Técnicas Cognitivo Comportamentais II: Transtornos da Ansiedade Por: Profa. Dra. Mônica Portella

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas Cognitivo Comportamentais II: Transtornos da Ansiedade Por: Profa. Dra. Mônica Portella"

Transcrição

1 Técnicas Cognitivo Comportamentais II: Transtornos da Ansiedade Por: Profa. Dra. Mônica Portella Profa. Dra. Mônica Portella

2 Técnicas Cognitivo Comportamentais II Estratégias Comumente Empregadas: -Treino em Relaxamento. - Treino em Respiração. - Parada de Pensamento. - Decatastrofização. - Exposição. - Sistema de Recompensas. - Feedback Facial e Corporal. - Condicionamentos Positivos.

3 Objetivo: Ajudar o cliente a atingir uma resposta de relaxamento estado de calma física e mental. 1) Treino em Relaxamento: Inúmeros métodos para este fim.

4 2) Treino em Respiração. Papel da hiperventilação nos Transtornos da Ansiedade. O que você sente quando hiperventila?

5 Pessoas ansiosas tendem a executar muitas inspirações superficiais, curtas com a parte superior do tórax.

6 Quando uma quantidade insuficiente de ar renovado alcança os pulmões o sangue não é adequadamente oxigenado. Má oxigenação contribui para estados de ansiedade, depressão, fadiga e torna uma situação estressante mais difícil.

7 2.1) Percepção da Respiração: Objetivo: ajudar a perceber a forma pela qual vem respirando, para que possa fazer mudanças na maneira pela qual respira. Instruções: 1) Deite-se no chão. Com as pernas estendidas e braços ao longo do corpo, sem tocá-lo. 2) Preste atenção na respiração. Coloque a mão sobre o ponto que parece subir e descer mais, enquanto você inspira e expira. 3) Coloque uma das mãos sobre o tórax e a outra sobre o abdômen e acompanhe a sua respiração. Perceba como o abdômen sobe a cada inspiração e desce a cada expiração. 4) Focalizar a respiração e o movimento do abdômen por cinco minutos.

8 2.2) Respiração Diafragmática: Técnica da Contagem 2 2 4

9 2.3)Respiração Diafragmática: Técnica Colocar uma das mãos sobre o abdome e a outra sobre o tórax. Inspirar lenta e profundamente pelo nariz, expandindo o abdome, empurrando a mão para cima. Continuar por cinco ou dez minutos.

10 3) Parada de Pensamento. Objetivo: Interromper o processo de pensar negativamente e substituir por pensamentos mais adaptativos ou positivos. Indicado: Para a maior parte dos Transtornos da Ansiedade. Não é indicado para TOC.

11 3) Parada de Pensamento. PA disfuncional Interromper o PA e mudar o foco da atenção. Distração. Parar um PA negativo, através da interrupção consciente. Focar a atenção em algo diferente do PA negativo. EX: Mudar o foco da atenção, saindo do ambiente em que está e ir fazer uma outra atividade ou pensar em outra coisa.

12 3) Parada de Pensamento: Técnica. 1)Reconheça o PA disfuncional. 2) Autocomando para interromper o pensamento. PARE! O autocomando pode ser interno. 3) Evoque uma imagem mental visual para reforçar o autocomando. Ex: sinal vermelho. 4) Mudar imagem do item 3, para uma imagem mental agradável. Ex: dia de sol. 5) Ensaiar o procedimento na sessão. Pedir para o cliente evocar uma preocupação e em seguida, administrar a estratégia.

13 4) Decastatrofização. Esta técnica ajuda o cliente á: -Avaliar a probabilidade de um resultado catastrófico ocorrer ao se expor a um determinado estímulo. - Desenvolver um plano para reduzir a probabilidade do acontecimento. -Criar um plano para enfrentar a catástrofe caso essa ocorra.

14 4) Decastatrofização. 1) Fazer a estimativa do quanto acredita em um Resultado catastrófico (0-100%). 2) Avaliar as evidências a favor e contra a probabilidade de acontecer um evento catastrófico. 3) Monitorar a ocorrência de erros cognitivos quando estiver trabalhando no ítem 2. Ajude o cliente a discriminar entre evidências (fatos) e temores. 4) Revisar a lista de evidências e refazer as estimativas da probabilidade da catástrofe ocorrer (0 100%).

15 4) Decastatrofização. 5) Avaliar a percepção de controle. O quanto acredita (0 100%) ter controle sobre a ocorrência da catástrofe ou o seu resultado. 6) Criar um plano de ação. Brainstrorm das estratégias para evitar a catástrofe. 7) Desenvolver um plano para lidar com a catástrofe, caso essa ocorra. 8) Reavaliar a percepção da probabilidade do resultado catastrófico, grau da percepção de controle sobre o resultado final.

16 Descatastrofização (Barlow, 1992) Trabalhar com o cliente no sentido de pensar no pior resultado e desenvolver alternativas

17 5) Técnicas de Exposição: Exposição Gradual Inundação In Vivo In Vitro

18 O Papel da Hierarquia na Exposição Gradual Observar quais os fatores que influenciam no grau de ansiedade. Ex: Medo de falar em público. Fatores: número de pessoas, sexo das pessoas, falar em pé x sentada, nível hierárquico das pessoas, tipo de reunião, etc.

19 Papel da Hierarquia na Exposição Gradual LB: Escovando os dentes. (1%) Falar sentada para pessoas do sexo feminino, abaixo do nível hierárquico. (50%) Falar sentada para pessoas de ambos os sexos, abaixo do nível hierárquico..(78%) Falar sentada para pessoas do mesmo sexo, de nível hierárquico igual ou superior. (87%) Falar em pé para pessoas do sexo feminino abaixo do nível hierárquico.(98%) Falar em pé para pessoas do sexo feminino, acima do nível hierárquico. (100%) Falar em pé para pessoas de ambos os sexos, abaixo do nível hierárquico.(100%) Falar em pé para ambos os sexos, acima do nível hierárquico.(100%)

20 Exposição na Imaginação (In Vitro) O terapeuta pede ao cliente para entrar na cena e imaginar como poderia reagir. São empregados gatilhos para ajudar o cliente a vivenciar os estímulos relacionados á ansiedade de forma vívida.

21 Pontos Importantes Para a Exposição na Imaginação (In Vitro) 1)Formular gatilhos para criar IM s vívidas dos estímulos temidos. 2)Utilizar reestruturação cognitiva, relaxamento, parada de pensamento, etc, para reduzir á ansiedade e dissipar as IM s negativas. 3) Apresentar as IM s de forma hierárquica. O cliente deve escolher e hierarquizar os Itens. 4) Orientar o cliente a lidar com ansiedade. 5)Repetir a exposição imaginária até que a ansiedade tenha se extinto.

22 Exposição In Vivo - Consiste na confrontação que sucinta o medo. - Pode ser conduzida a sessão. - Acompanhada ou não pelo terapeuta.

23 Vantagens da Exposição In Vivo Acompanhada Pelo Terapeuta - Modelar técnicas eficazes no controle da ansiedade. - Encorajar o cliente a administrar os medos. - Fornecer psicoeducação de forma oportuna. - Mudar cognições catastróficas in loco. - Fornecer feedback. OBS: O cliente deve fazer exercícios de exposição in vivo sozinho (tarefa de casa).

24 6) Sistema de Recompensas: Reforço positivo aumenta as chances que um comportamento ocorra. Parentes e amigos podem elogiar, dar recompensas ou incentivos para ajudar na exposição. O cliente também pode se auto-reforçar.

25 7) Feedback Facial Sentimento subjetivo é conseqüência da movimentação facial e corporal.

26 7) Feedback Facial: Evidências Experimentais Strack: Canetas x Charges Condição dos Lábios x Condição dos Dentes.

27 7) Feedback Facial e Corporal Quando somos induzidos a sentir uma emoção, sentimos a mesma. Ex: Agir com auto-confiança se tiver PA disfuncional..

28 8) Condicionamentos Positivos Objeto Pensamento Pessoa Animal, etc. Associado em média 30 x s Estado Emocional Poderoso. Ex: Auto-confiança, segurança, etc Estímulo (objeto, música, pensamento, pessoa, animal de estimação, etc) que foi previamente associado a um estado mental ou emocional poderoso.

29 8) Condicionamentos Positivos Estímulo Condic dispara Estado Emocional Poderoso. Ex: Auto-confiança, segurança, etc Quando entramos em contato com esse estímulo ele tem a capacidade de evocar imediatamente um estado emocional forte e tirá-lo de um outro estado emocional e/ou situação intenso.

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org Orientações e Práticas Fonoaudiológicas 3º Encontro htpp://palestrantesdf.org Ana Paula d Aquino Carina C.B. Pinheiro Fonoaudiólogas Resumo O Padrão Respiratório pode variar quanto: região: superior/inferior/mista

Leia mais

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Sejam Bem-vindos! -8h Recepção -8h10 café e Música no salão -8h30 Comentário do 2º Encontro -8h40 Video -8h50 - Mensagem inicial - 8h55 Prece de abertura TURMA

Leia mais

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond 5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S Sheila Drumond Mestres em viver no Aqui e Agora POR QUE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS? Não há nenhuma dúvida de que as crianças tem muito mais

Leia mais

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH Fobia Específica Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH - 20015 A origem da palavra Fobia Phobos" significa "medo" e serve de raiz para a palavra fobia. Os critérios

Leia mais

Módulo 1 Gestão de stresse

Módulo 1 Gestão de stresse Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ Universidade do Minho Escola de Psicologia rgomes@psi.uminho.pt www.ardh-gi.com Módulo 1 Gestão de stresse 1 Esta apresentação não substitui a leitura dos manuais do

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Reduzindo a Ansiedade e Rompendo Padrões de Evitação

Reduzindo a Ansiedade e Rompendo Padrões de Evitação Reduzindo a Ansiedade e Rompendo Padrões de Evitação Aplicação da TCC nos Transtornos de Ansiedade Eliana Melcher Martins Doutoranda em Ciências pelo Depto.de Psiquiatria da UNIFESP Mestre em Ciências

Leia mais

We have been implementing an educational program for minimizing psychological effects from disasters

We have been implementing an educational program for minimizing psychological effects from disasters Nagoya University Researchers Group for Mitigating Psychological Impact after Disaster We have been implementing an educational program for minimizing psychological effects from disasters Índice Quando

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br Venha se especializar com

Leia mais

TÉCNICAS DE CONTROLE DE ANSIEDADE: ENFRENTANDO A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

TÉCNICAS DE CONTROLE DE ANSIEDADE: ENFRENTANDO A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICAS DE CONTROLE DE ANSIEDADE: ENFRENTANDO A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Almir Dalmolin Filho Acadêmico oitavo período do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Cacoal

Leia mais

O BARALHO É COMPOSTO POR:

O BARALHO É COMPOSTO POR: O BARALHO É COMPOSTO POR: 10 Cartas de Situações 50 Cartas de Pensamentos 25 Cartas de Sentimentos 50 Cartas de Comportamentos TOTAL: 135 CARTAS 2018 Sinopsys Editora e Sistemas Ltda., 2018 Baralho do

Leia mais

Gestão Emocional Uma abordagem cognitivo comportamental

Gestão Emocional Uma abordagem cognitivo comportamental Gestão Emocional Uma abordagem cognitivo comportamental Vera Martins Diretora da Assertiva Consultores Impacto positivo Impacto negativo Objetivo emocional Gatilhos de emoções negativas ambiente tóxico

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

Bem Vindos!!! Módulo 4

Bem Vindos!!! Módulo 4 Bem Vindos!!! Módulo 4 Como foi essa semana? Cumpriram nossas Tarefas? 1- Entrar em contato com suas filhinhas e realizar as 3 atividades de líder (se vc ainda não fez): IP, Treinamento Inicial e Sessão

Leia mais

Renamento: Ressignificação de Memórias. Remco van der Wijngaart

Renamento: Ressignificação de Memórias. Remco van der Wijngaart Renamento: Ressignificação de Memórias Remco van der Wijngaart -Teoria e lógica da ressignificação de memória com imagens mentais -RM; o terapeura ressignifica(manejo de problemas, desafios). -Identificando

Leia mais

Superando traumas, medos e fobias

Superando traumas, medos e fobias 15/06/2013 Superando traumas, medos e fobias Métodos eficazes, como o EMDR, terapia cognitivo-comportamental e hipnose, podem ajudar a resolver, de forma célere, problemas como traumas e transtornos de

Leia mais

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br

Leia mais

1 ª sessão. Sessão com o treinador. Participantes. Treinador. Psicólogo. Motivação para o programa

1 ª sessão. Sessão com o treinador. Participantes. Treinador. Psicólogo. Motivação para o programa 1 ª sessão Sessão com o treinador Treinador Motivação para o programa Discussão sobre a importância das competências psicológicas Descrição do programa Importância do reforço Importância da colaboração

Leia mais

ROQUE FERNANDO Coach de produtividade, liderança e prosperidade

ROQUE FERNANDO Coach de produtividade, liderança e prosperidade ROQUE FERNANDO Coach de produtividade, liderança e prosperidade Roque Fernando é Master Coach e Mentor. Em 17 anos capacitou mais de 20.000 pessoas. Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Dificuldade para dormir, acordar no meio da madrugada, ficar rolando na

Leia mais

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Diretrizes de abordagem psicoterápica na atenção primária Alexandre de Araújo Pereira ASPECTOS GERAIS Os profissionais que atuam em serviços de atenção primária de saúde frequentemente interagem com uma

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

Conceitos Básicos utilizados. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva

Conceitos Básicos utilizados. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Conceitos Básicos utilizados na Terapia ABA Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva 1 Tentem responder... Por que nos comportamos? Por que vemos todos os dias

Leia mais

i dos pais O jovem adulto

i dos pais O jovem adulto i dos pais O jovem adulto O desenvolvimento humano é um processo de mudanças emocionais, comportamentais, cognitivas, físicas e psíquicas. Através do processo, cada ser humano desenvolve atitudes e comportamentos

Leia mais

APRENDER A RELAXAR. Ansiedade funcional e disfuncional. Respiração diafragmática. O que é?

APRENDER A RELAXAR. Ansiedade funcional e disfuncional. Respiração diafragmática. O que é? APRENDER A RELAXAR Ansiedade funcional e disfuncional Todas as pessoas experimentam, pelo menos ocasionalmente, um determinado grau de ansiedade. Isto não é necessariamente negativo - na verdade, a ansiedade

Leia mais

TRANSTORNOS DE ANSIENDADE: TÉCNICAS DE TRATAMENTO NA TCC

TRANSTORNOS DE ANSIENDADE: TÉCNICAS DE TRATAMENTO NA TCC TRANSTORNOS DE ANSIENDADE: TÉCNICAS DE TRATAMENTO NA TCC Ricardo Alexandre Aneas Botta 1 Almir Dalmolin Filho 2 Ana Rita Leite Malheiros 2 INTRODUÇÃO O DSM-V, descreve que os transtornos de ansiedade incluem

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

Módulo 4 Resolução de problemas

Módulo 4 Resolução de problemas Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ Universidade do Minho Escola de Psicologia rgomes@psi.uminho.pt www.ardh-gi.com Módulo 4 Resolução de problemas 1 Esta apresentação não substitui a leitura dos manuais

Leia mais

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS O resultado é importante para mim. ANSIEDADE STRESS PRESSÃO O resultado é incerto. Eu sou responsável pelo que faço, serei julgado

Leia mais

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra,

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, já trabalhava com outras marcas, mas não tinha retorno!

Leia mais

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada.

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada. PILATES NA GRAVIDEZ ALGUMAS ALTERAÇÕES 1º trimestre: as mulheres podem sentir os mesmos sintomas da TPM, mas de uma maneira mais forte. As mamas começam a crescer, a vontade de urinar fica mais constante

Leia mais

Fanpage no Facebook Como Controlar a Ansiedade

Fanpage no Facebook Como Controlar a Ansiedade trantornodeansiedadeguia.com Fanpage no Facebook Como Controlar a Ansiedade Sumário Como ajudar alguém que está tendo um ataque de pânico... 5 Gerenciamento da Ansiedade... 2 Relaxamento... 2 Um exercício

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA

SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA O SBV é um conjunto de procedimentos que permite reconhecer situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda e iniciar as ações que mantêm a circulação

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Atividade 01 PREPARAÇÃO MATINAL

Atividade 01 PREPARAÇÃO MATINAL Atividade 01 PREPARAÇÃO MATINAL 1 ACORDAR CEDO E TOMAR COPO DE ÁGUA (400ml) Beber água em jejum nos ajudar a eliminar toxinas, coloca nosso sistema digestivo em funcionamento, estimula o movimento intestinal

Leia mais

15 dicas rápidas para aumentar sua criatividade (garantido) VIVER DE BLOG Página 1

15 dicas rápidas para aumentar sua criatividade (garantido) VIVER DE BLOG Página 1 15 dicas rápidas para aumentar sua criatividade (garantido) VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO A criatividade é uma das características que nos tornam humanos, assim como a habilidade de pensar logicamente

Leia mais

14/09/2017. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família. #campanhacruzazul #refeicaoemfamilia

14/09/2017. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família. #campanhacruzazul #refeicaoemfamilia DESAFIO: Fui desafiado pela Cruz Azul no Brasil a postar uma foto de refeição em família, que é um fator de proteção e prevenção ao uso de drogas. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família.

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS EM TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL MIRIAM VERARDI MIRANDA

CENTRO DE ESTUDOS EM TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL MIRIAM VERARDI MIRANDA CENTRO DE ESTUDOS EM TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL MIRIAM VERARDI MIRANDA PRINCIPAIS TÉCNICAS DA TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE GENERALIZADA Orientadora: Profa. Dra. Renata

Leia mais

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer Treino para Prevenção de Quedas O que é e como fazer Orientações Treino Prevenção de Quedas Com este treino você terá melhora no seu equilíbrio, força muscular e bem estar geral, reduzindo seu risco de

Leia mais

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I 1-Manter contato com os pais da criança regularmente. Evitar somente nos momentos de crise ou de problemas. se reunir 2-Tentar acordos, perguntar

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS Margarida Gaspar de Matos Celeste Simões csimoes@fmh.utl.pt PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS... ajudar as crianças e adolescentes

Leia mais

Caso da Maria. História Clínica Cognitivo-Comportamental. Joana Gonçalves. 9 de Maio de 2008

Caso da Maria. História Clínica Cognitivo-Comportamental. Joana Gonçalves. 9 de Maio de 2008 Estágio no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do centro Hospitalar Cova da Beira História Clínica Cognitivo-Comportamental Caso da Maria 9 de Maio de 2008 Joana Gonçalves I. Dados Biográficos Nome:

Leia mais

Transtorno do Pânico. Alexandra Melo Fernandes Psicóloga Pedagoga e Hipnoterapeuta Mestranda

Transtorno do Pânico. Alexandra Melo Fernandes Psicóloga Pedagoga e Hipnoterapeuta Mestranda Transtorno do Pânico Alexandra Melo Fernandes Psicóloga Pedagoga e Hipnoterapeuta Mestranda Transtorno do Pânico O Transtorno do Pânico, caracteriza-se pela ocorrência espontânea e inesperada de ataques

Leia mais

BOOST NO. sinais SUCESSO. Escola Eduardo Cirilo - Método DeROSE

BOOST NO. sinais SUCESSO. Escola Eduardo Cirilo - Método DeROSE BOOST NO SUCESSO 6 sinais Escola Eduardo Cirilo - Método DeROSE Para sermos bem sucedidos, precisamos de assumir as tarefas que temos e devemos executá-las sem medo de cometer erros ao longo do caminho.

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

PSICOLOGIA B - 12º ano

PSICOLOGIA B - 12º ano PSICOLOGIA B - 12º ano Tema 2: EU Processos emocionais A professora: Antónia Couto Ano letivo: 2011-2012 Índice Introdução Distinção entre afeto, sentimento e emoção (D5) Definição de emoção (D6 e D7)

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Identificar e avaliar os principais impactos e influências

Leia mais

Primeiras Consultas. Nas próximas consultas serão avaliados os exames pedidos e a sua situação clínica.

Primeiras Consultas. Nas próximas consultas serão avaliados os exames pedidos e a sua situação clínica. Primeiras Consultas 1ª Consulta Após o processo de referenciação será chamado para ter a primeira consulta com um pneumologista integrado na equipa de transplantação pulmonar. Nessa consulta será avaliada

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO Sumário INTRODUÇÃO... 2 RESPIRAÇÃO... 3 EXERCÍCIOS... 7 CONCLUSÃO... 11 BIBLIOGRAFIA... 12 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

Como ter um bumbum que TODO MUNDO Vai Notar! Você já quis melhorar o visual do seu bumbum? Você já quis ter um bumbum bonito, tonificado e atraente como o das modelos? Eu já, então eu desenvolvi uma forma

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21

Sumário. CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21 Sumário CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21 O que é terapia cognitivo-comportamental?...22 Qual a teoria subjacente à terapia cognitivo-comportamental?...23 O que dizem as pesquisas?...24

Leia mais

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EDUCAR PARA O FUTURO (RE)PENSAR O ENSINO WORKSHOP KIT EMOCIONAL DO DOCENTE Câmara de Lobos, 6 e 7 de Maio de 2016 Anabela Pereira e Jacinto Jardim KIT EMOCIONAL DOCENTE AS EMOÇÕES

Leia mais

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas TURMA AGOSTO/2018

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas TURMA AGOSTO/2018 Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Sejam Bem-vindos! -7h50min Recepção -8h café e Música no salão -8h30 Revisão do 1º Encontro -8h40 Visualização -8h50 - Mensagem inicial - 8h55 Prece de abertura

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

V I V E N D O A Q U I E A G O R A

V I V E N D O A Q U I E A G O R A MINDFULNESS V I V E N D O A Q U I E A G O R A Saúde nas EMPRESAS INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Aprenda! Respiração CONSCIENTE P A G. 1 P A G. 4 P A G. 8 w w w. f l o w o f l i f e. c o m. b r P A G. 1 PRESENÇA

Leia mais

HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O

HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O CLÍ NICA HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O GUIA PRÁTICO PARA ANSIOSOS O QUE É ANSIEDADE? É UMA EMOÇÃO NORMAL QUE NOS PREPARA PARA UM ACONTECIMENTO FUTURO. E por que geralmente vemos a ansiedade como

Leia mais

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Sumário 1. A VERDADE ESCONDIDA... 2 2. O CICLO DO PENSAMENTO ANSIOSO... 4 3. QUEBRANDO O CICLO DA ANSIEDADE...

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO Aula 10 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem NA DOENÇA DE ALZHEIMER SAÚDE DO IDOSO reconhecimento da demência = idosos hospitalizados, ao avaliar os sinais (ex.,

Leia mais

Terapia cognitiva e comportamental para as perturbações de ansiedade

Terapia cognitiva e comportamental para as perturbações de ansiedade Terapia cognitiva e comportamental para as perturbações de ansiedade Protocolo de intervenção em contexto psiquiátrico Ana Ferro / Samuel Pombo Lisboa, 2015 Modelo cognitivo-comportamental da Pert. Pânico

Leia mais

Como Executar a Manobra de Heimlich

Como Executar a Manobra de Heimlich Como Executar a Manobra de Heimlich A manobra de Heimlich (compressões abdominais) é uma técnica de socorro de emergência de três etapas que pode salvar uma vida em segundos. É uma ação simples que, muitas

Leia mais

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra Mindfulness: possibilidades na saúde Carolina Seabra 1 Mindfulness Caracteriza-se pela habilidade de modificar a relação com o sofrimento sendo menos reativo a ele (Germer, 2016). Manejo da dor Terapias

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo

DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo RODA DA VIDA DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? (feedback diário)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

Isso pode parecer um simples RPD, mas é muito, muito melhor

Isso pode parecer um simples RPD, mas é muito, muito melhor Isso pode parecer um simples RPD, mas é muito, muito melhor Registro de Pensamento Disfuncional - RPD O RPD de Beck, tornou-se uma técnica crucial na terapia cognitiva. Impossível encontrar algum terapeuta

Leia mais

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário.

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário. Sara Oliveira Valente, aluna a frequentar o 4º ano da licenciatura Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, para a elaboração da monografia intitulada: Prevenção da

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

AUTOR NICOLAU BELLO

AUTOR NICOLAU BELLO nicobelo@hotmail.com 1 EVOLUÇÃO PRIMÁRIA ESTADO DE CONSCIÊNCIA A.------>Abrir vias aéreas. B. ----->Verificar a respiração. V.O.S. C.---> Verificação de circulação. 2 ESTADO DE CONSCIÊNCIA CONSCIÊNCIA:

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Aula GFAI 2. GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias GFAI. Técnica Respiratória Na GFAI

Aula GFAI 2. GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias GFAI. Técnica Respiratória Na GFAI Técnica Respiratória Na GFAI GFAI GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias Aula GFAI 2 Enquanto a respiração for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá

Leia mais

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite P-48 AVALIAR É GERENCIAR Bernardo Leite Há 8 anos (+-)= FEEDBACK Por derivação = AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (Gestão de Performance) Avaliar como função Gerencial, foi natural. Escolher (avaliar), portanto,

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Desafio 1: Epidemiologia

Leia mais

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas O que significa adaptação ao meio liquídio (aquático): Fase preparatória para aprendizagem seguinte, deve proporcionar relação

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado.

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Objectivo: Ensinar cada aluno a vestir-se com peças de roupa que tenham diferentes formas para fechar:

Leia mais

Desenvolvimento de Competências Sociais

Desenvolvimento de Competências Sociais Desenvolvimento de Competências Sociais Diana Aguiar Vieira Politécnico do Porto - Portugal São Paulo, 26 de Agosto de 2017 Ensino Superior Público 18.500 Estudantes 2.000 professores 8 Escolas ISEP ISCAP

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física Atividade física Uma vida mais ativa faz você se sentir melhor e mais saudável em qualquer idade. O segredo para isso é encontrar

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 10 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 10.0 Introdução O estado de choque se caracteriza pela falta de circulação

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

V Congresso Internacional da Corrida

V Congresso Internacional da Corrida V Congresso Internacional da Corrida 6 e 7 Dezembro João Lameiras Treino Mental O QUE FAZEMOS? Avaliação e Treino de competências psicológicas, para otimizar a performance Apoio e aconselhamento na gestão

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

A P R E N D A A V I V E R E M P A Z

A P R E N D A A V I V E R E M P A Z A P R E N D A A V I V E R E M P A Z institutoviverbem.com.br APRENDA A VIVER EM PAZ. Hoje em dia, devido a grande carga de compromissos e obrigações que temos, é muito comum passarmos dias estressados,

Leia mais

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni DEBRIEFING LHabSim Prof. Marco Aurélio Marangoni OBJETIVOS DO DEBRIEFING Analisar os eventos e os comportamentos dos participantes Proporcionar aos participantes um ambiente favorável para expressar o

Leia mais

9 a 12 MESES de idade

9 a 12 MESES de idade Dr(a) Para 9 a 12 MESES de idade ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO SEU BEBÊ LINGUAGEM Presta mais atenção ao que se fala. Balbucia com inflexão (como se quizesse falar). Tenta imitar palavras. Entende o não,

Leia mais

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO? AUTORAS: Larissa Martins Ortega Chiquito Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana (Orientadora) Centro de Educação em Prevenção e Prevenção do Suicídio 1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Supere Sua Ansiedade

Supere Sua Ansiedade Sumário A Ansiedade e a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)... 3 Técnica 1 - O Poder da Respiração... 6 Técnica 2 - Um Minuto de Silêncio... 8 Técnica 3 - Técnica TFT... 9 Bibliografia... 10 A Ansiedade

Leia mais

SESSÕES DE DANÇA COMO INTERVENÇÃO PSICOMOTORA

SESSÕES DE DANÇA COMO INTERVENÇÃO PSICOMOTORA SESSÃO Nº 4 Objetivo Geral da Sessão: Estabelecer uma relação com a criança. Avaliar os seus fatores psicomotores, através da Grelha de Observação de João Costa (2008). RITUAL DE ENTRADA - A criança entra

Leia mais

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla Larus argentatus Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Leucophaeus atricilla 1 Experiência x Maturação Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Mudança no comportamento de um indivíduo como resultado

Leia mais

Movendo para o topo! Se Desenvolva como Líder. Mila de Paula Futura diretora Executiva

Movendo para o topo! Se Desenvolva como Líder. Mila de Paula Futura diretora Executiva Movendo para o topo! Se Desenvolva como Líder Mila de Paula Futura diretora Executiva Você não precisa de motivação. Você precisa decidir com garra o que você quer é ter DISCIPLINA QUANTO MAIS OBJETIVA

Leia mais

Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia

Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia 23 de Janeiro de 2008 Residência Pedro Álvares Cabral Oradores: Dra. Paula Saraiva Carvalho Dr. João Freire Ansiedade Etimologicamente, ansiedade provém do

Leia mais