Curso de Gerência de Projetos Módulo I Introdução a Gerência de Projetos (PMBOK)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Gerência de Projetos Módulo I Introdução a Gerência de Projetos (PMBOK)"

Transcrição

1 Curso de Gerência de Projetos Módulo I Introdução a Gerência de Projetos (PMBOK)

2 Roteiro Entrega do material; Apresentação da metodologia do curso: Aulas expositivas; Exercícios de fixação ao final de cada aula; Dinâmicas de grupo; Simulados; Aplicação do questionário de avaliação do curso.

3 Agenda Conceitos do PMBOK (Project Management Book of Knowledge); Módulo I Introdução a Gerência de Projetos (PMBOK) Módulo II Iniciando um projeto (PMBOK) Módulo III Planejando um projeto (PMBOK) Módulo IV Executando um projeto (PMBOK) Módulo V Controlando um projeto (PMBOK) Módulo VI Encerrando um projeto (PMBOK) Módulo VII - Métodos de estimativas de esforço, prazo e custo de projetos.

4 Cronograma de aulas

5 Conceitos do PMBOK

6 Apresentação do PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao progresso da atividade de Gestão de Projetos; Foi criada em 1969 e conta hoje com cerca de membros em 135 países; O principal objetivo do PMI tem sido a definição e divulgação das melhores práticas em gestão de projetos.

7 PMI Membros em mais de 135 países Mais de 375 organizações patrocinadoras 230 Seções ( Chapters ) 34 Grupos de interesse especial ( SIGs ) Uma Faculdade Qualquer pessoa pode se filiar, independentemente da área de especialização ou atividade, sem necessidade de comprovações ou exames.

8 PMI Chapters Os Chapters do PMI são regionais, funcionam como captadores e distribuidores de informações relacionadas ao tema. É através dos Chapters que o PMI integra seus membros mundialmente. Existem no Brasil 10 Chapters do PMI: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Santa Catarina, E 4 Chapters potenciais do PMI: Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Ceará.

9 Filiação Tornar-se membro do PMI U$ 119, ://secure.pmi.org/add/ Opção: ão:join PMI Pagar o valor adicional médio de (US$ 20,00) referente à inscrição no "chapter". Total: US$ 139,00. Os Chapters do PMI são regionais, funcionam como captadores e distribuidores de informações relacionadas ao tema Gerenciamento de Projeto. Maiores informações podem ser obtidas na página

10 PMI Crescimento e Afiliações Em

11 PMBOK É um guia onde se descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da área de gerência de projetos. Todo o conhecimento reunido neste guia é comprovado e não se restringe somente a práticas tradicionais, mas também às inovadoras e avançadas. Ele é um material genérico que serve para todas as áreas de conhecimento, ou seja, tanto para construção de edifício ou processo de fabricação industrial como para a produção de software. Um outro objetivo do PMBOK é a padronização de termos utilizados em gerência de projetos.

12 Certificação PMP Desde 1985 o PMI mantém um programa de certificação rigoroso que visa avançar a profissão do Gerente de Projeto e reconhecer os profissionais qualificados na área de gerenciamento de projetos. A Certificação Project Management Professional (PMP ) é a credencial profissional com maior reconhecimento para profissionais associados com Gerência de projetos

13 Conceitos importantes

14 O Que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário para criação de um produto único. Temporário significa que cada projeto tem um começo e fim bem definidos. Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os produtos e serviços semelhantes, ou seja, sempre haverá algum fator distintivo em um projeto, mesmo quando repetido. É um esforço com início e fim bem definido com a finalidade de criar um produto, serviço ou resultado exclusivos.

15 O Que é um Projeto? Trabalho nas Empresas Tipos Operações Projetos Similaridades Realizados por Pessoas Limitados aos Recursos Disponíveis Planejados, Executados e Controlados Diferenças Contínuas e Repetitivas Temporários e Únicos

16 O Que é Gerenciamento de Projetos? A aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projeto a fim de atender as necessidades e expectativas das partes envolvidas; Gerenciar um projeto inclui: Identificação das necessidades Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas.

17 Conjunto de conhecimentos para o Gerenciamento de projetos

18 Quais os benefícios do Gerenciamento de Projetos? Aumento da confiança e da segurança do empreendedor; Melhor controle dos projetos; Melhor administração de mudanças; Maior número de projetos bem sucedidos devido àmelhora na performance; Melhor definição dos objetivos do projeto; Uma quantificação dos possíveis problemas; Evita surpresas durante a execução dos trabalhos; Antecipa as situações desfavoráveis que poderão ser encontradas, para que ações preventivas e corretivas possam ser tomadas antes que essas situações se consolidem como problemas;

19 Quais os benefícios do Gerenciamento de Projetos? Disponibiliza os orçamentos antes do início dos gastos; Agiliza as decisões, jáque as informações estão estruturadas e disponibilizadas; Aumenta o controle gerencial de todas as fases a serem implementadas devido ao detalhamento ter sido realizado; Facilita e orienta as revisões da estrutura do projeto que forem decorrentes de modificações no mercado ou no ambiente competitivo, melhorando a capacidade de adaptação do projeto; Otimiza a alocação de pessoas, equipamentos e materiais necessários; Documenta e facilita as estimativas para futuros projetos.

20 Por que Gerenciamento de Projetos? Um Gerenciamento de Projetos possibilita: Ponto focal para coordenação, controle e comunicações efetivas; Um Plano que permite avaliar o progresso; Enfatiza o desempenho dentro de Tempo, Custo e Qualidade. Fornece a estrutura para métodos, processos, controle de mudança e acompanhamento.

21 Triple constraint x Matriz de Trade-off Bom relacionamento com o cliente Tempo Custo Em projetos deve-se definir as variáveis a que se aplica ao projeto de forma primordial, identificando aquela que pode ser um ponto de negociação. Qualidade Custo Tempo Escopo Escopo Fixo X Ajustável X Aceitável X

22 Contexto de gerenciamento de projetos O gerenciamento de projetos possui um contexto mais amplo, que inclui: Gerenciamento de programas; Gerenciamento de portfólios; Escritório de projetos.

23 Programas e gerenciamento de programas Programas é um grupo de projetos relacionais gerenciados de modo coordenado, cujos objetivos não podem ser alcançados se executados por projetos individuais, podem inclusive trabalhar com elementos de trabalho com escopos distintos; Programa de obras de prefeituras; Programa de arrecadação de fundos; Programa espacial; O gerenciamento de programas é o gerenciamento centralizado e coordenado de um grupo de projetos para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do programa;

24 Portfólios e gerenciamento de portfólios Um portfólio é um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos; Portfólio de projetos para alcançar metas estratégicas. As organizações gerenciam seus portfólios com base em metas específicas.

25 Subprojetos São componentes de um projeto mais facilmente gerenciáveis capaz de atender um objetivo específico: Subprojeto baseados no processo, uma fase do ciclo de vida; Subprojetos que atendem a habilidades de recursos humanos, como encanamento de uma construção; Subprojetos que envolvem tecnologia especializada, como testes automatizados no desenvolvimento de um software; Deve ser gerenciado como um projeto; Em projetos muito grandes, os subprojetos podem consistir em uma série de subprojetos ainda menores.

26 Escritório de projetos Um escritório de projetos (PMO Project Management Office) é uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio; Os PMOs podem: Operar no fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos na forma de treinamento, software, políticas padronizadas e procedimentos; Operar no gerenciamento direto real e com a responsabilidade pela realização dos objetivos do projeto; Participar como um importante tomador de decisões durante o estágio de iniciação de cada projeto, ou encerramento de projetos para manter a consistência dos objetivos de negócios; Estar envolvido na seleção, no gerenciamento e na realocação do pessoal compartilhado do projeto e dedicado do projeto.

27 PMO x Projetos x Programas x Portfólios PMO Portfólio Programa XYZ Projeto C Projeto A Subprojeto C Subprojeto A Projeto B Subprojeto B

28 PMO x Projetos x Programas x Portfólios PMO Objetivo: Fontes alternativas de recursos minerais Investigar o planeta Marte Explorar Oceano 1ª viagem Construir submarino Construir sonda 2ª viagem Construir robô

29 Ciclo de vida do projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização executora; O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final; A transição de uma fase para a outra dentro do ciclo de vida de um projeto em geral envolve e normalmente é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega.

30 Ciclo de vida do projeto Os ciclos de vida do projeto geralmente definem: Que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase; Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega é revisada, verificada e validada; Quem está envolvido em cada fase; Como controlar e aprovar cada fase. Os níveis de custos e de pessoal são baixos no início, atingem o valor máximo durante as fases intermediárias e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado.

31 Ciclo de Vida do projeto Fase Inicial Fases Intermediárias rias (uma ou mais) Fase Final Recursos Alocados Tempo

32 Ciclo de vida do projeto O nível de incertezas é o mais alto e, portanto, o risco de não atingir os objetivos é o maior no início do projeto. A certeza de término geralmente se torna cada vez maior conforme o projeto continua; A capacidade das partes interessadas de influenciarem as características finais do produto do projeto e o custo final do projeto é mais alta no início e torna-se cada vez menor conforme o projeto continua. O custo das mudanças e da correção de erros geralmente aumenta conforme o projeto continua.

33 Ciclo de Vida

34 As fases do projeto O término e a aprovação de um ou mais produtos caracteriza uma fase do projeto; Os produtos e, portanto, as fases fazem parte de um processo geralmente seqüencial criado para garantir o controle adequado do projeto e para conseguir o produto ou serviço desejado, que é o objetivo do projeto; O término formal da fase não inclui a autorização da fase seguinte.

35 As fases do projeto

36 Ciclo de vida de projetos x Ciclo de vida de produtos Ciclo de vida de projetos são divisões do desenvolvimento de um produto em fases determinando quando começa e quando se finaliza um projeto ou uma etapa do mesmo; Ciclo de vida de produtos são divisões de um produto em fases que determinam a idéia, a construção e a operação do produto. O ciclo de vida de projetos faz parte do ciclo de vida do produto;

37 Ciclo de vida de projetos x Ciclo de vida de produtos

38 Conceitos do PMBOK

39 Perguntas O que é um projeto? O que é gerenciamento de projetos? O que é um programa? O que é um portfólio de projetos? O que é PMO?

40 Partes interessadas (Stakeholders) Partes interessadas no projeto são pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto; Eles podem também exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto; A equipe de gerenciamento de projetos precisa identificar as partes interessadas, determinar suas necessidades e expectativas e, na medida do possível, gerenciar sua influência em relação aos requisitos para garantir um projeto bem-sucedido.

41 Partes interessadas (Stakeholders)

42 Partes interessadas (Stakeholders) Os participantes-chave de qualquer tipo de projeto incluem: Gerente do Projeto Equipe do Projeto Cliente/Usuário Organização Executora Patrocinador do Projeto Outros: PMO Influenciadores (Outras organizações)

43 Influências organizacionais Os projetos normalmente fazem parte de uma organização que é maior que o projeto; Mesmo quando o projeto é externo, ele ainda será influenciado pela organização ou organizações que o iniciaram; A maturidade da organização em relação ao seu sistema de gerenciamento de projetos, sua cultura, seu estilo, sua estrutura organizacional e seu escritório de projetos também pode influenciar o projeto.

44 Influências organizacionais A estrutura organizacional da Empresa pode limitar recursos, autoridade do gerente de projetos, entre outros fatores; Tipos de estruturas organizacionais: Funcional (Hierárquica); Projetizada; Matricial forte, balanceada ou fraca; Composta.

45 Organização funcional É uma hierarquia em que cada funcionário possui um superior bem definido; Os funcionários são agrupados por especialidade; Uma determinada área pode ser também subdividida; Possuem projetos, mas o escopo do projeto geralmente é restrito aos limites da função; Um determinado departamento faz o seu trabalho do projeto de modo independente.

46 Organização funcional

47 Organização funcional Facilitador do projeto (Project Expediter): Ele é responsável, mas sem autoridade; Serve para facilitar a coordenação e comunicação entre as áreas. Características: Coordenação do projeto ao invés de gerenciamento; Não tem autoridade; Tem o papel apenas de facilitador; Precisa ser um negociador para convencer os gerentes funcionais; Facilita a comunicação entre as áreas funcionais.

48 Organização funcional

49 Organização funcional Coordenador do projeto (Project Coordinator): Similar ao facilitador, mas subordinado diretamente ao executivo e possuindo um certo nível de autoridade. Características: Designação de um indivíduo para ser responsável pelo projeto, desassociando-o de qualquer área funcional; Tem mais autoridade, podendo atribuir trabalho a indivíduos dentro das áreas funcionais; Gerente funcional continua avaliando o desempenho de seus funcionários; Comunicação direta com o executivo da empresa; Membros da equipe passam a ter mais de um chefe.

50 Organização funcional

51 Organização funcional Vantagens e desvantagens Vantagens Equipe mais preparada dentro de cada especialidade Melhor estimativa de custo Time reporta-se a apenas um chefe Comunicação vertical e bem estabelecida Plano de carreira para a equipe Conhecimento técnico concentrado Desvantagens Falta de uma liderança e responsável formal pelo projeto Gerente de projeto sem autoridade Ênfase no funcional sem priorizar o projeto Perda de foco nas necessidades do cliente Coordenação extremamente complexa Decisões são tomadas em favor de cada grupo funcional

52 Organização por projeto (projetizada) Em uma organização por projeto, os membros da equipe geralmente são colocados juntos; A maior parte dos recursos da organização está envolvida no trabalho do projeto e os gerentes de projetos possuem grande independência e autoridade; As organizações por projeto em geral possuem unidades organizacionais denominadas departamentos, mas esses grupos se reportam diretamente ao gerente de projetos ou oferecem serviços de suporte para os diversos projetos.

53 Organização por projeto (projetizada)

54 Organização funcional Vantagens e desvantagens Vantagens Forte liderança e responsável formal pelo projeto Gerente de projeto com autoridade Ênfase no projeto Comunicação mais efetiva Coordenação mais simplificada Equipe mais comprometida com o projeto Desvantagens Equipe menos preparada dentro de cada especialidade Redundância de atividade e instalações Utilização dos recursos de forma ineficiente A equipe não tem local fixo após o término do projeto Equipe sem visibilidade para o plano de carreira Perda de controle do conhecimento técnico de cada funcionalidade

55 Organização matricial É uma combinação de características das organizações funcional e por projeto.

56 Organização matricial fraca As matrizes fracas mantêm muitas das características de uma organização funcional e a função do gerente de projetos é mais parecida com a de um coordenador ou facilitador que com a de um gerente.

57 Organização matricial fraca

58 Organização matricial balanceada Embora a organização matricial balanceada reconheça a necessidade de um gerente de projetos, ela não fornece ao gerente de projetos autoridade total sobre o projeto e os recursos financeiros do projeto.

59 Organização matricial balanceada

60 Organização matricial forte As matrizes fortes possuem muitas das características da organização por projeto; Podem ter gerentes de projetos em tempo integral com autoridade considerável e pessoal administrativo trabalhando para o projeto em tempo integral.

61 Organização matricial forte

62 Organização matricial Vantagens e desvantagens Vantagens Gerente de projeto com maior controle sobre o projeto Melhor utilização dos recursos, minimizando os custos A organização funcional existe apenas para dar suporte ao projeto Reposta mais rápida a mudanças, conflitos e necessidades Conhecimento técnico compartilhado entre projetos Equipe com local para voltar após o término do projeto Desvantagens Equipe se reporta a mais de um líder Fluxo de informação em mais de um sentido Conflitos de poder, interesses, prioridades e de recursos Maior dificuldade de controle e monitoração Necessidade de políticas e procedimentos adicionais Custo e tempo extra para definição das políticas e procedimentos

63 Organização composta A maioria das organizações modernas envolve todas essas estruturas em vários níveis; Por exemplo, até mesmo uma organização fundamentalmente funcional pode criar uma equipe de projeto especial para cuidar de um projeto crítico; Essa equipe pode ter muitas das características de uma equipe de projeto em uma organização por projeto; A equipe pode incluir pessoal de diferentes departamentos funcionais trabalhando em tempo integral; Pode desenvolver seu próprio conjunto de procedimentos operacionais e pode operar fora da estrutura hierárquica formal padrão.

64 Organização composta

65 Conceitos do PMBOK

66 Estrutura organizacional Responda as perguntas abaixo para identificar qual seria a estrutura organizacional da sua empresa: Qual a autoridade do gerente de projetos (Pouca ou nenhuma, limitada, baixa a moderada, moderada a alta ou alta a quase total)? Qual a disponibilidade de recursos para os projetos (Pouca ou nenhuma, limitada, baixa a moderada, moderada a alta ou alta a quase total)? Quem controla o orçamento do projeto (Gerente funcional, misto ou Gerente de projetos)? Qual a dedicação do gerente de projetos (Tempo parcial ou integral)? Qual a dedicação da equipe administrativa do projeto (Tempo parcial ou integral?

67 Estrutura organizacional

68 Estrutura organizacional

69 Sistema de gerenciamento de projetos (Project Management System) É o conjunto de ferramentas, técnicas, metodologias, recursos e procedimentos usados para gerenciar um projeto; Pode ser formal ou informal e ajuda o gerente de projetos a conduzir um projeto ao seu término de modo eficaz. Sistema de autorização de trabalho (Work Authorization System): Faz parte do Sistema de Gerenciamento de projeto; É um conjunto de procedimentos formais documentados que define como o trabalho do projeto será autorizado para garantir que o trabalho será realizado pela organização identificada, no momento certo e na sequência adequada; Ele inclui os passos, os documentos, o sistema de acompanhamento e os níveis de aprovação do trabalho; Serve também para controlar o uso de gold plating (Trabalho extra).

70 Gold Plating Entrega de uma característica extra para o cliente que não estava prevista; O PMI não recomenda esta prática de negócio; É preferível se dedicar a entregar somente o que está no escopo, mas com qualidade.

71 Informações interessantes

72 Alguns números sobre projetos Apenas 16% terminam no prazo e dentro do orçamento previstos; 94% têm pelo menos 1 restart; 188% de aumento de custo; 222% de aumento de cronograma.

73 Causas das falhas em projetos Metas e objetivos mal estabelecidos; Falta de entendimento da necessidade do cliente; Falha no detalhamento/levantamento; Divergência de expectativa do cliente; Gerenciamento de mudanças inadequado; Estimativas financeiras incorretas; Prazos não realistas; Estimativas de tempo incorreta das atividades; Processos de Controle inadequados; Não alocação dos Recursos Humanos adequados; Processos de validação inadequados; Falha nos processos de Comunicação;

74 Causas das falhas em projetos Falta de avaliação dos riscos envolvidos e consequentemente falta de planejamento de ações preventivas e corretivas; Falha no processo de aquisição de suprimentos; Falha na integração de todos os processos e de todas as áreas envolvidas; Ausência de um Gerente de projeto; Falha no gerenciamento do projeto; Estrutura Organizacional; Mudanças na estrutura da empresa; Motivos externos a empresa que afetam diretamente o projeto e outros.

75 Sucesso do projeto Um projeto bem-sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado, ou seja: Ser concluído dentro do tempo previsto; Ser concluído dentro do orçamento previsto; Ter utilizado os recursos (materiais, equipamentos e pessoas) eficientemente, sem desperdícios; Ter atingido a qualidade e o desempenho desejadas; Ter sido concluído com o mínimo possível de alterações em seu escopo; Ter sido aceito sem restrições pelo contratante ou cliente; Ter sido empreendido sem que ocorresse interrupção ou prejuízo das atividades normais da organização; Não ter agredido a cultura da organização.

76 Estimulando o sucesso de um projeto Selecionar corretamente os membros-chave do time do projeto; Desenvolver um senso de comprometimento em toda a equipe; Buscar autoridade suficiente para conduzir o projeto; Coordenar e manter uma relação de respeito e cordialidade com o cliente, os fornecedores e outros envolvidos; Determinar quais processos precisam de melhorias, especialmente os mais importantes; Desenvolver estimativas de custos, prazos e qualidades realistas;

77 Estimulando o sucesso de um projeto Desenvolver alternativas de backup em antecedência aos problemas; Manter as modificações sobre controle; Dar prioridade a missão ou meta do projeto; Evitar o otimismo ou o pessimismo exagerado; Desenvolver e manter estreitas linhas de comunicação informal; Evitar um número excessivo de relatórios e análises; Evitar excessiva pressão sobre o time durante períodos críticos.

78 Mitos

79 Fator de sucesso

80 Conceitos do PMBOK

81 Os processos de gerenciamento do PMBOK

82 Processos de gerenciamento Para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe do projeto deve: Selecionar os processos adequados necessários para atender aos objetivos do projeto; Usar uma abordagem definida para adaptar os planos e as especificações do produto de forma a atender aos requisitos do produto e do projeto; Atender aos requisitos para satisfazer as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas; Balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco para produzir um produto de qualidade.

83 Processos de gerenciamento Precisamos lembrar sempre que o conhecimento, as habilidades e os processos descritos na precisam ser sempre aplicados uniformemente em todos os projetos; O gerente de projetos, em colaboração com a equipe do projeto, é sempre responsável pela determinação dos processos adequados e do grau adequado de rigor de cada processo, para qualquer projeto específico.

84 Gerenciamento de projetos É realizado através de processos; Uma série de ações com o objetivo de alcançar resultados; A execução dos processos nem sempre é estritamente seqüencial; São realizados por pessoas.

85 Estrutura básica dos processos Entradas (Inputs) PMBOK Descreve as informações que deverão ser fornecidas para que o processo seja executado; Ferramentas e técnicas (Tools and Techniques) Descreve as ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas na execução do processo; Saídas (Outputs) Indica os resultados esperados após a execução do processo.

86 Legenda do fluxograma

87 Tipos de processos Processos de gerenciamento de projetos Relacionados à organização e definição do trabalho a ser realizado; O objetivo é iniciar, planejar, executar, controlar, e fechar o projeto; Esses serão os processos apresentados pelo PMBOK. Processos orientados a produtos Atuam na descrição e desenvolvimento do produto/serviço relacionado ao projeto; Variam com a área de aplicação.

88 Processos de gerenciamento O PMBOK organiza os processos por áreas de conhecimento ou objetivos do gerenciamento de projetos: Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

89 Processos de gerenciamento Esses processos são agregados em cinco grupos, definidos como os grupos de processos de gerenciamento de projetos: Grupo de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento.

90 Grupos de processos Também denominados de ciclo de vida de gerenciamento de projetos, porém não são fases, pois eles podem ser executados e repetidos em cada fase dos projetos; Organizam a execução dos processos com o objetivo de melhor gerenciar o projeto;

91 Interação entre os grupos de processos

92 Execução dos grupos de processos

93 Grupos de processos e Fases do ciclo de vida Podem ser executadas repetidamente em cada fase do ciclo de vida: Fase 1 Fase 2

94 Sobreposição dos grupos de processos

95 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

96 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

97 Gerenciamento de integração do projeto Inclui os processos e as atividades necessárias para: Identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos e atividades de gerenciamento de projetos dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. Serve para garantir que todos os elementos dentro do projeto estejam devidamente coordenados e integrados; O gerente de projetos é responsável pela integração de todas as partes que compõem o projeto como um todo; Atividades importantes: Integração da execução de todos os processos; Fazer decisões para alocar melhor os recursos; Balancear entre objetivos e alternativas diferentes.

98 Gerenciamento de integração do projeto

99 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

100 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

101 Problemas com Escopo

102 Gerenciamento de escopo do projeto Escopo do produto x Escopo do projeto: Escopo do produto são características e funcionalidades que caracterizam o produto ou serviço; Escopo do projeto é todo o trabalho que terá que ser realizado para produzir o produto ou serviço. Inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso; Atividades importantes: Define e controla o que está incluído ou não no projeto; Checagem constante para ter certeza que todo o trabalho necessário está sendo realizado; Impedir a realização de trabalho extra que não faça parte do proejto (gold plating).

103 Gerenciamento de escopo do projeto

104 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

105 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

106 Gerenciamento de tempo do projeto Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo; Projetos fora do prazo geram insatisfação, aumentam os custos e a tensão da equipe; Atividades importantes: Identificar e definir as atividades; Estabelecer o sequenciamento das atividades; Estimar os recursos e a duração das atividades; Controlar o cronograma.

107 Gerenciamento de tempo do projeto

108 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

109 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

110 Gerenciamento de custo do projeto Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado; O projeto é executado sob um orçamento aprovado e limitado; Atividades importantes: Definir os custos dos recursos necessários para finalizar as atividades do projeto; Controlar os custos do projeto.

111 Gerenciamento de custo do projeto

112 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

113 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

114 Gerenciamento da qualidade do projeto Incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização; Atividades importantes: Planejar a qualidade do projeto; Realizar a garantia da qualidade do projeto; Realizar o controle da qualidade do projeto.

115 Gerenciamento da qualidade do projeto

116 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

117 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

118 Gerenciamento de recursos humanos do projeto Inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto; O sucesso de um projeto depende muito da sua equipe de trabalho; Atividades importantes: Definir as responsabilidades de cada membro da equipe, bem como a relação hierárquica do projeto; Obter os recursos humanos necessários para terminar o projeto; Melhorar as competências dos membros da equipe; Acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecendo feedback.

119 Gerenciamento de recursos humanos do projeto

120 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

121 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

122 Gerenciamento das comunicações do projeto Emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada; Cerca de 90% do tempo do Gerente de projeto é dedicado a comunicação; Atividades importantes: Determinar as necessidades de informações e comunicações as partes interessadas no projeto; Colocar as informações a disposição das partes interessadas; Coletar e distribuir as informações sobre o desempenho do projeto; Gerenciar os problemas com as partes interessadas e satisfazendo os seus requisitos.

123 Gerenciamento das comunicações do projeto

124 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

125 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

126 Gerenciamento de riscos do projeto Inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento e controle e planejamento do gerenciamento de riscos em um projeto; Riscos são inevitáveis, e se não forem gerenciados podem levar o projeto ao fracasso; Riscos são eventos ou condições incertas, que se ocorrerem, têm um efeito negativo ou positivo sobre o projeto; Atividades importantes: Determinação e documentação dos riscos do projeto; Análise dos riscos de forma qualitativa e quantitativa; Desenvolvimento das ações para responder aos riscos, caso eles aconteçam; Acompanhar os riscos identificados e planejar novos riscos.

127 Gerenciamento de riscos do projeto

128 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

129 Áreas de Conhecimento Pessoas Qualidade Escopo Aquisições Integração Comunicação Custo Tempo Riscos

130 Gerenciamento de aquisições do projeto Inclui os processos para comprar ou adquirir os produtos, serviços ou resultados necessários de fora da equipe do projeto para realizar o trabalho; A dependência de terceiros oferece risco ao projeto; Atividades importantes: Determinar o que comprar para o projeto; Documentar os requisitos necessários para elaborar o produto; Obter propostas dos fornecedores; Analisar propostas para escolher o melhor fornecedor; Administrar o contrato e a relação entre o comprador e fornecedor; Terminar e liquidar os contratos do projeto.

131 Gerenciamento de aquisições do projeto

132

133 Conceitos do PMBOK

134 Conceitos do PMBOK Exercício de fixação 15 minutos O que está acontecendo em seu projeto, seja positivo, seja negativo, é resultado de um processo que você pôs em movimento.

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres miguel.torres@terra.com.br

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres miguel.torres@terra.com.br Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@terra.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos PMI, PMP e PMBOK PMI (Project Management Institute) Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o PMI é a principal associação mundial, sem fins lucrativos,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares GESTÃO DE PROJETOS Prof. Anderson Valadares Projeto Empreendimento temporário Realizado por pessoas Restrições de recursos Cria produtos, ou serviços ou resultado exclusivo Planejado, executado e controlado

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

MBA ARQUITETURA DE INTERIORES

MBA ARQUITETURA DE INTERIORES MBA ARQUITETURA DE INTERIORES Coordenador: Carlos Russo Professor: Fábio Cavicchioli Netto, PMP 1 APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR CONHECENDO OS PARTICIPANTES EXPECTATIVAS DO GRUPO 2 SUMÁRIO PMI / PMBoK / Certificados

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE O PMI e a Certificação PMP Visão Geral sobre o Modelo PMI APRESENTAÇÃO DO PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos,

Leia mais

Aula 4. Introdução ao PMBOK e aos Processos da Gerência de Projetos

Aula 4. Introdução ao PMBOK e aos Processos da Gerência de Projetos Aula 4 Introdução ao PMBOK e aos Processos da Gerência de Projetos Objetivo Visualizar a gerência de projetos como um conjunto de processos encadeados e integrados. Lidar com as interações que podem ser:

Leia mais

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1.

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 1.1 2 Introdução ao Gerenciamento de Projetos 3 1 Leitura

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Processos de Gerenciamento de Projetos Para que um projeto seja bem-sucedido,

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO

ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO 05.11.2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE PORTFÓLIO CENÁRIO NEGATIVO DOS PORTFÓLIOS NAS ORGANIZAÇÕES GOVERNANÇA

Leia mais

GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge)

GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge) GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge) Governança de TI AULA 08 2011-1sem Governança de TI 1 Introdução ao Gerenciamento de Projetos HISTÓRIA PMI Project Management Institute: Associação

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com Gerenciamento de Projetos Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com MODELO DE GERENCIAMENTO PMI PMI (Project Management Institute); O modelo PMI é divido em áreas de conhecimento da

Leia mais

fagury.com.br. PMBoK 2004

fagury.com.br. PMBoK 2004 Este material é distribuído por Thiago Fagury através de uma licença Creative Commons 2.5. É permitido o uso e atribuição para fim nãocomercial. É vedada a criação de obras derivadas sem comunicação prévia

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2

Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2 Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2 Miriam Regina Xavier de Barros, PMP mxbarros@uol.com.br Agenda Bibliografia e Avaliação 1. Visão Geral sobre o PMI e o PMBOK 2. Introdução

Leia mais

Workshop em Gerenciamento de Projetos

Workshop em Gerenciamento de Projetos Workshop em Gerenciamento de Projetos 1 Agenda MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Introdução Apresentação do Palestrante Introdução Conceituação Melhores Práticas Histórico (PMI, PMBok, PMO) Grupos de Processos

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto 4. Gerenciamento de integração do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver

Leia mais

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto?

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto? Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. Objetivos da aula 1) Dizer o que é gerenciamento de projetos e a sua importância; 2) Identificar os grupos de processos do gerenciamento de projetos

Leia mais

Conceituar projetos e a gerência de projetos. Conhecer a importância e os benefícios do gerenciamento de projetos Conhecer o PMI, o PMBOK, os grupos

Conceituar projetos e a gerência de projetos. Conhecer a importância e os benefícios do gerenciamento de projetos Conhecer o PMI, o PMBOK, os grupos Gestão de Projetos Empresariais Objetivos: Conceituar projetos e a gerência de projetos. Conhecer a importância e os benefícios do gerenciamento de projetos Conhecer o PMI, o PMBOK, os grupos de processos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Em conformidade com a metodologia PMI 1 Apresentações Paulo César Mei, MBA, PMP Especialista em planejamento, gestão e controle de projetos e portfólios, sempre aplicando as melhores

Leia mais

Aula Anterior. Capítulo 2

Aula Anterior. Capítulo 2 Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 E-mail valeretto@yahoo.com.br Objetivo Objetivos desta disciplina são: reconhecer as bases da administração financeira das empresas,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

AULA 3 PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA.

AULA 3 PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA. Planejamento, Programação e Controle em Projetos AULA 3 PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA. 1 Palestra Aspectos do Projeto e Planejamento na Gestão da Segurança do Trabalho Engº Gonçalo Siqueira

Leia mais

Mudança de Mercado. Tamanho do Empreendimento. Não familiaridade. Compartilhamento de Recursos. Interdependência. Imagem da Organização

Mudança de Mercado. Tamanho do Empreendimento. Não familiaridade. Compartilhamento de Recursos. Interdependência. Imagem da Organização Quando os projetos são necessários? Mudança de Mercado Não familiaridade Compartilhamento de Recursos Necessidade de Gerenciamento de Projetos Tamanho do Empreendimento Interdependência Imagem da Organização

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS PMO PROJETOS PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA PMI SCRUM COBIT ITIL LEAN SIX SIGMA BSC ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS DESAFIOS CULTURAIS PARA IMPLANTAÇÃO DANIEL AQUERE DE OLIVEIRA, PMP, MBA daniel.aquere@pmpartner.com.br

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Ambientação nos conceitos

Ambientação nos conceitos Ambientação em Gestão de Projetos Maria Lúcia Almeida Ambientação nos conceitos Gestão de áreas funcionais e gestão de projetos Qualquer um pode ser gerente de projetos? Qual a contribuição da gestão de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares O Project Management Institute é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS

MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS Sumário Introdução Projeto e gerenciamento de projetos Contexto do gerenciamento de projetos Processos do gerenciamento de projetos Áreas de conhecimento

Leia mais

O padrão de gerenciamento de projetos

O padrão de gerenciamento de projetos O padrão de gerenciamento de projetos Processos de Gerenciamento de Projetos 1 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Trinômio Sagrado Custos Tempo Qualidade 2 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento

Leia mais

Como concluir um projeto com sucesso?

Como concluir um projeto com sucesso? Como concluir um projeto com sucesso? Luiz Eduardo Cunha, Eng. Professor da FAAP e do IMT 1 Luiz Eduardo Cunha Graduado em Engenharia de Produção EPUSP Pós-Graduado em Gestão do Conhecimento e Inteligência

Leia mais

PMO A implantação do Escritório de Projetos e a C&M. Setembro/2013

PMO A implantação do Escritório de Projetos e a C&M. Setembro/2013 PMO A implantação do Escritório de Projetos e a C&M Setembro/2013 Apresentação Newton Leandro Gonçalves Braga Especialista em Manutenção Industrial e Engenheiro Civil Pós graduando em Gestão de Projetos

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Administração Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Luciano Venelli Costa Objetivos Diferenciar um de um processo. Compreender o ambiente que cerca os s. Identificar as fases do ciclo de vida de um.

Leia mais

Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia

Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia MBA em Gestão de Energia PROPPEX Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Centro Universitário Fundação Santo André Gerenciamento de projetos prof.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí / SP QUESTÕES SIMULADAS DE GESTÃO DE PROJETOS PARA 1ª AVALIAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí / SP QUESTÕES SIMULADAS DE GESTÃO DE PROJETOS PARA 1ª AVALIAÇÃO QUESTÕES SIMULADAS DE GESTÃO DE PROJETOS PARA 1ª AVALIAÇÃO Gabarito: 1D, 2B, 3A, 4C, 5C, 6A, 7C, 8B, 9D, 10A, 11D, 12B, 13A, 14B, 15D, 16B, 17D, 18D, 19B Fórmulas: VC = VA - CR VPR = VA - VP IDC = VA /

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail. PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 Processos Processos, em um projeto, é um conjunto de ações e atividades

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em

Leia mais

MINI-CURSO Gerenciamento de Projetos para Economistas

MINI-CURSO Gerenciamento de Projetos para Economistas MINI-CURSO Gerenciamento de Projetos para Economistas ECONOMISTA - RIVAS ARGOLO 2426/D 62 9905-6112 RIVAS_ARGOLO@YAHOO.COM.BR Objetivo deste mini curso : Mostrar os benefícios do gerenciamento de projetos

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Introdução ao Gerenciamento de Projetos Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Nas organizações do futuro, a maior parte das realizações será viabilizada através de projetos. Tom Peters (tradução

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Definindo Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Explorando as Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projeto Entendendo como Projetos Acontecem

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Metodologia de Projetos. André Gomes Coimbra

Metodologia de Projetos. André Gomes Coimbra Metodologia de Projetos André Gomes Coimbra Cronograma Aula 3 Trabalho (10 pts) Aula 5 Avaliação (5 pts) Aula 9 Exercício (10 pts) Aula 10 Apresentação do projeto REDES (25 pts) Aula 11 Avaliação (10 pts)

Leia mais

Estar apto a utilizar técnicas, ferramentas e terminologias básicas do gerenciamento de projetos após a realização do curso.

Estar apto a utilizar técnicas, ferramentas e terminologias básicas do gerenciamento de projetos após a realização do curso. Curso sobre Gerenciamento de Projetos Apresentação O Gerenciamento de Projetos evoluiu nos últimos anos, ampliando sua área de atuação dentro das organizações. Nos mais variados campos da administração,

Leia mais

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO Estevanir Sausen¹, Patricia Mozzaquatro² ¹Acadêmico do Curso de Ciência da Computação ²Professor(a) do Curso de Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DE PROJETOS

ASPECTOS GERAIS DE PROJETOS ASPECTOS GERAIS DE PROJETOS O que é PROJETO Um empreendimento com começo e fim definidos, dirigido por pessoas, para cumprir objetivos estabelecidos dentro de parâmetros de custo, tempo e especificações.

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente.

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente. Copyright 2015 PMtotal.com.br - Todos os direitos reservados PMI, Guia PMBOK, PMP, CAPM são marcas registradas do Project Management Institute, Inc Simulado de 20 questões para as provas CAPM e PMP do

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Iniciando o Projeto

Gerenciamento de Projetos. Iniciando o Projeto Gerenciamento de Projetos Iniciando o Projeto 1 Fases de um Projeto - Iniciação Nível de Atividade Execução Onde Estamos? Planejamento Iniciação Controle Encerramento 2 Origem de um Projeto Unidade de

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Tutorial de Gerenciamento de Projetos Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Apresentação Erika Yamagishi Engenheira de Computação pela UNICAMP Consultora associada

Leia mais

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do Revisão 1 Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do número de clientes e de sua satisfação; Aumento

Leia mais

Unidade I GERENCIAMENTO DE. Profa. Celia Corigliano

Unidade I GERENCIAMENTO DE. Profa. Celia Corigliano Unidade I GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI Profa. Celia Corigliano Objetivo Estimular o aluno no aprofundamento do conhecimento das técnicas de gestão profissional de projetos do PMI. Desenvolver em aula

Leia mais

Minicurso de Gerenciamento de Projetos. Eduardo Carneiro, CSM, MSc. www.professoreduardo.com.br

Minicurso de Gerenciamento de Projetos. Eduardo Carneiro, CSM, MSc. www.professoreduardo.com.br Minicurso de Gerenciamento de Projetos Eduardo Carneiro, CSM, MSc. www.professoreduardo.com.br Projeto Gerência PMI PMBok Guide Gerente de Projetos O que viemos fazer aqui? O que é o PMI? Project Management

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Aula 2 Governança do projeto Papéis e Responsabilidades

Aula 2 Governança do projeto Papéis e Responsabilidades Aula 2 Governança do projeto Papéis e Responsabilidades Objetivos da Aula: Nesta aula, iremos conhecer os diversos papéis e responsabilidades das pessoas ou grupos de pessoas envolvidas na realização de

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais