Conteúdos da Disciplina de Arte Anos iniciais. Conteúdos 3º Trimestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdos da Disciplina de Arte Anos iniciais. Conteúdos 3º Trimestre"

Transcrição

1 116 Conteúdos da Disciplina de Arte Anos iniciais 1º ANO Conteúdos 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro O ser humano como produtor de arte; Cores primárias e cores secundárias. Cores quentes e frias Datas comemorativas; Objetivos Promover a interação entre as diversas linguagens da arte; Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Conteúdos 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro Elementos geométricos; Textura artificial: aquilo que a criança cria, utilizando diferentes materiais; Texturas naturais: elementos encontrados na natureza (casca de árvores, folhas, argila, terra, areia); Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Datas comemorativas; Objetivos Promover a interação entre as diversas linguagens da arte; Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Conteúdos 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro Leitura de imagem e sua representação; Ilustração; Cartazes; Origami (dobraduras); Proporção do corpo; Estilo abstrato (ponto, linha e cor); Datas comemorativas; Objetivos Promover a interação entre as diversas linguagens da arte; Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma.

2 117 2º ANO Conteúdos 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; O ser humano como produtor de arte; As cores e suas classificações; Ilustração; Cartazes; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar a oportunidade de vivenciar um encontro ativo com as obras de arte e artistas; Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte. Conteúdos - 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Origami (dobraduras); Proporção do corpo; História do surgimento da Arte-desenho das cavernas:com carvão, terra com cola; Formas horizontais e verticais; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar a oportunidade de vivenciar um encontro ativo com as obras de arte e artistas; Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte. Conteúdos 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Estilo abstrato (ponto, linha e cor); Leitura de imagem e sua representação; Desenho de observação, com objeto dentro e fora da sala; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar a oportunidade de vivenciar um encontro ativo com as obras de arte e artistas; Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte.

3 118 3º ANO Conteúdos 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; As cores e suas classificações; O ser humano como produtor de arte; Desenhos de observação com luz, sombra e volume, usando qualquer objeto da sala ou composição através de uma janela de cartolina, observando a natureza; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico. contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Proporcionar a descoberta de novas cores e tons. Explicitar a origem das cores, proporcionar momentos de descoberta, explorar a criatividade. Conteúdos 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Textura natural (tipos de pedras e cores) e artificial (concreto celular, sabonetes, velas, sucatas, trabalhando alto e baixo relevo); Esculturas bidimensionais e tridimensionais (argila, madeira, sucata) História do surgimento da Arte-desenho das cavernas:com carvão, terra com cola; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Proporcionar a descoberta de novas cores e tons. Explicar a origem das cores, proporcionar momentos de descoberta, explorar a criatividade. Conteúdos - 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Formas horizontais e verticais; Leitura de imagem e sua representação; Estilo abstrato (ponto, linha e cor); Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Desenho de observação, com objeto dentro e fora da sala; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Proporcionar a descoberta de novas cores e tons. Explicar a origem das cores, proporcionar momentos de descoberta, explorar a criatividade.

4 119 4ºANO Conteúdo 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Presença da arte em culturas diferentes. Importância da arte brasileira e da presença de estrangeiros na produção artística do Brasil. O ser humano como produtor de arte; Desenho, luz, sombra, ponto, linha, espaço; Artistas Brasileiros; Datas comemorativas; Objetivos Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Conteúdo 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Formas e cores na pintura; Sólidos geométricos; Pintura primitiva, indígena; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Desenho, luz, sombra, ponto, linha, espaço; Artistas Brasileiros; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Conteúdo 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Leitura de imagem e sua representação; Linhas, formas e cores; Esculturas materiais, artistas e suas produções; Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Desenho, luz, sombra, ponto, linha, espaço; Artistas Brasileiros; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.

5 120 5º ANO Conteúdo 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Desenhos, Luz, sombra, ponto, linha, espaço, volume, forma geométricas; Cores, textura; Ilustração de Texto; O ser humano como produtor de arte; Palavras, letras e números ilustrativos; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Datas comemorativas; Conteúdo 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Onomatopeias, Tipos de balão de história em quadrinho; História em quadrinho; Expressões faciais, caricatura; Arte brasileira; Pintura primitiva, indígena; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Datas comemorativas; Objetivo Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolva0m a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Objetivo Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Conteúdo 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Leitura de imagem e sua representação; Esculturas materiais, artistas e suas produções; Sólidos geométricos; Artistas modernistas; Desenhos e gravuras; Datas comemorativas. Objetivo Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.

6 121 CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS 1º ANO Cuidados com nosso corpo Cuidados com nossas casas Cuidados com a escola e comunidade Paisagem local Preservação ambiental Preservação dos espaços coletivos e do patrimônio lixo Reconhecer hábitos de higiene que promovam a saúde e o bem estar tais como: banho diário, escovar dentes, cortar cabelos e unhas. Despertar no aluno o interesse pela manutenção dos ambientes onde vivemos Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos, no sentido de alcançar a preservação e a manutenção do meio ambiente. Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas. Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a pensar na necessidade da preservação do meio ambiente e dos espaços coletivos. Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de produção e destino do lixo, na escola, em casa e espaços em comum. A Terra O Céu O Sol a lua e as estrelas A Água O Ar CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Identificar a terra como o planeta que habitamos. Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza relacionados a astronomia Reconhecer a importância da água e do ar em nossas vidas.

7 122 2º ANO O planeta terra Os ambientes da terra Zona Rural e Zona Urbana Introdução ao meio ambiente O meio ambiente e o homem Os seres vivos no ambiente CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Reconhecer a terra como o planeta onde vivemos; Identificar os ambientes da terra bem como importância de cada um; Construir critérios de observação do espaço urbano. Identificar vestígios do passado na cidade atual. Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que vivemos, as diferentes manifestações da natureza. Conscientizar os alunos da necessidade de preservação do meio ambiente; Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza; Valorizar de formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais. Os seres vivos no ambiente Os animais Animais domésticos Animais selvagens Vegetais. CONTEÚDOS-2º TRIMESTRE Identificar os seres vivos existente no nosso meio; Identificar a presença de seres vivos e componentes não- vivos em diferentes ambientes. Identificar as diferenças entre os seres vivos; Diferenciar os seres vivos animais dos vegetais; Diferenciar animais domésticos de animais selvagens. Reconhecer a importância dos vegetais. O corpo humano Partes do corpo humano Cuidados com o corpo CONTEÚDOS-3º TRIMESTRE Compreender que o homem é um animal, porem diferente dos demais. Compreender que o corpo humano é constituído por diversos

8 123 Os dentes Vacinação sistemas e órgãos em que cada um exerce sua função. Conhecer a necessidade de cuidar bem do corpo. Reconhecer a importância da vacinação. 3º ANO CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Partes do corpo humano. Funcionamento do corpo humano. Os Sentidos. Funcionamento dos órgãos e dos sentidos. Importância dos sentidos. Reconhecer as partes do corpo humano. Compreender o corpo humano como um todo integrado e os órgãos. Identificar os órgãos dos sentidos e seu funcionamento. Conhecer a importância dos órgãos dos sentidos para nossa sobrevivência. CONTEÚDOS- 2º TRIMESTRE Alimentos naturais e alimentos industrializados. Vamos nos mexer. Cuidado com a postura. Higiene. Importância da Vacinação. Cuidado com os dentes. Associar os sentidos à percepção do ambiente em que estamos inseridos e dos perigos que nos cerca Relacionar os sentidos ao cérebro. Compreender a importância dos cuidados com o corpo para a manutenção da saúde. CONTEÚDOS- 3º TRIMESTRE Importância da preservação ambiental. Seres vivos e não vivos. os vegetais. Reconhecendo as plantas. Partes das plantas. Importância das plantas. Compreender a importância da preservação do meio ambiente em nossa vida. Identificar a presença de seres vivos e componentes não- vivos em diferentes ambientes. Identificar as diversas partes das plantas. Reconhecer a importância das plantas. Identificar alguns tipos de plantas.

9 124 Animais invertebrados e vertebrados. Diferenças entre os animais. Ambiente dos animais. Animais domésticos e selvagens. Importância dos animais. Diferenciar as funções das partes da plantas. Incentivar a Preservação das plantas. Compreender que os animais são seres vivos, suas diferentes características de locomoção, reprodução e alimentação, seus diferentes habitat, classificá-los de acordo com o meio onde vivem. Identificar as formas de nascimentos dos animais. Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar. Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem. Diferenciar animais domésticos de animais selvagens. Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças. 4º ANO CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Os astros do Universo Sistema solar. Como se formou o planeta Terra? Camadas da terra. Biosfera: Lugar de vida na terra Conhecer os principais astros do Sistema Solar e suas respectivas características. Compreender o planeta Terra e suas características. Reconhecer a terra como o planeta onde vivemos. Identificar os ambientes da terra bem como a importância de cada um

10 125 O solo Tipos de solo Estrutura do solo Animais que vivem no solo O solo contaminado. O ar atmosférico. Importância do ar. Ar poluído. CONTEÚDOS-2º TRIMESTRE Reconhecer os tipos de solos. Reconhecer a importância do solo para os seres vivos. Compreender a importância da preservação do solo. Entender a importância da preservação do solo. Observa através de experimentos que o ar existe e possui várias propriedades. Reconhecer a importância do ar para os seres vivos. Identificar agentes poluidores do ar bem como doenças transmitidas através do ar poluído; Reconhecer os benefícios da água na saúde, agricultura e para os animais. CONTEÚDOS-3º TRIMESTRE Composição química da água. Estados físicos da água. Importância da água para a vida na terra. Propriedades da água. Tratamento e abastecimento da água. Poluição da água. Equilíbrio e desequilíbrio ambiental. Cadeias e teias alimentares. Preservação ambiental. Lixo. Reciclagem. O desequilíbrio ambiental e a saúde humana. Identificar as características da água. Identificar os estados físicos da água e suas mudanças. Compreender a necessidade de tratamento da água desde a captação até a distribuição. Sensibilizar os alunos para a importância da preservação da água potável. Reconhecer a importância da preservação da natureza, das cadeias e teias alimentares. Identificar doenças decorrentes do desequilíbrio ambiental. Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivemos, evitando desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza. Entender o significado de conservação e ambiente. Explorar diferentes maneiras de reaproveitar os diferentes materiais.

11 126 Refletir sobre a questão do lixo na sociedade atual. 5º ANO CONTEÚDO -1º TRIMESTRE Como tudo começou. Organização do corpo humano. A célula, os tecidos e os órgãos. Os sistemas do corpo humano. O sistema digestório. Os alimentos. Importância dos alimentos. O processo de digestão dos alimentos. Doenças do sistema digestório. Compreender a origem da espécie humana. Compreender a constituição e a organização do corpo humano. Identificar a célula como a unidade estrutural que compõe todos os seres vivos. Entender que os seres vivos surgem de um desenvolvimento e agrupamento celular. Entender a constituição e a função do sistema digestivo. Conhecer melhor os alimentos, bem como o processo de digestão. Sistema respiratório. Órgãos do sistema respiratório. Importância dos pulmões. Sistema circulatório. Órgãos do sistema circulatório. O coração. Sistema excretor. Órgãos do sistema excretor. A pele. Os rins. CONTEÚDOS - 2º TRIMESTRE Enumerar os órgãos do sistema respiratório. Entender o funcionamento do sistema respiratório destacando o papel dos pulmões. Relacionar a circulação ao funcionamento do organismo. Perceber o funcionamento da circulação por meio de uma atividade física. Entender a função do coração e demais vasos sanguíneos. Importância do sangue. Entender o papel do sistema excretor bem como a importância da excreção da urina. Entender o papel dos rins como filtrador do sangue bem como a importância deste fenômeno. CONTEÚDOS - 3º TRIMESTRE

12 127 Estrutura do sistema esquelético. Estrutura dos músculos. Os movimentos. Cuidados com o esqueleto e músculos. Importância do esqueleto e dos músculos. Diferenças entre homens e mulheres As mudanças típicas da adolescência. Fecundação e gravidez. Sistema nervoso. Os cincos sentidos. Entender a ação integrada entre os sistema locomotor e muscular na movimentação do corpo. Compreender o processo da reprodução, destacando as principais diferenças entre os sistemas reprodutores masculino e feminino. Entender a ação dos sistemas nervoso e endócrino no comando do nosso organismo, bem como funcionamento dos órgãos dos sentidos. CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO Funções psicomotoras. Brinquedos cantados CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Visar o desenvolvimento da criança no aspecto biológico, psicológico e sociocultural. CONTEÚDOS-2º TRIMESTRE Expressão corporal: com diferentes ritmos de danças; Esquema corporal. Percepção Corporal. Atividades lúdicas; Jogos recreativos e cooperativos; Desenvolvimento corporal: percepção do corpo e da imagem e do esquema corporal. Desenvolvimento da expressão corporal, criatividade ritmo. Proporcionar vivência de vários tipos de atividades lúdicas e jogos. CONTEÚDOS-3º TRIMESTRE Futsal, basquete, vólei, futebol, handebol e atletismo. Vivenciar de forma lúdica as várias modalidades pré-desportivas existentes.

13 128 2º ANO Funções psicomotoras Brinquedos cantados Visa o desenvolvimento da criança no aspecto biológico, psicológico e sociocultural. CONTEÚDOS 2 º TRIMESTRE Expressão corporal: com diferentes ritmos de danças; Esquema corporal. Percepção Corporal. Atividades lúdicas; Jogos recreativos e cooperativos; Desenvolvimento corporal: percepção do corpo e da imagem e do esquema corporal. Desenvolvimento da expressão corporal, criatividade ritmo. Proporcionar vivência de vários tipos de atividades lúdicas e jogos. CONTEÚDOS 3 TRIMESTRE 3º ANO Futsal, basquete, vólei, futebol, handebol e atletismo. Vivenciar de forma lúdica as várias modalidades pré-desportivas existentes CONEÚDOS 1 º TRIMESTRE Brinquedos cantados. Exercícios educativos. Brincadeiras de concentração e atenção 0BJETIVOS Desenvolver a atenção, concentração e percepção através de jogos e brincadeiras; Estimular o tato a visão, a audição e o paladar;

14 129 História dos jogos cooperativos. Fundamentos lúdicos dos jogos cooperativos. Jogos pré-desportivos Trabalhar a socialização entre as crianças, estimulando a autoestima e a segurança. Aquisição da capacidade de cooperação em trabalhos em grupos. Coordenação, força, resistência, velocidade, flexibilidade. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Jogos pré-desportivos Coordenação, força, resistência, velocidade, flexibilidade. 4º ANO Jogos de tabuleiro Jogos populares Fundamentos: História do Handebol Regras do Handebol Trabalhar a socialização entre as crianças. Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas e coletivas. Fundamentos de jogos História do Vôlei e das lutas Regras do Vôlei e das lutas: Capoeira Judô Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas e coletivas. Estabelecer relação entre esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Fundamentos do basquete, futsal e atletismo; Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas

15 130 História e regras do basquete, futsal e atletismo. Desenvolver a parte esportiva com estimulo ao desporto. e coletivas. Estabelecer relação entre esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. 5º ANO Jogos de tabuleiro Jogos populares História do Handebol Regras do Handebol Trabalhar a socialização entre as crianças. Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas e coletivas. Fundamentos História do Vôlei e das lutas Regras do Vôlei e das lutas Capoeira Judo Relacionar esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Fundamentos do basquete, futsal e atletismo; História e regras do basquete, futsal e atletismo. Relacionar esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. Desenvolver a parte esportiva com estímulo ao desporto Obs.: Os conteúdos iguais distribuídos nos anos devem ser trabalhados com níveis de aprofundamentos diferentes.

16 131 CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO 1ºANO CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Cada pessoa tem o seu jeito de ser e acreditar. Os nomes são importantes, porque identificam as diferenças com as pessoas. Orientações para o relacionamento com o outro. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores. Partilhar e conviver respeitando as pessoas, construindo um ambiente de paz. CONTEÚDOS- 2º TRIMESTRE A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. A religião e a prática do bem como base estrutural da presença de Deus Orientações para o relacionamento com o outro. Compreender que a família é a base de tudo. Conhecer a base da religiosidade, na qual sua família é estruturada. Partilhar e conviver respeitando as pessoas, construindo um ambiente de paz. Estrutura familiar CONTEÚDOS- 3º TRIMESTRE A religião e a prática do bem como base estrutural da presença de Deus. Orientações para o relacionamento com o outro. Compreender que a família é a base de tudo. Conhecer a base da religiosidade, na qual sua família é estruturada. Partilhar e conviver respeitando as pessoas, construindo um ambiente de paz.

17 132 2º ANO Reconhecer a diversidade religiosa e o conceito de família. Valores. Observar as práticas religiosas que são diferentes, e que são elaboradas, pelos diferentes grupos religiosos. Cada pessoa tem o seu jeito de ser e acreditar. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores Reconhecer as manifestações culturais e as tradições religiosas. Valores. Observar as práticas religiosas que são diferentes, e que são elaboradas, pelos diferentes grupos religiosos. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Reconhecer as manifestações culturais e as tradições religiosas. Conhecer as tradições religiosas da comunidade local respeitando suas diversidades. Perceber que as tradições religiosas se fundamentam nos textos sagrados. Entender que as tradições e manifestações religiosas dão sentido à vida e contribuem para um mundo fraterno. 3º ANO A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Destacar os valores básicos essenciais para a formação do caráter. Compreender que a família é a base de tudo. Saber diferenciar o certo do errado.

18 133 Eu sou eu com o outro. Relacionar-se e conviver bem com os colegas no ambiente escolar. A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Destacar os valores básicos essenciais para a formação do caráter. Eu sou eu com o outro. Compreender que a família é a base de tudo. Saber diferenciar o certo do errado. Relacionar-se e conviver bem com os colegas no ambiente escolar. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Os valores humanizam. Valores e sub-valores como formação do caráter humano. Compreender que a família é a base de tudo. Saber diferenciar o certo do errado. Relacionar-se e conviver bem com os colegas no ambiente escolar. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores. Reconhecer a importância da religiosidade na convivência familiar. 4º ANO A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Contribuir para essa preservação. Práticas do bem Compreender que a família é a base de tudo. Descobrir meios para preservação do meio ambiente. Desenvolver atos e atitudes de cuidado e respeito ao próprio corpo e ao meio em que vive.

19 134 A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Contribuir para essa preservação. Prática do bem Compreender que a família é a base de tudo. Descobrir meios para preservação do meio ambiente. Desenvolver atos e atitudes de cuidado e respeito ao próprio corpo e ao meio em que vive. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Valorizar o ser humano como um todo, pois ele é parte da sociedade e vive contribuindo no sentido de preservar os valores, a ética e a cidadania. Ritos e festas religiosas. Socializar os valores éticos e a cidadania como ponto de partida para uma sociedade mais justa e humana. Conhecer e entender os rituais como práticas religiosas. 5º ANO Intolerância religiosa - colaborar para combater este tipo de comportamento. Saber ouvir e respeitar as diferenças e deferentes posições religiosas das pessoas com as quais convivemos. Os acontecimentos religiosos. Compreender e respeitar a diversidade. Conhecer as diferentes celebrações e práticas religiosas. Perceber nos textos sagrados propostas de valorização da vida e construção da cidadania. Reconhecer o conjunto de muitas crenças que orientam a vida do sujeito nas tradições religiosas. Conhecer as representações das tradições religiosas. Disciplinas de contato: História, Geografia,Língua Portuguesa. Principais datas religiosas, festas e comemorações realizadas no

20 135 município. Valores, ética e cidadania. Textos destacando valores em geral. (Preparação para a vida). Mensagens trabalhando a autoestima. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Saber ouvir e respeitar as diferenças e deferentes posições religiosas das pessoas com as quais convivemos. Valores, ética e cidadania. Mensagens trabalhando a autoestima. Conhecer as diferentes celebrações e práticas religiosas. As representações das tradições religiosas. Disciplinas de contato: História,Geografia e Língua Portuguesa CONTEÚDOS DA DISIPLINA DE HISTÓRIA 1º ANO Respeito as características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.. Conhecimento e respeito a utilização de algumas regras elementares do convívio social; Eu e minha família; Escola A história das crianças de hoje e do passado. Histórias infantis Datas comemorativas Nosso calendário. CONTEÚDOS Identificar seu próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com seus pares. Organizar alguns repertórios históricos-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.

21 136 Diálogo como forma de lidar com os conflitos; Modo de ser de alguns grupos sociais; Convivência (cortesia, solidariedade, respeito, cooperação, organização, ser educado com o outro); Direito e deveres das crianças; Diferentes tipos de família; Relações de parentesco: irmãos, pais, tios, primos, avós, costumes familiares. Rua, Bairro e Município ( localização entre os outros municípios). CONTEÚDOS Participar de tarefas grupais que convidem ao intercâmbio de opiniões,à consideração de diferentes pontos de vista e à necessidade de busca de consensos. Considerar as diferenças étnicas do Município e suas relações com o nome de cada um. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE O tempo e o relógio. O dia a dia das crianças. Os anos e suas unidades. O tempo do Sol, o tempo da lua, o tempo da chuva. Considerar o tempo no campo e o tempo na cidade Espaço e paisagem Identificar e valorizar diferentes formas de convívio social compartilhadas nas brincadeiras, nos jogos e nas festas, no presente e em diferentes tempos. Reconhecer mudanças e permanências nesses hábitos culturais e registrar suas relações com grupos, elementos culturais e marcadores de tempo. Participar de ações que favoreçam o compromisso com os outros, o meio ambiente. 2º ANO Documentos (certidão de nascimento, fotografias familiares, cartão de vacina) Álbum de família e noção de duração Considerar a diversidade étnica e o conceito de família Toda família tem uma história CONTEÚDOS Ler diferentes tipos de documentos históricos. Conhecer e relacionar dimensões temporais simples a partir de noções conceituais básicas: tempo,espaço, duração e cultura. Conhecer a própria história, a origem do próprio nome e a identidade,

22 137 Direitos das crianças Datas comemorativas estabelecer relações com a de outras pessoas, descobrir semelhanças e diferenças, aprender a respeitar as características étnico-culturais de cada um, desenvolver a auto-estima; A escola, rua, bairro. Comunidade, espaço rural e urbano. História do Município.( atividades econômicas) Passagem do tempo Brinquedos e brincadeiras; Meios de comunicações. CONTEÚDOS Reconhecer e entender a importância da escola seu funcionamento e organização; sua evolução e as normas de convivência social. Perceber as mudanças de comportamento entre o passado e os dias de hoje; valorizar a forma lúdica como auxiliar no desenvolvimento. Meios de transporte. Industrialização Meio ambiente. Povos Indígenas no Estado. Cultura Afro-brasileira. Festas e tradições CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE CONTEÚDOS Entender a importância do desenvolvimento industrial e suas implicações para o meio ambiente. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos indígenas e dos afrodescendentes, como um elemento de fortalecimento da democracia. 3º ANO Documentos (certidão de nascimento, fotografias; Famílias) História e vida da família. Identificar a procedência geográfica cultural de suas famílias e as histórias envolvidas nos deslocamentos e nos processos de fixação. Exercitar diferentes tipos de descrições, narrativas e registros.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011 1 º Ano A Cores secundárias Vida e obras de Pablo Picasso Losango Vegetais: partes e funções Origem dos alimentos Água: onde encontramos, estados físicos, utilidades e o ciclo da água na natureza A presença

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1º ANO A Alimentação A água Animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes) Interpretação de texto Leitura e Interpretação de imagens Gênero do Substantivo (masculino/feminino) Grau do Substantivo

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 ENSINO RELIGIOSO

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 ESTUDO DO MEIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 ESTUDO DO MEIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 1.º Período ESTUDO DO MEIO Domínios Subdomínios Metas finais Conteúdos programáticos Avaliação natural

Leia mais

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PROJETO ANIMAIS Projeto elaborado para o 3º ano I e II JOSÉ BOITEUX AGOSTO/2011 ÍNDICE JUSTIFICATIVA...

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

OBJETIVOS CURRICULARES

OBJETIVOS CURRICULARES OFICINA DE PROJETOS Ciências Naturais 1 Construir noções sobre planeta a partir do planeta Terra; 2 Descrever a estrutura do planeta; 3 Conceituar a litosfera, destacando as rochas, os minérios e o solo

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES

CIÊNCIAS DESCRITORES CIÊNCIAS DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos?

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? PROJETO ANUAL Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? I TRIMESTRE Turmas: Maternal ao 5º ano Enfatizando: Maternal e jardim I: O Circo {A magia do riso] Levar os alunos a compreender

Leia mais

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ TEMA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES Educação para a Paz Aplicadores:

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil Planejamento Educação infantil Cirandinha Unidade 1: lelita, a borboleta Conhecimento do corpo Representação corporal Identidade Consciência de si Respeito a diferenças Ampliar o repertório imaginário

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados.

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil. TEMA 03 Profª Luciana Ribeiro Pinheiro

Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil. TEMA 03 Profª Luciana Ribeiro Pinheiro Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil TEMA 03 Profª Luciana Ribeiro Pinheiro DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2010) (p. 19-20) Organização de Espaço, Tempo e

Leia mais

Marilia Leite Conceição

Marilia Leite Conceição Marilia Leite Conceição Introdução Presença dos conhecimentos sobre natureza e sociedade na Educação Infantil: idéias e práticas correntes A criança, a natureza e a sociedade Objetivos Crianças de zero

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 132, Toledo PR Fone: 3277-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY GISLAINE

Leia mais

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED DIVISÃO PEDAGÓGICA 2010 MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA 06 ANOS 07 ANOS 08 ANOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

O mundo perdido, de Arthur Conan Doyle Companhia Editora Nacional

O mundo perdido, de Arthur Conan Doyle Companhia Editora Nacional Sugestão de plano de aula Disciplina: História O mundo perdido, de Arthur Conan Doyle Companhia Editora Nacional Plano de aula: Riqueza da Vegetação Brasileira Objetivos Reconhecer os principais tipos

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais A proposta Em sua organização teórico-metodológica, a proposta enfatiza a construção do pensamento científico acerca

Leia mais

informações em documentos.

informações em documentos. C O L É G I O L A S A L L E EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000- Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Estudo do Meio 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período À descoberta de si mesmo - A sua identificação Conhecer a sua identificação Conhecer o seu nome

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

PLANEJAMENTO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NAS ESCOLAS

PLANEJAMENTO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NAS ESCOLAS PLANEJAMENTO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NAS ESCOLAS Fontes de Renda Objetivo Geral: Trazer para dentro da escola, exemplos de diferentes profissões e fontes de renda, para que os alunos possam conhecer outros

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010 1 º Ano A Ensino Religioso Língua Portuguesa Cores secundárias. Mosaico. Releitura de obras. Dobradura. O desenvolvimento dos animais. Animais ovíparos e vivíparos. Animais mamíferos. Animais aquáticos.

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 CIÊNCIAS DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : MUNDO SOCIAL OBJETIVOS GERAIS Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL IV

Conteúdo Programático INFANTIL IV Conteúdo Programático INFANTIL IV 1 TRIMESTRE LINGUAGEM POEMA TEXTO NARRATIVO CARTAZ VOGAIS A, E e I. LETRA DE MÚSICA RÓTULO VOGAIS Oe U HISTÓRIA EM QUADRINHOS / CARTUM ENCONTROS VOCÁLICOS ADIVINHAS DE

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas.

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas. Justificativa do Projeto Os animais têm forte presença no dia a dia das crianças, seja de forma física ou através de músicas, desenhos animados, jogos, historias e brinquedos. Além disso, possuem um importante

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone 3 4 Língua Portuguesa: Produção textual. Tabela e gráfico, histórias matemáticas (adição, subtração e multiplicação) e prova real (adição e subtração). 17 18 animais do zoo

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AR081- FOLCLORE BRASILEIRO OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3 Fórmula: AR280 AR280- FOLCLORE BRASILEIRO FOLCLORE, ORIGENS, CAMPOS DE ATUAÇÃO E INTERLIGAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS, INFLUÊNCIA

Leia mais

Ambientes Não Formais de Aprendizagem

Ambientes Não Formais de Aprendizagem Ambientes Não Formais de Aprendizagem Os Ambientes formais de aprendizagem desenvolvem-se em espaços próprios (escolas) com conteúdos e avaliação previamente determinados; Os Ambientes não formais de aprendizagem

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA A proposta A proposta do material didático para a área de História privilegia as novas tendências do estudo da História dando mais

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio. Etec. Etec: Professor Massuyuki Kawano

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio. Etec. Etec: Professor Massuyuki Kawano Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 6º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * Trabalhar a formação cidadã do aluno

Leia mais

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011 REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA Notícias do grupo QUANDO EU TINHA UM ANO, EU ESTAVA APENAS COMEÇANDO. QUANDO EU TINHA DOIS, EU ERA QUASE NOVO. QUANDO EU TINHA TRÊS,

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06 Curso: 9 DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências da Educação Pedagogia (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 09/0/0 :06 s por Curso Magistério: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fundamental CNA.0.00.00-8

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I OBJETIVOS GERAIS: Promover o hábito da leitura entre os alunos; Proporcionar ao aluno o prazer

Leia mais