XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde"

Transcrição

1 NATES XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Educação Permanente e Cuidado em Saúde: dimensões da qualidade na APS. 2013

2 XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS NA ÁREA HOSPITALAR CARVALHO, A. F.; FARIA, M. H. M.; FARAH, B. F.; TEIXEIRA, M. T. B.; BAHIA, M. T. R.; ALVES, M.J.M 2013

3 Introdução Pesquisa: A Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde de Juiz de Fora Minas Gerais Motivação: Muitos enfermeiros têm demonstrado esgotamento físico e mental no desenvolvimento das suas atividades diárias no serviço. Diversos fatores: recursos humanos, materiais, relações interpessoais, condições inadequadas ou com riscos para o trabalho. Poucos estudos sobre a SB em APS. Poucos estudos comparados entre profissionais de nível hospitalar e APS.

4 Síndrome de Burnout Origem no verbo inglês to burn out queimar-se por completo, consumir-se (FREUDENBERGER apud SILVA et al, 2008). Objeto de estudo científico déc. 70 com a primeira descrição clínica feita por Freudenberger (1974).

5 Síndrome de Burnout Conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional (SEP), aparece como uma resposta ao estresse ocupacional, ocasionada por prolongadas situações de esgotamento físico e emocional dentro do ambiente de trabalho (FREUDENBERGER, H.J., 1974). Freudenberger (1974) observou progressiva perda de energia até chegar ao esgotamento e sintomas de ansiedade e depressão; eram menos sensíveis e compreensivos; desmotivados e agressivos em relação aos doentes, com um tratamento distanciado e cínico e, com tendência a culpá-los pelos seus próprios problemas (BORGES et al., 2002; BENEVIDES- PEREIRA, 2003).

6 Síndrome de Burnout Estudo de Maslach e Jackson evidenciaram que aspectos individuais associados às condições e relações do trabalho propiciava o aparecimento dos fatores multidimensionais da síndrome (MASLACH, C.; JACKSON, S.E., 1981). A síndrome de burnout tem sido considerada um problema social de grande relevância e vem sendo investigada em diversos países vinculada a grandes custos organizacionais. rotatividade de pessoal, absenteísmo, problemas de produtividade e qualidade. Pode associar a vários tipos de disfunções pessoais: surgimento de graves problemas psicológicos e físicos podendo levar o trabalhador a incapacidade total para o trabalho. (CARLOTTO E CÂMARA, 2008)

7 Fatores Multidirecionais da Sindrome de Burnout A Exaustão Emocional (EE): se refere à sensação de esgotamento tanto físico como mental, ao sentimento de não dispor mais de energia para absolutamente nada, de haver chegado ao limite das possibilidades. A Despersonalização (DE): não significa que o indivíduo deixou de ter sua personalidade, mas que esta sofreu ou vem sofrendo alterações, levando o profissional a um contato frio e impessoal com os usuários de seus serviços (alunos, pacientes, clientes, etc.), passando a denotar atitudes de cinismo e ironia em relação às pessoas e indiferença ao que pode vir a acontecer aos demais. A reduzida Realização Profissional (rrp): evidencia o sentimento de insatisfação com as atividades laborais que vem realizando, sentimento de insuficiência, baixa auto-estima, fracasso profissional, desmotivação, revelando baixa eficiência no trabalho. Por vezes, o profissional apresenta ímpetos de abandonar o emprego (BENEVIDES- PEREIRA, 2002, p.35).

8 Quadro 1: Sintomatologia físico, comportamental e psicológica da Síndrome de Burnout SINTOMAS FÍSICOS Fadiga constante e progressiva Distúrbios do sono Dores musculares ou osteomusculares Cefaléias, enxaquecas Perturbações gastrointestinais Imunodeficiência Transtornos cardiovasculares Distúrbios do sistema respiratório Disfunções sexuais Alterações menstruais nas mulheres SINTOMAS COMPORTAMENTAIS Negligência ou excesso de escrúpulos Irritabilidade Incremento da agressividade Incapacidade para relaxar Dificuldade na aceitação de mudanças Perda de iniciativa Aumento do consumo de substâncias Comportamento de alto risco Suicídio

9 Quadro 1: Sintomatologia físico, comportamental e psicológica da Síndrome de Burnout SINTOMAS PSÍQUICOS SINTOMAS DEFENSIVOS Falta de atenção, de concentração Tendência ao isolamento Alterações de memória Sentimento de onipotência Lentificação do pensamento Perda do interesse pelo trabalho (ou até pelo lazer Sentimento de alienação Absenteísmo Sentimento de solidão Ironia, cinismo Impaciência Sentimento de insuficiência Baixa auto-estima Labilidade emocional Dificuldade de auto-aceitação Astenia, desânimo, disforia, depressão Desconfiança, paranóia FONTE: BENEVIDES-PEREIRA, 2002.

10 Figura 1: Fatores laborais associados a índices superiores de Síndrome de Burnout Fonte: TRIGO,T.R.; TENG, C.T.;HALLAK,J.C.E. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Rev. Psiq. Clínica, 2007.

11 Síndrome de Burnout Condições de trabalho dos profissionais têm uma influência significativa na qualidade de vida do trabalhador e na qualidade dos serviços prestados pelas organizações. Lacerda e Hueb (2005) o Burnout passou a protagonizar no mundo do trabalho na medida em que veio explicar grande parte das consequências do impacto das atividades ocupacionais no trabalhador e deste na organização (p.104)

12 Síndrome de Burnout Especificamente, o trabalho da enfermagem na Saúde da Família (SF) verifica-se que os enfermeiros assumem diversas responsabilidades no desenvolvimento das ações, com exigências de cumprimento de metas, preparo técnico e responsabilização administrativa pelo funcionamento da equipe de enfermagem e da unidade de saúde, supervisão dos agentes comunitários de saúde, além das atribuições específicas de enfermagem. Objeto de trabalho é o cuidar. Relação próxima com as pessoas. A enfermagem foi classificada pela Health Education Authoryt como a quarta profissão mais estressante no setor público contato com doenças e exposta a riscos biológicos, físicos, químicos e psíquicos (RISSARDO e GASPARINO, 2013).

13 Síndrome de Burnout Objetivos Estimar a prevalência da Síndrome de Burnout: nos enfermeiros de um hospital da Zona da Mata Mineira, nos enfermeiros das Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) com ESF, do Sistema Único de Saúde de Juiz de Fora.

14 Método Natureza do estudo: Quantitativo, exploratório, descritivo de corte transversal. Cenário: Síndrome de Burnout Unidades de Atenção Primária à Saúde UAPS do Sistema Único de Saúde (SUS) de Juiz de Fora, na qual atuavam equipes de Saúde da Família. Hospital da Zona da Mata Mineira.

15 Síndrome de Burnout Método Total de enfermeiros na ESF: 88 enfermeiros População do Estudo: 58 enfermeiros (66%). 6 enfermeiros recusaram responder o questionário; 24 profissionais estavam afastados das unidades por motivo de férias, licença doença ou maternidade.

16 Síndrome de Burnout Método Total de enfermeiros Hospital: 35 enfermeiros População do Estudo: 27 enfermeiros (77%) 5 enfermeiros recusaram participar da pesquisa; 3 enfermeiros estavam de licença.

17 Método Instrumento de coleta de dados: questionário Módulos Módulo 1: Perfil dos enfermeiros: Utilizou-se questionário do Inquérito sobre as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores da UFJF (GRECO, 2012), baseado no questionário validado do Estudo Pró-Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ. Módulo 2: Percepção do enfermeiro referente a valorização, reconhecimento e importância do trabalhador no serviço. Módulo 3: Preliminar de identificação da Burnout elaborado e adaptado por Chafic Jbeili, inspirado no Maslach Burnout Inventory MBI: Questionário auto-aplicável composto de características psicofísicas em relação ao trabalho.

18

19 Síndrome de Burnout Chafic Jbeili (2012) propõe a seguinte classificação: De 0 a 40 pontos: sem indício de SB. De 21 a 40 pontos: possibilidade de desenvolver SB; De 41 a 60 pontos: limiar da SB; De 61 a 80 pontos: SB inicial; De 81 a 100 pontos: SB instalada.

20 Módulo 2: Percepção dos profissionais referente a valorização, reconhecimento e importância do trabalhador no serviço. Marque X na opção correspondente: 1 - Sempre 2 - Na maioria das vezes 3 - Raramente 4 - Nunca Nº Questão Você está satisfeito(a) com seu trabalho nesta UAPS? 2 Consigo colocar em prática os conhecimentos adquiridos na minha formação? 3 Você é tratado (a) com respeito pelos seus colegas de trabalho? 4 Você é tratado (a) com respeito pelas chefias desta instituição? 5 Você é tratado (a) com respeito pela chefia imediata desta instituição? 6 Você é tratado (a) com respeito pela comunidade desta UAPS? 7 Você se sente reconhecido pelos profissionais desta UAPS em relação ao seu trabalho realizado? 8 A sua chefia imediata tem reconhecido o seu trabalho desenvolvido nesta UAPS? 9 Você se sente reconhecido pela comunidade em relação ao trabalho realizado por você nesta UAPS? 10 Você se sente valorizado pelos profissionais desta UAPS? 11 Você se sente valorizado pela chefias desta instituição? 12 Você se sente valorizado pela chefia imediata? 13 Você se sente valorizado pela comunidade a qual presta seus serviços?

21 Síndrome de Burnout Método Os dados coletados foram digitados e organizados em um banco de dados. Foi utilizado o programa Epi_Info versão Foram calculadas as frequências absolutas e relativas das variáveis analisadas. Para análise da prevalência da Síndrome de Burnout realizouse a somatória das dimensões do módulo 3 do questionário segundo a proposta de Chafic Jbeili (2012). Os projetos foram aprovados pelo Comitê de Ética da UFJF.

22 Resultados Prevalência Total de SB = 39,7% Tabela 1 Prevalência de S. Burnout(SB) nos enfermeiros da ESF, n=58 Variáveis Prevalência de SB Total SB % p Sexo Feminino ,6 0,213 Masculino ,0 Estado Civil Solteiro ,4 0,281 Casado ,5 Outros ,0 Idade até 30 anos ,0 0, a 60 anos ,0 Função Enfermeiro ,6 0,144 Enf. Supervisor 4 0 0,0

23 Resultados Tabela 1 Prevalência de S. Burnout (SB) nos enfermeiros da ESF, n=58 Variáveis Prevalência de SB Total SB % p Tempo de serviço Menos de 1 ano ,0 1 a 10 anos ,0 0, a 20 anos ,2 Acima de 20 anos ,4 Carga Horária Sem. 40 horas ,5 0, horas e ,3 Locais de trabalho ,5 0, ,3 3 ou ,9 Equipe Completa Sim ,6 0,235 Não ,8 Satisfação no Trabalho Positivo ,9 0,022 Negativo ,0

24 Prevalência Total de SB = 15,4% Resultados Tabela 2 - Prevalência de S. Burnout (SB) nos enfermeiros no nível hospitalar, n=27 Variáveis Prevalência de SB Total SB % p Sexo Feminino ,2 0,561 Masculino 5 0 0,0 Estado Civil Nunca foi casado ,0 0,502 Vive com companheiro ,3 Outros 4 0 0,0 Idade até 30 anos , a 60 anos ,3

25 Resultados Tabela 2 - Prevalência de S. Burnout (SB) nos enfermeiros no nível hospitalar, n=27 Variáveis Prevalência de SB Total SB % p Carga Horária Sem. 40 horas , horas e ,0 Locais de trabalho ,0 1 2 ou ,3 Tempo de serviço até 5 anos ,7 0,11 6 a 10 anos ,0 Acima de 10 anos ,7 Equipe Completa Sim ,0 0,123 Não ,0 Satisfação no Trabalho Positivo ,8 0,025 Negativo ,0

26 Discussão Nesse estudo a prevalência SB, 39,7% ESF e 15,4% hospital. No estudo de Trindade et al. (2012) realizado com os trabalhadores da APS com Estratégia de Saúde da Família em Santa Maria, verificou uma prevalência de SB de 6,97%. Jodas et al. (2009) estudo em num hospital universitário - 8,2% apresentavam manifestações de SB. APS porta de entrada no sistema, exige do profissional enfrentamento de várias situações de doença, mas também de questões sociais muitas sem solução, levando-os a frustrações e sensação de impotência. Hospital SUS dificuldades e mudança de gestão no hospital.

27 Discussão Fatores corroboram com a Síndrome: Todos os profissionais da saúde lidam com o sofrimento, dor, morte. Os profissionais do nível hospitalar mais expostos; Espera-se que eles estejam qualificados e capacitados para: acolher, diagnosticar, tratar ou encaminhar e resolver os problemas dos cidadãos, pois se exige deles a qualidade na assistência, para que se alcance também produtividade na prática diária do serviço; Tais exigências vem submetendo os profissionais a grandes esforços para atenderem e solucionarem os problemas de saúde da comunidade. Atuam no modelo assistencial de saúde do SUS: princípio da integralidade, estabelecendo vínculo e conhecimento das famílias e a realidade local.

28 Discussão Os resultados deste estudo não evidenciaram diferença entre as características das populações estudadas. Mostraram significância os dados relativos a idade (ESF) e satisfação no trabalho ambas populações: Idade: os dados diferem do estudo Rissardo e Gasparino (2013) e de Lautert (2001) no qual se ressaltou que a pouca idade e o pouco tempo de trabalho fazem parte das variáveis pessoais que são associadas ao aparecimento da síndrome, porque estão relacionadas a pouca experiência, fator que pode gerar insegurança e ansiedade. Enfermeiros das ESF e Hospital Enfermeiros que atuam há mais tempo - estatutários;

29 Discussão Satisfação: aspectos que afetam o enfermeiro no seu processo de trabalho são: falta de valorização e reconhecimento profissional por parte da instituição, dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional e pela população (Santos et al., 2008). Nessa pesquisa observou-se associação entre o índice de satisfação no trabalho com a SB. Aqueles que avaliaram negativamente sua satisfação com o trabalho apresentaram maior prevalência de SB.

30 Considerações Finais 1- O cuidar como objeto de trabalho na enfermagem promove maior contato do profissional com os pacientes, gerando muitas vezes tensão. O trabalho do enfermeiro está exposto a ambiente de trabalho inadequados que influenciam negativamente na vida desses profissionais. 2- A prevalência da SB em ambos os cenários é preocupante. A influência das relações interpessoais e do ambiente de trabalho afetam a qualidade de vida do enfermeiro. 3- Identificou-se que o trabalho do enfermeiro é marcado pela sobrecarga de trabalho, baixos salários, falta de tempo para se atualizar, equipes incompletas, falta de recursos resultando no crescimento do número de adoecimentos relacionados ao ambiente laboral.

31 Considerações Finais 4-5- Ressalta-se a importância de se dedicar uma atenção maior às condições de trabalho a que os enfermeiros estão sendo expostos, visto que isso contribuirá para a prevenção de novos casos. Investir na recuperação da saúde daqueles que já estão sendo acometidos pela SB, a partir do princípio de promoção da saúde dos profissionais que trabalham, visando à humanização. 6- Divulgar os resultados para os profissionais de enfermagem e incentivá-los a elaborar e reivindicar medidas de prevenção da SB e promoção à saúde do trabalhador, poderá auxiliá-los no cuidado de sua própria saúde e contribuirá para diretrizes de políticas de saúde para o trabalhador.

32 Referências Trindade LL, Lautert L. Síndrome de Burnout entre os trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP. 2010; 2(44): Rosa WAG, Labate RC. Programa de Saúde da Família: a construção de um novo modelo de assistência. Rev. Latino- Am. de Enfermagem. 2005; 13(6): Freitas MCMC, Nunes BMVT. Processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da família. Revista Interdisciplinar NOVAFAPI. 2010:Jul-Ago- Set; 3(3): Santos MCL, Braga VAB, Fernandes AFC. Nível de satisfação dos enfermeiros com seu trabalho. Rev. Enferm UERJ. 2008:Jan-Mar; 16(1): Freudenberger HJ. Staff burnout. Journal of Social Issues.1974; 30: Maslach C, Jackson SE. The measurement of experienced burnout. Journal of Occupational Behavior. 1981; 2: Benevides-Pereira AMT. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. Ed. Casa do Psicólogo.2002; Costa DM, Carneiro AD. Indicadores de qualidade de vida dos profissionais de enfermagem: reflexão sobre a humanização da assistência [Monografia]. Goiânia:Universidade Federal de Goiás; Jbeili C. Síndrome de Burnout. Disponível em: < Acesso em: 26 de novembro Lautert L. O Processo de enfrentamento do estresse no trabalho hospitalar: um estudo com enfermeiras.2001; Figueiredo IS. Gestão na Atenção Primária à Saúde: os desafios e limites do processo de trabalho [Monografia]. Minas Gerais:Universidade Federal de Juiz de Fora; 2013.

33 Referências Lopes MJ. O sexo do hospital. In: Lopes MJ, Meyer DE, Waldow VR. Gênero e Saúde. 1996; Trigo TR, Teng CT, Hallak JE. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Rev. Psiq. Clínica. 2007; 5(34): Albuquerque FJB, Melo CF, Neto JLA. Avaliação da Síndrome de Burnout em profissionais da Estratégia Saúde da Família da capital Paraibana. Rev. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2012; 25(3): Dejours C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª. ed. São Paulo:Cortez Oboré; p. Carlotto MS, Camara SG. Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil Abr-Jun; 39(2): Mendes AMB. Aspectos psicodinâmicos da relação homem-trabalho: as contribuições de C. Dejours. Psicol. ciencia profissão. 1995; 15(3): Gasparino RC. Adaptação cultural e validação do instrumento nursing work index - revised para a cultura brasileira [dissertação de mestrado]. Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas; Meneghini F, Paz AA, Lautert L. Fatores ocupacionais associados aos componentes da síndrome de burnout em trabalhadores de enfermagem. Texto & contexto enferm abr/jun; 20(2): Rissardo MP, Gasparino RC. Exaustão emocional em enfermeiros. Esc Anna Nery (impr.)2013 jan -mar; 17 (1): Jodas DA, Haddad MC L. Síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem de um pronto socorro de hospital universitário. Acta Paul Enferm 2009;22(2):192-7.

34 NATES XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Obrigada!

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer

SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer SÍNDROME DE BURNOUT Profª Giselle Sailer INTRODUÇÃO A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento profissional, é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado

Leia mais

A prevalência de Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional em profissionais do ensino

A prevalência de Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional em profissionais do ensino A prevalência de Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional em profissionais do ensino Priscila Barros Armando¹; Olívia Cristina Perez² ¹Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade

Leia mais

Psicólogas. Maria Edna Mota Simeão CRP 06/ Adriana Garcia Fiorini CRP 06/75247

Psicólogas. Maria Edna Mota Simeão CRP 06/ Adriana Garcia Fiorini CRP 06/75247 PROJETO QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE COM PROFESSORES E GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARARAS Psicólogas Maria Edna Mota Simeão CRP 06/128605 Adriana Garcia Fiorini CRP 06/75247 Araras, julho de 2016

Leia mais

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS ESGOTAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS Roberta Braveza Maia, Berenilde Valeria de Oliveira Sousa, Maria de Fátima Matos Maia, Adelson Fernandes da Silva,

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT.

SÍNDROME DE BURNOUT. SÍNDROME DE BURNOUT. O QUE É O ESTRESSE? O estresse pode ser positivo em sua fase inicial, pois produz adrenalina, dando ânimo, vigor e energia, fazendo assim a pessoa produzir mais e ser mais criativa.

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Estudos de Psicologia Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Marcela Luísa Manetti Maria Helena Palucci Marziale Universidade de São Paulo Ribeirão Preto Resumo ao trabalho

Leia mais

Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto

Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto Agenda Stress profissional nos enfermeiros e seus impactos Burnout profissional Engagement com o trabalho Preditores

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

A SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

A SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR A SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR Rizonaldo Rodrigues da Costa Junior, Autor; Kay Francis Leal Vieira, Orientadora CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA rizonaldojunior@gmail.com

Leia mais

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE EM HOSPITAIS Jonatan Schmeider Talita Klock Kayser Clayton Washington dos Reis

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE EM HOSPITAIS Jonatan Schmeider Talita Klock Kayser Clayton Washington dos Reis A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE EM HOSPITAIS Jonatan Schmeider Talita Klock Kayser Clayton Washington dos Reis Resumo: O presente trabalho aborda a temática Síndrome de Burnout.

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL BETYNA SALDANHA CORBAL Perita Médica Previdenciária DPSSO/SPPS/MTPS dpsso@previdencia.gov.br 1 Termo Burnout: derivado do verbo inglês to burn out: queimar por completo

Leia mais

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Herbert Freudenberger (1926 1999) Christina Maslach (1946 ) Conceito(s) Burnout é um "incêndio interno", um "esgotamento dos recursos físicos e mentais. É "esgotar-se

Leia mais

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA Sandro Riccely de Melo Vieira¹, Elianne Madza de Almeida Cunha-Prado², Paula Camelo Tibães², Yallen Tanyse Alves de Lima² ¹ Colégio Santo Expedito

Leia mais

A SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

A SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA 1 A SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Sabe-se que na sociedade capitalista o trabalho é fonte de aspectos positivos, como inserção social, valor econômico e cultural, possuindo,

Leia mais

Burnout profissional a importância de cuidar de quem cuida. Alexandra Marques Pinto Faculdade de Psicologia. Universidade de lisboa

Burnout profissional a importância de cuidar de quem cuida. Alexandra Marques Pinto Faculdade de Psicologia. Universidade de lisboa Burnout profissional a importância de cuidar de quem cuida Alexandra Marques Pinto Faculdade de Psicologia. Universidade de lisboa Burnout profissional Clarificação de conceitos Profissionais de ajuda

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SINDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3)

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) (1) Universidade Potiguar (UNP); edilziaguedes@hotmail.com (2) Universidade Potiguar (UNP);

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

A SAÚDE MENTAL E OS ASPECTOS EMOCIONAIS ENVOLVIDOS NO TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE TERESÓPOLIS

A SAÚDE MENTAL E OS ASPECTOS EMOCIONAIS ENVOLVIDOS NO TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE TERESÓPOLIS A SAÚDE MENTAL E OS ASPECTOS EMOCIONAIS ENVOLVIDOS NO TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE TERESÓPOLIS Pâmella G. F. da Silva¹; Jamile de S. L. Dantas¹; Pedro R. de M. P.

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES

REFLEXÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES REFLEXÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES Sheila Savioli Medina 58 Esp. Danieli Aparecida From 59 RESUMO Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre a constatação da Síndrome de Burnout

Leia mais

Subprojeto de Iniciação Científica

Subprojeto de Iniciação Científica Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Título do Subprojeto: Candidato a Orientador: Candidato a Bolsista: Edital PIBIC 2014/2015 Avaliação da relação entre a capacidade para o trabalho e o nível de

Leia mais

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida Gestor em Saúde Gerir o maior recurso da empresa enorme cobrança por parte do acionista cobrança por parte do colaborador Gestor em Saúde função, por vezes,

Leia mais

RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação

RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação Heidi. J. FERREIRA 1 ; Alex R. CARVALHO 2 ; Fernanda M. TAVARES 3 ; Nádia N. ALMEIDA 4 RESUMO Diante

Leia mais

RAFAELA MARIA SILVA DO NASCIMENTO SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR: UMA REVISÃO

RAFAELA MARIA SILVA DO NASCIMENTO SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR: UMA REVISÃO RAFAELA MARIA SILVA DO NASCIMENTO SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR: UMA REVISÃO Monografia em forma de artigo apresentada como requisito para conclusão do

Leia mais

OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS: FATORES DE RISCO

OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS: FATORES DE RISCO OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS: FATORES DE RISCO Jaqueline Holanda Brito Borges (1); Ana Cristina Lima Carvalho (2); Gisele Dias Dantas (3); Juliana Araújo do Nascimento (4); Luciana

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR Jéssica Danielle da Silva Brito (1); Ana Lúcia Leal (2);

Leia mais

Burnout. Debate Câmara dos Deputados. Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS. 10 de dezembro de 2015

Burnout. Debate Câmara dos Deputados. Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS. 10 de dezembro de 2015 Burnout Debate Câmara dos Deputados Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS 10 de dezembro de 2015 OBJETIVOS DA PNST PORTARIA GM/MS 1.823/2012 Fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador e a integração

Leia mais

Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da

Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP 02-10159 Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da Saúde (FPS) Qualidade de vida, Conceito da OMS: A percepção

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: O PONTO ALTO DO ESTRESSE

SÍNDROME DE BURNOUT: O PONTO ALTO DO ESTRESSE SÍNDROME DE BURNOUT: O PONTO ALTO DO ESTRESSE DIAS, S.K.F. 1 ; RODRIGUES, I.B. 2 ; FARIA, M.C.C. 3. RESUMO A seguinte pesquisa tem como objetivo levantar as principais causas e tratamentos para a síndrome

Leia mais

Marco Aurélio Rocha Santos

Marco Aurélio Rocha Santos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Síndrome de Burnout entre Médicos Residentes do Hospital das Clínicas UFMG Marco Aurélio Rocha Santos Belo Horizonte

Leia mais

DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM São Paulo 2017 DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS

Leia mais

SATISFAÇÃO COM ASPECTOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO E SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM RECIFE, PERNAMBUCO

SATISFAÇÃO COM ASPECTOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO E SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM RECIFE, PERNAMBUCO SATISFAÇÃO COM ASPECTOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO E SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM RECIFE, PERNAMBUCO Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas -UEPB Cecile Soriano Rodrigues

Leia mais

Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto

Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto INTRODUÇÃO No campo dos cuidados da saúde, o trabalho de enfermagem, além de insalubre,

Leia mais

O técnico, a pessoa e o burnout no Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior - Estudo exploratório

O técnico, a pessoa e o burnout no Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior - Estudo exploratório O técnico, a pessoa e o burnout no Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior - Estudo exploratório ALEXANDRA SEABRA (*) ISABEL LEAL (*) Uma das áreas de grande impacto na psicologia da saúde, tem sido sem

Leia mais

ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE Solange Franci Raimundo Yaegashi 1 ; Ana Maria

Leia mais

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS Andressa Da Silva Dias 2, Bruna Sampaio Lovato 3, Cassiane Antunes Carniel 4,

Leia mais

SÍNDROME BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SERTÃO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

SÍNDROME BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SERTÃO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SÍNDROME BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SERTÃO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR Anna Karoliny B. Moreira: Discente de graduação em Educação Física - IFPB: e-mail: annakarolinybm@gmail.com

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL Maria Elizabeth da Costa Felipe Santiago¹ ¹Enfermeira pela Universidade Potiguar UNP elizabeth55_@hotmail.com Considerando

Leia mais

FATORES QUE LEVAM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UTI A DESENVOLVER A SÍNDROME DE BURNOUT

FATORES QUE LEVAM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UTI A DESENVOLVER A SÍNDROME DE BURNOUT FATORES QUE LEVAM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UTI A DESENVOLVER A SÍNDROME DE BURNOUT Jeiliane Silva de Freitas 1 Miriam Marques 1 Murya Karla Rocha 1 Viviane Pereira 1 Elisângelo A. Costa

Leia mais

Burnout [esgotamento, desgaste]

Burnout [esgotamento, desgaste] [esgotamento, desgaste] Ylmar Corrêa Neto, MD, MSc, PhD Universidade Federal de Santa Catarina Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CRM-SC Corrêa Neto 2015 1 [esgotamento, desgaste]

Leia mais

FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES FACTORS ASSOCIATED WITH BURNOUT SYNDROME IN TEACHERS

FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES FACTORS ASSOCIATED WITH BURNOUT SYNDROME IN TEACHERS FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES FACTORS ASSOCIATED WITH BURNOUT SYNDROME IN TEACHERS FACTORES ASOCIADOS EL SÍNDROME DE BURNOUT EN PROFESORES Maria Iasmin Lopes Ramalho, Universidade

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SATISFAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SATISFAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SATISFAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM Maithê de Carvalho e Lemos, Joanir Pereira Passos RESUMO Objetivos: Identificar e classificar as expressões de satisfação

Leia mais

Palavras chaves: Síndrome de Burnout, Docência, Satisfação no Trabalho.

Palavras chaves: Síndrome de Burnout, Docência, Satisfação no Trabalho. INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO NO TRABALHO César Augusto de Albuquerque Araújo¹, Danielle

Leia mais

O PROCESSO DE ADOECIMENTO MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE AOS ATENDIMENTOS DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

O PROCESSO DE ADOECIMENTO MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE AOS ATENDIMENTOS DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos TRABALHO E SAÚDE MENTAL Cargas de trabalho e possíveis transtornos A influência das características atuais do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores pode decorrer de inúmeros fatores e situações:

Leia mais

SINDROME DE BURNOUT E SUAS CONSEQUENCIAS NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM BURNOUT SYNDROME AND ITS CONSEQUENCES IN PROFESSIONAL NURSING

SINDROME DE BURNOUT E SUAS CONSEQUENCIAS NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM BURNOUT SYNDROME AND ITS CONSEQUENCES IN PROFESSIONAL NURSING doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.91.200210 SINDROME DE BURNOUT E SUAS CONSEQUENCIAS NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM BURNOUT SYNDROME AND ITS CONSEQUENCES IN PROFESSIONAL NURSING Clecilene Gomes CARVALHO

Leia mais

Os fatores organizacionais desencadeadores do estresse ocupacional e da Síndrome de Burnout: suas implicações para o trabalho do administrador

Os fatores organizacionais desencadeadores do estresse ocupacional e da Síndrome de Burnout: suas implicações para o trabalho do administrador Trabalho apresentado no 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC - SEMESP 2007 e no VIII Encontro Anual de Iniciação Científica do UNASP - ENAIC Os fatores organizacionais desencadeadores

Leia mais

Vinícius Carvalho Guimarães

Vinícius Carvalho Guimarães CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ABORDAGEM PSICOLÓGICA AOS PROFISSIONAIS ACS DAS UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICAS DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA-MG. Vinícius

Leia mais

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO)

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO) PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO) Prevalência de níveis de exaustão emocional, despersonalização e

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT, ESTRESSE E A ENFERMAGEM 1

SÍNDROME DE BURNOUT, ESTRESSE E A ENFERMAGEM 1 1 SÍNDROME DE BURNOUT, ESTRESSE E A ENFERMAGEM 1 Shirley Soares Peters 2 Milena Mery da Silva 3 RESUMO Tendo como objetivos diferenciar Estresse e Síndrome de Burnout e a relação desses com o trabalho

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES. Thaís Santos Bezerra Pinto

SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES. Thaís Santos Bezerra Pinto SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES Thaís Santos Bezerra Pinto Estudante do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família/UERN taty23pinto@htmail.com RESUMO A Síndrome de Burnout tem sido considerada

Leia mais

Incidência da Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem em centros de saúde de uma cidade satélite de Brasília DF

Incidência da Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem em centros de saúde de uma cidade satélite de Brasília DF Incidência da Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem em centros de saúde de uma cidade satélite de Brasília DF Incidence of Burnout syndrome in nursing staff in health centers of a city of Brasília

Leia mais

Palavras Chave: Esgotamento Profissional. Burnout. Estresse Ocupacional. Trabalhadores da Saúde. Serviços de Saúde.

Palavras Chave: Esgotamento Profissional. Burnout. Estresse Ocupacional. Trabalhadores da Saúde. Serviços de Saúde. 38 PREVALÊNCIA DE SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM PRONTO BURNOUT SYNDROME PREVALENCE IN NURSING TEAM OF A RELIEF READY Flávia Souza Fernandes 1 Cristiane Gonçalves Costa Maria 2 Isabela

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional. SST Outubro de 2018

12 Meses 12 Temas. Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional. SST Outubro de 2018 12 Meses 12 Temas Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional SST Outubro de 2018 O que são os riscos psicossociais do trabalho? Os riscos psicossociais podem ser definidos como aqueles aspetos

Leia mais

ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO

ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO Joana Carolina da Silva Pimentel; Danielle Alves Falcão; Rayllynny dos Santos Rocha; Renata Kelly dos Santos e Silva;

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Byanca Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - byanca_psi@outlook.com Bruna Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - bruninhaeugenia@hotmail.com

Leia mais

Occupational chronic stress in professionals of thefamily health strategy

Occupational chronic stress in professionals of thefamily health strategy ESTRESSE CRÔNICO OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Rogério Ferrari 1 Andréia Araujo 2 Hingridy Aparecida Rodrigues 2 Flávia Maria de França 3 Josiane Magalhães 4 RESUMO: O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL ROBERTA CASTRO CAMPOS BORBA O ESTRESSE OCUPACIONAL EM UM CAPS

Leia mais

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí AVALIAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E NÍVEL DE DOR E O RELACIONAMENTO COM A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARFOR DE ESPERANTINA-PI Acácio Lustosa Dantas E-mail: acaciodantas@hotmail.com

Leia mais

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES Luiz Antonio Nogueira Martins PRIVAÇÃO DO SONO teste de atenção sustentada - 14 R1 detecção de arritmias em ECG resultados: aumento do número de erros 7,3 minutos a

Leia mais

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL: UMA PROPOSTA

Leia mais

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PETROLINA PE

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PETROLINA PE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PETROLINA PE Adriano Gomes Ferreira 1 ; Rafaela Martins Cavalcante 2 ; João Ferreira da Silva Filho 3 ; Júlio Brando Messias 4 ; Inalda Maria

Leia mais

Resiliência e burnout em trabalhadores de enfermagem

Resiliência e burnout em trabalhadores de enfermagem Resiliência e burnout em trabalhadores de enfermagem Elisabete Borges 1 2 3 4 & Margarida Abreu 5 1 Escola Superior de enfermagem do Porto, Professora Adjunta, (elisabete@esenf.pt); 2 Escola de Enfermagem

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X SAÚDE DO TRABALHADOR E SOBRECARGA DE TRABALHO Sandra Guermandi Jorge Manoel Mendes Cardoso * As relações entre trabalho e saúde são complexas e o reconhecimento das doenças do trabalho é determinado de

Leia mais

EFEITOS DO ESTRESSE OCUPACIONAL NO BEM ESTAR DA EQUIPE DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM E EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO.

EFEITOS DO ESTRESSE OCUPACIONAL NO BEM ESTAR DA EQUIPE DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM E EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO. 1 EFEITOS DO ESTRESSE OCUPACIONAL NO BEM ESTAR DA EQUIPE DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM E EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO. Larissa Lara Reis, Juliana Molina, Cíntia Midori Nakada, Sandra Maria Fortaleza,

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA 16 TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU AUTOR(ES): CINTHIA BABICHE

Leia mais

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde Fst. Ms. Priscylla Knopp Mestre em Psicologia/ Psicologia social e da saúde UFJF/PPG-Psi Pesquisadora do Grupo de estudo e práticas sociais em Saúde Coletiva UFJF 30 out Fisioterapia na Atenção Primária

Leia mais

Sobrecarga emocional em familiares de portadores de sofrimento psíquico de Pelotas-RS.

Sobrecarga emocional em familiares de portadores de sofrimento psíquico de Pelotas-RS. Sobrecarga emocional em familiares de portadores de sofrimento psíquico de Pelotas-RS. Os CAPs Elaine TOMASI Luiz Augusto FACCHINI Roberto Xavier PICCINI Elaine THUMÉ Ricardo Azevedo da SILVA Helen Denise

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. Tailini Foletto SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE PEQUENO PORTE

CURSO DE ENFERMAGEM. Tailini Foletto SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE PEQUENO PORTE CURSO DE ENFERMAGEM Tailini Foletto SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE PEQUENO PORTE Santa Cruz do Sul 2017 Tailini Foletto SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO

Leia mais

Manifestações psicossomáticas associadas à síndrome de burnout referidas por trabalhadores de saúde

Manifestações psicossomáticas associadas à síndrome de burnout referidas por trabalhadores de saúde Manifestações psicossomáticas associadas à síndrome de burnout referidas por trabalhadores de saúde Pollyana Bortholazzi Gouvêa¹ Maria do Carmo Lourenço Haddad² Mariana Angela Rossaneis³ RESUMO O trabalho

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Disciplina: Psicologia aplicada à saúde Curso: Enfermagem Plano de Ensino Período Letivo: 2018 Série: 1ª 1 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 0 CH Total: 80 Obs: I Objetivos Gerais:

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Burnout no Local de Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção

Burnout no Local de Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção +++++++ Burnout no Local de Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção Tudo o que os Trabalhadores devem Saber Introdução 1. O que é o BURNOUT no trabalho 2. Causas do BURNOUT no trabalho 3. Consequências

Leia mais

A SÍNDROME DE BURNOUT

A SÍNDROME DE BURNOUT A SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE PESQUISAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO VALE DO PARAÍBA PAULISTA - IPCTVPP Gilberto Fernandes¹, Nancy Julieta Inocente 2 ¹Mestrando

Leia mais

Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica

Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica Aluana Moraes 1 Halana Batistel Barbosa 1 Terezinha Campos 1 Anair Lazzari Nicola 2 Resumo: Objetivo:

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORA DA REDE PUBLICA DE ENSINO: RELATO DE CASO

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORA DA REDE PUBLICA DE ENSINO: RELATO DE CASO COSTSA/PRAd/Unesp SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORA DA REDE PUBLICA DE ENSINO: RELATO DE CASO Sergio Roberto de Lucca 1 1 Docente da Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp slucca@fcm.unicamp.br Resumo:

Leia mais

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL 1 HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL Mariclen da Silva Pereira Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS mariclenpereira@hotmail.com Laísa Schuh Orientadora,

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: FATORES OCUPACIONAIS PREDISPONENTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

SÍNDROME DE BURNOUT: FATORES OCUPACIONAIS PREDISPONENTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SÍNDROME DE BURNOUT: FATORES OCUPACIONAIS PREDISPONENTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Aline Emanuela Lopes Costa Paulilo¹ Mariana Martins Baptista Vieira² Cristiane Dias³ 1 RESUMO Objetivos: Realizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GLEIDIMARCIA DOURADO FARIAS BORGES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GLEIDIMARCIA DOURADO FARIAS BORGES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GLEIDIMARCIA DOURADO FARIAS BORGES SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UNIDADE DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

SAÚDE E TRABALHO IMPACTOS NAS CONDIÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS

SAÚDE E TRABALHO IMPACTOS NAS CONDIÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS SAÚDE E TRABALHO IMPACTOS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS Rosa Prédes Profª Drª Faculdade de Serviço Social UFAL SEMINÁRIO SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE 08 de junho de 2009 CONDIÇÕES DE TRABALHO

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

CONSULTA E VISITA PRÉ E PÓS-OPERATORIA DE ENFERMAGEM: ACOMPANHAMENTO DE CASO DE MASTECTOMIA RADICAL

CONSULTA E VISITA PRÉ E PÓS-OPERATORIA DE ENFERMAGEM: ACOMPANHAMENTO DE CASO DE MASTECTOMIA RADICAL CONSULTA E VISITA PRÉ E PÓS-OPERATORIA DE ENFERMAGEM: ACOMPANHAMENTO DE CASO DE MASTECTOMIA RADICAL MATOS, Mariana Valente 1 ; PEREIRA, Heloísa Alves da Costa 1 ; SANTOS, Mauriê Mauryzza Ribeiro dos 1

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: ANÁLISE DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE UM COLÉGIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO

SÍNDROME DE BURNOUT: ANÁLISE DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE UM COLÉGIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO SÍNDROME DE BURNOUT: ANÁLISE DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE UM COLÉGIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO INTRODUÇÃO FERRARI, Rogério UNEMAT. rogerioferrari_5056@hotmail.com MAGALHÃES, Josiane UNEMAT.

Leia mais

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EDUCAR PARA O FUTURO (RE)PENSAR O ENSINO WORKSHOP KIT EMOCIONAL DO DOCENTE Câmara de Lobos, 6 e 7 de Maio de 2016 Anabela Pereira e Jacinto Jardim KIT EMOCIONAL DOCENTE AS EMOÇÕES

Leia mais

ENFERMAGEM E O ABSENTEÍSMO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

ENFERMAGEM E O ABSENTEÍSMO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ENFERMAGEM E O ABSENTEÍSMO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Chayanne Neves Telles Barreto 1 ; Willian Augusto de Melo 2 RESUMO: O absenteísmo é uma expressão

Leia mais

FRAGILIDADE E CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

FRAGILIDADE E CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS FRAGILIDADE E CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício UFPB/ email: claudia.freirearaujo@gmail.com Marcella Costa Souto Duarte UFPB/ e-mail: marcellasouto@hotmail.com

Leia mais

SUICÍDIO NO TRABALHO. Rosylane N. das Mercês Rocha

SUICÍDIO NO TRABALHO. Rosylane N. das Mercês Rocha Médica graduada pela Universidade do Rio de Janeiro; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela ABMLPM/AMB; Pós-graduada

Leia mais

PROJETO CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM FRENTE À DEPRESSÃO PÓS-PARTO

PROJETO CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM FRENTE À DEPRESSÃO PÓS-PARTO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROJETO CONSULTA PUERPERAL

Leia mais

PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL

PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL ROSSATO, P. T. 1, JARDIM, F. C. 2, MEDEIROS, O. M. 3, MAGLIONE, R. L. 4, ZAGO, A.

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES

SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES Denise Albieri Jodas Salvagioni 1 Gisele Aparecida Pereira 2 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo discutir a Síndrome de burnout em professores.

Leia mais

Jamille Guedes Monteiro Evangelista

Jamille Guedes Monteiro Evangelista CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES NO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Jamille

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE VIDA DAS PACIENTES NO PERÍODO PUERPÉRIO Carla Suely Coutinho Amaral 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução

ORIENTAÇÃO DE VIDA DAS PACIENTES NO PERÍODO PUERPÉRIO Carla Suely Coutinho Amaral 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução ORIENTAÇÃO DE VIDA DAS PACIENTES NO PERÍODO PUERPÉRIO Carla Suely Coutinho Amaral 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2 Resumo: Este trabalho referiu-se a uma atividade acadêmica na área de Psicologia Hospitalar

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM BARBOZA, Michele Cristiane Natchtigall 1 ; SEVERO, Danusa Fernandes 2 ; CUNHA, Andréa d Oliveira Dias 3 ; SIQUEIRA, Hedi Crecencia Heckler 4. 1 Fundação

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE FARROUPILHA NO RIO GRANDE DO SUL

SÍNDROME DE BURNOUT: ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE FARROUPILHA NO RIO GRANDE DO SUL Revista Gestão & Conexões Management and Connections Journal Vitória (ES), v. 5, n. 2, jul./dez. 2017 ISSN 2317-5087 DOI: 10.13071/regec.2317-5087.2017.6.1.12157.40-63 Danielle Lima Moreira Faculdade da

Leia mais