Dr. Renato Augusto Peresi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dr. Renato Augusto Peresi"

Transcrição

1 BOA TARDE!

2 Dr. Renato Augusto Peresi Graduado em Medicina em 2006 Pós Graduado em Medicina do Trabalho pela FAMERP Especializado em Medicina do Trabalho pela AMB Especializado em Perícias Médicas e Medicina Legal pela FCMSCSP Assistente Técnico em Perícias Médicas Médico do Trabalho / Coordenador de PCMSO e Gestor de ambulatórios da empresa AllCare Saúde Ocupacional Coordenador Médico na empresa TIVIT

3 QUESITOS

4 QUESITOS São Indagações feitas pela autoridade ou pela lei que deve ser respondida obrigatoriamente pelo perito. FORMULAÇÃO CASO A CASO QUESITOS DO JUIZO E DAS PARTES

5 TIPOS DE QUESITOS INICIAIS Realizados após determinação da perícia. Art o Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias contados da intimação do despacho de nomeação do perito: III - apresentar quesitos..

6 TIPOS DE QUESITOS. SUPLEMENTARES OU COMPLEMENTARES Feitos até o ato da perícia. Art As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento..

7 TIPOS DE QUESITOS DE ESCLARECIMENTO Após o conhecimento do teor do laudo. Art o Se ainda houver necessidade de esclarecimentos, a parte requererá ao juiz que mande intimar o perito ou o assistente técnico a comparecer à audiência de instrução e julgamento, formulando, desde logo, as perguntas, sob forma de quesitos.

8 QUESITOS Art O laudo pericial deverá conter: IV - resposta conclusiva a todos os quesitos apresentados pelo juiz, pelas partes e pelo órgão do Ministério Público.

9 COMO FORMULAR OS QUESITOS?

10 QUESITOS DE ABERTURA. *Verificar a experiência do perito. CASO #01 O Assistente Técnico da parte foi avisado da hora e dia da perícia conforme artigo 466 do CPC? CASO #02 O Jurisperito já foi médico do autor ou de familiares em primeiro grau do examinado?

11 QUESITOS DE ABERTURA. Art O perito cumprirá escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, independentemente de termo de compromisso. 2o O perito deve assegurar aos assistentes das partes o acesso e o acompanhamento das diligências e dos exames que realizar, com prévia comunicação, comprovada nos autos, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias.

12 PERGUNTAR O QUE SABE COMO RESPOSTA. Perito Oficial não é fonte de consulta. Analisar todos os documentos anexados ao processo.

13 ELABORAR A PERGUNTA PROCEDIDA DE AFIRMATIVA Estabelecer uma premissa, fundamentada na literatura. A pergunta que se segue é somente para que o perito confirme ou não. Exemplos: 1. O livro (x), na página (xx) afirma: A lesão do impacto do ombro decorre de atividades repetitivas com os membros elevados. O periciando tem esta lesão? 2. Se o ilustre perito discordar, informar a literatura em que se baseou seu raciocínio.

14 ESTUDAR POSSÍVEIS RESPOSTAS AOS QUESITOS FORMULADOS Pensar nas possíveis respostas. Positivas x negativas Ex.: #01 O acidente de trabalho foi responsável pela surdez do periciando? Ex.: #02 Quais os tipos de acidente de trabalho que podem levar a uma surdez?

15 UMA PERGUNTA POR QUESITO Exemplos: O periciando apresenta lesão nos joelhos? Fez tratamento? Houve melhora? 1. O periciando apresenta lesão nos joelhos? 2. Fez tratamento? 3. Houve melhora?

16 NÃO USAR SUBNÚMEROS Não são práticos Podem passar despercebidos Não serem respondidos

17 NÃO PERGUNTAR SOBRE O MÉRITO DA LIDE O perito não julga Não realiza juízo de valor Informa ao juiz os elementos de convicção

18 EXEMPLOS Houve negligência, imprudência ou imperícia no atendimento do caso? 1. Quais são as normas técnicas aplicáveis ao caso da lide? 2. Esta norma técnica foi seguida pelo réu? 3. Em caso de resposta negativa, descreva em que constituiu essa trasngressão da norma técnica.

19 Como pode o ilustre perito proceder ao exame se não é especialista e não entende da área médica da perícia? NÃO USAR IRONIA EM QUESITOS Não é eficaz ter a hostilidade do perito, não beneficia o cliente.

20 EXEMPLOS 1. Qual é a especialidade de formação do perito oficial, registrado no CRM? 2. Queira o ilustre perito informar o nome do livro e número da página da literatura em que se fundamentou para concluir o seu laudo.

21 EVITE O USO DE EXPRESSÕES COMO: PODE, É POSSIVEL, É CERTO. poder sugere resposta afirmativa é possivel se não contrariar a lei básica da física.

22 Principais Equívocos PRINCIPAIS EQUÍVOCOS QUESITOS Óbvios; Genéricos; Ininteligíveis; Sobre matéria não-técnica; Repetitivos; Muito longo; Muito vago; Subjetivo.

23 OS QUESITOS DEVEM SER: De fácil entendimento; Específicos; Objetivos; Matéria técnica; Focados no alegado na exordial; Curtos; Direcionados a tese defendida; Buscando direcionar e conduzir o raciocínio pericial; Demonstrando fatos relevante ao raciocínio pericial.

24 PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA

25 O Regime Geral de Previdência Social compreende prestações, expressas em benefícios e serviços quanto ao segurado e quanto ao dependente.

26 SEGURADOS 1 Empregado 2 Empregado Doméstico 3 Trabalhador Avulso 4 Segurado Especial 5 - Contribuinte Individual 6 - Facultativo

27 QUANTO AO SEGURADO 1 - Aposentadoria por Invalidez; 2 - Aposentadoria por Idade; 3 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição; 4 - Aposentadoria especial; 5 - Aposentadoria para deficientes; 6 - Auxílio doença; 7- Salário família; 8 - Salário maternidade; 9 - Auxílio acidente.

28 QUANTO AO DEPENDENTE 1 - Pensão por morte; 2 - Auxilio reclusão.

29 BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS Podem ser classificados em 2 grupos: Benefícios programados: As aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e pensões. Benefícios não programados: Os auxílio-doença, auxílio-acidente e as aposentadorias por invalidez.

30 Códigos das espécies de prestações e benefícios B 21 - Pensão por morte (maior inválido) B 25 - Pensão auxílio-reclusão B 31 - Auxílio-doença previdenciário B 32 - Aposentadoria por invalidez B 33 - Aposentadoria por invalidez Aeronauta B 36 - Auxílio-acidente de qualquer natureza B 46 - Aposentadoria Especial B 56 - Pensão Especial Vítimas Talidomida B 80 - Salário-Maternidade (prorrogação) B 87 - Benefício de Prestação Continuada - BPC - Amparo Social a Pessoa Portadora de Deficiência B 88 - Benefício ao idoso ( >65 anos ) B 91- Auxílio-Doença acidentário B 92- Aposentadoria Invalidez por Acidente de Trabalho B 93 - Pensão por morte por Acidente de Trabalho B 94 - Auxílio-Acidente

31 A legislação não trata de benefícios por doença, mas sim por incapacidade. Não é bastante estar doente; é necessário que haja incapacidade para o trabalho. Existir doença não garante o direito ao benefício

32 PROCEDIMENTOS PERICIAIS Tem como objetivo esclarecer: Data de Início da Doença; Data de Início da Incapacidade (se houver); Confirmação do diagnóstico e dimensionamento do impacto sobre a atividade habitual do requerente. É necessário saber das contribuições e vínculos trabalhistas, das condições e exigências do trabalho, do andamento do tratamento médico ou para-médico. Caracterizada a doença e a incapacidade cabe ao perito estabelecer se o evento causador foi relacionado ao trabalho, podendo confrontar informações do requerente, da empresa e do sindicato ou mesmo inspeção in loco.

33 CAPACIDADE LABORATIVA CAPACIDADE LABORATIVA

34 INCAPACIDADE LABORATIVA É a impossibilidade de desempenhar as atribuições definidas para os cargos ou função, decorrente de alterações patológicas consequentes a doenças e acidentes.

35 A presença de uma doença, por si só, não significa a existência de incapacidade laborativa. O que importa na análise do médico perito é a repercussão da doença no desempenho das atribuições do cargo.

36 CARGO FUNÇÃO ATIVIDADE

37 INCAPACIDADE x DEFICIÊNCIA Incapacidade: é a aptidão reduzida de atingir exigências ocupacionais, como resultado de debilidade e outros fatores associados. Deficiência: É a perda de função fisiológica ou de estrutura anatômica.

38 AFASTAMENTO PREVIDENCIÁRIO 1 2 Será concedido o benefício ao trabalhador incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente do trabalho ou de doença profissional, a partir do 16º dia de impedimento, arcando a empresa com o pagamento dos primeiros 15 dias. A concessão do auxílio-doença acidentário não exige tempo mínimo de contribuição. Em caso de morte, a comunicação deve ser imediata. 3 As empresas são obrigadas a informar à Previdência Social acidentes de trabalho ocorridos com seus trabalhadores, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. 4 A empresa que não informar acidentes de trabalho está sujeita à multa.

39 GRAU DE INCAPACIDADE PARCIAL Considera-se como parcial o grau de incapacidade que permite o desempenho de outras atividades. TOTAL Considera-se como incapacidade total a que gera impossibilidade de desempenhar qualquer atividade. Stephen Hawking

40 A incapacidade laborativa pode ser temporária ou permanente: a. Considera-se temporária a incapacidade para a qual se pode esperar recuperação dentro do prazo previsível; b. Considera-se permanente a incapacidade insuscetível de recuperação com os recursos de terapêutica, readaptação e reabilitação disponíveis à época da avaliação pericial.

41 Quanto à abrangência profissional: a incapacidade laborativa pode ser classificada como: a. Uniprofissional é aquela em que o impedimento alcança apenas uma atividade específica do cargo ou função; b. Multiprofissional é aquela em que o impedimento abrange diversas atividades do cargo ou função; c. Omniprofissional é aquela que implica a impossibilidade do desempenho de toda e qualquer atividade laborativa que vise ao próprio sustento ou de sua família.

42 DOENÇA INCAPACITANTE É a enfermidade que produz incapacidade para desempenhar as atividades laborais do ser humano. A doença incapacitante pode ser passível de tratamento e controle com recuperação total ou parcial da capacidade laborativa, não resultando obrigatoriamente em invalidez.. INVALIDEZ Incapacidade total, indefinida e multiprofissional,insuscetível de recuperação ou reabilitação,que corresponde à incapacidade geral de ganho,em conseqüência de doença ou acidente. Decreto art 43 e art 45

43 TIPOS DE ACIDENTE DO TRABALHO DOENÇA RELACIONADA AO TRABALHO ACIDENTE TÍPICO ACIDENTE DE TRAJETO DOENÇA PROFISSIONAL DOENÇA DO TRABALHO

44 ACIDENTE NO TRABALHO É aquele que ocorre pelo exercício do cargo ou função no ambiente de trabalho ou no exercício de suas atribuições, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou mental. São também considerados acidentes em serviço os eventos que ocorrem no percurso da residência para o trabalho e vice-versa.

45 DOENÇA PROFISSIONAL São as doenças decorrentes, desencadeadas ou agravadas pelo exercício de trabalho peculiar à determinada atividade profissional ou adquirida em função de condições ambientais específicas em que se realiza o trabalho. A causa da ocorrência é necessariamente a atividade laboral.

46 DOENÇA RELACIONADA AO TRABALHO Consiste na doença em que a atividade laboral é fator de risco desencadeante, contributivo ou agravante de um distúrbio latente ou de uma doença preestabelecida. A doença relacionada ao trabalho estará caracterizada quando, diagnosticado o agravo, for possível estabelecer uma relação epidemiológica com a atividade laboral. As doenças endêmicas, contraídas no exercício do trabalho, também serão caracterizadas como doenças relacionadas ao trabalho.

47 CLASSIFICAÇÃO DE SCHILLING, Categorias Trabalho como causa necessária Trabalho como fator contributivo, mas não necessário Trabalho como provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já existente

48 TRABALHO INTOXICAÇÃO POR CHUMBO SILICOSE COMO CAUSA DOENÇAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIA LEGALMENTE RECONHECIDAS

49 TRABALHO COMO FATOR CONTRIBUTIVO, MAS NÃO NECESSÁRIO Doença coronariana Transtornos do aparelho locomotor Câncer Varizes dos membros inferiores

50 TRABALHO COMO PROVOCADOR DE UM DISTÚRBIO LATENTE, OU AGRAVADOR DE DOENÇA JÁ EXISTENTE Bronquite crônica Dermatite de contato alérgica Transtornos mentais

51 NÃO SÃO CONSIDERADAS DOENÇAS DO TRABALHO a A doença degenerativa; b A inerente a grupo etário; c A que não produza incapacidade laborativa; d A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

52 Artigo 21 Equiparam-se também ao acidente do trabalho

53 II - O ACIDENTE SOFRIDO PELO SEGURADO NO LOCAL E NO HORÁRIO DO TRABALHO, EM CONSEQUÊNCIA DE: a b c d e ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho; ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho; ato de pessoa privada do uso da razão; desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

54 III -A DOENÇA PROVENIENTE DE CONTAMINAÇÃO ACIDENTAL DO EMPREGADO NO EXERCÍCIO DE SUA ATIVIDADE; IV - O ACIDENTE SOFRIDO PELO SEGURADO AINDA QUE FORA DO LOCAL E HORÁRIO DE TRABALHO: a b c na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa; na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito; em viagem a serviço da empresa 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

55 Lei 8.213/91 - Das Espécies Prestações

56 Art. 21-A. A perícia médica do INSS considerará caracterizada a natureza acidentária da incapacidade quando constatar ocorrência de nexo técnico epidemiológico entre o trabalho e o agravo, decorrente da relação entre a atividade da empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade: Profissional - Lista A e B Anexo II Decreto 3.048/99 Individual - Emissão da CAT Lei 8.213/91 Epidemiológico - (NTEP) - Lista C Anexo II Decreto 3.048/99

57 Anexo II - Lista A: Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no Art. 20 da Lei nº8.213, 1991 AGENTES PATOGÊNICOS TRABALHOS QUE CONTÊM O RISCO QUÍMICOS 1. metalurgia de minérios arsenicais e indústria eletrônica; 2. extração do arsênio e preparação de seus compostos; 3. fabricação, preparação e emprego de tintas, lacas (gás arsina), inseticidas, parasiticidas e raticidas; I - ARSÊNIO E SEUS COMPOSTOS ARSENICAIS 4. processos industriais em que haja desprendimento de hidrogênio arseniado; 5. preparação e conservação de peles e plumas (empalhamento de animais) e conservação da madeira; 6. agentes na produção de vidro, ligas de chumbo, medicamentos e semi-condutores.

58 Anexo II - Lista A: Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no Art. 20 da Lei nº8.213, 1991 AGENTES PATOGÊNICOS TRABALHOS QUE CONTÊM O RISCO QUÍMICOS 1. extração de rochas amiantíferas, furação, corte, desmonte, trituração, peneiramento e manipulação; 2. despejos do material proveniente da extração, trituração; II - ASBESTO OU AMIANTO 3. mistura, cardagem, fiação e tecelagam de amianto; 4. fabricação de guarnições para freios, materiais isolantes e produtos de fibrocimento; 5. qualquer colocação ou demolição de produtos de amianto que produza partículas atmosféricas de amianto.

59 Lista B: Doenças do sistema osteomusccular e do tecido conjuntivo, relacionadas ao trabalho DOENÇAS AGENTES ETIOLÓGICOS OU FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL Artrite Reumatóide associada a Pneumoconiose dos Trabalhadores do Carvão (J60.-): Síndrome de Caplan (M05.3) Gota induzida pelo chumbo (M10.1) Exposição ocupacional a poeiras de carvão mineral (Z57.2) Exposição ocupacional a poeiras de sílica livre (Z57.2)(Quadro 18)l Chumbo ou seus compostos tóxicos (X49.-; Z57.5) (Quadro 8) Outras Artroses (M19.-) Posições forçadas e gestos repetitivos (Z57.8) Outros transtornos articulares não classificados em outra parte: Dor Articular (M25.5) Posições forçadas e gestos repetitivos (Z57.8) Vibrações localizadas (W43.-; Z57.7) (Quadro 22)

60 Lista B: Doenças do sistema osteomusccular e do tecido conjuntivo, relacionadas ao trabalho DOENÇAS AGENTES ETIOLÓGICOS OU FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL Dorsalgia (M54.-) Cervicalgia (M54.2) Ciática (M54.3) Lumbago com Ciática (M54.4) Posições forçadas e gestos repetitivos (Z57.8) Ritmo de trabalho penoso (Z56.3) Condições difíceis de trabalho (Z56.5) Sinovites e Tenossinovites (M65.-) Dedo em Gatilho (M65.3) Tenossinovite do Estilóide Radial (De Quervain) (M65.4) Outras Sinovites e Tenossinovites (M65.8) Sinovites e Tenossinovites, não especificadas (M65.9) Posições forçadas e gestos repetitivos (Z57.8) Ritmo de trabalho penoso (Z56.3) Condições difíceis de trabalho (Z56.5)

61 COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO

62 A comunicação de acidente de trabalho ou doença profissional será feita à Previdência Social mediante preenchimento do Comunicado de Acidente de Trabalho - CAT, em seis vias, disponível no Portal da Previdência Social na internet 1ª via 2ª via 3ª via 4ª via 5ª via 6ª via DRT INSS EMPRESA SEGURADO OU DEPENDENTE SINDICATO SUS DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO Nota O formulário preenchido tem que ser entregue em uma das Agências da Previdência Social pelo emitente.

63 3 TIPOS DE CAT

64 CAT 1 - Abertura: Corresponde ao registro inicial do evento acidente do trabalho, típico ou de trajeto, ou doença profissional ou do trabalho.

65 CAT 2 - Reabertura: Correspondente ao reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença profissional ou do trabalho, já comunicado anteriormente ao INSS.

66 CAT 3 Óbito: Correspondente a falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, ocorrido após a emissão da CAT inicial.

67 A empresa deve comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa variável. Quem mais pode Quem mais pode? comunicar? Sindicatos; Centros de Referência em Saúde do Trabalhador; Médicos; Outros, inclusive o próprio trabalhador.

QUESITOS.

QUESITOS. QUESITOS QUESITOS São Indagações feitas pela autoridade ou pela lei que deve ser respondida obrigatoriamente pelo perito. FORMULAÇÃO CASO A CASO QUESITOS DO JUIZO E DAS PARTES TIPOS DE QUESITOS INICIAIS

Leia mais

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra de doenças relacionadas ao trabalho Profª. Raquel Barbosa Cintra Acidente do trabalho: definido na lei nº 8.213/91 Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas - Acidente do Trabalho: fundamento legal: artigos 19 a 23 e

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei,

Leia mais

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado Doenças ocupacionais (Lei 8.213, art. 20) 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO ARTIGOS 19 a 23 DA LEI 8213/91 Prof. Anderson Castelucio Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 1 Prof. Bruno Valente Art. 19 a 23 da Lei 8.213/91 Art. 336 a 346 do Decreto 3.048/99 A proteção ao acidente do trabalho está descrita

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud Acidente do Trabalho Prof.ª Rosana Abbud Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago,

Leia mais

P á g i n a 2 13 SUMÁRIO

P á g i n a 2 13 SUMÁRIO P á g i n a 2 13 SUMÁRIO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE ACIDENTE DE TRABALHO CAT/SP... 5 3. ACIDENTE RELACIONADO AO TRABALHO... 7 4. AVALIAÇÃO MÉDICA... 9 5. PROCEDIMENTOS... 10 6. DECLARAÇÃO...

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 53.405/05 Assunto: Responsabilidade quanto ao preenchimento da CAT em instituições que prestam serviços de urgência/emergência ao acidentado. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa:

Leia mais

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística Acidente de Trabalho Ministério da Saúde X Independe do vínculo INSS Depende do vínculo Carteira assinada Empregada doméstica Segurado especial Classificação Acidente de trabalho Doenças relacionadas ao

Leia mais

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial.

Leia mais

Subseção V Do Auxílio-Doença

Subseção V Do Auxílio-Doença Subseção V Do Auxílio-Doença Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho

Leia mais

DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO PROFESSOR: Altamir Durães Garcia Formação: Graduação em engenharia Elétrica PUC MG Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho FUNDAMENTOS E DEFINIÇÕES

Leia mais

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA DOENÇAS INCAPACITANTES Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA SISTEMA PREVIDENCIÁRIO Histórico: Lei Elói Chaves 1923: criação de Caixas e Institutos

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte III Professora Raquel

Leia mais

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler SST Segurança e Saúde no Trabalho Perigo x Risco Perigo Risco Perigo Atravessar de olhos fechados Atravessar correndo Esperar um bom momento para atravessar Usar uma faixa de pedestres (esperar os carros

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 Dispõe sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho conforme o disposto na Lei n o 8.213/1991 e sobre a Notificação Compulsória em Unidades Sentinelas conforme Portarias MS

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação Curso Técnico Segurança do Trabalho Medicina do Trabalho Medicina do Trabalho Módulo 1 Legislação PCMSO Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores do

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO

ACIDENTE DE TRABALHO ACIDENTE DE TRABALHO Conselho Federal de Medicina (CFM) RESOLUÇÃO CFM nº 1488/1988 É responsabilidade do médico estabelecer a relação causal ou o nexo técnico entre a doença e o trabalho História clínica

Leia mais

Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE

Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE Insalubridade Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE 1970.... A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º.

Leia mais

Contestação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário

Contestação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário Contestação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário 1 A Previdência Social tem a obrigação constitucional de dar cobertura ao acidente do trabalho: Cabe ao INSS toda a regulamentação do reconhecimento

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 2 Prof. Bruno Valente Caracterização do acidente do trabalho: LESÃO INCAPACITANTE OU MORTE DO SEGURADO Acidente do trabalho é o que

Leia mais

PERÍCIA MÉDICA O QUE É?

PERÍCIA MÉDICA O QUE É? PERÍCIA MÉDICA O QUE É? É uma especialidade médica, na qual o perito, após examinar o periciando, emite um parecer técnico conclusivo, sobre a capacidade laborativa do examinado, enquadrando-o em situação

Leia mais

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO Introdução ao Estudo do Direito Acidentário Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO (Art. 19 Lei 8.213) Conceito Legal É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda pelo exercício do trabalho dos segurados especiais,

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras ACIDENTES DE TRABALHO Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras Agressão a jornalista no exercício da profissão é AT Os jornalistas agredidos, atingidos

Leia mais

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho PROVAS ANAMT 2014 No âmbito da Previdência Social, entende-se como Benefícios Acidentários o recebimento por parte do segurado de pagamentos decorrentes da incapacidade para o trabalho causadas por lesões

Leia mais

PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO 1- PROVIDENCIAR A ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA / EMERGÊNCIA, ACIONANDO O SAMU OU CORPO DE BOMBEIRO. 2- REALIZAR O PREENCHIMENTO DA FICHA E DEPOIS DE PREENCHIDA

Leia mais

Perícia administrativa. Dr. Cantidio Lima Vieira

Perícia administrativa. Dr. Cantidio Lima Vieira Perícia administrativa Dr. Cantidio Lima Vieira Homenagem ao DEPUTADO HIRAN GONÇALVES Atividades Profissionais e Cargos Públicos: Médico Legista;Presidente da Junta Médica de Boa Vista; Médico, Ministério

Leia mais

LICENÇA POR MOTIVO DE ACIDENTE EM SERVIÇO OU DOENÇA PROFISSIONAL

LICENÇA POR MOTIVO DE ACIDENTE EM SERVIÇO OU DOENÇA PROFISSIONAL LICENÇA POR MOTIVO DE ACIDENTE EM SERVIÇO OU DOENÇA PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Licença concedida, com remuneração integral, em razão de acidente em serviço, caracterizado pelo dano físico ou mental sofrido

Leia mais

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários Treinamento Presencial dos Peritos Médicos Previdenciários INSS Introdução Regime Geral da Previdência Social Produtos 10 Benefícios 3 Serviços Benefícios 4 APOSENTADORIAS: Invalidez Idade Tempo de Contribuição

Leia mais

NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO

NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho Antônio Pedro de Sousa Neto Técnico de Segurança do Trabalho TEMAS ABORDADOS 1 -Saúde e Segurança no Trabalho; 2 -Reconhecendo

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - I. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - I. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Lesões Acidentárias - I Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante

Leia mais

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br EMENTA: Espécies de Acidente do Trabalho (artigos 19, 20, 21, 21-A, 22 e 23, todos da Lei 8.213/91)

Leia mais

Acidentes de Trabalho

Acidentes de Trabalho Acidentes de Trabalho Orientações Básicas Institucionais Elaboração: Raoni de Lucena Souza Colaboração: Equipe DPVS / CASQ 2017 O que são Acidentes de Trabalho? Acidentes de trabalho são aqueles ocorridos

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira

Acidente do Trabalho. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Acidente do Trabalho Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então acontecimento infeliz que resulta em

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica 2018 MEDICINA PERÍCIA MÉDICA DIREITO

Leia mais

PROGEPE. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

PROGEPE. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PROGEPE Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas 1. Apresentação A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Equipe de Segurança do Trabalho da UNIFAL-MG, elaborou este manual com o objetivo de esclarecer

Leia mais

A Evolução da Questão do Nexo de Causalidade Entre Doença e Trabalho no Entendimento Técnico-Científico, Legal e Normativo Brasileiro

A Evolução da Questão do Nexo de Causalidade Entre Doença e Trabalho no Entendimento Técnico-Científico, Legal e Normativo Brasileiro A Evolução da Questão do Nexo de Causalidade Entre Doença e Trabalho no Entendimento Técnico-Científico, Legal e Normativo Brasileiro Curso de Formação Continuada: Estabelecimento do Nexo de Causalidade

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO I - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO I - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO I - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Seção I. Dos segurados

Seção I. Dos segurados Seção I Dos segurados Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: I - como empregado: a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Comunicação de Acidente em Serviço - CAS

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Comunicação de Acidente em Serviço - CAS PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL Procedimento: 45 Título: Comunicação de Acidente em Serviço - CAS UNIFEI DIRETORIA DE PESSOAL Objetivo: Comunicar o acidente para que seja resguardado o direito do

Leia mais

61,6 milhões cobertos (59,6%)

61,6 milhões cobertos (59,6%) Previdência Social Brasil - 2013 População Residente: 201,4 milhões (2016 205,9) Urbana: 170,7 milhões Rural: 30,7 milhões População Economicamente Ativa - PEA: 103,4 milhões População Desocupada: 6,7

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS Brasília, abril de 2016 SPPS Secretaria de Políticas de Previdência Social 1 ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DO TRABALHO 2 ACIDENTE DO

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Conceitos Básicos de SST A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho,

Leia mais

COMO COMPROVAR O ACIDENTE DE TRABALHO PARA BENEFÍCIOS

COMO COMPROVAR O ACIDENTE DE TRABALHO PARA BENEFÍCIOS COMO COMPROVAR O ACIDENTE DE TRABALHO PARA BENEFÍCIOS CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial. Cindy

Leia mais

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129).

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129). DCB BENEFÍCIO Data da cessação do benefício Recuperação da capacidade (art. 60); Retorno à atividade (art. 60, 6º e 7º); Transformação em aposentadoria por Auxílio invalidez (art. 62, parágrafo único);

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB Bacharelado em Enfermagem Disciplina Saúde do Trabalhador Acidente de Trabalho Professora: Ma. Laura Cristhiane Rezende Em sua opinião, o que é Acidente de

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior

Leia mais

ABRIL VERDE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM SERVIÇO

ABRIL VERDE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM SERVIÇO ABRIL VERDE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM SERVIÇO 2019 CISSP - COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO É uma comissão composta por servidores (Docentes e TAEs), eleita por seus pares a cada biênio, que

Leia mais

Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão. João Silvestre da Silva-Júnior twitter.com/joaosilvestrejr

Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão. João Silvestre da Silva-Júnior twitter.com/joaosilvestrejr Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão João Silvestre da Silva-Júnior joaossj@gmail.com twitter.com/joaosilvestrejr O que é esperado em um relatório do médico do trabalho quando trabalhador

Leia mais

INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO

INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO 1. Definições - Acidente em serviço é aquele ocorrido com o servidor no exercício do cargo ou função, que se relacione direta ou indiretamente com as atribuições

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho. Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 33 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes

Leia mais

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação.

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação. AVISO PRÉVIO É a comunicação que uma parte faz à outra, no sentido de que pretende findar o contrato de trabalho. Partindo do empregador, a finalidade do AVISO PRÉVIO é possibilitar que o empregado procure

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 6 Prof(a). Bethania Senra Quesitos suplementares: São quesitos novos que, de certa forma, ampliam o objeto do trabalho pericial. Não podem ser formulados

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DA PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA DO RPPS

ESTRUTURAÇÃO DA PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA DO RPPS ESTRUTURAÇÃO DA PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA DO RPPS Dra. Andrea Gonçalves Salgueiro Médica-Perita do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Jaraguá do Sul ISSEM Objetivo da Perícia Concessão de

Leia mais

Introdução à Saúde do Trabalhador

Introdução à Saúde do Trabalhador Introdução à Saúde do Trabalhador Papéis das equipes de Saúde do Trabalhador na atenção individual e coletiva Trabalho e usos do corpo Eventos e exposições potenciais de risco x possibilidades e capacidades

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL Procedimento: 46 Título: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT UNIFEI DIRETORIA DE PESSOAL Objetivo: Comunicar o acidente para que seja resguardado o direito dos

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho Objetivos da Aula Apresentar e discutir implicações de diferentes definições de AT Apresentar e discutir aspectos da epidemiologia de AT no Brasil Explicitar papéis do profissional

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 165/2015-13/07/2015 BOLETIM 064/2015 Estabelecidas as regras a serem adotadas pela perícia médica na inspeção no ambiente de trabalho dos segurados Por meio da norma

Leia mais

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br Roteiro da

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud Acidente do Trabalho Prof.ª Rosana Abbud O que é acidente? No dicionário: acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago, prejuízo,

Leia mais

Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007

Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007 Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007 (DOU 28.03.2007) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº 8.212, de 24/7/91, e alterações posteriores; Lei nº 8.213, de 24/7/91, e alterações posteriores; Lei

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3

ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3 ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3 Sumário: 1 INTRODUÇÃO. 2 ACIDENTE DE TRABALHO. 3 DADOS ESTATÍSTICOS

Leia mais

NORMA GERAL DE ACIDENTE E INCIDENTE DO TRABALHO DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP

NORMA GERAL DE ACIDENTE E INCIDENTE DO TRABALHO DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP NORMA GERAL DE ACIDENTE E INCIDENTE DO TRABALHO DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP Norma Geral TÍTULO 5 Área de Relações com o mercado e Comunidades Capítulo 4 Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional SUPSET

Leia mais

O processo por parte do Instituto e da Prefeitura Municipal já está devidamente preenchido de acordo com os documentos funcionais do Servidor.

O processo por parte do Instituto e da Prefeitura Municipal já está devidamente preenchido de acordo com os documentos funcionais do Servidor. Dúvida: Dois Servidores Públicos Municipais foram encaminhados pela Seção de Perícia Médica Municipal para Aposentadoria por Invalidez, conforme seguem os dados abaixo: Servidor 1 - Foi aberto processo

Leia mais

Dr. Renato Augusto Peresi

Dr. Renato Augusto Peresi BOA NOITE! Dr. Renato Augusto Peresi Graduado em Medicina em 2006 Pós Graduado em Medicina do Trabalho pela FAMERP Especializado em Medicina do Trabalho pela AMB Especializado em Perícias Médicas e Medicina

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROPOSIÇÃO DE AÇÕES INTERVENTIVAS MINIMIZADORAS DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHO Francisca Euda Santana

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Analista TRF2 FCC

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Analista TRF2 FCC CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Previdenciário FCC 1) FCC - AJ TRF2/TRF 2/Judiciária/Execução de Mandados/2012 De acordo com a Lei no 8.213/1991, a concessão da pensão por morte e do auxílio reclusão

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO No decorrer do Contrato de Trabalho, este pode sofrer certos eventos que signifiquem a ausência de prestação

Leia mais

Nexo entre Doença e Trabalho

Nexo entre Doença e Trabalho Nexo entre Doença e Trabalho Edriene Barros Teixeira Perita judicial Médica do Trabalho Mestre em Saúde Ambiente e Trabalho pela UFBA Perita Médica no INSS Em sentido amplo, PERICIA MÉDICA é todo e qualquer

Leia mais

Quesitos da Perícia Contábil

Quesitos da Perícia Contábil Quesitos da Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes Quesitos da Perícia Contábil Roteiro de Apresentação 1. Conceito, objetivos e características dos quesitos 2. Indeferimento e complementação de quesitos

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Timbó 2ª Vara Cível

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Timbó 2ª Vara Cível fls. 51 Autos nº 0302227-26.2017.8.24.0073 Ação: Procedimento Ordinário/PROC Autor: Réu: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS Vistos para decisão. 1) Acolho a emenda retro. 2) Em que pese a apresentação

Leia mais

PROTOCOLO DE ACIDENTE EM SERVIÇO DO SIASS/UFG

PROTOCOLO DE ACIDENTE EM SERVIÇO DO SIASS/UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS SUBSISTEMA INTEGRADO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR (SIASS/UFG) PROTOCOLO DE ACIDENTE EM SERVIÇO DO SIASS/UFG 2017 1 APRESENTAÇÃO Este protocolo foi

Leia mais

Nexo Técnico Previdenciário INSTRUÇÃO NORMATIVA N 31/INSS/PRES, DE 10 DE SETEMBRO DE 2008

Nexo Técnico Previdenciário INSTRUÇÃO NORMATIVA N 31/INSS/PRES, DE 10 DE SETEMBRO DE 2008 Nexo Técnico Previdenciário INSTRUÇÃO NORMATIVA N 31/INSS/PRES, DE 10 DE SETEMBRO DE 2008 Importância: O NTEP foi implementado nos sistemas informatizados do INSS, para concessão de benefícios, em abril/2007

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 469. As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito

Leia mais

ACIDENTES TÍPICOS ANÁLISE DISCUSSÃO MEDIDAS DE PROTEÇÃO

ACIDENTES TÍPICOS ANÁLISE DISCUSSÃO MEDIDAS DE PROTEÇÃO ACIDENTES TÍPICOS ANÁLISE DISCUSSÃO MEDIDAS DE PROTEÇÃO O acidente típico do trabalho ocorre no local e durante o horário de trabalho. É considerado como um acontecimento súbito, violento e ocasional.

Leia mais

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br ACIDENTE DE TRABALHO Acidente de Trabalho Típico Doença Ocupacional (Atípico) Concausas O acidente do

Leia mais

4 º Forum de relações com a Previdência Social 9 º Encontro de Absenteísmo e Presenteísmo nas Empresas

4 º Forum de relações com a Previdência Social 9 º Encontro de Absenteísmo e Presenteísmo nas Empresas 4 º Forum de relações com a Previdência Social 9 º Encontro de Absenteísmo e Presenteísmo nas Empresas Eduardo Costa Sá eduardocs@usp.br Agenda Seguridade Social Previdência Social Lei n º 8.213/1991 Beneficiários

Leia mais

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Art. 465. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1º Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias contados da intimação do despacho

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT Maio/99 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT I Apresentação. II Recomendações

Leia mais

O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade.

O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade. RESUMO DA AULA 24 DE ABRIL DE 2019 PROF. JOÃO OPITZ PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA MEIO AMBIENTE DE TRABALHO O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade. Documentos

Leia mais

Aula-tema 08: Salário-família, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e acidente de trabalho

Aula-tema 08: Salário-família, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e acidente de trabalho Resumo Aula-tema 08: Salário-família, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e acidente de trabalho Consoante já enfatizado nos resumos das aulas-temas anteriores, o estudo e a aplicação

Leia mais

Memorando Circular Vigilância em Saúde e Segurança no Trabalho. Procedimento para Comunicação de Acidente em Serviço (CAT/SP)

Memorando Circular Vigilância em Saúde e Segurança no Trabalho. Procedimento para Comunicação de Acidente em Serviço (CAT/SP) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS DIVISÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR Memorando Circular Vigilância em Saúde e Segurança

Leia mais

Incapacidade Fática x Incapacidade Jurídica

Incapacidade Fática x Incapacidade Jurídica Incapacidade Fática x Incapacidade Jurídica Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para

Leia mais

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO LER / DORT DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO José Roberto Teixeira Outubro/2005 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional histórico paralisia de mãos em trabalhador após esforço prolongado (Hipócrates,

Leia mais

Módulo 2 Legislação trabalhista e previdenciários; Comissão interna de prevenção de acidentes CIPA; Consolidação das Leis da Previdência Social;

Módulo 2 Legislação trabalhista e previdenciários; Comissão interna de prevenção de acidentes CIPA; Consolidação das Leis da Previdência Social; Módulo 2 Legislação trabalhista e previdenciários; Comissão interna de prevenção de acidentes CIPA; Consolidação das Leis da Previdência Social; Lesão corporal; Acidente do trabalho; Contaminação; Benefícios

Leia mais

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC apresentam Saúde do Trabalhador Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC 1ª parte Ampliando conceitos... Da Medicina do Trabalho à Saúde

Leia mais

OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II

OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II MARCOS VICHIESI OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II APRESENTAÇÃO COORDENADOR DA COMISSÃO DE DIREITO EMPRESARIAL PREVIDENCIÁRIO DA OAB SANTO AMARO COORDENADOR ADJUNTO DA

Leia mais

ESTUDO DA DESCARACTERIZAÇÃO DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PELA PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA

ESTUDO DA DESCARACTERIZAÇÃO DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PELA PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA ESTUDO DA DESCARACTERIZAÇÃO DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PELA PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA JOÃO SILVESTRE DA SILVA-JUNIOR, FLÁVIA SOUZA E SILVA DE ALMEIDA, MÁRCIO PRINCE SANTIAGO, LUIZ CARLOS MORRONE

Leia mais

Perícia Médica e o Direito Previdenciário João Baptista Opitz Neto

Perícia Médica e o Direito Previdenciário João Baptista Opitz Neto Perícia Médica e o Direito Previdenciário João Baptista Opitz Neto Médico e Advogado Mestre em Bioética UMSA Buenos Aires/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Perícia Médica 2019 João

Leia mais

XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Anderson de Souza Araujo. 02 de dezembro de 2011

XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Anderson de Souza Araujo. 02 de dezembro de 2011 XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Anderson de Souza Araujo 02 de dezembro de 2011 1 Lei 8213/91 Lei 11430/2006, que alterou a Lei 8213/91; Lei 9784/99 Decreto 3048/99 (Regulamento da Previdência

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 Competências a serem trabalhadas nesta aula Aplicar legislação brasileira e Norma Regulamentadora NR-7, específicas à Saúde

Leia mais

ANO XXX ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 08/2019

ANO XXX ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 08/2019 ANO XXX - 2019 3ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 08/2019 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS CAT - COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO ATUALIZAÇÃO CONSIDERAÇÕES... Pág. 157 ASSUNTOS TRABALHISTAS

Leia mais