCEITOS BÁSICOS DA HP 12C 1.1 Introdução A HP 12C difere das calculadoras convencionais na forma de entrada dos dados. As calculadoras convencionais executam cálculos na sequência natural das operações, já a HP 12C opera de acordo com o sistema RPN (Notação Polonesa Reversa), isto é, primeiramente armazenam-se os valores e em seguida executam-se as operações. Observação 1.1 Se ao ligar a HP 12C aparecer no canto inferior esquerdo do visor um asterisco piscando, então é sinal de que a bateria está fraca. 1.2 Registros de Armazenamento A HP 12C contém registros automáticos e manuais de armazenamento de dados. Esses registros são chamados de memória Registros de Armazenamento Automático Durante a realização de operações na HP 12C, dados são registrados automaticamente em 4 registros especiais (pilha operacional de registros) e no registro do último X (LAST X). Esses registros são: o visor, que é apelidado de X, e os três compartimentos ocultos, que são apelidados de Y, Z e T. T Z Y X Visor LAST X Observação 1.2 No LAST X é armazenado o número mostrado no visor antes da execução da última operação.

3 HP 12C, Um Curso Básico Registros de Armazenamento Manual A HP 12C possui até 20 registros disponíveis para armazenar dados de forma manual. Esses registros são denominados R 0 a R 9 e R 0 a R 9. Para armazenar um número que está no visor em um registrador manual, pressione a tecla STO e digite um número de 0 a 9 para armazenar em um registro de R 0 a R 9, ou, digite.. 0 a.. 9 para armazenar em um registro e R 0 a R 9. Exemplo 1.1 Para armazenar o número 2500 no registro R 0, digite o número 2500, pressione a tecla STO e digite 0 (zero). Observe o quadro a seguir: , O número 2500 foi digitado. STO ,00 O número 2500 é registrado em R 0. Para visualizar no mostrador um número armazenado em um registro manual, pressione a tecla RCL, e em seguida, digite o número do registro em que o número foi armazenado. Exemplo 1.2 Para visualizar o número 2500 registrado em R 0, pressione a tecla RCL e digite 0 (zero). Observe o quadro a seguir: RCL ,00 O número 2500 é visualizado no mostrador Registros de Armazenamento Financeiro Os registros de armazenamento financeiro estão listados a seguir:. n. i. PV. PMT. FV. N 0. N 1. N 2 M. N 20

4 HP 12C, Um Curso Básico Registros de Programação A HP 12C possui 8 linhas básicas de programação e mais 7 linhas convertidas automaticamente de cada um dos 13 registradores manuais de R 9 a R 7. Os registros são convertidos um de cada vez, sempre que for necessário, começando com R 9 e encerrando com R 7. Memória Automática (Pilha Operacional) Registros Financeiros T n N 0 Z v i N 1 Y X LAST X PV PMT M N 2 FV N 20 Registros de Armazenamento Manual Memória de Programação R 0 R 1 R 2 R 3 R 4 R 5 R 6 R 7 R 8 R 9 v v n Σx Σx 2 2 Σy Σy Σxy R 0 R 1 R 2 R 3 R 4 R 5 R 6 R 7 R 8 R 9 Registros em cinza podem ser convertidos em linhas de programa Linhas em cinza são originadas de registros de armazenamento Manual de dados M 1.3 O Teclado da HP 12C No teclado da HP 12C pode-se ter uma mesma tecla com até 3 funções diferentes: 1) Caracteres impressos em branco (face superior da tecla). 2) Caracteres impressos em azul (na parte inferior da tecla). 3) Caracteres impressos em dourado (acima da tecla)

5 HP 12C, Um Curso Básico Teclas Básicas ON (função na cor branca): Tecla para ligar e desligar a HP 12C. Observação 1.2 Ao ligar a HP 12C podem surgir alguns elementos no visor, por exemplo: BEGIN, D.MY e C. Esses elementos serão analisados posteriormente. ENTER (função na cor branca): Ao teclar ENTER após o registro de um valor, esse valor permanece no visor e uma cópia é deslocada para o registrador Y. CHS (função na cor branca): Tecla para mudar o sinal de um número de positivo para negativo ou de negativo para positivo. LAST X (função na cor azul): Recupera o número mostrado no visor (registro X) antes da execução da última operação. STO (do inglês store, função na cor branca): Pode ser utilizada para armazenar valores nos registradores manuais. Também serve para fazer operações algébricas. RCL (do inglês recall, função na cor branca): Recupera valores armazenados nos registradores. EEX (do inglês enter expoent, função na cor branca): Pode ser utilizada para inserir o expoente de uma potência de 10. Por exemplo, para registrar o valor , basta digitar 5 EEX 6. Agora, para registrar 0,00003, basta digitar 3 EEX CHS 4. A tecla EEX também é utilizada para mudar da convenção exponencial para a convenção linear Teclas dos Registradores Financeiros PV (do inglês future value, função na cor branca): Tecla para calcular ou registrar o valor presente..n. (função na cor branca): Tecla para calcular ou registrar o prazo de uma aplicação..i. (função na cor branca): Tecla para calcular ou registrar a taxa periódica de juros de uma aplicação. FV (função na cor branca): Tecla para calcular ou registrar o valor futuro de uma aplicação. PMT (função na cor branca): Tecla para calcular ou registrar o valor constante das parcelas de uma capitalização ou financiamento.

6 HP 12C, Um Curso Básico Teclas Adicionais Para Cálculos Financeiros IRR (função dourada, localizada acima da tecla FV): Tecla para calcular a taxa interna de retorno. NPV (do inglês net present value, função dourada, localizada acima da tecla PV): Tecla para calcular o valor presente líquido. AMORT (função dourada, localizada acima da tecla.n.): Tecla para calcular o valor amortizado do financiamento em um dado período. CF 0. (função azul, localizada na parte inferior da tecla PV): Tecla para registro do valor inicial de um fluxo de caixa. CF j. (função azul, localizada na parte inferior da tecla PMT): Tecla para registro do valor de uma determinada parcela de um fluxo de caixa. N j. (função azul, localizada na parte inferior da tecla FV): Tecla para registro do número de parcelas iguais de um fluxo de caixa. Observação 1.3 Para acionar uma função da cor branca, basta pressionar a tecla diretamente. Para acionar uma função da cor azul, basta pressionar a tecla.g. e em seguida a tecla que contém a função azul desejada. Para acionar uma função da cor dourada, basta pressionar a tecla.f. e em seguida a tecla que contém a função dourada desejada Teclas Para Zerar Registros CLX (função na cor branca): Tecla para zerar o valor que aparece no visor..f. FIN : Zera os registros financeiros..f. Σ : Zera os registros estatísticos..f. PRGM : Zera os registros de programas..f. REG : Zera todos os registros (financeiros, estatísticos, programas e o valor do visor).

7 HP 12C, Um Curso Básico Testando a Calculadora HP 12C Podemos verificar se a HP 12C está funcionando de forma adequada utilizando um dos dois testes a seguir: Primeiro Teste: 1) Desligue a calculadora. 2) Mantenha a tecla.. pressionada. 3) Ligue a calculadora e solte a tecla... 4) Se a calculadora estiver funcionando de forma adequada deverá aparecer no visor a palavra running piscando. Após alguns segundos aparecerá no visor: 8,8,8,8,8,8,8,8,8,8, USER f g BEGIN GRAD D.MY C PRGM Se não aparecer, tente novamente, caso continue dando ERROR sua HP 12C necessita de reparos. Segundo Teste: 1) Desligue a calculadora HP 12C. 2) Mantenha a tecla.. pressionada. 3) Ligue a calculadora e solte a tecla... 4) Surgirão alguns traços no visor. 5) Pressione todas as teclas da esquerda para direita e de cima para baixo. Pressione também a tecla ON. Pressione ENTER na terceira linha e também na quarta linha. Após alguns segundos, surgirá o número 12 no meio do visor. Se não aparecer, tente novamente, caso continue dando ERROR sua HP 12C necessita de reparos. 1.5 Fixando Casas Decimais na HP 12C Para fixar uma quantidade de casas decimais na HP 12C, basta pressionar a tecla.f. e em seguida a tecla com o número da quantidade de casas decimais desejada. Por exemplo, para fixar duas casas decimais, pressione a tecla.f. e em seguida a tecla com o número 2. E, para fixar quatro casas decimais, pressione a tecla.f. e em seguida a tecla com o número 4.

8 HP 12C, Um Curso Básico Sistemas Brasileiro e Americano Ao dividir o número por 7, o resultado pode aparecer no visor da HP 12C de uma das duas formas a seguir: 1) 3, (Sistema Americano: ponto separando as casas decimais e vírgula como separador de milhar). 2) 3.692,86 (Sistema Brasileiro: vírgula separando as casas decimais e ponto como separador de milhar). Os procedimentos para efetuar a mudança do ponto pela vírgula, ou da vírgula pelo ponto estão listados a seguir: 1) Desligue a calculadora. 2) Com a calculadora desligada, pressione a tecla... 3) Com a tecla.. pressionada, ligue a calculadora. 1.7 Registro de Valores Que Contém Vírgula A tecla.. da HP 12C também é utilizada para registrar a vírgula em armazenamento de dados com vírgula. Por exemplo, para armazenar 6.385,74, digite

9 HP 12C, Um Curso Básico 9 2 ARITMÉTICA NA HP 12C 2.1 Introdução A HP 12C possui um sistema de memória contínua que preserva os dados registrados mesmo com a calculadora desligada. 2.1 Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão Para executar uma das operações.+.,..,.. ou.. entre dois valores, basta digitar o primeiro valor, teclar ENTER, digitar o segundo valor, e em seguida pressione a tecla da operação desejada. Exemplo 2.1 Calcule Solução. A sequência da operação é dada por: 8 ENTER Observe o quadro a seguir: 8 8, Registro do primeiro valor. ENTER 8,00 Separa o primeiro valor do próximo a ser introduzido. 12, 12, Registro do segundo valor ,00 Calcula a soma = 20. Exemplo 2.2 Calcule Solução. A sequência da operação é dada por: 84 ENTER Observe o quadro a seguir: 84 84, Registro do primeiro valor. ENTER 84,00 Separa o primeiro valor do próximo a ser introduzido. 12, 12, Registro do segundo valor... 7,00 Calcula a divisão = 7.

10 HP 12C, Um Curso Básico Processamento de Dados na HP 12C A HP 12C possui 4 registros automáticos de dados. Esses registros recebem o nome de pilha operacional, que são: o visor, que é apelidado de X, e os três compartimentos ocultos, que são apelidados de Y, Z e T. T Z Y X Visor Para efetuar uma operação é fundamental saber como são registrados os dados nestes compartimentos. Exemplo 2.3 Calcule Solução. Observe os quadros separados para cada etapa da operação e os compartimentos X, Y, Z e T: Tecla Pressionada Compartimentos Registros CLX T Z Y CLX zera o visor. X 0,00 8 T Z Y X 8, O número 8 é registrado e aparece no visor. ENTER T Z Y 8,00 X 8,00 O número 8 foi empurrado para Y, deixando uma cópia provisória em X. 12 T Z Y 8,00 X 12, O número 12 substituiu a cópia provisória em X.

11 HP 12C, Um Curso Básico T Z Y X 20,00 Os valores de X e Y são somados e o resultado aparece em X. Observação 2.1 No exemplo anterior utilizou-se somente os compartimentos X e Y. No exemplo a seguir serão utilizados os compartimentos X, Y, Z e T. Exemplo 2.4 Calcule (4 + 3) (9 3) x (6 4). Solução. Observe o quadro a seguir para cada etapa da operação e os compartimentos X, Y, Z e T: Teclas 4 ENTER ENTER ENTER T 7,00 7,00 Z 7,00 7,00 7,00 3,00 3,00 7,00 Y 4,00 4,00 7,00 9,00 9,00 7,00 3,00 6,00 6,00 3,00 7,00 X 4, 4,00 3, 7,00 9, 9,00 3, 3,00 6, 6,00 4,00 2,00 6,00 1, Potenciação Para calcular a potência n a são: a ENTER n.y x. Exemplo 2.6 Calcule 5 a) 2 2 b) ( 3) n a utiliza-se a tecla.y x.. Os procedimentos para calcular a potência 3 c) ( 3) Solução. a) 2 ENTER 5.y x.. Observe a sequência da operação no quadro a seguir: 2 2, Registro do primeiro valor. ENTER 2,00 Separa o primeiro valor do próximo a ser introduzido.

12 HP 12C, Um Curso Básico 12 5, 5, Registro do segundo valor..y x. 32,00 Calcula a potência 2 5 = 32. b) 3 CHS ENTER 2.y x.. Observe a sequência da operação no quadro a seguir: 3 CHS 3, Registro do primeiro valor. ENTER 3, 00 Separa o primeiro valor do próximo a ser introduzido. 2, 2, Registro do segundo valor..y x. 9,00 Calcula a potência ( 3) 2 = 9. c) 3 CHS ENTER 3.y x.. Observe a sequência da operação no quadro a seguir: 3 CHS 3, Registro do primeiro valor. ENTER 3, 00 Separa o primeiro valor do próximo a ser introduzido. 3, 3, Registro do segundo valor..y x. 3 27, 00 Calcula a potência ( 3) = Radiciação Na HP 12C a única raiz que consegue-se calcular diretamente é a raiz quadrada. Para calcular a x utiliza-se o comando x.g. x. Para calcular raiz com índice maior do que 2 utiliza-se a tecla 1 x conjuntamente com a tecla da potenciação.y x., pois x x a é equivalente a expressão a 1. Os procedimentos para calcular x a são: a ENTER x 1 x.y x.. Exemplo 2.7 Calcule a) 1156 b) Solução. a) 1156.g. x. Observe a sequência da operação no quadro a seguir:

13 HP 12C, Um Curso Básico , Registro do radicando..g. x 34,00 Calcula o valor da raiz quadrada de b) 7776 ENTER 5 1 x.y x. Observe a sequência da operação no quadro a seguir: , Registro do radicando. ENTER 7776,00 Separa o radicando do índice. 5, 5, Registro do índice. 1 x 0,20 Calcula o valor de 1/5..y x 6,00 0, 20 Calcula a potência ( 7776) = 6. Exemplo 2.8 Calcule o valor da expressão Solução. A sequência das operações é dada por: 6 35 ENTER 2 ENTER 6.y x g. x.. 2 ENTER Observe a sequência da operação no quadro a seguir: 35 ENTER 35,00 Registra o valor 35 e o separa do próximo a ser registrado. 2 ENTER 2,00 Registra o valor 2 e o separa do próximo a ser registrado. 6.y x 6,00 Registra o valor 6 e calcula 2 6 = ,00 Calcula o valor de = g. x 6,00 Calcula a raiz quadrada de ,00 Calcula o valor 99 6 = ENTER 2,00 Registra o valor 2 e o separa do próximo a ser registrado.

14 HP 12C, Um Curso Básico ,00 Registra o valor 8 e calcula 2 8 = ,00 Calcula o valor de = Expressões com Logaritmo, Exponencial e Fatorial Logaritmo LN. Para calcular o logaritmo de um valor positivo x na base e utilizam-se os comandos: x.g. Exemplo 2.9 Calcule LN(1,02). Solução. A sequência da operação é dada por: 1.02.g. LN. Observe a sequência da operação no quadro a seguir: 1.02.g. LN 0,02 Registra o valor 1,02 e calcula o LN de 1,02. Observação 2.2 Para calcular o logaritmo de um valor positivo x em uma base a, é necessário utilizar a mudança de base para a base e. Isto é: log ln ln Exemplo 2.10 Calcule log 32 Solução. Calcular log 32 é equivalente a calcular o seguinte logaritmo pela mudança da base 2 para a base e. log 32 ln32 ln2 A sequência da operação é dada por: 32.g. LN 2.g. LN... Observe a sequência da operação no quadro a seguir:

15 HP 12C, Um Curso Básico g. LN 3,47 Registra o valor 32 e calcula o LN de g. LN 0,69 Registra o valor 2 e calcula o LN de ,00 Calcula LN(32) dividido por LN(2) Exponencial Para calcular o valor de na HP 12C utilizam-se os comandos: x.g..e x.. Exemplo 2.10 Calcule. Solução. A sequência das operações é dada por: 2 CHS.g..e x.. Observe a sequência da operação no quadro a seguir: 2 CHS 2, Registra o valor negativo 2..g..e x. 0,14 Calcula o valor de Fatorial Para calcular valor de n! na HP 12C utilizam-se os comandos: n.g. n!. Exemplo 2.11 Calcule 6!. Solução. A sequência das operações é dada por: 6.g. n!. Observe a sequência da operação no quadro a seguir: 6.g. n! 720 Registra o valor 6 e calcula 6!. 2.6 Exercícios Propostos Sobre Operações Aritméticas 1) Calcule o valor da expressão

16 HP 12C, Um Curso Básico 16 2) Calcule 5000 [1 + (0,03) 8]. 3) Calcule ,1 2 (1,1) (1,1 ) 3 4) Calcule 12 1, ) Calcule 6! (4! 2!). 6) Calcule LN ( 1,0404) LN (1,02 ). 2.7 Respostas dos Exercícios Propostos Sobre Operações Aritméticas 1) 491,00 2) 6.200,00 3) ,00 4) 1,02 5) 15,00 6) 2,00

17 HP 12C, Um Curso Básico 17 3 FUNÇÕES DE PORCENTAGEM 3.1 Introdução A HP 12C possui três teclas para solucionar problemas de porcentagem: 1).%. : Tecla utilizada para calcular x % de um número. 2) % : Tecla utilizada para calcular a variação (diferença) percentual entre dois números. 3) % T : Tecla utilizada para calcular o percentual total de um número em relação a outro número. 3.2 Porcentagem Procedimentos para calcular x % de um número: 1) Digite o número que se deseja calcular o percentual dele. 2) Pressione ENTER. 3) Digite a porcentagem. 4) Pressione.%. para calcular a porcentagem do valor. Exemplo 3.1 Calcular 20% de R$ 700,00. Solução. Sequência das operações: 700 ENTER 20.%.. Observe o quadro a seguir com os detalhes da operação: , Introduz o valor 700. ENTER 700,00 Separa o valor 700 do próximo número a ser introduzido , Introduz a porcentagem..%. 140,00 Valor de 20% de 700. Se o valor já estiver no visor, oriundo de alguma operação, não é necessário pressionar ENTER antes de introduzir a porcentagem.

18 HP 12C, Um Curso Básico Percentual de Acréscimo ou de Decréscimo O valor atual após um percentual de acréscimo ou de decréscimo pode ser obtido adotando os seguintes procedimentos: 1) Digite o número que se deseja calcular o percentual de acréscimo ou de decréscimo. 2) Pressione ENTER. 3) Digite a porcentagem de acréscimo ou de decréscimo. 4) Pressione.%. para calcular a porcentagem do valor. 5) Pressione.+. para somar o percentual ao valor, ou pressione.. para subtrair o percentual ao valor. Exemplo 3.2 Um produto, que custava R$ 250,00, teve um aumento de 12%. Calcule o preço atual desse produto. Solução. Sequência das operações: 250 ENTER 12.%..+.. Observe o quadro a seguir com os detalhes da operação: , Introduz o valor 250. ENTER 250,00 Separa o valor 250 do próximo número a ser introduzido , Introduz a porcentagem..%. 30,00 Calcula o valor do aumento ,00 Soma o valor do aumento ao valor inicial. 3.3 Diferença Percentual Os procedimentos para calcular a diferença percentual entre dois números são: 1) Introduza o primeiro número. 2) Pressione ENTER para separar o primeiro número do segundo. 3) Introduza o segundo número. 4) Pressione %. Se o segundo número for maior do que o primeiro, a diferença percentual será positiva. Se o segundo número for menor do que o primeiro, a diferença percentual será negativa. Observação 3.1 Uma resposta positiva indica um acréscimo, enquanto que uma resposta negativa indica um decréscimo.

19 HP 12C, Um Curso Básico 19 Exemplo 3.3 Um produto custava R$ 485,00 e atualmente custa R$ 525,00. Calcule o percentual de aumento. Solução. Sequência das operações: 485 ENTER 525 %. Observe o quadro a seguir com os detalhes da operação: , Introduz o primeiro número. ENTER 485,00 Separa o valor 485 do próximo número a ser introduzido , Introduz o segundo número. % 35,00 Calcula o percentual de aumento de 35%. 3.4 Porcentagem do Total são: Os procedimentos para calcular a porcentagem de um número (parte) em relação ao total 1) Introduza o total em que se deseja calcular o percentual que a parte representa em relação a ele. 2) Introduza a parte que se deseja calcular a porcentagem sobre o total. 3) Pressione % T para calcular a porcentagem que a parte representa do todo. Exemplo 3.4 Um comerciante obteve nas ultimas três semanas as respectivas receitas. R$ ,00; R$ ,00 e R$ ,00. a) Calcule o percentual da receita da primeira semana em relação ao total das três receitas. b) Calcule o percentual da receita da segunda semana em relação ao total das três receitas. Solução. a) Os procedimentos para obtenção do percentual da receita da primeira semana em relação ao total das três receitas são: ENTER % T. Observe o quadro a seguir com os detalhes da operação: , Introduz a receita da primeira semana. ENTER ,00 Separa o valor do próximo número a ser introduzido , Introduz a receita da segunda semana ,00 Calcula o total da receita das duas primeiras semanas , Introduz a receita da terceira semana ,00 Calcula o total da receita das três semanas.

20 HP 12C, Um Curso Básico , Introduz a receita da primeira semana. % T 30,00 Calcula o percentual da receita da primeira semana em relação à receita total das três semanas. b) Como o valor total ainda está armazenado na HP 12C, para calcular a porcentagem da receita da segunda semana, basta fazer o seguinte: CLX 0,00 Apaga o valor 30,00 que aparecia no visor , Introduz a receita da segunda semana. % T 20,00 Calcula o percentual da receita da segunda semana em relação ao total das receitas das três semanas. 3.5 Exercícios Propostos Sobre Porcentagem 1) Calcule 35% de R$ 1.840,00. 2) Uma pessoa pretende comprar um produto, cujo preço de tabela é de R$ 7.800,00. Se a compra for à vista tem um desconto de 5%. Quanto custa o produto à vista? 3) Quanto por cento de representa 490? 4) Um vendedor é contratado na condição de ganhar 4% sobre a venda de cada dia. Quanto receberá num dia em que vendeu R$ 2.500,00? 5) Ao pagar uma dívida de R$ 850,00 tive que pagar mais R$ 42,50 de juros e multa. De quanto por cento foi esse acréscimo com juros e multa? 6) O preço de um produto passou de R$ 4.500,00 para R$ 4.860,00. De quanto por cento foi esse aumento? 7) A cotação de um dólar caiu de R$ 1,75 para R$ 1,68. Qual o percentual da variação? 8) Um produto que custava R$ 20,00 teve dois aumentos em menos de um mês, o primeiro de 6% e o segundo de 4%. Qual o preço desse produto após esses dois aumentos?

21 HP 12C, Um Curso Básico 21 9) O preço do litro da gasolina custava, há dois meses, R$ 2,80. Nesses dois meses, a gasolina teve dois aumentos e uma redução no preço. Primeiro um aumento de 5%, depois uma redução de 2% e por último um aumento de 4%. Qual o preço da gasolina após essas três variações? 10) Nos últimos três anos, Marta teve três aumentos em seu salário, um em cada ano. Se antes o salário de Marta era de R$ 2.300,00 e os aumentos nesses três anos foram, respectivamente, de 10%, 20% e 10%, então o salário de Marta após os três aumentos é de? 3.6 Respostas dos Exercícios Propostos Sobre Porcentagem 1) R$ 644,00 2) R$ 7.410,00 3) 35,00% 4) R$ 100,00 5) 5,00% 6) 8,00% 7) 4,00% 8) R$ 22,05 9) R$ 3,00 10) R$ 3.339,60

22 HP 12C, Um Curso Básico 22 4 FUNÇÕES DE CALENDÁRIO 4.1 Formato da Data As funções de calendário fornecidas pela HP 12C são DATE e DYS, que podem manipular datas entre 15 de Outubro de 1582 até 25 de Novembro de A HP 12C possui dois formatos de datas distintos, O formato da data é usado pela calculadora tanto para sua apresentação no visor quanto para sua interpretação, quando tais dados são introduzidos pelo teclado. a) Mês dia ano: Para trabalhar com datas no formato mês dia ano, pressione.g. M.DY. Para introduzir uma data com esse formato em vigor: 1) Introduza o(s) dígito(s) do mês. 2) Pressione a tecla do ponto decimal... 3) Introduza os dois dígitos do dia. 4) Introduza os quatro dígitos do ano. Exemplo 4.1 Introduza a data de 4 de junho de Solução. Os detalhes do registro da data estão descritos a seguir: 6 6, Introduz o mês de junho... 6, Introduz a vírgula após o número , Introduz o dia e o ano simultaneamente. b) Dia Mês Ano: para ativar o formato dia mês ano, pressione.g. D.MY. Para introduzir uma data, com esse formato em vigor: 1) Introduza o(s) dígito(s) do dia. 2) Pressione a tecla do ponto decimal... 3) Introduza os dois dígitos do mês. 4) Introduza os quatro dígitos do ano.

23 HP 12C, Um Curso Básico 23 Quando o formato da data for dia mês ano, o código D.MY aparece no visor. Se o código D.MY não aparecer no visor, o formato da data será mês dia ano. Exemplo 4.2 Introduza a data de 4 de junho de Solução. Os detalhes do registro da data estão descritos a seguir: 4 4, Introduz o dia , Introduz a vírgula após o número ,62008 Introduz o mês e o ano simultaneamente. 4.2 Datas Futuras ou Passadas Para determinar a data e o dia da semana, tendo decorrido certo número de dias a partir de uma data: 1) Introduza a data fornecida e pressione ENTER. 2) Introduza o número de dias. 3) Se a data for no passado, pressione CHS. 4) Pressione.g. DATE para exibir na visor a data e o dia da semana. A resposta calculada pela função DATE é apresentada num formato especial. Os dígitos do mês, dia e ano (ou dia, mês e ano) são isolados por separadores de dígitos, e o dígito à direita da resposta indica o dia da semana: 1 para segunda-feira e 7 para o domingo. Observação 4.1 O dia da semana indicado pela função DATE pode diferir das datas históricas nas épocas em que o calendário Juliano era empregado. O calendário Juliano foi adotado na Inglaterra e suas colônias até 14 de Setembro de 1752, dia em que o calendário Gregoriano entrou em vigor. Exemplo 4.3 Uma pessoa comprou uma geladeira em 10 de abril de 2008 para pagamento em 60 dias, qual foi a data de vencimento? Solução. Vamos resolver o problema utilizando o formato dia mês ano..g. D.MY 0,00 Ativa o formato dia mês ano para a data ENTER 10, Introduz a data de compra.

24 HP 12C, Um Curso Básico 24.g. DATE Fornece a data de 9 de junho de 2008, segunda-feira 4.3 Número de Dias Entre Duas Datas Para determinar o número de dias entre duas datas utilizamos os seguintes comandos: 1) Introduza a data inicial e pressione ENTER. 2) Introduza a data final. 3) Pressione.g. DYS para calcular o número de dias entre as duas datas. Exemplo 4.4 Determine o número de dias acumulados de 28 de abril de 1968 a 03 de outubro de Solução. Vamos resolver o problema utilizando o formato dia-mês-ano..g. D.MY 0,00 Ativa o formato dia-mês-ano para a data ENTER 28, Introduz a data inicial Introduz a data final..g. DYS Calcular o número de dias entre as duas datas. 4.4 Exercícios Propostos de Calendário 1) Uma pessoa comprou um produto dia 18 de setembro de 2007 para pagar com 45 dias. Qual foi o dia do vencimento dessa compra? 2) Determine o número de dias acumulados de 4 de julho de 1995 a 15 de novembro de ) Uma pessoa comprou um produto para pagar com 90 dias. Se a data de vencimento foi de 8 de março de 2004, em que dia foi efetuada essa compra? 4) Determine o número de dias acumulados de 13 de janeiro de 2007 a 6 de junho de ) Uma pessoa comprou um carro dia 28 de abril de Determine o número de dias que essa pessoa ficou com o carro, sabendo-se que ela o vendeu dia 12 de dezembro de 1998.

25 HP 12C, Um Curso Básico Respostas dos Exercícios Propostos de Calendário 1) 2 de novembro de 2007, sexta-feira. 2) 2326 dias. 3) 9 de dezembro de 2003, terça-feira 4) 144 dias 5) dias

26 HP 12C, Um Curso Básico 26 5 FUNÇÕES ESTATÍSTICAS 5.1 Taxa Média Periódica, Capital Médio e Prazo Médio Exemplo 5.1 Os capitais de R$ 7.000,00, R$ 6.000,00 e R$ 4.000,00 são aplicados respectivamente às taxas de 6%, 3% e 2% ao mês, no regime de juros simples durante o mesmo prazo. Calcule a taxa média proporcional anual de aplicação destes capitais. Solução. A descrição dos elementos da solução está no quadro a seguir:.f. Σ 0,00 Limpa a memória de dados estatísticos 6 ENTER 7000 Σ + 1,00 Primeiro par de dados é armazenado 3 ENTER 6000 Σ + 2,00 Segundo par de dados é armazenado 2 ENTER 4000 Σ + 3,00 Terceiro par de dados é armazenado.g. x w 4,00 Calcula a taxa média de 4% ao mês 12.x. 48,00 Calcula a taxa média de 48% ao ano Exemplo 5.2 Três capitais nos valores respectivos de R$ 100,00; R$ 250,00 e R$ 150,00 são aplicados a juros simples no mesmo prazo, às taxas de 3%, 4% e 2% ao mês, respectivamente. Obtenha a taxa média mensal de aplicação desses capitais. Solução. A descrição dos elementos da solução está no quadro a seguir:.f. Σ 0,00 Limpa a memória de dados estatísticos 3 ENTER 100 Σ + 1,00 Primeiro par de dados é armazenado 4 ENTER 250 Σ + 2,00 Segundo par de dados é armazenado 2 ENTER 150 Σ + 3,00 Terceiro par de dados é armazenado.g. x w 3,20 Calcula a taxa média de 3,2% ao mês

27 HP 12C, Um Curso Básico 27 Exemplo 5.3 Os capitais de R$ 5.000,00, R$ 4.000,00 e R$ 1.000,00 foram aplicados respectivamente por 5 meses, 8 meses e 12 meses, no regime de juros simples à mesma taxa de juros de 5% ao mês. Calcule o capital médio dessa aplicação. Solução. A descrição dos elementos da solução está no quadro a seguir:.f. Σ 0,00 Limpa a memória de dados estatísticos 5000 ENTER 5 Σ + 1,00 Primeiro par de dados é armazenado 4000 ENTER 8 Σ + 2,00 Segundo par de dados é armazenado 1000 ENTER 12 Σ + 3,00 Terceiro par de dados é armazenado.g. x w 2.760,00 Calcula o capital médio de R$ 2.760,00 Exemplo 5.4 Os capitais de R$ 5.000,00, R$ 4.000,00 e R$ 1.000,00 foram aplicados respectivamente por 6 meses, 7 meses e 12 meses, no regime de juros simples a mesma taxa de juros simples de 5% ao mês. Calcule o prazo médio, em meses, de aplicação destes capitais. Solução. A descrição dos elementos da solução está no quadro a seguir:.f. Σ 0,00 Limpa a memória de dados estatísticos 6 ENTER 5000 Σ + 1,00 Primeiro par de dados é armazenado 7 ENTER 4000 Σ + 2,00 Segundo par de dados é armazenado 12 ENTER 1000 Σ + 3,00 Terceiro par de dados é armazenado.g. x w 7,00 Calcula o prazo médio de 7 meses Exemplo 5.5 Os capitais de R$ ,00, R$ ,00 e R$ ,00 foram aplicados respectivamente por 5 meses, 4 meses e 2 meses, no regime de juros simples, com respectivas taxas de juros de 3% ao mês, 2% ao mês e 4% ao mês. a) Calcule a taxa média mensal de aplicação destes capitais. b) Calcule o capital médio dessa aplicação. c) Calcule o prazo médio de aplicação destes capitais. Solução. a) A descrição dos elementos para calcular a taxa média mensal está no quadro a seguir:

28 HP 12C, Um Curso Básico 28.f. Σ 0,00 Limpa a memória de dados estatísticos 3 ENTER ENTER 5.x. Σ + 1,00 Primeiro par de dados é armazenado 2 ENTER ENTER 4.x. Σ + 2,00 Segundo par de dados é armazenado 4 ENTER ENTER 2.x. Σ + 3,00 Terceiro par de dados é armazenado.g. x w 2,69 Calcula a taxa média mensal b) A descrição dos elementos para calcular o capital médio mensal está no quadro a seguir:.f. Σ 0,00 Limpa a memória de dados estatísticos ENTER 5 ENTER 3.x. Σ + 1,00 Primeiro par de dados é armazenado ENTER 4 ENTER 2.x. Σ + 2,00 Segundo par de dados é armazenado ENTER 2 ENTER 4.x. Σ + 3,00 Terceiro par de dados é armazenado.g. x w 8.710,71 Calcula o capital médio c) A descrição dos elementos para calcular o prazo médio está no quadro a seguir:.f. Σ 0,00 Limpa a memória de dados estatísticos 5 ENTER ENTER 3.x. Σ + 1,00 Primeiro par de dados é armazenado 4 ENTER ENTER 2.x. Σ + 2,00 Segundo par de dados é armazenado 2 ENTER ENTER 4.x. Σ + 3,00 Terceiro par de dados é armazenado.g. x w Calcula o prazo médio 5.2 Exercícios Propostos Sobre Função Estatística 1) Os capitais de R$ 2.500,00, R$ 3.500,00, R$ 4.000,00 e R$ 3.000,00 são aplicados a juros simples durante o mesmo prazo às taxas mensais de 6%, 4%, 3% e 1,5%, respectivamente. Obtenha a taxa média mensal de aplicação desses capitais.

29 HP 12C, Um Curso Básico 29 2) Os capitais de R$ 2.000,00, R$ 3.000,00, R$ 1.500,00 e R$ 3.500,00 são aplicados à taxa de 4% ao mês, juros simples, durante dois, três, quatro e seis meses, respectivamente. Obtenha o prazo médio de aplicação destes capitais. 3) Três capitais são aplicados a juros simples pelo mesmo prazo. O capital de R$ 3.000,00 é aplicado à taxa de 3% ao mês, o capital de R$ 2.000,00 é aplicado a 4% ao mês e o capital de R$ 5.000,00 é aplicado a 2% ao mês. Obtenha a taxa média mensal de aplicação desses capitais. 4) Os capitais de R$ 3.500,00, R$ 2.000,00 e R$ 4.500,00 foram aplicados respectivamente às taxas de 2%, 3% e 5% ao mês, no regime de juros simples durante o mesmo prazo. Calcule o capital médio dessa aplicação. 5.3 Exercícios Propostos Sobre Função Estatística 1) 3,50% a.m. 2) 4,00 meses 3) 2,70% a.m. 4) R$ 3.550,00

30 HP 12C, Um Curso Básico 30 6 JUROS SIMPLES NA HP 12C 6.1 Zerando Os Registros Financeiros Toda função financeira utiliza os números armazenados nos registros financeiros. Antes de começar um novo cálculo financeiro pressione.f. FIN para zerar todos os registros financeiros. Para repetir um cálculo após modificar o número em somente um dos registros financeiros, não pressione.f. FIN, simplesmente armazene o novo número no registro. Os números nos outros registros financeiros permanecerão inalterados. Os registros financeiros também são zerados ao pressionar.f. REG ou quando a Memória Contínua for reinicializada. 6.2 Cálculo dos Juros Simples e do Montante Simples utilizando a HP 12C A HP 12C calcula juros simples na base de 360 dias (ano comercial) e na base de 365 ou 366 dias (ano exato). Os procedimentos para obter qualquer um dos dois estão listados a seguir: 1) Digite ou calcule o número de dias e pressione.n. 2) Digite a taxa de juros anual em porcentagem e pressione.i.. 3) Digite o valor do capital e pressione CHS PV. 4) Pressione.f. INT para calcular e exibir os juros acumulados na base de 360 dias. 5) Para exibir os juros acumulados na base de 365 dias, pressione.r. x><y. 6) Pressione.+. para calcular o montante, isto é, principal mais os juros acumulados exibidos no mostrador. Observação 6.1 Para operar com a HP 12C na capitalização simples (juros simples), o prazo deve ser substituído em números de dias, se tivermos 6 meses, devemos registrar 180 dias. Já a taxa de juros simples deve ser registrada ao ano, se tivermos 2% ao mês, devemos registrar 24% ao ano. Observação 6.2 Na capitalização simples a HP 12C, utilizada na função financeira, não calcula o valor da taxa de juros, o valor do capital e nem o valor do prazo de uma aplicação. Observação 6.3 Os valores de n, i e PV podem ser registrados em qualquer ordem.

31 HP 12C, Um Curso Básico 31 Exemplo 6.1 O capital de R$ 2.500,00 foi aplicado por 6 meses, à taxa de juros simples de 2% ao mês. Determine o juro gerado nessa aplicação. Solução. A descrição dos elementos da solução está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 6 ENTER 30.x..n. 180,00 Calcula e armazena o número de dias 2 ENTER 12.x..i. 24,00 Calcula e armazena a taxa de juros anual 2500 CHS PV 2.500, 00 Armazena o capital como saída de caixa.f. INT 300,00 Juros acumulados do período Exemplo 6.2 O capital de R$ 8.500,00 foi aplicado por 9 meses, à taxa de juros simples de 48% ao ano. Determine o montante gerado. Solução. A descrição dos elementos da solução está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 30 ENTER 9.x..n. 270,00 Calcula e armazena o número de dias 48.i. 48,00 Armazena a taxa de juros anual 8500 CHS PV 8.500, 00 Armazena o capital como saída de caixa.f. INT 3.060,00 Juros acumulados do período ,00 Montante: capital mais os juros Exemplo 6.3 Um comerciante depositou numa conta R$ 2.250,00 por um mês, à taxa de juros de 1,2% ao mês. Exatamente um mês após esse depósito, o comerciante emitiu um cheque de R$ 1.670,00 e deixou o saldo aplicado por mais um mês, à taxa de juros simples de 1,5% ao mês. Determine o valor do montante ao final desse segundo mês. Solução. A descrição dos elementos da solução está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 30.n. 30,00 Armazena o número de dias

32 HP 12C, Um Curso Básico ENTER 12.x..i. 14,40 Calcula e armazena a taxa anual de juros 2250 CHS PV 2.250, 00 Armazena o capital como saída de caixa.f. INT 27,00 Calcula os juros do período ,00 Calcula o montante (capital mais os juros) do período ,00 Calcula o saldo após a compensação do cheque CHS PV 607, 00 Armazena o saldo como saída de caixa 30.n. 30,00 Armazena o número de dias 1.5 ENTER 12.x..i. 18,00 Calcula e armazena a taxa anual de juros.f. INT 9,11 Calcula os juros do período ,11 Calcula o montante (capital mais os juros) do período 6.3 Exercícios Propostos Sobre Juros Simples 1) Calcular os juros simples que o capital de R$ 6.300,00 rende quando aplicado a 30% ao ano, durante 8 meses. 2) O capital de R$ 6.000,00 foi aplicado por 10 meses, à taxa de juros simples de 3% ao mês, determine o valor do montante. 3) Marta aplicou R$ 6.540,00 por seis meses, à taxa de juros simples de 2% ao mês. Decorridos os seis meses, marta sacou R$ 1.580,00 e aplicou o saldo por mais 8 meses, à taxa de juros simples de 36% ao ano. Determine o valor do montante ao final da segunda aplicação. 6.4 Respostas dos Exercícios Propostos Sobre Juros Simples 1) R$ 1.260,00 2) R$ 7.800,00 3) R$ 7.123,55

33 HP 12C, Um Curso Básico 33 7 JUROS COMPOSTOS NA HP 12C 7.1 Capitalização Composta utilizando a HP 12C Para calcular e armazenar n e i, podemos utilizar os seguintes atalhos, dependendo da circunstância: a) Para transformar o prazo de anual para mensal e armazená-lo simultaneamente, digite o número de anos e pressione.g. 12x. b) Para transformar a taxa de juros de anual para mensal e armazená-la simultaneamente, digite a taxa anual e pressione.g Cálculo do valor futuro na HP 12C 1) Pressione.f. FIN para zerar os registros financeiros. 2) Informe a taxa periódica de juros utilizando.i. ou.g ) Informe o valor presente utilizando CHS PV. 4) Informe o período utilizando.n. ou.g. 12x. 5) Pressione FV para calcular o valor futuro. Exemplo 7.1 Determine o montante resultante da aplicação do capital de R$ 8.500,00, que foi aplicado à taxa de juros compostos de 3% ao mês, pelo prazo de 14 meses? Solução. A descrição dos elementos para calcular o montante está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 8500 CHS PV 8.500, 00 Armazena o valor presente como saída de caixa 3.i. 3,00 Armazena a taxa de juros de 3% ao mês 14.n. 14,00 Armazena o prazo de 14 meses FV ,01 Calcula o valor futuro de R$ ,01

34 HP 12C, Um Curso Básico Cálculo do valor presente na HP 12C 1) Pressione.f. FIN para zerar os registros financeiros. 2) Informe a taxa periódica de juros utilizando.i. ou.g ) Informe o valor futuro utilizando FV. 4) Informe o período utilizando.n. ou.g. 12x. 5) Pressione PV para calcular o valor presente. O valor presente aparecerá negativo, ou seja, como saída de caixa, pois o valor futuro foi informado como entrada de caixa, ou seja, positivo. Exemplo 7.2 Determine o capital que gera um montante de R$ 6.582,57, quando aplicado na capitalização composta, à taxa de 2% ao mês, no período de 10 meses. Solução. A descrição dos elementos para calcular o valor presente (capital) está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 6582,57 FV 6.582,57 Armazena o valor futuro como entrada de caixa 2.i. 2,00 Armazena a taxa de juros de 2% ao mês 10.n. 10,00 Armazena o prazo de 10 meses PV 5.400, 00 Calcula o valor presente de R$ 5.400, Cálculo do número de períodos de capitalização na HP 12C 1) Pressione.f. FIN para zerar os registros financeiros. 2) Informe a taxa periódica de juros utilizando.i. ou.g ) Informe o valor presente utilizando CHS PV. 4) Informe o valor futuro utilizando FV. 5) Pressione.n. para calcular o número de períodos. Observação 7.1 Se o número de períodos não for inteiro, a calculadora arredonda a resposta para o próximo inteiro. Observação 7.2 Para calcular o prazo de uma aplicação, um valor dentre o valor presente e o valor futuro deve ser registrado como saída de caixa.

35 HP 12C, Um Curso Básico 35 Exemplo 7.3 Um capital de R$ 6.000,00 foi aplicado no sistema de capitalização composta, à taxa de 5% ao mês e gerou um montante de R$ 8.864,73. Determine o prazo em que esse capital ficou aplicado. Solução. A descrição dos elementos para calcular o prazo (período) da aplicação está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 6000 CHS PV 6.000, 00 Armazena o valor presente como saída de caixa 5.i. 5,00 Armazena a taxa de juros de 5% ao mês 8864,73 FV 8.864,73 Armazena o valor futuro como entrada de caixa.n. 8,00 Calcula o prazo de 8 meses 7.5 Cálculo da taxa de juros na HP 12C 1) Pressione.f. FIN para zerar os registros financeiros. 2) Informe o número de períodos utilizando.n. ou.g. 12x. 3) Informe o valor presente utilizando CHS PV. 4) Informe o valor futuro utilizando FV. 5) Pressione.i. para calcular a taxa periódica de juros. Para calcular a taxa de juros anual, digite o número de períodos por ano e pressione.x.. Observação 7.3 Para calcular taxa de juros de uma aplicação, um valor dentre o valor presente e o valor futuro deve ser registrado como saída de caixa. Exemplo 7.4 O capital de R$ 7.600,00 foi aplicado no sistema de capitalização composta por 12 meses. Esse capital gerou um montante de R$ ,84, determine a taxa de juros envolvida na aplicação. Solução. A descrição dos elementos para calcular a taxa mensal de juros da aplicação está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 7600 CHS PV 7.600, 00 Armazena o valor presente como saída de caixa 12.n. 12,00 Armazena o prazo de 12 meses

36 HP 12C, Um Curso Básico ,84 FV ,84 Armazena o valor futuro como entrada de caixa.i. 4,00 Calcula a taxa de juros de 4% ao mês 7.6 Cálculo do Valor dos Juros Compostos na HP 12C 1) Pressione.f. FIN para zerar os registros financeiros. 2) Informe a taxa periódica de juros utilizando.i. ou.g ) Informe o valor presente utilizando CHS PV. 4) Informe o período utilizando.n. ou.g. 12x. 5) Pressione FV para calcular o valor futuro. 6) Pressione RCL PV.+. para calcular os juros acumulados do período de aplicação. Exemplo 7.5 Calcular os juros compostos que o capital de R$ ,00 rende quando aplicado a 2% ao mês, durante 6 meses. Solução. A descrição dos elementos para calcular o valor dos juros da aplicação está no quadro a seguir:.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros CHS PV , 00 Armazena o valor presente como saída de caixa 2.i. 2,00 Armazena a taxa de juros de 2% ao mês 6.n. 6,00 Armazena o prazo de 6 meses FV ,29 Calcula o valor futuro de R$ ,29 RCL PV ,29 Calcula os juros acumulados 7.7 Convenção Linear e Convenção Exponencial na HP 12C O prazo de uma determinada transação financeira nem sempre é um número inteiro. Nesta situação podemos utilizar a convenção linear ou a convenção exponencial para calcular o montante ou os juros. Na convenção exponencial, tanto a parte inteira, quanto a parte fracionária do prazo são consideradas como expoente, ou seja, como juros compostos. Já na convenção linear, a parte inteira do prazo é considerada como capitalização composta e a parte fracionária como capitalização simples.

37 HP 12C, Um Curso Básico 37 Observação 7.4 O montante e os juros na convenção linear são sempre maiores do que na convenção exponencial. Isto acontece pelo fato de que para prazo menor do que um, a capitalização simples gera juros maiores do que a capitalização composta. Observação 7.5 Para operar com a HP 12C na capitalização composta no sistema de convenção exponencial é necessário que apareça no visor a letra C. Quando pressionamos as teclas STO EEX, o sistema muda para a convenção linear e a letra C desaparece do visor. Para retornar para o sistema de convenção exponencial, basta pressionar as teclas STO EEX novamente. Exemplo 7.6 Calcule o montante gerado pela aplicação do capital de R$ 6.000,00, à taxa de juros compostos de 5% ao período, por dez períodos e meio. Utilize convenção linear e na convenção exponencial. Solução. A descrição dos elementos para calcular o montante na convenção linear e na convenção exponencial está no quadro a seguir: STO EEX 0,00 Muda da convenção exponencial para a convenção linear.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 6000 CHS PV 6.000, 00 Armazena o valor presente como saída de caixa 5.i. 5,00 Armazena a taxa de juros de 5% ao período 10.5.n. 10,50 Armazena o prazo de 10,5 períodos FV STO EEX FV FV ,70 Calcula o valor futuro na convenção linear ,70 Muda da convenção linear para a convenção exponencial ,72 Calcula o valor futuro na convenção exponencial 7.8 Conversão de Taxa Nominal em Taxa Efetiva na HP 12C Uma taxa de juros é chamada nominal se a unidade de tempo do período de capitalização for diferente da unidade de tempo da taxa de juros. Por exemplo, a taxa de juros de 18% ao ano com capitalização mensal é nominal. Uma taxa de juros é chamada efetiva se a unidade de tempo do período de capitalização coincidir com a unidade de tempo da taxa de juros. Por exemplo, taxa de juros de 12% ao ano com capitalização anual é efetiva.

38 HP 12C, Um Curso Básico 38 Procedimentos para converter uma taxa nominal em taxa efetiva na HP 12C: 1) Pressione.g. END 2) Pressione.f. FIN para zerar os registros financeiros 3) Informe a taxa nominal referente ao período em que se deseja obter a taxa efetiva e pressione ENTER 4) Informe o número de períodos de capitalização que contém o período de referência da taxa nominal e pressione.n....i. 5) Digite 100 e pressione CHS ENTER PV 6) Pressione FV.+. para obter a taxa de juros efetiva Exemplo 7.7 Uma instituição financeira anuncia para uma determinada aplicação uma taxa de juros de 30% ao ano, com capitalização trimestral. Determine a taxa de juros efetiva anual dessa aplicação. Solução. Os procedimentos a seguir convertem a taxa nominal de 30% ao ano, com capitalização trimestral, para taxa efetiva anual..g. END 0,00.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 30 ENTER 30,00 Registra a taxa nominal anual 4.n....i. 7,50 Armazena os 4 trimestres do ano e também a taxa efetiva trimestral de 7,5% 100 CHS ENTER PV 100, 00 Armazena o valor 100 como valor presente FV.+. 33,55 Calcula a taxa efetiva anual de 33,55% Exemplo 7.8 Em uma campanha promocional, o Banco A anuncia uma taxa de juros de 60 % ao ano com capitalização semestral. O Banco B, por sua vez, anuncia uma taxa de juros de 30% ao semestre com capitalização mensal. Determine os valores mais próximos das taxas de juros efetivas anuais dos Bancos A e B. Solução. Os procedimentos a seguir convertem a taxa nominal do Banco A de 60% ao ano, com capitalização semestral, para taxa efetiva anual.

39 HP 12C, Um Curso Básico 39.g. END 0,00.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 60 ENTER 60,00 Registra a taxa nominal anual de 60% 2.n....i. 30,00 Armazena os 2 semestres do ano e também a taxa efetiva semestral de 30% 100 CHS ENTER PV 100, 00 Armazena o valor 100 como valor presente FV.+. 69,00 Calcula a taxa efetiva anual de 69% Os procedimentos a seguir convertem a taxa nominal do Banco B de 30% ao semestre, com capitalização mensal, para taxa efetiva anual..g. END 0,00.f. FIN 0,00 Limpa a memória dos registros financeiros 30 ENTER 2.x. 60,00 Registra a taxa nominal ao ano de 60% 12.n....i. 5,00 Armazena os 12 meses do ano e também a taxa efetiva mensal de 5% 100 CHS ENTER PV 100, 00 Armazena o valor 100 como valor presente FV.+. 79,59 Calcula a taxa efetiva anual de 79,59% 7.9 Exercícios Propostos Sobre Juros Compostos 1) Qual o montante que resulta da aplicação do capital de R$ 5.000,00, quando aplicado à taxa composta de 0,9% ao mês, pelo prazo de 16 meses? 2) Os juros compostos que o capital de R$ 5.300,00 rende quando aplicado a 3% ao mês, durante 9 meses, é igual a: 3) O capital de R$ 3.800,00, aplicado à taxa de juros compostos de 3% ao mês, gera R$ 605,24 de juros. Determine o prazo dessa aplicação.

40 HP 12C, Um Curso Básico 40 4) O capital de R$ 5.000,00, foi aplicado por 8 meses e gerou um montante igual a R$ 5.858,30. Determine a taxa de juros compostos envolvida nessa aplicação. 5) Determine o montante resultante da aplicação do capital de R$ 6.700,00, quando aplicado à taxa de juros compostos de 3% ao mês, pelo prazo de 14 meses. 6) Determine o capital que gera R$ 4.560,00 de juros, quando aplicado à taxa de juros compostos de 4% ao mês, durante 9 meses. 7) Determine o montante gerado por um capital de R$ ,00, que foi aplicado a uma taxa composta de 5% ao mês, pelo prazo de quatro meses, com capitalização mensal. 8) Se o valor presente for R$ 100,00, a taxa de juros de 10% ao período e o número de períodos igual a 3, em capitalização composta o valor futuro será. 9) Uma empresa aplicou R$ ,00, à taxa de 4% ao mês, durante três meses, no regime de juros compostos. O valor do resgate (montante) no final do período, em reais, será de. 10) Utilize a convenção linear para calcular o montante gerado pela aplicação de R$ 9.400,00, à taxa de juros compostos de 1,2% ao mês, em 10 meses e 24 dias. 11) Marta fez um investimento de R$ ,00, à taxa de juros compostos de 18% ao ano, durante 3 anos e 6 meses. Calcule o valor recebido por Marta, sabendo-se que o contrato foi feito considerando a convenção linear e que a capitalização é anual. 12) Determine a taxa efetiva anual da taxa nominal de 40% ao ano, com capitalização semestral Respostas dos Exercícios Propostos Sobre Juros Compostos 1) R$ 5.770,70 2) R$ 1.615,30 3) 5,00 meses 4) 2,00% ao mês 5) R$ ,35 6) R$ ,20 7) R$ ,12 8) R$ 133,10 9) R$ ,40 10) R$ ,58 11) R$ ,10 12) 44,00%

41 HP 12C, Um Curso Básico 41 8 SÉRIES UNIFORMES PERIÓDICAS NA HP 12C 8.1 Séries Uniformes Periódicas Com Parcelas Antecipadas No sistema de formação do valor futuro com parcelas antecipadas, a primeira parcela é depositada no ato do planejamento, na data focal zero. O sistema de capitalização com depósito de n parcelas é também denominado de renda certa ou capitalização. Observe o fluxo de caixa a seguir: FV n 1 n Períodos PMT PMT PMT PMT PMT Valor Futuro Com Parcelas Antecipadas Utilizando a HP 12C Para calcular o valor futuro basta utilizar os seguintes procedimentos: 1) Pressione.g. BEG para configurar o modo de vencimento antecipado. 2) Pressione.f. FIN para zerar os registros financeiros. 3) Informe a taxa periódica utilizando.i. ou 12. 4) Informe o número de depósitos utilizando.n. ou 12x. 5) Informe o valor das parcelas da aplicação utilizando CHS PMT. 6) Pressione FV para obter o valor futuro ou montante capitalizado. Exemplo 8.1 Depositando mensalmente 10 parcelas de R$ 1.000,00 em uma aplicação que rende 1% ao mês, qual o montante no décimo mês, considerando o primeiro depósito hoje? Solução. Os procedimentos a seguir calculam o montante das 10 parcelas capitalizadas:

CALCULADORA HP 12C 1. OPERAÇÕES BÁSICAS. 1.1. LIGAR E DESLIGAR Pressione ON

CALCULADORA HP 12C 1. OPERAÇÕES BÁSICAS. 1.1. LIGAR E DESLIGAR Pressione ON CALCULADORA HP 12C 1. OPERAÇÕES BÁSICAS 1.1. LIGAR E DESLIGAR Pressione ON 1.2. NOTAÇÃO DECIMAL A máquina HP 12C possui duas formas de separar a parte fracionária da parte inteira de um número: utilizando

Leia mais

Prof. Me. João Alexandre Thomaz

Prof. Me. João Alexandre Thomaz Prof. Me. João Alexandre Thomaz 1.1 A Calculadora HP 12C Linha financeira Ligar e desligar Função Amarela e Azul Acesso à memória Entrada 1.2 Ligando e desligando a calculadora Para ligar a sua calculadora

Leia mais

Este é um guia prática com algumas teclas e funções da calculadora HP 12C

Este é um guia prática com algumas teclas e funções da calculadora HP 12C 1. Inicialização da HP 12C Este é um guia prática com algumas teclas e funções da calculadora HP 12C 2. AS TECLAS Função f corresponde à segunda função da citada tecla (gold) Função g corresponde à terceira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL/MG. Projeto Institucional de Formação Continuada

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL/MG. Projeto Institucional de Formação Continuada 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL/MG Projeto Institucional de Formação Continuada Aprendizagem de Matemática Mediada por suas Aplicações 6 o Encontro: Matemática Financeira Professor José Carlos

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DA CALCULADORA HP 12-C E DA PLANILHA ELETRÔNICA DO MICROSOF EXCEL

CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DA CALCULADORA HP 12-C E DA PLANILHA ELETRÔNICA DO MICROSOF EXCEL OPINE CONSULTORIA CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DA CALCULADORA HP 12-C E DA PLANILHA ELETRÔNICA DO MICROSOF EXCEL CALCULADORA HP 12C: Operações Financeiras Básicas A calculadora HP 12C é uma

Leia mais

- RESOLUÇÕES BÁSICAS NA HP 12C

- RESOLUÇÕES BÁSICAS NA HP 12C - RESOLUÇÕES BÁSICAS NA HP 12C 1. Juros compostos, operação única PV 0 n ou 0 n PV 1.1. Quanto devo receber ao aplicar R$ 1.000,00 por 6 meses, à taxa de 5% ao mês? f CLEAR FIN 1.000 CHS PV -1.000,00 6

Leia mais

- CURSO DE CALCULADORA FINANCEIRA HP 12C -

- CURSO DE CALCULADORA FINANCEIRA HP 12C - - CURSO DE CALCULADORA FINANCEIRA HP 12C - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610).

Leia mais

GABARITO DOS EXERCÍCIOS

GABARITO DOS EXERCÍCIOS Bertolo 18/2/2006 MATEMÁTICA FINANCEIRA Gab_fin1 PAG.1 GABARITO DOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS (Juros Simples) 1.Calcule o montante de uma aplicação de R$ 50.000,00, à taxa de 2,5% ao mês, durante

Leia mais

JUROS SIMPLES. Onde: n é o número de períodos (number of periods) ou prazo em dias; i é o índice da taxa de juros (index) anual;

JUROS SIMPLES. Onde: n é o número de períodos (number of periods) ou prazo em dias; i é o índice da taxa de juros (index) anual; curso completo de CALCULADORA HP-12C - 3 JUROS SIMPLES Além dos registradores X (visor), Y, Z e W, discutidos no capítulo anterior, vimos também que a calculadora HP-12C apresenta os registradores financeiros,

Leia mais

Matemática Financeira Aplicada. www.adrianoparanaiba.com.br

Matemática Financeira Aplicada. www.adrianoparanaiba.com.br Matemática Financeira Aplicada www.adrianoparanaiba.com.br Conceitos Básicos - Juros Simples - Juros Composto Juros Simples: J = C x i x n M = C + J Juros Compostos M = C x (1 + i) n J = M C Exemplo: Aplicação

Leia mais

HP 12C Conhecimentos Básicos

HP 12C Conhecimentos Básicos HP 12C Conhecimentos Básicos 1 HP 12C Conhecimentos Básicos Apresentação Caro Participante, Este material foi criado objetivando ser uma base de estudo com o propósito de servir de apoio ao treinamento

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL SOLUÇÕES COMPLETAS DE QUESTÕES E EXERCÍCIOS ADRIANO LEAL BRUNI E RUBENS FAMÁ 5ª EDIÇÃO ATLAS 2010 1 APRESENTAÇÃO Este texto apresenta as respostas da questões e

Leia mais

CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula Parte 1

CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula Parte 1 CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula Parte 1 COMO INSTRUMENTO AUXILIAR EM NOSSOS CÁLCULOS, UTILIZAREMOS PREFERÊNCIALMENTE A CALCULADORA FINANCEIRA HP12-C INTRODUÇÃO A Matemática Financeira visa basicamente estudar

Leia mais

CALCULADORA HP 12C A calculadora HP 12C usa o chamado sistema de pilha, também designado por Notação Polonesa Reversa (RPN).

CALCULADORA HP 12C A calculadora HP 12C usa o chamado sistema de pilha, também designado por Notação Polonesa Reversa (RPN). A Matemática Financeira tem como objetivo estudar o valor do dinheiro no tempo. CALCULADORA HP 12C A calculadora HP 12C usa o chamado sistema de pilha, também designado por Notação Polonesa Reversa (RPN).

Leia mais

ÍNDICE. Descrição do Conteúdo

ÍNDICE. Descrição do Conteúdo Descrição do Conteúdo ÍNDICE Pág. Introdução ao Uso 03 Ligando e Desligando a Calculadora 03 Indicação de Bateria Fraca 03 O Teclado 03 Números Negativos 03 Funções das Teclas Matemáticas 04 Funções das

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA Princípios de Funcionamento da HP 12-C. Elaborado por : Profº Paulo Roberto Silva dos Santos

MATEMÁTICA FINANCEIRA Princípios de Funcionamento da HP 12-C. Elaborado por : Profº Paulo Roberto Silva dos Santos MATEMÁTICA FINANCEIRA Princípios de Funcionamento da HP 12-C Programa $ Pilha Operacional $ Testes preliminares $ Circuito interno, teclado e visor $ Conhecendo a HP 12 C $ Funções, casas, limpeza, memória

Leia mais

Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Economia 5º Período 8 AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Economia 5º Período 8 AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 8 AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS Frequentemente, nas operações de médio e longo prazo, por razões metodológicas ou contábeis, as operações de empréstimos são analisadas período por período, no que diz respeito

Leia mais

Matemática Financeira FN1200C

Matemática Financeira FN1200C Matemática Financeira FN1200C 0 Índice Introdução... 2 Principais Funções... 2 Juros... 8 Capitalização Simples ou Linear... 9 Capitalização Composta ou Exponencial... 12 Taxas Equivalentes... 16 Prestações

Leia mais

ANDERSON DIAS GONÇALVES. Calculadora HP 12C. Treinamento com ênfase em Matemática Financeira.

ANDERSON DIAS GONÇALVES. Calculadora HP 12C. Treinamento com ênfase em Matemática Financeira. ANDERSON DIAS GONÇALVES Calculadora HP 12C Treinamento com ênfase em Matemática Financeira. SUMÁRIO 1 Conhecendo a Calculadora HP12C... 5 Testando a calculadora... 5 O teclado... 5 Número de casas decimais...

Leia mais

A HP-12C opera sob a forma de dois sistemas: O algébrico (como todas as outras convencionais) O RPN (Notação Polonesa Reversa)

A HP-12C opera sob a forma de dois sistemas: O algébrico (como todas as outras convencionais) O RPN (Notação Polonesa Reversa) Bertolo 1 A HP-12C opera sob a forma de dois sistemas: O algébrico (como todas as outras convencionais) O RPN (Notação Polonesa Reversa) A diferença entre eles está na forma de entrada dos dados. No algébrico

Leia mais

Introdução. Este arquivo compõe a coletânea Mega Cursos - www.megacursos.com.br -

Introdução. Este arquivo compõe a coletânea Mega Cursos - www.megacursos.com.br - Curso de Matemática financeira Introdução Este arquivo compõe a coletânea Mega Cursos - www.megacursos.com.br - AULA 1: Definições O que são juros? Por que variam tanto? Risco. Inflação - ilusão de remuneração.

Leia mais

Elementos de Análise Financeira Juros Compostos Profa. Patricia Maria Bortolon

Elementos de Análise Financeira Juros Compostos Profa. Patricia Maria Bortolon Elementos de Análise Financeira Juros Compostos Juros Compostos Os juros formados em cada período são acrescidos ao capital formando o montante (capital mais juros) do período. Este montante passará a

Leia mais

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

CAIXA ECONOMICA FEDERAL JUROS SIMPLES Juros Simples comercial é uma modalidade de juro calculado em relação ao capital inicial, neste modelo de capitalização, os juros de todos os períodos serão sempre iguais, pois eles serão

Leia mais

A.2 - TESTANDO SUA CALCULADORA Para verificar se sua calculadora se encontra em perfeito estado, proceda de acordo com a seqüência:

A.2 - TESTANDO SUA CALCULADORA Para verificar se sua calculadora se encontra em perfeito estado, proceda de acordo com a seqüência: INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA USO DA CALCULADORA HP-12C A.1 - LIGANDO E DESLIGANDO SUA CALCULADORA Para ligar ou desligar sua calculadora, pressione a tecla [ON]. Se deixar a calculadora ligada sem pressionar

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP-12C

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP-12C MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP-12C Prof. Msc. Osorio Moreira Couto Junior ÍNDICE 1. FUNÇÕES BÁSICAS DA HP-12C... 1.1 TECLA [ON]... 1.2 TECLA [. ]... 1.3 TESTES DE FUNCIONAMENTO... 1.3.1 TESTE Nº 1 (USANDO

Leia mais

Curso Preparatório. Matemática Financeira

Curso Preparatório. Matemática Financeira Curso Preparatório Tel: 4004-0435 ramal 4505 Email: contato@ifb.net.br Matemática Financeira 1ª Edição CALCULADORA HP 12 C INTRODUÇÃO 2 Memorize o número de série da sua HP-12C, indicada no verso da mesma,

Leia mais

Lista de exercício nº 3* VPL, TIR e Equivalência de fluxos de caixa

Lista de exercício nº 3* VPL, TIR e Equivalência de fluxos de caixa Lista de exercício nº 3* VPL, TIR e Equivalência de fluxos de caixa 1. Calcule o valor presente do fluxo de caixa indicado a seguir, para uma taxa de desconto de 1 % ao mês, no Resposta: $13.147,13 2.

Leia mais

Guia do Usuário MANUAL CALCULADORA FINANCEIRA

Guia do Usuário MANUAL CALCULADORA FINANCEIRA Guia do Usuário Função Financeira Função de Programação Função Estatística Amortização Cálculo de Depreciação Cálculo de Título 1 Capítulo 1 Operação Básica Descrição do Teclado Indicadores do Visor Ligando

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA Para Usuário da HP-12C Professores: Adm. Ademir Antonio Saravalli e Ilson Fuzinatto Filho Loanda 2005 Sumário INTRODUÇÃO... 1 LIGANDO E DESLIGANDO A CALCULADORA... 1 INDICADOR DE

Leia mais

Aplicações de conceitos da

Aplicações de conceitos da Aplicações de conceitos da matemática financeira WERNKE, RODNEY. Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais. Rio de Janeiro, Saraiva, 2008. Capítulo 2. Aula de Fernando Nogueira da Costa

Leia mais

Profª Adriana Ferrazza 1. Fonte: BMF&Bovespa. 1. Juro simples. FV= PV.[1+(i.n)]

Profª Adriana Ferrazza 1. Fonte: BMF&Bovespa. 1. Juro simples. FV= PV.[1+(i.n)] Profª Adriana Ferrazza 1 Fonte: BMF&Bovespa 1. Juro simples FV= PV.[1+(i.n)] Funções que Você já conhece: Capital CHS PV taxa em ano i Período em dias n f int(juro) Calculo do PV: O capital inicial pode

Leia mais

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS A amortização é uma operação financeira mediante a qual um empréstimo ou financiamento é pago de maneira progressiva, por meio de prestações, de modo que ao término

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA Conceitos básicos A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA CARREIRAS FISCAIS 1

MATEMÁTICA FINANCEIRA CARREIRAS FISCAIS 1 CAPÍTULO 1 JUROS SIMPLES MATEMÁTICA FINANCEIRA CARREIRAS FISCAIS 1 1.1) DEFINIÇÃO No cálculo dos juros simples, os rendimentos ou ganhos J em cada período t são os mesmos, pois os juros são sempre calculados

Leia mais

captação de recursos empréstimos financiamento.

captação de recursos empréstimos financiamento. Instrumentos utilizados pelas instituições financeiras para captação de recursos (funding) que serão utilizados nas operações de empréstimos e financiamento. 1 O cliente entrega os recursos ao banco, sendo

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATEMATICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES

CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATEMATICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES DEFINIÇÕES: CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATEMATICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES Taxa de juros: o juro é determinado através de um coeficiente referido a um dado intervalo de tempo. Ele corresponde à remuneração da

Leia mais

Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.

Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos. 1/7 3. Modelos de capitalização simples 4. Modelos de capitalização composta Conceitos básicos A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos

Leia mais

Matemática Financeira - NOÇÕES SOBRE A CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C

Matemática Financeira - NOÇÕES SOBRE A CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C Matemática Financeira - NOÇÕES SOBRE A CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C Matemática Financeira - Turma B Departamento de Matemática - ICE - UFJF 2009 Preparação para o uso FUNÇÃO NA COR LARANJA = TECLA LARANJA

Leia mais

HP 12C Platinum. Manual do usuário e guia de resolução de problemas. Copyright 2003 Hewlett-Packard Development Company, L.P.

HP 12C Platinum. Manual do usuário e guia de resolução de problemas. Copyright 2003 Hewlett-Packard Development Company, L.P. HP 12C Platinum Manual do usuário e guia de resolução de problemas Copyright 2003 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Introdução Sobre este manual Este Manual do usuário e guia de resolução de problemas

Leia mais

HP-12C USO E APLICAÇÕES E MATEMÁTICA FINANCEIRA

HP-12C USO E APLICAÇÕES E MATEMÁTICA FINANCEIRA 1 HP-12C USO E APLICAÇÕES E MATEMÁTICA FINANCEIRA RENATO BECKER 2 HP-12C USO E APLICAÇÕES E MATEMÁTICA FINANCEIRA OBJETIVO Capacitar o participante a utilizar, de modo eficaz, a CALCULADORA HP-12C pelo

Leia mais

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Neste artigo, faremos a análise das questões de cobradas na prova

Leia mais

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER 1- Uma dívida no valor de R$ 60.020,54 deve ser paga em sete prestações postecipadas de R$ 10.000,00, a uma determinada taxa de juros. Considerando esta mesma taxa de juros, calcule o saldo devedor imediatamente

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA SISTEMA MONETÁRIO É o conjunto de moedas que circulam num país e cuja aceitação no pagamento de mercadorias, débitos ou serviços é obrigatória por lei. Ele é constituído

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Matemática Financeira através da HP-12C Leonel Estevam APRESENTAÇÃO Esta apostila foi elaborada com o objetivo de servir como material didático no curso básico de Matemática financeira utilizando a calculadora

Leia mais

JURO COMPOSTO. Juro composto é aquele que em cada período financeiro, a partir do segundo, é calculado sobre o montante relativo ao período anterior.

JURO COMPOSTO. Juro composto é aquele que em cada período financeiro, a partir do segundo, é calculado sobre o montante relativo ao período anterior. JURO COMPOSTO No regime de capitalização simples, o juro produzido por um capital é sempre o mesmo, qualquer que seja o período financeiro, pois ele é sempre calculado sobre o capital inicial, não importando

Leia mais

Resolução da prova de Matemática Financeira AFRF/2005 Prova 1-Tributária e Aduaneira-Inglês

Resolução da prova de Matemática Financeira AFRF/2005 Prova 1-Tributária e Aduaneira-Inglês 19/12/2005 Resolução da prova de Matemática Financeira AFRF/2005 Prova 1-Tributária e Aduaneira-Inglês Questão 31. Ana quer vender um apartamento por R$400.000,00 à vista ou financiado pelo sistema de

Leia mais

MINICURSO ELEMENTOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA COM UTILIZAÇÃO DA HP-12C. Prof. Francisco de Assis de Sousa Carvalho

MINICURSO ELEMENTOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA COM UTILIZAÇÃO DA HP-12C. Prof. Francisco de Assis de Sousa Carvalho MINICURSO ELEMENTOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA COM UTILIZAÇÃO DA HP-12C Prof. Francisco de Assis de Sousa Carvalho PRIMEIRA PARTE CONHECENDO A HP 12C 1 Ligar e Desligar: Tecla ON. No canto inferior

Leia mais

Título : B2 Matemática Financeira. Conteúdo :

Título : B2 Matemática Financeira. Conteúdo : Título : B2 Matemática Financeira Conteúdo : A maioria das questões financeiras é construída por algumas fórmulas padrão e estratégias de negócio. Por exemplo, os investimentos tendem a crescer quando

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA Í N D I C E

MATEMÁTICA FINANCEIRA Í N D I C E MATEMÁTICA FINANCEIRA Í N D I C E Introdução... 01 JUROS (J)... 02 Regimes de Capitalização... 02 JUROS SIMPLES... 02 Capital (C) ou Valor Presente (VP)... 02 Taxa (i)... 02 Cálculo do Juro Simples...

Leia mais

SIMULADO COMENTADO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

SIMULADO COMENTADO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA SIMULADO COMENTADO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Quilelli 1 ) Uma dívida contraída à taxa de juros simples de 10% ao mês, deverá ser paga em duas parcelas, respectivamente iguais a R$ 126,00, daqui a

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO AULA 02: CAPITALIZAÇÃO, DESCONTO E FLUXO DE CAIXA TÓPICO 01: CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA CAPITALIZAÇÃO SIMPLES CONCEITO Na capitalização simples, os

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA O estudo da matemática financeira é desenvolvido, basicamente, através do seguinte raciocínio: ao longo do tempo existem entradas de dinheiro (receitas) e saídas

Leia mais

( C ou VP ) Capital ou Valor Presente é o valor aplicado através de alguma operação financeira.

( C ou VP ) Capital ou Valor Presente é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 1 3. Capital. Montante. 3.1 Capital ou Valor Presente. Taxa. Prazo. Montante. ( C ou VP ) Capital ou Valor Presente é o valor aplicado através de alguma operação financeira.

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL SOLUÇÕES COMPLETAS DE QUESTÕES E EXERCÍCIOS ADRIANO LEAL BRUNI E RUBENS FAMÁ 4ª EDIÇÃO ATLAS 2007 1 APRESENTAÇÃO Este texto apresenta todas as respostas de todas

Leia mais

Disciplina de Matemática Financeira Curso Técnico em Finanças Profª Valéria Espíndola Lessa APOSTILA 1

Disciplina de Matemática Financeira Curso Técnico em Finanças Profª Valéria Espíndola Lessa APOSTILA 1 Disciplina de Matemática Financeira Curso Técnico em Finanças Profª Valéria Espíndola Lessa APOSTILA 1 Juros Simples Juros Compostos Desconto Simples Desconto Composto Erechim, 2014 INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES Olá pessoal! Neste ponto resolverei a prova de Matemática Financeira e Estatística para APOFP/SEFAZ-SP/FCC/2010 realizada no último final de semana. A prova foi enviada por um aluno e o tipo é 005. Os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA FINANCEIRA MAT 191 PROFESSORES: ENALDO VERGASTA, GLÓRIA MÁRCIA, JODÁLIA ARLEGO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA FINANCEIRA MAT 191 PROFESSORES: ENALDO VERGASTA, GLÓRIA MÁRCIA, JODÁLIA ARLEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA FINANCEIRA MAT 191 PROFESSORES: ENALDO VERGASTA, GLÓRIA MÁRCIA, JODÁLIA ARLEGO LISTA 2 1) Um título, com valor de face igual a $1.000,00,

Leia mais

JUROS COMPOSTOS. Desta forma o cálculo dos juros compostos não será efetuado da mesma forma que foi feita para os juros simples.

JUROS COMPOSTOS. Desta forma o cálculo dos juros compostos não será efetuado da mesma forma que foi feita para os juros simples. UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE - FAC-CG CURSO: Graduação Tecnológica em Gestão Comercial Disciplina: Matemática Comercial e Financeira Prof: Rosemberg Trindade JUROS

Leia mais

UNIDADE Capitalização composta

UNIDADE Capitalização composta UNIDADE 2 Capitalização composta Capitalização composta Curso de Graduação em Administração a Distância Objetivo Nesta Unidade, você vai ser levado a: calcular o montante, taxas equivalentes, nominal e

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CALCULADORA HP-12C E MICROSOFT EXCEL. RICARDO ARAUJO, M.Sc.

ORIENTAÇÕES SOBRE CALCULADORA HP-12C E MICROSOFT EXCEL. RICARDO ARAUJO, M.Sc. ORIENTAÇÕES SOBRE CALCULADORA HP-12C E MICROSOFT EXCEL RICARDO ARAUJO, M.Sc. Capítulo 01 Noções sobre a HP-12C Apesar de a calculadora HP-12C possuir inúmeras funções, nos deteremos basicamente sobre a

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Ricardo Ferro Tavares. Prof. Ricardo Ferro Tavares Site: www.financetraining.com.br E-Mail rftavares@uol.com.

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Ricardo Ferro Tavares. Prof. Ricardo Ferro Tavares Site: www.financetraining.com.br E-Mail rftavares@uol.com. MATEMÁTICA FINANCEIRA CONCEITOS MÁQUINA FUNDAMENTAIS FINANCEIRA HP12C Prof. Ricardo Ferro Tavares 1 SUMÁRIO 1. Máquina HP 12c. 2. Principais Teclas e Funções. 3. Cálculo do Montante ou Valor Futuro. 4.

Leia mais

Capítulo 6 Série Uniforme Prestações Iguais

Capítulo 6 Série Uniforme Prestações Iguais Capítulo 6 Série Uniforme Prestações Iguais Juros Compostos Fórmulas - 1 RELAÇÃO ENTRE PMT E FV FV = PMT [ ( 1 + i ) n-1 + ( 1 + i ) n-2 + + ( 1 + i ) + 1 ] (A) Multiplicando por (1+i): FV = PMT [(1 +

Leia mais

COMO USAR A CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA. Professor Antonio Pertence Jr.

COMO USAR A CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA. Professor Antonio Pertence Jr. COMO USAR A CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA Professor Antonio Pertence Jr. DIAGNÓSTICOS PONTO E VÍRGULA DECIMAIS NÚMERO DE CASAS DEPOIS DA VÍRGULA TROCA DE SINAL LÓGICA

Leia mais

Matemática Financeira - Vinícius Werneck, professor do QConcursos.com

Matemática Financeira - Vinícius Werneck, professor do QConcursos.com Matemática Financeira - Vinícius Werneck, professor do QConcursos.com 1- Q236904 - Prova: CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Disciplina: Matemática Financeira Assuntos: Amortização; Sistema Francês

Leia mais

Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br

Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Aprendendo a Usar Uma Calculadora Juros Compostos Tipos de Aplicação Conclusão Possui as teclas M+, M- e MRC para operações ligadas a memória; Porcentagem; As

Leia mais

Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1

Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1 Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1 Grau de Dificuldade: 5 Olá turma... Nos próximos artigos, estarei exemplificando diversas maneiras para trabalhar com Juros Simples e Composto no

Leia mais

Para acharmos as taxas equivalentes utilizamos a fórmula abaixo: Te = ( n Ö 1+i) 1

Para acharmos as taxas equivalentes utilizamos a fórmula abaixo: Te = ( n Ö 1+i) 1 Para acharmos as taxas equivalentes utilizamos a fórmula abaixo: Te = ( n Ö 1+i) 1 Onde: Te = Taxa equivalente de determinado período n = número do período i = percentual de juros do período em que você

Leia mais

Calcular o montante de um capital de $1.000,00, aplicado à taxa de 4 % ao mês, durante 5 meses.

Calcular o montante de um capital de $1.000,00, aplicado à taxa de 4 % ao mês, durante 5 meses. JUROS COMPOSTOS Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial, acrescido dos juros acumulados até o período de montante anterior. Neste regime de capitalização a

Leia mais

22.5.1. Data de Equivalência no Futuro... 22.5.2. Data de Equivalência no Passado... 2. 22.5. Equivalência de Capitais Desconto Comercial...

22.5.1. Data de Equivalência no Futuro... 22.5.2. Data de Equivalência no Passado... 2. 22.5. Equivalência de Capitais Desconto Comercial... Aula 22 Juros Simples. Montante e juros. Descontos Simples. Equivalência Simples de Capital. Taxa real e taxa efetiva. Taxas equivalentes. Capitais equivalentes. Descontos: Desconto racional simples e

Leia mais

NOTAS DE AULA. Introdução à Matemática Financeira. Prof. Dr. Silvio Alexandre de Araujo

NOTAS DE AULA. Introdução à Matemática Financeira. Prof. Dr. Silvio Alexandre de Araujo NOTAS DE AULA Introdução à Matemática Financeira Prof. Dr. Silvio Alexandre de Araujo 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Juros simples 2. Juros compostos 3. Séries periódicas uniformes 4. Planos de amortização

Leia mais

Capitalização Composta

Capitalização Composta Capitalização Composta Introdução Cálculo dos Juros Convenção Exponencial Cálculo do Montante Cálculo do Prazo Convenção Linear Cálculo do Capital Cálculo da Taxa de Juros Equivalência de Capitais Juros

Leia mais

PROFESSOR: SEBASTIÃO GERALDO BARBOSA

PROFESSOR: SEBASTIÃO GERALDO BARBOSA UNESPAR/PARANAVAÍ - Professor Sebastião Geraldo Barbosa - 0 - PROFESSOR: SEBASTIÃO GERALDO BARBOSA Setembro/204 UNESPAR/PARANAVAÍ - Professor Sebastião Geraldo Barbosa - -. RENDAS CERTAS OU ANUIDADES Nas

Leia mais

Matemática Régis Cortes. JURO composto

Matemática Régis Cortes. JURO composto JURO composto 1 O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples, onde o valor dos rendimentos se torna fixo,

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR 1

MATERIAL COMPLEMENTAR 1 MATERIAL COMPLEMENTAR 1 1 Concursos não costumam permitir o uso de calculadoras ou planilhas. Logo, os oito capítulos anteriores da versão impressa do livro nada falaram sobre tais recursos. Este capítulo

Leia mais

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Neste artigo, farei a análise das questões de cobradas na prova do ISS-Cuiabá, pois é uma de minhas

Leia mais

Podemos representar em fluxo de caixa através do seguinte diagrama: (+) (+) (+) (+) 0 1 2 3 4 5... n tempo

Podemos representar em fluxo de caixa através do seguinte diagrama: (+) (+) (+) (+) 0 1 2 3 4 5... n tempo FLUXO DE CAIXA O estudo da matemática financeira é desenvolvido, basicamente, através do seguinte raciocínio: ao longo do tempo existem entradas de dinheiro (receitas) e saídas de dinheiro (desembolsos)

Leia mais

hp 12c calculadora financeira

hp 12c calculadora financeira hp 12c calculadora financeira guia do usuário H 4ª edição Número de peça HP 0012C-90004 File name: hp 12c-P-050425.doc Page: 1 of 220 Aviso REGISTRO SEU PRODUTO EM : www.register.hp.com ESTE MANUAL E TODOS

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO AULA 02: CAPITALIZAÇÃO, DESCONTO E FLUXO DE CAIXA TÓPICO 03: FLUXO DE CAIXA (UNIFORME E IRREGULAR) FLUXO DE CAIXA Denomina-se fluxo de caixa, a sequência

Leia mais

Logaritmo natural LN [g] [%T] [tecla amarela] [2] Fluxo de caixa (cash Fluxo zero Cf 0 [g] [PV] [Cf j ] (logo após C ALL

Logaritmo natural LN [g] [%T] [tecla amarela] [2] Fluxo de caixa (cash Fluxo zero Cf 0 [g] [PV] [Cf j ] (logo após C ALL As tabelas a seguir, contendo fórmulas e instruções de uso de calculadora financeira, são apoio complementar ao material e exercícios vistos em aula, não devendo os subsitutir. Os modelos de cada fabricante

Leia mais

Sérgio Carvalho Matemática Financeira Simulado 02 Questões FGV

Sérgio Carvalho Matemática Financeira Simulado 02 Questões FGV Sérgio Carvalho Matemática Financeira Simulado 02 Questões FGV Simulado 02 de Matemática Financeira Questões FGV 01. Determine o valor atual de um título descontado (desconto simples por fora) dois meses

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO EXCEL E DA HP12C EM MATEMÁTICA FINANCEIRA

UTILIZAÇÃO DO EXCEL E DA HP12C EM MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZAÇÃO DO EXCEL E DA HP12C EM MATEMÁTICA FINANCEIRA DENILSON NOGUEIRA DA SILVA Universidade Gama Filho UGF / RJ FAETEC / RJ denilson@abeunet.com.br LUIZ MARCOS CAVALCANTI PEREIRA Colégio PedroII /

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES. Resolverei neste ponto a prova de Matemática Financeira da SEFAZ/RJ 2010 FGV.

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES. Resolverei neste ponto a prova de Matemática Financeira da SEFAZ/RJ 2010 FGV. Olá pessoal! Resolverei neste ponto a prova de Matemática Financeira da SEFAZ/RJ 2010 FGV. Sem mais delongas, vamos às questões. 19. (SEFAZ-RJ 2010/FGV) A empresa Bonneli recebeu, pelo valor de R$ 18.000,00,

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA Roberto César Faria e Silva MATEMÁTICA FINANCEIRA Aluno: SUMÁRIO 1. CONCEITOS 2 2. JUROS SIMPLES 3 Taxa Efetiva e Proporcional 10 Desconto Simples 12 Desconto Comercial, Bancário ou Por Fora 13 Desconto

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira 1 Matemática Financeira Evanivaldo Castro Silva Júnior 21/05/2013 2 Matemática Financeira 1. Séries de Pagamento i. Séries Uniformes (Modelo PRICE) ii. Séries Não-Uniformes (Modelo SAC Sistema de Amortizações

Leia mais

EXERCÍCIOS IV SÉRIES DE PAGAMENTOS IGUAIS E CONSECUTIVOS 1. Calcular o montante, no final de 2 anos, correspondente à aplicação de 24 parcelas iguais

EXERCÍCIOS IV SÉRIES DE PAGAMENTOS IGUAIS E CONSECUTIVOS 1. Calcular o montante, no final de 2 anos, correspondente à aplicação de 24 parcelas iguais IGUAIS E CONSECUTIVOS 1. Calcular o montante, no final de 2 anos, correspondente à aplicação de 24 parcelas iguais e mensais de $ 1.000,00 cada uma, dentro do conceito de termos vencidos, sabendo-se que

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA Professor Fábio Maia. AULA 1 - Juros Simples. Formulário: Juros Simples: j = C.i.n e Montante: M = C. (1 + i.

MATEMÁTICA FINANCEIRA Professor Fábio Maia. AULA 1 - Juros Simples. Formulário: Juros Simples: j = C.i.n e Montante: M = C. (1 + i. MATEMÁTICA FINANCEIRA Professor Fábio Maia AULA 1 - Juros Simples Juros Simples é o processo financeiro onde apenas o principal rende juros, isto é, os juros são diretamente proporcionais ao capital empregado.

Leia mais

Gestão Financeira. Cálculos Financeiros. Matemática Financeira. HP12C on line 18/9/2012. Prof.: Marcelo dos Santos

Gestão Financeira. Cálculos Financeiros. Matemática Financeira. HP12C on line 18/9/2012. Prof.: Marcelo dos Santos Gestão Financeira Prof.: Marcelo dos Santos Cálculos Financeiros Matemática Financeira http://fazaconta.com/calculadora-hp-12c-online.htm http://us.geocities.com/univix/hp_12c.htm com/univix/hp htm Fonte:

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. DANIEL DE SOUZA INTRODUÇÃO:

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. DANIEL DE SOUZA INTRODUÇÃO: 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. DANIEL DE SOUZA INTRODUÇÃO: O PRINCIPAL CONCEITO QUE ORIENTARÁ TODO O NOSSO RACIOCÍNIO AO LONGO DESTE CURSO É O CONCEITO DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO. EMPRÉSTIMOS OU INVESTIMENTOS

Leia mais

AFC/2005 Resolução da prova de Matemática Financeira

AFC/2005 Resolução da prova de Matemática Financeira 12/02/2006 AFC/2005 Resolução da prova de Matemática Financeira Questão 11. Marcos descontou um título 45 dias antes de seu vencimento e recebeu R$370.000,000. A taxa de desconto comercial simples foi

Leia mais

Existe uma diferença entre o montante (S) e a aplicação (P) que é denominada de remuneração, rendimento ou juros ganhos.

Existe uma diferença entre o montante (S) e a aplicação (P) que é denominada de remuneração, rendimento ou juros ganhos. Módulo 3 JUROS SIMPLES 1. Conceitos Iniciais 1.1. Juros Juro é a remuneração ou aluguel por um capital aplicado ou emprestado, o valor é obtido pela diferença entre dois pagamentos, um em cada tempo, de

Leia mais

Primeiro, vamos explicar o fundo teórico do assunto, depois praticamos nossos conhecimentos seguindo as instruções dum pequeno tutorial.

Primeiro, vamos explicar o fundo teórico do assunto, depois praticamos nossos conhecimentos seguindo as instruções dum pequeno tutorial. 45 Capítulo 4 Juros, Taxas e tudo isso Neste livro não quero enfatizar as aplicações do Excel aos negócios, mas uma breve introdução ao uso das funções financeiras é indispensável, assim como, num capítulo

Leia mais

Prof. Eugênio Carlos Stieler

Prof. Eugênio Carlos Stieler CAPÍULO I Conhecendo a calculadora HP-12C Depois de tantas contas feitas no braço, chegou a hora de resolvê-las usando a HP-12C. A diferença entre uma HP-12C e as calculadoras convencionais está na forma

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA TODOS Por: Washington Conrado de Souza Orientador Prof.ª : Ana Cláudia Morrissy Rio de Janeiro 2011

Leia mais

UNIDADE DESCENTRALIZADA NOVA IGUAÇU - RJ ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANCEIRA

UNIDADE DESCENTRALIZADA NOVA IGUAÇU - RJ ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANCEIRA PARTE I 1 1) Calcular a taxa de juros trimestral proporcional às seguintes taxas: a) 24% ao ano. b) 36% ao biênio c) 6% ao semestre 2) Determinar a taxa de juros anual proporcional, das as seguintes taxas:

Leia mais

DA CALCULADORA HP 12C

DA CALCULADORA HP 12C BIOS Informática Ltda Sede Própria: Rua 4, 515, salas 1613 e 1615 Parthenon Center Centro Goiânia-GO CEP: 74020-045 Fone: (62) 3223-0400 www.bios.inf.br suporte@bios.inf.br APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS

Leia mais

Para o cálculo dos juros siga corretamente este roteiro:

Para o cálculo dos juros siga corretamente este roteiro: Juro Simples Juro: é a remuneração do capital emprestado, podendo ser entendido, de forma simplificada, como sendo o aluguel pago pelo uso do dinheiro. Capital: qualquer valor expresso em moeda e disponível

Leia mais

Amilton Dalledone Filho Glower Lopes Kujew

Amilton Dalledone Filho Glower Lopes Kujew 1 Matemática Financeira Amilton Dalledone Filho Glower Lopes Kujew O mundo globalizado nos mostra cada vez mais a necessidade de informações e, para tanto, é necessário o conhecimento básico que possibilita

Leia mais

COMO UTILIZAR COEFICIENTES DE FINANCIAMENTO NO PARCELAMENTO DAS VENDAS

COMO UTILIZAR COEFICIENTES DE FINANCIAMENTO NO PARCELAMENTO DAS VENDAS UP-TO-DATE. ANO I. NÚMERO 6 COMO UTILIZAR COEFICIENTES DE FINANCIAMENTO NO PARCELAMENTO DAS VENDAS Adriano Blatt (adriano@blatt.com.br) Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Aritmética Computacional Slide 1 Sumário Unidade Lógica e Aritmética Representação de Números Inteiros Aritmética de Números Inteiros Representação de Números

Leia mais