Programa Ação Saudável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa Ação Saudável"

Transcrição

1

2 Programa Ação Saudável Objetivo Melhoria da saúde e qualidade de vida de crianças, suas famílias e comunidades. Público Alvo Alunos da Rede Pública.

3 Ações do Programa Construção e manutenção de hortas escolares e comunitárias; Incorporação de produtos da horta na merenda escolar; Atividades Educativas para alunos e comunidades em temas ligados a nutrição e qualidade de vida; Formação para professores e merendeiras.

4 Ações - Educação Encontros de formação: Nutrição e hortas; Educação participativa; Prevenção de doenças.

5 Ações - Educação Educação Nutricional Formação de professores e comunidade; Verduras frescas da horta incorporada na merenda escolar.

6 Ações - Educação Comunidade Formação para comunidade em alimentação saudável e montagem de hortas em pequenos espaços; Participação da comunidade em eventos.

7 Ações - Educação Atividades Educativas Desenvolvidas dentro e fora da sala de aula com alunos e comunidade.

8 Ações - Educação Hortas Escolares Montagem de hortas escolares e utlização como ferramenta pedagógica.

9 Formação para Professores NUTRIÇÃO

10 Uma alimentação saudável para todos Uma nutrição saudável é vista de maneiras diferentes em cada país e cultura. Deve ser parte integrante da vida de cada um, contribuindo para o bem estar físico, mental e social das pessoas. O bem estar nutricional é determinado pelo consumo de uma alimentação equilibrada, que contém a quantidade adequada de nutrientes de acordo com o que cada indivíduo precisa. Uma alimentação balanceada e equilibrada é fundamental para a disposição física, cognitiva e social de crianças e adultos.

11 A Educação Nutricional e a Escola Promotora de Saúde Esta abordagem integral à educação em saúde inclui a educação alimentar e nutricional. Escola promotora de saúde: A educação alimentar e nutricional é ensinada nas salas de aula; Os professores tem acesso a recursos educativos atualizados; A cantina da escola promove a boa nutrição (apoiada por políticas da própria escola); Os professores são modelo de hábitos saudáveis de alimentação; A escola promove eventos de divulgação de hábitos saudáveis de alimentação, nutrição e qualidade de vida.

12 Educação Alimentar e Nutricional É uma busca compartilhada entre o educador e o educando, de novas formas e novos sentidos para o ato de comer. O objetivo principal é criar o desejo de mudança na alimentação, levando em consideração os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais. Além deste pode-se citar: Difundir conhecimentos básicos de alimentação e nutrição; Divulgar a importância da Nutrição para a manutenção da saúde; Ensinar a utilização adequada dos alimentos; Incentivar o aproveitamento de recursos alimentares regionais.

13 Desafios e consequências de hábitos nutricionais inadequados Desnutrição Deficiência de nutrientes no organismo; (prejudica o desenvolvimento físico e mental, afeta o desenvolvimento intelectual da criança, peso e altura abaixo do ideal para a idade, apatia, mucosas pálidas, como gengiva e parte interna das pálpebras, além da diminuição do tamanho da musculatura. Obesidade Problema crescente no Brasil e no mundo. (doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e elevação dos níveis de colesterol, entre outras).

14 Desafios e consequências de hábitos nutricionais inadequados A avaliação do estado nutricional das crianças é a forma mais simples para saber se elas estão com o peso adequado para a idade. Por isso, novamente, é importante estabelecer dentro da escola um ambiente que valorize a boa nutrição e hábitos de vida saudáveis, que serão multiplicados entre a equipe escolar, a comunidade e todos aqueles envolvidos neste processo.

15 Desafios e consequências de hábitos nutricionais inadequados Por que aumentar os esforços para melhorar a saúde? Pessoas bem nutridas têm um melhor crescimento, saúde e bem estar. Meninas Impacto direto Gravidez lactação do bebês

16 O que é comer bem? É consumir diariamente os alimentos necessários ao desenvolvimento físico e à manutenção da saúde. As crianças necessitam de uma dieta balanceada para crescerem e aprenderem de maneira adequada. Por isso, é importante saber quais são os alimentos indispensáveis para uma vida ativa e saudável, os alimentos podem ser divididos em três grupos: 1. Alimentos Energéticos: Fornecem calor e energia 2. Alimentos Construtores: Fornecem proteínas, minerais e a água. 3. Alimentos Reguladores: Fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.

17 Pirâmide Alimentar Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade. Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente.

18 Pirâmide Alimentar Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.

19 Pirâmide Alimentar Precisamos levar em conta, primeiramente o que comemos ; mas também como cozinhamos ; como comemos ; e por último se praticamos exercícios físicos. Se balancearmos esses aspectos, é possível manter um equilíbrio de hábitos saudáveis para o dia a dia.

20 Atividade Física Tão importantes para manter uma vida saudável quanto comer bem. Deve-se sempre procurar esportes e atividades compatíveis com a sua idade e capacidade física. Os exercícios praticados regularmente ajudam você a ficar saudável e em forma.

21 Alimentos e seus Nutrientes Alimentos são substâncias compostas por nutrientes. Um alimento possui diversos nutrientes. Os nutrientes promovem o crescimento, reparação dos tecidos, a produção de energia e equilíbrio das diversas funções do corpo, mantendo as pessoas saudáveis e vivas. Os nutrientes são: proteínas, carboidratos (glicídios ou açúcares), lipídios (gorduras), fibras, vitaminas, minerais e água.

22 Carboidratos São os nutrientes mais abundantes e amplamente distribuídos entre os alimentos. Durante o processo de digestão, esses carboidratos são transformados em glicose. Alimentos ricos em carboidratos: Cereais e derivados: arroz, milho, trigo, centeio, pizza, pães, e outros; Feculentos e derivados: batata inglesa, batata doce, inhame, e outros; Açúcares e doces: açúcar refinado, açúcar mascavo, mel, sorvetes etc.

23 Proteínas Tem funções estruturais (são essenciais para construir, reparar e manter nossos músculos, cabelos, ossos, sangue, pele) e reguladores do metabolismo. Elas podem ser de origem animal ou vegetal. Alimentos ricos em proteínas: De origem animal: carnes (aves, bovino, suíno, peixes), ovos, leite e derivados (queijos, iogurtes, coalhada). De origem vegetal: leguminosas secas como feijões, soja, lentilha, ervilha e grão-de bico.

24 Lipídios (Gorduras) Fornecem energia para o organismo, ajudam na regulação térmica e servem para transportar as vitaminas A, D, E, K. Alimentos fontes de gordura: Origem vegetal: óleos vegetais, azeites, frutas oleaginosas (amendoim, castanhas de caju, nozes, amêndoas etc.), abacate, açaí, entre outros; Origem animal: manteiga, creme de leite, carnes, outros.

25 Vitaminas São nutrientes que regulam as funções do organismo, como: Facilitar a digestão; Proteger a pele, a visão, os dentes; Aumentar a resistência do organismo contra infecções e Facilitar a utilização de outros nutrientes. Portanto, as vitaminas e os minerais têm função de regular e ajudar o organismo a funcionar.

26 Vitaminas Sobre a Vitamina C A vitamina C aumenta a absorção de ferro presente nos alimentos de origem vegetal. Precisamos comer alimentos ricos em Vitamina C todos os dias, pois nosso organismo não é capaz de armazená-la.

27 Minerais São encontrados no corpo e nos alimentos. Formam hormônios, enzimas e vitaminas e Providenciam os constituintes endurecedores de ossos e dentes. Macroelementos: Cálcio, magnésio, sódio, potássio e fósforo. Microelementos ou oligoelementos: Elementos traço: Ferro, cobre, iodo, manganês, zinco, molibdênio, cromo, selênio e flúor.

28 Fibras São tipos especiais de carboidratos, nem sempre digeridos pelo nosso organismo e têm como função auxiliar e regular o bom funcionamento do organismo. Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. Alimentos fontes de fibra: frutas, hortaliças, leguminosas, cereais integrais, entre outros.

29 Alimentação Equilibrada Para compor uma alimentação equilibrada, é preciso seguir três princípios básicos: 1. Incluir alimentos de todos os grupos; 2. Manter uma proporção adequada de alimentos; 3. Variar ao máximo os alimentos.

30 Alimentação nas diversas fases Infância: É uma fase que merece atenção especial no que se refere à alimentação. As práticas alimentares desse período estão diretamente associadas ao crescimento e desenvolvimento da criança. Oferecer alimentação adequada e auxiliá-la em escolhas mais conscientes e saudáveis desde cedo é um grande passo para a formação e manutenção de bons hábitos.

31 Alimentação nas diversas fases Adolescência É um período de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizado por intensas transformações de natureza biológica, psicológica e social. Nessa fase, a necessidade de energia e nutrientes é aumentada devido ao aumento da velocidade de crescimento. Assim como na infância, é fundamental garantir o acesso a alimentos adequados e saudáveis para que esse crescimento ocorra da melhor forma.

32 Alimentação nas diversas fases Fase Adulta A alimentação na idade adulta deve ser adequada e saudável, assim como nas fases anteriores, de forma a promover a saúde, evitar ou retardar o aparecimento de doenças crônicas e garantir bom desempenho nas atividades do cotidiano. Nessa fase, os padrões e preferências alimentares já estão bem estabelecidos, sendo este um grande desafio para a adoção e manutenção de práticas alimentares saudáveis, caso já não façam parte do estilo de vida do adulto. Essa transformação no padrão alimentar, associada a baixos níveis de atividade física, está relacionada ao aumento do sobrepeso e obesidade, além de várias outras doenças crônicas.

33 Planejando o Cardápio O café da manhã é uma refeição muito importante, considerando que o organismo passa muitas horas durante a noite, sem receber alimentos. O jantar, bem como o almoço, devem ser planejados de modo a oferecer todos os nutrientes necessários, com pelo menos um alimento de cada grupo. Desde o início da alimentação complementar, a criança deve receber alimentos variados, como: Cereais (arroz, milho, aveia), tubérculos e raízes (batata doce, batata inglesa, inhame, mandioca); Leguminosas (feijões, ervilha, lentilha); Frutas; Hortaliças; Carne, frango, peixe e ovo; Leite e derivados.

34 Dez passos para uma alimentação saudável 1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições; 2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural; 3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches; 4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde; 5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;

35 Dez passos para uma alimentação saudável 1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições; 2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural; 3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches; 4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde; 5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;

36 Dez passos 6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina; 7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação; 8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa; 9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições; 10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Fonte: Ministério da Saúde

37 Por que é importante comer frutas e verduras? Uma dieta rica em frutas e verduras ajuda a: Prevenir deficiências de vitaminas; Prevenir a obesidade; Prevenir a prisão de ventre e outros distúrbios intestinais; Reduzir o risco de alguns cânceres; Reduzir a pressão sanguínea; Reduzir os níveis de colesterol no sangue; Melhorar o controle da diabetes. Promover o crescimento; Fornecer energia para o trabalho; Regular e manter o bom funcionamento dos órgãos; Aumentar a resistência contra eventuais doenças.

38 Higiene e conservação das frutas e hortaliças Todas as frutas e verduras, antes de ser guardadas, preparadas ou consumidas, devem ser higienizadas, para remover sujeiras, microrganismos e produtos químicos. Boa limpeza e manutenção no local onde são manipulados os alimentos são fundamentais para inexistência de insetos e roedores, que podem contaminar o ambiente. As mãos de quem prepara ou consome os alimentos também devem estar bem lavadas e higienizadas.

39 Consequências da má alimentação Hábitos nutricionais inadequados podem gerar uma série de problemas e doenças não só na infância, mas na idade adulta também. A seguir, são destacadas algumas das consequências de uma alimentação inadequada. Anemia Ferropriva É um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil, apesar das formas de prevenção ser bastante conhecidas. É um distúrbio no qual há carência de ferro no organismo. Este tipo de anemia pode estar diretamente relacionado à alimentação inadequada ou presença de parasitoses intestinais.

40 Consequências da má alimentação Anemia Ferropriva Sintomas: descoloração da pele e mucosas; ressecamento da pele e dos cabelos; irritabilidade; fraqueza e indisposição; náusea e vômitos, entre outros. O consumo de alimentos com pouco ferro e o desmame precoce, por exemplo, são fatores causadores da anemia. O papel da alimentação na prevenção desse mal é importantíssimo. Na dieta diária devem ser incluídos vegetais ricos em ferro como couve, espinafre, entre outros, aliados a sucos que contenham vitamina C para intensificar a absorção do nutriente.

41 Hipovitaminose Consequências da má alimentação Caracteriza-se pela deficiência de Vitamina A no organismo, podendo levar à cegueira noturna. Essa doença é mais comum em crianças de 2 a 5 anos de idade e se não for reconhecida e tratada logo, pode deixar a criança cega.

42 Hipovitaminose A Consequências da má alimentação Sintomas: no começo, a criança pode ter cegueira noturna. Ela não enxerga ao escurecer tão bem quanto outras pessoas; Na fase mais avançada, seus olhos ficam secos (xerose) e o branco do olho perde seu brilho, começando a enrugar. Podem aparecer manchas e pequenas bolhas acinzentadas nos olhos; Uma dieta rica em Vitamina A deve incluir: frutas e vegetais de cor amarela como manga, mamão, melão, cenoura e abóbora; vegetais folhosos como espinafre, couve, folha de beterraba, acelga e agrião; e pimentão, alho, ovo, tomate, leite e seus derivados, carnes e vísceras.

43 Diabetes Consequências da má alimentação O Diabetes Mellitus, é definido como um distúrbio metabólico no qual o organismo é incapaz de metabolizar completamente os açúcares devido à deficiência total ou parcial de insulina, hormônio produzido no pâncreas. O diabetes pode levar a sérias alterações vasculares, como alterações nos rins, olhos e manifestações precoces de aterosclerose, o que inclui fatores de risco de doenças cardiovasculares.

44 Diabetes Consequências da má alimentação Pode ser classificado em tipo I ou tipo II. O do tipo I (insulinodependente) pode aparecer na infância, adolescência ou mesmo na idade adulta e caracteriza-se pela incapacidade do organismo de produzir insulina, tornando o indivíduo dependente da administração do hormônio. O tipo II ocorre geralmente na idade madura devido à diminuição na produção da insulina. É mais frequente em indivíduos com excesso de peso.

45 Diabetes Consequências da má alimentação De modo geral, o diabetes do tipo II pode ser controlado com dieta (acompanhamento de nutricionista) associada ao uso de medicamento determinado pelo médico. A dieta deve ser acompanhada por nutricionista para que seja equilibrada e adequada às necessidades do indivíduo.

46 Como prevenir? Consequências da má alimentação Em geral, com correção da dieta, controle de peso e tornando-se mais ativo é possível prevenir; Alimentar-se bem é essencial para controlar e prevenir a doença; Montar um bom plano alimentar, orientado por um profissional da saúde; A dieta recomendada para pacientes com diabetes deve ser rica em nutrientes, adequada em fibras, pobre em gorduras saturadas e hidrogenadas e moderada em calorias.

47 Consequências da má alimentação Hipertensão arterial É a elevação dos níveis normais da pressão sanguínea. É um problema comum na população mundial É uma doença vascular de todo o organismo e deixa marcas nos órgãos atingidos: coração, cérebro, rins, vasos e visão. Existem diversos fatores que podem ser indicados como causa da hipertensão, entre eles está o consumo de sódio (presente no sal de cozinha e em muitos alimentos), que habitualmente é ingerido em quantidades superiores às necessidades do organismo.

48 Consequências da má alimentação Hipertensão arterial Como prevenir? Diminuir consumo de sódio e aumentar o consumo de potássio; Reduzir o consumo de álcool; Não fumar; Praticar exercícios físicos regularmente, de 30 a 45 minutos, três vezes por semana no mínimo.

49 Atividades Educativas Não existe mudança de hábitos se não houver um conhecimento. A escola é o local ideal para a troca de conhecimento e acaba sendo responsável por: - Difundir conhecimentos básicos de alimentação e nutrição; - Divulgar a importância da Nutrição para a manutenção da saúde; - Ensinar a utilização adequada dos alimentos; - Incentivar o aproveitamento de recursos alimentares regionais.

50 A mudança de um único hábito pode transformar toda uma vida! (Autor desconhecido)

51

52 OBRIGADA

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável ALIMENTOS IN NATURA Devem ser a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Alimentos in natura são

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram.

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram. A RODA DOS ALIMENTOS VARIAR OS PRAZERES Se não é completamente verdade que as cenouras fazem os olhos bonitos, também não é completamente mentira As cenouras contêm um tipo de (pró)-vitamina que faz muito

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Germana Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável Pirâmide dos alimentos Pirâmide alimentar é a representação

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período - 2012 1) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina;

Leia mais

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016 Incentivo à Alimentação Saudável Julho de 2016 Como é o hábito alimentar do brasileiro PERFIL ALIMENTAR DO ADULTO Apesar de incluir mais frutas e hortaliças na rotina, os brasileiros consomem doces e refrigerantes

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

O que são nutrientes?

O que são nutrientes? Os nutrientes O que são nutrientes? São substâncias utilizadas pelo metabolismo do organismo essenciais ao seu funcionamento; Os alimentos contêm nutrientes que o organismo não consegue sintetizar, assim

Leia mais

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Principais substâncias presentes na matéria viva Carboidratos 1 a 2% Sais minerais 1% Proteínas 10 a 15% Lipídios 2 a 3% Água 75 a 85% Composição

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR HABITUAL DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DO VALE DO TAQUARI-RS

CONSUMO ALIMENTAR HABITUAL DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DO VALE DO TAQUARI-RS CONSUMO ALIMENTAR HABITUAL DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DO VALE DO TAQUARI-RS Cassiana Espíndola de Souza 1 e Ana Beatriz Giovanoni da Silva 2 RESUMO: Com o objetivo de estudar o consumo alimentar

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos Beleza não põe mesa, Ou seja, aparência não é tudo. Mas é na mesa que a beleza começa. Ciência da nutrição visa Melhor aparência física e a saúde do paciente; Trata ou ameniza o envelhecimento cutâneo;

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

A introdução da alimentação infantil

A introdução da alimentação infantil A introdução da alimentação infantil Turma do Giz de Cera O leite materno deve alimentar exclusivamente a criança até o 6 mês de vida, depois disso as necessidades nutricionais são outras e devemos introduzir

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO Ciências Naturais, 6º Ano Escola: Nome: Turma: N.º: Aula n.º: Conteúdo: Alimentação Saudável Data: / / FICHA DE TRABALHO Para cada questão, assinala a ou as opções corretas. ❶ A alimentação é saudável

Leia mais

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR PROFª.:ANA LAURA DIAS Conceitos ALIMENTO: toda substância que, ingerida por um ser vivo, o alimenta ou nutre. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira,

Leia mais

CARDÁPIO PARA GESTANTE. Valor Energé co Total (VET): Kcal

CARDÁPIO PARA GESTANTE. Valor Energé co Total (VET): Kcal CARDÁPIO PARA GESTANTE Valor Energé co Total (VET): 2.000 Kcal 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira Café para acompanhar o leite ½ pão francês integral ½ papaia médio 1 xícara (pequena) de café 1 torrada média 4

Leia mais

Material de referência Alimentação saudável

Material de referência Alimentação saudável Material de referência Alimentação saudável Este material é para ser usado em todas as atividades do mês, onde o educador deve sempre explicar os benefícios dos alimentos que estão sendo experimentados

Leia mais

Alimentação Preventiva e Saúde

Alimentação Preventiva e Saúde PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Alimentação Preventiva e Saúde Monique de Barros Elias Campos

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Nutricionista Maria Sueli Hilário Serviço de Nutrição Início 2003 INÍCIO FUNCIONÁRIOS: 01 Nutricionista e 02 frente de trabalho

Leia mais

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Gabarito CAPÍTULO 5 TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Página 52 1.Nutriente: carboidrato. Função principal: Fornecer energia para o corpo. 2.Grupo de cereais, tubérculos e raízes. 3.No grupo das verduras,

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

ESTUDO DOS NUTRIENTES. Nutrientes. São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles:

ESTUDO DOS NUTRIENTES. Nutrientes. São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles: NECESSIDADES NUTRICIONAIS TURMA 34 PASTA 12 PROF. Natália Drago Azevedo ESTUDO DOS NUTRIENTES Nutrientes São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles:

Leia mais

1. A importância da alimentação

1. A importância da alimentação Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses materiais são fornecidos

Leia mais

Crianças até o Segundo Ano de Vida Serviço de Nutrição e Dietética

Crianças até o Segundo Ano de Vida Serviço de Nutrição e Dietética saudável para Crianças até o Segundo Ano de Vida Serviço de Nutrição e Dietética Sumário APRESENTAÇÃO 5 Os dez passos para uma alimentação 7 saudável para crianças menores de dois anos Introdução da alimentação

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias Sumário 1 - Beber Muitos Líquidos Durante o Dia... 4 Liberado... 4 Proibido... 4 2 - Invista em um prato equilibrado e variado... 5 3 - Dormir Bem... 5 Benefícios... 6 4 - Adeus Gordura Trans... 6 Evite...

Leia mais

DICAS DE NUTRIÇÃO. Para otimizar os resultados do seu treino e superar as suas metas.

DICAS DE NUTRIÇÃO. Para otimizar os resultados do seu treino e superar as suas metas. 33 DICAS DE NUTRIÇÃO Para otimizar os resultados do seu treino e superar as suas metas. SOBRE Localizado na região de Alphaville SP, o Centro de Treinamento Breed oferece um conceito inovador de treinamento,

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

VITAMINAS NOS ALIMENTOS

VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS FONTES ALIMENTARES FUNÇÕES ORGÂNICAS VITAMINA B1 (TIAMINA) Grãos ou cereais integrais, arroz integral, frutos do mar, vísceras ou miúdos, pescados,

Leia mais

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO)

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos x Nutrientes? Água Minerais Carboidratos Alimentos Vitaminas?Compostos

Leia mais

GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO Profa. Ana Paula M. Bezerra

GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO Profa. Ana Paula M. Bezerra GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO Profa. Ana Paula M. Bezerra Os Princípios de Uma Alimentação Saudável SUFICIENTE: a quantidade de alimentos ingeridos deve cobrir as exigências energéticas do organismo e manter

Leia mais

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Formadores: L.B Enfermeira UCC P.P Enfermeira UCC T.F Enfermeira UCC N.A Aluno de Mestrado em Enf.Com. E Saúde Publica Como

Leia mais

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável CARTILHA TÉCNICA Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável Helen Mara dos Santos Gomes Mestranda em Ciências e Tecnologia de Alimentos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

Desafios Nutricionais

Desafios Nutricionais Desafios Nutricionais Esta atividade possibilita aos alunos considerarem as necessidades nutricionais de pessoas com dietas específicas e a, em grupo, criarem um cardápio para um dia para cada tipo de

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Revista em 3 /10/2013 Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses

Leia mais

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância.

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância. Nas sociedades tradicionais, a alimentação é utilizada como componente fundamental da manutenção e recuperação da saúde, através de um código rigoroso de escolha e combinação de alimentos. Nas sociedades

Leia mais

Colesterol e triglicerídeos

Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos O organismo precisa do colesterol, tanto que o fabrica. Ele exerce funções importantes como a produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Contudo,

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Ao montar o seu prato, comece pela salada ou caso você utilize um único prato: divida o seu prato ao meio metade dele deve

Leia mais

Existem feijões de várias cores?

Existem feijões de várias cores? 1 ? Existem feijões de várias cores? R.: Sim. COM O APOIO DE: 1 ? Qual é a zona do país que produz mais feijão? R.: Zona Centro. COM O APOIO DE: 1 ? O feijão é rico em fibra. Este nutriente ajuda a um

Leia mais

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples!

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Você está querendo saber como ganhar peso? Siga esta dieta para engordar e conquiste o corpo que deseja! Embora existam centenas de pessoas com sobrepeso

Leia mais

Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil!

Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil! Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil! 1. Tomar suco de beterraba acaba com a anemia? A beterraba não é considerada a principal fonte de ferro, sendo assim, não combate a

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Minerais vitais para o corpo. DIETAS Cálcio: + abundante no corpo. Aparece em combinação com fosfatos.

Leia mais

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos.

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos. Minerais Os minerais são elementos químicos inorgânicos e são necessários ao nosso organismo em pequenas quantidades, devendo ser obtidos a partir dos alimentos. Enquanto que o carbono, hidrogénio, oxigénio

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1 Sumário Apresentação Prefácio vii XVII Capítulo 1 Escolha Consciente dos Alimentos 1 1.1 O que comer? 1 1.2 Bases para a escolha 2 1.2.1 Busque o equilíbrio 2 1.2.2 Escolha consciente dos alimentos 3 1.3

Leia mais

Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação

Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição Ciclo de Palestras Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação Izabela Alves Gomes Nutricionista

Leia mais

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO Dicas para uma vida mais saudável 1 - Hidrate-se: Os benefícios de beber água Ela representa de 40 a 80% da composição do corpo humano, é responsável por funções importantes do organismo e o ser humano

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais